O Conselho Tutelar do Município de Rio de Contas – Ba, vem através do presente encaminhar relatório dos atendimentos referentes aos meses de Junho/07, Julho/07, Agosto/07, Setembro/07, Outubro/07, Novembro/07, Dezembro/07, Janeiro/08, Fevereiro/08 e Março de 2008.
COSELHEIROS TUTELARES
CARLOS LANDULFO DE SOUZA PAU-FERRO
EVANILDO AGUIAR DOS SANTOS
SIMONE TEIXEIRA NUNES MELO
MARIA DAS GRAÇAS RAMOS GOTTSCHALL
JOELÍSIA SILVA NOVAIS
“Os filhos do Brasil nos devolvem o que recebem”
Renato Chiera.
ATENDIMENTOS CONSELHO TUTELAR
JUNHO DE 2007 À MARÇO DE 2008
DENÚNCIAS RECEBIDAS 209
DENÚNCIA IMPROCEDENTE 03
ACOMPANHAMENTOS E VISITAS 238
NOTIFICAÇÕES 200
REUNIÕES INTERNAS 40
PLANTÕES REALIZADOS 305
HORAS DE PLANTÕES 4065 h
CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA
POR PARTE DE TERCEIROS 54
MAUS TRATOS À CRIANÇA POR PARTE DOS PAIS OU RESPONSAVÉL 19
FUGAS DE CASA 13
EVASÃO ESCOLAR 08
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA 01
ALCOOLISMO ENTRE PAIS OU RESPONSAVÉL 08
ALCOOLISMO ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES 09
ATOS INFRACIONAIS COMETIDOS POR CRIANÇA OU ADOLESCENTE 09
PROSTITUIÇÃO 02
NEGLIGÊNCIA E INFRAÇÃO ADMINISTRATIVA 14
ABANDONO DO LAR POR PAIS (MÃES) 02
CRIANÇA ABANDONADA 01
CRIANÇA EM SITUAÇÃO DE RISCO 01
ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇA 02
ASSÉDIO SEXUAL CONTRA CRIANÇA 04
TRABALHO INFANTIL 06
CRIANÇA E ADOLESCENTE FORA DE CASA 02
AVISO POR INFREQÊNCIA DO ALUNO 08
FALTA DE VAGA EM ESCOLA 01
MENDICÂNCIA 06
ENVOLVIMENTO DE CRIANÇA OU ADOLESCENTE COM O TRÁFICO 01
ATOS DE VANDALISMO COMETIDOS POR CRIANÇA E ADOLESCENTE 12
REBELDIA DE CRIANÇA E ADOLESCENTE CONTRA PAIS OU RESPONSAVÉIS 19
DESRRESPEITO AO ECA POR ESTABELECIMENTO COMERCIAL 03
OFÍCIOS ENVIADOS 29
OFÍCIOS RECEBIDOS 37
LIGAÇÕES RECEBIDAS 98
LIGAÇÕES EFETUADAS 35
INDEFINIÇÃO DE PATERNIDADE 02
ÓRFÃOS 02
APLICAÇÃO DE MEDIDAS ESPECIAIS DE PROTEÇÃO
TERMO DE RESPONSABILIDADE MEDIANTE PAIS OU RESPONSAVÉIS 13
REQUISIÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO NA ÁREA DE SAÚDE 15
REQUISIÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO NA ÁREA SOCIAL 10
REQUISIÇÃO DE ACOPANHAMENTO PSICOLÓGICO 14
REQUISIÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO **
ENCAMINHAMENTO AO MINISTÉRIO PÚBLICO 17
ADVERTÊNCIA 05
ENCAMINHAMENTO A SEGURANÇA PÚBLICA 03
MÉDIA GERAL DE ATENDIMENTOS 926
Grande parte das ocorrências relacionadas à violência entre crianças e adolescentes em 2007 partiram de escolas. O maior índice registrado por bairro foi na Rua do Cruzeiro (Bairro Vermelhão). A maior parte das famílias acompanhadas estão desestruturadas e fragilizadas financeiramente. Percebe-se falta de área de lazer naquela localidade e projetos de restabelecimento social de acordo com a demanda.
Maus tratos envolvendo crianças são praticados na maioria das vezes por mães solteiras ou pais, que saem para diversões, deixando crianças sozinhas em casa. Na maioria das vezes, estão envolvidos com alcoolismo e drogas.
No início dos acompanhamentos o Conselho Tutelar recebeu denúncias de residências com barris de pinga para consumo e de descontrole por parte do comércio local na venda de bebidas alcoólicas à criança e adolescente. Houve uma melhora significativa na sede, contudo, um dos obstáculos ainda a enfrentar é o alcoolismo por parte de pais e responsáveis. Várias ocorrências são recebidas da zona rural necessitando de transporte para averiguação e palestras de prevenção.
Cresce o registro de atos de vandalismo cometidos por crianças e adolescentes, degradação do patrimônio público e privado.
Percebe-se nas ocorrências a falta de controle dos pais sobre os filhos, a uma grande procura pelo Conselho Tutelar para aconselhamentos e orientações necessitando de acompanhamento familiar.
A maioria das denúncias relacionadas à precariedade de prédios escolares partiu da zona rural. A deficiência de transporte para averiguação tem prejudicado o município na melhoria das condições das escolas na zona rural.
Além dos atendimentos e visitas, o Conselho Tutelar tem participado de reuniões em escolas com professores, pais e alunos. Foi realizada uma palestra para comunidade sobre álcool e drogas. Deu-se início às visitas na zona rural, com a realização de palestras, averiguação de ocorrências e esclarecimentos ao comércio local sobre o ECA.
O poder Executivo foi cobrado pelo Conselho Tutelar para participar da elaboração do orçamento. Entretanto, essa participação ainda não se efetivou. Só com recursos previstos no orçamento será possível por em prática programas de atendimento e políticas públicas adequadas às demandas existentes.
ECA – art. 4º- é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Parágrafo Único-A garantia de prioridade compreende: a)primazia de receberproteção esocorro em quaisquer circunstancias; b) precedência do atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública; c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas; d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
CONSELHEIROS
Carlos Landulfo de Souza Pau-Ferro
Evanildo Aguiar dos Santos
Simone Teixeira Nunes Melo
Maria das Graças Ramos Gottschall
Joelísia Silva Novais
Rio de Contas - Ba, 08 de Abril de 2008.