Crítica – 27.08.214

Dr. Wanderley solta a letra,
critica PT e o Mais Médicos

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O médico Wanderley Guedes Ribeiro, proprietário da Clínica São Lucas, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, distribuiu para blogs locais cópia de artigo que enviou a entidades médicas, com ácidas críticas ao governo do PT, ao programa Mais Médicos e ao tratamento dado à saúde no Brasil e seus profissionais.

Sob o título “Brasil, caminhos tortuosos”, o texto começa lembrando a ditadura militar (1964-1985) e seus perversos reflexos na vida nacional, em especial à cultura e ao ensino, empurrando figuras de grandes ideias, em diversas áreas, para o exílio, como Miguel Arraes, Waldir Pires, Anísio Teixeira e tantos outros.

Ao criticar o Partido dos Trabalhadores, diz que, com ele, “surgiu uma nova era, a das falcatruas” e que o ex-presidente Luiz Inácio da Silva, antes de ser presidente, dizia que os programas para beneficiar os mais carentes (“bolsa escola”, “bolsa renda”) não passavam de planos eleitoreiros, mas os colocou em prática assim que chegou ao poder.

Afirma que, “com o PT, nasceram outros planos: mensalão, símbolo da maior corrupção que o país já viu”, além das “falcatruas em licitações de grandes obras que continuam inacabadas, como a transposição do São Francisco”. Chama a presidente Dilma de “incompetente, se enrola com tudo, discursos fracos, robotizados e inconsistentes, inseguros, tudo na base do ‘eu acho que...’ e ‘nós temos que...’”.

E indaga: “Quem é ela para falar dos médicos brasileiros? Nós médicos não somos culpados pelo caos no SUS, pela disparidade entre oferta e demanda, pela distância entre a verdade e a mentira sobre a saúde pública”. Sobre o Mais Médicos disse que “temos visto coisas inacreditáveis, médicos cubanos solicitam, por exemplo, um hemograma e encaminha o resultado para um médico brasileiro apreciar e interpretar porque eles não sabem”.

Clique aqui e leia o artigo do médico na integra>>

 

 

Pavimentação – 23.08.2014

Asfalto chega a Livramento!

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Caçamba despeja asfalto na Av. Leônidas Cardoso (Foto: site Livramento Diário/adaptada)

O prefeito Paulo Azevedo, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, tem gosto particular por marcas históricas, pelo que, certamente, sua gestão será inscrita nos anais positivos do município. Penso, todavia, que precisa acertar as linhas da escrita, no tocante ao estabelecimento de prioridades. O município não pode continuar sem planejamento.

Conforme prometido, o prefeito inicia a pavimentação asfáltica dos principais logradouros do centro, depois de fazer duas intervenções urbanas inéditas (Polivalente/Estocada e Av. Nelson Leal/Taquari), instalar semáforos e desativar o velho campo de pouso. Eu iniciaria o asfalto pelos espaços ainda com poeira e lama.

A nova pavimentação é motivo de júbilo? De um lado, sim, pois coloca um alento na administração municipal, que vem recebendo muitas críticas. Por outro, nem tanto, pelo considerável atraso da obra, considerando que a técnica da pavimentação asfáltica vem de 3000 a.C., desde a Mesopotâmia aos caminhos da China.

No Brasil, essa melhoria urbana data do início do século XX, com o uso em grande escala em ruas da cidade do Rio de Janeiro (1906). A ênfase, porém, foi para as rodovias, iniciando-se com a Rio-Petrópolis (1928), Rio-São Paulo (1940) e Rio-Bahia (1963).

De qualquer modo, adiós a los paralelepípedos!

 

 

Políticas Sociais – 23.08.2014

Seminário debate sobre
desenvolvimento social

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Valdenor: fortalecer educação e saúde

Desenvolvimento social é sempre tema recorrente nas discussões políticas. No último dia 21, o Centro de Formação e Organização Comunitária (CEFORC), de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, promoveu o encontro “Políticas Sociais para o Desenvolvimento”, no Centro Diocesano.

Visou discutir políticas públicas para o desenvolvimento social e estratégias de enfrentamento das desigualdades socioeconômicas, tendo como palestrantes os professores e deputados José Raimundo Fontes (estadual) e Waldenor Pereira (federal), candidatos à reeleição, outubro próximo.

José Raimundo chamou a atenção para a necessidade da participação popular no esforço para as conquistas dessas políticas, dizendo que “a revolução social só se concretiza com o exercício da cidadania”.

