Eleições – 24.09.2014

Minha mãe para presidente!

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Certa vez, alguém, não me lembro quem, tentou elogiar-me, dizendo que nossos posts têm a mesma qualidade, por exemplo, do Folha de São Paulo. Respondi, modestamente, que se deve à formação teórica obtida na graduação em Jornalismo e Direito pela Universidade Federal da Bahia e à longa prática em A Tarde, de igual quilate.

O Mandacaru é dedicado a Livramento de Nossa Senhora, com qualquer tema que possa servir para reflexão em nosso meio, como a eleição presidencial. Sem desmerecer os outros candidatos, minha atração é pela candidatura de Marina Silva, que tem marcas de vida comuns às da maioria do sofrido povo brasileiro.

Será a governante ideal para se contrapor ao país transformado em curral de políticos mentirosos e indecentes. Tem fisionomia física e moral semelhantes às de tantos famélicos que ainda povoam, por exemplo, o sertão de onde vim, com as chagas da desesperadora experiência da fome, de vestir trapos e de dormir no chão.

A imagem da seringueira evoca a esquálida figura da minha mãe, igualmente marcada pela fome endêmica, no viver sofrido da roça seca, que ainda não aprendeu a se alimentar. Esta semana, ela lembrou: “nunca tive uma casa, mudei 15 vezes, com ocês todos pequenos”, enxotada de casebres insalubres que não eram seus.

A história do ovo e dos fiapos de cebola que Marina Silva conta, em seus comícios, que a mãe lhe servia e a seus irmãos, nos seringuais amazonenses, é a mesma da minha mãe, por longos anos, no duro sertão de nossa Livramento.

Apenas isso habilitaria alguém a ser presidente? Claro que não, mas Marina demonstra ser e ter muito além disso. Ela tanto pode dialogar com os de barriga cheia quanto com os que passam fome. Revela plena compreensão, compaixão e sentimentos que a maioria dos politicos brasileiros tradicionais há muito perdeu ou nunca teve.

Ela é a cara do Brasil brasileiro que precisamos conhecer melhor. Outro dia, alguém me disse: “Marina lembra a sua mãe (D. Maria)”. Concordei, de imediato. Então, vou votar nessa minha mãe para presidente!

 

 

Artigo – 24.09.2014

A força da mentira (*)

 

Hélio Pólvora

Escritor, membro da
Academia de Letras da Bahia

Verdade e mentira são conceitos falíveis para quem raciocina mal. A verdade de hoje pode ser a mentira de amanhã, e vice-versa. Uma mentira repetida dia a dia tende a se tornar verdadeira. Uma verdade, de tão óbvia, de tão explicita que é, acaba por entediar as mentalidades rebeldes e ser corrompida pela mentira.

Continuo sem saber direito o que é verdade, o que é mentira, nesse bombardeio de afirmações a que nos submetem. Quando Pilatos perguntou o que era a verdade, Jesus preferiu calar-se. Inútil explicar-lhe. O que não quer dizer que não tivesse as suas verdades firmes – e nós, míseros mortais, as dúvidas.

A mentira é um recurso letal. Quando descoberta, já é tarde, já dizimou e arrasou. Joseph Goebbels, o marqueteiro do nazismo, o guru da propaganda dirigida, sabia dessa verdade. Apostou na divulgação maciça da mentira e se deu bem por um tempo.

A tapeação, o engodo, a mentira mais descarada têm sido no Brasil a arma preferida da situação contra a oposição representada por candidatos que começam a subir nas intenções de voto. Um governo fez isto, fez aquilo. Em geral, medidas paliativas, obras inacabadas ou superfaturadas. Lá fora, em Cuba, Venezuela e ditaduras africanas, plantou marcos mais sólidos.

Mas a eleição presidencial é aqui. A empulhação terá de ser endereçada à suposta nova classe média que emprenha pelos ouvidos em sinal de gratidão pelas bolsas. A classe média tradicional foi destruida pelo crime de pensar sem o contagio de ideologias falidas. Quanto aos empresários, estes doam fortunas às campamnhas e se habilitam ao reembolso com juros.

A verdade sobrevive com o gene da mentira. A mentira institucionalizada adquire foros de verdades. E assim vamos para o dia 5 de outubro, sob ameaças de repetição de um poder que aparelha instituições e as leva ao desastre, desfigurando o processo eleitoral correto pela prática de mentiras descabeladas, pela blindagem cínica de corruptos. Aguenta Brasil.

