Coronavírus – 29.03.2020

CDL na contramão da luta!

Sábado, 28.03.2020, Livramento, dia da feira-livre, Mercadão vazio (Foto: Márcia Oliveira)

 

Raimundo Marinho
jornalista

Muitas pessoas reagiram indignadas ao pedido da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, para que o prefeito Ricardinho Ribeiro antecipe para amanhã (30) a reabertura do comércio.

Pelo Dec. nº 028/2020, o prazo só terminará em 05.04.2020 e atende às  recomendações das autoridades sanitárias, na tentativa de barrar o avanço do vírus letal, que causa a COVID-19.

Revelando anojosa indiferença diante da pandemia que já matou milhares de pessoas, no mundo, os diretores da CDL alegam que atendem ao desejo de meras 72 pessoas (53%) do seu parco quatro de associados.

A entidade, presidida por Vitor Gomes Silva, vendedor de equipamentos para captar energia solar, não informou como os empregados e os clientes das lojas seriam protegidos contra eventual contágio.

As gestões municipal e estadual estão na vanguarda do que é possível fazer, nesse momento de imprevisibilidade,  impondo medidas emergenciais de curto prazo, dentro das orientações sanitárias.

A conduta dos dirigentes da CDL é perversa, insensível e egoísta, além de  soar como burros dando com os burros n'água, pois, além do repúdio da população, terá o pedido ignorado pelo prefeito.

Ontem (28), foi um sábado histórico em Livramento, sem a tradicional feira-livre. Até onde se sabe, é a primeira vez que isso acontece, significando o sacrifício desesperado da população contra essa peste.

Inaceitável, assim, que meia dúzia de comerciantes ignorantes e egoistas debochem da tragédia, em desacordo com a própria entidade nacional (CNDL), que apoia o fechamento total do comércio.

Corona: Livramento, Praça da Feira vazia, 28.03.2020, dia de feira (Foto: Márcia Oliveira) 

Clique para acessar:

1) Ofício da CDL ao prefeito de Livramento
2) Nota da CNDL: https://site.cndl.org.br/nota-oficial-coronavirus/
3) Fotos do centro da cidade vazio (sábado)

 

Restrições – 27.03.2020

Prefeitos optam por manter
plano contra o Corona Vírus

Prefeitos reunidos, com máscaras, em Caturama-BA (Foto copiada da Web)

 

Raimundo Marinho
jornalista

Medidas contra o alastramento do corona vírus permanecem em  Livramento, pelo menos até início de abril, como isolamento social, fechamento do comércio e escolas, triagem nos acessos à cidade e tudo que gera aglomeração.

Inicialmente, pelo decreto municipal, os cuidados vão até 05.04.2020, ficando de fora apenas serviços como abastecimento alimentar, saúde, energia, gás, água, esgoto, segurança, bancos, combustíveis e agentes funerários.

A confirmação foi dada pelo prefeito Ricardinho Ribeiro, hoje (27), após a reunião do Consórcio Municipal da Bacia do Paramirim, realizada em Caturama, durante a qual os gestores tomaram a decisão, por unanimidade.

O consórcio é integrado por Paramirim, Caturama, Érico Cardoso, Rio do Pires, Macaúbas, Botuporã, Ibipitanga, Boquira, Oliveira dos Brejinhos, Novo Horizonte, Livramento, Rio de Contas, Dom Basílio, Jussiape e Brumado.

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, hoje, que Livramento continua sem casos da Covid-19, mas a vigilância segue. Há 23 pessoas observadas em casa, quatro suspeitos foram descartados e um aguarda resultados de exames.

 

Sem festejar – 27.03.2020

C.E.J.V.B. chega aos 70 anos!

Visão atual do Colégio João Vilas Boas (Foto acessada e copiada da Web)

 

Raimundo Marinho
jornalista

A mais antiga e tradicional instituição de ensino de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, Colégio Estadual João Vilas Boas (C.E.J.V.B.) faz 70 anos neste 28 de março. Diferente do 60º aniversário, não há sinal de festa.

Tudo indica que a data transcorrerá in albis. A diretoria nada divulgou ainda a respeito, mas deve justificar com as restrições impostas pelas autoridades da saúde, para evitar aglomerações, em combate à Covid-19.

