Câmara – 30.08.2018

Vereador dá nome de
rua a uma estrada rural


Raimundo Marinho
Jornalista

O vereador Josemar Miranda Silva, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, apresentou projeto de lei (PL nº 16/2018), dando nome a logradouro público, que é um primor de negligência legislativa.

Há crassos erros formais e de linguagem, da simples data, no alto, à incoerência entre o preâmbulo, de apenas uma linha, e o enunciado do “art. 1º”, onde a rua transforma-se em avenida.

O preâmbulo diz que o logradouro a ser nominado é uma rua (“Denomina rua na sede deste município”) e o art. 1º enuncia: “Fica denominada Avenida...”. Além disso, não é nem uma nem outra.

Vereador Josemar Miranda Silva

Trata-se de uma estrada rural, que liga a sede municipal ao povoado Barrinha, extrapolando os limites urbanos. O PL dá ao dito logradouro o nome do saudoso político e professor Artur Matias.

Mesmo com as gritantes impropriedades, o projeto foi aprovado, por unanimidade, em 1ª votação, último dia 24, sem qualquer questionamento. A 2ª votação deve ocorrer nesta sexta-feira, dia 31.

Situação semelhante é a do PL nº 15/2018, do mesmo autor, igualmente aprovado em 1ª votação, que dá o nome do professor Mozart Tanajura à via entre as localidades Recreio e Rua do Fogo.

Josemar nos esclareceu que corrigiu os erros de linguagem e definições, dizendo está conforme a Lei Orgânica (art. 41, inc. XV), Regimento Interno (art. 2º, inc. I e art. 77) e Constituição Federal (art. 30, §1º).

Mas esses dispositivos não tratam do assunto e sim da competência, função e iniciativa legislativas, no âmbito municipal. As propostas do vereador não consideram a Lei nº 1.043/2006 (Plano Diretor).

Veja abaixo, em negrito, as impropriedades do texto votado, sobre as quais os edis nada falaram e que o autor disse já ter corrigido:

PROJETO DE LEI Nº 16/2018, de 03 de julho (?)

Denomina rua na sede deste município

O Prefeito Municipal de Livramento de Nossa Senhora faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte lei:

Art. 1º Fica denominada Avenida Artur Matias a via que liga a sede o povoado da Barrinha e a cidade, iniciando no antigo leito do Rêgo Grande, terminando na esquina com a Rua Deoclides Alcântara.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua divulgação e revoga as disposições em contrário.

 

Previsão – 25.08.2018

Se a lógica prevalecer,
Marina vencerá eleição

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Luiz Inácio Lula (Foto da Web - Victor Moriyama/Getty Images)

As pesquisas medindo intenções de voto para este ano estão com certa estabilidade, desde o período pré-eleitoral, repetindo as tendências nos cenários em que a situação se apresenta.

Um cenário com e outro sem a participação do ex-presidente Lula, que está inelegível, por conta de condenação judicial, mas solicitou inscrição no pleito e aguarda o despacho da Justiça.

Marina Silva (Foto: Raimundo Marinho/Mandacaru da Serra)

Para o 1º turno, nas simulações do primeiro cenário, as amostras reiteram Lula 1º lugar, Jair Bolsonaro 2º e Marina Silva 3º. A saída de Lula apenas muda Bolsonaro para 1º e Marina para 2º lugar.

Pelas amostras, são poucas as possibilidades de qualquer dos demais candidatos mudar esse quadro. Quanto às simulações para o 2º turno, parece haver surpresa e inconformismo em muitos.

Jair Bolsonaro (Foto da Web, acessada e copiada via Google)

Talvez pelo fato da maioria dos brasileiros desejar banir a corrupção e os ladrões do nosso Brasil. Dentre as candidaturas postas, o eleitor demonstra ver essa possibilidade em Marina e Bolsonaro.

Apesar do nariz torcido de alguns, Marina Silva aparece como virtual presidente da República, batendo Jair Bolsonaro. DataFolha, 2º turno: Marina 44% (abril) e 45% (agosto), Bolsonaro 31% (abril) e 34% (agosto).

Há um contorcionismo para inserir Fernando Haddad nas possibilidades, como poste de Lula. Mas 48% dos entrevistados não votariam num candidato só por ter apoio do ex-presidente.

