E-mails recebidos pelo “O Mandacaru”

JUNEI RÊGO
silvarego9@hotmail.com

FARMÁCIA POPULAR (FP) - A FP, do Governo Federal, era para ser uma alternativa de assistência farmacêutica para os mais carentes; bem como, um novo espaço público para o farmacêutico. Infelizmente, o governo na sua ingerência farmacêutica entregou a FP aos empresários do ramo. Estes, por sua vez, comercializam os medicamentos públicos da mesma forma que os privados e na ausência do farmacêutico, ou seja, sem nenhuma orientação correta. Enquanto isso, os órgãos referentes ao setor nada fazem. É uma vergonha. Dinheiro do povo usado para beneficiar empresários, sem retorno na saúde pública.

ATÉ QUANDO...? - Quando será que Livramento terá uma "linha", de ônibus, própria? Hoje está como antes. Temos Paramirim/Salvador, Rio de Contas/Salvador, Abaíra/São Paulo, Barreiras/Porto Seguro...e por aí vai. Antigamente, a culpa era do grupo de ACM e hoje ? As autoridades nada fazem. Eles voam e com nosso dinheiro. Nós, também, somos culpados. Todos reclamam, mas não nominam. Aí fica no mesmo. Velho horizonte...baratas, ar sem controle, paradas sem necessidade e estressantes, ônibus desqualificados, péssimo atendimento e falta de respeito com o cidadão. Avante Livramento! Que Nossa Senhora nos proteja. Sempre.

CURIOSIDADE... - Alguns medicamentos têm o seu vencimento alterado após abertos. Portanto, use o medicamento de acordo a prescrição médica e até o final. Nada de melhorar e parar. Qualquer mudança o médico deve ser avisado. Alguns prazos recomendados de acordo com a forma : colírios (até 30 dias), cremes ginecológicos (até 10 dias), pomadas/cremes tópicos (até 30 dias), gôtas analgésicas (até 10 dias), antibióticos (até 14 dias), xaropes (até 12 dias)... e por aí vai. Não se esqueça: abriu, tem que usar.

 

Lucas Souto
rlbamor@hotmail.com

Gostaria de lhe dizer que diferente do que foi postado em seu blog, A Deputada Marizete Pereira tem reforçado cada vez mais a parceria com o município de Livramento de Nossa Senhora e não só ai, pois na região contará com o apoio também dos prefeitos de Rio de Contas, de Jussiape, Malhada de Pedras, Rio do Pires, entre muitos outros. Prova do trabalho que vem sendo realizado de maneira muito transparente e correta. Só neste mês esteve em Livramento dois fim de semanas seguidos participando de reuniões e num outro realizou um evento belíssimo em Rio de Contas, que contou também com a presença do Ministro Geddel Vieira Lima.

Nota do Editor: A explicação de Lucas Souto é pessoal. A deputada Marizete Pereira não se manifestou sobre o assunto.

 

Maraiza Lessa
maraizalessa@hotmail.com

QUEM NÃO SE LEMBRA DA TRAGÉDIA MABEL E LAYSA - Já se passaram três anos minha gente, parece até que foi ontem, pois este filme está tão presente em nossas mentes! Um assassinato duplo que chocou Livramento e regiões por onde a triste notícia pode chegar. Eu, como vítima principal, tomada por uma dor tamanha, tenho procurado forças para através das orações, da família e dos amigos para suportar a saudade, ter paciência e acreditar que um dia terei paz porque haverei de ver a justiça acontecer. Confio primeiramente em Deus, mas acredito também que a justiça dos homens não falhará porque nas minhas orações peço sempre ao pai que impulsione as mentes e os corações dos homens e mulheres da lei para que não fique impune este ato de perversidade, de ódio e rancor que tanto feriu e fere minha alma, meu ser e que de certa forma me humilha e me discrimina. 25 de março de 2006 data do sacrifício, Livramento de N. Senhora, local escolhido para serem sacrificadas, inocentes, indefesas, totalmente desprovidas de qualquer tipo de socorro pois quem deveria socorrê-las de um eventual perigo foi o autor da perversidade, do ato inexplicável e inacreditável. Convido a todos vocês a fazerem e refletir esta oração comigo, a qualquer hora, em qualquer lugar, onde você estiver: Senhor ouvi a minha oração, sede atento às minhas suplicas; respondei-me pela vossa fidelidade e justiça. O meu inimigo persegue-me, e prostou-me por terra; relegou-me para as trevas como os mortos de há muitos tempos. Desfalece o espírito em mim, o meu coração estremece dentro de mim, lembro-me dos dias de outrora, medito em todas as Vossas obras, e reflito sobre as obras da Vossa mão. Estendo para Vós as mãos. Como terra ardida, a minha alma tende para Vós. Senhor apressai-vos em responder-me, estou a ponto de desfalecer. Não escondais a Vossa face, igualando-me aos que baixam à sepultura. Fazei-me sentir pela manhã a Vossa bondade, porque em Vós confio; mostrai-me o caminho que devo seguir, é para Vós que elevo a minha alma. Livrai-me, Senhor dos meus inimigos, é em Vós que eu me refugio. Pela Vossa bondade tirai a minha alma da angustia. Pelo vosso amor destrói os inimigos, e exterminais todos os que atribulam a minha alma. AMÉM!

 

clodomar
coda.1@terra.com.br

Olá Raimundo, meus parabéns por esse meio de comunicação que tanto nos informa dos acontecimentos aqui na nossa região. mais precisamos também fazermos denuncias de roubo de motos na cidade de dom basilo e livramento dia 25/03/2009 mesmo roubaram uma moto placa kyi1139 cg 150 es vermelha de um morador da cidade de dom basilio que só tinha está moto como meio de transporte e as autoridades das duas cidades não ponha um fim nesta pouca vergonha que passsa numa cidade que pode ser facil de resolver.em dom basilio mesmo tem quase 5mil motos sem documentação. eu mesmo pretendo morar em dom basilio no fim do ano vou fazer o possivel para policia federal acabar com está porca vergonha na nossa cidade

 

padre cido
marronaxe@hotmail.com

ola Raimundo Marinho. Quero me corigir aqui: me enganei ao dizer que a cidade onde se encontra a faixa é Jussiape não Rio do Pires. Outra: chegou ate eu uma reclamacão de que ha muito terrenos baldios pela cidade onde se deposita lixo. Inclusive tereno da prefeitura. Seria muito bom fazer um alerta a população sobre alguuns riscos que corremos sobre epidemia de de dengue e ratos. Obrigado.

