E-mails recebidos pelo “O Mandacaru”
____________________________________________________

Assunto:  Entrevista desembargador Prof. Dr. Lourival Trindade
De:    "heliogabreu" <heliogabreu@uol.com.br>
Data:    Ter, Janeiro 29, 2008 4:53 pm
Para:    "mandacaru" <mandacaru@mandacarudaserra.com.br>

           

Olá Raimundo,

Parabéns mais uma vez pela brilhante e excelente entrevista realizada com o Prof. Dr. Lourival Trindade, como ele bem disse: Desembargador do sertão!!! Um  Juiz do seu tempo!!!. Um Juiz da modernidade e  da sociedade, e é para isso que existem o DIREITO E A JUSTIÇA!. m forte abraço, Hélio Gottschall Abreu

_____________________________________________________

 

Assunto:   Artigo
De:       "beatriz mesquita" <dearbia87@gmail.com>
Data:    Qui, Janeiro 24, 2008 9:14 am
Para:    mandacaru@mandacarudaserra.com.br

           
Caro editor, Bom dia!

Atualmente resido em Brumado e sou da área de Letras. Quero dar os parabéns ao seu jornal pela publicação do artigo *A língua portuguesa no Brasil (Um breve histórico sobre a formação do português popular e do português culto)*, de autoria da Vivian. Achei o artigo de uma historização excelente e impecável. Vou aproveitar e usa-los com os meus alunos. Parabenizo também a Vivian pelo excelente trabalho que tem desenvolvido na UNEB em Brumado e por mais uma publicação de maestria.

Cordialmente, Beatriz

____________________________________________________

 

Assunto:  ALEGRIA, ALEGRIA O CIRCO CHEGOU!!!!
De: "albino fonseca" <binodouglas@yahoo.com.br>
Data: Sex, Janeiro 25, 2008 9:09 am
Para:  mandacaru@mandacarudaserra.com.br

           

A praça Maria da Glória Tanajura (avó da 1ª Dama), bairro Santa Rita,  é local onde são armados os circos que chegão a nossa cidade.Ficamos felizes com a chegada do circo e tristes depois que eles partem, pois deixam dejetos (fezes) depositados na praça além de  uma grande quantidade de lixo. O mais interessante é que  reside no local o ilustre  vereador Ilídio de Castro, baluarte da ascenção da atual administrção ao poder municipal,  funcionários  da prefeitura municipal, não esquecendo também de ser o endereço da  da 46ª CIPM. O bairro não possui esgoto, calçamento sequer àgua encanada.

____________________________________________________

 

Assunto:  NOVO DESEMBARGADOR
De:  "IVANILDO MEIRA NASCIMENTO NASCIMENTO" <ivanildo.meira@ibest.com.br>
Data: Sex, Janeiro 25, 2008 12:37 pm
Para:  mandacaru@mandacarudaserra.com.br

           

Caro Raimundo, venho por este espaço que você nos concede, parabenizar o
nosso caro amigo Dr. Lourival A. Trindade, por seus serviços prestados à
população de nossa região, e agora, como  novo Desmbargador de estado, vamos torcer para que desempenhe seus desafios com humildade e competência que tanto lhe é contumaz. Parabéns Dr. Lourival, e também a esta terra maravilhosa que se chama, Livramento de Nossa Senhora. Valeu.

_____________________________________________________

 

Assunto:    “Mais vale pobres na mão do que pobres roubando”
De:  "Elza gomes" <adg.rj@hotmail.com>
Data:    Dom, Janeiro 27, 2008 5:20 pm
Para:    mandacaru@mandacarudaserra.com.br

Caro Raimundo,
Sou de Salvador e há bastante tempo venho visitando este respeitável jornal eletrônico pela coerência das notícias e profissionalismo apresentado. Fiquei impressionada com o artigo publicado por V.Sa. cuja autoria é do estudante Julio Rodrigues Xavier. Primeiro pela crítica contundente sem ao menos citar o nome da pessoa a que ele se refere. (imagina-se de quem se trata, certo?) Posteriormente pelo seguinte trecho do artigo: "Ironicamente, navegando pelo site da Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, me chamou atenção a matéria "Natal da Solidariedade", provida pela SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), onde não é difícil antever um certo encantamento manifestado ante a tentação fascista." Vejamos qual será a definição para fascismo: "A palavra fascismo adquiriu o significado de qualquer sistema de governo que, de maneira semelhante ao de Benito Mussolini, exalta o Estado e usa modernas técnicas de propaganda e censura para suprimir a oposição política, fazendo uma severa arregimentação econômica, social e cultural, sustentando-se no nacionalismo e por vezes na xenofobia (nacionalismo étnico), privilegiando os nascidos no próprio país, apresentando uma certa apatia ou indiferença para com os imigrantes." "O fascismo é uma doutrina e uma prática política estatista e coletivista, opondo-se aos diversos liberalismos, socialismos e democracias."  Se por um lado faz-se uma denúncia, por outro é de se lamentar que as pessoas usem o poder para equivocadamente entender que os fins justificam os meios, para se manterem no poder,  pois Maquiavel sendo mal interpretado deverá ter afirmado que: Os fins determinam os meios. Não sei se alguém reparou que a cadeira usada para a referida senhora sentar-se tem um espaldar de rainha, um rebordado semelhante a uma coroa. Difícil de ser encontrada em uma creche municipal. Terá razão o estudante ao fazer o paralelo entre as duas fotos? Terá razão ao afirmar que a exploração da miséria como marketing social: a solidariedade de fachada  faz  valer  os lucros: sociais, econômicos e políticos. Afirma-se que uma imagem é mais forte do que palavras, enfim saberemos na próxima eleição se a consciência crítica desse estudante de Direito valeu. Que Deus nos ajude....