Carona letal – 30.04.2020

Vírus não surge do nada,
vem de fora com alguém

 

Raimundo Marinho
jornalista

O coronavírus não surge do nada. Parece que o único lugar onde isso teria acontecido foi na China, de modo ainda não esclarecido. Ele é sempre levado de um lugar para outro, por pessoas infectadas.

Os três casos já detectados em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, são viajantes que estiveram em localidades onde o vírus circulava. Então, a primeira cautela deveria ser monitorar o acesso à cidade.

Com as entradas abertas, não adianta muito fechar pontos que geram aglomeração, como lojas, serviços, restaurantes, feiras e igrejas. Livramento cometeu essa falha e ainda afrouxou as medidas após o vírus chegar. 

Sem falar que as determinações foram desobedecidas e afrontadas, como a pressão dos comerciantes e de alguns lideres religiosos. O vereador Juscélio Pires chegou a participar de uma carreata pela cidade.

Como as autoridades falharam e o vírus já está entre nós, resta-nos, agora, mais do que nunca, ficar em casa, sempre lembrando que quem adoecer de forma grave não terá  onde ser tratado.

Dados compilados dos boletins da Secretaria Municipal  da Saúde, indicam a triagem de pelos menos 251 pessoas sem sintomas, vindas de áreas de risco, das quais 65 foram liberadas, restando 186.

Integrantes de uma igreja faz concentração no centro da cidade

Muitas delas são camionistas e outros viajantes, que fogem do monitoramento e viajam novamente, antes de completada a quarentena. Isso eleva o risco delas se contaminarem e carregarem o vírus.

Entre quem vive em Livramento, 73 pessoas tiveram sintomas leves, sem indicação de teste. Destas, 50 foram descartadas, 23 continuam sendo observadas em casa. Há 11 suspeitos e três casos confirmados.

URGENTE: Hoje (30) à tarde, um estelionatário adulterou a informação pública sobre a  pandemia em Livramento, falsificando de 3 para 8 o número de casos confirmados, assustando a população. Precisa ser rastreado e preso!

 

Pandemia – 28.04.2020

Cresce número de pessoas
vindas das áreas de risco

Ninguém no local onde deveria haver barreira sanitária, chegada vindo de Brumado

 

Raimundo Marinho
jornalista

Subiu para 206 o número de pessoas que vieram de áreas de risco para Livramento de Nossa Senhora, Bahia, que em tese estariam monitoradas, segundo boletim da Secretaria Municipal da Saúde.

Essas pessoas são observadas por 14 dias e vão sendo liberadas ou encaminhadas para tratamento, conforme apresentem ou não sintomas da Covid-19. Há 24 pessoas com sintomas leves e seis suspeitos.

As barreiras nos acessos à cidade foram flagradas vazias, hoje. Enquanto isso, o governo estadual publica decreto que suspende o transporte municipal em mais 12  municípios, incluindo Livramento.

Também faltou triagem para quem chegasse a Livramento, vindo de Rio de Contas

 

Saúde – 28.04.2020

Vereadores pedem adicional
para os servidores em perigo

 

Raimundo Marinho
jornalista

Os três vereadores da oposição pedem que o prefeito Ricardinho Ribeiro, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, pague os 40% de adicional de insalubridade que os servidores da Saúde têm direito.

Josemar Miranda, Márcio Alan e Juscélio Pires alertam, principalmente, para a alta exposição desses profissionais aos graves riscos da Covid-19. Invocam o art. 63, inc. IV, da Lei nº 844/1991, que prevê o pagamento.

Lembram que, apesar da responsabilidade do município de proteger os servidores e do adicional ser devido, seria também o reconhecimento financeiro ao trabalho de quem praticamente arrisca a vida pelos outros.

 

O sermão – 28.04.2020

Pastor envia mensagem para
dizer como queria a matéria

 

Raimundo Marinho
jornalista

O pastor Agnovaldo Reis de Souza enviou-nos a seguinte mensagem, que transcrevo como no original:

Sr Raimundo Marinho, é com pesar que respondo a sua matéria alusiva as nossas reivindicações na câmara municipal de vereadores no dia 24/04, como jornalista o Sr deveria apresentar apenas os fatos mas infelizmente o Sr se mostrou parcial e tendencioso, comprovando o que afirmei na minha fala o preconceito pela igreja evangélica. E não se tratava de nenhum sermão, para clarificar um sermão no sentido que o Sr quis dizer contém, tema, introdução, conteúdo e conclusão.

Pastor Agnovaldo: não foi sermão

Seu pesar não é maior que o nosso, ao ver um líder de uma igreja cristã reivinciar, em momento tão incerto e de apreensão, a ampliação das possibilidades de arriscadas aglomerações.

Como os comerciantes, o pastor quis transpor o rigor das determinações das autoridades municipais, que buscam minimizar os efeitos dessa avassaladora doença, em nossa comunidade.

Mantenho o que publiquei! Sobre a lição do pastor, quanto ao que seja um sermão, expressão que cuidei de grafar entre aspas, prefiro o formato e conteúdo do Sermão da Montanha (Mt: 5-7).

Silenciou sobre o mérito da fala na Câmara, não estando apto, assim, a criticar a matéria, muito menos referir-se a “preconceito pela igreja evangélica”, salvo por velado complexo de inferioridade.

 

Sessões extras – 28.04.2020

Para votar crédito especial

 

Raimundo Marinho
jornalista

O presidente da Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, Aparecido Lima, convocou três sessões extraordinárias, às 15h, 16h e 17h, próximo dia 30, para votar e discutir pedido de crédito especial do Executivo.

