São Gonçalo – 28.01.2019

Canabrava repete tradição de
319 anos, na Serra das Almas

Missa em louvor a São Gonçalo, na Canabrava (fotos enviadas pelo seguidor do site Hugolino Lima)

Raimundo Marinho
Jornalista

..

..Filarmônica Lindemberg Cardoso, na celebração

Celebrou-se hoje, 28, às 10h, a missa em louvor a São Gonçalo do Amarante, tradição de 319 anos, lotando a pequena igreja do povoado de Canabrava, fincado numa das grotas da Serra das Almas, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

Como nos últimos anos, a celebração foi presidida pelo xará do santo, padre Gonçalo, acompanhado pelo colega Gilberto, encerrando o período festivo iniciado dia 19, com a abertura do novenário, que atraiu devotos de toda a região.

Num misto de fé religiosa e atividades profanas, acontece de tudo no local, com destaque, no lado profano, para a bebedeira e o desfile de motos, com o som ensurdecedor das descargas adulteradas, motivo de muitas queixas.

Padre Gonçalo presidiu a missa solene de hoje

A motocicleta foi introduzida no calendário da festa há cerca de 20 anos, com a “missa dos motoqueiros”, este ano celebrada dia 22. Tudo muito bonito, até a invasão das motos “envenenadas”, estranhamente toleradas pela polícia.

No dia maior dos festejos, sempre 28 de janeiro, a programação inclui alegre alvorada (às 5h), missa dos romeiros (às 7h) e missa solene (às 10h), seguida de procissão, em torno da igreja, no centro do povoado.

Os atos religiosos, missa e procissão, contaram com a presença do prefeito de Livramento, Ricardinho Ribeiro.

(Para saber um pouco mais sobre São Gonçalo, acesse:
http://www.mandacarudaserra.com.br/noticias/2015/sao_goncalo.html)

 

Combate ao barulho – 26.01.2019

Promotor defende população
contra som abusivo em carros

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O promotor de Justiça da Comarca de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, Ruano Fernando da Silva Leite, representante do Ministério Público Estadual, decidiu combater o desassossego causado pela poluição sonora nas vias púbicas, principalmente em áreas residenciais.

Promotor de Justiça Ruano Fernando Leite  (foto acessada na WEB, sem autoria)

Na Recomendação nº 01/2019, ele alerta autores dos abusos a se enquadrarem nas exigências legais e recomenda as autoridades sobre como prevenir e reprimir as condutas que tiram o sossego público.

Abrange todos os municípios da Comarca (Livramento, Dom Basílio, Jussiape e Rio de Contas), hoje terras sem lei, nesse sentido. O MP respalda-se na Constituição, em leis federais, estaduais e municipais.

Entre os alvos estão os sons automotivos conhecidos como “paredões”, assim como os tubos de descarga criminosamente adulterados. E não importam volume nem o horário e sim a perturbação provocada.

O documento é dirigido a proprietários e condutores de veículos, donos de instrumentos sonoros e estabelecimentos comerciais, entidades recreativas, agentes de trânsito, prefeitos e vereadores.

As recomendações incluem alertas de medidas administrativas, se necessário, como apreensão de veículos e equipamentos, ou ação judicial por crimes, cujas penas incluem perdas de bens, prisão e multa.

Clique aqui para ler detalhes da recomendação do Ministério Público

 

Saúde- 26.01.2019

Feira Cidadã supre demanda
reprimida de 7 mil pessoas

 

Raimundo Marinho
Jornalista

A Feira Cidadã, com destaque para a saúde, movimentou, desde o dia 24, a cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, promovida pela Secretaria Estadual da Saúde e Voluntárias Sociais, em parceria com a prefeitura local.

Instalada nas dependências da Escola Municipal Polivalente, ofereceu serviços móveis gratuitos de consultas médicas e odontológicas, diagnóstico através de imagens, além de cirurgias dentárias e de catarata.