(*) Transcrito de A Tarde(Opinião: 21.09.2014)

 

 

História – 24.09.2014

Dr. Lourival reivindica
mérito por obra na BA 148

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Rodovia BA 148, trecho Livramento a Brumado, antes da pavimentação (Foto: Raimundo Marinho)

O desembargador Lourival Almeida Trindade, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, teve a gentileza de nos ligar para fazer o que disse ser um reparo histórico referente à matéria “Pedral deixou marca em Livramento e região”, postada aqui, último dia 20, onde foi registrado o empenho do ex-prefeito de Vitória da Conquista e ex-secretário estadual dos Transportes pela pavimentação asfáltica da BA 148, ligando Brumado a Livramento, depois Paramirim e Rio de Contas.

Segundo o desembargador, Pedral Sampaio não teve qualquer participação nos esforços que levaram o então governador Waldir Pires a autorizar a obra, no trecho específico entre Brumado e Livramento de Nossa Senhora, de 64 km. Acrescenta que os autores da reivindicação foram ele próprio, durante campanha eleitoral para deputado estadual (1988) e o então deputado estadual Raimundo Caires.

Lourival Trindade lembrou detalhes da epopéia que foram suas idas e vindas a Salvador, nas quais disse ter viajado muito no taxi de Tõe de Gilim, para Brumado, onde embarcava de ônibus para a capital, hospedando-se em hotéis baratos do centro histórico soteropolitano, dada sua condição de militante socialista, de parcos recursos.

Relata que insistiu muito, ao lado de Raimundo Caires, para convencer o governador, que acabou assumindo esse compromisso, publicamente, durante comício eleitoral no bairro Taquari. O mérito de Pedral Sampaio teria sido apenas o de fiscalizar e inaugurar a obra, na condição de secretário dos Transportes.

O Mandacaru, no entanto, registra que se baseou em informações, feitas sem nenhum reparo, à época, através do jornal  A TARDE (28.07.1987/27.03.1990).

 

 

Moção de pesar – 20.09.2014

Pedral deixou marca
em Livramento e região

 

Raimundo Marinho

Jornalista

A região de Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas e Paramirim muito deve ao ex-prefeito, três vezes, de Vitória da Conquista, sudoeste baiano, José Fernandes Pedral Sampaio, morto último dia 16, aos 89 anos, de câncer.

Um dos mais respeitáveis das últimas gerações de políticos da Bahia, esteve entre os muitos que sofreram as agruras do golpe de 1964. Preso pela repressão, teve o mandado de prefeito cassado, só anistiado em 1982.

Graças ao seu empenho, como secretário estadual dos Transportes, no governo de Waldir Pires/Nilo Coelho (1987-1991), a pavimentação asfáltica da BA-148 (Brumado/Livramento/Paramirim, depois Rio de Contas), foi antecipada em pelo menos 20 anos.

Em reportagens que assinamos no jornal A TARDE, hoje reunidas no livro TRAJETÓRIA (2009), págs. 112/113 e 194/195), de nossa autoria, fazemos referência a esse seu empenho em favor de nossa região.

Sugiro à nossa Câmara de Vereadores uma moção de pesar em homenagem a Pedral Sampaio, por sua importância para a história política e administrativa da Bahia, em particular nossa região sudoeste.

(fotos copiadas da internet)

Leia mais em: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2014/09/morre-ex-prefeito-de-vitoria-da-conquista.html

 

 

Meio ambiente – 18.09.2014

Vereadores criam Conselho
e fere norma constitucional

 

Raimundo Marinho

Jornalista

O Diário Oficial Eletrônico do Município de Livramento de Nossa Senhora (16.09.2014) publicou as leis nº 1.281/2014 (Fundo Municipal do Meio Ambiente) e nº 1.282/2014 (Conselho Municipal do Meio Ambiente), da iniciativa do Poder Executivo e aprovadas pela Câmara, em 05.09.2014.

A aprovação fere o art. 67 da CF-1988, que diz: “A matéria constante de projeto de lei rejeitado somente poderá constituir objeto de novo projeto, na mesma sessão legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional”.

Os vereadores rejeitaram projeto idêntico (nº 22/2014), em 17.06.2014, mas voltaram a reexaminar a mesma matéria, desta vez aprovando, sem observar a regra contida no princípio da irrepetibilidade, explicito na Constituição, de aplicação obrigatória, ante a simetria exigida com a Lei Maior.

A lei espúria, ora publicada, ainda contém erros gramaticais e traz regulação de pouca aplicabilidade. O art. 1º, por exemplo, diz que o Conselho é órgão consultivo, deliberativo e de assessoramento e visa assessorar a gestão da política municipal do meio ambiente, política essa que não há por aqui.

