Mass media - 29.06.2019

Somos a favor do Brasil!

(Texto alterado em 30.06.2019, às 18:40h)

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Uma parte do nosso jornalismo, alinhada às forças políticas e econômicas, foi abatida na campanha presidencial de 2018, quando a mídia tradicional perdeu para a vontade majoritária dos eleitores.

O fenômeno ainda está por ser digerido, principalmente por quem não imaginava que um deputado do chamado baixo clero, à margem dos protocolos vigentes, se elegeria presidente tão fácil.

O então candidato Jair Bolsonaro foi totalmente indiferente ao poderio midiático e às forças políticas dominantes, servindo-se apenas das ditas redes sociais, até então pouco levadas a sério.

Esnobou o modelo de comunicação costumeiramente adotado, concentrando suas mensagens nas questões não encampadas pelos mass media e não resolvidas pelos governos.

Falou o que um povo cansado de monopólio e manipulações queria ouvir, como matar bandidos antes de morrer um policial, armar o cidadão de bem e abolir o aparelhamento político do Estado.

Pregou o veto às ideologias, em defesa da escola e das crianças, o resgate da nacionalidade e das cores nacionais. Pela primeira vez, nos últimos tempos, colocou Deus num slogan eleitoral.

No momento, sofre um combate feroz dos que perderam o status quo das mamatas e alguns brasileiros estão embarcando nessa onda de gelo, acolhendo certas insanidades divulgadas.

NOTA -  Suprimimos o último parágrafo deste comentário, bem como o texto "Eu não peço desculpas...", que dissemos ser atribuido ao jornalista Alexandre Garcia. Fomos alertados de que o mesmo é falso (fake news), no qual alguém usou inescrupulosamente o nome do Alexandre, prática condenável, que repudiamos veementemente.

 

Calçamento - 29.06.2019

Enfim, Município é lembrado!

 

Raimundo Marinho
Jornalista

No bairro Rua do Areião, onde São João Batista é padroeiro, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, há dois núcleos habitacionais. O principal é o sítio histórico que tem construções com características do século 19.

O outro é uma localidade conhecida pelo nome de “Município”, em sua maioria com moradias simples, bem mais recentes. Apesar de existir há muitos anos, é carente dos benefícios urbanos, salvo a energia elétrica.

Nunca recebeu a atenção merecida do poder público. Mas, recentemente, teve atendida uma de suas principais reivindicações, que foi o calçamento, através de paralelepípedos, de suas três ruas, bem curtas e traçado singelo.

Desprezada ao longo de anos, por prefeitos e vereadores representantes do bairro, agora teve o “milagre” realizado pelo prefeito Ricardinho Ribeiro, cuja meta é pavimentar todas as vias da cidade.

Agora, só falta a Coelba fazer sua parte, corrigindo a posição de um poste de iluminação pública fincado bem no meio da rua (foto), dificultando a circulação e oferecendo risco de acidente.

Recentemente, o centro histórico da Rua do Areião ganhou um bonita quadra, batizada com o nome do saudoso ex-vereador Amâncio Lima Aguiar, que residiu por muitos anos no bairro.

 

Eleição sindical - 29.06.2019

Nova diretoria assume
APLB, em Livramento 

 

Raimundo Marinho
Jornalista

A Delegacia Serra das Almas da APLB-Sindicato, com sede em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, empossou, último dia 19, sua nova diretoria, para o quadriênio 2019-2023. O ato ocorreu logo após a proclamação do resultado da eleição ocorrida nos dias 18 e 19, deste mês.

Segundo a diretora da Delegacia, Eliane de Souza Bomfim Santos, o pleito abrangeu a sede, em Livramento, e os núcleos dos municípios de Rio de Contas e Jussiape. Disse que concorreu chapa única, encabeçada por ela, que teve 77,5% dos votos válidos.

Acrescentou que 465 filiados compareceram para votar, registrando-se 443 votos válidos, quatro nulos e 18 em branco. A chapa foi mesclada com antigos e novos diretores, que prometem intensificar a luta pelos direitos da categoria e busca de novas conquistas.