Trata-se do Projeto de Lei nº 02/2020, que autoriza o chefe do Executivo a abrir crédito suplementar especial de R$720 mil, para reforçar o orçamento anual, em face dos gastos extras com a prevenção e combate ao coronavírus.

Poderá haver aprovação unânime, se acolhida emenda da oposião (Márcio Alan, Juscélio Pires e Josemar Miranda), que vincula os recursos a planos, previamente apresentados ao Legislativo, com as ações a serem custeadas.

 

 

Câmara volta – 26.04.2020

Pastor e vereador quiseram
dar sermão e recebem missa

 

Raimundo Marinho
jornalista

O pastor Agnovaldo Reis da Silva, presidente da Assembleia de Deus e da Ordem dos Evangélicos, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, foi pedir interferência da Câmara para voltar a realizar cultos, em pleno perigo da Covid-19.

Pastor Agnovaldo Reis da Silva

Da Tribuna Livre do Legislativo, sexta-feira (24), em um “sermão” de 12 minutos, ele criticou o art. 5º do Dec. nº 040/2020, que proibe temporariamente cultos religiosos, para evitar aglomerações, na luta contra o coronavírus.

Para ele, a proibição contraria os decretos estaduais 19.529/2020 e 19.549/2020, que apenas limitam os eventos a 50 pessoas. Invocando a Constituição Federal (art. 5º, inc. VI), o pastor diz que direito ao culto é inviolável.

Foi uma nítida pressão sobre o prefeito municipal, que já cedeu ao assédio dos comerciantes, justo neste momento grave e preocupante, em que o vírus já está na cidade, através de três casos confirmados.

Vereador Juscélio Pires

Surpreendentemente, o pastor é apoiado pelo vereador Juscélio Pires, o qual, sem qualquer pudor, argumenta que os cultos seriam para transmitir orientações higiênicas aos fiéis, como usar álcool em gel.

Ignorou que o município está sob calamidade pública e diante da possibilidade de uma tragédia, pela falta de estrutura médica para tratar quem ficar doente. Tem-se evitado o alarmismo, mas a expectativa é ruim.

Sobre as normas preventivas, o município tem autonomia para legislar sobre o assunto, independente do Estado. A Constituição diz ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, mas os eventos obedecem à lei.

Ainda bem que o presidente da Câmara, Aparecido Lima (Cidão), rechaçou as pretensões de Juscélio e do pastor, que foram fazer um “sermão” e acabaram ouvindo uma “missa”, mais coerente, na intenção dos dois.

O presidente chamou a atenção que “todos nós temos de ter o máximo de paciência”, “é pra gente sentir que Deus existe”, “o sofrimento só faz você se aproximar mais de Deus”, "nessa doença, o mundo clamou por Deus mil vezes mais que [antes]”.

Lembrou que grandes templos estão fechados e “o momento é mais Deus no coração, fazer o que Deus queria que a gente fizesse, ver a necessidade das pessoas com alguma dificuldade, tentar levar algo para essas pessoas”.

“Pedir a Deus perdão por não ter feito mais”, “essa doença é pra você enxergar que não somos nada”, “esse virus tá sendo exemplo pra muitas pessoas que não acreditavam em Deus, nem na morte”, nem “ser prisioneiro na própria casa”, disse.

 

Fim da quarentena – 26.04.2020

Vereador propôs doação
de até 40% dos subsídios

 

Raimundo Marinho
jornalista

A Câmara de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, retomou as sessões, dia 24, após um mês de quarentena. É bom que trabalhe, mas seguiu a lógica torta do Executivo, que afroxou a prevenção quando o vírus chegou

O vereador Josemar Miranda alertou para a gravidade da pandemia, no município, que já soma três casos confirmados, sem estrutura adequada para o atendimento médico, nem de proteção dos servidores da Saúde.

Vereador João de Ogum

Ele aproveitou para propor aos nobres colegas a doação de até 40% de seus subsídios, para aquisição de cestas básicas, destinada a pessoas carentes em dificuldades, nesses dias difíceis. Nenhum colega respondeu!
 

A situação do município, que parecia sob controle, mudou com os casos confirmados da doença, vindos de reconhecidas áreas de risco. Antes de serem diagnosticadas, essas pessoas circularam pela cidade.

Soube que as barreiras sanitárias que acabam de ser retomadas não funcionam à noite, exatamente quando o transporte clandestino costuma entrar na cidade. Não por acaso, os infectados vieram de fora.

Com o comércio aberto, apesar dos casos confirmados, as ruas estão cheias e a cidade virou uma roleta russa. Para não correr o risco real de se infectar, não saia de casa. É melhor morrer de tédio que do vírus.

Só saia de casa se tiver muita necessidade, mesmo assim usando máscara e mantendo-se longe de outras pessoas. Muitos podem estar com o vírus e ainda não sabem, principalmente quem veio de áreas de risco.

O vereador João de Ogum diz que no bairro Benito Gama, onde mora, a maior dificuldade é a falta d'água para lavar as mãos, como recomendado. E critica a Embasa: “essa empresa é uma coronavírus mentirosa”.

 

Coronavírus – 25.04.2020

Prefeitura anuncia novo caso
e monta barreiras sanitárias

As barreiras, formadas por servidores municipais e Brigada de Incêndio, tem apoio da PM-BA

 

Raimundo Marinho
jornalista

Atualização: A Secretaria da Saúde acaba de divulgar o terceiro caso de Covid-19, em Livramento, informando que se trata de paciente originário de São Paulo, testado positivo em exame rápido, na UPA, tendo sido coletado material para realização de contra-prova.