O art. 3º, inc. V acrescenta que vai “estabelecer critérios para implantação de atividades públicas ou privadas, que possa vir a ameaçar o meio ambiente do Município”. Desnecessário, pois é farta a regulação estadual e federal a respeito. E o braço ambiental da Secretaria de Agricultura, que não atua?

O Conselho não tem legitimidade para conceder licenças, a competência é dos órgãos ambientais, mas consta que os vereadores foram pressionados pelos donos de cerâmicas, notórios predadores da caatinga, com a suposta intenção de obter mais facilidades na liberação de projetos.

Típica saída do tiro pela culatra, pois o Conselho, a menos se for corrompido, teria justamente a finalidade, em sintonia com o Conselho Nacional, de combater os predadores. O Fundo também suscita dúvida, pois inexiste aqui ação pública ou qualquer sentimento voltado para defesa ambiental.

 

 

Administração – 18.09.2014

Ex-controlador assume
a Secretaria de Governo

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Fábio Silva Souza deixa a Controladoria Geral da Prefeitura para ser o novo secretário de Governo do Município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, conforme decreto do prefeito municipal, publicado na edição nº 943 do Diário Oficial Eletrônico do Município, datada de 05.09.2014.

Ele substitui a advogada Mona Lisa Machado Trindade, exonerada da função, a pedido, desde 31.07.2014. Para a função de Controlador Geral, no lugar de Fábio Souza, o prefeito nomeou Thiago Pires Oliveira, em ato publicado na mesma edição do DOE. Não foram divulgados os currículos dos nomeados.

 

 

No Tribunal – 18.09.2014

Lidivaldo Britto toma
posse no TJ da Bahia

 

Lidivaldo Brito (esq.) cumprimentado por Eserval Rocha

Raimundo Marinho

Jornalista

O ex-promotor de Justiça Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto tomou posse, ontem (17), como desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, em solenidade dirigida pelo presidente da casa, Eserval Rocha. Ele ascende ao cargo na vaga destinada ao Ministério Público, pelo chamado quinto constitucional (art. 94, CF-88).

Trata-se de respeitado jurista, ilibado e muito trabalhador, como prova seu extenso currículo. Consta que sua marca, como profissional do direito, é a atuação pela garantia da equidade e justiça, na superação do racismo e combate ao crime de natureza racista.  Chegou a receber a Medalha Zumbi dos Palmares, pela Câmara de Vereadores de Salvador.

Já empossado, ele confirmou, ontem, o compromisso com a Justiça e disse que pretende seguir, no tribunal, a luta que já vem desenvolvendo em prol da igualdade de oportunidades para todos na sociedade baiana.  “Quero propor a criação de uma comissão de Justiça e Cidadania”, acrescentou.

O novo desembargador foi chefe do Ministério Público baiano por duas vezes e ficou conhecido pela firmeza, ao enfrentar os grupos de extermínio, na gestão de 2008-2010.

Tenho a honra de ter sido contemporâneo de Lidivaldo Brito, como estudantes, na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia e nos formamos no mesmo ano de 1983.

 

 

Comentário – 15.09.2014

Dilma de Lula, Aécio de
Minas e Marina do Brasil!

 

Raimundo Marinho

Jornalista

De cada duas pessoas que encontro, em Livramento, uma pergunta o que estou achando da política. Equivale a querer saber de que lado estou e sobre quem acho que vai ganhar, principalmente para governador e presidente.

Imagino que a maioria quer informações sintetizadas para sedimentar suas posições a respeito das eleições deste ano. É natural, pois me têm como fonte abalizada de opinião, pela minha condição de jornalista.

Costumo responder que Marina Silva será a presidente da República e Paulo Souto o governador da Bahia, a partir de 2015. Muitos dos interlocutores apertam minha mão, dizem “também acho isso” e saem sorridentes.

Outros mudam o semblante, disfarçam, trocam de assunto e, não raro, despedem-se e vão embora. Uns poucos, mais exaltados, glorificam Dilma e menosprezam Marina ou vice-versa. Nessa hora, sou eu que saio.

Mas, para quem quiser saber mais, vai minha chapa completa: Marina Silva (presidente), Paulo Souto (governador), Eliana Calmon (senadora), Emiliano José ou Imbassahy (deputado federal) e Gerardo Júnior (deputado estadual).

Misturo partidos e ideologias, pois assim somos os brasileiros. Outras opções, na região, para deputado estadual: Nelson Leal e Ivana Bastos. Além de Zé Raimundo (estadual) e Waldenor Pereira (federal).

Todavia, vote em quem sua consciência mandar. O voto é como orgasmo, dura poucos segundos, mas é quando nos sentimos cidadãos de verdade. Não faça dele uma gravidez indesejada, para não sermos todos abortados!