 

24.03.09

Cida
cidam41@hotmail.com

Considero a nossa Livramento hoje um município de médio porte, porque dá para se ter vida própria. Atualmente não precisamos sair daqui para resolver algo.
A não ser para estudar e passear. A nossa cidade evoluiu, e, como todas as outras os problemas também vem crescendo... Raimundo Marinho que o diga elegeu a sua terra natal para curtir a sua aposentadoria. E fez muito bem. Ainda temos qualidade de VIDA aqui, graças a Deus, os jovens de 80 anos agradecem...

As residências estudantis de Livramento (REL) em Salvador e Vitória da Conquista foram criadas pelo atual prefeito Dr. Carlos que não mediu esforços para mantê-las justamente porque ele prioriza também a Educação e, quantas pessoas já saíram de lá doutores. A REL de Salvador hoje é referência, a casa é linda possui dois pavimentos. No começo do ano passou por uma reforma e está confortável e aconchegante para abrigar melhor os estudantes que ali residem. Quando for a Salvador faça uma visita, Raimundo, para você ter idéia como é. Jamais vi uma residência estudantil de um município tão bem estruturada. Realmente fizemos uma pesquisa e, parece que a de Livramento é a melhor e maior de toda a Bahia. Dr. Carlos e sua equipe estão de parabéns.

Infelizmente a maioria das pessoas não são agradecidas como este senhor que escreveu com muita propriedade o “Drama do estudante pobre”, ele está de parabéns porque não se esqueceu da Escola Durval Guimarães, no Recreio, da saudosa D. Maria (Maria do Livramento Pereira Guimarães), bem como o Colégio João Vilas Boas e a Universidade Federal da Bahia-UFBA. Tamanha é a sua gratidão de tudo o que conquistou. Louvável sua história!

Impressionante é que a maioria das pessoas não reconhece a ajuda que o município está dando. Chocou-me profundamente, em Out 2008, quando uma estudante moradora da REL me disse que Dr. Carlos só teria 30% dos votos dos estudantes da Casa, mesmo assim ganhou as eleições. Não pensem vocês que ele fez alguma perseguição com quem não votou nele, pelo contrário estão lá até hoje, e com certeza vão terminar os seus estudos. Acontece que, as pessoas que saíram já estavam formadas e não mais precisavam da vaga. Já podem pagar um lugar para morar.

Agora, convenhamos Livramento pode se orgulhar porque mesmo com muito sacrifício dos estudantes, por ser um município longínquo dos grandes centros, a nossa cidade possui muitos doutores. Tiro o meu chapéu o pessoal de Livramento vai a luta mesmo. Da sua geração Raimundo saiu para estudar muita gente e as novas gerações tem saído muito mais. Outro dia soube que mais de 90 livramentenses estão fazendo Medicina, com muito sacrifício, pois realmente não é fácil. Imagine outros cursos? Que Deus abençoe a todos... Cida


AFONSO ALBINO
BINODOUGLAS@YAHOO.COM.BR

Caro Jornalista, Deveríamos acionar o grupo tático anti-sequestro, para localizarmos não só a Deputada Marizete, como também o prefeito Carlão. Não é piossível que ele esteja na cidade, e não veja a imundice das ruas, as péssimas condições das estradas vicinais, bem como das ruas sem calçamento, do péssimo atendimento do hospital. Senhor prefeito, quando eu era criança escutava muito o seguinte ditado quando me aventurava a jogar futebol " Pede para ir ao banheiro e sai." É o que V. Sª deveria fazer. Ah, e urgente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

padre cido
marronaxe@hotmail.com

Parabenizo e Sr. Raimundo Marinho pela denúncia que fez junto ao ministério público em defesa das águas de Livramento. São raras as autoridades nessa cidade que saem em defeza dos interesses publicos. Aproveito para indicar ao jornal um fragrante que está acontecendo em Rio do Pires. Por la as pessoas para conseguirem consulta médica precisa apresentar o título de eleito. Falo isso com base numa facha que eu mesmo vi estampada em frente ao posto de saúde, na cidade de Rio do Pires, recomendando aos eleitores para cumprirem a norma estabelecida. Seria oportuno que o jornal fizesse uma bela reportagem sobre isso . abraços.........

 

Patricia Ramos
patricia_meldejatai@hotmail.com

Fico imaginando como ficará nossa cidade depois e se chegar a acontecer esta tragedia ambiental com nossa linda cachoeira,estando longe de minha cidade natal tenho a foto da cachoeira como cartão postal para todos os meus amigos paulistanos que desejam está aí para também admira-la onde eu tendo descrever o prazer em poder desfrutar de momentos maravilhosos de lazer ... peço que isto nunca venha acontecer por nós e por todas as gerações que virão!

 

23.03.09

Luna

lunarichyang@gmail.com

Caro Raimundo Marinho, espero não viver vendo os meus filhos convivendo com tanta ignorância. Imagine como será Livramento daqui há 10 anos, nem quero imaginar. Infelismente estamos perdendo o mais importante que temos: a nossa Cachoeira. Que Deus não permita que essa barbaridade aconteça!

 

JUNEI RÊGO
silvarego9@hotmail.com

Por onde anda aquele pessoal que, no período pré eleitoral, enviava mensagens com música e enaltecendo o seu candidato ? Estão participando da "nova" gestão ? Estão satisfeitos ? Apareçam e opinem. A vida continua e os problemas também.