 

Legislativo – 25.08.2018

Vereador sugere mutirão
para castrar animais de rua

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O vereador Josemar Miranda Silva, na sessão de ontem (24) da Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, apresentou uma indicação para que seja realizado, no município, um mutirão de castração de animais de rua.

Vereador José Miranda Silva

A proposta (Indicação nº 18/2018) foi aprovada por unanimidade e deverá ser encaminhada ao Poder Executivo, que decidirá pela execução ou não, através da Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria Municipal da Saúde.

Os alvos serão cães e gatos abandonados, na sede e distritos do município, para, segundo o vereador, controlar a natalidade e prevenir contra zoonoses. Sugere que a ação seja em parceria com entidades que assistem e defendem os animais.

O vereador apontou a proliferação descontrolada dos bichos, com risco para a saúde deles e da população humana, sendo um problema de saúde púbica. Defendeu que seja uma castração assistida, até a recuperação total do animal.

Caso a indicação seja acolhida pelo Executivo, de fato é recomendável que os procedimentos sejam executados pela Associação Protetora dos Animais (APA), com o devido suporte da Prefeitura Municipal, através da Vigilância Sanitária.

 

 

Educação – 22.08.2018

Fotos:  maquete da visão geral e fachada da futura escola-modelo de Livramento

Jurema terá escola-modelo que
atenderá 390 alunos por turno

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, vai ganhar uma escola-modelo de Ensino Fundamental I, a ser construída com recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Foi publicado hoje (22) no Diário Oficial do Município o Edital de Concorrência Publica nº 005/2018, no Processo Administrativo nº 968/2018, para escolha da empresa de engenharia que construirá a obra.

A unidade será erguida na Rua Barra da Estiva, nº 1, localidade de Jurema, no bairro Taquari. Terá 12 salas de aula e quadra poliesportiva coberta, com capacidade para acolher até 390 alunos em cada turno.

 

Falecimento – 22.08.2018

Morre Edivaldo Boaventura

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Morreu na madrugada de hoje (22), em Salvador, após uma cirurgia cardíaca, o professor Edivaldo Machado Boaventura, 84 anos, um dos mais respeitados intelectuais da Bahia, natural de Feira de Santana.

Diretor geral de A Tarde e secretario estadual da Educação por duas vezes (1970-1971 e 1983-1987), criou e foi reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e participou da criação da Universidade Estadual de Feira (UEFS).

Bacharel em Direito e Ciências Sociais pela UFBA, detinha vários títulos, como Doutor em Direito, Docência Livre em Economia Política, Mestre e PhD em Educação, este último pela The Pennsylvania State University.


Não consta que ele tenha sido frequentador assíduo de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, mas aqui foi honrado e homenageado, em razão dos seus títulos e de ter contribuído para a Educação local.

Construiu na cidade o Colégio Estadual Edivaldo Machado Boaventura, de 2º Grau, hoje ensino médio. Mas a denominação em sua homenagem foi alterada para Colégio Estadual de Livramento, no governo de Rui Costa.

Leia mais em:

https://www.bahianoticias.com.br/noticia/225822-ex-diretor-de-a-tarde-e-professor-edivaldo-boaventura-morre-aos-84-anos.html

https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/aos-84-anos-morre-educador-baiano-edivaldo-boaventura/

(Fotos da Web, acessadas e copiadas via Google)

 

Eleições – 21.08.2018

Célia movimenta campanha
eleitoral da Rede na Bahia

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Célia Sacramento, vice-prefeita de Salvador na gestão de ACM Neto (2013-2016), é candidata ao governo da Bahia, pela Rede Sustentabilidade. Seu vice é o empresário e veterano militante político José Itamário.

Célia Sacramento e José Itamário

Tem sido a concorrente que mais mostra mobilização, na capital e interior.  Último dia 18, sábado, ela apresentou suas propostas de governo para a comunidade de Vitória da Conquista, onde reside o seu vice. 

Domingo, a dupla esteve no distrito de Pajeú dos Ventos, em Caetité, com os candidatos a deputado Manoel Pagé (estadual) e Marco Lemos (federal). Na catedral de Caetité, ela assistiu a uma ordenação diaconal.

Celia é uma mulher negra bem resolvida e afirma que vai trabalhar pelas pessoas, que faz política apenas pela ideologia. “Eu não preciso de política para viver”, disse.

