Raimundo Marinho
jornalista
Hoje, 19 de novembro, é o Dia da Bandeira, o Pavilhão Nacional, instituída em 1889, ano da proclamação da República. A bandeira é um dos quatro símbolos nacionais, ao lado do Selo, do Hino e do Brasão.
Com as escolas fechadas, devido à Covid-19, não se falou em comemoração na rede pública de ensino. A data foi abafada pela ressaca eleitoral, após o dia 15, data da proclamação da República, também esquecida.
Seja como for, fica nossa homenagem, nos seguintes trechos da letra do Hino à Bandeira do Brasil:
“Salve lindo pendão da esperança!/Salve símbolo augusto da paz!/Tua nobre presença à lembrança/A grandeza da Pátria nos traz./Recebe o afeto que se encerra/em nosso peito juvenil,/Querido símbolo da terra,/Da amada terra do Brasil!”.
Raimundo Marinho
jornalista
O vereador João de Ogum, de Livramento de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, não foi reeleito, infelizmente. Apesar dos limitados conhecimentos, foi um aguerrido representante do bairro Benito Gama.
Dedicou boa parte do mandato à Embasa, com xingamentos contundentes à empresa. De maneira mais leve, também criticou a condescendência do próprio Legislativo e do chefe do Executivo para com essa estatal.
Mas só quero lembrar que Ogum, que se chama João Batista Pereira dos Santos, criou a expressão “vereador lagartixa”, para se referir aos parlamentares que balançam a cabeça e aprovam tudo que o prefeito manda.
Nem se incomodou de também ser um deles, nem que o tal “vereador lagartixa” corresponde, na verdade, ao antigo e conhecido “jegue de presépio”. Mas o que o Bom João não sabia é que iria surgir o “vereador vira-lata”.
Mal saiu o resultado da última eleição, Osvânio de Carvalho Aguiar, o Osvânio da Barrinha, eleito pelo PSD, debandou para a situação, deixando seus eleitores da Barrinha revoltados, onde foi ou é dono de uma boate.
Disputou a eleição de 2016, no PT do B, pelo atual grupo politico, ficando como suplente, com 679 votos. Dia 6 deste mês, substitui Paulo Lessa, que morreu no final de outubro, em plena campanha eleitoral.
Os moradores da Barrinha votaram nele justamente por representar o grupo da oposição, liderado pelo Dr. Carlos Batista, candidato a prefeito. Num encontro que alega ter sido casual, abraçou o prefeito Ricardo Ribeiro.
Os dois teriam aproveitado o momento para comemorar suas vitórias eleitorais, com direito a fotos e vídeos nas redes sociais. Mas o vereador novato foi execrado pelos eleitores da Barrinha, que se sentiram traídos.
Comportou-se como verdadeiro “vira-lata”. Em minha opinião, agiu de má fé, pois sabia que se “virasse” antes da eleição perderia votos. Fez seus eleitores de besta e revelou seu verdadeiro caráter político.
Porém, diante da estrondosa repercussão negativa do seu gesto e da possibilidade de perder o mandato, por infidelidade partidária, foi orientado a voltar atrás e divulgou um vídeo mentiroso negando o que fez.
Diz que “eu não virei”, “não tenho coragem de virar”, que foi agradecer eleitores do grupo adversário, onde Ricardo Ribeiro estaria. Porém, não foi bem assim. O encontro foi na própria residência do prefeito.
Raimundo Marinho
jornalista
Os candidatos a prefeito, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, foram corteses ao final do pleito, mas nas redes sociais, com agradecimentos a eleitores e votos de êxito dos perdedores ao prefeito reeleito, na futura gestão.
O prefeito Ricardo Ribeiro garantiu que não vai decepcionar a população e que fará uma gestão compartilhada, ou seja, ouvindo os anseios da comunidade.
Carlos Batista enalteceu a democracia, mas denunciou ter havido captação ilícita de votos, que foi derrotado pelos votos que o adversário teria comprado.
Mas reconheceu a reeleição do prefeito e desejou pleno êxito na futura gestão, dizendo que a beneficiária será a população, a quem disse sempre defender.
Francisco Aguiar Rocha (Chiquinho do PT) agradeceu aos que acreditaram que ele poderia ser a diferença e desejou ao prefeito reeleito “excelente governo”.