A coordenação estima que o atendimento ultrapassará sete mil pessoas, de Livramento e municípios vizinhos. Foram oferecidos, ainda, emissão de 2ª via do RG, CTPS, brinquedoteca e trato da beleza física.

 

Supre demanda reprimida de longo tempo, gerada pelo descaso e incapacidade do próprio poder público, que deveria disponibilizar esse atendimento no dia-a-dia, nas unidades de saúde, como seria obrigatório.

Divulgou-se que o projeto foi idealizado, para toda Bahia, pela primeira-dama Aline Peixoto, esposa do governador Rui Costa. Que Deus a abençoe e ilumine, e nunca seja tentada a se lançar candidata aproveitando-se disso.

 

Prepostos da PM (46ª CIPM) ficaram de prontidão durante evento

Fila deu volta no quarteirão, algumas pessoas dormiram no local

 

Português – 25.01.2019

Pobre do nosso vernáculo!

Raimundo Marinho
Jornalista

A carga horária de Língua Portuguesa, na rede de ensino, há algum tempo passou de cinco para apenas três horas semanais. No meu tempo (1960-1970), por exemplo, além de professores rigorosos, havia aula todo dia.

Nosso vernáculo vem sendo continuamente vilipendiado, como o exemplo que acaba de dar o Colégio Estadual de Livramento (CEL), antigo Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

Justo um educandário, o qual, em cartaz, escrito à mão e estampado no seu portal de entrada (foto), escreveu:

“Matrículas abertas 2019

Sejam bem vindos!”

No minúsculo texto, comete um erro crasso. Quem, por acaso, não percebeu, será bem-vindo ao clube dos que precisam de uma reciclagem em Língua Portuguesa.

“Bem vindo” é errado; “Benvindo” é nome próprio; e “bem-vindo” (com hífen) é a forma correta para o tipo de saudação enunciada no cartaz.

Parece bobagem, mas tem efeito pedagógico visual indelével sobre os alunos. Eles tendem a acreditar que a escola que os ensina e na qual confiam jamais cometeria tal erro e vão considerar, vida afora, o errado como certo.

 

Serviços – 21.01.2019

Feira de Saúde, em Livramento

 

Raimundo Marinho
Jornalista

 

A população de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, terá acesso a vários serviços de saúde e cidadania, quinta-feira, dia 24, das 8h às 17h, durante a Feira Cidadã, na Escola Polivalente local.

A iniciativa do evento, também chamado Feira de Saúde, é do governo estadual, através da Secretaria da Saúde do Estado e Voluntárias Sociais, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde.

Serão feitos ultrassonografia (mama, abdômen, tireoide, vias urinarias, próstata via abdominal e partes moles), exames ginecológicos, aferição da pressão, glicemia e orientação nutricional.

Haverá consultas médicas, oftalmológicas, tratamento odontológico, eletrocardiograma, raio X do tórax, atendimento social, emissão do RG (2ª via) e CTPS, e até espaço de beleza.

As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo Estadual, acrescentando que as Voluntárias Sociais também vão disponibilizar armações de óculos e cirurgias de cataratas.

Para a criançada, está prevista uma brinquedoteca. A meta é atender, junto com o município, 6.810 pessoas. A prefeitura informa que o atendimento odontológico irá até domingo, dia 27.

Quem dirige as Voluntárias Sociais da Bahia é a primeira-dama Aline Peixoto, idealizadora do evento, ao qual deverá comparecer, embora ainda não confirmado, ao lado do governador Rui Costa.

 

Nosso artista se foi – 17.01.2019

Morre o grande pintor
Érico Lopes de Oliveira

 

..

.. Érico Lopes, na capela que construiu em casa

Raimundo Marinho
Jornalista

Conforme Nota de Falecimento, divulgada hoje à tarde pela família, faleceu em Itaobim (MG), o maior artista plástico de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, Érico Lopes de Oliveira, 90 anos, pintor, escultor, artesão, restaurador, modelador, marceneiro e pedreiro.

