Tudo é possível – 31.12.2024

Tenham um plano para 2025

Raimundo Marinho
jornalista

Originalmente, este texto foi para a chegada de 2022, mas ainda cabe em 2025. Terminamos 2024! Será que ele foi próspero, como desejado? Todo final de ano, nos é desejado um Próspero Ano Novo, referindo-se ao ano que vai começar! Que tal avaliar, agora? Conseguimos o que desejamos e ou nos foi desejado?  Fizemos um plano e trabalhamos para isso?

É o que devemos perguntar! Há poucas chances do ano ser próspero só pelo desejo! Não adianta só desejar e cruzar os braços. Temos de ter um projeto, mudar de vida e trabalhar muito! Então, vamos desejar que todos façam um Bom Projeto de Feliz e Próspero Ano Novo.

Tire da sua vida palavras como “problema”, “difícil” e “impossível”. Não deixe elas grudarem em você, não acredite nelas! Elas só nos atrapalham! O “problema”, o “difícil” e o “impossível” só existirão se acreditarmos  neles. O cérebro registra e cumpre tudo que a gente pensa.

Significa que, fazendo o oposto, ele também vai registrar. Portanto, seja sempre positivo, tire do cérebro o pensamento negativo dessas palavras. Nunca diga que tem “problemas” para resolver e sim que tem “tarefas” para executar e vai fazê-las com alegria.

Faça o mesmo com o “difícil” e o “impossível”, tire tudo isso da sua vida, ao fazer seu plano para ter um  “Próspero Ano Novo”. Muitos dizem ser “difícil” ou “impossível” antes de começar a fazer, de experimentar! Nunca diga que algo é “difícil” ou “impossível”. Faça um plano e aja!

Não permita que te desanimem! Pode ser necessário mais ou menos esforço, mas nada é difícil nem impossível. Assim pensaram os grandes vencedores da História. Derrotas são naturais, na caminhada, mas não são parte da vida! Elas nos mantém alertas e humildes.

O mais miserável dos derrotados é quem vê problema em tudo, acha tudo difícil ou impossível e, por isso, nunca tenta! Assim, desejamos a você que faça um bom Projeto de Próspero Ano Novo, para 2025! O segredo é a fé em Deus, seguir a doutrina de Jesus, ser  generoso e solidário!

 

Transição municipal – 30.12.2024

Interesse público esquecido

Da esq. para dir.: Zeferino Neto, Uilton Nunes, Mário Spínola, Joseph Ramos, Joanina Sampaio, Márcio Alan, Aparecido Lima e José Sandro (foto acessada via ZAP)

Raimundo Marinho
jornalista

Existe uma fábula em que os ratos, cansados de serem surpreendidos pelo gato e muitas vezes comidos, quando saiam à noite em busca de alimento, na casa, resolveram fazer uma reunião para descobrir como se precaverem. Então, tiveram a ideia, para eles brilhante, de colocar um guizo no pescoço do gato. Assim, quando o bichano aparecesse, eles perceberiam e fugiam.

A ideia foi efusivamente aplaudida e aprovada por unanimidade! Porém, cessada a euforia, um rato, lá no fundo da sala, perguntou: E quem vai amarrar o guizo no pescoço do gato? Como não podia ser diferente, a desolação foi geral! A comparação que vou fazer talvez não se encaixe 100% nessa fábula, mas com um pouco de boa vontade podemos ver alguma semelhança.

O prefeito Ricardo Ribeiro, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, e sua vice Joanina Sampaio, prefeita eleita, a ser empossada dia 1º, estão numa guerra surda, mas simulando uma união que nunca existiu. Ela sempre foi ignorada, a ponto de desabafar publicamente que era ignorada e não estava servindo para nada. Em oito anos de dois mandatos, nunca representou o prefeito.

Da esq. para dir.: Aparecido Lima, Raelson de Souza, Joanina, Paulo Lessa, Ronilton Alves e João e Ogum (foto acessada via ZAP)

O substituto informal era sempre o controlador geral, Jânio Lima. Agora, Ricardo Ribeiro dá sinais de querer vampirizar a futura prefeita e controlar a política local. Arrogância pura, deixando de combinar com ela, assim como os ratos esqueceram-se da impossibilidade de colocar o guizo no gato! Ela não é vista nem nos atos finais de governo cuja continuidade depende da futura gestão.

Como, por exemplo, na apresentação à Embasa, em Salvador, pelo prefeito, de um desconhecido projeto de implantação de sistema de esgoto na sede municipal. O prefeito sabe que está atravessado na garganta de Joanina Sampaio e que ela vai vomitá-lo, pois não dependeu dele para se eleger, e nunca foi a preferida dele. Ele teve que se contentar com o seu preferido na vice.

E como vice não serve para nada, Joanina não hesitou em concordar. E teve em troca a máquina administrativa a seu favor, na campanha eleitoral! O prefeito trabalha para manter o grupo que acha que lidera, até imiscuindo-se na eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, onde perdeu a maioria. Demonstra querer isolar ou até chantagear a futura prefeita.