O ano do 70º aniversário do C.E.J.V.B. equivale a outro número redondo significativo, os 50 anos de formatura, como Professor Primário, de um grupo de alunos do próprio colégio, a Turma de 70, da qual fiz parte.

Clique abaixo para rever o que publicamos no 60º aniversário da instituição:

1) Colégio João Vilas Boas faz 60 anos
2) Semana de atividades no C.E.J.V.B.

 

Não vacilar – 24.03.2020

Combate duro ao vírus,
sem esquecer a dengue

 

Raimundo Marinho
jornalista

O rítmo da pandemia que assusta o mundo não se alterou, nesta terça-feira, a não ser um tênue sinal de que a situação na Itália não piorou. Pelo mundo, sobem os registros de supeitos, doentes e mortos.

Em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, os dados indicam 15 notificações, das quais dois descartados e 13 suspeitos. Nenhum caso confirmado, mas a triagem é precária e o melhor é não vacilar, ficar alerta.

As autoridades de saúde de Livramento mostraram-se mais preocupadas, hoje, com os riscos de alastramento da dengue, cuja situação consideram muito mais grave do que o Corona Vírus, que causa a Covid-19.

Em razão disso, apelam para que as famílias não tenham receio de abrir as portas para os agentes comunitários de saúde, nas visitas regulares de inspeção, para garantir a prevenção, também, contra a dengue.

Devido ao recomendado isolamento social, os agentes não estão tendo acesso às residências, mas a Secretaria da Saúde garante que eles estão preparados e não oferecem riscos para os moradores.

 

Polícia Militar – 24.03.2020

Cleise, a nova comandante!

Major Cleise: primeira mulher no comando da unidade regional da PM (Foto: Blog do Rodrigo Ferraz)

 

Raimundo Marinho
jornalista

A major Cleise Delfino da Costa assumiu o comando efetivo da 46ª CIPM, que abrange  Livramento de Nossa Senhora (sede), Dom Basílio, Rio de Contas, Jussiape, Paramirim, Érico Cardoso, Botuporã, Caturama e Rio do Pires.

Por conta do isolamento social, para evitar a propagação do Corona Vírus, a passagem do comando de Vandilson Araújo para Cleise Costa ocorreu em cerimônia restrita, ontem (23), no auditório do 9º Batalhão, em Vitória da Conquista.

Houve mudanças, também, no 9º BEIC (sai Wilson Teixeira e entra José Andrade), 8ª CIPM (Aroldo Horta passa para Vandilson), 80ª CIPM (sai David Conceição e entra Vagner Almeida). David Robson Rocha da Conceição foi comandar a Companhia Independente de Policiamento Tático do Sudoeste.

 

A reação – 22.03.2020

Prefeito decreta emergência
e amplia ações de isolamento

Secretaria da Saúde criou equipe para fiscalizar obediência às medidas preventivas 

 

Raimundo Marinho
jornalista

Livramento de Nossa Senhora, Bahia, teve decretada situação de emergência (Dec. nº 28/2020), como parte das medidas para prevenir o contágio e consequente propagação do vírus letal, que está abalando o mundo.

O decreto baixado pelo prefeito Ricardinho Ribeiro amplia e intensifica as providências em andamento, focad no isolamento das pessoas e fechamento do comércio, serviços, entidades hoteleiras e recreativas.

A suspensão será até 05.04.2020, ficando de fora os serviços como abastecimento alimentar, saúde, energia, gás, água, esgoto, segurança, bancos, combustíveis, funerária e quaisquer outros essenciais.
 
Com base no decreto e apoio da 46ª CIPM, a Secretaria Municipal da Saúde iniciou a triagem nos principais acessos à cidade, abordando passageiros e orientando sobre as medidas preventivas impostas.

Equipe volante do órgão iniciou ronda de fiscalização, prevendo multas e interdições, para garantir o cumprimento das determinações do decreto municipal e das ordens emitidas pelas autoridades sanitárias.

Clique aqui para ler todas as orientações do Dec. nº 28/2020

 

O combate – 20.03.2020

MP no combate ao vírus letal!