A Secretaria da Saúde municipal divulgou ontem à tarde o segundo caso de Covid-19, detectado em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. É livramentense e consta ser também camionista, tendo se infectado fora do município.

Como no primeiro caso, diagnosticado em 14 deste mês, antes mesmo do comunicado oficial a notícia vazou para as redes sociais. A nota da Secretaria diz que o paciente está bem, em casa, e sem sintomas graves da doença.

A prefeitura também anunciou a volta da triagem nos acessos à cidade, desta vez como “barreiras sanitárias”, que monitora visitantes antes de se instalarem e  recolherá eventuais veiculos de transporte clandestino.

O secretário da Saúde, Gerardo Júnior, disse que será uma ação educativa e de monitoramento, que frisará a exigência de uso de máscaras e da quarentena. Visitantes com sintomas serão conduzidos para a UPA.

Com a liberação do comércio, a meu ver precipitadamente, o movimento de pessoas nas ruas praticamente voltou ao normal, o que se tornou temerário com a constatação do segundo caso de infecção no município.

Um número grande de pessoas está até debochando da pandemia, mas ela é uma assombrosa realidade. Com dois infectados confirmados, Livramento virou área de risco. Só estará seguro quem ficar em casa!

 

Pandemia - 23.04.2020

Faltaram barreiras sanitárias!

 

Raimundo Marinho
jornalista

O secretário da Saúde Gerardo Azevedo Júnior, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, baixou hoje (23) a Portaria nº 08/2020, com as exigências para operação das atividades listadas no Decreto nº 40/2020.

O descumprimento das recomendações sujeitará os estabelecimentos e proprietários às sanções previstas na Lei Municipal nº 958/2001 (Código Sanitário) e de outros dispositivos legais pertinentes.

A gestão do prefeito Ricardinho Ribeiro tem sido eficiente em normas reguladoras de condutas preventivas contra a expansão da Covid-19, suspendendo atividades aptas a formar aglomeração de pessoas.

Preservou o essencial à saúde e vida da população, seguindo orientações nacionais e internacionais contra a pandemia. Age em conjunto com os demais municípios do Consórcio Bacia do Paramirim.

O foco é evitar que o vírus chegue aos livramentenses. Sempre se soube, por cristalina evidência lógica, que o bicho viria de fora, trazido, claro, por pessoas migradas de áreas com a confirmação da doença.

Mas a medida principal não foi tomada, que seriam as barreiras sanitárias nos acessos ao município e sua sede, criando-se alojamentos para acolhimento de visitantes, pela quarentena protocolar de 14 dias.

E ainda seriam fiscalizados veículos irregulares transportando passageiros. A ação seria facilitada por nossa posição geográfica. Soube que Dom Basílio e Rio de Contas adotaram essa providência.

Como o vírus já foi detectado entre nós, pela UPA, resta indagar se nossos profissionais da Saúde estão preparados e protegidos para uma demanda grande de casos. E se há leitos hospitalares suficientes?

Clique para ler:

Portaria nº 008/2020>>
Lei Municipal nº 958/2001
>>

 

Novo decreto – 22.04.2020

Após a chegada do vírus,
prefeito libera comércio

 

Raimundo Marinho
jornalista

O novo decreto (nº 040/2020) do prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, Ricardinho Ribeiro, com medidas preventivas contra a Covid-19, válidas por 12 dias, deixou de fora a urgente necessidade de fiscalização do transporte clandestino e de colocação de barreiras sanitárias nas entradas da cidade.

Não cumpriu o que anunciou na rádio, que iria  incluir regra específica para apreensão de veículos que circularem irrregulamente. Desconsiderou que o vírus chegou à cidade por um motorista de caminhão, que não foi fiscalizado, vindo de dois centros da doença: Curitiba e São Paulo.

O novo decreto nada diz sobre as escolas. Manteve suspenso o atendimento presencial em restaurantes, bares, lanchonetes, casas noturnas, clubes, associações recreativas, locais de eventos, hotéis e hospedarias para pessoas vindas do exterior ou municípios com casos da Covid-19.

O resto foi liberado, incluindo o comércio, mas com exigências de higienização e sem aglomeração. Na verdade, isso promove a volta da circulação normal de pessoas, justamente após o vírus chegar à cidade, o que põe em risco o resultado pretendido com o fechamento dos demais setores.

Nos últimos dias, a Vigilância Sanitária monitora mais de 200 pessoas, em quarentena de 14 dias, sendo menos de 20 com sintomas gripais e as demais vindas de áreas de risco. Até agora, só um caso confirmado.

Clique aqui, para ler o decreto, na íntegra>>

 

Crédito especial – 22.04.2020

Oposição pede transparência

 

 

Raimundo Marinho
jornalista

Amparado no decreto que declarou o município em situação de calamidade pública, devido à pandemia do coronavírus, o prefeito Ricardinho Ribeiro, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, enviou proposta de lei à Câmara de Vereadores que autoriza o Poder Executivo municipal a abrir crédito especial de R$720 mil.

O objetivo seria atender às demandas específicas e extraordinárias surgidas com o advento da Covid-19, como contratação temporária de pessoal e de serviços, aquisição de material de consumo e equipamentos de proteção, realização de obras, construção de instalações e aquisição de imóveis.