PARABÉNS E OBRIGADO POR NOS REPRESENTAR JUNTO AO MP BAIANO.

George Lessa
geolessa@gmail.com

Respondendo a Jovelino Almeida, ganhei muito para elogiar esse prefeito. Ele me deu a oportunidade que antes nenhum prefeito havia me dado, que foi cursar uma Faculdade .Em relação as pessoas que saíram. Não foram tantas como você colocou em seu comentário, mas sim, aqueles que ultrapassaram os períodos de pré-vestibulando da casa. Sendo assim, teriam que sair, pois está nos regimento interno da casa. Sei que todos são pessoas de bem, mas outras pessoas precisam dessas vagas também. Essas vagas foram preenchidas por estudantes que estavam em livramento e passaram na UFBA. Por esse motivo alguns saíram, mas não por perseguição. Mas, se você está se incomodando tanto, deve ter algum parente seu que saiu e você esta chateado com isso. Desde já, venho através desse, convidar o sr. para uma visita à REL, para que o sr. possa observar com os seus próprios olhos para onde está indo o dinheiro que mantém a REL, e não ficar se embasado em o que ficou sabendo ou boatos.

 

Cida Moreira
cidamoreira_rocha@hotmail.com

Nos dias 26, 27, 28 e 29 de março acontecerá o II Simpósio de Plantas Mecicinais, no Centro Diocesano em Livramento, estarão presentes: representante do Ministério do Meio Ambiente, Secretário de Saúde da Bahia, Dr. Cilerino de Pernambuco, Ir. Graciema de Belo Horizonte, Dr. Péricles e Professor e Dr. Luis Humberto, ambos de Vitoria da Conquista. As inscrições estão abertas, procure o Senhor Angelo no Centro Diocesano em Livramento.

________________________________________________________

 

16.03.09

JOSÉ MARIA
(DIRETOR DO COLÉGIO BOAVENTURA)

jmpedagogo@bol.com.br

Senhor Raimundo Marinho, tenho passado todos os dias em algumas ruas da cidade para chegar até o Colégio Boaventura, mas o que me chamou a atenção, foi a rua que fica a direita da Escola Polivalente, a que liga a rua José Maria Tanajura a frente do Estádio Dr Edilson Pontes. Hoje(18/03) pela manhã, encontrei um trabalhador de limpeza pública com dificuldades em varrer aquela rua, visto que o mato estava agarrando o lixo jogado ali. Eu me lembro que a dita rua só foi realmente limpa quando foi inaugurada a iluminação do estádio. Eu pergunto: Por que o nosso Prefeito nomeou tantos chefes e esqueceu de nomear trabalhadores braçais, que fazem o trabalho que todos veem, e além disso ganham pouco? Onde estão esses chefes? Será que não estão vendo a sujeira das ruas. Na semana antes de iniciar as aulas no Boaventura foi preciso eu e um ajudante pegar uma enxada e limpar o meio fio em frente ao colégio para melhorar a aparência. Se essas ruas do centro estão cheias de matos imaginem as da periferia. Nossa cidade quase não chove e se chovesse muito como estaria???

_________________________________________________________

mauricio souza
(sem e-mail)

Prezado jornalista, é vergonhoso ver o que esta acontecendo em nossa cidade eu em um passeio pela região da matinha, fiquei horrorizado com a estrada que fica entre livramento e itaguaçu por exemplo, a estrada estocada telha se é que se pode chamar de estrada porque esta mais parecendo é um brejo é rego derramando na estrada, é agua minando no meio da estrada, tem gente jogando lixo nas estradas, enfim la tem de tudo de errado que uma estrada pode ter eu perguntei pra um rapaizinho se ninguem nunca foi reclamar pra prefeitura ele me disse que o povo daquela região já esta cansado de ir reclamar para o chefe de obras e que nada foi feito até agora a não ser entupir um buraco que foi aberto no ano  passada e eu perguntei e o pessoal daqui votou em quem e uma moça respondeu 90% votou no atual prefeito  ou até mais de 90 por favor senhor raimundo divulgue este email pra ver
se´eles fazem alguma coisa por aquele lugar um abraço.

_____________________________________________________

Jovelino Almeida
(sem e-mail)

Interessante esse comentário de "George Lessa". Gostaria de perguntar a ele quanto o prefeito pagou por esses elogios sobre o funcionamento da casa dos estudantes? O que eu fiquei sabendo é que muita gente foi posta pra fora da casa, muita gente de bem que não tem condições de alugar um apartamento em Salvador. Pessoas que deixaram de construir o seu futuro pelo simples fato de o prefeito dá a louca e sair botando o pessoal pra fora. Pra onde vai agora os recursos que eram destinados a manter essas pessoas na casa. (...) Mais uma vez é demonstrada a incapacidade e falta de humanidade do prefeito para com as pessoas. Muitos sonhos serão destruídos. Pois , a grande parte que foi posta pra fora não tem condições , se quer, de pagar um pensionato.

____________________________________________________

Jaime Lessa
jtlessa@ig.com.br

Parabéns Marinho pela lucidez do artigo "Nosso jeito sócio-político de ser". Só mesmo a verve de um autêntico livramentense para mostrar tal sensibilidade e leveza descrevendo este nosso lado também baiano de ser. Apesar de estar longe daí há muito tempo, presente apenas em rápidas visitas à família e aos amigos que ainda conservo, como bom livramentense que sou, vibrei com cada momento aí relatado. É por estas e outras que tenho neste site hoje, minha maior referência sobre as notícias da minha Livramento querida.

____________________________________________________

JUNEI RÊGO
silvarego9@hotmail.com

A PRAÇA É DO POVO... Literalmente, a Praça Dom Basílio é do povo. Crianças, aposentados, jogo do bicho, sorvete, cerveja, profissionais do sexo, refrigerante, picolé, ponto de vans e ônibus, bingo, voz e violão, empresários da música, mágico, mendigos, engraxates, turistas, bafafá, sorteios, cães e gatos, bicicletas, motos, consórcios de carros e motos, móveis de vime, dominó, palitinho...enfim, uma festa. Confira.