Para Waldenor Pereira, o combate às desigualdades exige  fortalecimento da educação, saúde e agricultura familiar,

Dep. José Raimundo: exige cidadania

além da implementação das tecnologias sociais de acesso

à água e produção de alimentos, que, segundo ele,  vêm melhorando a dignidade da população do semiárido.

O evento teve participação de representantes do Executivo e Legislativo da região, de associações comunitárias, organizações não governamentais, religiões, movimentos populares, partidos políticos e estudantes.

Inauguração No mesmo dia, os deputados Waldenor Pereira e José Raimundo, ambos do PT, inauguraram comitê eleitoral da dupla, na cidade, em ato que reuniu correligionários e simpatizantes de suas candidaturas, respectivamente a deputado federal e estadual, nas próximas eleições.

(Matéria produzida com dados e fotos enviadas pela coordenação dos eventos)

 

 

Educação – 22.08.2014

“Carta aberta” alerta para
greve no ensino municipal

 

Raimundo Marinho
Jornalista

A APLB-Sindicato, que congrega profissionais das redes estadual e municipais da educação, na Bahia, assumiu a luta dos trabalhadores do ensino público municipal de Livramento de Nossa Senhora e está mobilizando os filiados para a campanha salarial de 2014 e luta pelas vantagens legais da categoria, sonegadas pela prefeitura.

E realizará um seminário, a partir das 10h da próxima terça-feira, dia 26, com a presença de membros da Executiva Estadual, que debaterão com os professores e outros servidores da área questões básicas envolvendo o ensino, a educação e a situação funcional da classe, em Livramento.

Segundo a direção do núcleo regional da entidade, com sede em Livramento, será distribuído um documento, intitulado “Carta Aberta dos profissionais da Educação aos pais e alunos da rede pública municipal de Livramento”, contendo informações sobre as estratégias de atuação e as principais reivindicações dos trabalhadores.

Visa, também, “preparar a comunidade escolar para uma possível greve, uma vez que”, segundo os dirigentes sindicais, “a prefeitura vem ignorando  a categoria e até o momento não sinalizou para a formação da mesa de negociação”.

Segundo o documento, a educação clama por uma atenção especial, no sentido da garantia efetiva da sua verdadeira quantidade, pois é imprescindível que sejam cumpridos os seus objetivos básicos no que diz respeito aos direitos e responsabilidades de todos os indivíduos envolvidos no processo ensino e aprendizagem”.

O momento eleitoral também será tema de debate, ao argumento de que a APLB-Sindicato não poderia se eximir de cumprir seu papel de suscitar o debate, motivando a comunidade escolar a discutir sobre as eleições, levando-os a refletir sobre o significado do voto consciente e a importância da politica nas suas vidas”.

Clique aqui e leia o documento na íntegra>>

 

 

Inquérito – 21.08.2014

Ministério Público Federal
investiga caso do aeródromo

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O Ministério Público Federal, jurisdição de Guanambi (BA), instaurou inquérito civil para apurar denúncia contra ato do prefeito Paulo Azevedo, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, que desativou o aeródromo da cidade, para construir obras públicas no local, entre elas duas unidades de saúde.

A denúncia junto ao órgão ministerial, autuada sob número 1.14.009.000104/2014-05, foi apresentada, em março deste ano, por Roberto Lucas Spínola Souto, presidente do Partido da República (PR) de Livramento), sob o argumento de que a área, embora pertencente à Prefeitura, seria  de domínio da União, que não teria autorizado as obras.

O inquérito, aberto em maio último, pela procuradora federal Marcela Régis Fonseca, foi tema de recente reportagem do jornal Tribuna do Sertão, da cidade de Brumado, que nos cedeu gentilmente dados para elaboração deste texto, incluindo fotos e cópia da denúncia.

Além de supostas ilegalidades no uso do espaço, pela Prefeitura, o denunciante aponta possibilidade de especulação imobiliária, por parentes da esposa do prefeito, que teriam se beneficiado com informações privilegiadas, adquirindo terrenos nas imediações, na expectativa de valorização após as obras públicas.

O assunto não é novo e foi motivo de muita polêmica, no início do ano. Veja comentário deste site, em 24.01.2014, abordando, inclusive, a suspeita de especulação imobiliária. É oportuna, sem dúvida,  a representação junto ao MPF, a partir de que, espera-se, seja sanado o assunto, coibindo abusos, improbidades e benefícios ilegais a terceiros, às custas do erário público.

