02.01.2009

D I S C U R S O    D E    P O S S E

Prefeito promete trabalhar
sem descanso

O prefeito reeleito Carlos Souto Batista faz discurso de posse no Ginásio de Esporte

Bom dia a todos!

(Cumprimentos)

Meus senhores e minhas senhoras livramentenses, minha família, amigo e colega vice-prefeito Dr. Paulo. Agradeço a Deus e a todos vocês a oportunidade de compartilharem comigo um dos mais felizes e solenes momentos da minha vida.

Juntos, equipe de governo e cidadãos livramentenses, trabalharemos sem descanso para que Livramento de Nossa Senhora continue crescendo e tenha também um papel de destaque entre os 417 municípios da nossa grande e acolhedora Bahia.
Quero, neste período, governar Livramento de Nossa Senhora, voltado para o social, respeitando as leis e os valores cristãos que sempre orientaram a nossa trajetória de vida, preservando sempre a ética.

Este momento, não é apenas um ato obrigatório e solene para efetivar a nossa posse. Ele traduz a consagração de uma missão que me foi confiada pelo povo, nas urnas.

Fico extremamente feliz por ter conquistado a vitória com uma expressiva margem de votos, onde vencemos em 71 das 94 sessões existentes, o que prova o valor da democracia pela força da maioria. Tivemos vitórias significativas na sede, Benito Gama, Taquari, Iguatemi, Itanagé e Monte Oliveira, entre outros, mas somos obrigados a agradecer as vitórias obtidas no Mucambo, Itaguaçu, Monteiro, Tabuleiro, Vereda, onde saímos de resultados adversos e colocamos vantagem.

Agradeço a Deus a generosidade, a preserverança e a vontade popular que me reconduziu ao cargo de prefeito.

Conclamo os membros do Legislativo, senhores vereadores, verdadeiros guardiões dos anseios do povo que nunca faltaram e não vão faltar com o apoio às propostas que sejam favoráveis para o povo deste município. E, na humildade que sempre me acompanha, corrigirei os rumos das possíveis falhas, que são inerentes a todo e qualquer ser humano.

Nossa vitória foi a vitória das propostas, do entendimento, da conciliação e, acima de tudo, do respeito ao eleitor. Por isso, entendemos que esta é a vitória de todo povo de Livramento de Nossa Senhora.

A nossa vida é uma eterna caminhada. Para o escritor Eduardo Galeano “a utopia (um mundo quase perfeito) está no horizonte, quando caminhamos dois passos à frente, ele se afasta dois passos de nós”, por isso é fácil perceber que por mais que fizermos muito, mais haverá para ser feito.

Aos vereadores que compõe a nossa base de sustentação, não os quero passivos, quero colaboradores, com espírito crítico e independente, como apregoa a democracia.

 Aos vereadores adversários, quero ter uma relação transparente, ética, corajosa, buscando pontos convergentes e respeitando as divergências que serão discutidas e votadas na Câmara, visando o bem do povo de Livramento de Nossa Senhora.

Estamos novamente reunidos para renovar o compromisso de mudar para melhor a face desta cidade. O planejamento, a melhoria no desempenho e o compromisso serão as marcas deste novo mandato.

Nós seremos gestores de um município alicerçado nos pilares da democracia, se não conseguirmos atender a todos os cidadãos de forma igualitária e justa, procuraremos atender, principalmente, os menos favorecidos.

 Vamos continuar de forma obstinada tentando sempre buscar melhorias na saúde, educação e assistência social, sem nos descuidar da segurança que foi antes uma preocupação dos grandes centros e, hoje, é também do nosso município.

A participação cidadã tem na escola um espaço ideal para a sua construção. Continuaremos respeitando e tentando atrair mais e melhores condições de ensino, transporte, merenda, inclusão digital e práticas esportivas para a nossa juventude.

O sentimento e a força que me move neste instante é a esperança agora renovada com a ratificação nas urnas de um novo mandato. O desafio e a responsabilidade serão maiores nestes novos tempos, mas certamente todos aqueles que nos ajudam com o trabalho na nossa equipe vão renovar e redobrar os esforços para que deixemos para o nosso sucessor uma Livramento de Nossa Senhora mais justa e mais fraterna.

Política no bom sentido é a construção de caminhos coletivos, e a arte de buscar alternativas, superar dificuldades, exigir o consenso entre interesses e demandas que às vezes são contraditórias. Conto com a ajuda de Deus, da minha família, das autoridades, dos vereadores, para buscar uma Livramento de Nossa Senhora – cidade da gente – cada vez mais justa para todos nós.

“Quanto maior a nau, maior a tormenta” já diziam os grandes navegadores. Livramento de Nossa Senhora possui mais de 42 mil habitantes, 2.262 quilômetros quadrados, pólo econômico regional, se encontra entre os 60 municípios mais desenvolvidos da Bahia, espera contar com governantes que consigam, resolver e ou minimizar os seus problemas locais e regionais para melhorar a qualidade de vida de todos que aqui vivem. Espero me aprimorar para cumprir esta missão.

Agradeço o privilégio, o desafio e a responsabilidade renovados e traduzidos por uma vitória nunca antes verificada no nosso município, para novamente dirigir os destinos deste grande município, pelo qual eu tenho o maior carinho, pois o adotei como a minha terra.

O tempo vai dar o seu testemunho, mas pelas premiações recebidas recentemente: Boas práticas no Programa Bolsa Família e o Selo Unicef – Município Aprovado, fizemos muito na área de assistência social, melhoramos a saúde e a educação, não nos descuidamos das ações estruturantes, como a melhoria das estradas, a ponte no Itapicuru, dos dourados e a Adutora de Itanajé, ambas em fase de conclusão, e que visam melhorar a vida de muitos munícipes. Pretendemos elaborar projetos para angariar recursos para mais obras no município.

Continuarei mantendo uma postura ética e proba, para que nosso querido município avance cada vez mais. Conto com a ajuda de Deus, de todos os livramentenses e dos que irão compor a nossa equipe de trabalho, a fim de que tenhamos como objeto construir uma Livramento melhor.

Humanização, dedicação e compromisso são as nossas metas.

Muito Obrigado!

Viva Livramento, a Bahia e o Brasil!!!

Convidados, eleitores e militantes lotaram as dependências do Ginásio de Esporte