Educação – 31.01.2018

Aluno da rede estadual no
1º lugar em Direito da UFBA

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O estudante soteropolitano Lívio Pereira Rodrigues Trindade, 18 anos (foto), do Centro Estadual de Educação Profissional Anísio Teixeira (Ceep), uma escola pública de Salvador, foi aprovado em 1º lugar no curso de Direito da UFBA, pelo Enem.

Fez 920 pontos na redação e 730 em matemática. Atribuiu o desempenho a muitas horas de estudo e dedicação, além do apoio dos professores e dos pais. Também foi aprovado para Uneb, mesmo curso, em 9º lugar.

Declarou que fez o curso técnico em Segurança do Trabalho e alguns professores foram fundamentais, como Antero Paulo Fernandes e Eclésio Farias de Macedo, das disciplinas técnicas do curso.

Acrescenta que a mãe, Cristina Pereira, “me auxiliou bastante nos estudos e sempre me levava lanches enquanto eu estudava, até tarde da noite. Ela e meu pai, Antônio Carlos, me deram todo o apoio. Sem eles, eu não conseguiria nada”. 

E, de forma humilde, esclareceu: “Eu não sou gênio, estudei bastante e tudo que consegui foi com muito esforço e dedicação”.

Texto produzido com base em matéria da Ascom/SEC. Veja a íntegra em:

http://www.secom.ba.gov.br/2018/01/143623/Estudante-da-rede-estadual-e-aprovado-em-primeiro-lugar-em-Direito-na-Ufba.html

 

Falecimento – 30.01.2018

Medicina de Livramento
perde o Doutor Ulysses!

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Foi sepultado na manhã de hoje, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, o médico Ulysses Celestino da Silva, 79 anos, que faleceu ontem à noite, vítima de câncer. Ele tinha acabado de voltar de Salvador, já com um quadro irreversível.

Dr. Ulysses era natural de Livramento, filho de Joaquim Celestino da Silva Neto (Joaquim Neto) e D. Rita Gonçalves do Nascimento Silva. Era casado com D. Lucidalva Caires da Silva, com quem faria bodas de ouro em junho deste ano.

Deixa os filhos Luciana (médica), casada com Guilherme; Ulysses Filho (médico), casado com Melise; e Murilo (odontólogo), casado com Jaqueline. Além dos netos Amanda, Mariana, Ana Júlia, Catarina e Henrique.

Formou-se em medicina pela Universidade Federal da Bahia, turma de 1968, e sempre teve como base profissional a sua querida Livramento. Militou na política, desde o antigo MDB de Ulisses Guimarães.

Nunca exerceu cargo eletivo. Sua única tentativa foi em 1982, como candidato a prefeito do nosso município, mas não logrou êxito.

Foi diretor do Hospital Distrital de Livramento, que era estadual, nos governos de Roberto Santos e Valdir Pires.  Era um homem enfático e de convicções firmes. Sua morte consternou não apenas a família, mas a sociedade em geral.

Chegou a militar na medicina quando ainda não havia as facilidades da tecnologia de hoje, mas costumava ser preciso e certeiro nos seus diagnósticos. Minha mãe, por exemplo, foi uma das testemunhas nesse sentido.

Até aos 80 anos, ela lembrava e ria, admirada, da precisão dele, num simples exame clínico (1976), ao dizer que ela tinha “pedra na vesícula” e ia ter de “cair no canivete”, como se costumava se referir a uma cirurgia.

Era torcedor fanático do Vasco da Gama, pelo qual jogou, em Livramento. Chamava a atenção pela semelhança física, e um pouco na habilidade, com o Rei Pelé, do Santos. Inclusive, a camisa cruzmaltina foi posta sobre seu caixão.

Antigo Vasco de Livramento, Dr. Ulisses é o segundo, agachado, da esquerda para a direita

 

Mudança – 29.01.2018

Indústria Cidadã some e
surge a Polpa da Serra

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Na postagem deste site sobre os bens do estado esquecidos e sucateados, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, está o prédio da falecida Indústria Cidadã, programa destinado a incentivar o surgimento de novas cadeias produtivas.

Previa a participação direta dos pequenos produtores, de modo a gerar emprego e renda, mas não passou de um meio de jogar dinheiro púbico fora. O projeto nunca funcionou e os prédios foram abandonados ou mudaram de função.

O presidente da associação dos assentados do Perímetro Irrigado Brumado, Waldir Sampaio dos Santos, nos procurou e disse que a Indústria Cidadã deixou de existir, no município, desde 2013, e o local foi cedido pela Sudic para o assentamento.

Waldir Sampaio e Jaqueline Santana

Diferente da foto que publicamos, a cor da fachada foi apagada e o imóvel terá outra finalidade. Ainda segundo Waldir Sampaio, no local funcionará uma indústria de processamento de frutas (manga, maracujá e umbu).

Informou que as principais exigências, técnicas e burocráticas, já foram atendidas e que, ainda neste semestre, a unidade estará em pleno funcionamento. Terá capacidade para processar de 3 mil a 60 mil litros de polpas por dia.

Os trabalhos de instalação estão sendo conduzidos pelo próprio Waldir e a nutricionista Jaqueline Santana, em parceria com órgãos estaduais, como a CAR e a própria Sudic, sob a fiscalização do Ministério da Agricultura.

 

Festa da Canabrava – 29.01.2018

São Gonçalo do Amarante,
tradição completa 303 anos

 

Raimundo Marinho
Jornalista

(Fotos da Web e recebidas via WhatsApp)

Celebrou-se, ontem, 28, mais uma missa em louvor a São Gonçalo, tradição de 303 anos, no vilarejo incrustado na Serra das Almas, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

O celebrante foi padre Gonçalo, xará do Santo, com o templo lotado. Alguns fiéis percorrem a pé mais de 20 quilômetros, todos os anos, para chegar ao local, às vezes sob sol causticante e estradas empoeiradas.

Uns, por promessa e agradecimento de graças que atribuem à intervenção do Santo. Outros, por acharem que indo de automóvel não vale, pois, no início da romaria, há 303 anos, não existia carro.

A galera mais jovem, porém, pensa bem diferente e até são apontados como perturbadores da concentração dos devotos tradicionais, com o barulho ensurdecedor dos motores automotivos.