Raimundo Marinho
jornalista
A eleição municipal de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, foi também um coliseu de ostentação em dinheiro, violação da lei, judicialização e aglomerações suicidas, em tempos de Covid-19.
Pelas fartas notícias informais e fotos viralizadas nas redes sociais, rolou muito dinheiro na campanha eleitoral de Livramento, envolvendo milhares de reais em apostas e denúncias de compra de votos.
Há fortes suspeitas, inclusive, da existência de ações organizadas para o aliciamento ilegal de eleitores! O próprio candidato derrotado, Carlos Batista, da oposição, queixou-se disso.
Quanto aos palpites sobre quem venceria a eleição, chamou a atenção um vídeo com o controlador da prefeitura, Jânio Lima, e o secretário da Educação, Sebastião Fernandes, exibindo dinheiro de aposta.
Pela conversa entre os dois, o controlador apostou R$30 mil e o secretário, certamente o depositário, entregava-lhe o valor, arreliando o perdedor e o grupo político cujo candidato a prefeito foi derrotado.
Há ainda fotos chocantes de sacos de dinheiro sendo exibidos por apostadores e ou intermediários. Teve uma aposta que chegou a R$1 milhão, que teria sido bancada por um empresário da manga.
São espetáculos tristes da festa eleitoral, em que pouco importam os destinos do município, indo além dos cânones da democracia, que permite a livre escolha dos governantes, pela população.
Raimundo Marinho
jornalista
O prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro (Ricardinho), de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, foi reeleito, ontem, com 14.550 votos (53,59%), contra 12.395 votos (45,65%) de Carlos Roberto Souto Batista (Carlão) e 208 votos (0,77%) de Francisco Aguiar Rocha (Chiquinho do PT).
Foram 28.462 votantes, com 95,40% de votos válidos, 18,03% abstenções, 1,18% brancos e 3,42% nulos.
Prevaleceu o favoritismo natural de quem, no comando da máquina administrativa, disputa a reeleição. Na reta final da campanha, até pareceu que essa tendência poderia ser quebrada, mas não ocorreu.
Acertou, portanto, quem apostou na vitória do prefeito, inclusive as pesquisas do jornal O Eco. Revela, ainda, que Carlos Batista não recuperou os votos que deixou para trás, quando abandonou seu grupo, em 2016.
Certo ou errado, o eleitor vota para manter ou obter vantagens. E foi quebrada a sequência de influência eleitoral do Dr. Paulo Azevedo, ao tempo em que consolida a perda de força política do Dr. Emerson Leal.
Os 13 vereadores eleitos são:
Aparecido Lima da Silva (Cidão Aracatu) 1.816 votos, Ronilton Carneiro Alves (Batata) 1.565 votos), Márcio Alan Dourado Castro (Alan de Gonçalinho) 1.551 votos, Uilton Nunes Dourado (Huga) 1.316 votos, Paulo Roberto Lessa Pereira Filho 1.252 votos, Vitalmir Moura Bitencourt 1.200 votos, Juscélio José Pires 976 votos, Josep Lima Ramos (Zé Pinha) 975 votos, José Roberto Souza Caires (Zé de Vital) 971 votos, Josemar Miranda Silva (Professor Zemar) 955 votos, Joaquim da silva (Kinka) 898 votos, José Marques da Silva (Deca de Dionísio) 891 votos, Osvânio Carvalho Aguiar (Osvânio da Barrinha) 730 votos.
Pesquisa Instituto Eleva |
Raimundo Marinho
jornalista
Tudo pronto para a eleição, amanhã, dia 15, para escolha de prefeito, vice-prefeito e vereadores, em todo Brasil. O pleito foi adiado de 15 de outubro, em razão da pandemia de Covid-19. Mesmo assim, a campanha eleitoral colaborou muito para a propagação do coronavírus.
O TRE-BA garante que tudo ocorrerá com total segurança, sob o ponto de vista sanitário. O horário de votação será das 7h às 17h, com prioridade (não exclusividade) para idosos, das 7h às 10h.