 

Filhas de Jó – 15.09.2014

Jovens e meninas atendem
e aprendem com os idosos

 

Raimundo Marinho

Jornalista

O ator Alexandre Nero, Comendador da novela Império (Globo), disse que “o ser humano é um bicho imbecil, uma máquina que deu errado”, “do jeito que a humanidade está caminhando, não vejo esperança nenhuma em nada”.

Muito parecido com uma conversa que tive, ontem, com Glaucia Silva, no Chá Beneficente da Loja Maçônica de Livramento, para os idosos, em agradável final de tarde de domingo, promovido pelas Filhas de Jó daquela entidade.

Encantou-me as jovens e meninas servindo pessoalmente a idosos de todas as classes sociais. Conversei com Gláucia exatamente sobre a falta de sensibilidade das pessoas para questões como o abandono aos velhinhos.

Semelhante à imbecilidade que desespera o ator. Só não perdemos toda esperança devido a iniciativas como a da Loja Maçônica, que se mostra preocupada em despertar na juventude a atenção para com os idosos.

Qual a razão da falta de sensibilidade para com as questões sociais de nossa comunidade e da indiferença humana aos da própria espécie? Além de imbecis, como disse Alexandre, somos também estúpidos e desumanos?

Sem generosidade a vida se extinguirá! Que o exemplo das Filhas de Jó se some às ações das pastorais e de órgãos públicos. A carência afetiva e a falta de compaixão são mais devastadoras do que as carências materiais!

 

Comentário – 13.09.2014

Livramento na TV: “Souto
faz carreata e recebe apoio”

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Paulo Souto na passagem rápida por Livramento (Foto: Patrick Cassiano/Livramento Agora)

Faltam 22 dias para as eleições e Livramento de Nossa Senhora ainda é coadjuvante no processo. A passagem foguete, ontem, do candidato Paulo Souto, da oposição, não ameniza a questão. Teria sido a convite do ex-prefeito Carlos Batista e não como planejamento de campanha.

Carlão em com Junior e Rui Costa (foto: inernet)

Carlos Batista vinha jogando nas duas pontas. Parte de seu grupo posou com Paulo Souto, no Corpus Christi de Rio de Contas, em junho, enquanto ele pedia a Gerardo Junior, em outro evento, para posar com Rui Costa, com outra ala de seguidores, como Marilho Matias e a deputada Ivana Bastos.  

Em eleições, todo apoio costuma ser bem vindo, não importa origem nem qualidade, mas o potencial de Carlão, Ricardinho e Clarismundo para influenciar votos é baixo. Perdem para Cidão Aracatu, Quinquinha de Amoreira, Lafaiete Nunes e Batata, campeões de voto em 2012.

Mas as cenas apressadas de ontem servem para ilustrar o programa eleitoral da TV, tipo “Paulo Souto faz carreata e recebe apoio em Livramento”. E ninguém precisa saber que Carlão apenas replicou lance traiçoeiro de 2012 contra os irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima, históricos colegas do PMDB.

Grupo de Carlão com Paulo Souto (foto: internet)

Poderá não haver retaliação, mas sua credibilidade é baixa junto aos dois manos, respectivamente candidatos ao Senado e à Câmara Federal, homens fortes na coligação Unidos pela Bahia e em eventual governo Paulo Souto, sendo fácil imaginar como o ex-alcaide e seus sequazes serão tratados.

No viés da inteligência – Irrecusável admitir que de inteligente mesmo só a posição do também ex-prefeito Emerson Leal, mais dedicado à eleição do filho. Discípulo aplicado que foi do saudoso ACM, ele sabe que as atenções do eleito governador transferem-se para o voto qualificado nas decisões da Assembleia Legislativa, onde ele terá pelo menos um voto, o do filho Nelson, que deverá ser reeleito mais uma vez.

No revés da inteligência - Já o prefeito Paulo Azevedo, que deveria ser o líder natural de todo esse processo, no município, permanece na zona betuminosa da obscuridade, com a alma empenhada por míseros R$1,5 milhão, que trouxeram a borra de asfalto para avenidas centrais da cidade, gratidão já demonstrada na foto com Rui Costa, em Paramirim.

Júnior na terceira via – Por sua vez, o odontólogo e vice-prefeito Gerardo Azevedo Júnior navega e se firma na terceira via política do município, mitigando a polarização entre os dois tradicionais caciques. Único fiel ao partido de origem (PT), é candidato a deputado estadual, em parceria com o jornalista Emiliano José, para federal. Consta que, em Livramento, está à frente da corrida para o Legislativo baiano.