Há até grupos organizados, que desesperam os organizadores da festa religiosa. Mas, para essa tal “galera jovem”, uns nem tão jovens assim, o movimento é também expressão da grande fé em São Gonçalo.

De um jeito ou de outro e de maneira cada vez mais fervorosa, a tradição continua. Para muitos, isso ocorre porque Gonçalo do Amarante é um santo forte, espécie de segundo padroeiro do município!

Clique aqui e leia as págs. 108 a 111, do livro Livramento é de Nossa Senhora, 1995, sobre essa tradição

 

Finalmente – 27.01.2018

Rui Costa em Livramento!

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O governador Rui Costa ficou cerca e três horas e meia em Livramento de Nossa Senhora, onde pareceu muito à vontade, principalmente ao lado do prefeito Ricardinho Ribeiro, brincando e até falando da vida pessoal.

Desceu de helicóptero, com uma hora de atraso, no Estádio Edilson Pontes, seguindo imediatamente para o bairro Estocada, onde descerrou placa inaugurativa de uma quadra poliesportiva, construída há cinco anos.

Saiu rapidamente para a Delegacia da Polícia Civil, no bairro Taquari, para “inaugurar” as reformas feitas pela prefeitura local. Mas riscou da programação a visita à Retran, a mais esperada pela população.

Logo cedo, a prefeitura noticiou ter sido informada pela governadoria que a inauguração da Retran saíra do roteiro. O motivo seria suposta picuinha política levantada pelo deputado estadual Nelson Leal.

Questionado sobre o assunto pelo radialista Emanoel Fernandes, da 88 FM, o governador preferiu dizer que “para andar mais rápido e não cansar as pessoas que esperavam na praça, não fizemos todas a visitas programadas”.

Mas que a Retran “foi dada por inaugurada e começará a funcionar a partir da próxima segunda-feira”, no Taquari. E a área da antiga sede do órgão será doada à Prefeitura, para construção da nova sede municipal.

No mais, Rui Costa seguiu a programação e autorizou a construção da adutora de água para a Vila Iguatemi, com ampliação da estação de tratamento da Embasa, em projeto que custará R$5 milhões ao estado.

Ele ouviu um rol de reivindicações do prefeito Ricardinho, entre as quais, um novo campo de avião, que o governador assumiu, diante do público, o compromisso de construir, além de melhorias na área da saúde.

Uma senhora da plateia, mesmo espremida na importância das autoridades, não se intimidou e mostrou ao governador uma garrafa de água suja coletada na rede da Embasa. Ele fez apenas um sinal de positivo para ela.

Ao final, um grupo de jovens estudantes abordou o govenador para reivindicar a implantação, em Livramento, de um campus da UFBA, UESB ou UNEB. Ele respondeu que isso depende do planejamento dessas instituições.

Mas informou que o governo vai reforçar e ampliar, este ano, a oferta dos cursos à distância, promovendo e facilitando o acesso dos jovens à formação, em um maior número de municípios.

Clique aqui para ver mais fotos

 

Inauguração – 27.01.2018

Na última hora, briga por
vagas ainda ameaça Retran

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Enquanto assessores e outros funcionários da prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, esmeravam-se, nas horas antecedentes à visita do Excelentíssimo Governador Rui Costa, uma crosta viscosa da política maquinava para impedir a inauguração das novas instalações da Retran local.

O motivo é o mais abjeto possível, ou seja, briga pela indicação de meia dúzia de vagas de emprego. Por trás de tudo, segundo boatos e informações que circulam pela cidade, estaria o deputado Nelson Leal e o suplente de vereador Hugolino Lima. Nelson, inclusive, teria posto o governador em cheque, à base do “ou suspende a inauguração ou não farei parte da comitiva”.

Trata-se de clara desautorização ao que já houvera sido aprovado pelo senhor governador. A briga está no fato, já denunciado neste site, de não só os cargos da unidade, mas também os principais serviços a ela ligados, como a perícia médica para concessão e ou renovação de carteiras de habilitação, terem sido entregues, com exclusividade, ao ex-vereador Ronilton Alves, o Batata.

Ele é apadrinhado pelo deputado federal João Carlos Bacelar, o "dono do Detran", gerando a insatisfação, com certa razão, dos demais deputados da base do governo. Entre os indicados de Batata, que é secretário municipal de Esportes, estão um sobrinho, que é o gerente da Retran, e uma cunhada.

 

Bens do Estado – 26.01.2018

Esquecidos e sucateados!

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Prédio da antiga Caseb, que fica em frente à nova Retran, que o governador vai inagurar

Pena que o governador Rui Costa, da Bahia, que visitará nossa cidade de Livramento de Nossa Senhora, neste sábado, 27, não terá tempo para inspecionar e ver as condições deploráveis de alguns bens públicos estaduais, no município.

Uns, como o prédio da Indústria Cidadã, no bairro Taquari, obra da Sudic, que nunca cumpriu sua real finalidade, estão apenas abandonados e fora da sua destinação.

Outros, no entanto, além de esquecidos, estão sucateados e já não servem para nada, como o prédio da antiga Caseb (Companhia de Armazéns Gerais e Silos do Estado da Bahia), também no Taquari.

Os galpões onde funcionaram a Retran e o Projeto Sertanejo destoam no centro da cidade. Há também um prédio da CAR, no Distrito de Itanajé, onde funcionou o Projeto Beneficiamento de Arroz (não sei como está hoje).

Galpões onde funcionaram repartições do Detran e o hoje extinto Projeto Sertanejo

Clique aqui para ver mais fotos

 

Fim do isolamento – 25.01.2018

Seja bem-vindo, governador!

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Eu sabia que as injunções políticas mal conduzidas, em geral à sua revelia, não iam impedi-lo de visitar e se voltar para as necessidades do povo de Livramento de Nossa Senhora, que o senhor conhecerá neste sábado (27).

Venha com a sensibilidade do menino de D. Maria Luzia, educado na vida dura de uma encosta do soteropolitano bairro da Liberdade. Lembranças que o fez chorar e me comoveu no debate eleitoral promovido pela ABI.

Aqui, o senhor também é reconhecido como o governador mais bem avaliado do Brasil. Para tirar 10, só faltava vir a Livramento, que tem muitas e graves demandas as quais dependem muito do seu governo.