O projeto deverá ser votado pelo Legislativo nesta sexta-feria (24) e já provocou  reação dos vereadores de oposição, que aponta, em nota, falta de transparência na proposta, por não especificar tipos de profissionais e serviços, nem materiais, instalações e imóveis a serem providenciados.

Na nota, os vereadores Josemar Miranda, Márcio Alan e Juscélio Pires, afirmam, ainda, que “o prefeito pretende ter um cheque em branco, sem prestar contas à Câmara de Vereadores e à sociedade das ações que estão sendo feitas e projetadas para serem realizadas no combate ao coronavírus”.

E que até o momento, não conseguimos destacar nenhuma grande ação, a exemplo do que se viu em outros municípios, como a realização permanente de barreiras sanitárias, distribuição de equipamentos de proteção individual aos servidores da saúde, ausência de suporte do poder público às famílias mais carentes com a distribuição de máscaras”.

 

Covid-19 – 21.04.2020

Proteção mais segura é
se cuidar dentro de casa

 

Raimundo Marinho
jornalista

Livramento de Nossa Senhora, Bahia, segue estável na turbulência da Covid-19. Seu único caso confirmado, por teste feito na UPA, fugiu para Rio do Pires, em cuja estatística passou a constar, pela Secretaria da Saúde estadual.

A Vigilância Sanitária acompanha os que se apresentam com sintomas leves de doença respiratória, observando-os em casa; e quem chega de fora, vindo de áreas consideradas de risco, aquelas onde já há casos da Covid-19.

Segundo o boletim das 13h de ontem, da Secretaria da Saúde municipal, há um suspeito aguardando teste, 11 observados em casa, com sintomas leves, 33 descartados e 184 pessoas vindas de área de risco.

Cresce o número de pessoas que chegam a Livramento, fugindo de dificuldades que passavam em suas cidades de origem. Muitas vezes, desembarcam às escondidas, à noite, por viajarem em transportes clandestinos.

Faltou ação das autoridades locais, para proteger moradores e preservar a dignidade de quem chega, com barreiras sanitárias e acolhimento de visitantes para quarentena e ou tratamento, devidamente monitorados.

Nesta terça-feira, o prefeito Ricardinho Ribeiro vai reeditar as determinações anteriores, para enfrentamento da Covid-19, com alguns ajustes de flexibilização. Mas não esqueçam: evitem sair de casa!

 

Batata – 20.04.2020

Estragada, no prato que comeu!

 

Ex-vereador Ronilton Batata

Raimundo Marinho
jornalista

Após mamar por três anos nas tetas da Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, com R$7.596,68 por mês, sem nada para fazer, Batata deixa secretaria para se candidatar e cospe no prato que comeu.

Ex-vereador e ex-secretário de Esportes, Ronilton Carneiro Alves, também conhecido por Batata, o falso primo de Lane, saiu atirando pedras naquele que o mimou com a sinecura, o prefeito Ricardinho Ribeiro.

Em áudio que postou nas redes sociais, ele detona o chefe do Executivo, tentando ficar de bem com os eleitores do povoado de Mucambo, mas se baseando num único ítem: estradas carroçáveis da região.

Sua fala assassina o Portugês, a ética e a gratidão e só agora, fora do cargo, acusa o prefeito de ter abandono do seu curral eleitoral: “o pessoal cobra da gente e a gente tem que passar”,  “região esquecida demais”.

E segue: “tá errado, a estrada da região tá feia, horrorosa, não é de agora, não, tem tempo”, “nesses três anos e meio, só passou maquinário na estrada principal”, “faz vergonha, tenho vegonha de viajar do Mucambo a São Timóteo”.

Tenta minimizar: “não tô sendo contra a administração, só tô falando que ele esqueceu da região de Mucambo”, “sou situação, tô no grupo de Ricardinho, tô no grupo de Dr. Paulo,  mas não posso defender”.

“Não posso virar as costas ao povo de Mucambo e dizer que está bem, porque não está”.  E ainda desafiou o prefeito: “ele não conhece 10 pessoas, de nome, na região”. Nem a oposição fez crítica tão contundente.

 

O vírus chegou - 17.04.2020

Infectado não é de Livramento!

 

Raimundo Marinho
jornalista

Um motorista de caminhão, 40 anos, do distrito de Ibiajara (Rio do Pires-BA), é o primeiro diagnosticado com Covid-19, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

Consta que estava em visita à sogra, no bairro Benito Gama, e foi atendido na UPA, último dia 11, com sintomas da doença, sendo coletado material para teste, dia 14, indo em seguida para Rio do Pires.

A notícia, vazada por servidores da prefeitura, alastrou-se, antes mesmo do conhecimento do prefeito Ricardinho Ribeiro e do secretário Gerardo Júnior, que só confirmaram oficialmente à tarde.

Ao dar a notícia, em entrevista à 88 FM, o prefeito mostrou-se preocupado, ante o alto risco do vírus, que chegou ao municipio. Apelou para que as pessoas fiquem em casa, única maneira segura de se proteger.

Falou da falta de material de higienização e proteção, principalmente álcool e máscaras. Denunciou que o vencedor da licitação para compra de máscaras, por R$27,00 a caixa, passou a exigir R$180,00.

Com relação ao infectado, resta a dúvida de que estatística constará, se de Livramento ou Rio do Pires. Livramento se apressou em reivindicar o registro, mas Rio do Pires fez o mesmo. E agora?

 

Indignado – 17.04.2020

Prefeito vai apreender ônibus!