BANALIZAÇÃO DA FARMÁCIA... A farmácia deveria ser, atualmente, um suporte para o Hospital e Postos de Saúde. No entanto, se transformou em um instrumento do "capital" onde se vende de tudo, menos saúde. Hoje, mais parece um mercado livre onde se vê cartões telefônicos, refrigerantes, energéticos, pilhas/baterias, chocolates, esmaltes, pagamento de contas bancárias...; enfim, virou uma feira livre. O importante é o preço e somente o preço. Qualidade, ÉTICA  e responsabilidade com a saúde do paciente/consumidor não existe. Portanto, não use medicamentos sem a consulta médica e não compre "remédios milagrosos" propagados por rádios e/ou televisão. Procure um farmacêutico (técnico responsável graduado), após a consulta médica, para uma orientação correta. Fique alerta e não seja levado por conversa de balconista. Sua saúde é muito importante. Boa saúde!

_____________________________________________________

 

16.03.09

george lessa
geolessa@gmail.com

Boa noite
Caro Raimundo
Venho retratar esse estudante de salvador que se diz perseguido pela prefeitura, isso nunca aconteceu não seria agora que a prefeitura tomaria essa postura que combatemos por muitos anos em livramento em gestões passadas;  posso falar isso como morador, alguns casos estão sendo realmente analisados dentro do estatuto da mesma para obtenção de vagas. Mas falando em perseguição a casa do estudante de salvador praticamente acabaria porque é de conhecimento da prefeitura que cerca de 70% da casa não foram eleitores do atual prefeito. Mesmo sabendo disso não foi tomada nenhuma atitude de repressão nem perseguição por parte da mesma, deixando bem claro que são fatos isolados para obtenção da vagas dentro do regimento interno da casa.  

____________________________________________________

Zeferino de Paula Lima Neto
Zifaneto@gmail.com

A única coisa inteiramente pura e cristalina que ainda temos nessa cidade, corre o risco de virar merda também. Gostaria muito de saber de quem foi de verdade essa idéia antibientalista e criminosa, e dizer que não devemos esperar de braços cruzados isso acontecer ou que algum orgão possa se oferecer em resolver tal
problemática, devemos sim partir pra ação, como o nosso jornalista Raimundo Marinho, que vem fazendo um brilhante trabalho em Livramento de nossa Senhora trazendo sempre a tona informações para aqueles que não conseguem ver nem ouvir em virtude do sistema intelectofóbico.   (Zeferino é  acadêmico de psicologia pelo CESMAC)

____________________________________________________

VAGNO MATOS DOS SANTOS
vagnoms@yahoo.com.br

QUEM ME MOSTROU O TEU SITE FOI O JUCELINO JR. PARA NÓS AQUI O JUNIÃO DA BAHIA. ELE TRABALHA NA EMBASA É LIDER SINDICAL E FILHO DE JUCELINO DA COELBA AI DE LIVRAMENTO C  ACREDIA?? MAS, É  UM KRA DISPOSTO. PERCORREMOS TODO O TEU SITE. GOSTAMOS. PARABÉNS. AQUI NA REGIÃO PRECISAMO DE ALGO ASSIM. MAS POUCA GENTE TEM PEITO. C  NUM QUER SE EXPANDIR PRA CÁ NÃO? SUCESSOS E CONTINUE COM O BELO TRABALHO. - VAGNO MATOS DOS SANTOS (REGIÃO OESTE DA BAHIA EIXO BARREIRAS-IBOTIRAMA) - www.vagno.com.br. E JUNIOR É MUITO ESTIMADO POR AQUI. VLW!!!

_____________________________________________________

Lúcia
mluciamachado@hotmail.com

Parabéns Raimundo, acredito que seus objetivos em relação ao mandacarú já estão ultrapassando as espectativas, você viu como os leitores reclamaram a ausência de notíscias? Isso é muito bom, é uma prova de que o povo está se evoluindo e valorizando o que é bom e útil.

_____________________________________________________

Diego Lessa Dourado
diego_lessa87@yahoo.com.br

Olá senhor Raimundo, fiquei estarrecido com a reportagem sobre o possível escoamento do ESGOTO DE RIO DE CONTAS para a cachoeira de Livramento. Isso é um desrespeito a vida, já não basta estarmos sofrendo com os casos de DENGUE, e agora termos que consumir águas contaminadas por coliformes fecais! Espero que as
autoridades livramentenses tomem medidas precavidas com relação a esses casos, tanto os de dengue, como o provável escoamento do esgoto de rio de contas para a cachoeira de Livramento. Outro problema que os livramentenses e os turistas que frequentam a nossa região vem enfrentando, são as péssimas condições das rodovias (Livramento - Brumado/ Brumado - Vitória da Conquista/ Livramento - Paramirim), há locais que é
impossível continuar na pista, muitas vezes é preciso invadir o acostamento para desviar dos buracos, colocando em risco a própria vida do motorista e a de outras pessoas que trafegam pela rodovia. Será que mais uma vez teremos que esperar a politicagem para "TAPAR BUCAROS"? E o pior é que, somos nós que colocamos pessoas incompetentes para administrar o nosso ESTADO. Na eleição para governador em 2006,
muitos diziam que era a hora de acabar com o CORONELISMO na Bahia, pode ter acabado, mas, a Bahia não vivia numa situação tão precária como está vivendo agora, com constantes casos de dengue, estradas precárias, ensino precário, faltam melhores atendimentos hospitalares, ou seja, muitos projetos citados na campanha eleitoral de 2006 foram esquecidos, ou guardados para a próxima campanha eleitoral. Mas tudo bem, assim é o Brasil, vivendo apenas de promessas. Forte abraço Raimundo.