O prefeito Ricardinho Ribeiro confirmou a vida do excelentíssimo governador a Livramento e está convidando a população para a recepção, neste sábado, às 9h, na praça D. Hélio Paschoal.

Rui vai quebrar um isolamento ao município, que data do governo Jaques Wagner. Finalmente, vai inaugurar as novas instalações da Retran, no bairro Taquari, e autorizar licitação para o sistema de água no distrito de Iguatemi.

Além disso, assinará ordem de serviço para recuperação das rodovias Livramento-Brumado (BA-148) e Livramento-Caturama (BA-152), passando por Paramirim. E entregará 3.128 títulos de Cadastro Ambiental a produtores rurais.

Por fim, serão entregues espaços esportivos na sede municipal e nos povoados de Mocambo, São Timóteo e Várzea. Nesse ponto, há uma estranheza. Na sede, trata-se da quadra poliesportiva do bairro Estocada.

Contudo, esse equipamento foi construído em 2013, na gestão do estão prefeito Paulo Azevedo, resultado de um projeto viabilizado pelo seu antecessor Carlos Batista, hoje alvo de vândalos e desgastado pelo tempo.

Faz parte de programa do Ministério do Esporte, com recursos da Caixa Econômica Federal, no montante de R$314.858,00, como indica a velha placa de identificação da obra, encostada de cabeça para baixo.

Fica ao lado de uma Academia da Saúde, igualmente depredada. A prefeitura está fazendo uma maquiagem em toda área, certamente para tornar menos desagradável, numa eventual ida do governador ao local.

Embora de 2013, somente no final de 2017, recebeu o nome de Quadra Poliesportiva Joaquim Gonçalves de Assunção, avô do prefeito (Lei Municipal nº 1.379/2017).

Clique aqui e veja mais fotos

 

Agressão – 24.01.2018

Vinte advogados assinam
representação junto ao MP

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Mais de 20 advogados da cidade foram com Adailton Porto protocolar representação junto ao MP

Vinte advogados foram, ontem, à Promotoria de Justiça de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, com o colega Adailton Ferreira Porto Sobrinho, para protocolar representação criminal contra os soldados Lucas Rafael Louzeiro e Fabricio Dias, envolvidos no incidente, dia 21.01.2018, na sede da 46ª CIPM.

Os policiais são acusados de agredir o advogado e seu cliente, Gil Teixeira Pessoa, quando estes foram à 46ª CIPM, segundo alegaram, para fazer uma ocorrência de trânsito e negociar a reparação de danos causados por uma viatura da Polícia Militar.

A representação faz parte das deliberações tomadas, segunda-feira, pela OAB-BA, Subseção de Brumado, que também encaminhará representação junto à PM, desagravo ao bacharel e ação indenizatória por danos morais.

O presidente da Subseção, Osvaldo Laranjeira, disse que já encaminhou o caso ao presidente da Seção Estadual, Luiz Viana, à Comissão de Direitos Humanos e Prerrogativas e à Procuradoria de Prerrogativas da entidade.

MAJOR DIZ QUE HOUVE DESACATO

O major Raimundo Nonato, comandante da 46ª CIPM, em entrevista coletiva, ontem, na sede da corporação, minimizou o fato e criticou a grande repercussão do episódio, dizendo ter se tratado de um “simples incidente de trânsito”.

Major Raimundo Nonato, comandante da 46ª CIPM

Destacou que houve duas ocorrências, uma em que, segundo ele, deu-se o desacato a servidor público, no exercício da sua função, referindo-se ao policial. O autor seria o dono do carro avariado, Gil Teixeira Pessoa, que fora algemado e conduzido à delegacia.

Acrescenta que a outra “foi do advogado, que disse ter sido agredido por alguém que ele acredita ter sido um policial, mas que ele não sabe quem é esse alguém. Só disse que estava à paisana, que veio da direção do comando e que o agrediu”.

Ironizou a informação de que havia 14 soldados na ocasião, dizendo que todo o efetivo em serviço, naquele dia, não passava de quatro policiais. Considerou leviana a emissão de opinião sobre o fato antes da devida apuração.

Prometeu apurar as ocorrências, em sindicância interna e com a Polícia Civil, e “Caso tenham ocorrido, vamos adotar todas as providências do nosso regulamento. Se provado erro do policial, ele sofrerá as consequências do regulamento”.

Reunião da Subseção da OAB-BA, em Brumado, que acompanha o caso do advogado agredido

 

Saúde pública – 23.01.2018

Na verdade, Livramento
tem epidemia de diarreia

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Os casos de diarreia que vem ocorrendo em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, divulgados pelo coordenador da UPA, Marcílio Matias, e confirmados pelo diretor da unidade, Dr. Luciano Clescio, são típicos de epidemia.

Eles só falaram em surto, que seria o aumento repentino de casos, num lugar específico. Mas Marcílio Matias, vem alertando, através da Rádio 88 FM, desde 2017, para uma incidência que varia de 60 a 80 casos diários.

Disseram que os pacientes são do centro da cidade e dos bairros Belo Horizonte, Taquari, Estocada, Benito Gama, Polivalente, Jurema, Beira Rio, Santa Terezinha, Matinha de Cima e vários outros, o que caracteriza a epidemia.

Dr. Luciano Cléscio, diretor geral da UPA

Conversamos com o médico, o enfermeiro e o secretário da Saúde, Gerardo Junior, mas nenhum deles soube dizer o causador da doença, apenas suspeitam de uma virose, pelos sintomas apresentados pelos pacientes.

O diretor da UPA disse ter feito as notificações obrigatórias à Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, mas nenhum exame laboratorial foi realizado para determinar o verdadeiro agente causador.

Os dirigentes da unidade, no entanto, foram zelosos em alertar para os cuidados preventivos, como lavar mãos, alimentos e utensílios, só beber água filtrada ou fervida e se precaver no contato com doentes.

Os pacientes relatam que o primeiro sintoma é dor na região abdominal. E o tratamento busca recompor a flora gastrointestinal. A depender do caso, é feita hidratação ou ministrados antibióticos e vitaminas.

Geralmente a diarreia é causada por bactérias, vírus ou parasitas. Por essa razão, é muito importante os exames laboratoriais, porque cada causa pode ter uma origem diferente, exigindo ações específicas de combate.