 

Raimundo Marinho
jornalista

Como previmos, o coronavírus estava perto e veio de fora. Quando alertamos, ele já se encontrava aqui e pode ter infectado muitos. Chegou em um motorista de caminhão de carga, vindo de dois focos da doença: Curitiba e São Paulo.

O prefeito Ricardinho Ribeiro, na entrevista a Fábio Souza, da 88 FM de Livramento, disse que a situação é muito preocupante. Ele sabe que pode piorar, pois ainda não há dados sobre os passageiros dos ônibus clandestinos.

Mostrou-se indignado com o dono de um ônibus clandestino, de Livramento, apreendido em Caetité, dia 2, transportando passageiros de São Paulo, de forma irregular, quebrando todas as medidas de prevenção.

Não citou nome, mas se referia ao ônibis do ex-vereador José Roberto Souza Caires (Zé de Vital), que logo foi liberado, segundo o prefeito por um padrinho político, cujo nome também não mencionou.

Ricardinho anunciou que vai determinar a apreensão desses veículos, no decreto da próxima segunda-feira, sobre as medidas de combate à Covid-19, e pediu que a população colabore com denúncias.

Anunciou que “se o ônibus desse irresponsável circular em Livramento será apreendido e quero ver se um deputado ou se algum padrinho político dele vai poder liberar”.

Como as linhas regulares não podem circular, donos de ônibus clandestinos e vans aproveitam para transportar as levas de pessoas que fogem da doença e do desemprego em São Paulo, retornando às suas cidades de origem.

Fazem isso fora das normas gerais de segurança e de higiene e violam as medidas de combate ao avanço da Covid-19, expondo os próprios passageiros e a população ao risco de contrairem esta e outras doenças.

 

Perigo é real – 15.04.2020

Rigor com o comércio e
moleza com clandestinos!

Passageiros eram de Livramento, Rio da Caixa, Rio de Contas, Paramirim e Érico Cardoso

 

Raimundo Marinho
jornalista

Mais de 200 pessoas de áreas de risco, incluindo São Paulo, o epicentro da Covid-19, no Brasil, quebraram os comandos de isolamento e vieram para Livramento de Nossa Senhora, Bahia, e região.

Contou com a negligência da autoridade municipal, principalmente o prefeito Ricardinho Ribeiro, que não teve firmeza para barrar o transporte clandestino, que continua operando.

Desde o dia 2, já se sabe que o ex-vereador José Roberto Souza Caires (Zé de Vital) é dono do ônibus interceptado pelo Polícia Militar e autuado pela Vilância Sanitária, mas ele não parou de rodar.

A Promotoria de Justiça solicitou abertura de inquérito para apurar a responsabilidade criminal do ex-vereador, com base no art. 268 do Código Penal, mas seu ônibus se quer foi apreendido.

Art. 268 - Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:
Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa.
Parágrafo único - A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

Após se reunir com prefeitos da região, a Polícia Militar entrou em ação. Ontem à noite,  apreendeu três veículos tipo van, no bairro Taquari, com pessoas vindas de São Paulo, quatro delas de Livramento.

As vans foram interceptadas pela PM

Em plena quarentena, que sacrifica pessoas e empresas com normas rigirosas, as autoridades deixaram os clandestinos despejar mais de 200 pessoas de áreas de risco em nosso município.

Com isso, a qualquer momento podemos ter casos da doença, pois o monitoramento não é seguro, não alcança todo mundo e muitas pessoas quebram o isolamento, indiferentes ao perigo.

Desde o início da pandemia, os donos de transportes clandestinos debocham das autoridades e circulam livremente pelo município, inclusive no centro da cidade, sem nenhum controle.

Os passageiros não passam por qualquer triagem e embarcam, às escondidas, em veículos sem as mínimas condições higiênicas. E, só há uma semana, passaram a ser monitorados após a chegada.

Isso sobrecarregou a Vigilância Sanitária, cuja média de monitorados por dia subiu de 30 para 200 pessoas. Nossa estrutura de saúde não tem condições para isso, nem para tratar eventuais doentes.

 

Sem contrato – 15.04.2020

Vereador denuncia no MP
situação ilegal da Embasa

 

Vereador Josemar Miranda

Raimundo Marinho
jornalista

O vereador Josemar Miranda, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, requereu do Promotor de Justiça local, apuração de responsabilidades pela atuação ilegal da Embasa, no município, desde 2018.

O pedido consta de uma representação contra a empresa estatal e o prefeito Ricardinho Ribeiro, por violação da legislação que regula a prestação de serviços de abastecimento de água e de saneamento básico.

Segundo o vereador, a Embasa atua de forma ilegal e clandestina, no município, pois o contrato de concessão que autorizava a prestação desses serviços, que durou 20 anos,  venceu há quase dois anos.

Na sua fundamentação, citou matérias deste site, denunciando a violação da lei e o descaso da administração municipal para com o assunto. Menciona também a baixa qualidade dos serviços prestados.

Além de não atender à demanda da cidade, principalmente nas zonas periféricas, há queixas também contra a qualidade da água. Sem falar que a empresa não cumpriu a obrigação contratual relativa ao esgotamento sanitário.

Clique aqui para ler a petição do vereador>>

 

Covid-19 - 11.04.2020

Vírus pode chegar de ônibus!

 

Raimundo Marinho
jornalista

O boletim diário sobre a Covid-19, da Secretaria da Saúde de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, passou a informar os “casos monitorados”, sendo 155 ontem (10) e 162 hoje, aumentando 7 em um dia.

Por determinação do Ministério da Saúde, a nova forma explica que “casos monitorados” são os que vieram de áreas de risco, ou seja, cidades com suspeitos ou confirmados sem sintomas.

