Devoção – 29.01.2020

São Gonçalo da Canabrava!

 

Raimundo Marinho
jornalista

Numa tradição que já dura 305 anos, centenas de devotos subiram, dia 28, a Serra das Almas, paras reverenciar São Conçalo, no arraial de Canabrava, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia,  onde fica a igreja do santo.

Devotos fiéis e conhecedores da vida do Santo de Amarante, na verdade, são poucos. Cabem dentro da pequena igreja. Mas a festa, que começa nove dias antes, com as novenas, atrai muita gente em busca de diversão.

Há grande bebedeira em torno da tradição, que já mereceu censura de antigo pároco, padre José Dias (falecido). Ele chegou a mudar o dia da festa, mas os verdadeiros e antigos devotos conseguiram reverter a decisão.

Os atos religiosos são marcados por muita fé. No dia maior (28),  às 7h, o bispo D. Armando celebrou a missa dos romeiros. Às 10h, foi rezada a missa festiva, pelo padre Jandir, da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento.

Não há registro oficial do inicio da devoção ao santo, em nossa região, mas se estima que tenha sido a partir de 1715, mesmo ano de fundação da Vila inicial de Livramento, pelos bandeirantes paulistas.

Clique abaixo para ver:
1) Resumo da história do santo: http://www.mandacarudaserra.com.br/noticias/2015/sao_goncalo.html
2) Mais fotos do Arraial de Canabrava>>

 

Política I - 15.01.2020

Campanha com obras públicas!

 

Raimundo Marinho
jornalista

A inauguração de obras pelo prefeito Ricardinho Ribeiro, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, vem sendo usada como base eleitoral dos vereadores do seu grupo, em clara campanha antecipada.

Não pedem votos diretamente, mas aproveitam-se da visibilidade garantida pelo evento público. Discursam e se postam como autores das realizações, ao arrepio da legislação eleitoral.

São tão ousados e ostensivos nesse sentido que se colocam como integrantes do Poder Executivo, posando em fotos ao lado do prefeito, as quais são profusamente divulgadas nas redes sociais.

O mais afoito é o presidente da Câmara, Aparecido Lima, que publica em sua página no Facebook fotos de todas suas participações em inaugurações de obras municipais, pela zona rural a fora.

Dia 13, por exemplo, ele extrapolou, ao postar: “Hoje recebemos em Lagoa de Daniel o material do Posto de Saúde, que eu e o Prefeito Ricardinho esperamos inaugurar até o final deste mês”.

Vestem-se de falsos benfeitores do povo, com a cumplicidade do alcaide, numa espécie de retribuição pelo apoio sem limites à gestão, como a imoral aprovação do inexistente plano de saneamento básico.

 

Política II – 15.01.2020

Nelson como candidato de Rui!

 

Raimundo Marinho
jornalista

As eleições municipais deste ano serão um balizador para o Partido dos Trabalhadores, na Bahia, e o governador Rui Costa. No segundo mandato, reeleito com 75% dos votos, ele corre para fazer o sucessor.

O cogitado é o ex-governador Jaques Wagner. Mas, para mim, trata-se de candidato de alto risco, pelo desgaste de dois  mandatos ruins e os fantasmas de improbidade e caixa dois que o rondam.

Não é por amor que o atual governador carrega o ex, o faz apenas como encargo da militância. Razões em off indicam que a escolha de Rui, em 2014, igualmente não teria sido por amor.

Isso sinaliza que o candidato de Rui em 2022 pode não ser petista, e que ele também esteja fora do PT. Os mesmos radares mediúnicos apontam para o nome de Nelson Leal (PP), atual presidente da AL.

Um grande estrategista lança suas bases, sem nem parecer que o está fazendo e com muita antecedência. É o que faz Rui, gostem ou não os servidores públicos, para quem ele se tornou um malvadeza.

Nelson Leal, imposto por Rui para presidir a AL-BA, faz o dever de casa, visitando cada canto do Estado, coisa inédita nas últimas décadas. Quem viver, verá! Ainda que não se lembre mais deste artigo!

E as trapalhadas de alguns da família Leal, como a desembargadora Maria da Graça, envolvida na Operação Faroeste, atrapalharia? No geral, penso que não. Bem mais leve do que carregar Wagner.

 

Ano Novo – 13.01.2020

Para quem quiser,
2020 será muito fácil!

 

Raimundo Marinho
jornalista

Chegou 2020! Na virada, bebidas, comidas e felicitações em profusão! Muitas destas sairam do coração, outras do sincero desejo mental de que a vida melhore, e algumas, só gestos sociais.

Mas preponderaram fervorosas invocações a Deus, que nos iluminará  na proporção da nossa sinceridade em, efetivamente, contribuir para melhorar esse mundo desalinhado.