O vírus, por exemplo, pode ser encontrado em qualquer lugar, principalmente em locais fechados, enquanto a bactéria costuma ter origem na água que se bebe ou no consumo de vegetais irrigados com água contaminada.

Em Livramento, a água doméstica, fornecida pela Embasa, é suspeita e a que irriga as lavouras, incluindo hortas, vem do canal de irrigação ou é bombeada dos rios Brumado e Taquari, contaminados por dejetos sanitários.

Está havendo uma evidente negligência da autoridade municipal em avaliar adequadamente esse grave problema de saúde púbica.

Acesse https://blog.enem.com.br/surto-epidemia-endemia-e-pandemia-voce-sabe-diferenca/ e veja o que é surto, endemia, epidemia e pandemia.

Rio Taquari, afluente do Rio Brumado, virou depósito de dejetos sanitários

 

Advogado ameaçado – 22.01.2018

“Se você olhar pra trás, eu
lhe mato”, teria dito o PM

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O advogado Adailton Ferreira Porto Sobrinho disse que foi ameaçado de morte, perto das 21h de ontem, por um soldado da PM, na sede da 46ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), em Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

Advogado foi atingido com soco (Foto: Portal Livramento)

O bacharel, também assessor da prefeitura local, alega que estava em pleno exercício da advocacia, tentando negociar a reparação de danos causados por uma viatura policial no carro de um cliente seu.

Mas relatou que, ao invés de negociação, o dono do veículo foi agredido fisicamente e moralmente por um PM, que lhe apontou uma arma, sendo algemado e conduzido para a delegacia, sob alegação de desacato.

Dr. Adailton falou ao radialista Emanoel Fernandes (Rádio 88 FM) e disse ainda que o automóvel do cliente foi atingido pela viatura da PM, “que trafegava em alta velocidade e pela contramão”, no bairro Taquari.

E, vendo a extensão dos danos, em casa, pediu orientação ao advogado e os dois foram buscar uma solução amigável junto à própria 46ª CIPM. Afirmou que um policial viu as avarias e começou a se exaltar.

Adailton (C) recebe apoio de advogados, na Delegacia

Cita que chegaram duas viaturas e14 policiais, momento em que o dono do veículo passou a ser agredido. “Foi quando tirei minha carteira e disse: ‘Vocês não podem fazer isso. Está errado. Eu sou advogado dele’”.

“Ai, eles jogaram minha carteira no chão, dizendo: ‘você pega sua carteira, enfia no cu, seu advogadozinho de merda’”, relatou Adailton Sobrinho. Acrescenta que começou a filmar os policiais com o celular.

E que, nesse momento, um policial sem farda indagou: “Você vai fazer o que?”. Ao confirmar que iria filmar, recebeu um soco no olho e o PM apontou-lhe a arma, ordenando: “Vire as costas e saia correndo. Se você olhar pra trás, eu lhe mato”.

Adailton disse que “todos os clientes da gente são torturados” e que “os advogados que militam na área criminal sabem disso”. A 88 FM ouviu, ainda, o presidente da OAB (Brumado), Osvaldo Laranjeira; o delegado da Polícia Civil de Livramento, Cláudio Pereira Oliveira; e o comando da 46ª CIPM.

AGRESSÃO À CIDADANIA

Osvaldo Laranjeira disse que o ato do policial foi uma “agressão à cidadania e ao cidadão de bem, por um mero incidente de trânsito” e que “a OAB vai tomar todas as providências em defesa do advogado e das prerrogativas da advocacia”.

Osvaldo Laranjeira, OAB de Brumado

Enfatizou que “Vamos acompanhar, já estamos reunidos hoje, pela prerrogativa do advogado, contra o ato insano desse policial, em apoio a esse companheiro da OAB, pelo respeito à advocacia e à cidadania”.

A Rádio informou que tentou falar com o Major Nonato, comandante da 46ª CIPM, mas ele se encontrava em Salvador. O delegado Cláudio Oliveira disse à rádio que “abrimos procedimento investigativo, para elucidar esse crime”.

Os policiais ainda não se apresentaram para dar explicações e suas identidades continuam preservadas pela Corporação. Até que esta elucide o fato, sua imagem estará associada aos acontecimentos.

Veja também Portal Livramento (http://www.portallivramento.com.br) e Bahia Notícias (http://www.bahianoticias.com.br).

 

Faz de Conta – 20.01.2018

Políticos ignoram o TCM

 

Raimundo Marinho
Jornalista

No parecer prévio (Proc. nº 07549e17) em que opina pela rejeição das contas da Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, exercício 2016, prestadas pelo então prefeito Paulo Azevedo, o TCM apresenta uma lista de 23 pessoas que o órgão imputou multa e ressarcimento ao erário, nos últimos 14 anos, e ninguém pagou.

Isso prova que o trabalho da corte não serve para nada, sem considerar que seu parecer pode ser contrariado pela Câmara de Vereadores. Basta o prefeito ter maioria no Legislativo. E é o que normalmente acontece.

Os prefeitos nunca executam as dívidas, pois eles também não pagam, e, ao que parece, não são encaminhadas ao Ministério Público, para apuração de responsabilidade. O montante chega a R$319.756,92, dos quais R$54.000,00 de multas e R$265.756,92 de ressarcimentos. Os devedores são:

MULTAS IMPUTADAS

RESSARCIMENTOS EXIGIDOS

 

Contas rejeitadas – 19.01.2018

TCM aponta irregularidades
do ex-prefeito Paulo Azevedo

 

Dr. Paulo Azevedo, ex-prefeito de Livramento

Raimundo Marinho
Jornalista

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia levou quase um mês para disponibilizar o Parecer Prévio, datado de 19.12.2017 (Proc. nº 07549e17), em que opina pela rejeição das contas de 2016 da Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, gestor Paulo Cesar Cardoso de Azevedo.

O parecer, que ainda será votado na Câmara de Vereadores, inclui entre as irregularidades inconsistências em processos licitatórios (Lei nº 8.666/1993), violação da lei de responsabilidade fiscal (LC nº 101/2000) e desvio de finalidade de receitas do Fundeb, de R$61.769,83 (Lei nº 11.494/2007).

Sobre as receitas do Fundeb, o parecer cita R$18.737.367,14, dos quais R$14.664.787,14 foram aplicados na remuneração dos profissionais do magistério do ensino básico; e R$19.065.042,37, que incluem valores complementados pela União.