____________________________________________________

Antonio Pereira Silva
pereirasilva56@uol.com.br

CORAÇÃO DIVIDIDO:  Após quase trinta horas percorrendo um trajeto de aproximadamente 1700 quilômetros, a cansativa jornada vai chegando ao fim. O contato com as coisas do passado faz o coração bater mais forte. A vegetação verde vai ficando para trás. O solo avermelhado e ressequido, quase à descoberta, passa a compor o cenário do final da viagem. A topografia plana, o firmamento lindamente azul e o resplendor do sol proporcionam uma visão espetacular do horizonte. Tais características, aliadas à emoção da chegada dão origem a uma explosão de sentimentos. A alegria de rever os parentes e amigos, o prazer de pisar no torrão
natal e outras sensações agradáveis fundem-se com a paisagem cinzenta, com as moradias toscas, com animais raquíticos...com o viver difícil da gente daquela região, gerando uma situação em que alegria se confunde com angústia. O pensamento põe-se a voar. Traz de volta momentos da infância, da juventude, e até da triste partida para São Paulo em busca de vida melhor. Quando desembarca, sente-se meio que forasteiro em sua própria terra. Desambientado, procura disfarçar o desconforto, que só é atenuado com os abraços carinhosos dos que o recebem. Quase tudo é diferente. O longo tempo vivendo em terras alheias se encarregou de tornar mais evidentes as diferenças entre os dois lugares. Veem-se ali sinais do progresso experimentado em todo país, mas há traços regionais que permanecem intocados. Hospitalidade e simplicidade são alguns deles.  A sensação de peixe fora d’água vai se esmaecendo com a boa receptividade dos con-terrâneos, com quem, embora sejam de gerações posteriores à sua ida para a terra da esperança, logo desenvolve empatia, mas nem mesmo essa relação afetuosa entre hóspede e hospedeiros consegue impedir que um vazio no coração continue a perturbar a alma do visitante, que demonstra inconformismo com a inevitável e natural mudança das coisas, e se ressente da ausência de amigos e parentes que se mudaram do lugar ou partiram para a eternidade. Tudo mudou. Não só os efeitos positivos da modernidade se fazem presentes, mas também a escória que ela gera. Percebe-se ali o resultado nefasto das mazelas surgidas na esteira do progresso, que contaminam mentes e destroem bons hábitos desde os grandes centros urbanos aos mais longínquos recantos do país. Sente-se no outrora saudável ar sertanejo o cheiro enjoativo da cannabis, cujos efeitos já causam tragédias. As festas juninas não são mais as mesmas. Preocupação com a virgindade é coisa do passado. Os inocentes forrós dos fins de semana deram lugar a festas liberais nas boates. A boa e velha galinha caipira foi substituída pelo frango congelado. O fogão a gás roubou a vaga do fogão de lenha, conferindo à cozinha um ar melancólico.  No visitante, não tardam a aparecer os primeiros sinais, por assim dizer, da síndrome da abstinência da agitação urbana. Começa o tédio. Até o silêncio da noite passa a perturbar. O cordão umbilical pede que fique. O apego à terra adotada (e adotiva) clama pelo regresso. E o coração dividido decreta: é hora de voltar. Eis o dilema em que se via envolvido este pretenso cronista, livramentense de nascimento e coração (criado na zona rural do município) a cada vez que visitava a cidade. Este conflito de sentimentos, que não deve ser diferente do que passa pela cabeça de muitos nordestinos que vivem há muito tempo em São Paulo ou em qualquer outro ponto do eixo sul-sudeste, ao retornar ao seu lugar de origem já não me perturba mais, graças ao "Mandacaru da Serra", que tem me mantido permanentemente em contato com minha querida Livramento, dando a agradável sensação de que voltei a viver aí em mente, corpo e alma. Muito obrigado Raimundo.

_____________________________________________________

Antoni
Anonymos@hotmail.com

A cada dia fico mais envergonhada com a cidade que passei boa parte da minha vida. Pois alunos sem condições financeiras perdem grandes oportunidades de ingressar em uma Faculdade, por uma simples razão:passa em vestibular público, mas sem condições de viajar, se matricular e permanecer. Recentemente, um aluno  saiu da escola pública, 2008 ( Joao Vilas Boas ), graças ao incentivo de grandes prefessores, entre eles  Márcia e passou em agronomia (Barreiras)- UNEB. Mas em conversa com esse amigo, perderá a sua grande chance, pois não irá, motivos esses citados anteriormente. Cadê os governates dessa cidade que não olham  para esses que são realmente alunos esforçados, sem berço de ouro e querem mudar sua realidade?
Acorda Livras!!!

____________________________________________________

 

14.03.2009

Antonio Pereira Silva
pereirasilva56@uol.com.br

Olá Raimundo: Brevemente (talvez ainda no corrente mês de março) estarei mais uma vez aí em Livramento, a passeio. Gostaria de saber se aínda é possível adquirir o livro "Livramento É de Nossa Senhora", de sua autoria e do Eduardo Lessa. Estou ansioso por obter essa obra, que, mesmo não tendo a oportunidade de conhecer, tenho certeza da qualidade e importância  de seu conteúdo  cuja leitura, além de me agregar muito mais conhecimentos sobre minha terra natal, certamente irá me proporcionar  muita satisfação e alegria pela confimação do que já sei e a descoberta de muitos fatos relevantes e curiosos  a respeito de nossa querida "Oásis do Sertão".