Em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, o encerramento da campanha foi marcado por denúncias mútuas entre os dois grupos polarizadores, muito barulho, foguetório e aglomerações, em total desrespeito às medidas sanitárias recomendadas pelas autoridades da Saúde e decretadas pelo poder publico.
Pesquisas eleitorais dos últimos dias 12 e 13, sobre intenção de votos para prefeito, no município, contribuíram para aquecer ainda mais os ânimos. Como previmos, a do Folha Regional elegeu Carlos Batista e a do jornal O Eco apontou Ricardo Ribeiro como o eleito.
Já sabendo disso, os grupos políticos contrataram segundas pesquisas para desempatar, em clara tentativa de enganar e confundir os eleitores. Uma delas, a da Geocom foi impugnada pela Justiça, por irregularidades, antes de ser publicada, a pedido da coligação O cuidado que Livramento precisa. Essa, desempataria a favor da situação.
A da Eleva, que elege Carlos Batista, prevalece, pois teve negado pela Justiça o pedido de impugnação feito pela coligação O trabalho não pode parar.
Não se sabe na qual confiar! Mas, pelo histórico de acertos em eleições anteriores, é obrigatório reconhecer que o Instituto Folha Regional atrai mais credibilidade. Confira os resultados atuais completos das três pesquisas divulgadas, nos gráficos que acompanham este texto.
Raimundo Marinho
jornalista
O presidente do TRE-BA, Jatahy Fonseca Júnior, divulgou resolução proibindo atos eleitorais presenciais que ameaçam a saúde da população. Incluem comícios, passeatas, caminhadas, bicicleatas, cavalgadas, motoatas e distribuição de panfletos, folhetos e adesivos.
Para coibir os atos, os juízes eleitorais podem usar o poder de polícia, ou seja, sem necessidade de representação, e força policial, se necessário. Quem desobedecer poderá sofrer sanção penal e ter a candidatura cassada.
Em reunião de hoje, pressionado pelos partidos, o colegiado da corte eleitoral permitiu as carreatas, desde que sejam com 60 carros, no máximo, e até três pessoas em cada veículo, além das demais medidas sanitárias.
Raimundo Marinho
jornalista
Vereadores são pessoas que compõem o Poder Legislativo (Câmara de Vereadores ou Câmara Municipal). Na origem remota, a palavra significa vereda, caminho, ponte entre a comunidade e a política, orientação e anseios do povo.
Em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, são 13, para 46 mil moradores. A função é fazer ou revisar leis municipais, e fiscalizar o trabalho do prefeito. São leis que dizem quais são nossos direitos e nossas obrigações. Que regulam a vida em comunidade, pelo bem-estar de todos!
Porisso que os vereadores são tão importantes, mais até do que o próprio prefeito e o vice-prefeito. Mas, infelizmente, muitos usam o mandato como profissão. Esquecem que é uma procuração temporária, para representar o povo!
Alguns não passam de bufarinheiros, que fazem favores e todo tipo de doações, inclusive dinheiro, em troca do voto. Por isso é tão importante saber escolher o candidato! Este ano, em Livramento, temos 75 nomes, para escolher 13!
Esse é o total de vagas, na Câmara! Escolhendo direito, é possível ter um Legislativo melhor que o atual. Temos problemas urgentes a serem resolvidos, que exigem vereador com muita garra e coragem!
Examine aqueles 75 nomes e formem o melhor time de 13 que você puder e vote no que achar melhor. O voto é sigiloso, portanto, não vote para agradar, nem para agradecer! Vote para melhorar e para mudar!
Cique aqui e leia a lista completa, no site do TSE>>
Raimundo Marinho
jornalista
Para ilustrar, listei um time de 13 nomes, aberto a contestações, tirados da relação dos 75 candidatos, para atuar na arena do Legislativo de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, a partir de janeiro de 2021.
Não sou avalista de nenhum deles e não há ninguém perfeito, claro! Mas é o que temos para hoje, como diria a professora Márcia Oliveira! A intenção é alertar para o cuidado diante de tão importante escolha.
Não foi aleatório, levei em conta o pouco que se pode ver na propaganda eleitoral, independente de partido. Uns chamam mais à atenção, pelas falas simples, até sem o domínio da língua, mas sem mentiras.