Há 10 pessoas em “internamento domiciliar” (sintomas leves, sem indicação de teste), zero “suspeito” (com material colhido para análise), 24 casos “descartados” (teste negativo e ou 14 dias sem sintomas).

Não houve “caso confirmado” (teste posistivo). Situação tranquila, não fosse as 162 pessoas vindas de áreas de risco, sem sintomas, não se sabendo se estão respeitando a quarentena de 14 dias.

Transportadas por ônibus clandestinos, vieram de São Paulo, Salvador, Vitória da Conquista, Brumado, Guanambi e Porto Seguro, segundo informações do Secretário da Saúde, Gerardo Júnior.

Cidades vizinhas também recebem pessoas nessa situação, pela falta de consciência dos que quebram o isolamento, ajudados pela leniência das autoridades que não barram o transporte ilegal.

Livramento é um centro comercial e de serviços da região, que atrai muitas dessas pessoas,  elevando exponecialmente a possibilidade de contaminação, como já ocorreu em municípios próximos.

 

Ação conjunta – 11.04.2020

Vigilância e Segurança
unidas contra Covid-19

Policiais com os representantes da Prefeitura de Livramento: juntos contra Covid-19

 

Raimundo Marinho
jornalista

A comandante Cleise reuniu-se com cada prefeito dos nove municípios que integram a 46ª CIPM-BA, para reforçar as ações da Vigiliância Emidemiológica na prevenção contra a Covid-19.

O objetivo é fazer cumprir os decretos municipais e as recomendações do Ministério Público. Deve incluir a quebra desmotivada do isolamento social e a fiscalização do transporte irregular.

A Vigilância Epidemiológica de Livramento de Nossa Senhora informa que, com apoio da PM, já atuou em 30 localidades, interceptou seis veículos e notificou 20 estabelecimentos.

Atendeu a 300 denúncias, deu 700 orientações e encaminhou diversos relatórios de  vistorias e autos de infração ao Ministério Público, para as apurações, incluindo dois ônibus clandestinos.

Na última sexta-feira (10), o governador Ruai Costa decretou o reconhecimento do estado de calamidade na Bahia, o que reforça e complementa as ações desenvolvidas pelos municipios.

Os prefeitos do Consórcio Bacia do Parimirim terão nova reunião na próxima segunda-feira (13), para definir sobre a continuidade ou não das medidas de restrição, que tem prazo até 13.04.2020.

 

Crime bárbaro – 11.04.2020

Assassinato em ambulância!

 

Luciano: morte dentro da ambulância

Raimundo Marinho
jornalista

Crime bárbaro, em que Luciano Santos Silva, 32 anos, morador do bairro Polivalente, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, foi assassinado dentro de uma ambulância, onde já estava baleado.

Segundo o site Livramento Manchete, ele e outro de 23 anos foram alvos de tiro, pelo mesmo autor, em via pública, no bairro Estocada. Foram socorridos, mas o estado de Luciano era grave.

A folha corrida de Luciano indica forte possibilidade de ligação do crime com o mundo das drogas. Mas cabe indagar se ele não seria também testemunha, exigindo escolta policial da ambulância.

Fácil prever que o criminoso tentaria concluir o serviço, facilitado pela paradinha da ambulância, mesmo com um carro suspeito na sua cola. A PM já  anunciou a prisão do acusado, na cidade de Caculé.

 

Lava pés – 10.04.2020

Jesus aos discípulos:
“agora faça o que fiz”

 

Raimundo Marinho
jornalista

Começou ontem (9) o Tríduo Pascal, na celebração da Semana Santa, pela Igreja Católica, quando Jesus deu sua maior lição de humildade aos discípulos, lavando e enxugando os pés de todos eles.

Em seguida, disse:  Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz (Jo 13, 1-15).

Na Quinta-feira Santa, o Cristo teria feito sua última refeição com os apóstolos, quando praticou o ato que deu origem à Eucaristia, distribuindo pão e vinho como se fossem seu corpo e seu sangue.

Em vídeo divulgado hoje, o Bispo Dom Armando, da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, reforçou a recomendação das autoridades contra a Covid-19, para que todos fiquem em casa.

Disse que a Eucaristia é ato de amor e, nesta Semana Santa especial, desejou que os fiéis vivam “a experiência de amor na família, amor renovado, amor engrandecido e amor amadurecido”.

Quarta-feira Santa (8), anúncio da traição de Judas, com as igrejas fechadas, a  programação religioso emocionou. Um carro com as imagens de Jesus e Maria desfilou pela cidade, sob aplausos dos fiéis.

 

 

Tempos difíceis – 10.04.2020

A dengue também mata!

 

Raimundo Marinho
jornalista

A dengue, que virou endemia, é um complicador a mais nos tempos de mêdo e combate ao coronavírus, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Tem mais de 40 casos notificados este ano.

Com o atual isolamento social, a ação dos agentes de endemias ficou mais difícil e limitada, sem poder entrar nas residências, por orientação da Vigilância Epidemiológica estadual.

Foram suspensas suas visitas a casas com pessoas acima de 60, gestantes e crianças menores de cinco anos, além de obrigados a usar equipamento de proteção individual e outras precauções.

Os agentes foram preparados para orientar e incentivar os moradores para as medidas individuais de prevenção, no ambiente onde moram, evitando e combatendo os focos do mosquito Aedes aegypti.

A Vigilância Sanitária local, ligada à Secretaria Municipal da Saúde, destaca a importância e pede a colaboração das pessoas, ao receberem os agentes, mesmo em dias de isolamento social.