Ele passou a sofrer de Alzheimer, não faz muito tempo, e viveu os últimos anos assistido por parentes, em Minas Gerais. Seu corpo será velado, a partir das 18h de hoje, em sua residência, na Rua Miguel Tanajura, em Livramento.

O sepultamento será amanhã, dia 18, às 9h, no cemitério local, pela Funerária Bom Pastor: (77) 99968-3155 (VIVO) e (77) 99166-6263 (TIM). Em janeiro de 2006, este site fez ampla matéria destacando a genialidade de Érico, até então pouco conhecido. Veja trechos:

“Quem transita pela rua Miguel Tanajura, antiga "Rua de Trás", em Livramento de Nossa Senhora, nem imagina que há um tesouro artístico guardado na casa nº. 208, perto de onde nasceu o maestro Lindembergue Cardoso”.

“A peça de maior grandeza é o próprio dono da casa, o genial artista plástico Érico Lopes de Oliveira (...). Filho de José Fulgêncio de Oliveira e Eliza Lopes de Oliveira, Érico nasceu na rua da Alegria, hoje rua Dr. Joaquim Tanajura, em 18.10.1928”.

“Depois de ser assaltado 20 vezes em São Paulo, na última delas por seis trombadinhas de vez, decidiu deixar a Pauliceia [onde morou por 45 anos] com destino a Livramento de Nossa Senhora”.

Velório do Papa Pio XII, reproduzido por Érico a partir de uma foto de jornal

Leia a matéria completa em:

http://www.mandacarudaserra.com.br/arquivo/janeiro2006/erico%20lopes.htm

 

Produção de leite – 16.01.2019

Tanque de resfriamento
para pequenos produtores

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Dez famílias da comunidade de Tamboril, distrito de São Timóteo, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, foram ajudadas pelo programa do Governo Estadual de distribuição de tanques para resfriar leite.

O recipiente, com capacidade para dois mil litros, foi entregue aos produtores, dia 13, com a presença do prefeito Ricardinho Ribeiro, que ressaltou sua importância para armazenagem e comércio da produção.

..

O leite é vendido para a Cooperativa dos Produtores de Leite e Cereais, do vizinho município de Lagoa Real, que produz queijo, iogurte e outros derivados para o Programa Fome Zero, do Governo Federal.

Para processar o leite, a Cooperativa necessita que o produto seja conservado adequadamente, o que inclui o resfriamento, através dos tanques, que os pequenos produtores não podem comprar.

Agora, eles vão produzir sem risco de perda e os beneficiados devem chegar a mais de 20 famílias, com renda mensal de até R$1.500,00, contribuindo para elevar o padrão econômico da região.

Essa iniciativa do Governo do Estado tem apoio direto da Prefeitura e entidades ligados ao setor, como Associação dos Moradores de Tamboril e Associação do Semiárido de Livramento (Asamil).

 

Reunião da APLB – 15.01.2019

Sindicalista teme por Educação
no atual mandato de Rui Costa

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O governador Rui Costa, da Bahia, demonstra ter ódio da educação e do professor. A afirmativa é da diretora de Organização da APLB-Sindicato, Ivone Azevedo, no último dia 11, em Livramento de Nossa Senhora.

Ela discorreu sobre a Conjuntura Política e os Desafios para o Movimento Sindical, em palestra promovida pelo Conselho Sindical Regional São Francisco da APLB, e se referiu a atos recentes do governador.

Os atos incluem fechamento de escolas, dedicação exclusiva de diretores de escolas, extinção dos núcleos regionais da Secretaria da Educação, além de aumento da contribuição previdenciária.

A sindicalista alertou que 2019 será ruim, sem esperanças de melhorias e avanços na carreira e condições de trabalho. “Será o ano da resistência e de luta para não perdermos o que temos”, disse.

Citou a terceirização adotada pelo governador, em lugar dos concursos públicos, e a evasão escolar, que esvaziam as salas de aula e eliminam espaços de trabalho do profissional da Educação.