Menciona que a despesa com pessoal (R$43.678.286,14) correspondeu a 61,84% da receita corrente líquida (R$70.627.439,68), acima, portanto, do limite de 54% estabelecido na chamada Lei de Responsabilidade Fiscal.

Foram apontadas, ainda, irregularidades diversas em processos de pagamentos, irrazoabilidade em despesas com passagens de ônibus, contratações diretas sem licitação, contratação ilegal de pessoal e omissão de informações no SIGA (Sistema Integrado de Gestão e Auditoria).

O TCM listou 23 pessoas às quais o órgão imputou multas e ressarcimentos, que o Poder Executivo deveria cobrar, mas estão pendentes, muitos desde 2004. Entre os devedores, estão ex-prefeitos (Carlos Batista e Paulo Azevedo), vereadores e ex-vereadores.

Pelas irregularidades que ensejaram a rejeição das contas, o TCM imputou ao ex-prefeito Paulo Azevedo multa no valor de R$6.000,00 e ressarcimento de R$180.898,00 aos cofres púbicos.

Clique aqui para ler a íntegra do parecer do TCM-BA

 

Limpa Fossa – 17.01.2018

Câmara também lança
descargas a céu aberto

 

Raimundo Marinho
Jornalista

A Câmara está de recesso, mas é possível ver efluente líquido saindo do tubo de esgoto

Gerou inusitada indignação nas redes sociais o flagrante fotográfico de um caminhão-pipa, identificado como “Limpa Fossa”, despejando seu conteúdo no Rio Brumado, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

Esgoto desviado do pinicão para irrigar pasto

Dizia-se que se tratava de efluentes sanitários recolhidos de fossas, o que foi negado pelo condutor e dono do caminhão, Hugo Domingues Porto, popularmente conhecido como “Hugo Lanche”.

Visão externa dos fundos do Plenário da Câmara

Conversamos com ele, e sua versão é que estava apenas testando e lavando o tanque do veículo, onde corrigira furo e aplicara produto antiferrugem e impermeabilizante.

Que ocorrera um acidente e cerca de mil litros da água sugada na operação-teste escaparam, tingida pela cor do produto aplicado (Batida e Pedra), o que teria sido casualmente fotografado por um transeunte.

Dejetos do pinicão jorrando para o Rio Taquari

Fosse o despejo dejetos de fossa ou o produto químico alegado, o Sr. Hugo Porto esteve, do mesmo jeito, degradando a água do local. Salvo pelo fato do Rio Brumado, trecho Livramento, há muito já está morto.

Morto pela insensatez humana, combinada com o descaso das autoridades. Com a barragem do DNOCS, o rio teve seu fluxo controlado, e a vazão ecológica prevista no projeto de irrigação nunca foi respeitada.

Local onde o Limpa Fossa teria feito "descarga"

Com o crescimento da cidade e a obsolescência do sistema de coleta de esgoto, os dejetos passaram a ser lançados sistematicamente no rio, no longo trecho entre os bairros Valério e Beira Rio.

Até na rua do prefeito (Rua José Meira Tanajura), os dejetos são canalizados para um terreno baldio, que acaba chegando ao Rio Brumado. O mesmo ocorre com as descargas do Plenário da Câmara de Vereadores.

Tubo de esgoto embaixo do prédio da Câmara

A fossa a céu aberto em que se transformou a cidade de Livramento de Nossa Senhora é denunciada há anos. Mas nunca mereceu reação tão indignada como essa contra o caminhãozinho “limpa fossa”.

O chamado “pinicão” é da década de 1970 e nenhuma autoridade municipal sabe quantas ligações prediais existem, mas não chega a 30%. Toda área nova da cidade joga nos rios (Brumado e Taquari). Sem falar no que vem de Rio de contas.

Esta é a saída da manilha que coleta esgoto na rua onde mora o prefeito Ricardinho Ribeiro

 

Administração – 17.01.2018

Reforma reduz subsídios,
menos do prefeito e vice

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O prefeito Ricardinho Ribeiro, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, não fez uma reforma administrativa, como se imaginava. Apenas alterou a nomenclatura dos órgãos municipais (Lei nº 1.374/2017).

A decantada possibilidade de substituição de auxiliares gorou. Havia vazado que as defecções seriam na Educação, Assistência Social e Fazenda, aproveitando-se a exoneração em massa de dezembro.

Mas as demissões foram somente para adaptação às mudanças formais de cargos. Todos os demitidos foram rigorosamente renomeados. O prefeito foi freado por compromissos políticos e familiares.

Com as modificações trazidas pela lei municipal, o município ficou com uma estrutura administrativa formalmente muito bem organizada, mas recheada de possibilidades de cabide de emprego.

Perdeu-se a oportunidade de se fazer um enxugamento, inclusive afastando auxiliares sobre os quais o próprio prefeito fazia reparos. Livramento não precisa de tantas secretarias e tantas coordenações.

São oito secretarias, seis assessorias, nove gabinetes, 23 departamentos e 98 divisões, totalizando 138 cargos comissionados, onde costumam ser aninhados os apadrinhados políticos.

Com exceção do prefeito (R$25.200,00), vice (R$12.600,00) e secretários (R$7.596,00), houve redução dos subsídios em vários cargos comissionados, que variam de R$1.000,00 a R$3.000,00.

Clique aqui e confira a tabela no anexo da Lei nº 1.374/2017

 

Centenário – 15.01.2018

Seu Celso faria 100 anos hoje!

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Celso Alves de Oliveira (Seu Celso) era natural de Caldeiras, distrito de Caetité (BA), mas tem lugar de honra no rol de homens que dignificam a sociedade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

Nascido em 15.01.1918, hoje ele faria 100 anos de idade, não tivesse falecido, aos 88, em 29.11.2006. Fixou-se em Livramento, nos anos 1950, como coletor federal.

Veio com a esposa D. Lourdes e os filhos Jorge, Alfredo, Luiz, Enésio, Celso, Alberto e Maria do Socorro. A caçula Márcia nasceu em Livramento. Homem de princípios rígidos, logo angariou o respeito da comunidade local.

Mais novo de nove irmãos (sete homens e duas mulheres), era filho de Marciano de Souza Lalau e D. Olímpia Rufina de Oliveira. Na infância, recebeu o apelido de Sinhô e , em família, provável simplificação fonética de “Senhor”.