A APLB-Sindicato, que atua em âmbito estadual, através de diretorias e delegacias regionais, congrega trabalhadores em Educação das redes públicas estadual e municipais do ensino pré-escolar, fundamental e médio do Estado da Bahia. A nova diretoria:

Delegacia: Eliane de Souza Bomfim Santos (diretora), Wanilton Christian Alves Santos (vice-diretor), Eurides Cambuí Aguiar Silva (secretária geral), Orlando Silva Almeida (tesoureiro), Luciene Souza Silva Lima (secretária de políticas sociais intermunicipais), Bento Moreira Dias (secretário de imprensa), Márcia de Lourdes Soares Oliveira (secretária para assuntos jurídicos), Luzia Lima Neves (1ª suplente), Elisângela Assunção Cordeiro (2ª suplente), Marilúcia Soares Lima (3ª suplente).

Núcleo Jussiape:  Dourival Caires Teixeira (coordenador),  Sidnei Silva de Oliveira (vice-coordenador),  Juliano Chaves dos Santos (secretário), Dione Soraia Azevedo Novais Santos (tesoureira), Luzinete Pires Freitas (secretária sindical),  Sônia Ribeiro da Silva (1ª suplente) e Valdinei Souza Carvalho (2º suplente). 

Núcleo Rio de Contas: Vilma Moreira Mafra Gottschall (coordenadora),  Márcio Antônio Dantas Ramos (vice-coordenador), Luciana Fernandes Pinto (secretária), Luzia Mafra de Lima Ramos (tesoureira),  Amanda Kely Silva Oliveira Pierote (secretária sindical), Juliana Moreira Cotrim Maia (1ª suplente) e Stela Maria Santos Freitas (2ª suplente).

 

Fim de festa – 25.06.2019

Forró, feriado e polêmicas!

 

Raimundo Marinho
Jornalista

A programação oficial da parte profana dos festejos juninos em Livramento de Nossa Senhor, Bahia, foi muito animada e variada, com shows de artistas famosos, e também motivo de polêmicas.

Numa, os oposicionistas questionaram os gastos da prefeitura com as festas, estando o município sob “situação de emergência”, decretada pelo governo estadual, devido aos efeitos da seca.

O prefeito não se abalou e tocou o barco, diferente do ano passado, quando teve de cancelar os contratos para os festejos, por recomendação do Ministério Público, também pela “situação de emergência”.

Outra polêmica foi protagonizada pelos comerciantes, irresignados com a decretação de feriado, nos dias 24 e 25 de junho, pelo prefeito Ricardinho Ribeiro. Alegaram que isso traria prejuízos ao setor.

Nesse caso, o prefeito teve boas intenções, mas usou a via legal inválida, pois a competência para decretar feriado civil é da União, conforme o art. 22, inc. I, da Constituição Federal.

O prefeito assinou um ato (Dec. nº 122/2019) sem pé nem cabeça, que apenas “dispõe sobre o feriado municipal dos festejos de São João”, inusitadamente de dois dias, 24 e 25 de junho, e só em 2019.

Além de não ter amparo legal, o decreto é esdrúxulo, ao criar um feriado temporário, de dois dias, com base em “considerandos” contraditórios. A Lei Federal nº 9.093/1995, sobre feriados, diz:

Art. 1º São feriados civis:

I - os declarados em lei federal;

II - a data magna do Estado fixada em lei estadual.

III - os dias do início e do término do ano do centenário de fundação do Município, fixados em lei municipal.

Art. 2º São feriados religiosos os dias de guarda, declarados em lei municipal, de acordo com a tradição local e em número não superior a quatro, neste incluída a Sexta-Feira da Paixão.

Mas o povo não quis saber de polêmicas, nem de questões jurídicas e foi curtir a programação da prefeitura, que se esmerou para fazer a melhor festa junina da região. Nos dias 23 e 24, a Praça João Marques ficou lotada!

 

São João – 25.06.2019

“A mão do Senhor estava com ele”

(Lc 1: 66)

 

Raimundo Marinho
Jornalista

A pauta em louvor a São João Batista, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, encerrou-se, ontem, com missa solene, 17h, celebrada por padre Gonçalo Aranha dos Santos, no sítio histórico Rua do Areião.

Sobre a tradição em homenagem ao santo, o celebrante lembrou ser a recordação do chamado de Deus para a vida e nosso papel na sociedade, como o de João Batista, de anunciar e preparar a vinda de Jesus Cristo.

Na homilia, padre Gonçalo destacou que “não estamos sozinhos, nem à toa pelo mundo”, que Deus não nos jogou, aqui, simplesmente, Ele está conosco. Citou como exemplo a vinda de Jesus, anunciada por João.

Falou que a mudez momentânea de Zacarias, pai de João, relatada no Evangelho, resultou de um vacilo seu na fé, ao não acreditar que ele e sua esposa Isabel, de idades avançadas, ainda poderiam procriar.