Seu pensamento alinha-se ao da candidata do partido à Presidência da República, Marina Silva, que defende uma nova gestão para o Brasil, que esteja a serviço das pessoas e não para enriquecer políticos.

Terá como base o desenvolvimento sustentável, com projetos que criem vagas de trabalho e gerem renda. Segundo ela, haverá ênfase na agricultura familiar, no potencial turístico e fortalecimento das cooperativas. 

Inclui redução da carga tributária, que significará mais dinheiro na economia, universalização da educação pública, combate ao analfabetismo, erradicação da pobreza e valorização do patrimônio socioambiental.

Haverá combate sério à violência, destacando a defesa da juventude, pois considera que os investimentos nessa área são feitos de modo errado. Promoverá a qualificação profissional e a extensão universitária.

Vai privilegiar a medicina preventiva, inclusive estimulando as pessoas a adotarem hábitos de vida saudável, principalmente os relativos à alimentação e à prática de exercícios físicos. 

Formada em Direito, Ciências Contábeis, mestrado em Controladoria e Contabilidade, doutorado em Engenharia de Produção, primeira negra vice-prefeita de Salvador, Célia quer ser a primeira governadora da Bahia.

(Fotos recebidas via Zap e ou acessadas no grupo Rede)

 

Infidelidade – 19.08.2018

Prefeito e vice não apoiam
candidatos do partido deles

 

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Joanina Sampaio, Ricardinho Ribeiro, Rui Costa, Jorge Solla e Marcos Viana

Crédito: (Fotos acessadas e copiadas da Web, via Google)

O prefeito Ricardinho Ribeiro e a vice Joanina Sampaio, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, estão na contramão da Rede Sustentabilidade, partido pelo qual se elegeram. Apoiam ostensivamente nomes de outras legendas.

Também divergem entre si. Enquanto o prefeito apoia Marcos Viana (PSB), deputado estadual, a vice apoia Márcio Moreira (Patriota), de Brumado. Ela já recebeu Marco Prisco (PSC) e o federal Jorge Solla (PT).

Joanina Sampaio, Márcio Moreira e o médico Waldirano

Ricardinho explica sua posição, mesmo atropelando a ética partidária, e diz que apoia quem traz benefícios para Livramento. Ambos omitem que só foram eleitos (2016) porque encontraram abrigo na Rede.

Aliás, o pudor não integra o cardápio da política, no Brasil, fazendo surgir a previsão de perda de mandato por infidelidade partidária (Lei nº 9.096/1995), por desfiliação, sem justa causa, do partido pelo qual se elegeu.

Mas a lei não alcança o tipo mais comum de traição, que é o apoio a representantes de outra legenda, em detrimento do partido a que pertence, como acontece de forma desavergonhada, inclusive aqui em Livramento.

Para os “esquecidos”, os candidatos da Rede são: Marina Silva (presidente), Célia Sacramento (governadora), Francisco José (senador), Manuel Pajé (estadual), Meirinha, Camila, Roberto José e Efraim (para federal).

Márcio Moreira, Jorge Solla, governador Rui Costa e Joanina Sampaio

Eleições – 17.08.2018

O Brasil que eu quero!

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Começou a campanha eleitoral 2018, o Brasil prepara-se para escolher os representantes do mais alto comando do país, num momento dramático, ante os piores escândalos de corrupção da nossa história.

São disputados os cargos de presidente da República, governador, senador, deputados federal e estadual. Mas a lama que encobre o mundo político dificulta o esforço para se lutar pela renovação desejada.

Será uma eleição entre o bem o mal, com amplo favoritismo dos que de pior já existiu neste país, em que o pré-candidato líder das pesquisas é um prisioneiro, condenado justamente por crimes de corrupção.

Isso é revelador da índole e formação de pelo menos um terço do eleitorado brasileiro, que aplaude um ladrão e torce o nariz para fichas-limpas. Com esse perfil de eleitor, será árduo ter um país melhor.

Contribuindo com essa visão torta, está parte da imprensa nacional, que insiste em acolher como normal a inclusão no cenário, inclusive em pesquisas eleitorais, do nome de pessoa inelegível, cumprindo pena.

Estamos num campo minado, aberto a todo tipo de “ideologia”, algumas de contornos letais, como a bolsonariana, da qual tudo se pode esperar, menos uma gestão que contemple o que o Brasil de fato precisa.