 

 

Expansão urbana – 10.09.2014

Lagoas da Estocada
na mira imobiliária

 

Raimundo Marinho

Jornalista

As lagoas da Estocada, bairro da cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, que foram objetos de veementes promessas de candidatos a prefeito e vereador, em 2012, estão sendo drenadas, com destruição da flora e fauna, em obra realizada pelos seus proprietários.

Logo após a eleição, as promessas oportunistas foram esquecidas e o local continuou como manchas negras na paisagem da cidade, tomadas de mato e ameaçadas até por esgotos sanitários.

Teve candidato que até apresentou projeto de urbanização. Mas, na verdade, fizeram promessas e planos sobre bens alheios, sem serem desapropriados. Consta que as lagoas pertencem à família de Reginaldo Tanajura Machado.

Segundo seu filho Elber Antônio Machado, a ideia é urbanizar o local, com a construção de um calçadão, para caminhadas e outras atividades de lazer. Disse que foi proposta parceria com a prefeitura e esta prometeu ajudar no projeto.

O propósito é bom e supre as falsas promessas dos políticos, inclusive de vereadores que moram no bairro. Mas há claros interesses comerciais, valorizando a área para implantação de loteamentos imobiliários.

De qualquer foram, espera-se que a atual paisagem de devastação e sujeira transforme-se em visual urbano agradável e acolhedor. 

 

 

Agrotóxicos – 09.09.2014

ADAB recolhe vasilhames
para limpar meio ambiente

 

Raimundo Marinho

Jornalista

 

Mais uma campanha para recolher embalagens vazias de agrotóxicos, já na 10ª edição, será realizada, na região, pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), juntamente com a Associação dos Revendedores de Agrotóxicos do Sudoeste Baiano (ARAS).

Será de 29 de setembro a 2 de outubro próximo, abrangendo os municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Brumado, Rio de Contas e Jussiape, com apoio das respectivas prefeituras, Associação do Distrito de Irrigação do Brumado e revendedores.

Segundo o fiscal da ADAB, Weber Aguiar, incluirá área plantada estimada em 20 mil hectares, esperando-se recolher pelo menos 95% dos descartes. Quem não devolver as embalagens poderá ser multado em até R$9.900,00 (pessoa física) e R$35.700,00 (jurídica), conforme Dec. Estadual nº 6.033/1996.

Nas campanhas anteriores foram recolhidas cerca de 300 toneladas do lixo com resíduos tóxicos. Se deixado no meio ambiente, poderia contaminar rios, lagos, solo, o ar e as pessoas. Alguns produtores praticam o ato condenável de queimar, enterrar ou mesmo reutilizar as embalagens.

Os vasilhames serão separados por tipos laváveis e não laváveis, depois prensados, enfardados e encaminhados para reciclagem ou incineração, no Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV).

Roteiro da coleta: 29 de setembro (segunda-feira) - Praça da Feira, em Dom Basílio; 30 de setembro a 1º de outubro (terça e quarta-feira) – Adib, em Livramento de Nossa Senhora; 2 de outubro (quinta-feira) – Parque de Exposições de Brumado.

Em Rio de Contas e Jussiape, a entrega deve ser feita nas respectivas secretarias municipais de agricultura, no dia 30 de setembro (terça-feira). Dúvidas, falar com Weber Aguiar, em Livramento (agrônomo e fiscal da ADAB, fones :77 3444-2829/2700 e 9997-9985).

 

 

Comentário – 08.09.2014

O poder ilegítimo
das primeiras-damas!

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Esq. para a dir.: Eva Peron, Maria Tereza, Eva Braum, Iolanda, Rosane, Suzete, Helinete, Marisa, Lia, Tércia, Dulce, Arlente.

Tenho certo enleio pelas primeiras-damas. De longe e na teoria, parecem acima das mortais comuns. De perto e na prática, estão mais para diabos incomuns.

Admirei muitas, como Eva Peron (1946-1952), mãe dos pobres argentinos. Algumas me espantaram, como Eva Braun (1912-1945), namorada de Hitler.

De algumas, fui amigo, como a estadual Tércia Borges (1999-2002). Poucas nada me inspiraram, como as nacionais Rosane Color (1990-1992) e Marisa Letícia (2003-2011).

Tudo começou aos meus 12 anos, com Maria Thereza Goulart, esposa do presidente João Goulart. Segundo o jornalista Alberto Dines, foi a mais bonita de todas, aos 21 anos (1961-1964).

Do suposto regime comunista de Jango, fui para a ditadura militar, encafifando-me com a cara-fechada de Iolanda Costa e Silva (1967-1969), esposa do general Artur da Costa e Silva, a primeira de minhas lembranças.