___________________________________________________

FABIO RAMOS
fabio.fabo@yahoo.com.br

Caro Raimundo, mais uma vez me pego pensando na vida, tanas coisas acontecendo ao mesmo empo, boas em albuns casos, ruins em outros, gostei muito do seu comentario sobre os nossos degetos jogados aleatoriamente no rio do Taquari, e sem esquecer do sangue que é depositado no próprio Rio Brumado pelo matadouro municipal, sabemos que um erro não justifica o outro, mas como é que nossos governantes poderá cobrar algo de Rio de Contas se nós mesmos fazemos tal coisas, antes de cobrar-mos qualquer coisa, deveriamos resolver nossos problemas internos, esse seria um príncipio de credibilidade, em tempos em que acontecem estupros em grandes universidades,pessoas morrendo por causa de um mosquito, como resolver esses imensos problemas, e agora a preocupação de uma possível cassação, o livramentense que se cuide, em tempos de pessoas escumungadas por fazerem o que fora determinado por uma lei, esperar o que e de quem, bons são as oportunidades, abracem, como o concurso do ministério da fazenda, com salário de R$ 2.500,00 esudem pessoal, vamos fazer a nossa parte, se conscientizar e luar, matar um leão a cada dia, obrigado pela oportunidade, sabemos que esse espaço é muito importante para quem ama Livramento, se existissem ouras pessoas como vc as coisas poderiam mudar.

____________________________________________________

Salvador Luiz Silva Santos
luiz85_silva @hotmail.com

Caro Roberto Marinho, fiquei estarrecido ao tomar conhecimento sobre a matéria intitulada "Esgoto  na cachoeira causa indignação em Livramento", pois o fato torna-se repugnante e totalmente descabido para os princípios básicos de saneamento. É salutar a adoção de medidas que venham a princípio resolver esta situação, não postergando a sua solução. Solidarizo-me com o Legislativo desta cidade no enfrentamento de tal fato, pois todos, independente de legendas partidárias abraçaram com afinco este problema.

____________________________________________________

heliane marques
lheliane@hotmail.com

Caro Roberto Marinho, venho ateaves deste email agradecer a você que todos dias da naticias desta maravilhosa cidade hoje tou em uma grande cidade mas nunca esqueço das minhas origens, tenho tanta soudade de livramento e me consolo um pouco lendo as noticias no mandacaru muito obrigada saudades saudades...

____________________________________________________

junior
juniorguanambi@hotmail.com

oi, eu queria saber se site acabou? pq tem um mês q nao atualiza, nois de livramento q moramos em outra cidades gostariamos de saber o q esta acontecendo em nossa cidade e o mandacaru era a forma mais facil de nos mantermos informado.

____________________________________________________

 

10.03.2009

ANTONIO DE CASTRO MEIRA
Email: antonio.c.meira@gmail.com

Srs, fiquei estarrecido com a noticia das obras do esgoto da cidade de Rio de Contas, Srs prefeitos, promotores e autoridades de Livramento e Dom Basilio, voçês vão permitir este abuso?

_______________________

 

Estudante de Salvador
Email: estudantedesalvador@hotmail.com

Caro Raimundo, não me identifico, por temer mais represálias e perseguições que já estou sofrendo por não ter votado no prefeito Carlão de livramento. A casa de estudante se tornou um modo de vingança, na qual o prefeito através de funcionário da prefeitura ( conhecido como Ginga ) fica ameaçando os estudantes que serão postos pra fora e não termiram seus estudos por ter votado em outro candidato. Gostaria de saber do prefeito o critério de escolha dos estudantes, saber se que ja começou sua faculdade poderá sair sem termina a mesma e qual curriculo o funcionário possui pra tomar conta da casa dos Universitário. Sem mais, agradeço a atenção e sei que apoiará a nossa causa. OS - Colegas da casa de estudante de Conquista, entrem em contato e relatem o que se passa com os estudantes que estão na mesma situação.

_______________________


Cida Moreira
cidamoreira_rocha@hotmail.com

UAB - Universidade Aberta do Brasil lança a proposta de implementaçao de
novos polos para todas as prefeituras. A escolha de Pólos e oferta de Cursos será
encaminhada através do PAR (Plano de Ações Articuladas) dos Estados,  no âmbito da SEED/MEC/CAPES.  Assim, os municípios interessados em abertura de pólos municipais deverão entrar em contato com a SEC, através do IAT – Diretoria de Educação a Distância – DIRED, para solicitar a inclusão do seu pólo no PAR Estadual, após avaliar alguns aspectos: pessoal e estrutura fisica. Mais informações em: nmatos.iat@sec.ba.gov.br

______________________

 

Antoni
antoni@hotmail.com

Um apelo as autoriddes política de Livramento: comecem a trabalhar em prol ao combate a dengue. A Bahia toda esta em luta para tentar combater o mosquito transmissor ( Itabuna, Vitoria da Conquista, Salvador e Jequié ). Casos de tipo hemorrágica, seguida de mortes foram confirmados. Nesses municípios ao menos existem UTI. E Livramento???? O que fará? Existem leves  comentários que já esta aparecendo uma tal de virose, nesse município. Dengue é uma virose.

_______________________

 

Waska James Bezerra
waskajames@yahoo.com.br

Caro Jornalista Raimundo Marinho, tenho a grande honra de ter morado nessa
grande cidade, meu pai era o Senhor Quirino responsável pela obra de irrigação que hoje é a grande riqueza deste lugar, morei ai 16 anos, estudei no Grande Colegio João Vilas Boas, tenho grandes recordação do meu tempo de infância onde lembro de grandes amigos que ai deixei, Webster Nobral, Kenedy, Preto Dinho, Guigorio, Hélio, Ai, Tonhão, Marcondes de Nemesia, China, Zé Lito, Mario Tanajura, Leila, Sandra, Aline, Iasodara e vários outros que devem estar por ai, um grande abraço e fique com DEUS.