O órgão alerta que “o coronavírus mata”, mas “a dengue também mata”. Sua equipe tem se mostrado eficiente na aplicação e acompanhamento das medidas para evitar que a Covid-19 chegue até nós.

No combate à dengue, dois obstáculos são terrenos baldios e o lixo deixado em qualquer lugar, como no bairro São José. Na luta contra a Covid-19, o novo inimigo são os ônibus clandestinos.

 

Política – 07.04.2020

Uma eleição sem novidades!

As filiações de pretensos candidatos movimentou os partidos em Livramento

 

Raimundo Marinho
jornalista

A movimentação política, ao final do prazo, sábado (4), para filiação partidária de pretensos candidatos, sinalizou que as eleições deste ano repetirão a baixa qualidade  dos últimos pleitos.

Em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, houve disputa por filiados, com bate-boca nas redes sociais sobre as costumeiras negociações, envolvendo dinheiro e promessas de cargos públicos.

O esforço das duas facções políticas locais foi atrair filiados considerados bons de voto, com as lideranças lutando para não perder quadros e, principalmente, ainda desfalcar o grupo adversário.

O prefeito Ricardinho Ribeiro parece em mar de almirante, mantendo os quatro vereadores que tomou do outro grupo (Paulo Lessa, João Amorim, João Louzada e Joaquim da Silva).

Só perdeu um (Josemar Miranda), tendo o apoio, na Câmara, desde 2017, de 10 parlamentares, que representam 38% dos votos para o Legislastivo, em 2016, todos agora no Rede ou  PL.

Estão fechados com Ricardinho, como prometido: Aparecido Lima, João Louzada, Lane Araújo, Uilton Dourado, Paulo Lessa, José Araújo, João de Ogum, João Amorim, Joaquim da Silva, Vitalmir Moura.

Este ano, a vereadora Lane devolverá o favor ao primo Batata, Huga sai para o pai Lafaiete entrar, e Zé Araújo vai apoiar o filho Leandro. A oposição vai de  Juscélio Pires, Márcio Alan e Josemar.

Entre os sem mandato e pré-candidatos a uma vaga na Câmara de Vereadores, desponta o líder comunitário Hugolino Lima, que deixou o PT e filiou-se no Rede. Em 2017, teve 554 votos.

 

Cara-de-pau – 07.04.2020

Enganou até Paulo Azevedo!

 

Raimundo Marinho
jornalista

Diverti-me um pouco, hoje, 7 de abril, Dia do Jornalista, com dois vídeos que são o espelho desse período pré-eleitoral, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, que não engrandecem  nossas lideranças políticas.

Um sujeito de pré-nome Luiz, do Distrito de Iguatemi, candidato a príncipe dos caras-de-pau, foi usado em uma armação do grupo de oposição, que revela um lado indesejável de nossos principais prefeituráveis.

Sem trocar a bermuda, ele gravou um vídeo no final de semana, supostamente para enganar o prefeito, e outro ontem (6), do lado da oposição, expondo ao rídiculo  Ricardinho Ribeiro, Carlos Batista e Paulo Azevedo.

Leia a transcrição das falas do marionete:

1º vídeo: Oi gente, pensei muito esse final de semana, porque eu sabia que eu quero o melhor pra Livramento, hoje tô com Dr. Paulo e Ricardinho. E Joanina tomem [também] que vai tá com a gente, ajudou muita gente, Deca de Dió (…). Então, hoje já sei, resolvi tá junto com eles. Isso aqui não foi através de nada, eles não me deu nada, e tô por aqui, junto com eles. (Dr. Paulo provoca: “E a oposião?”). A oposição, nem candidato eles tá tendo. (Dr. Paulo torna incitar: “Tá inelegível?”) Diz que tá inelegível, né?  Só em 2021!

2º vídeo: Estou aqui com meu vereador Juscélio Pires e meu amigo Carlão, hoje dia 6 de abril, às 10 pras 4 da tarde, fazendo esse vídeo, que eu tô junto com eles, não abro a mão deles por nada.  E com fé em Deus agente vai seguir junto antê [até] quando eles existi. Porque soltaram um vídeo ai que eu tava na casa de Ricardinho, mas eu não tava lá. Eu fui lá por que eu fui ver uma pesquisa, mas cheguei lá só tá dando o nosso pré-candidato Carlão e nosso vereador Juscélio Pires. Aí eu voltei sem graça e tô com eles, eu tô junto com Juscélio Pires e Carlão.

 

Dia de Ramos – 05.04.2020

Jesus vai a Jerusalém de
jegue e causa alvoroço!

Ilustração reproduzida de O Domingo (05.04.2020)

 

Missa na Catedral, sem fiéis, portas fechadas

Raimundo Marinho
jornalista

A multidão forrou com as próprias vestes e espalharam ramos por onde o Messias iria passar! Todos gritavam: Hosana ao filho de Davi! (Mateus 21, 1-11). Louvaram o  Mestre e rogaram aos Céus: Salve-nos!.

Quando Jesus adentra Jerusalém, o povão exclama: Bendito o que vem em nome do Senhor!. Alguns, atônitos, indagavam: Quem é este homem? E ouviam: É o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia!.

Seria a última páscoa judaica de Jesus com os que o seguiam. Essa festa celebrava o fim da escravidão do povo hebreu ao Egito. Na páscoa cristã de hoje, rememora-se a paixão e morte de Jesus Cristo.

