PT derrotado pelo PT
O fisiologismo do pretenso candidato ao governo da Bahia, pelo PT, ex-ministro Jacques Wagner, bloqueou a publicação da portaria que nomeava Dr. Gerardo Azevedo Júnior, petista e ex-secretário da Saúde de Livramento de Nossa Senhora, para coordenação estadual do DNOCS. A solicitação, nesse sentido, teria partido do deputado federal Gedel Vieira Lima, do PMDB, com quem Wagner sonha em se coligar apenas para aumentar o tempo de propaganda eleitoral na TV, já que o parlamentar nada lhe acrescentaria em termos de votos, pois é considerado cabrito enjeitado na política nacional. Mas a coligação só se concretizará, diante da lei da verticalização, se o PMDB fizer aliança com o PT também no âmbito nacional.
O veto à nomeação do Júnior provocou forte reação entre cardeais do Partido dos Trabalhadores na Bahia, como os deputados federais Guilherme Menezes, Valter Pinheiro e Nelson Pelegrino; os estaduais Zilton Rocha e Waldenor Pereira; e o presidente da agremiação Marcelino Gallo. Mas indignação maior ocorreu entre os membros do diretório de Livramento e militantes da região, incluindo lideranças comunitárias, que já se preparavam para a posse. O preferido da ex-coordenadora, Maria de Fátima Gomes, era o gerente Marcelo Moreira Rocha, que está inviabilizando o perímetro irrigado “Vale do Brumado”, transformando o órgão em sucata e liberando água irregularmente para suprir bombas clandestinas de produtores de manga, muitos deles invasores de terras desapropriadas do perímetro (clique aqui, para ver mais).
Os “barões da manga” sempre contaram com o apoio de Marcelo Moreira Rocha, tanto para aquisição irregular de lotes no perímetro irrigado, no “Bloco III” do projeto, quanto na invasão das terras do “Bloco II”. Ele libera água fora dos parâmetros técnicos indicados, para atender aos invasores e demais produtores ao longo do rio Brumado, até o vizinho município de D. Basílio. Segundo fontes do PT, esses fruticultores, entre eles autoridades e políticos dos dois municípios, teriam se unido e solicitado a interferência do deputado Gedel Vieira Lima, junto ao ex-ministro, para impedir a nomeação de Gerardo Júnior e manter a do gerente local do DNOCS.
Acabou criando-se um impasse, levando-se a crer que nenhum dos dois será nomeado e haverá uma terceira via honrosa, pois Wagner quer agradar o peemedebista sem deixar correligionários e militantes do PT desmoralizados. É considerado certo que poderá ganhar um tempinho a mais na TV, todavia perderá votos das lideranças e militância da região, que querem o ex-secretário da Saúde na coordenação estadual do DNOCS. De um jeito ou de outro o partido na Bahia perderá para o PMDB e ficará desmoralizado. Ou seja, o PT perde para o PT e, mais uma vez, o fisiologismo político, do qual nem o PT escapou, tende a prevalecer sobre os interesses comunitários.
___________________________________________________
Edis sem memória...............................................................
De tanto aprovar moções sentimentais, a Câmara de Livramento parece ter esquecido o objeto da sua função precípua, as leis. Nas sessões de 17 e 24 de abril último, dedicaram-se a discutir e aprovar projeto de lei declarando de utilidade pública, pela segunda vez, a associação de moradores do povoado de Monte Oliveira, que já o era desde 28.03.1991, conforme lei municipal nº. 825, da qual os desmemoriados edis não se lembravam mais. Em discussão acalorada, cada um elevava o tema à suma importância e dizia ser mais padrinho da nova obra que os outros, até o autor da primeira proposta, vereador Everaldo Santos Gomes. Padecendo da mesma amnésia, o dirigente da entidade levou dezenas de moradores, para assistir à quixotesca peça de teatro mambembe, mas acabaram vendo o pano baixar e interromper o ato, para continuar na platéia, que perguntava, incrédula: “a lei já existia!?”.
Conselhos convidam.........................................................
