PÁGINA POLÍTICA
(Atualizado em 13.12.06)
- Pela obra de Deus

- Prevaleceu o bom senso
- Marilho Matias reeleito
- Cambuí nega reconciliação
- Cerco ao nepotismo
- Veneno do DNOCS
- Moções de pesar
- Código tributário
- Nova lei orgânica
- IPTU duas vezes

13.12.2006
Falta d'água ficará pior em LIvramento

13.12.2006
Colégio Boaventura faz VII Semana de Cultura

28.11.2006
Colégio estimula a arte da poesia

28.11.2006
"Domingueiras" repete sucesso em Livramento

21.11.2006
Escola promove a cultura negra

21.11.2006
História: Júlio Prestes se elege, mas não assume o poder

21.11.2006
Nomes parecem mas bandas são diferentes

13.11.2006
Manga perde preço e ameaça a economia de Livramento e D. Basílio

11.11.2006
Vereadores querem bebida alcoólica entre os jovens

05.11.2006
Voz que clama no deserto

05.11.2006
Lenha de cerâmicas cortada sem critério

05.11.2006
Quilombolas agora precisam de ajuda

05.11.2006
Marcas do governo apagadas em placas

28.10.2006
O prefeito de Rio de Contas é acusado de desviar R$1,2 milhão

22.10.2006
Livramento elabora o seu plano diretor

22.10.2006
Estudantes resgatam grêmio, após 20 anos

06.10.2006
A propósito do 6 de outubro

06.10.2006
Livramento aos 85 anos

28.09.2006
MP pede interdição da delegacia de LIvramento

28.09.2006
Seminário sobre ética e carreira na educação

19.09.2006
Apenas "Polivalente" lembra 7 de setembro

19.09.2006
Falta de bom gosto

19.09.2006
Ser escritora, sonho de uma jovem do sertão

06.09.2006
"Vultos históricos" de Cajaíba se deterioram na Serra do Periperi

24.08.2006
Escola promove cultura no "Dia do Folclore"

12.08.2006
Professores pedem mais qualificação profissional

12.08.2006
"Mimo" não deve nortear a administração pública

27.07.2006
Demora injustificável na coleta de árvores podadas

27.07.2006
Ules planeja resgatar os grêmios estudantis

12.07.2006
Face bela de LIvramento

12.07.2006
Município atinge metas na saúde e é certificado

12.07.2006
Cidadania e cultura na Câmara

25.06.2006
Livramento colorida para São Jõao e Copa

25.06.2006
No lugar errado

25.06.2006
Promotor recomenda apreensão de veículos

25.06.2006
Obra elogiada

25.06.2006
Barraginha é nova arma contra seca

25.06.2006
Jeremias, uma voz pela imprensa ética

10.06.2006
São João e Copa deixam Livramento mais bonita

10.06.2006
Colégio Boaventura faz avaliação institucional

10.06.2006
"Dia Cultural" movimenta a garotada do C.E.J.V.B.


PT derrotado pelo PT

O fisiologismo do pretenso candidato ao governo da Bahia, pelo PT, ex-ministro Jacques Wagner, bloqueou a publicação da portaria que nomeava Dr. Gerardo Azevedo Júnior, petista e ex-secretário da Saúde de Livramento de Nossa Senhora, para coordenação estadual do DNOCS. A solicitação, nesse sentido, teria partido do deputado federal Gedel Vieira Lima, do PMDB, com quem Wagner sonha em se coligar apenas para aumentar o tempo de propaganda eleitoral na TV, já que o parlamentar nada lhe acrescentaria em termos de votos, pois é considerado cabrito enjeitado na política nacional. Mas a coligação só se concretizará, diante da lei da verticalização, se o PMDB fizer aliança com o PT também no âmbito nacional.

O veto à nomeação do Júnior provocou forte reação entre cardeais do Partido dos Trabalhadores na Bahia, como os deputados federais Guilherme Menezes, Valter Pinheiro e Nelson Pelegrino; os estaduais Zilton Rocha e Waldenor Pereira; e o presidente da agremiação Marcelino Gallo. Mas indignação maior ocorreu entre os membros do diretório de Livramento e militantes da região, incluindo lideranças comunitárias, que já se preparavam para a posse. O preferido da ex-coordenadora, Maria de Fátima Gomes, era o gerente Marcelo Moreira Rocha, que está inviabilizando o perímetro irrigado “Vale do Brumado”, transformando o órgão em sucata e liberando água irregularmente para suprir bombas clandestinas de produtores de manga, muitos deles invasores de terras desapropriadas do perímetro (clique aqui, para ver mais).

Os “barões da manga” sempre contaram com o apoio de Marcelo Moreira Rocha, tanto para aquisição irregular de lotes no perímetro irrigado, no “Bloco III” do projeto, quanto na invasão das terras do “Bloco II”. Ele libera água fora dos parâmetros técnicos indicados, para atender aos invasores e demais produtores ao longo do rio Brumado, até o vizinho município de D. Basílio. Segundo fontes do PT, esses fruticultores, entre eles autoridades e políticos dos dois municípios, teriam se unido e solicitado a interferência do deputado Gedel Vieira Lima, junto ao ex-ministro, para impedir a nomeação de Gerardo Júnior e manter a do gerente local do DNOCS.

Acabou criando-se um impasse, levando-se a crer que nenhum dos dois será nomeado e haverá uma terceira via honrosa, pois Wagner quer agradar o peemedebista sem deixar correligionários e militantes do PT desmoralizados. É considerado certo que poderá ganhar um tempinho a mais na TV, todavia perderá votos das lideranças e militância da região, que querem o ex-secretário da Saúde na coordenação estadual do DNOCS. De um jeito ou de outro o partido na Bahia perderá para o PMDB e ficará desmoralizado. Ou seja, o PT perde para o PT e, mais uma vez, o fisiologismo político, do qual nem o PT escapou, tende a prevalecer sobre os interesses comunitários.
___________________________________________________

Edis sem memória...............................................................