Deixou claro não querer “aterrorizar e sim alertar”, para manter a classe vigilante e na luta para preservar conquistas. Mas também criticou a categoria: “só pensa em dinheiro, não luta pelos direitos”.

Acrescenta que “ninguém pensa mais na educação, perderam-se na profissão” e condenou o clientelismo e comodismo do setor. Também denunciou a manipulação dos sindicatos por gestores municipais.

A Regional da APLB reúne as delegacias Serra das Almas (Livramento), Algodão (Guanambi), Urânio (Malhada de Pedras), Manganês (Caetité) e Serra Geral (Carinhanha), abrangendo 26 municípios.

O novo diretor regional, Gerlando Oliveira, que coordenou o evento, falou das diretrizes de mobilização para preservar direitos e valorizar a classe, incluindo a implementação dos planos de carreira.

O encontro da Regional da APLB, realizado no Centro Paroquial, dia 11, em Livramento, reuniu diretores dos núcleos de Jussiape, Érico Cardoso, Paramirim, Malhada de Pedras e Caculé.

 

Calendário APA – 15.01.2019

O homem deve ser guardião
das outras espécies animais

 

Raimundo Marinho
Jornalista

 

Iniciativas, ainda que pequenas, indicam mudanças alvissareiras em nossa relação com os animais, que não diferem dos humanos em importância para a natureza, igualando-se na completude do Plano de Deus.

Cada vez mais as pessoas se conscientizam disso. Deus elegeu o ser humano, dando-lhe maior engenhosidade mental e de comunicação, como guardião das outras espécies e não para destruí-las.

Mas, infelizmente, a matança dos bichos, em assustadora escala industrial, ainda é perversa e cruel, distorcendo o projeto de Deus, ao transformar os animais em desnecessária fonte de alimento.

Assim, é esperançoso ver em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, um engajamento nessa nova e correta visão de proteção dos animais, apesar de ainda ser incipiente, ante o tamanho do problema.

Todavia, já podemos observar resultados concretos consoladores. É o caso das ações da APA (Associação Protetora dos Animais), que recolhe animais doentes, para tratamento, alimentação e vacinas.

Minimiza, consideravelmente, o sofrimento desses seres, tudo de forma voluntária. No final de 2018, a entidade lançou o “Projeto Calendário Animal”, 1ª edição, nas versões  folhinha e de mesa.

Na folha de cada mês, é contada a história de um dos animais socorridos pela APA. Quem adquirir o material ajudará no custeio das ações da entidade. Custa R$5,00 e R$10,00, respectivamente.

Os bichos sentem dor e fome, como nós e precisam de socorro, tratamento e alimentação. Quem desejar, pode adotar um deles. A APA recolhe, trata, alimenta, vacina e castra os animais recolhidos.

(Facebook: Ong APA Livramento, @ongapalivramento. ongapalivramento@gmail.com)

 

Obras iniciadas – 07.01.2019

Novo cemitério em Livramento

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O grave problema da falta de espaço no cemitério da cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, terá fim em breve, sossegando os moradores, principalmente os que acreditam na morte.

A prefeitura anunciou o início das obras para construção de novo local, em área remanescente do antigo aeródromo, com 20 mil metros quadrados, vizinho à UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

A nova necrópole terá capacidade para acolher inumações por pelo menos 22 anos, estimado com base na média atual de sepultamentos, que é de 300 por ano, segundo dados da prefeitura.

Foi divulgado que as obras estão sendo executados com mão-de-obra e recursos próprios, pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, com aprovação dos órgãos ambientais locais.

Segundo o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Ricardo Juvelino, o cemitério terá estrutura completa e dentro de todas as exigências da legislação ambiental.

O prefeito Ricardinho Ribeiro disse tratar-se de um pedido antigo da população, desde a gestão passada, que sua administração vai atender, “se nosso Bom Deus permitir”, ressalvou.