_______________________

 

WEBER
weberaguiar@yahoo.com.br

Prezado Raimundo Marinho, A ADAB - Agência Estadual de Defesa Agropecuária
da Bahia, têm feito algumas fiscalizações buscando coibir a comercialização,
transporte, armazenamento e utilização de forma irregular dos agrotóxicos em nossa região. Nessa última semana nos deparamos com algumas situações que nos deixa bastante entristecidos, pois observamos propriedades onde alguns aplicadores que não estavam utilizando o EPI - Equipamento de Proteção Individual, além da destinação inadequada das embalagens vazias, promovendo a contaminação do meio ambiente. O que nos deixa também entristecidos é que em algumas dessas propriedades, os trabalhadores já foram por nós treinados e sabem do risco que estão correndo e sujeitando a sua família, mas insistem em continuar errando. Um outro fato que nos deixa também tristes é o fato de que alguns produtores têm jogado as embalagens vazias ao longo das estradas ou então em terrenos baldios, como é o caso do entorno da barragem do Rio do Paulo e a identificação desses infratores nem sempre é possível. É sabido que há alguns anos aqui em Livramento, com o apoio das revendas, dos poderes públicos, e da ADIB (Associação do Distrito de Irrigação do Projeto
Brumado) dentre outros, temos promovido campanhas intinerantes de recebimento de embalagens vazias. Estamos fazendo uso desse importante meio de comunicação, para solicitar da comunidade de Livramento e municipios vizinhos para colaborar conosco, denunciando esses infratores e que enfim possamos mudar essa nossa realidade, afinal de contas a fiscalização vive de duas coisas: flagrante e denúncia. Estamos dispostos para fazer cumprir as determinações legais e estaremos nos próximos dias intensificando ainda mais as nossas ações. Muito obrigado pela oportunidade concedida. Weber Marcílio Malheiro Aguiar - Fiscal Estadual Agropecuário/Eng. Agrônomo - ADAB - Livramento de Nossa Senhora - Rua Ursino Meira Júnior, 266,
Centro - Fones: (77) 3444-2829 e 3444-2700

_________________________

 

Maria José Tanajura Santos
mjts25@hotmail.com

Raimundo, gostaria se possível com  boa vontade como você sempre tem de
nos informar e esclarecer o que se passa em nosso Municpipio, veja o que está  se pasando em Rio de Contas em relação ao esgotamento sanitário que tem causado tanta polêmica e nada fazem, porque em nossa cidade tem a Embasa para fazer o melhoramento na água e no do Povoado de Barrinha que bebemos  água do Rego grande sem nenhum tratamento como  também do canal, falo da Barrinha porque somos de lá, mais os outros lugares estão na mesma situação.
Antecipadaemnte, agradeço.

____________________________

 

Levi
leviolivsousa@yahoo.com.br

Tá de férias meu querido amigo raimundo? apesar de morar em vitoria da
conquista, acesso diariamente esse site, pois toda a familia da minha mora nessa terra. obrigado.

Nota: Estamos viajando, mas estamos preparando a próxima atualização. Sairá breve! Grato!

___________________________

 

Fátima Lima Santos
fatinhalimasantos@yahoo.com.br

Caro Raimundo Marinho, Cadê as notícias da nossa querida Livramento, todos os dias acesso essa página, em busca dos acontecimentos dessa nossa querida cidade, para assim amenizar a saudade desse lugar tão
especial. Abraços fraternos, Fatinha.

____________________________

 

Felix Vieira dos Santos
fevisa@bol.com.br

LIVRAMENTO – TERRA DE MEUS PAIS E AVÓS

Tenho especial consideração pelo município e cidade de Livramento de Nossa Senhora-BA., pelo fato de ser a terra natal de meus pais, avós e demais descendentes de minha família, que ali nasceram e viveram até o ano de 1.932, quando migraram-se para o Estado de São Paulo, trazendo uma saudade imorredoura de parentes e amigos que aí ficaram. Guardo em minha modesta biblioteca, como coisas relacionadas à memória de meus antepassados e como lembranças de meus amigos, alguns documentos que representam a história viva do Livramento do Brumado (hoje, de Nossa Senhora), dentre os quais,  uma Revista edição de 1972, como o título de capa: “Livramento Desponta aos 51 Anos”, comemorativa ao Cinqüentenário de emancipação político-administrativa do Município – 1921-1971. Essa revista com 32 páginas, reporta assuntos históricos, políticos, religiosos, econômicos e sociais do Município, dando-nos uma perfeita visão de todas as áreas de atividades que alavancam o progresso dessa região, com enfoque maior a Livramento, nas áreas agropecuárias, comerciais e industriais, com predominância ao setor agrícola.

Com igual apreço, tenho como lembrança um livreto contendo a Celebração Eucarística em homenagem aos 25º Aniversário de Instalação da Diocese de
Livramento de Nossa Senhora e da Ordenação Episcopal de seu 1º Bispo, D. Hélio
Paschoal, css, (de saudosa memória), contendo o texto completo da Santa Missa, para o acompanhamento pelos fiéis, nas cerimônias jubilares. Além desses documentos, conservo com igual reverência e respeito, duas flâmulas, sendo uma alusiva ao Cinqüentenário de Livramento – 1921 – 1951 e outra da Inauguração do Colégio Polivalente e da Rede de Energia Elétrica, ocorridas no Governo Municipal de Antonio Meira Vilas Boas. Esses documentos (revistas e flâmulas), foram brindes que recebi do prezado e saudoso amigo José Pereira da Silva, filho de família residente nesta cidade de Livramento. Osvaldo Cruz-SP, muito deve a tantos outros cidadãos Livramentenses, que se migraram para esta região (Nova Alta Paulista) do Estado de São Paulo e que vieram contribuir grandemente com sua inteligência, dedicação e trabalho, para o desenvolvimento deste município paulista. Assim como tantas outras localidades deste Estado, que tiveram seu desenvolvimento alicerçado no denodado esforço do grande povo nordestino. Felix Vieira dos Santos - Osvaldo Cruz-SP -(19.02.09)

LIVRO: LIVRAMENTO É DE NOSSA SENHORA

Lí recentementem o livro "Livramento é de Nossa Senora" - magnífico trabalho dos autores: Raimundo Marinho e Eduardo Lessa, obra resultado do conhecimento e profunda pesquisa nos anais históricos de Livramento e região, onde contam com riqueza de detalhes e palavras adredemente apropriadas, todos os fatos ocorridos ao longo dos anos, ou melhor, dos séculos, em todos os setores de atividades - social, política, religiosa, etc.. Pude constatar a veracidade dos fatos registrados, pelo que já conhecia através das histórias
contadas por nossos antepassados (meus pais e avós, descendentes dessa localidade, onde nasceram e viveram nos idos de 1830  a 1932, data  em que migraram para o Estado de São Paulo) e agora confirmadas pelas páginas desse precioso livro. Registro aqui meus parabéns ao Raimundo e ao Eduardo, pela elevada expressão literária, onde deixaram registrado um passado de singular importância para todos os livramentenses e seus pósteros, reavivando a saudade daqueles que o presenciaram e para as gerações futuras, a oportunidade de conhecê-lo em toda sua extensão e significado.