(Acrescentado o decreto n. 027/2020 na lista de links ao final do texto,
com mais ações da gestão municipal)

 

Raimundo Marinho
jornalista

As ações oficiais de prevenção e combate ao Corona Virus estão na mira do Ministério Público da Bahia, para assegurar efetivação das providências sanitárias exigidas, pela proteção da vida das pessoas.

O promotor de Justiça de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, Adriano Nunes de Souza, chamou a atenção dos prefeitos da Comarca para o devido rigor nas políticas públicas em implementação.

Muitas já são executadas pelos gestores, preventivamente, incluindo proibição de eventos que aglomerem pessoas, contenção e tratamento da doença (Covid 19), com  maciça orientação à população.

O promotor pede aos prefeitos, fixando prazos, relatórios sobre as providências tomadas e todo o plano de ataque ao vírus letal, tudo com base na legislação e  determinações das autoridades.

As recomendações e determinações do MP estão didaticamente detalhadas no Procedimento Administrativo nº 703.9.46575/2020, instaurado pela Portaria nº 04/2020, de 17.03.2020.

O documento adverte os prefeitos que eventual omissão por parte deles poderá configurar improbidade, sujeita à responsabilização pessoal, através de medidas judiciais e ou administrativas.

As prefeituras em geral aderiram à “guerra contra a doença”. Em Livramento, o prefeito Ricardinho Ribeiro baixou o Decreto 24/2020 com as medidas, determinações e recomendações adotadas.

A Diocese de Livramento, que abrange 20 municípios, também juntou-se aos esforços, orientando os fiéis sobre como se prevenir contra os riscos do vírus que abalou a comunidade mundial.

Clique aqui e leia, na íntegra:

Decreto Municipal>>

Documento do Ministério Público da Bahia>>

Informativo da Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora>>

Informativo da Diocese de Livramento>>

 

Segurança – 20.03.2020

Uma mulher no comando!

 

E assume major Cleise Delfino Costa

Raimundo Marinho
jornalista

Sai major Vandilson Santos Araújo

A Polícia Militar da Bahia fez mais um rodízio de comandantes regionais e o major Vandilson Santos Araújo foi transferido da 46ª CIPM, com sede em Livramento de Nossa Senhora, para a 8ª Companhia, sediada em Itapetinga.

Conforme divulgado no Diário Oficial de ontem, para o lugar do major, que ficou um ano e quatro meses no cargo, foi nomeada a subcomandante major Cleise Delfino da Costa. É a primeira vez que uma mulher assume a Companhia.

São duas novidades históricas na 46ª CIPM. Vandilson, cuja gestão agradou a região, foi o primeiro major a comandar a Companhia. E a major Cleise, de reconhecida competência e simpatia, é a primeira mulher no comando

A data de transferência de comando ainda não foi divulgada.

 

Nossa Câmara – 15.03.2020

Incúria, desleixo e ignorância!

Componentes da Mesa Diretora da Câmara  ficam atentos aos celulares

 

Raimundo Marinho
jornalista

Não há como colocar outro título, depois de tudo já divulgado, aqui, sobre o assunto, e do que se ouviu na última sessão, dia 13, na Câmara Municipal de Livramento de Nossa Snhora, Bahia, que durou menos de uma hora.

Houve falas quentes, no Câmara x Câmara, aquecidas por duras críticas à Embasa, responsável, desde 1998, pela  água e saneamento básico da cidade. Mas parece que só agora os edis descobrem que o serviço é ruim.

Suas Excelências acusam a empresa de não cumprir o contrato, demonstrando não saber que a concessão venceu em 2018 e ainda não foi renovada. Isso é muito grave e de alto risco para a comunidade!

João de Ogum: maioria da Câmara deu aval à Embasa

Em suprema incúria,  o Legislativo aprovou, dia 11.10.2019, um tal  Plano Setorial de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, como se fosse  Plano Municipal de Seneamento Básico. Os dois não existem legalmente.

Revelando total ignorância, agem como se tivessem aprovado a renovação da concessão, o que seria impossível, pois ela depende do verdadeiro PMSB, cuja licitação  só foi concluida em novembro de 2019.