Cito a Dama dos Áudios, sem trela na língua, na defesa de suas propostas, e Hugo do Limpa Fossa, que não se envergonha em dizer o que faz! Há, ainda, muitos professores candidatos, que parece ser inédito.
Infelizmente, há poucos jovens! Mas tem uma boa representante, a Thamires Andrade, que demonstrar conhecer bem as necessidades da comunidade livramentense e o papel do vereador.
Monte, também, sua futura Câmara, escolhendo 13 dos 75 candidatos! Depois, veja quantos acertou! É um bom exercício! Mesmo que só possa votar em um! Veja, a seguir, uma sugestão (ordem alfabética):
Alan de Gonçalinho, Bete Professora, Chirley Professora, Hugo do Limpa Fossa, Hugolino, Professor Jenilson Rego, Professor Josemar, Maíra dos Patos, Professsora Maria José Brito, Professora Siliu, Sônia a Dama dos Áudios, Tamyres Andrade e Valdir da Barrinha.
Raimundo Marinho
jornalista
O prefeito Ricardo Ribeiro e a vice Joanina Sampaio, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, candidatos à reeleição, foram multados em R$2 mil, cada, pelo juiz da 101ª Zona Eleitoral. O motivo foi a veiculação de propaganda eleitoral em carro usado como taxi, de João Batista Cardoso, também multado, no mesmo valor.
Os taxis dependem de concessão do poder público. São considerados bens de uso comum e não podem ter adesivos de candidatos. Na decisão, dia 9, o juiz acatou representação de Roberto Lucas Spínola, filho do ex-prefeito Carlos Batista.
Raimundo Marinho
jornalista
O juiz eleitoral de Livramento, Gleison Soares, indeferiu a representação da coligação O cuidado que Livramento Precisa, que questionava pesquisa do jornal O Eco, registrada no TRE-BA, em 11.10.2020 (BA-00480/2020).
A coligação alegou que o instituto antecipou dados que seriam colhidos nas entrevistas aos eleitores, marcadas para dias depois (13 e 14 de outubro). Mas O Eco trocou esse registro por outro (BA-00348/2020), fazendo as correções. E o magistrado entendeu que a troca atendeu às exigências legais.
Raimundo Marinho
jornalista
O estudante de medicina, Maurício Guilherme, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, foi reintegrado pela UESB (Universidade Estadual do Sudoeste Baiano). Ele havia sido expulso, há três anos, por figurar numa lista de supostos quilombolas, quando faltavam quatro meses para se formar.
Demonstrou, na Justiça, que não fez declarações falsas, nem de endereço e nem sobre sua origem racial, além de provar que a UESB tinha perdido, por prescrição, o direito de cancelar sua matrícula.
Antes mesmo de iniciar a batalha judicial, representado pela advogada Maiza Rêgo Sousa, o estudante já havia sido excluído pelo Ministério Público de Livramento da lista de denunciados por falsidade ideológica.
Alguns estudantes de Livramento mentiram para as universidades, a fim de acessarem vagas adicionais para residentes em remanescentes de quilombos.
Raimundo Marinho
jornalista
As advogadas Kawanna Cambui Gomes, Maiza Cristina Rêgo Sousa e Mona Lisa Machado Trindade, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, foram hostilizadas, ontem, por volta de 19h, em frente à Delegacia da Polícia Civil.
Policiais protegem advogadas no acesso à DPC |
Elas estavam lá para acompanhar o cidadão Dalmar, que fora registrar boletim de ocorrência, pelo seu automóvel ter sido atingido por tiro, no povoado de Nado, com ele no volante e a esposa no banco do carona.
Em vídeo, nas redes sociais, Dalmar identifica o atirador como “Negão de Bela” e que este seria motorista da prefeitura local. Os motivos seriam políticos, pois Dalmar é do 55 (oposição) e o outro do 18 (situação).
A advogada Mona Lisa Trindade, em comunicado, diz que foi “agredida verbalmente por alguns apoiadores do Grupo 18”, número do Rede, partido pelo qual o prefeito Ricardo Ribeiro é candidato.
Na mesma nota, também disse que repudiava os atos, acrescentando que “denegriram minha honra e moral, usando palavras de baixo calão”, enquanto “estava em pleno exercício da minha profissão”.