________________________________

 

Fabiana Ferrarezi
faferrarezi@hotmail.com

Olá, Raimundo... estou aqui mais uma vez para parabenizá-lo por este trabalho, eu que estou aqui em SP, nascida e criada, adoro chegar em Livramento para
as férias tão esperadas durante o ano. É muito bom poder ter noticias visuais e também saber um pouco da historia desta cidade que adoro e que corre nas minhas veias por meus avôs terem nascido e ainda morarem aí. Obrigada!!!

________________________________

 

Danilo Moreira
jusdanilo@gmail.com.br

COMO NÃO HOUVE A JORNADA LINDEMBERGUE NESTE ANO, DONA LUCYNHA,  O AVIÚVA
DO MAESTRO LIVRAMENTENSE COMEMORA O CONCERTO QUE SERÁ REALIZADO NO TCA E A
REALIZAÇÃO DE UM DOCUMETÁRIO SOBRE O MÚSICO.

Para bem lembrar Lindembergue
(Liana Rocha, do A Tarde)

O maestro Lindembergue Cardoso completaria 70 anos. O desejo é de que o ano de 2009 não passe em branco para o maestro Lindembergue Cardoso. Afinal, neste ano em que se completam duas décadas de sua morte (em 23 de maio), ele também estaria completando seu 70º aniversário (em 30 de junho). Então, é duplamente importante para a viúva, Lucy Cardoso (responsável pelo Memorial Lindembergue Cardoso), conseguir que os holofotes se voltem novamente para um dos mais ativos e criativos compositores que a Bahia já teve, e que merece mais atenção. Mas, se a vontade é muita, os meios para realizá-la ainda não. “Não tenho muito de concreto ainda, mas muitas promessas”, admite ela, que espera que instituições e empresas ofereçam apoio. Planos não faltam.

Sinfonia  – Lucy conta que está planejando fazer um concerto – que seria apresentado pela Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) – somente com músicas que foram dedicadas ao maestro. “Muitos amigos, compositores, fizeram obras para ele, como Paulo Lima, Osvaldo Lacerda, Ailton Escobar, Almeida Prado...”, vai elencando. Enquanto o projeto não sai, a Osba, pelo menos, já garantiu uma pequena homenagem. Haverá uma apresentação no Teatro Castro Alves em que o maestro Eduardo Torres regerá a Sinfonia nº 01, obra musical de autoria de Lindembergue Cardoso, que foi  apresentada apenas uma vez em Salvador.

 

Filme – Outra iniciativa que entusiasma Lucy é a realização de um documentário
sobre seu marido, sob a direção de Lula Oliveira (de Meteorango Kid).  ”Ele deve começar este ano”, se anima Lucy, que só lamenta não poder fechar mais eventos para a primeira data marcante: ”Acho que até o aniversário não será possível fazer muita coisa”. Enquanto os apoios esperados não se concretizam, Lucy vai sabendo de iniciativas particulares, como a do doutorando Roberto Alejandro Pérez, que na semana passada defendeu sua tese de doutorado sobre o maestro Lindembergue na Universidade de Évora, em Portugal. A tese em Música e Musicologia teve como tema Lindembergue Cardoso – Técnicas e Atitudes Composicionais: o estudante e o compositor. “Os estudos dele estão se desenvolvendo há cinco anos e, não por acaso, se completam exatamente como que para abrilhantar um ano tão importante”, acredita Lucy. Por enquanto, ela continua se dedicando ao Memorial, que funciona na Escola de Música da Ufba, preservando a trajetória do talentoso músico:  “Eu me esforço para mantê-lo, porque não tenho verba. Abro duas vezes na semana, por minha conta. Só tenho suporte dos amigos”.

 

APENAS UM CIDADÃO VITIMA DE DESCASO
(o nome e o endereço de e-mail foram omitidos, a pedido)

Bom dia sr; Raimundo vim por meio deste  seu blog jornalístico, para
denunciar um descaso  e inresponcabilidade que a EMBASA  esta fazendo com os
moradores do bairro da barriguda  na Estocada. Já encaminhamos varios pedidos de instalação de água na rua mas nao temos respostas, o ultimo pedido que fisemos eles nos propos a pagarmos 100,00 cada moradores para comprarmos canos porque a empresa estava supostamente falida. Mas na ultima semana ela colocou uma reta escavadeira para instalar a água em 3 casas que Antonho de sr Regis fez para vender para caixa. Peco que coloque este apelo em sua pagina não deixe que este episodio passe em branco porque estamos sofrendo muito por falta de água ja chegei a pagar 105,00 de aqgua para um visinho  sou um morador do bairro mas não posso colocar meu nome nem o email por medo de represalhas. POR FAVOR ATENDA MEU APELO.

Nota: Sugerimos encaminhar as reclamações diretamente para a Diretoria de Operações da Embasa, que fica no Centro Administrativo da Bahia – Salvador-Ba. Procure entrar em contato, também, com o responsável pelo Projeto Com Mais Água, sobre o qual foi realizada, recentemente, uma reunião na Câmara de Vereadores de Livramento.O bairro da Estocada está incluído neste projeto.

 

Veja emails do mês anterior>>