Seu Celso estudou apenas o Primário, hoje Fundamental I. Aprendeu o oficio de alfaiate, com o irmão Enésio, em Paramirim (BA). Em 1938, mudou-se para Piatã (BA), onde foi sacristão do padrinho, Padre Santana.

Nessa pequena cidade da Chapada Diamantina, Sinhô conheceu Maria de Lourdes Xavier Soares, então com 13 anos. Casaram-se seis anos depois e viveram juntos 54 anos. Foi nomeado coletor federal, por concurso público, em 1951, aposentando-se em 1983.

Como coletor, denominação alterada para auditor fiscal (CF-1988), Seu Celso trabalhou em várias cidades, entre elas, Feira de Santana, Paramirim, Brumado e Livramento. Fez de Livramento sua segunda terra natal.

Disciplinado, sensível e bem articulado, ele cultuava a poesia e as belas canções. Viveu na grandeza da vida, mas não foi poupado de revezes, como a perda prematura dos filhos Alfredo e Alberto e do neto Matheus Felipe.

Sua descendência inclui, além dos filhos, os netos Fábio, Flávia, Fernando, Luanne, Luiz Júnior, Adriano, Márcio, Marcelle, Matheus (falecido), Cleusa Maria, Celso Rafael e Maria Luiza; e os bisnetos Pedro, Gabriel, Felipe, Marina, Artur, Gael e Maria.

Um dos seus orgulhos, depois da família e da profissão, era sua casa, construída em arquitetura moderna, na época, a primeira de tijolo dobrado e telha francesa da cidade de Livramento.

Gostava muito de automóveis, os quais adquiria a duras penas, pois a família era grande, e coletor, ao contrário do que muitos pensavam, não ganhava bem. Só melhorou, segundo ele, no governo João Figueiredo.

Pela sua vida, passaram Jipe Wills, DKV, Rural e o Fusca. Fazia muitos sacrifícios para manter a família e assegurar a educação dos filhos. Inclusive, trabalhos extras, viajando pela zona rural, com o “jipinho táxi”.

Seu Celso sobreviveu à esposa por sete anos e despediu-se dela, diante da sepultura, declamando o seguinte poema:

. . . . . . . . . . . À Carolina

Querida, ao pé do leito derradeiro
Em que descansas dessa longa vida,
Aqui venho e virei, pobre querida,
Trazer-te o coração do companheiro.

Pulsa-lhe aquele afeto verdadeiro
Que, a despeito de toda humana lida,
Fez a nossa existência apetecida
E num recanto pôs um mundo inteiro.

Trago-te flores, - restos arrancados
Da terra que nos viu passar unidos
E ora mortos nos deixa separados.

Que eu, se tenho nos olhos malferidos
Pensamentos de vida formulados,
São pensamentos idos e vividos.

(Machado de Assis)

Clique abaixo para:

Ver mais fotos

Ler artigo da professora Márcia (Mandacaru da Serra: 09.08.2015)

 

Justiça Federal – 14.01.2018

Bloqueio de bens chega
a quase R$ 8 milhões

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O bloqueio de bens determinado pela Justiça Federal de Guanambi, na Bahia, em medida cautelar, totaliza R$7.918.705,34, em duas ações de improbidade, movidas pelo Ministério Público Federal, contra 20 réus de Livramento de Nossa Senhora.

Como já divulgado neste site, os dois processos referem-se a fraudes em licitação, na compra de combustíveis, medicamentos e materiais hospitalares, em 2007, na gestão do então prefeito Carlos Roberto Souto Batista.

Tratam-se dos processos nº 1000197-41.2017.4.01.3309 e nº 1000199-11.2017.4.01.3309, datados de 31.10.2017. As decisões, prolatadas em novembro do ano passado, ficaram sob sigilo até o cumprimento das ordens judiciais.

Os valores limites, individualizados para cada acionado, no primeiro processo, conforme deferido pelo juiz Filipe Aquino Pessôa de Oliveira, que totalizam R$2.890.834,92, são os seguintes:

a) R$1.445.417,46 - Para os agentes públicos ex-prefeito Carlos Roberto Souto Batista; ex-membros da comissão de licitação Luiz Antônio Ferreira Castro, Olavo Amorim Lima e Karina Clícia de Jesus; e os particulares Auto Posto Pires Pereira Ltda. EPP (Auto Posto 2 Irmãos), Comércio de Lubrificantes Gravatá Ltda. EPP (Posto da Cidade) e João Batista Pires Pereira.

b) R$807.803,19 - Para Ramos Machado Ltda. ME (Posto São Cristóvão II, que à época dos fatos era Posto Pai e Filho). Hoje, tem novos donos.

c) R$637.614,27 - Para Adão Alves Bomfim & Cia Ltda. (Auto Posto Chapadão).

A principal irregularidade apontada nessa ação, pelo MPF, foi o fracionamento indevido do objeto, direcionando a licitação para a modalidade carta convite, na aquisição de combustíveis com recursos do FUNDEB.

Quanto ao segundo processo, os valores bloqueados, conforme deferido pela juíza Daniele Abreu Danczuk, totalizaram R$5.027.870,42, individualizados da seguinte forma:

a) R$1.207.509,35 - Agentes públicos ex-prefeito Carlos Roberto Souto Batista, ex-secretária da Saúde Simone Silva Cordeiro e os ex-membros da comissão permanente de licitação Luiz Antônio Ferreira Castro, Olavo Amorim Lima e Karina Clícia de Jesus.

b) R$294.803,12 - Isanilde Freire Ribeiro e Raelson da Silva Ribeiro Junior.

c) R$890.865,19 - Robson Freire Ribeiro.

d) R$422.099,64 - Erivaldo Freire Pessoa.

e) R$957.632,33 - Caires e Pessoa Ltda. (Farmácia Caires).

f) R$751.883,32 - Espólio de Claubertino Tadeu Meira.

g) R$282.441,21 - HOSP Produtos Hospitalares Ltda.

h) R$88.477,60 - MEDSIL Comercial Farmacêutica e Hospitalar Ltda.

i) R$110.318,63 - Comercial de Produtos Farmacêuticos e Hospitalares Filhote Ltda.

j) R$21.841,03 - CEFARMA Produtos para Saúde Ltda.-ME.