Que o ano novo seja fácil, como  o é  para ler e escrever, apenas dois algarismos. Será de muitas oportunidades, especialmente para os livramentenses, com planejamento e fé em Deus!

Neste ano, nosso site completa 15 anos de jornalismo independente, profissional, inteiramente voltado para o interesse público, sem fins lucrativos, informando e formando opinião.

“Os anos são nossos guias, mas o tempo é o mesmo. Nada mudará se nada mudar dentro de cada um!”, escrevi em 2018. “Deixe o passado e leve só as experiências, a maturidade”, acrescentei.

Recordo, ainda, que a luz para o sucesso está nas linhas e entrelinhas do Plano de Deus, cabendo a nós vencer, pelo esforço individual, as pedras e dureza do caminho a ser percorrido.

Dois mil e dezenove apontou problemas que pedem soluções inadiáveis, sob pena de nos causar angústia e desespero, em curto prazo. Para relembrá-los, releiam nossas postagens.

Temos condições e potencial para tornar nossa Livramento muito melhor.  Precisamos parar de plantar manga, de depredar nosssa água e de envenenar o meio em que vivemos.

Precisamos, urgentemente, exercitar a generosidade entre nós mesmos, e  combater a crueldade contra outros animais, vítimas de repulsivos maustratos e de impiedosa matança.

 

 

Ano eleitoral! - 11.01.2020

Nossos candidatos, por favor!

 

Prefeito Ricardinho Ribeiro, que demonstra querer a reeleição, parece confiar no tamanho da sua lista de obras de varejo, pelo interior e sede do município

Raimundo Marinho
jornalista

Dois mil e vinte começa sob o influxo das eleições municipais, no segundo semestre. O brasileiro é viciado e até doente por eleições, encaradas mais como  a copa do mundo da política.

O pleito elegerá prefeitos e vereadores, formando as bases da eleição presidencial de 2022, da qual já se fala, prematuramente. E não se avalia a atuação   dos eleitos em pleitos anteriores.

Em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, 42.693 habitantes (IBGE-2010) ou 45.732 (IBGE-2019) e 33.571 eleitores (TSE-2018), não há acenos de novidades, devendo repetir 2016.

Continuarão de um lado o ex-prefeito Emerson Leal e do outro o atual Ricardinho Ribeiro, este contemplado com o costumeiro favoritismo de quem comanda a máquina administrativa pública.

Cartaz que circula em grupos de whatsapp, com o slogan "Juntos por uma Livramento Melhor!", assinado "#EuAcreditoNessesTrês", sugerindo propaganda eleitoral antecipada. (Da esq. para dir.: Carlão, Joanina e Eduardo Tadeu)

O adversário real do favorito seria o antigo companheiro ex-prefeito Carlos Batista, franco postulante ao cargo, com apoio já garantido de Emerson Leal, quatro vezes prefeito de Livramento.

Ironias da política, foi justamente Carlos Batista quem, em 2004, quebrou a hegemonia político-eleitoral de mais de 20 anos do Dr. Emerson, que já havia sido seu chefe político antes.

Nossas eleições municipais vão girar em torno desses três líderes – Ricardinho, Carlão e Menson. Em volta deles, estão os coadjuvantes Paulo Azevedo e a atual vice Joanina Sampaio.

Paulo Azevedo é politicamente volúvel, mas parece fincado ao lado do prefeito. E a vice, que não tem votos, já foi abduzida pela oposição, cujas chances dependem da união de todos contra o favorito!

Os todos incluem Emerson Leal, Carlos Batista, Paulo Azevedo e Joanina Sampaio. União possível, mas dificil de ser viabilizada, pela disparidade de visões e variedade de senões!

 

Homenagem – 10.01.2020

Izidorio, foto recente, já abatido pela doença, ao lado de D. Maria do Carmo

Izidorio, jornalista nato!

 

À esquerda, no casamento de um amigo

Raimundo Marinho
jornalista

Morreu, último dia 22, Izidorio Mesquita Filho, 77 anos, do povoado Telha, em  Livramento de Nossa Senhora, Bahia,  filho de João e Jesuina, unido a Maria do Carmo, teve  Sirlei, Sinemar e Shirlei.

Amava os netos Vitória, Samuel, João Pedro e Teo. Conta D. Maria que ele era rigoroso no cuidado com as filhas, e muito ciumento. Tinha a luz da alegria, o dom de fazer graça e cultivar amizades.

Primeiro jornalista livramentense, distribuía notícias, impressas em papel ofício, pelas ruas da cidade, na década de 1960. Era o repórter, redator, impressor e entregador do próprio “jornal”.