Excluídos os inelegíveis, o cenário revelado até agora mostra dois postulantes eleitoralmente aptos a vencer o embate presidencial, Jair Bolsonaro e Marina Silva, mas precisam vencer o marketing dos maus.

Será quase plebiscitário ter que escolher entre Jair, que defende a força bruta, a militarização; e Marina, cujo lema é um novo modo de gestão, que coloca o bem-estar das pessoas acima de qualquer coisa.

Mas há ainda os de sempre (Alkmin, Álvaro, Ciro, Lula, Meireles) e os ilustres desconhecidos (Amoedo, Boulos, Daciolo, Goulart, Eymael, Vera). Todos ainda sujeitos ao deferimento ou não pela Justiça Eleitoral.

Há, portanto, nomes para todo gosto eleitoral, os ardorosos petistas, os que ignoram o que seja uma ditadura militar, os que não sabem onde fica o Brasil e os que, realmente, querem uma nova política.

Por conta do livre-arbítrio, não haverá interferência de Deus, pelo que é melhor pensarmos muito, antes de votar, ao invés de simplesmente rezar. O Plano do Criador não será alterado.

Está, pois, em nossas mãos o Brasil que queremos para a partir de 2019. Eu prefiro a Marina Silva, porque quero um país sem bandidagem nem roubalheira, um Brasil onde o Estado seja para as pessoas!

Da esquerda para a direita, a partir do alto: Álvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Lula (PT), Jair Bolsonaro (PSL), Guilherme Boulos (PSOL), Cabo Daciolo (Patriota), Marina Silva (REDE), João Amoêdo (NOVO), João Goulart Filho (PPL), Eymael (DC), e Vera Lucia (PSTU) (Foto: TSE/Divulgação)

 

Padroeira – 17.08.2018

“Faça tudo o que Ele vos disser”

 

Raimundo Marinho
Jornalista

A comunidade católica de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, marcou presença, mais uma vez, no tradicional 15 de agosto, festa que se repete há 303 anos, pela Assunção de Nossa Senhora, padroeira do município.

Foram nove dias de rezas e reflexões, e a missa solene, dia 15, concelebrada por padres das dioceses local, de Vitória da Conquista e Caetité, sob a presidência do bispo Dom Armando Bucciol.

A homenagem à Santa, na festa da Assunção, foi concluída com uma longa procissão, iniciada às 17h, pelas principais ruas do centro da cidade, seguida do ato de adoração ao Santíssimo Sacramento, na catedral.

Em sua homilia, o bispo fez apelo semelhante ao da celebração do Bom Jesus do Taquari. Conclamou os devotos da Santa a se entregarem, no quotidiano, aos ensinamentos de Cristo, contidos nos evangelhos.

Principalmente, solicitou que olhassem para o exemplo da Mãe de Jesus e o seguissem. Chamou a atenção dos que ele viu conversando e ou passeando na praça, totalmente alheios à celebração.

Ensinou que devemos olhar para Deus de frente e assumirmos a vida cristã com responsabilidade. Dizer sim, como Maria, pois esse é nosso destino. Ainda adolescente, ela deu conta da grandiosa missão.

Sua ascensão ao mundo divino, em corpo e alma, segundo os evangelhos, foi um prêmio de Deus à sua entrega para gerar e criar o menino Jesus, cujos ensinamentos povoam a Terra.

Deus já deu todos os sinais sobre a concretude da vida espiritual e de que os ensinamentos de Cristo nos conduzem, sem vacilação, à porta certa para vivermos nesse espaço celeste.

Maria Santíssima é fundamental nesse processo. Com uma frase simples e a sensibilidade de mãe, ela facilita nosso entendimento, como o fez para os anfitriões das Bodas de Caná: “Faça tudo o que Ele vos disser”.

Clique aqui para ver mais fotos>>

 

Melhor prefeito – 09.08.2018

Jegue é premiado com o mesmo
título dado a Ricardinho Ribeiro

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O prefeito livramentense Ricardinho Ribeiro ganhou a companhia de um ilustre Jumento, na lista dos 100 melhores prefeitos do Brasil, segundo a farsante União Brasileira de Divulgação (UBD).