Na sessão de sexta-feira (13), os descuidados parlamentares mostraram-se totalmente alheios aos fatos e atos, como o Decreto nº 182/2919, que deflagra, finalmente, o processo para renovar a concessão à Embasa.

O decreto institui os conselhos que vão atuar na parte mais importante da renovação da concessão, quando tudo poderá ser corrigido e acrescentado, que é a elaboração do PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico).

A seguir, trechos das falas dos vereadores, reafirmando a existência de um contrato que assessores da prefeiutura nos informaram que não existe. Também nada vimos publicado a respeito:

A maioria da Câmara deu aval. Um ano de contrato e não melhorou nada. O que vamos resolver, o contrato já foi assinado, por 30 anos? (João de Ogum).

A Embasa assinou contrato. O prefeito tem de romper o contrato com a Embasa, se essa adutora [Iguatemi] não sair esse ano, porque tá no contrato (Aparecido Lima).

Tivemos a oportunidade de fazer um projeto bom para Livramento e não fizemos. Mas, Deus me iluminou e eu votei contra (Márcio Alan).

A Casa aqui errou ao dar o aval para assinastura desse contrato (Josemar Miranda).

Esse contrato pode ser anulado, se não está sendo cumprido (Zé Araújo).

A tristeza não é pela responsabilidade de ter prorrogado o contrato com a Embasa (Paulo Lessa).

(Assista ao vídeo da sessão em: https://youtu.be/EgXl4tfLLo0)

 

Vereadagem – 14.03.2019

Edis ganham  R$2.904,00
por sessão, em Livramento

 

Raimundo Marinho
jornalista

Os vereadores de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, trabalharam 39 horas e 51 minutos, em 34 sessões, durante 2019, reunindo-se apenas 70 minutos, em média, cada semana, contra 90 minutos em 2017 a 2018.

Com subsídios de R$7.596,68 mensais e mais 13º, cada um deles custou ao erário, no ano, R$98.756,84, correspondendo a R$2.904,61 por apenas 1 hora e 10 minutos de trabalho por semana, fora o abono de férias.

Ganhou por hora efetivamente trabalhada 50% a mais do que a média recebida, em dezembro de 2019, pelo conjunto dos servidores públicos municipais, que foi de R$1.927,00, conforme informado ao TCM-BA.

Não há regra específica disciplinando a jornada de trabalho de parlamentares, mas suas obrigações constitucionais e a grande demanda da coletividade que representam exigem muito mais tempo de trabalho.

Suas funções obrigatórias são legislar e fiscalizar o Executivo, mas geralmente alegam que suas atividades não se resumem às sessões semanais relâmpagos e que sacrificam suas vidas atendendo as comunidades.

Se isso fosse verdade, estaríamos vivendo num paraíso. Na verdade, o que fazem fora da Câmara, onde, com raras exceções, só costumam ir nos dias de sessão, é assistencialismo para aliciar eleitores.

“Compram” os votos que os eternizam no emprego de vereador. Em 2019, os edis gazetearam 11 sessões, duas alegando feriados, mas que podiam ter sido remanejadas, e nove por pura e repulsiva vereadagem!

 

Câmara de Livramento – 09.03.2020

Contas são aprovadas, com
multa de R$2 mil ao gestor

 

Raimundo Marinho
jornalista

O presidente da Câmara de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, Aparecido Lima da Silva, vulgo Cidão Aracatu, foi multado em R$2.000,00, por irregularidades na prestação de contas de 2018.

Primeiro a dar a notícia, na região, último dia 5, parece ter sido o portal Achei Sudoeste, de Brumado-Ba, ressaltando que o gestor teve pedido de reconsideração negado, em 4 de março, pelo TCM-BA.

Aparecido Lima, presidente da Câmara

Conforme o Parecer Prévio no Processo TCM nº 04679e19, datado de 17.12.2019, as contas foram consideradas organizadas e regulares, mas aprovadas com ressalvas, o que gerou a multa.

No voto, o relator José Alfredo Rocha Dias, seguido pelos demais conselheiros, apontou falhas na inserção de dados no SIGA (Sistema Integrado de Gestão e Auditoria) e violação da Lei das Licitações.