Também trabalhava na roça, emoldurava e vendia quadros de santos, artistas e paisagens. Outros jornalistas, antes dele, mas que viveram fora: Joaquim Tanajura (1878-1941) e Hermes Lima (1902-1978).

No ponto do mercadão, onde vendia quadros

Izidorio, amante de camisas estampadas e coloridas, estudou só até o 2º ano pedagógico, atual ensino médio. Sempre parava no juazeiro do Colégio João Vilas Boas, onde debatia com os estudantes.

Para imprimir o “jornal”, usava a rudimentar tecnologia da época, em papel ofício, no então revolucionário mimeógrafo. Como todo jornalista que fala a verdade, era criticado pelos insatisfeitos.

Era alegre e de personalidade forte, mas foi vencido por insidioso diabetes, chegou a ter uma perna ambutada, em 2018, sucumbindo a severa depressão e a outras repercussões da doença.

A filha Sinemar dedicou-lhe um poema, onde escreveu “de tudo fez um pouco, para a vida melhorar”, com “coragem e determinação”, e obstinação, “pois quando põe algo na cabeça , não tem quem o faça tirar”.

Conseguimos dois de seus “jornais”, com os títulos Política nº 01 e Política nº 02, nos quais enaltece a emblemática eleição e primeiros dias de gestão do então prefeito Carlos Batista, de Livramento.

Nas publicações, ele análisa e cita dados do município, Bahia e Brasil, como os 683 votos de frente de Carlão, produção econômica local, morte de mulheres por câncer de mama e incidência de tuberculose.

Rua simples, no povoado Telha, onde Izidório morava e tinha uma Venda

 

Suja de lama – 09.01.2020

Estação de tratamento
sem um filtro e obsoleta

 

Raimundo Marinho
jornalista

Às vésperas do Natal, a Embasa presenteou vários usuários de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, com a nefasta “Notificação Prévia de Suspensão de Serviço”, alegando “débito vencido”.

A lei exige que as notificações sejam entregues mediante recibo, mas o preposto da Embasa simplesmente as deixa nas portas, monstrando que o objetivo é apenas pressionar o usuário.

Muitos “avisos-ameaça” foram entregues após as contas pagas, revelando o abuso e desorganização da concessionária, que diz se basear na Lei nº 11.445/2007 e Dec. Lei nº 7.217/2010.

Mas viola a mesma lei, como o art. 1º, III e o art. 43, que determinam a prestação adequada dos serviços, o que inclui água potável, ou seja, limpa  e em quantidade suficiente, à população.

Há constantes denúncias em redes sociais de que a água chega às torneiras, em Livramento, na cor barrenta. Um morador exibiu fotos de seu reservatório com  densa camada de lama.

Essa lama pode ser de tubulação furada ou deficiência na filtragem, na estação de tratamento, como na de Livramento, que está com um dos filtros desativado por falta de manutenção.

Temendo queixas contra o desabastecimento, operadores da Embasa forçam a passagem da água demandada (180 mil a 240 mil litros/hora), pelos filtros restantes (cascalho e/ou areia).

E a lama vai junto, elevando a turbidez das 5 UNT (Unidades Nefelométricas de Turbidez) toleradas para cerca de 30 UNT, agravado com o estado obsoleto do sistemade de abastecimento. 

O resultado é a cor barrenta da água nas torneiras, que a torna imprópria para consumo e outros usos domésticos, pela sujeira e risco da lama conduzir bactérias não atingidas pelo cloro.

 

Rio de Contas - 09.01.2020

Prefeito dançando na
boquinha da garrafa!

 

Raimundo Marinho
jornalista

Uma gravação em vídeo circula nas redes sociais com cenas inusitadas do prefeito  de Rio de Contas, na Bahia, Cristiano Azevedo e sua esposa, “dançando na boquinha da garrafa”, em uma festa, tudo indica particular, no povoado de Marcolino Moura, naquele municpio.

Mostrando-se descontraido, parece ser o organizador do divertimento e é visto na fila de “dançarinos”, até que, sem nenhuma inibição, requebra, sobe e dece o quadril sobre uma garrafa de cerveja, com o aplauso e gargalhadas das muitas pessoas em volta.

Soubemos que ele faz isso há muito tempo, inclusive nos palcos de carnaval, sempre com a primeira dama. Seria uma estratégia para angariar popularidade, o que parece ter dado certo, pois não há notícias de reprovação por parte da comunidade.

Há quem garanta ser um costume dele, sempre que fica desinibido “depois de tomar umas”. Consta que faz isso desde antes de ser prefeito e gosta de participar de almoços com pessoas comuns, em locais públicos. Cristiano Azevedo é médico e está no primeiro mandato de prefeito.

(Na boquinha da garrafa é o título de uma música do grupo Companhia do Pagode)

 

Administração – 03.01.2020

Inaugurações fecham ano!

