E-mails recebidos pelo “O Mandacaru”
____________________________________________________

Assunto:             Animais em nossas ruas.
De:         "Pedro Paulo Rodrigues" <rodrigues.rodrigues2007@gmail.com>
Data:     Ter, Fevereiro 12, 2008 1:33 pm
Para:     mandacaru@mandacarudaserra.com.br

 

Jornalista Raimundo Marinho

Gostaria de criticar a presença de cavalos em nossas ruas, fato que tem se
tornado cada vez mais constante. A presença desses animais nas ruas aumenta consideravelmente os riscos de acidentes envolvendo motoristas,
motociclistas, pedestres e até os próprios montadores, que diga-se de
passagem, muitas vezes guiam esses animais completamente embriagados. Além da insegurança e dos perigos, pode-se ainda citar a sujeira e o odor que esses animais deixam nas ruas por onde passam. Sem falar que é também cada vez maior, o número de crianças e adolescentes "passeando" sem nenhum cuidado ou proteção. Além de tudo isso, nossas ruas estão sendo tomadas por uma grande quantidade de cachorros, que parece estar se multiplicando feito uma praga. Então diante de tudo isso eu pergunto: onde estão nossas autoridades que fazem "vista grossa" diante de tudo isso e não tomam atitude nenhuma? Nossa cidade está precisando de autoridades competentes e responsáveis com as suas obrigações, que não faça distinção de pessoas e que saibam penalizar quem assim merecer.

____________________________________________________

 

Assunto:             Nossos políticos
De:         "Pedro Paulo Rodrigues" <rodrigues.rodrigues2007@gmail.com>
Data:     Ter, Fevereiro 12, 2008 1:19 pm
Para:     mandacaru@mandacarudaserra.com.br

 

Prezado Raimundo Marinho

Envio este e-mail, aproveitando o grande número de pessoas que acessam o seu site, para criticar as práticas da Câmara de vereadores de Livramento.
Precisamos urgentemente de uma completa renovação. Este ano de 2008 será marcado pelas eleições municipais. E neste ano, a população livramentense precisa despertar sua consciência, exercendo sua cidadania e, dessa forma, não reeleger nenhum dos nove vereadores que atualmente exercem seus mandatos. Simplesmente pelo fato de que esses cidadãos nada fazem pelo desenvolvimento do nosso município e pela melhoria da qualidade de vida de nossa gente. Observando os dados do IBGE (tantas vezes mostrados por este site) podemos perceber os grandes níveis de misérria e pobreza que vive a maior parte da população livramentense. A única coisa que a Câmara de vereadores de Livramento faz é trocar nomes de ruas e praças. No entanto, otempo está passando e nossa cidade sofrendo com as consequências da falta de ação dos nossos políticos, que demonstram, ano após ano, sua inércia, incompetência e falta de compromisso para com todos nós. Que os livramentenses deêm a resposta nas urnas no mês de outubro!

____________________________________________________

 

Assunto:             Construindo a Democracia de forma Participativa.
De:         "renato luz" <renatolux_jornalista@hotmail.com>
Data:     Sab, Fevereiro 9, 2008 1:24 pm
Para:     mandacaru@mandacarudaserra.com.br

Construindo a Democracia de forma Participativa.
 
Primeiramente parabéns Michelle pela bela entrevista, o ano de 2007, foi o ano das Conferências no calendário oficial do Governo Federal, fiquei bastante feliz em ter sido o primeiro estudante Livramentense a representar a Bahia em Brasília numa conferência de grande porte, uma nacional (Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) e duas estaduais, (Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, e Conferência Estadual das Cidades), e fiquei ainda mais feliz sabendo que Michelle teve a mesma oportunidade. Uma Conferência de âmbito estadual e nacional são experiências incríveis para um jovem, ainda mais quando se trata de um jovem de livramento, que quando lá chega toma um “Choque de Cultura”, você descobre que os seus anseios, seus ideais, não são muito diferentes dos jovens dos cinco cantos do Brasil. E ainda mais, começa a descobrir uma forma democrática de expor os problemas da sociedade ao poder público, e até mesmo de colocar as soluções em prática quando se tratam de Conferência Deliberativa, como a que eu tive oportunidade de ser Delegado. Durante a Conferência Estadual, os estudantes sentem a necessidade de articulação com os demais jovens do estado, para ser eleito Delegado para a Conferência Estadual, esse processo consiste na forma exposição temática nas plenárias e defesas do ponto de vista, além disso, os adolescentes têm a prerrogativa de criar moções e eleger membros para mesa, ao lado de autoridades como o Governo Jacques Wagner, o vice Governador Edmundo Pereira (Ex estudante do CEJVB), o Presidente Lula, ou autoridades ligadas ao Ministério Público (como foi o meu caso) um importante aliado da população. Por isso é muito importante que a juventude esteja representada em tudo que for relativo à sociedade, seja em Conselhos seja em associações, ou mesmo no Corpo administrativo do Poder Público, afinal o Estado Brasileiro , tem uma dívida enorme com essa faixa etária que deve ser paga na forma de políticas públicas. O mais intrigante é que nem sempre os Professores enxergam isso com bons olhos (felizmente se trata de uma minoria), muitos pensam que nós estudantes, estávamos fazendo “Política” (no sentido partidário), ou fazendo Turismo na Capital, foi preciso que outro Jovem tivesse a mesma oportunidade para mudar radicalmente essa mentalidade, e o mais importante que em nesse caso, o mérito de fato é do Estudante, e não do Colégio onde estuda, dos seus Professores, da família, do poder público e etc. Até porque nessa Conferências a grande maiores dos jovens, vem de colégios técnicos, de cidades contempladas com o Pro Jovem, e outros programas do governo federal que insiram o estudante num contexto de Liderança, dessa forma para uma Jovem do sertão do sudoeste da Bahia, chegar lá é muito difícil, Parabéns Michelle.                                            
Renato Luz.