Fala-se que os militares não gostavam dela, por vazar informações para o colunista social Ibrahim Sued, seu amigo. Dulce Figueiredo, esposa do presidente João Figueiredo, também se destacava.

No pós-ditadura, falta primeira-dama atraente, talvez pelos longos períodos de um presidente no poder, via reeleição, sem trocarem de esposas. Engolimos o presidente e as damas por oito anos.

No Estado, recordo figuras agradáveis, elegantes e de personalidade forte, como a discreta Arlete Magalhães, esposa de ACM, a altiva Maria Amélia (falecida), esposa de Roberto Santos, e a bela Tércia Borges.

Na província livramentense, registro a sempre afável e sorridente Lia Leal, a sobriedade de Suzete Spínola, e os vários tons de cinza da atual Helinete Azevedo, a que revela mais apetite pelo poder.

O certo é que, todas elas, nas três esferas federativas, levam a fama de mandar nos maridos governantes, inevitavelmente influenciando na gestão pública e dando a esta um tom nada republicano.

A criação do título é atribuída ao ex-presidente norte-americano, Zachary Taylor (1849–1850), ao chamar Dolley Madison, esposa do 4º presidente, James Madison, de First Lady, no funeral da mesma, em 12.07.1849.

Engana-se, quem pensa que o gosto delas pelo poder é folclore. Por exemplo, falavam-me barbaridades da first lady local, Helinete Azevedo, envolvendo de contratação de pessoal à fiscalização da frequência dos servidores.

Eu sempre descartava e considerava invenções da oposição, até que necessitei checar uma informação com o prefeito e liguei para seus vários números de telefones, sem êxito.

Ao ligar para a prefeitura, deu-se um diálogo mais ou menos assim com a atendente:

- É Raimundo Marinho, posso falar com Dr. Paulo?

Ele não está.

- Há algum telefone que eu posso falar com ele?

Ele não se encontra nesse momento.

- Você sabe onde posso encontra-lo?

Hoje ele não veio na prefeitura.

- Que hora posso encontra-lo ai?

Ele ainda não apareceu aqui hoje.

- Posso ir ai, agora?

O senhor não quer falar com NETE?

- Não, obrigado!

Recentemente, D. Maria, 87 anos, foi levada ao hospital local, com suspeita de fratura na mão, após um acidente doméstico. Era plantão do ortopedista, que faltara ao trabalho. Mas a prestativa e embaraçada atendente disse:

- Pode trazer ela amanhã? Se puder, vou ligar pra NETE, pra ver se ela autoriza marcar.

Em tempo: “Nete” é o nickname de Helinete Azevedo, a esposa do prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Paulo Azevedo.

 

Comentário – 07.09.2014

Livramento não tem
personalidade política!

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Quem nossos líderes apoiam nas eleições de 2014 e dizem: tudo por Livramento

O município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, demonstra não ter personalidade política, nem econômica, cultural ou social. Está em vias de perder a própria identidade, do que é sintoma e causa, ao mesmo tempo, a falta de planejamento, de ideologia e de consciência comunitária.

Tornou-se politicamente isolado, parado na história, relegado a plano secundário perante o Estado e a União, devido às sempre acirradas picuinhas locais. O boom da fruticultura revelou-se uma bolha inconsistente, concentrador de renda e predador ambiental, secando os recursos hídricos.

Os próximos anos serão de muita dificuldade, agravado pela crônica má administração pública. Não temos uma grande liderança local, que se empenhe para nos incluir numa agenda positiva, que corresponda à nossa vocação natural para polo de desenvolvimento regional.

Nenhum candidato a governador veio aqui, este ano, se quer para pedir votos. Consta que Paulo Souto virá de passagem, na próxima sexta-feira. Os dois ex-prefeitos Carlos Batista e Emerson Leal e o atual Paulo Azevedo, alimentam a dispersão, encolhidos no provincianismo.

Os candidatos com viabilidade eleitoral, indicada nas intenções de votos, são Paulo Souto, tido como favorito, Rui Costa e Lídice da Mata, que não deram as caras por aqui. Lídice não virá, talvez por falta de estrutura e de densidade eleitoral na região. Souto e Costa, para não desagradar correntes locais.

Assim, deixam de firmar compromissos com a coletividade, preferindo cevarem-se no perverso prestígio coronelista dos caciques, cabos eleitorais de luxo da velha política, mantendo o sertão como viciado curral de trocas: voto por vantagem pública, quando não dinheiro vivo.

