Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 28.12.2015

José Maria de Jesus
Professor
(jmpedagogo@bol.com.br)

Falência intelectual e moral da Educação

Houve época em que professores e professoras  eram tidos como as pessoas mais respeitadas numa comunidade brasileira, mas hoje não.

Segundo informações, ser Professor no Japão ainda é uma profissão muito respeitada, e para os japoneses o professor é chamado de sensei, ou mestre em português, pois é considerado o sábio, o centrado e orientador das crianças. O Japão tem a exata noção de que o futuro do país depende das crianças, por isso a educação é muito valorizada, rigorosa, disciplinada. Mas em nosso país, não se pode dizer o mesmo.

Há tempos, os alunos iam às escolas para adquirir novos conhecimentos: conhecimento intelectual, conhecimentos extraídos dos livros, conhecimentos científicos. Aprendiam as quatro operações, álgebra, aritmética e a normas da gramática. Aprendiam a escrever bem, a ler bem e a redigir bem.

Tinham aulas de boas maneiras, civilidade, educação moral e cívica e até prendas domésticas, e tudo era ditado ou escrito no quadro negro com giz de cal. O Aluno tinha que copiar tudo e copiava com muito prazer e havia aprendizagem. Não havia televisores, computadores, internet, celulares e outras tecnologias, e a maioria dos estudantes aprendia, mas hoje não.

Muitas pessoas só estudavam até a quarta série, mas saia da escola com conhecimento muito melhor do que 90% dos estudantes que concluem o ensino médio hoje. A maioria dos estudantes das escolas públicas do século XXI não quer mais aprender, só obter notas para passar de ano. Passam o tempo todo na escola, quando não é brincando, é perturbando e impedindo colegas de aprender.

Infelizmente, há professores que entram nessa onda, não conseguem ensinar e saem distribuindo notas sem nenhum critério, para se verem  livres desses alunos, no fim do ano. Por outro lado, o professor que quer fazer um trabalho série e justo, e exige responsabilidade e aprendizagem e quer que o aluno aprenda é visto como carrasco. Muitas vezes é mal interpretado. Diante disso, falsos estudantes chegam até a escrachar e a tratar o professor com desrespeito.

Em algumas escolas, dirigentes escolares, que interpretam mal as leis educacionais, dão mais direito aos alunos irresponsáveis do que ao professor. O aluno xinga, desrespeita, fala o que bem quer com os professores. Os professores, por outro lado, não podem responder, e se responder tá perigoso ser processado. E é por isso que a educação está cada dia pior. Decadência total. Não vejo nenhum caminho para reverter essa situação.

Sempre faço uma pergunta aos estudantes: Alguém quer ser professor? 99% respondem que não. Dai, pergunto: Por quê? Resposta: Porque Professor sofre muito e ganha pouco.

Diante dessa resposta acredito que estamos caminhando para a extinção. Em muito breve não teremos mais professores para ensinar de forma presencial. Quem quiser estudar terá que acessar a internet. O EMITEC, na Bahia, já é esta realidade.

Quando essa ideia se proliferar, pelo menos os professores não serão mais agredidos por falsos estudantes.