“No momento da prova, é preciso que confiemos”, ensinou o padre Gonçalo, além do “agradecimento a Deus pelos nossos pais, eles são instrumentos de Deus por nós, como Zacarias e Isabel foram para João Batista”.

A enaltecer a vida, o padre alertou para o absurdo do aborto, imaginando qual seria a consequência, por exemplo, se Isabel e Maria abortassem seus filhos, por medo e insegurança em relação à missão recebida de Deus.

“Somos todos graça e benção de Deus”, acrescentou. Aos que se desvalorizam, ensinou que “somos belos e valemos muito” e devemos repetir: “eu sou um dom de Deus, Ele me quis e me criou, não posso ser sem valor”.

Defendeu a autoestima e o amor próprio e que cada um deve “amar a si mesmo”, para poder amar o outro e “compartilhar alegria e caridade”, sempre se esforçando para ser “cada dia mais santo”.

Desejou que a festa de São João Batista “nos ajude a assim nos tornarmos” e aproveitou para dizer que “a vida é uma só”, não podendo ser desperdiçada, acreditando que “ninguém vai voltar aqui”.

Nesse sentido, o padre fez uma crítica nada ecumênica ao espiritismo, afirmando que “não condiz com a nossa fé” e que “Não há vidas passadas nem futuras. Daqui para os céus, ou os infernos, para quem os merecer”.

 

Festejos juninos – 23.06.2019

Vivendo a tradição do São João!

Raimundo Marinho
Jornalista

..

O São João em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, está animado, com uma bonita decoração, no centro da cidade. A festa chega ao ponto alto hoje e amanhã, no profano e na parte religiosa.

O São João dos fogos, bebidas, forró e comidas típicas nada tem a ver com João Batista, o Santo, precursor de Jesus Cristo.  Muitos são os que comem, bebem e dançam, mas poucos são os que rezam.

Do lado profano, a animação será no Arraiá da Praça João Marques, com os cantores Joelma, Michele Andrade e Luciene Melo, hoje (23); e Eduardo Costa, Maike José e Casaca de Couro, amanhã (24).

Mas se vive a tradição, também, em escolas e residências. A missa em louvor a João Batista será amanhã (24), às 17h, no bairro Rua do Areião, onde vem sendo rezadas novenas desde o último dia 15.

 

Rio de Contas – 23.06.2019

Cultura e fé no Corpus Christi!

 

Raimundo Marinho
Jornalista

A vizinha cidade de Rio de Contas viveu, dia 20, uma das suas mais belas e antigas tradições, a festa de Corpus Christi, que tem participação intensa dos moradores, que decoram o piso das ruas com os já famosos “tapetes”, feitos por estudantes e professores.

As fachadas das residências e prédios públicos também são enfeitadas e iluminadas, tudo com temas dessa tradição religiosa, que enaltece a consagração do Corpo de Cristo como alimento espiritual dos cristãos.

As celebrações em Rio de Contas constaram de missa (manhã) e procissão (tarde), simbolizando a caminhada do povo de Deus à Terra Prometida. Segundo a Bíblia, esse povo nutria-se do maná do deserto; e Cristo instituiu a eucaristia, para alimentar seu povo com o próprio corpo.

A festa de Corpus Christi foi instituída pelo papa Urbano IV, em 1264. É celebrado 60 dias após o Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que lembra o dia da instituição do sacramento da eucaristia.

Deputado Marquinho Viana (D) e prefeito Cristiano Azevedo (E) conversam e ficam de costas para o altar

 

Educação – 14.06.2019

Professores terão 30%
de incentivo à formação

Ricardinho (C) deu a notícia diretamente aos diretores da APLB (esq. para dir.): Márcia Oliveira, Orlando Almeida, Eliane Bonfim e o controlador Jânio Lima

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Pelo menos 231 professores municipais de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, receberão 30% de acréscimo salarial, a partir do próximo mês, relativos ao “incentivo à formação”, previsto no Plano de Carreira.

A notícia foi dada ontem, pessoalmente, pelo prefeito Ricardinho Ribeiro, ao entregar a lista dos beneficiados aos diretores da delegacia local da APLB-Sindicato, que fez as reivindicações, na atual gestão.

O prefeito destacou a importância desse incentivo para a melhoria na qualidade da educação, no município, e afirma que compensa o impacto na folha de pessoal, que será da ordem de R$700 mil por ano.