Clique e veja texto da denúncia e cópia da portaria do MPF

 

Eleições – 18.08.2014

Júnior recebe o apoio de
fortes lideranças estaduais

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Gerardo Junior oficializa candidatura a deputado estadual e defende reforma política

A primeira grande reunião da campanha eleitoral de 2014, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, ocorreu ontem e oficializou  a candidatura a deputado estadual do vice-prefeito do município, Gerardo Azevedo Júnior (PT).

Ele tem apoio de lideranças estaduais e regionais, como o ex-governador da Bahia, Waldir Pires, figura símbolo da política nacional, e o deputado federal Emiliano José, candidato à reeleição, com quem Júnior faz dobradinha na região.

Ex-governador e ex-ministro Waldir Pires

E mais o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes; o ex-deputado Zilton Rocha; o prefeito da Tanhaçu, João Francisco; e diversos outras lideranças de Conquista, Livramento, Lagoa Real, Paramirim, Rio de Contas, Jussiape, Tanhaçu e Salvador.

Júnior criticou os que só aparecem em véspera de eleições e quem acha que política não tem jeito: “tem jeito, sim, com ética, respeito e trabalho”. Defendeu  a “necessidade da reforma política, para acabar com essa política suja, de se comprar lideranças”.

Disse ser importante eleger pessoas como Emiliano José, candidato a deputado federal, “devido a sua trajetória de luta e sua história”, tendo sido um dos baluartes no combate à ditadura militar no Brasil, durante a qual, inclusive, foi preso e torturado.
 
Luta ao lado de Junior

O prefeito Guilherme Menezes narrou a precoce história política de Gerardo Junior, hoje vice-prefeito de Livramento, e sua eficiente ação como gestor público, quando foi coordenador regional do DNOCS e diretor do Hospital de Base de Conquista.

O ex-ministro da República e ex-governador Waldir Pires deu uma aula de história, salientando que “a consciência é que deve ganhar a política e não o dinheiro”. Mostrou como o país era governado e falou do que considera “massacre da mídia contra Lula e o PT.

O ex-deputado Zilton Rocha lembrou a luta que travou ao lado de Gerardo Júnior, na gestão regional do DNOCS, com muitas ações positivas em Livramento, como a liberação de água para o Bloco II do Perímetro Irrigado, após mais de 20 anos inoperante.

O jornalista Emiliano José falou, também, da luta, ao lado de Junior, contra as desigualdades e pela construção democrática que representam para a região e para a Bahia.

Lideranças locais e regionais e muitos militantes foram prestigiar Gerardo Azevedo Júnior
(Matéria produzido com base em dados e fotos enviados pela assessoria do candidato)

 

Padroeira – 16.08.2014

Nossa Senhora, a excelsa
protetora de Livramento

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Quinze de agosto, dia da padroeira de Livramento de Nossa Senhora, que nomina esse município baiano. Foi sob a invocação de seu nome que os bandeirantes paulistas, aqui em busca de ouro, fundaram a cidade, ao lado de missionários cristãos da Companhia de Jesus (1534), os jesuítas.

Celebrou-se ontem, 15, a tradicional missa na Catedral de Nossa Senhora, onde todos os anos os católicos livramentenses comparecem com muito fervor. Não pude assistir ao culto, mas aproveito o ensejo para meditar sobre essa santa, tida como a mãe de Jesus Cristo.

Maria foi uma cidadã comum, nascida em Nazaré, na Galiléia, época do império romano. Segundo a Bíblia, ainda adolescente, fora intimada por Deus para ser a mãe do Messias, ao que respondera com a integralidade do seu ser, colocando-se como verdadeira servidora do Criador.

Sob invocação de suas bênçãos, inaugurou-se a comunidade livramentense. A propósito, transcrevo abaixo parte da mensagem às páginas 136/137 de “Hora do Ângelus, Pensares para Rezar” (2011):

Livramento sois vosso, Maria

(...) E por quantos anos estais a derramar vossas bênçãos sobre Livramento! Quantas gerações já vieram e já foram, aqui vivendo sob o manto da tua proteção! Quanto já temos rogado a ti, para que nos abençoe e a nossos filhos! Para quantos já advogou junto ao amado filho, Jesus Cristo! Quantos lamentos, quantos rogos já ouvistes, Maria, desse teu povo!

Quantas lágrimas já nos vistes chorar! Quantas alegrias, também, já nos vistes cantar! Quantos risos já houveram, tantos compartilhados contigo! Não há colo, não há regaço mais consolador que o teu, Maria!