Da chegada de Cristo a Jerusalém, surge o Domingo de Ramos, na páscoa cristã, que abre os atos da Semana Santa, em tradição da Igreja Católica, como um dos símbolos da  firmeza na fé cristã.

Em mensagem via inernet, o bispo Dom Armando, da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, disse que o Cristo, aclamado rei, monta o jumentinho, para simbolizar a paz e o fim da arrogância real.

O bispo pediu que vivêssemos em paz, como irmãos, solidários e se perdoando. Vida no silêncio de Deus, ouvindo o próprio Deus, o trinar dos pássaros, as batidas do coração, com Cristo em nossas vidas!

Devido às precauções contra o coronavírus, os atos da Semana Santa, na Catedral, serão realizados de portas fechadas, sem a presença dos fiéis, mas serão transmitidos on line pelas emissoras de rádio da cidade.

Muitas pessoas foram criativas, em Livramento, fixando nas portas  de suas residências os  ramos que levariam para as celebrações, mantendo a tradição, a fé e o respeito à Paixão de Jesus Cristo.

Em outras cidades, como Salvador e Bom Jesus da Lapa, padres conduziram em carro aberto a imagem de Cristo pelas ruas, emocionando os moradores, que aclamavam das casas e sacadas dos edificios.

Clique aqui para ver mais fotos>>

 

Coronavírus – 05.04.2020

Ônibus clandestino violou o
rigor de medidas sanitárias

 

Raimundo Marinho
jornalista

O prefeito Ricardinho Ribeiro vem tomando medidas drásticas e acertadas, no esforço para evitar que a Covid-19 chegue a Livramento de Nossa Senhora, Bahia, e se chegar que o estrago seja mínimo.

Alinhado aos demais municípios do Consórcio Bacia do Paramirim, decretou situação de calamidade pública, para agilizar ações preventivas, e prorrogou até 13.04.2020, a validade do Dec. 028/2020.

Ônibus foi autuado pela Vigilância Sanitária

Isso deixa a população mais tranquila e continuamos sem casos confirmados da doença, tendo apenas 25 casos em observação, nove descartados e dois aguardando resultado de exames.

Mas, na última quinta-feira (2), um ônibus clandestino interceptado pela Polícia Militar, em Caetité (BA), com 17 pessoas trazidas de São Paulo para Livramento, está causando inquietação na comunidade.

São Paulo é o estado com mais casos da Covid-19. Os passageiros sairam de lá sem qualquer triagem. Em Livramento, o veículo foi autuado pela Vigilância Sanitária, por falta de condições higiênicas.

Os passageiros foram cadastrados e avaliados na UPA, não apresentando sinais vísiveis da doença, sendo liberados, com o compromisso de cumprir quarentena em casa,  sob monitoramento. Que cumpram!

Apesar da gravidade do incidente, estranhamente nada foi divulgado pelas autoridades locais. O boletim da 94ª CIPM, sobre a apreensão e envio do ônibus à Agerba, não informa a empresa responsável.

Mas consta que o proprietário é o ex-vereador livramentense José Roberto Souza Caires, o Zé de Vital.Tentamos ouví-lo, para os devidos esclarecimentos, mas ele não respondeu nossas mensagens.

 

Coronavírus – 03.04.2020

Decretada calamidade
pública em Livramento

 

Raimundo Marinho
jornalista

O prefeito Ricardinho Ribeiro decretou “situação de calamidade pública” em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, como medida de enfrentamento da pandemia causada pela Covid-19.

O decreto, a ser examinado pela Assembléia Legislativa, visa flexibilizar, temporáriamente, as normais de gestão pública, como as da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº  101/2000).

O prefeito poderá, por exemplo, remanejar servidores para a Saúde, abrir crédito suplementar, alterar prazos, além de implementar providências sanitárias em veículos de transporte coletivo.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o municpio tem 25 pessoas monitoradas em casa, nenhum caso confirmado, três aguardando resultado de exames e oito suspeitas descartadas.

As medidas contra a Covid-19, previstas no Dec. 028/2020, do prefeito Ricardinho Ribeiro, foram prorrogadas até 13.04.2020, decidido após reunião hoje do Consórcio da Bacia do Paramirim.

Clique aqui e leia o Decreto nº 034/2020, na íntegra>>

 

Clandestino – 03.04.2020

Polícia detém ônibus
na Operação Covid-19

Ônibus considerado clandestino apreendido pela PM (Foto atribuída à PM por Blog Regional)

 

Raimundo Marinho
jornalista

A Polícia Militar, pela 94ª CIPM, comunicou que apreendeu, ontem à noite, um ônibus em situação irregular, com 17 passageiros vindos de São Paulo para Livramento de Nossa Senhora, na Bahia.

De acordo com a PM, a operação ocorreu em apoio à Vigilância Sanitária de Caetité, onde o veículo foi interceptado. Após a triagem epidemiológica, seguiu escoltado para a cidade de Livramento.

Informa que, em seguida, o ônibus foi apresentado à Agerba, que regula e fiscaliza  o transporte rodoviário intermunicipal de passageiros. As autoridades locais nada informaram a respeito.

Mas o Blog Regional divulgou que a ação teve apoio da 46ª CIPM e que motorista e passageiros teriam passado  por avaliação médica, na UPA.

Devido à origem dos passageiros, onde a pandemia preocupa muito, houve certa iquietação na população de Livramento, que ainda não tem casos da Covid-19.

Assim, deve ser divulgado logo o resultado da avaliação médica dos passsageiros que teria sido feita na UPA local, para o devido esclarecimento do caso.