Em março último, o alcaide de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, alardeou que fora avaliado como 4º melhor gestor dos 417 municípios baianos e 58º entre os 5.678 do Brasil, escolhidos pela UBD.

Talvez a falta de modéstia e a sofreguidão tenham impedido os agentes públicos de perceberem o embuste, que só um jegue ou alguém muito ávido por promoção e reconhecimento não perceberia.

Em matéria neste site (21.03.2018), desmascaramos o engodo, mas o prefeito Ricardinho optou pelo silêncio. Quase cinco meses depois, a TV Globo divulga o assunto no Fantástico.

Para comprovar a farsa da UBD, que atua em todo país, o repórter global inscreveu um jumento como candidato ao título, pagou os valores exigidos e o asno recebeu a homenagem.

Após a reportagem do Fantástico, o Ministério Público do Rio Grande do Sul e o TCM da Bahia anunciaram que vão apurar e ver quem utilizou recursos públicos na compra da “honraria”.

O prefeito Ricardinho Ribeiro não consta da lista dos alvos da investigação anunciada pelo TCM-BA. A “homenagem” que receberia em Recife (PE) custaria cerca de R$2 mil.

Leia mais em:

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2018/08/05/ministerio-publico-do-rs-vai-investigar-premiacoes-compradas-por-politicos-com-recursos-publicos.ghtml

https://www.tcm.ba.gov.br/tcm-vai-apurar-compra-de-diplomas-de-merito-por-prefeitos-e-vereadores/

http://www.mandacarudaserra.com.br/mandacarudaserra.html (21.03.2018)

http://www.mandacarudaserra.com.br/mandacarudaserra.html (21.03.2018)

http://www.mandacarudaserra.com.br/mandacarudaserra.html (25.03.2018)

 

Novenário – 09.08.2018

Louvor a Nossa Senhora!

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Começou dia 6 o novenário que integra os festejos em louvor a Nossa Senhora, padroeira de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, cujo ponto máximo será a missa solene, dia 15, 10h, no adro da Catedral Diocesana.

O tema é “Igreja missionária a serviço do Evangelho”, sob o lema “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”. As novenas são dirigidas pelas pastorais da paróquia e animadas pela comunidade.

Os próximos encontros, às 19h, terão os subtemas “Testemunhar a fé no mundo de hoje (09/08)”, “Tentações e desafios na missão” (10/08), “Discípulos missionários e cidadãos” (11/08), “O cristão leigo, sujeito eclesial” (13/08).

Dias 12 (domingo) e 14 (véspera da festa), as reflexões serão sobre as leituras litúrgicas das datas. Além da programação religiosa, a paróquia promove encontros de confraternização, após as novenas, no Centro Paroquial.

Clique aqui e veja a programação>>

Eleição – 07.08.2018

Rede confirma Marina Silva
como candidata a presidente

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Marina Silva emocionou os convencionais e outros filiados da Rede, na Convenção

A Rede Sustentabilidade confirmou Marina Silva, historiadora, professora, psicopedagoga, ambientalista, como candidata à Presidência da República, oficializando seu nome na convenção do partido, dia 4, em Brasília.

Nascida em Rio Branco (AC), a presidenciável, 60 anos, foi seringueira, vereadora (1989-1990), deputada estadual (1991-1994), senadora (2003-2011) e ministra (2003-2008). No período de ministério, ficou licenciada do Senado.


Eduardo Jorge: será o vice na chapa de Marina Silva

O vice da sua chapa será o médico sanitarista Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho (Eduardo Jorge), do Partido Verde, cuja coligação com a Rede, sob o nome Unidos para transformar o Brasil, foi homologada na mesma convenção.

Marina afirmou que “este é o momento de construir uma nova forma de governar o Brasil”, destacando que “o brasileiro está, com justa razão, revoltado com tudo o que está acontecendo na política”.

Declarou que “o que me faz estar aqui é o comprometimento e essa é a melhor forma de se começar uma campanha”. “Nossa candidatura tem as melhores condições para unir o Brasil”, disse.

Mostrou-se consciente do tamanho da luta, ao lembrar que, em 2014, “enquanto eu concorria à Presidência, meus adversários concorriam ao sistema criminoso que assaltou a Petrobras e o BNDES”.

Criticou as reformas previdenciária e trabalhista e disse que “mulher grávida não pode trabalhar em situação de risco, isso não é modernizar as relações de trabalho” e que “nós vamos corrigir essas atrocidades”.