De tanto aprovar moções sentimentais, a Câmara de Livramento parece ter esquecido o objeto da sua função precípua, as leis. Nas sessões de 17 e 24 de abril último, dedicaram-se a discutir e aprovar projeto de lei declarando de utilidade pública, pela segunda vez, a associação de moradores do povoado de Monte Oliveira, que já o era desde 28.03.1991, conforme lei municipal nº. 825, da qual os desmemoriados edis não se lembravam mais. Em discussão acalorada, cada um elevava o tema à suma importância e dizia ser mais padrinho da nova obra que os outros, até o autor da primeira proposta, vereador Everaldo Santos Gomes. Padecendo da mesma amnésia, o dirigente da entidade levou dezenas de moradores, para assistir à quixotesca peça de teatro mambembe, mas acabaram vendo o pano baixar e interromper o ato, para continuar na platéia, que perguntava, incrédula: “a lei já existia!?”.

Conselhos convidam.........................................................

Qualquer cidadão pode participar das reuniões dos conselhos municipais, em Livramento de Nossa Senhora, levando críticas e sugestões, basta ficar atento aos dias e horários das reuniões (informações na sede da Prefeitura ou Câmara de Vereadores). O Conselho Comunitário de Segurança, por exemplo, reúne-se sempre na última sexta-feira útil de cada mês, na Câmara, 19 horas. Agora ele tem uma pauta, cujo destaque é a proposta de consultoria, a ser levada à Prefeitura, para levantar dados e propor soluções para disciplinamento do tráfego da cidade, atualmente caótico e totalmente alheio à legislação de trânsito.

Estudante faz apelo............................................................

O acadêmico de direito Julio Rodrigo Xavier, presidente da União Livramentense de Estudantes – ULES, ocupou a tribuna livre da Câmara de Vereadores, onde fez um apelo para que seja encontrado um fiador do contrato de locação de novo imóvel destinado a abrigar a Residência Estudantil de Vitória da Conquista, gerenciada pelos estudantes e mantida com apoio da Prefeitura Municipal. Segundo o estudante, as condições do imóvel atual são muito precárias, tornando-o inviável e impossibilitado de abrigar com dignidade os residentes. Todos os vereadores deram apoio ao apelo de Júlio Xavier e alguns viram nas dificuldades citadas apenas falta de vontade política do prefeito municipal em resolver a questão. Clique aqui e leia mensagens em "e-mails recebidos".

Merenda centralizada.......................................................

O vereador Everaldo Santos Gomes protestou, na tribuna da Câmara de Livramento, dia 27 de abril, contra a decisão do governo da Bahia, determinando que a merenda escolar da rede estadual seja adquirida somente em Salvador. Ainda que a intenção seja, aparentemente, centralizar para facilitar a administração do processo e evitar desvios, o protesto do vereador faz sentido, pois os produtos alimentícios produzidos no interior costumam ser bem mais baratos, além da compra feita nos municípios servir também para incrementar as economias regionais. Seria uma ótima oportunidade para concretização da tão propalada geração de emprego e renda.

Achatamento salarial.......................................................

Os vencimentos dos servidores públicos municipais de Livramento de Nossa Senhora, principalmente dos professores, que já vinham achatados de administrações anteriores, agravou com o último reajuste do salário mínimo, ocorrido em abril, passando para R$350,00. Há casos de servidores que ganhavam pouco acima do mínimo e só não passou a ganhar menos, por ser proibido. Segundo o vereador Paulo Lessa Pereira, a maioria dos vencimentos caminha nessa direção, sendo que o último reajuste ocorreu em 1999, no percentual de 11%.

Governo vira confusão....................................................

Em uma das mensagens recebidas via e-mail pelo “O mandacaru”, leitor diz não duvidar da possibilidade de capitulação do prefeito Carlos Roberto Souto Batista, dizendo que o governo municipal em Livramento de Nossa Senhora virou uma confusão, tanto política como administrativa. E indaga “que forças ocultas são estas que desvirtuam nosso prefeito, sem dar trégua?”. Outro leitor critica a baixaria na Câmara e diz ter perdido a confiança e a esperança de ver um dia o advogado Lourival Trindade como prefeito do município. “Clique aqui, para ler mensagens recebidas”.

DITO E CERTO ..O prefeito tem mais é que ajudar os estudantes, quem sabe até ele mesmo sendo o avalista do aluguel de novo imóvel para a residência estudantil, pois costuma relacionar entre as suas realizações tanto a unidade de Vitória da Conquista como a de Salvador, como já registrou “O Mandacaru”. Dito e certo! Veja a prova na foto acima, da placa padrão da administração municipal, intitulada “Dito e Feito”. 

NOTÍCIAS ANTERIORES:

06 de setembro 2006

24 de agosto 2006

12 de agosto 2006

27 de julho 2006

12 de julho 2006

25 de junho 2006

10 de junho 2006

31 de maio 2006

16 de maio 2006

08 de maio 2006

01 de maio 2006

24 de abril 2006

14 de abril 2006

05 de abril 2006

28 de março 2006

21 de março 2006

08 de março 2006

22 de fevereiro 2006

18 de fevereiro 2006

13 de fevereiro 2006

01 de fevereiro 2006

26 de janeiro 2006

17 de janeiro 2006

10 de janeiro 2006

02 de janeiro 2006

27 de dezembro 2005

13 de dezembro 2005

06 de dezembro 200