 

Geladeiroteca – 05.01.2019

E os bons tempos do juazeiro!

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O prefeito de Livramento, Ricardinho Ribeiro, prestigiou lançamento da Geladeiroteca Juazeiro

Pergunte o que é juazeiro e a resposta certa dirá ser uma árvore comum no semiárido brasileiro, inclusive em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, resistente à seca e fonte de alimento para os animais.

Mas se a pergunta for sobre os “tempos do juazeiro”, sessentões e setentões livramentenses dirão que foram os áureos dias juvenis, em frente ao Colégio João Vilas Boas, sob a sombra da generosa árvore.

Ali, a galera ficava horas e horas, em intervalos e aulas vagas, resenhando e contando vantagens estudantis. Uns aproveitavam para fumar escondido e falar palavrões, o que não ousavam fazer em casa.

Esses belos tempos estão sendo lembrados, um pouco, em projeto muito simples, mas de alto significado, chamado Geladeiroteca Juazeiro, inaugurado por Vovô Deva, último dia 3, homenageando a saudosa árvore.

A meta é disponibilizar livros ao público, principalmente estudantes, na Praça Coronel Zezinho Tanajura, onde hoje há uma lanchonete, local do extinto juazeiro, em frente ao CEJVB, antigo Ginásio de Livramento.

A geladeira, claro, não gela, é simbólica e foi adaptada para guardar os livros, de onde podem ser retirados, para leitura. E assim que forem lidos, devem ser devolvidos ao local, para outros interessados.

A mão é dupla e quem quiser pode fazer doações, de novos ou usados, colocando-os na Geladeiroteca. É uma inteligente troca comunitária de livros, que incentiva a leitura e dissemina cultura e conhecimento.

Vovô Deva, autor da ideia, é o pediatra Hildevaldo Silva Ribeiro, 71 anos. Ele frisa que a singela iniciativa, se tiver apoio da comunidade, vai gerar bons resultados, ao facilitar acesso aos livros, muitos deles raros.

Explica que a geladeira simboliza o convite para se “refrescar as ideias”, evitando que a cultura caia no frio do esquecimento, além de informar-se e estimular transformações positivas na comunidade.

Vovô Deva: não deixe a cultura na geladeira

 

Pedra da Santana - 03.01.2019

Um enigma da natureza!

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Uma formação rochosa, denominada Pedra da Santana, chama a atenção no povoado de Santana, 13km a sudoeste da cidade de Paramirim, na Bahia, raro monumento natural, no Brasil.

Chega-se bem perto do local, em poucos minutos, de automóvel, seguindo-se uma agradável caminhada, de 2km, até o topo da montanha, que se eleva a 938m acima do nível do mar.

O enorme bloco rochoso equilibra-se caprichosamente em três pedras, intrigantemente desproporcionais, como se postas por mão humana, numa média de 97cm acima do piso de extenso lajedo.

Mas não há indício de ser obra da Engenharia. Estima-se que tem cerca de 22m de perímetro, 48m³ e aproximadamente 130 mil quilos, pelos parâmetros de medição e pesagem usados nesses casos.

Costuma ser confundido com os antigos dolmens, monumentos megalíticos datados do final do V ao III milênios antes de Cristo, normalmente usados como sepulcros. Eram obras da construção humana.

Visitei o local, levado pelos amigos Eduardo Lessa e Gilberto Spínola Matias, e fomos guiados por José Carmelito, morador do local. Ele conta que lá se realiza a Via-Sacra, toda Sexta-Feira da Paixão.

O guia lembra que o nome antigo da rocha era Pedra do Sobrado, alterado em homenagem à padroeira do povoado. Disse já ter guiado inúmeros visitantes, inclusive equipes de televisão.

O monumento parece não ser muito explorado turisticamente, o que talvez seja bom para sua preservação e da natureza em seu entorno. Mas é um local deslumbrante, verdadeira obra de Deus!