Entre seus compromissos, citou reforma tributaria que melhore a vida do cidadão e estimule os empreendedores, reforma politica com fim da reeleição, acabando com o financiamento público do esquema atual.

Dissociou a relação que se costuma fazer entre composição do Parlamento e governabilidade, desafiando: “Não pergunte como governar com um ou dois deputados, pergunte como não governar”.

Célia Sacramento, que concorrerá ao governo da Bahia, fala no encontro, em Brasília

Biografias:

Marina Silva: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marina_Silva

Eduardo Jorge: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Jorge_Martins_Alves_Sobrinho

 

 

Festa do Taquari – 06.08.2018

Bispo pede que os fiéis
imitem bondade de Jesus

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Na missa em louvor ao Bom Jesus do Taquari, hoje pela manhã, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, Dom Armando Bucciol uniu o cuidado com a vida espiritual dos fiéis e os compromissos terrenos.

Referindo-se à transfiguração de Jesus, tema da liturgia do dia, disse ser necessário praticar com os irmãos a vida de bondade ensinada pelo Messias, tal como fizeram os seus discípulos.

Cristo determinou que seus seguidores descessem a montanha e fossem cumprir o Plano de Deus. Dom Armando sugeriu que os fiéis do Bom Jesus fossem levar uma palavra amiga e de conforto aos irmãos.

Falou do perigo de se relegar a religião à nossa intimidade secreta, ignorando a vida social e nacional, sem nos pronunciarmos sobre os acontecimentos que interessam a todos os cidadãos.

Alertou que isso geraria uma espécie de alienação prejudicial a todo mundo, sendo necessário que os fiéis participem da vida social, cultural, econômica e politica da comunidade, como defendido no tema da festa:

Cristãos leigos e leigas, sal da terra e luz do mundo na igreja e na sociedade”.

O bispo tomou como base documento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que reúne pensamentos dos papas Paulo II, Bento XVI e Francisco, destacando que a Igreja não tem partido, mas deve orientar os seus fieis.

João Paulo II defende a participação política dos fiéis, no interesse coletivo, e a Igreja promove essa conscientização e que os leigos devem ocupar cargos públicos, pelo bem comum e para abrir caminho ao Evangelho.

Repetindo Bento XVI, Dom Armando convidou os fiéis a serem obreiros a paz e da justiça. Em referência ao ano eleitoral, advertiu: “Não se deixem manipular por ninguém, não comprar nem vender votos por ninguém”.

Pediu o empenho pela construção de “uma sociedade mais justa e fraterna”, pois “muitos passam necessidade e outros esbanjam”. Lembrou que “tantos morrem de fome, sem o necessário para uma vida digna”.

Mas se morrem também de “fome da palavra de Deus, de evangelho e de amor”. Pediu que os leigos não sejam apenas “cristãos bonzinhos”, mas testemunhas concretas da “bondade do Bom Jesus”.

Expo-Feira – 06.08.2018

Nova oportunidade econômica

 

Raimundo Marinho
Jornalista

A administração de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, inaugurou, com êxito, um espaço de negócios inédito, no município, com a I Expo Livramento e a I Feira de Agricultura Familiar de Livramento e Região, de 27 a 29 de julho.

Os eventos reuniram produtores agrícolas, comerciantes e prestadores de serviços, envolvendo os segmentos farmacêutico, de móveis, implementos agrícolas, automóveis, irrigação, imóveis, serviços gráficos e energia solar.

Os negócios contaram com o suporte financeiro do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), parceiro dessa iniciativa da prefeitura municipal, que liberou cerca de 90 propostas de crédito, totalizando R$600 mil.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, organizadora dos eventos, ministrou cursos e palestras para os produtores e representantes de entidades ligadas aos participantes das duas mostras.

O secretario Ricardo Juvelino informou que foram disponibilizadas mais de 50 mil mudas de palma, para os produtores, como parte do Programa Segurança Alimentar do Rebanho. Para ele, as exposições foram um grande sucesso.

Destacou as importantes parcerias das prefeituras de Dom Basílio, Jussiape, Rio de Contas e da Fênix Consultoria de Marketing, além dos expositores, que garantiram o êxito da promoção.

Clique aqui para ver mais fotos>>