Foi desrespeitada a Resolução TCM nº 1.282/2009, com omissões e ou inadequações na inserção dos dados. E, ao contratar serviços de assessoria, o gestor não obedeceu aos ditames da Lei nº 8.666/1993.

Os serviços contratados, com dispensa de licitação, ao argumento de serem especializados, foram acompanhamento da situação fiscal na Receita Federal (Proc. nº IN-003/2018 – R$19.200,00), contabilidade e administração (Proc. nº IN-001/2018 – R$162.500,00), e consultoria legislativa (Proc. nº IN-002/2018 – R$50.892,00).

O Legislativo teve orçamento de R$4.169.000,00, em 2018, dos quais R$1.283.838,92 foram gastos com os nobres vereadores, a título de subsídios, sendo de R$7.596,68 o valor mensal recebido por cada parlamentar.

Clique aqui para ler a íntegra do Parecer Prévio do TCM>>

 

Legislativo – 09.03.2020

Câmara versus Câmara!

Aparecido Lima (esq,) e Vitalmir Moura disputam votos no Distrito de Iguatemi

 

Raimundo Marinho
jornalista

Lembrei-me do filme Kramer x Kramer (EUA, 1979), baseado no romance de mesmo nome, dirigido por Robert Benton e estrelado por Dustin Hoffman e Meryl Streep, sobre o drama de um casal em briga!

Sobrou para Billy, filho pequeno e alvo de ferrenha disputa. O título é o sobrenome da família rachada. Entre nós, começa uma produção com título morfologicamente parecido:  Câmara versus Câmara!

Presidente fica transformado, ao falar

Eu sabia que a disputa dos nobres vereadores, para faturarem votos com as obras públicas, não daria certo. Passou da hora do prefeito Ricardinho Ribeiro assumir o comando e dar um basta nisso.

Na sessão de sexta-feira (6), o presidente Aparecido Lima da Silva quebrou o decoro, outra vez, para humilhar o colega Vitalmir Moura. Ou seja, colega contra colega, o mesmo que Câmara vs Câmara.

E o Billy são os votos. Em janeiro (13), Aparecido postou no Facebook: “Hoje recebemos em Lagoa de Daniel o material do Posto de Saúde, que eu e o prefeito Ricardinho esperamos inaugurar até o final deste mês”.

Esta semana, Vitalmir Moura teria feito circular em grupos de Zap um áudio, na voz do conhecido Aguiarzinho, dizendo que a obra teria sido um pedido dele, através de indicação, atendido pelo prefeito.

Seu colega-chefe enfureceu-se e o humilhou, em plena sessão. Quem era chamado de “nobre colega”, foi transformado pelo descontrolado presidente em “muito mentiroso”, que “não passa de um ninguém”.

Um verdadeiro Câmara x Câmara, ou “cobras versus cobras”, no vale tudo da politicagem, onde nada surpreende. Em ambiente assim, em que colega “não passa de um ninguém”, ser “vagabundo” parece de menos.

E vagabundos, amorais, imorais e inescrupolosos são certas excelências que defecam suas imposturas sobre a grandeza e dignidade dos mandatos, debochando da miséria de tanta gente que sofre!

 

Dia da Mulher – 08.03.2020

ELAS e eles, como Deus os fez!

Imagem copiada da web, via Google

 

Raimundo Marinho
jornalista

No dia dELAS, seria bom se, de fato, houvessem reflexões sobre a condição humana das mulheres, sem, claro, tantos condicionamentos impostos por visões filosóficas, sociais, comerciais e ideológicas.

Vamos voltar, urgente, ao normal, ainda que haja mentes desvirtuadamente inquietas a querer saber o que é “normal”. Para mim, é simplesmente chegar aqui na Terra e viver o que veio para viver.

Sem tirar, naturalmente, o direito de cada qual entender diferente e viver conforme a diferença que enxergar, sem impor pontos de vistas a ninguém.

Fico com o que, ao escrever aos efésios, o apóstolo Paulo falou sobre os deveres domésticos e recomendou às mulheres que se sujeitassem a seus maridos, na simplicidade da vida.