A Subseção da OAB-BA de Brumado também repudiou as hostilidades, dizendo que “foram proferidas palavras de baixo calão contra a honra íntima e profissional” das advogadas, que estavam trabalhando.
Raimundo Marinho
jornalista
Existem pesquisas de quatro empresas registradas no TSE, com divulgação anunciada para os dias 12 e 13 próximos, sobre o cenário de intenções de voto, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia.
As empresas são Eleva Comunicação, de Salvador, Neocom Comunicação e Marketing, de Guanambi, Folha Regional, de Livramento, jornal O Eco, de Paramirim.
Mas a dessa tal Neocom acaba de ter a divulgação suspensa, pelo juiz da 101ª Zona Eleitoral, Gleison Soares dos Santos, a pedido da coligação O cuidado que Livramento precisa.
Além de apontar irregularidades formais, o grupo de oposição, em ação subscrita pelo advogado Danilo Moreira Rocha, alega que essa empresa não é habilitada para fazer pesquisa eleitoral.
Geralmente, quando a decisão judicial sai, o resultado da pesquisa já ganhou o mundo. Mas, desta vez, foi diferente e informações mentirosas deixarão de enganar e induzir os eleitores.
Seja como for, pelo menos dois dos resultados das quatro pesquisas anunciadas a gente já pode advinhar. Na do jornal O Eco, Ricardinho vai liderar, na do Folha Regional, Carlos Batista estará na frente.
Sobre as outras duas, paira a suspeita de serem apenas uma malandragem para forjar um falso desempate, com a manipulação de dados, com a finalidade de enganar e induzir os eleitores.
Raimundo Marinho
jornalista
O prefeito Ricardo Ribeiro, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, baixou mais de 30 decretos, este ano, abrindo créditos especiais suplementares, no total aproximado de R$16 milhões.
Isso representa 16% do orçamento anual, que é de R$101 milhões. O crédito suplementar está previsto em lei e é manejado pelos gestores públicos para alterar o orçamento, durante o ano.
Através dele, os prefeitos, com autorização da Câmara Municipal, transferem dinheiro de uma área para outra, geralmente em razão da falta de um bom planejaneto ou algum imprevisto.
Nesse caso de Livramento, chama a atenção não ter sido especificado o que será pago com esses R$16 milhões. Foram citadas, genericamente, áreas de destino, sem especificar qualquer projeto.
Como é ano eleitoral, com calamidade pública decretada, pela pandemia, que facilita compras e contratos, não custa anotar que 50% dos créditos foram abertos em setembro, outubro e novembro.
Jorge de Piatã(Em Quarentena) (*)
Identifique pelas respostas a Ideia, o Mito e suas diferenças, se for capaz:
Perg: Quem são os Srs ?
Resp: - Eu sou a alma mais honesta desse país!
Resp. - Eu sou a Constituição, pô!…
Perg: - Quem é Moro?
Resp: - Tenho a convicção de que ele é um perseguidor, um agente da CIA! Todo mundo sabe disso!
Resp - Um traidor comunista, pô! Achou que a carta branca que eu dei era pra ele azucrinar meus filhos e meus aliados, pô!
Perg: O que os Srs acham da Lava Jato?
Resp: Foi montada pelo imperialismo americano pra mim perseguir e pra mim destruir!
Resp: Eu acabei com a Lava Jato, pô! Troquei PF, MPF, PGE, GPS, FGTS, troquei ministro, tou trocando e amansando leis. Troco e retroco tudo e todos. Pra nossa boiada passar, pô! Rá, rá, rá!
Clique aqui para continuar lendo>>
(atualizada e ampliada em 09.11.2020)
Osvânio, na Câmara, dia da posse, com a filha Moane |
Raimundo Marinho
jornalista
O suplente Osvânio Carvalho Aguiar, 54 anos, tomou posse, dia 6, na Câmara de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, para um mandato de 56 dias, na vaga de Paulo Lessa, morto há uma semana.
Na eleição de 2016, Osvânio Aguiar concorreu pelo PT do B e ficou em 13º lugar, com 679 votos, mas perdeu a vaga pelo coeficiente eleitoral. Este ano, ele está disputando, novamente, desta vez pelo PSD.
