livramento, mandacaru, o mandacaru, mandacarudaserra, chapada diamantina

 

 

13.02.2009

Mais 10 nomeados pela Prefeitura

O prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, Carlos Batista, assinou mais 10 portarias com nomeações para funções gratificadas, na Prefeitura, conforme divulgado no Diário Oficial do Município, veiculado pelo site http://www.io.org.br/sitesMunicipios/temp/ 2009_02_03142004671.pdf?CFID= 44846&CFTOKEN=27845057. Conheça abaixo os novos nomeados e nomeadas, com os respectivos cargos e lotações:

PORTARIA MUNICIPAL N° 46/2009, de 9 de janeiro de 2009: NOMEIA, ADALTO ARAÚJO DOURADO para o cargo de VICE-DIRETOR DE 1° E 2° GRAUS – UNIDADE ESCOLAR LAGOA NOVA.

PORTARIA MUNICIPAL N° 51/2009, de 9 de janeiro de 2009: NOMEIA CHIRLEY DA SILVA SANTOS para o cargo de VICE-DIRETOR DE 1° GRAU DA ESCOLA MUNICIPAL D. PEDRO II. 

PORTARIA MUNICIPAL N° 55/2009, de 9 de janeiro de 2009: NOMEIA ELIANE DE SOUZA SANTOS para o cargo de VICE-DIRETOR DE 1° GRAU DA ESCOLA MUNICIPAL GIL FERREIRA PESSOA.

PORTARIA MUNICIPAL N° 56/2009, de 12 de janeiro de 2009: NOMEIA RAIMUNDO JOSÉ MIRANDA RIBEIRO para o cargo de SUPERVISOR EDUCACIONAL.

PORTARIA MUNICIPAL N° 69/2009, de 12 de janeiro de 2009: NOMEIA ANTÔNIO DE ARAÚJO FILHO para o cargo de CHEFE DE SERVIÇO DE CONTROLE AMBIENTAL.

PORTARIA MUNICIPAL N° 76/2009, de 12 de janeiro de 2009: NOMEIA MANOEL MESSIAS SILVA DE para o cargo de CHEFE DO SERVIÇO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA.

PORTARIA MUNICIPAL N° 82/2009, de 12 de janeiro de 2009: NOMEIA JUCELINO TADEU SANTOS para o cargo de CHEFE DO SERVIÇO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA.

PORTARIA MUNICIPAL N° 83/2009, de 12 de janeiro de 2009: NOMEIA OSVALDO ALVES DE para o cargo de CHEFE DO SERVIÇO DE LIMPEZA PÚBLICA.

PORTARIA MUNICIPAL N° 89/2009, de 12 de janeiro de 2009: NOMEIA PAULO RIBEIRO TRINDADE, para o cargo de CHEFE DO SETOR DE TRANSPORTE E ESTRADAS E RODAGENS. 

PORTARIA MUNICIPAL N° 101/2009, de 12 de janeiro de 2009: NOMEIA DERMEVALDO MOREIRA LIMA  para o cargo de DIRETOR DE 1° GRAU – UNIDADE ESCOLAR DARCY TANAJURA DE CÁSSIA. 

___________________________________________________________

 

13.02.2009

Pregões de compras da Prefeitura

AVISO DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 003/2009: A PREFEITURA DE LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA – Bahia torna público que irá realizar licitação na modalidade de pregão presencial, no dia 13 de fevereiro de 2009, às 9:30 horas, tendo por objeto AQUISIÇÃO DE MATERIAIS ELETRICO PARA MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA DO MUNICIPIO E DISTRITOS, conforme especificações constantes do memorial descritivo, que integra o Edital nº 003/2009. O Edital estará à disposição na Prefeitura sita à Praça Dom Hélio Paschoal, 94, Centro, Livramento de Nossa Senhora, no horário comercial, com o valor de R$ 30,00 (trinta reais).

AVISO DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 004/2009: A PREFEITURA DE LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA – Bahia torna público que irá realizar licitação na modalidade de pregão presencial, no dia 17 de fevereiro de 2009, às 9:30 horas, tendo por objeto Aquisição de Medicamentos, e materiais para as Unidades da Secretaria Municipal de Saúde, CAPS e para o Hospital, de acordo com as especificações constantes no Edital Nº 004/2009 e seus anexos;o Edital nº 004/2009. O Edital estará à disposição na Prefeitura sita à Praça Dom Hélio Paschoal, 94, Centro, Livramento de Nossa Senhora, no horário comercial, com o valor de R$ 60,00 (sessenta reais).