Foram requerimentos feitos desde 2014 e a decisão atual iguala todos os que comprovaram a qualificação. Antes, somente 76 recebiam, em percentuais de 5%, 10% e 15%, ocorrendo, agora, a equiparação.

Segundo o sindicato, Ricardinho Ribeiro ainda homologou a subida de classe de 316 docentes e cumpriu a promessa de agilizar a concessão de licença prêmio, deferindo 20 pedidos por ano, de forma programada.

A diretora do APLB-Sindicato, Eliane Bonfim, disse que essa pauta de reivindicações foi apresentada e cobrada do prefeito, que prometeu atender e cumpriu, no ritmo permitido pelo tesouro municipal.

 

Título de cidadão – 08.06.2019

Aos livramentenses de coração!

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Embora nascidas em outros municípios e ou estados, seis pessoas tornaram-se, cidadãos de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, em reconhecimento à contribuição delas em prol do desenvolvimento do município.

A entrega dos títulos foi ontem à noite, em sessão solene da Câmara Municipal. Entre os homenageados está a empresária e atual vice-prefeita Joanina Batista da Silva Morais Sampaio, natural de Rio de Contas (BA).

Os demais são Dirce Cirqueira, servidora do Poder Judiciário, natural de Espinosa (MG); Graça Maria Bergami, dona da Farmácia Vitória, de Alfredo chaves (ES); Juarez Pereira Barbosa, mecânico de automóveis, de Maracás (BA); Sandra Morini da Silva, médica e mentora da Caase, de Santo André (SP); e José Carlos Cerqueira Lima; ex-policial militar, de Feira de Santana (BA).  

O ato foi dirigido pelo presidente da Câmara, Aparecido Lima, e contou com a presença do prefeito Ricardinho Ribeiro, que saudou e destacou a integração dos homenageados ao município, onde foram acolhidos de braços abertos.

Joanina Morais Sampaio . . . . . Dirce Cirqueira . . . . . . . . . . . . . . Graça Maria Bergami 

Juarez Pereira Barbosa (esq.) . . ..Sandra Morini da Silva. . . . . . .. . José Carlos Cerqueira Lima (dir.)

 

Embasa - 07.06.2019

Vereador pede que MP apure
falhas no tratamento da água

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O vereador Josemar Miranda, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, protocolou requerimento junto à Promotoria de Justiça local, pedindo apuração das reiteradas reclamações sobre a qualidade da água distribuída pela Embasa.

Vereador Josemar Miranda

Destaca que a população da cidade “sofre há décadas com o péssimo serviço prestado pela empresa EMBASA” e que “mesmo com abundantes mananciais, a água não é fornecida com regularidade para os munícipes”.

Cita que “coliformes fecais foram detectados em amostras colhidas em diversos pontos do município, além da entamoeba coli e resíduos de vários tipos de agrotóxicos”. Por fim, citou a omissão na correção do pH da água.

O parlamentar solicitou que a Embasa fosse instada a explicar a razão de distribuir água fora dos padrões legais de potabilidade, e que fossem feitas análises da água por laboratórios independentes, para garantia da população.

Na última sessão da Câmara, em 31 de maio, relembrou outro fato grave, dizendo que a empresa opera clandestinamente, no município, pois a concessão encontra-se vencida e sem renovação, desde maio de 2018.

 

Câmara - 07.06.2019

Será aprovada hoje 1ª prestação
de contas do prefeito Ricardinho

 

Raimundo Marinho
Jornalista

A Comissão de Finanças, Orçamento e Contas, da Câmara de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, derrubou o voto do relator Márcio Alan, pela reprovação, e aprovou a primeira prestação de contas do prefeito Ricardinho Ribeiro, relativa a 2017.

Por maioria de votos, a Comissão acatou o Parecer Prévio do TCM-BA, que havia recomendado a aprovação, embora com ressalvas. A decisão deverá ser reafirmada, na sessão de hoje, pelo plenário do Legislativo Municipal.

Ex-vereador Amâncio Lima Aguiar

HOMENAGEM A AGUIAR - Na sessão de 31 de maio, os vereadores aprovaram por unanimidade, o PL nº 10/2019, do Executivo, dando o nome do saudoso Amâncio Lima Aguiar a uma praça no sítio histórico Rua do Areião.

Nas justificativas, o prefeito Ricardinho Ribeiro anexou resumo biográfico do homenageado, que nasceu naquela comunidade, em 08.04.1938, quando o local ainda se chamava Itabimã. Faleceu em 11.05.2015, aos 76 anos.