Aos homens, o apóstolo disse para amar suas mulheres e comparou a sujeição feminina e o amor do marido ao amor de Jesus pela Igreja e a sujeição desta ao Mestre (BÍBLIA, Efésios, 5, 22- 33).

Disse aos maridos para amar suas mulheres como a seu próprio corpo, pois estariam amando a si mesmos; e que a mulher amasse o marido como ao Senhor, garantindo o amor absoluto entre os dois!

A lição de Paulo não inferioriza a mulher, como parece, pois também intima o marido a igualmente amar a esposa, como a si mesmo. Ele quis garantir a integridade e permanência do amor matrimonial.

Efésios eram moradores de Éfeso, então importante cidade da Ásia Menor. Paulo colocou a sujeição da mulher ao marido, na época, na dimensão do amor e não na de propriedade, como era antes de Cristo.

A exortação apostólica faz sentido no mundo liberto de hoje? O apóstolo usou o parâmetro do amor para confrontar homem e mulher, pois entendia que, assim, haveria harmonia e estabilidade da união.

Hoje, o casamento talvez tenha outro rumo, em que liberdade e igualdade servem mais  para definir quem lava os pratos ou limpa os banheiros; ou quem terá a guarda do filho e ou pagará pensão alimentícia.

Pense na mensagem de Paulo, para se unir ao companheiro ou companheira, na caminhada para Deus! Quando todos souberem plenamente quem são, o céu se abrirá em suas vidas!

 

Mulheres – 08.03.2020

Como Jesus as amava!

 

Raimundo Marinho
jornalista

Reproduzo aqui, com adaptações, texto de Hora do Ângelus, PENSARES
PARA REZAR - Livramento de Nossa Senhora - BA: 2011, onde escrevi que, n
o tempo de Jesus, as mulheres sofriam severas restrições de direitos.

Eram consideradas objetos, como dito no 9º mandamento, cujo original era: “Não cobiçarás a casa do teu próximo, nem a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu touro,...” (BÍBLIA, Êxodo 20:17).

Jesus Cristo escandalizou as lideranças religiosas da época, ao pensar e agir de maneira diferente, valorizando as mulheres e pregando a igualdade humana. Derrogou tudo que desqualificava e escravisava o sexo feminino.

Imagem copiada da web, via Google

Há passagens dos evangelhos que explicita isso, como as que falam da “Mulher Adúltera” e da pecadora que ungiu os pés de Jesus. Certa vez, arrastaram até Ele uma mulher acusada de adultério.

Os acusadores lembraram que Moisés determinara que, nesses casos, a mulher deveria ser apedrejada e morta. E, cheios de más intenções, pouco preocupados com a Lei de Moisés, pediram a opinião de Jesus.

O Mestre, que lia seus pensamentos, respondeu: “Se foi isso, então, que Moisés disse, aquele de vocês que estiver sem pecado que comece a atirar as pedras contra ela”.

Quando ouviram isso, os picaretas sairam, um a um, e deixaram a mulher em paz. Então, Jesus voltou-se para ela e disse: “Nem eu também te condeno. Vai-te e não peques mais” (BÍBLIA, João, 8, 7-11).

A dita pecadora que ungira os pés de Jesus foi “Maria de Magdala” (Maria Madalena), que teria sido prostituta. Ela aproximou-se de Cristo, na casa de um fariseu, conforme relato do evangelho de São Lucas, que diz:

“E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que Ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento.” (BÍBLIA, Lucas, 7, 36-47).

Segundo o evangelista, ela lavou os pés de Jesus com as próprias lágrimas, enxugando-os com os cabelos. Em seguida, ungiu-os com o óleo.

Houve murmúrios entre os presentes, que diziam ter Jesus permitido aquele ato por não saber que a mulher era uma pecadora. Ele sabia, sim, e ainda lhe disse: “teus pecados estão perdoados!”.

Procuravam Jesus sempre as mulheres que, aos olhos do mundo, eram de algum modo estigmatizadas e rejeitadas. Ele acolheu a todas e lhes ofereceu vida nova. E ainda acolhe, hoje, a quem O procura!