O MPF apontou, entre as irregularidades, apresentação de certidões após a reunião da comissão de licitação, fracionamento indevido do objeto licitado e direcionamento para carta convite, além de dispensa ilegal de licitação.

Na decisão, o juiz diz ter constatado suficientes indícios da prática das irregularidades apontadas. Os bens (valores, imóveis e automóveis) foram bloqueados até o limite acima. Os réus foram intimados para se defenderem.

 

Improbidade – 13.01.2018

Ex-prefeito, agentes públicos e
licitantes têm bens bloqueados

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O juiz Filipe Aquino Pessôa de Oliveira e a juíza Daniele Abreu Danczuk, da Vara Federal de Guanambi-BA, determinaram, em medida cautelar, a indisponibilidade de bens de 20 réus, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

São duas ações civis de improbidade, movidas pelo Ministério Público Federal, por dano ao erário e violação aos princípios administrativos, em 2007, somando R$5.597.412,67.

Entre os acusados, estão o ex-prefeito Carlos Roberto Souto Batista e mais quatro outros agentes públicos: Luiz Antônio Ferreira Castro, Olavo Amorim Lima, Karina Clícia de Jesus Pires e Simone Silva Cordeiro.

Os demais são os licitantes Auto Posto 2 Irmãos, Posto São Cristóvão II, Posto da Cidade, Auto Posto Chapadão e João Batista Pires Pereira, referentes ao primeiro processo, nº 1000197-41.2017.4.01.3309.

O MPF apontou e o juiz Filipe Oliveira acatou diversas fraudes em licitações, como fracionamento do objeto, para possibilitar a modalidade Convite, que teria favorecido os licitantes, além de compras diretas pela prefeitura, envolvendo aquisição de combustíveis com recursos do Fundeb.

No segundo processo, nº 1000199-11.2017.4.01.3309, os licitantes são: Isanilde Freire Ribeiro e Raelson da Silva Ribeiro (Farmácia Ribeiro); Robson Freire Ribeiro (Rifarma); Caires & Pessoa Ltda. (Farmácia Caires); Erivaldo Freire Pessoa (Farmácia Bom Jesus); Espólio de Claubertino Tadeu Meira (Farmácia Meira);

Produtos Hospitalares Ltda. (Hosmed); Comercial Farmacêutica e Hospitalar Ltda. (Medisil), Comercial de Produtos Farmacêuticos e Hospitalares Filhote Ltda. (Comercial Filhote) e Produtos para Saúde Ltda-ME (Cefarma).

Os atos de improbidade apontados pelo MPF, na aquisição de medicamentes e materiais hospitalares, com recursos da Funasa, fundamentaram a decisão da juíza Daniele Abreu Danczuk, ao decretar a indisponibilidade dos bens.

 

Policlínica – 12.01.2018

Livramento perde para Brumado

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Prefeitos reunidos para escolher sede da Policlínica (Foto: site Destaque BAHIA)

A escolha de Brumado para sede da policlínica a ser construída pelo sistema de consórcio público seria fato normal da democracia, não fosse alguns prefeitos escolherem local mais longe para seus doentes.

Entre eles, estão os de Dom Basílio, Rio de Contas, Paramirim, Jussiape e Rio do Pires. Embora eles sejam vizinhos a Livramento, com acesso mais rápido para os pacientes, seus prefeitos escolherem Brumado.

A sede da unidade poderia ser em qualquer um dos mais de 20 municípios das regiões de Brumado e Livramento de Nossa Senhora e todos os gestores acordaram que a escolha seria entre os dois, por votação.

Brumado teve o voto de 13 dos 16 prefeitos presentes à reunião geral, último 10, naquela cidade. A seu favor, teria sido alegado ser de maior porte e já ter UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

O prefeito de Livramento, Ricardinho Ribeiro, apresentou alegação mais plausível, que foi a localização geográfica do município, já que o porte do município e a existência de UTI em nada afeta a policlínica.

Pelo critério geográfico, o atendimento estaria, em tese, mais perto para a maioria dos municípios beneficiados, pois Livramento polariza 12 e Brumado apenas 9. Ou seja, a maioria viajará mais para ser atendida.

Isso nos leva a suspeitar da existência de influência política no processo de escolha, através, por exemplo, de uma possível solicitação do governador, que tem dado mais atenção a Brumado que a Livramento.

O que levaria Roberval Meira (Dom Basílio), Cristiano Azevedo (Rio de Contas), Gilberto Brito (Paramirim), vizinhos a Livramento, a mandarem seus pacientes para mais longe, votando em Brumado?

E o que dizer do Dr. Eder (Jussiape), cunhado do prefeito Ricardinho? É bem razoável acreditar que todos quiseram agradar o governador, sob intermediação do próprio prefeito Eduardo Vasconcelos (Brumado).

 

Entrevista – 12.01.2018

Prefeito reforça promessas

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Prefeito Ricardinho Ribeiro, nos stúdios da Rádio 88 FM (foto de outra entrevista)

O prefeito Ricardinho Ribeiro, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, foi bombardeado de perguntas, ontem (11), feitas por ouvintes da 88 FM, durante entrevista ao vivo, pelo radialista Emanoel Fernandes.

O alcaide foi muito positivo, passou firmeza ao elucidar as dúvidas contidas nos questionamentos que lhe foram feitos. Não fugiu de nenhuma delas. Agradeceu e disse que vai fazer muito ainda por Livramento.

Mas, penso que pecou em alguns pontos. Por exemplo, faltou pelo menos um resumo organizado sobre o primeiro ano de sua gestão, incluindo a reforma administrativa e as exonerações e renomeações em massa.

Não foi feliz na resposta a questionamento da APA (Associação Protetora dos Animais), dizendo que o combate e prevenção de zoonoses, tema de saúde pública, dependeria de parceria que a ONG teria negado.

O Poder Público não pode depender de parcerias nesse sentido. É obrigado a ter programas próprios com essa finalidade. A APA apenas reúne voluntários que querem ajudar e deveria ter apoio da administração.

Sobre as constantes queixas da deficiência na iluminação pública, no município, o prefeito respondeu que fez muito e que melhorou muito, inclusive consertando o que disse ter herdado de “administrações passadas”.

Mas, nesse caso, dizemos nós, o muito não basta. É obrigatório que se faça tudo, pois o serviço é cobrado na conta de luz de cada cidadão.