Eu te imagino viva, a consolar-me com o teu olhar de mãe! Eu sinto, dentro de mim, o frescor da tua inspiração. Sinto-te viva a conduzir-me para o lado da alegria de Deus!

Sinto-te, com a doçura de mãe, a soprar teu hálito santo sobre mim, muitas vezes aplacando minha ira, suavizando a dureza do meu coração, clareando minha mente e refrescando o meu espírito!

Vejo-te viva, ó Maria, seguindo os caminhos dos meus filhos, para quem tanto rogo tuas bênçãos! Sinto tua presença viva dentro de mim, clarão pelo qual vejo a imagem luminosa de Jesus Cristo; e enxergo o caminho de Deus!

Tuas bênçãos fazem com que Jesus me ouça! Animam-me a almejar a benevolência de Deus! E rogo, Maria, para que assim seja com todos os filhos aqui da vossa cidade, da qual sois a Excelsa Protetora.

Tende, pois, de nós piedade, ó mãe de Deus, corredentora! Porque Livramento sois vosso, ó Maria!

 

 

Falecimento – 16.08.2014

Ficamos sem Tõe de Seu Digo

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Por motivo de viagem nossas atualizações estão irregulares. Estava em Pato Branco (PR) quando soube do falecimento do amigo Antônio Alves Meira, 92 anos, dia 12. Foi um homem de vida reta e dedicada à família e à comunidade de Livramento de Nossa Senhora, onde sempre viveu.

Também conhecido como Tõe da Farmácia, atendia a todos sem distinção. Sempre vendia remédios a meu pai mesmo se não tivesse dinheiro, para que fossem pagos quando pudesse. E meu pai, muito pobre, na época, quase nunca tinha dinheiro. Tõe de Nair, um homem abençoado.

Nossas sentidas condolências a toda sua família, especialmente ao seu filho Zé, ministro aposentado do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que, quando me encontra, sempre pergunta “como vai Humberto?”, o meu pai, a quem Tõe sempre se referia, carinhosamente, como Beto.

Meu pai foi a Salvador pela primeira vez junto com Tõe, ao lado de outros jovens de Livramento, alistados para a Segunda Guerra Mundial (1944). Epopeia, com viagem a pé, a cavalo e de trem, que Seu Humberto até hoje nos conta cheio de orgulho. Tõe era uma espécie de guia do grupo.

Comemoração dos 90 anos

Quando Tõe completou 90 anos, O Mandacaru publicou a seguinte nota:

Seu Antônio Alves Meira fez 90 anos, celebrados com os filhos e respectivas esposas, os netos, vários parentes e muitos amigos. A missa em ação de graças ocorreu na Catedral de Nossa Senhora do Livramento, celebrada pelo bispo diocesano Dom Armando Bucciol, que destacou a religiosidade e a atuação marcante de Seu Antônio na sociedade de Livramento de Nossa Senhora.

Antônio Alves Meira, ou “Tõe de Seu Digo”, “Tõe da Farmácia” ou simplesmente “Tõe de Nair”, em referência à sua saudosa esposa D. Nair de Castro, nasceu em 3 de agosto de 1922, na Fazenda Água Comprida, distrito de Curralinho, que pertencia a Livramento e hoje é o município de Dom Basílio.

Filho de Rodrigo de Souza Meira Júnior e D. Otília Alves de Souza Meira, marcou sua vida como comerciante, principalmente na atividade de dono de farmácia. Nesse mister, ajudou muito a população, principalmente os mais carentes, não só facilitando a aquisição de remédios, como os orientando no seu uso, diante da carência de médicos no município, naquela época.

A história de Seu Antônio Alves Meira está muito bem contada no livro “Histórias da farmácia e outras histórias” (Recife: Ed. Doxa, 2002), de sua autoria, com apresentação do seu filho José de Castro Meira, ilustre ministro do Superior Tribunal de Justiça.

Em brinde alusivo à data, testemunha e aconselha: “Para completar noventa anos/E caminhar rumo aos cem/O amor da família é tudo/E o carinho dos amigos também/Nossa vida é um presente do Pai/Ame-a e dela cuide bem/Não fume, não beba, valorize-a/Boa sorte! Você chegará aos cem!!!”.

 

Religião – 06.08.2014

Devotos louvam Bom Jesus do
Taquari nos 50 anos da torre

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Os católicos de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, comemoram hoje o Dia do Bom Jesus, com missa solene e campal em frente à gruta em forma de cruz no bairro do Taquari, que em 2014 completa 50 anos de construída.