 

Raimundo Marinho
jornalista

No rastro do “trabalho não para” e fechando o 3º ano de mandato, o prefeito Ricardinho Ribeiro, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, encerrou 2019, dia 31, com duas inaugurações.

Primeiro, uma singela ponte sobre o Rio Brumado, reformada e ampliada, que liga a cidade, pelo lado leste, à zona rural. Em seguida, apresentou a reforma que realizou na histórica sede da Prefeitura.

Os dois eventos confirmam o dinamismo do prefeito, que se dedicou integralmente à função. Mas servem também para algumas reflexões, ao apontarem para outras urgentes necessidades.

A ponte, de mais de 40 anos, agora adaptada ao grande fluxo de automóveis,  restou instalada sobre um rio morto, pela violação da determinação de se manter a vazão ecológica prevista no Projeto do DNOCS.

Já a reforma do Paço Municipal, edificação de 1860-1870, agora salvo do desmoronamento, nos remete à vizinha histórica e célebre Casa dos Alcântara, que agoniza, diante da indiferença das autoridades.

Visão geral da sede da Prefeitura, após a reforma (Foto Beto Ataliba, adaptada, acessada via internet) 

 

Realizações – 03.01.2020

 

Fora do Plano de Governo!

 

Raimundo Marinho
jornalista

Circulou nas redes sociais um rol de 141 realizações do prefeito Ricardinho Ribeiro, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, em três anos (veja aqui). Foi tirada do Instagran do prefeito, sem carimbo oficial.

Não foi contestada, mas revela afastamento quase total dos 129 itens do Plano de Governo apresentado à Justiça Eleitoral, na inscrição da candidatura, em 2016,  principalmente quanto à infraestrutura.

O prefeito define suas realizações como obras que atendem necessidades imediatas da população, resgatando antigas reivindicações e recompondo   setores que estavam totalmente sucateados.

Os maiores exemplos estão na área da saúde. Mesmo assim, ele não faz críticas abertas aos antecessores, muito menos a Paulo Azevedo, de quem herdou as precariedades e mazelas administrativas.

Teve de suprir o hospital de coisas elementares, como lavanderia, aparelho de anestesia, aspirador cirúrgico, carro de emergência, focos cirúrgicos, suporte para materiais, raio X, gerador e  ultrassom portátil.

Socorreu as UBS em necessidades igualmente primárias: ar-condicionado, medidores de pressão, reanimador manual, longarinas, aparelhos para eletrocardiograma, oftalmoscópios, laringoscópios.

Além de impressoras, notebook, microcomputadores, móveis específicos, cadeiras de rodas infantil, biombos, mesas ginecológicas, detectores fetais e vestes protetoras/aparelhos de raios-X odontológico.

Mostra ainda inédito volume de pavimentação urbana, construção e recuperação de estradas vicinais, facilitando o transporte no interior do município, principalmente na região do Distrito de Iguatemi.

 

Não realizado – 03.01.2020

Muito ainda há por fazer!

Visão geral de Livramento: vias atuais (vermelho) e sugestão de novas vias (amarelo)

 

Raimundo Marinho
jornalista

O Plano de Governo do então candidato Ricardinho Ribeiro (2016) era arrojado, mas foi relegado (leia aqui), apesar de basear-se em princípios da administração privada, que maximiza recursos e exige resultados.

Ficaram esquecidos itens relevantes, como unidade de ensino superior, capacitação de servidores da educação e saúde, planos de carreira e ampliação do CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial).

Além de monitoramento da assistência à saúde, especialidades médicas (ortopedia, urologia, ginecologia, cardiologia e outras), assinatura de convênios para exames de média e alta complexidade.

Faltaram, ainda, construção da praça da juventude e de ciclovia com pista de caminhada, na Estocada, diagnóstico sobre a produção da agropecuária, apoio ao uso racional de agrotóxicos e de recursos hídricos.

Planejou, também, revisão do Plano Diretor Urbano, incentivo ao comércio e setor de serviços, aos ceramistas e a projeto de processamento de frutas, sistema de transporte coletivo no distrito sede.

Prometeu construir um centro administrativo e o anel rodoviário, implantar o sistema de saneamento ambiental, requalificar vias importantes na sede municipal, recuperar os rios Brumado e Taquari.

Assistência aos idosos de baixa renda, defensoria jurídica, cadastrar bens culturais e recuperar munumentos históricos, construir aeroporto comercial e criar guarda municipal.

Mas, tudo indica que ficará devendo tais itens, apesar da relevância e de serem exequíveis, pois não haverá tempo de atender a essas demandas, principalmente em se tratando de ano eleitoral.

A vazão ecológica foi violada pelos gestores da água e o Rio Brumado está morto