Sobre o lançamento de dejetos nos rios, incluindo o recente flagrante de um carro “limpa fossa” despejando no Rio Brumado, o prefeito apelou para o Ministério Público e os órgãos fiscalizadores.

E o Conselho Municipal do Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o que fazem? O MP só age na omissão dos gestores. No mínimo, o Limpa Fossa deveria ser apreendido e enquadrado na lei.

 

Formatura – 07.01.2018

Os doutores em ABC!

 

Raimundo Marinho
Jornalista

“Prometo lutar pelos meus ideais, vencer com grandeza os obstáculos, dignificar todas as etapas da minha vida escolar e respeitar os professores que passarem pela minha vida”.

Juramento lido por Renildo Souza Oliveira Filho e repetido por mais cinco alunos, na solenidade de formatura em ABC, dia 16.12.2017, da Escola Machado de Assis, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

Chama a atenção a inclusão, no texto, da promessa de respeito aos professores, o que reflete o momento atual da educação, no Brasil, que está a exigir mais valorização dos educadores em geral.

Os seis formandos - Raul Souza Ferreira, Joana D'Arc Guimarães Ramos, Luís Eduardo Trindade, Renildo Souza Oliveira Filho, Pablo Haymar e Ícaro Pereira - encantaram os convidados, durante a solenidade.

Houve agradecimentos a Deus, à escola, aos pais e professores, em mensagens lidas pelos próprios alunos. Luís Eduardo disse: “Senhor Nosso Deus! Queremos te agradecer a graça deste dia e o diploma que recebemos”.

Na oração a Deus, Ícaro Pereira agradeceu “pelo brilho das estrelas e a cor das frutas, pelo sorvete de chocolate e todas as delícias deste mundo”, prometendo agradecer “todos os dias da minha vida”.

Joana D’Arc disse aos colegas: “que eu possa estender a mão quando for preciso, dar o coração quando necessário, para que, desse jeito, nossos laços de amizade nunca se cortem no meio do caminho”.

Pablo Haymar agradeceu aos pais, “que sempre estiveram ao meu lado, nas minhas quedas, nas minhas grandes e singelas conquistas”. O agradecimento à escola foi feito por Renildo Filho.

Raul Ferreira agradeceu os professores “que nos ajudaram a chegar até aqui, dedicando tempo e trabalho para um ensino de qualidade, nos tornando capazes de alcançar nova etapa nos estudos”.

Ele também agradeceu à amiga Márcia Oliveira, pelo apoio à sua família, para a manutenção dos seus estudos: “Muito obrigado, com todo carinho e amor”, disse, entregando a ela um arranjo de flores.

E, na beleza clássica de uma formatura, no Espaço Coliseu, impecavelmente trajados, “cavalheiros” e “damas” valsaram ao som de Danúbio Azul. Na sequência, rolou o puro rock, sob a “batuta” do DJ Yuri.

Após cumpridas todas as formalidades, a descontração infantil invadiu o salão: corre-corre, esconde-esconde, gravatas pelos ares, sapatos fora dos pés, quedas sobre os tapetes, camisas sociais fora das calças etc. Beleza pura!

Clique aqui e veja mais 10 fotos

 

Centro Espírita – 05.01.2018

Preocupação com
a qualidade de vida!

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O Cel atende a uma média de 35 famílias por mês (esta e demais fotos enviadas pelo Cel)

As necessidades do espírito e do corpo andam juntas. E cada uma precisa ser atendida, no seu devido nível, para que o indivíduo tenha uma vida equilibrada e saudável. É por isso que Deus nos provém, de maneiras que, às vezes, nem percebemos.

Uma das instituições, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, que unem as duas coisas no mesmo projeto de acolhimento humano, principalmente dos mais necessitados, é o Centro Espírita Livramentense - CEL.

A entidade, que completou 54 anos em 25 de dezembro, possui cerca de 100 famílias cadastradas e atende, mensalmente, uma medida de 35 delas. A assistência inclui distribuição de alimentos, roupas e calçados.

Mantém oficina que forma pessoas para atuar em salão de beleza e disponibiliza o kit do material básico necessário para o início na profissão. Oferece atendimento odontológico, prestado por voluntários, como as demais ações sociais que promove.

Porém, o foco das ações do CEL, pela sua própria natureza, é a divulgação dos ensinamentos de Jesus Cristo e da doutrina espírita, com palestras, encontros, livros e evangelização para crianças de 5 a 13 anos, inclusive através da arte.

A comunidade de Livramento, mesmo quem não é espírita, colabora e ou participa desse trabalho da entidade, reconhecido pela sua relevância e seriedade. Vence, assim, antigo conservadorismo religioso, conforme recorda a diretoria do Centro.

O CEL costuma festejar datas como páscoa, dia das mães e dos pais, São João, dia das crianças e, principalmente, o Natal. São realizadas atividades voltadas para a evangelização e a promoção humana.

No último Natal, houve sorteio de brinquedos para crianças e brindes para os pais, lanche e distribuição de chocolates para a meninada, além das tradicionais “cestas básicas” para as famílias atendidas.

O lanche que encerrou as atividades de 2017, em dezembro, foi uma feijoadinha bem baiana

Clique aqui e veja mais fotos dos eventos do CEL

 

Luto – 01.01.2018

Morre ex-vereador Artur Matias

 

Foto de campanha eleitoral

Raimundo Marinho
Jornalista

Faleceu na manhã de hoje, em Vitória da Conquista, onde se encontrava internado, há vários dias, com problemas pulmonares, o ex-vereador Artur Matias, 78 anos, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. O sepultamento está previsto para logo mais às 17h, no cemitério local.

Com a filha Daise, recente

Deixa viúva a professora Lédima, com quem gerou os filhos Gilberto e Daise. Teve três netas Maria Clara, Maria Luiza e Maria Helena. Artur era filho de D. Dezinha (Adelaide) e Seu João Matias, de tradicionais famílias livramentenses.

Foi professor e, além da política, dedicou-se também à agricultura. Como político, foi vereador, presidente da Câmara Municipal e prefeito interino (20.01.1971-31.01.1971). Exerceu a vereança nas gestões do prefeito Ulisses Lima (07.04.1967-19.01.1971 e 01.02.1983-31.01.1988).

Prefeito decreta luto oficial de três dias >>