As bodas de outro ocorrem no ano do cinquentenário do Golpe Militar que imergiu o Brasil em sangrenta ditadura, e do centenário da deflagração da Primeira Guerra Mundial, uma das maiores tragédias da humanidade.

Não pudemos fazer a cobertura pessoalmente, como de costume. Mas lembramos, nesta data histórica, que a Torre do Taquari foi construída pelo então vigário Padre Sinval Laurentino, ajudado por amigos e muitos fiéis.

Veja “Trecho do Livro de Tombo da Freguesia Nossa Senhora do Livramento às folhas 58v e 59 referente à Torre do Bom Jesus do Taquari, única anotação histórica sobre o fato, reproduzida por este site em 07.08.2011 (http://www.mandacarudaserra.com.br/noticias/2011/seu_pereira.html):

“Assim é que se revestiram de invulgar brilhantismo as solenidades de inauguração do Santuário do Bom Jesus do Taquari.

Eram milhares de pessoas prestigiando um acontecimento ímpar para a nossa terra. A construção da Torre do Bom Jesus do Taquari foi idealizada graças à grande devoção do povo ao Senhor Bom Jesus e tem sua Romaria e festa realizada cada ano no dia 6 de agosto.

Padre Sinval Laurentino

A obra foi custeada pela caridade dos devotos do Bom Jesus, tem 21 metros de altura, toda em pedra ou paralelo, localizada no Bairro do Taquari, com 90 degraus, tendo contado com a colaboração de Pai Saló e Mãe Nini. Salomão Silveira fez e executou a planta sendo seu trabalho gratuito.

O povo do Taquari muito ajudou oferecendo trabalho por ocasião da obra e as mulheres e crianças, nas horas de encher as lajes, levavam na cabeça as latas de concreto. Os gastos com a Torre foram material e operários. Sua inauguração teve lugar no dia 6 de janeiro de 1964.

Depois da benção e inaugurada a Torre, o Pe. Sinval Laurentino, seu Vigário, subiu de joelhos os 90 degraus, alcançando os braços da cruz de onde de descortina o mais soberbo e encantador panorama. Uma chuva de papelzinho picado caiu sobre a massa popular que vibrou de entusiasmo e fé”.

Notas: (nossas)

1. O registro acima foi feito pelo próprio vigário – Pe. Sinval, de punho próprio.
2. O Livro do Tombo registra, também, que 1.091 pessoas fizeram doações em dinheiro para a obra, totalizando Cr$300.500,00 (trezentos mil e quinhentos cruzeiros).

 

 

Educação – 01.08.2014

Docentes iniciam campanha
salarial propondo negociação

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Reunião plenária dos professores e servidores da rede municipal de ensino

Mais de 150 servidores da rede de ensino municipal, a maioria professores, atenderam à convocação da APLB-Sindicato, núcleo regional com sede em Livramento de Nossa Senhora (BA), para a reunião plenária do último dia 29, considerada um sucesso pelos organizadores.

Foi divulgada uma gorda pauta de reivindicações, que mobilizará a categoria na campanha salarial de 2014, já deflagrada pela entidade. O ponto alto é a atualização dos salários, incluindo o cumprimento do chamado “Piso do Magistério” (Lei Federal 11.738/2008).

Na proposta de atualização da tabela, o salario varia de R$848,69 (nível I) a R$1.194,22 (nível VI), para os detentores de 20 horas, e de R$1.697,39 (nível I) a R$2.388,41 (nível VI), para os de 40 horas. A categoria reivindica, ainda, aperfeiçoamento para gestores, professores e pessoal de apoio.

Querem bolsas em curso superior para professores que ainda estão no nível médio e enquadramento dos já habilitados, além de assistência médica especializada para atender casos de doenças ocupacionais, lembrando a alta incidência de transtornos envolvendo o emocional dos docentes.

As lideranças informaram que o documento relativo à campanha salarial foi protocolado na Prefeitura e Câmara de Vereadores, mas ainda não houve resposta, sendo formada uma mesa mista de negociação, para conduzir o processo, faltando só os representantes de Executivo e Legislativo.

A reunião foi dirigida pelo diretor do núcleo local da APLB-Sindicato, em exercício, Marlúcio Marques, em razão da licença do titular, Jânio Soares Lima, para concorrer à eleição da nova diretoria da entidade.

Clique aqui e leia o texto completo da campanha salarial>>