Dr. Emerson Leal, quatro vezes prefeito, apoiou Paulo Souto (2006), mas perdeu e foi trabalhar com Jaques Wagner. Agora, tende a fazer o inverso. Carlos Batista, duas vezes prefeitos, é do partido do governista Otto Alencar (PSD), candidato ao Senado, mas passou a apoiar Paulo Souto.

Essa situação nos coloca na expectativa sombria de muito mais anos sem qualquer possibilidade da sociedade se organizar e se rebelar no sentido contrário, deixando-nos distante de alguma alteração no status quo atual!

 

 

Eleições – 07.09.2014

Marina: “Vamos fazer
a pororoca da mudança!”

 

Raimundo Marinho
Jornalista

A candidata Marina Silva (PSB) encantou a população de Brumado, na Bahia, e de municípios vizinhos, na caminhada realizada, ontem pela manhã, no centro da cidade. À tarde, ela fez campanha em Vitória da Conquista.

O intenso assédio de pessoas tentando tocá-la e falar com ela impediu a presidenciável de fazer o percurso a pé, ficando confinada no carro, protegida por forte cordão de isolamento, até chegar ao local do comício.

Estava acompanhada do seu vice Beto Albuquerque, da candidata a governadora, Lídice da Mata (PSB) e o vice Eduardo, da candidata ao senado, Eliana Calmon, e do candidato a deputado federal Domingos Leonelli.

Em sua fala, Marina expôs pontos centrais do seu plano de governo, como saúde, educação em tempo integral, segurança e combate à pobreza, incluindo a manutenção de programas sociais como o Bolsa Família.

Chamou seus adversários de mentirosos, por dizerem que ela iria acabar com o Bolsa Família, com as ferrovias e o pré-sal. Citou sua origem pobre, como o melhor argumento de que ampliará o atendimento aos mais carentes.

Comparou seu próprio fenômeno eleitoral ao encontro das águas nos rios da Amazônia, provocando a pororoca: “O que está acontecendo no Brasil é a pororoca da mudança”. E conclamou: “Vamos fazer a pororoca da mudança”.

Respondendo a jornalistas, disse que os desmandos ameaçam o futuro da Petrobras e do pré-sal e que “o governo tem que explicar a má governança na empresa, que sempre foi exitosa e respeitada dentro e fora do Brasil”.

Clique aqui e leia o discurso da candidata, em Brumado, na íntegra>>

 

Poder jovem – 04.09.2014

Livramento poderá ter um
“Poder Legislativo” de jovens

 

Raimundo Marinho
Jornalista

A Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora sai da mesmice e poderá protagonizar, na sessão de amanhã (5), um fato histórico no município e talvez inédito na Bahia. Vai votar e certamente aprovar o Projeto de Resolução nº 01/2014, que cria a Câmara Juvenil no município, subscrito pelos vereadores Márcio Alan Dourado Castro, Paulo Roberto Lessa Pereira e Joaquim da Silva.

A sugestão foi dos professores do Colégio Estadual Edivaldo Machado Boaventura Chirley da Silva Santos Souza, licenciada em História, e José Maria de Jesus, licenciado em Pedagogia, que contaram com a boa receptividade dos edis de verdade, únicos que podem subscrever matérias da espécie. Com certeza, na votação, haverá apoio dos demais integrantes da casa.

Em conversa que mantive, não faz muito tempo, com a professora Chirley Souza, ela falava-se do desejo que tinha de ambientar os alunos em relação ao funcionamento dos poderes republicanos, em especial o Legislativo Municipal. Então, sugeri-lhe que simulasse uma eleição para vereadores, formando uma “Câmara” de estudantes.

Durante o processo, os participantes aprenderiam, com facilidade, como o sistema funcionam. Ela parece ter gostado da ideia e foi mais além, até chegar à proposta que estimulou o Poder Legislativo real a elaborar o presente Projeto de Resolução, que já foi aprovado pela Comissão de Justiça e Redação.

É uma iniciativa digna de todos os aplausos, pois terá importância fundamental na formação dos jovens, notadamente quanto ao exercício da cidadania. É também um exemplo do que os estabelecimentos de ensino e os educadores podem fazer pela juventude.