____________________________________________________________

 

11.02.2009

Esgoto será lançado na cachoeira

TubulaŤção de 2.500 metros leva água de esgoto para perto da cachoeira, no Rio Brumado

Os moradores de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, e de outros núcleos urbanos próximos, como a cidade de Dom Basílio, há muitos anos consomem água com suspeita de contaminação por coliformes fecais, devido aos esgotos da vizinha Rio de Contas lançados in natura no Rio Brumado.

Parte alta da "Cachoeria do Fraga", em Rio de Conta

Somente agora as arcaicas fossas de Rio de Contas, cidade tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, estão sendo substituídas por moderna estrutura de tratamento sanitário. A obra deverá ser concluída em maio próximo, segundo a engenheira responsável, Milena Silva de Abreu, da Construtora Franco Araújo, que assumiu o projeto há menos de um ano.

Mas essa boa notícia não significa necessariamente alívio para as populações a vazante, como as de Livramento e Dom Basílio, pois o esgoto, embora tratado, continuará sendo lançado no Rio Brumado. Segundo a engenheira, cerca de 80% da rede coletora estão concluídos e as obras da estação de tratamento bem adiantadas.

Teoricamente tratada, sem resíduos sólidos, a água do esgoto será conduzida por uma tubulação de 2.500 metros e lançada no trecho do rio após a “Cachoeira do Fraga”, em Rio de Contas, e perto da “Cachoeira de Livramento”. Ou seja, em pleno paraíso ecológico, sem que nenhum estudo de impacto ambiental ou de garantia da pureza da água tenha sido divulgado.

Procuramos o representante da Embasa no escritório da empresa, em Rio de Contas, e no canteiro de obras, mas o mesmo não foi encontrado, para falar sobre o assunto. Diante do exposto, “O Mandacaru” faz os seguintes questionamentos:

. Houve estudo de impacto ambiental, principalmente quanto aos riscos de afetação da água do Rio Brumado, onde o esgoto será lançado após o tratamento?

. Haveria outra opção de local para o despejo, que não as águas desse rio?

. Houve alguma forma de consulta pública ou às autoridades das comunidades diretamente afetadas?

. Qual o grau de confiabilidade na eficácia do tratamento, capaz de deixar o líquido apto a ser lançado na água da qual se serve a população?

. Se há essa confiabilidade porque, então, o produto necessita ser conduzido por 2.500 metros, em tubo de ferro fundido, distanciando-o da cidade de Rio de Contas e da Cachoeira do Fraga, quando poderia ser despejado a menos de 200 metros, com custos bem menores?

. O monitoramente será feito pela Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento), estatal de notórias deficiências operacionais,principalmente no alto sertão. Que compromisso ela assume no sentido de dar segurança à população?

. As autoridades municipais de Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio estão atentas e se manifestaram de algum modo sobre a questão, na defesa da população?

De tudo isso dependerá o futuro da qualidade da água consumida pela população de Livramento e Dom Basílio.

Lagoas que integram a estaŤção de tratamento de esgoto de Rio de Contas, ainda em obras

____________________________________________________________

 

04.02.2009

Poste danificado oferece perigo

Um poste de iluminação pública, na rua encascalhada e sem placa de identificação, que dá acesso ao açougue da cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, foi seriamente danificado, há vários dias. Aparentemente, foi alvo de forte colisão na sua base e ameaça cair, oferecendo riscos a transeuntes e moradores do local, demonstrando o descaso dos responsáveis pela manutenção. Aliás, a rua parece mais uma estrada e vários postes estão sem lâmpadas ou com lâmpadas queimadas. Faz-se aqui um apelo aos dois chefes que a Prefeitura acaba de nomear para o serviço de iluminação pública que dêem uma passadinha no local, assim como aos prepostos da Coelba, para que providencie a substituição do poste danificado.

_______________________________________________________________

 

04.02.2009

Marinha tem vagas de aprendizes

A Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil divulgou edital abrindo processo seletivo para admissão de jovens, do sexo masculino, entre 18 e menos de 22 anos de idade para suas escolas de aprendizes-marinheiros, em 2009. Informa que as inscrições estarão abertas de 9 deste mês de fevereiro até dia 2 do próximo mês de março. A inscrição pode ser feita pela internet, através do endereço eletrônico http://www.ensino.mar.mil.br, no link concursos, onde também podem ser vistos os demais requisitos e condições para a inscrição.

É boa grande oportunidade, principalmente para jovens carentes que desejam e não tem outros meios de deixar o sertão em busca de melhores condições de vida. Os candidatos selecionados passarão um ano em uma das escolas de aprendizes da Marinha, que ficam em Recife, Fortaleza, Vitória e Florianópolis, após o que serão efetivados como militares de carreira.