Qualquer cidadão pode participar das reuniões dos conselhos municipais, em Livramento de Nossa Senhora, levando críticas e sugestões, basta ficar atento aos dias e horários das reuniões (informações na sede da Prefeitura ou Câmara de Vereadores). O Conselho Comunitário de Segurança, por exemplo, reúne-se sempre na última sexta-feira útil de cada mês, na Câmara, 19 horas. Agora ele tem uma pauta, cujo destaque é a proposta de consultoria, a ser levada à Prefeitura, para levantar dados e propor soluções para disciplinamento do tráfego da cidade, atualmente caótico e totalmente alheio à legislação de trânsito.
Estudante faz apelo............................................................
O acadêmico de direito Julio Rodrigo Xavier, presidente da União Livramentense de Estudantes – ULES, ocupou a tribuna livre da Câmara de Vereadores, onde fez um apelo para que seja encontrado um fiador do contrato de locação de novo imóvel destinado a abrigar a Residência Estudantil de Vitória da Conquista, gerenciada pelos estudantes e mantida com apoio da Prefeitura Municipal. Segundo o estudante, as condições do imóvel atual são muito precárias, tornando-o inviável e impossibilitado de abrigar com dignidade os residentes. Todos os vereadores deram apoio ao apelo de Júlio Xavier e alguns viram nas dificuldades citadas apenas falta de vontade política do prefeito municipal em resolver a questão. Clique aqui e leia mensagens em "e-mails recebidos".
Merenda centralizada.......................................................
O vereador Everaldo Santos Gomes protestou, na tribuna da Câmara de Livramento, dia 27 de abril, contra a decisão do governo da Bahia, determinando que a merenda escolar da rede estadual seja adquirida somente em Salvador. Ainda que a intenção seja, aparentemente, centralizar para facilitar a administração do processo e evitar desvios, o protesto do vereador faz sentido, pois os produtos alimentícios produzidos no interior costumam ser bem mais baratos, além da compra feita nos municípios servir também para incrementar as economias regionais. Seria uma ótima oportunidade para concretização da tão propalada geração de emprego e renda.
Achatamento salarial.......................................................
Os vencimentos dos servidores públicos municipais de Livramento de Nossa Senhora, principalmente dos professores, que já vinham achatados de administrações anteriores, agravou com o último reajuste do salário mínimo, ocorrido em abril, passando para R$350,00. Há casos de servidores que ganhavam pouco acima do mínimo e só não passou a ganhar menos, por ser proibido. Segundo o vereador Paulo Lessa Pereira, a maioria dos vencimentos caminha nessa direção, sendo que o último reajuste ocorreu em 1999, no percentual de 11%.
Governo vira confusão....................................................
Em uma das mensagens recebidas via e-mail pelo “O mandacaru”, leitor diz não duvidar da possibilidade de capitulação do prefeito Carlos Roberto Souto Batista, dizendo que o governo municipal em Livramento de Nossa Senhora virou uma confusão, tanto política como administrativa. E indaga “que forças ocultas são estas que desvirtuam nosso prefeito, sem dar trégua?”. Outro leitor critica a baixaria na Câmara e diz ter perdido a confiança e a esperança de ver um dia o advogado Lourival Trindade como prefeito do município. “Clique aqui, para ler mensagens recebidas”.
DITO E CERTO ..O prefeito tem mais é que ajudar os estudantes, quem sabe até ele mesmo sendo o avalista do aluguel de novo imóvel para a residência estudantil, pois costuma relacionar entre as suas realizações tanto a unidade de Vitória da Conquista como a de Salvador, como já registrou “O Mandacaru”. Dito e certo! Veja a prova na foto acima, da placa padrão da administração municipal, intitulada “Dito e Feito”.
NOTÍCIAS ANTERIORES:
06 de setembro 2006
24 de agosto 2006
12 de agosto 2006
27 de julho 2006
12 de julho 2006
25 de junho 2006
10 de junho 2006
31 de maio 2006
16 de maio 2006
08 de maio 2006
01 de maio 2006
24 de abril 2006
14 de abril 2006
05 de abril 2006
28 de março 2006
21 de março 2006 08 de março 2006
22 de fevereiro 2006
18 de fevereiro 2006
13 de fevereiro 2006
01 de fevereiro 2006
26 de janeiro 2006
17 de janeiro 2006
10 de janeiro 2006
02 de janeiro 2006
27 de dezembro 2005
13 de dezembro 2005
06 de dezembro 200 |