Cita que Aguiar era “o amigo de todas as horas”, lembrando que ele militou na política desde os tempos difíceis da ditadura militar, foi vereador por dois mandatos, já na democracia, sempre no então o antigo MDB.

 

Reforma – 07.06.2019

Audiência da OAB convida à
reflexão sobre a Previdência

 

Raimundo Marinho
Jornalista

A 21ª Subseção da OAB-BA (Brumado) promoveu audiência pública, dia 5, sobre as alterações do sistema de previdência social, no Brasil, contidas na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 06/2019.

Mostrou o panorama geral das mudanças, seus aspectos jurídicos e os impactos que advirão nos direitos dos cidadãos, tendo como base o comparativo entre as regras atuais e as mudanças previstas.

Os palestrantes foram os advogados Eddie Parish (visão geral), Anna Carla Fracalossi (desconstitucionalização), Heloisa Carla Santa da Cunha (reflexo da reforma na vida do homem do campo).

Advogada Maria Emília Tanajura

Maria Emília Lima Tanajura discorreu sobre aposentadoria especial e por tempo de contribuição. Teve ainda o analista do INSS, Valdir Pedro Rodrigues, que falou das alterações trazidas pela MP-871/2019.

Falando conosco, a advogada Maria Emília Tanajura, que é de Livramento de Nossa Senhora, salientou que o debate sedimentou o sentimento de que a Previdência está a exigir muita reflexão da sociedade.

A PEC revela os graves problemas que o setor enfrenta, como “a necessidade de todo cidadão entendê-la e de participar dos debates, sobretudo para poder defender os seus direitos”, disse.

Ela admite que há alguns avanços na proposta, mas destaca aspectos que a descaracterizam, como seu evidente foco econômico, ao invés do social, e a frustração de expectativas dos trabalhadores.

Isso ocorre, ainda segundo a advogada, porque a PEC, ao modificar os critérios de acesso à aposentadoria, piora a situação do trabalhador, em relação à contagem de tempo e ao valor do benefício esperado.

Alerta, ainda, para a tentativa de se carimbar a Previdência como a vilã do orçamento, com um déficit que não existe, além da falta de menção aos grandes devedores e às grandes aposentadorias.

Cita que o trabalhador está sendo sacrificado, em favorecimento do sistema financeiro, provável operador da capitalização embutida na PEC, que foi gestada por Temer e aceita pelo atual governo.

 

Câncer na boca – 03.06.2019

Problema de saúde pública!

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Numa palestra sobre Saúde Bucal, último dia 1º, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, a odontóloga paulista Ana Luiza Avi (*) deu um curso de humanidade e sobre o que é ser profissional da saúde.

“É preciso ter humanização, para entender e ajudar”, disse, referindo-se à relação com o paciente. Ensinou que, uma vez no consultório, a pessoa deve ser olhada como um todo, até como caminha.

Afirmou que o menor indício de anormalidade deve ser examinado e que não se deve pensar só na estética, numa prótese bonita, por exemplo, porque muitas vezes o mais importante é resgatar a dignidade.

...

...Ana Luiza Avi; entender para ajudar

Mostrou dados e imagens chocantes do câncer na cavidade bucal, um problema de saúde pública, no Brasil, onde a estimativa é de 14.700 novos casos, entre 2018 e 2019, dos quais 76% em homens.

Ana Avi cita que as principais causas do câncer na boca são fumo, álcool, radiações, e baixa imunidade. E recomenda, como prevenção, a higiene bucal adequada e visitas periódicas ao dentista.

Alertou que o descuido atrasa o diagnóstico, o que se dá em pelo menos 75% dos casos, reduzindo as possibilidades de cura; e que se deve ficar atento a todo sinal ou incômodo que surja na boca.

A odontóloga exibiu imagens ilustrativas, de grande utilidade para dentistas e agentes de saúde, que orientam a identificação de vários tipos de anomalias, na cavidade bucal, cabeça e pescoço.

Incluíram imagens de deformações, pelo diagnóstico tardio da doença, sobrevindo muitos óbitos, infelizmente. Mas também de casos recuperados ou minimizados pela dedicação dos profissionais.

A palestrante recomendou que as ações preventivas e de combate à doença envolvam toda a população, não só os profissionais da saúde, indo ao encontro das pessoas para se fazer o rastreamento.

A palestra, promovia pela Casa de Apoio dos Amigos da Saúde (CAASE), teve a presença do prefeito Ricardinho Ribeiro e da vice Joanina Sampaio. A Câmara cedeu o espaço, mas nenhum vereador compareceu.