Paulo Lessa é o segundo que a Câmara perde, na atual legislatura, iniciada em 2017. O primeiro foi Ilídio Castro (Rede), falecido em outubro de 2017 e substituído por Josemar Miranda (PC do B).
Paulo Lessa Filho já foi apresentado, pelo Rede, como substituto do pai na candidatura. Escolha esperada e vista como estratégia para conseguir a transferência de votos. É comum isso em situações assim.
|
O nome eleitoral do novo vereador é Osvânio da Barrinha. Coincidência curiosa, em relação a 2013, quando Paulo Lessa foi ser Secretário da Educação e o suplente era Valdir da Barrinha.
Povoado Barrinha, portanto, marcando presença no Legislativo, em duas legislaturas seguidas, através de substitutos da mesma pessoa. Infelizmente, agora, por uma causa muito triste!
Foi uma sessão, de certa maneira, histórica, a de sexta-feira, no Legislativo de Livramento! Por alguns motivos, entre eles, a substituição por causa morte.
Paulo Lessa era 2º secretário da Messa Diretora, e sua cadeira foi deixada vazia, por toda a sessão. Mas a comoção e o coleguismo não evitaram que houvesse uma sucessão de trapalhadas.
Começou com a dificuldade de leitura. Foi constrangedor! Pareciam alunos da pré-alfabetização! Carta de pesar, enviada pela Câmara de Paramirim, pela morte de Paulo Lessa, foi confundida com Moção de Pesar.
O presidente tropeçou, várias vezes, ao ler o juramento para Osvânio repetir! A reunião foi aberta com um minuto de silêncio e, ao final, foi rezado um Pai Nosso, sugerido pela vereadora Milane Araújo.
Raimundo Marinho
jornalista
O número de pessoas infectadas pelo coronavírus, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, chegou hoje a 452, com uma média diária ácima de 7 casos, nos últimos 30 dias. Mas o número real pode ser maior, pois essa estatística não inclui os assintomáticos nem os atendidos por médico particular.
As autoridades sanitárias estimam que uma pessoa contamina pelo menos mais outra, significando que os infectados poderão passar de 1.000 infectados, ainda este ano. Com ajuda, claro, das aglomerações eleitorais.
De acordo com o boletim divulgado hoje, sábado, pela Vigilância Sanitária, 68 pessoas estão em tratamento, 376 foram curadas, quatro óbtos e já houve 2.313 notificações ao SUS (Sistema Única de Saúde).
Raimundo Marinho
jornalista
Ricardo Ribeiro e Joanina Sampaio, da coligação O trabalho não pode parar, e o candidato a vereador José Raimundo Aguiar, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, são alvos de investigação, pelo Ministério Público Eleitoral.
Candidatos Ricardo Ribeiro, Joanina Sampaio e José Raimundo Aguiar |
Segundo o MPE, os motivos são compra de votos (captação ilícita de sufrágio) e abuso de poder econômico, por patrocínio de combustível para eleitores, na carreata que abriu a propaganda eleitoral, em setembro.
O MPE cita detalhes da operação, os postos de combustíveis envolvidos e junta fotos, vídeos e áudios como provas, alegando que essa prática viola vários dispositivos da Lei nº 9.504/1997, em especial o art. 41-A.
A norma tipifica como captação ilícita de sufrágio “(...) doar, oferecer, prometer ou entregar bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, no período entre o registro da candidatura até o dia da eleição (...)”.
O ação, subscrita pela promotora Guiomar Miranda de Oliveira Melo, pede para cancelar o registro das candidaturas ou cassar os diplomas, além de multas, por violação dos artigos 30-A, §2º, e 41-A, da Lei nº 9.504/97.
O juiz da 101ª Zona Eleitoral, Gleison dos Santos Soares, em despacho de ontem, mandou ouvir os três acionados, que ainda não se manifestaram.
Clique aqui para ler a petição inicial do MPE>>
Raimundo Marinho
jornalista
A Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, recorreu da decisão do juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, que havia sustado o ato que reprovou as contas de 2011 do então prefeito Carlos Batista (Carlão).
No recurso (agravo de instrumento), assinado pelo advogado Marcos Vinícius Lima Aguiar, a Câmara alegou que o ex-prefeito fez o mesmo pedido, na Justiça de Livramento, não podendo ser feito, de novo, em outro juízo.