Clique aqui e veja a minuta do PR, ainda sujeita a modificações>>

 

 

Agressão – 04.09.2014

Estudante fere colega com
tesoura no “João Vilas Boas”

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Uma aluna de 17 anos feriu uma colega, maior de idade, com uma tesoura, em plena sala de aula, após a saída do professor, ontem à noite, no Colégio Estadual João Vilas Boas, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, provocado grande tumulto no final do turno escolar. Enquanto a estudante ferida era conduzida ao hospital, a menor foi detida por policiais militares que dão plantão na praça em frente ao Colégio e posteriormente conduzida à Delegacia da Polícia Civil, onde foi registrada a ocorrência.
Não havia diretor na hora do incidente e as providências foram tomadas por uma funcionária da secretaria da escola. Tentamos contato, esta manhã, com o diretor Adauto Fernandes, por telefone, mas não conseguimos. Segundo apuramos, as duas estudantes moram no povoado de Patos e têm uma rixa antiga, no lugar onde moram, mas não disseram os motivos. Consta que a menor é cabeleireira e teria dito que tinha intenção de matar a colega com a tesoura.

 

 

Política – 02.09.2014

Administração paralela
em Livramento?

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Os deputados José Raimundo Fontes ou Zé Raimundo (estadual) e Waldenor Pereira (federal) anexaram aos “santinhos eleitorais” distribuídos em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, o boletim intitulado “Folha Municipal”, informando sobre um elenco de benefícios que atribuem às suas intervenções, junto aos governos da Bahia e da União.

Relatam ações realmente auspiciosas, totalizando recursos acima de R$8 milhões, sob o título “Investimentos dos governos Federal e Estadual estão melhorando a vida do povo de Livramento”. Foram citados tratores, veículos, equipamentos odontológicos, retroescavadeiras, motoniveladoras, caçamba, caminhão-pipa e outros.

Além de recursos para construção de unidades de saúde da família, cisternas, telefonia celular, projetos do “ponto cidadão” e para unidade do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia).

Independente do mérito dos benefícios elencados, a forma de operacionalização das ações anunciadas pelos parlamentares, em tese, pode caracterizar violação do princípio constitucional da autonomia municipal, como unidade federativa, pois sugere a existência de uma administração paralela nomunicípio.

Em nenhum momento, foi citado o nome da prefeitura ou do prefeito, nem qualquer tipo de articulação com a gestão local, que é quem deve operar, salvo em casos específicos, a aplicação de recursos e realização de obras de origem federal ou estadual no município ou, quando nada, delas ser-lhe dado conhecimento.

E embora sejam recursos oriundos das arrecadações estadual e federal, pagas pelos contribuintes em geral, a publicação dos parlamentares particulariza as ações como sendo “dos governos do PT”, com a nítida intenção de delas tirar proveito eleitoral, como fica patente com a anexação da propaganda pessoal dos candidatos.

 

Religião – 01.09.2014

Dom Armando faz 10 anos
na Diocese de Livramento

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O bispo Armando Bucciol, natural da Itália, completou 10 anos de ordenação episcopal, ocorrida em 17.04.2004, e como titular da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, para onde veio no dia seguinte. As bodas foram comemoradas no último final de semana. Coincide com o cinquentenário do Concílio Vaticano II, um dos maiores eventos da história da Igreja, que se deu no papado de João XXIII.

Para marcar as efemérides, a Diocese realizou o simpósio sobre a Constituição Dogmática Lumen Gentium (Luz dos Povos), inclusa do Concílio, dia 30, no Centro Diocesano, em que o próprio D. Armando fez um apanhado histórico da antiga à nova Igreja, à luz do Vaticano II; e celebração eucarística, dia 31, na Catedral de Livramento, com 23 sacerdotes, entre eles o bispo da Diocese de Caetité, D. Ricardo Guerino Brusati.

O “apanhado histórico” sugeriu uma série de informações e reflexões sobre a formação, estrutura, finalidade e o sentido ministerial da Igreja Católica, guiada pelo legado de Jesus Cristo. O prelado fez, então, a convocação para que o povo de Deus, como parte essencial dessa Igreja, caminhe juntos, participe e se entregue ao exercício comunitário da fé.

Dom Armando lembrou que veio ao Brasil partilhar conhecimentos e informações, para o que muito teria contribuído o estímulo do seu colega de seminário, na Itália, o padre Roberto Martini. Na homilia, Padre Martini levou o “povo de Deus” a um passeio reflexivo sobre o significado da cruz que Jesus convida os cristãos a carregar.

Dom Armando agradeceu a todos que ali compareceram e o tem ajudado em sua jornada. Em seguida, convidou os fiéis a louvar e agradecer a Deus, a priorizar o Evangelho, ter Cristo como razão de ser, testemunhar pela caridade, unindo fé e vida; e avançar por águas mais profundas, pois “no reino de Deus não há lugar para se olhar para trás”.

Disse que “fui fiel a Deus e a vocês” e manifestou “disposição para continuar a missão, caminhando juntos na causa de Deus, com Maria, a padroeira, nos orientando e nos abençoando!”.