O evento foi coordenado pelo bioquímico Eduardo Tadeu, do Hospital do Câncer de Barreto (SP), agora chamado Hospital de Amor, que estava acompanhado da sua esposa, a médica Sandra Regina.

(*) Ana Luiza Ribeiro de Oliveira Avi - Cirurgiã-dentista, graduada em Odontologia (Fundação Educacional de Barretos, 1996); especializada em Periodontia (Faculdades Unificadas da Fundação Educacional de Barretos); presta serviço ao Hospital de Câncer de Barretos; atua na prevenção de câncer de cabeça e pescoço, e durante e pós tratamento oncológico, em UTI; preceptora de Odontologia da Residência Multiprofissional em Odontologia Oncológica do Hospital de Câncer de Barretos; tutora e preceptora de Odontologia da Residência Multiprofissional em UTI; Mestre em Periodontia e Implantodontia (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos); habilitação em Odontologia Hospitalar pelo CFO; e coordenadora do curso de Odontologia Hospitalar da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos.

 

Acidez da água – 03.06.2019

Esclarecimento da Embasa

 

Raimundo Marinho
Jornalista

A Embasa nos enviou nota de esclarecimento (clique aqui e leia), na qual confirma a redução do teor de pH da água distribuída pelo seu sistema de abastecimento em Livramento de Nossa Senhora.

Mas ressalva que foi uma alteração pontual e momentânea, ocorrida em maio último, ficando entre 4,5 e 5,0, contra o ideal, que seria entre 6,0 e 9,5; e que já teria feito as correções necessárias.

Disse que o desequilíbrio atingiu a água bruta (in natura) e a tratada, entregue à população, atribuindo as alterações à “elevada presença de matéria orgânica” na água dos mananciais da região.

Mas não citou, por exemplo, que o pH médio da água bruta, em maio, foi em torno de 5,70 e desceu para 4,5, após o tratamento, devido ao sulfato de alumínio que ela usa para tirar a sujeira da água.

Apesar de afirmar que continua usando o “Carbonato de Sódio” (barrilha) para reequilibrar o pH (potencial Hidrogeniônico), no mês de maio ele não foi usado, ao que tudo indica, de forma deliberada.

A nota da Embasa considera que o aumento da acidez da água distribuída, afetando a potabilidade, é algo natural. Mas não é. Foi pela aplicação do sulfato de alumínio e ausência da correção exigida.

A falha não é pontual, como afirma, é recorrente. E pode ir muito além do último mês de maio. Mas a empresa pode tirar essa dúvida divulgando os dados do monitoramento que faz diariamente.

 

Água da Embasa – 29.05.2019

Mil vezes mais ácida que
o recomendado pelo MS

Vista da estação de tratamento da Embasa, em Livramento de Nossa Senhora

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Além dos resíduos de agrotóxicos cancerígenos, a água consumida pela população de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, está fora de um dos parâmetros essenciais de potabilidade, o pH.

O Ministério da Saúde (Portaria nº 2.914/2011) recomenda que o pH, usado para medir o grau de acidez da água, fique entre 6.0 e 9.5, na escala de 0 a 14. Em Livramento, o pH está abaixo de 5.0.

Isso significa que, na medição laboratorial, que é baseada em escala logarítmica, a acidez da água que consumimos está em torno de mil vezes acima do recomendado pela norma reguladora do MS.

A cada número a menos na tabela, a água fica 10 vezes mais ácida. Ou seja, quanto mais baixo o grau do pH, mais ácida é a água. No longo prazo, seu consumo pode causar gastrite, úlcera e câncer no estômago.

A água da nossa cachoeira (in natura) que chega à estação da Embasa tem o pH ideal para o consumo humano, mas é alterada com o tratamento, ao receber o sulfato de alumínio, para retirar a sujeira.

Com isso, o grau do pH é drasticamente reduzido, deixando a acidez bem acima do recomendado pela norma. Para corrigir isso, é necessária adição de carbonato de sódio à água distribuída.

A responsável por esse monitoramento e correção é a Embasa, mas sua gerência local teria cancelado esse cuidado, supostamente para reduzir custos, acredita-se à revelia da direção geral da empresa.

A média do grau do pH da água de Livramento fornecida pela Embasa está em torno de 4,5, o que significa acidez mais forte que da “chuva ácida”, que é verificada quando o teor fica abaixo de 5.6.

As letras pH são usadas em laboratórios químicos e significa potencial hidrogeniônico, que serve para medir o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade da água e outras soluções.