O desembargador substituto José Luiz Pessoa Cardoso, do TJ-BA, concordou e suspendeu, hoje, os efeitos da liminar da 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, devendo o mérito do pedido ser julgado pelo colegiado da corte.
Apesar de comemorada, com muito barulho, pelo grupo da situação, essa decisão judicial apenas segue o processo, sem alterar a situação do candidato da oposição, cuja candidatura já foi deferida pela Justiça Eleitoral.
A judicialização deve seguir, mas nada mudará, mantendo-se os atuais candidatos na disputa pela prefeitura. Pois, mesmo que a briga jurídica chegue ao TSE, lá a jurisprudência privilegia o direito de se candidatar.
Clique aqui para ler a íntegra da nova decisão judicial
Raimundo Marinho
jornalista
A coligação O cuidado que Livramento precisa (PSD, PP e PMDB) questiona na Justiça a penúltima pesquisa eleitoral do jornal O Eco, feita em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, duas semanas atrás.
Alega que a amostra foi registrada no TRE (BA-00480/2020), em 11.10.2020, já com dados que só seriam conhecidos após ouvir os eleitores, em entrevistas marcadas para os dias 13 e 14 seguintes.
Seriam dados referentes a locais da pesquisa, aos entrevistados, como sexo, idade, grau de instrução, profissão e nível econômico, ainda não coletados, revelando, assim, serem falsos.
A ação, subscrita pela advogada Maiza Cristina Rego Sousa, denuncia que “se trata de pesquisa de idoneidade comprometida” e que “foi produzida apenas no papel para cumprir as formalidades”.
Diante disso, foi requerida suspensão da divulgação. Ao saber da ação, Sandra Neves Silva Lima/Jornal O Eco, responsável pela amostra, apagou o registro e fez outro (BA-00348/2020 ), com as correções.
Segundo a coligação, houve tentativa de burla, como se fosse nova pesquisa, mas não colou, pois a lei exige que conste no sistema o histórico de alterações e correções feitas após o registro de uma pesquisa.
A defesa do O Eco negou haver qualquer irregularidade e que não houve comprometimento da sua idoneidade, afirmando que atendeu a todas as exigências legais, inclusive nas correções feitas.
Mas o juiz Gleison dos Santos Soares, da 101ª Zona Eleitoral, viu diferente e determinou, hoje, que O Eco abra seu sistema de controle, para verificação pela coligação partidária e Ministério Público Eleitoral.
Clique aqui para ler, na íntegra, a decisão judicial>>
Raimundo Marinho
jornalista
Hoje é Dia de Todos os Santos e só eles podem ajudar a entender o duelo ou talvez conluio de pesquisas eleitorais, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, por institutos cujos donos são parentes próximos.
Sairam mais duas e, embora o ambiente populacional seja o mesmo, O Eco, de Paramirim, e Folha Regional, de Livramento, insistem em revelar cenários opostos de intenção de votos, para prefeito.
No Eco, Ricardinho está na liderança. No Folha, quem lidera é Carlão. Com isso, as pesquisas atraem desconfiança, até que as urnas venham mostrar o que a maioria do eleitorado, de fato, desejava.
No registro da pesquisa (TRE-BA), a representante do ECO é Sandra Neves Silva Lima, casada com Samuel Rodrigues de Lima, irmão de Ana Rodrigues de Lima, casada com Elto Flores Lima, sócios do Folha.
Os dois omitem os resultados da pesquisa espontânea, aquele em que o entrevistado responde sem os nomes dos candidatos. Por isso mesmo, tende a ser a mais sincera e, consequentemtne, mais confiável.
Observa-se, também, que O Eco sempre ouve o mesmo número de pessoas (380), mais um sugestivo sinal de alerta. Agora, comparem as manchetes, a seguir:
O ECO (01.11.2020): . . . . . . . . . . . . . .. Folha Regional:(01.11.2020)
Ricardinho segue na liderança das . . . .Carlão segue liderando disputa
intenções de voto em Livramento . . .. .pela prefeitura de Livramento-BA
(https://oecojornal.com.br/ricardinho) .... . (https://folharegionalbahia.com.br)
.