Nesse esforço, tentou reeleger o atual presidente do Legislativo, Ronilton Carneiro Alves, querendo atropelar jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal (STF), que veta a segunda reeleição. Entende o STF que, se no Executivo não pode haver duas reeleições seguidas, no Legislativo também não pode, por simetria com o que estabelece a Constituição Federal.

Enquanto isso, a vice, numa espécie de purê de batata que arrepia até gatos e ratos, apoiou Aparecido Lima para presidente da futura eleição da Mesa Diretora. E formou maioria com o vereador Márcio Alan, na vice-presidência. Ele não hesitou em abandonar Ronilton, em quem havia jurado votar. Certo da derrota da chapa que apoia, o prefeito Ricardo Ribeiro teria desistido.

Mas despachou dois vereadores lagartixas aderirem ao adversário (veja fotos), o próprio Ronilton Alves, Paulo Lessa Filho e o eleito João de Ogum. E foi João quem criou, no seu primeiro mandato, a expressão vereador lagartixa (que só faz dizer sim com a cabeça ao prefeito). O tolo argumento seria neutralizar a importância da adesão de Márcio Alan, na votação.

Tudo isso costuma ocorrer, quando os guizos saem pela culatra e quando o fantasma do rei morto tenta assombrar a rainha posta. Mas o que essa eleição da Mesa Diretora da Câmara de Livramento revela é uma condenável promiscuidade entre quem deveria ser o fiscalizador (Legislativo) e quem seria o fiscalizado (Executivo), com danos irreparáveis para o interesse público.

 

Pesquisa “data-suja” – 26.09.2024

Ficha judicial de candidatos!

Raimundo Marinho

jornalista

O candidato a prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, Ailton Porto Viana, o Tebé (PSDB), pela Oposição, em seu comício no Distrito de Iguatemi, dia 23/9, sugeriu aos eleitores que pesquisassem no Google a ficha judicial da sua adversária, Joanina Sampaio (PSB), candidata da Situação.

Segundo registrou o portal Sudoeste Destaque, Tebé adiantou e distribuiu panfletos com uma lista de processos, em que o nome da candidata aparece nas plataformas do Escavador (62 vezes) e do Jusbrasil (52 vezes). Tem até ação dela contra Sônia Ambrósia e contra o próprio Tebé.

Claro que o nome de uma pessoa, nessas fichas, não significa, necessariamente, que haja restrição à sua conduta, tanto pode ser réu como autor na ação judicial. E cabe a ampla defesa! No caso da lista citada, o nome de Joanina Sampaio aparece claramente como ré em pelo menos 18 dos processos.

São vários tipos de ação, como execução fiscal, alienação fiduciária, execução de cheque, crimes contra a ordem econômica, ação de cobrança e ação indenizatória. A maioria das ações de execução fiscal é do Município de Camaçari-BA. Há uma de Livramento e outra de Vitória da Conquista.

Geralmente, execução fiscal tem origem em dívida tributária, como IPTU. No geral, contra Alton Porto Viana (Tebé), vimos divulgados só dois processos, movidos por Coelba e Frutex. Ou seja, Tebé 2 x 52/62 Joanina, na pesquisa do “data-suja”. Compete ao eleitor avaliar e definir em quem votar.

 

Direito de resposta – 23.09.2024

Justiça nega pedido de Joanina

Raimundo Marinho

jornalista

O juíz da 101ª Zona Eleitoral, cuja sede é Livramento de Nossa Senhora, Bahia, negou pedido de direito de resposta feito pela candidata a prefeita Joanina Sampaio contra este jornalista. No pedido, ela alegou que, em fala na Rádio 88 FM, eu a ofendi, ao criticar as referências, feitas por ela, à sua filha falecida, em um palanque eleitoral, dia 11/09, na Praça Zezinho Tanajura.

Em nossa contestação, demonstramos ao juíz que nossa fala se deu nos limites da Lei, sob o abrigo da liberdade de expressão, sem nenhum abuso, e em consonância com o direito de criticar que qualquer cidadão tem, mormente neste período eleitoral. Ouvido pelo juiz, o Ministério Público Eleitoral manifestou-se pela improcedência do pedido da candidata.

Pedir direito de resposta significa exigir o uso do mesmo espaço no veículo de comunicação para rebater o que foi falado ou escrito sobre quem pede o direito de responder, desde que tenha sido inverídico ou ofensivo. Em sua sentença negando o pedido de Joanina Sampaio, da qual ainda cabe recurso, o juíz eleitoral, Pedro C. de Proença Rosa Ávila, destacou:

No caso em exame, as declarações do requerido [jornalista], embora contundentes e potencialmente desconfortáveis para a requerente, não ultrapassam os limites da crítica política aceitável no contexto de um pleito eleitoral. O ambiente democrático pressupõe e exige robusto escrutínio da conduta pública dos candidatos, sendo natural e desejável que suas ações e escolhas sejam objeto de análise e, por vezes, de críticas incisivas.

As falas questionadas, ao sugerirem que a requerente teria instrumentalizado sua perda pessoal para fins eleitorais, consubstanciam juízo de valor sobre conduta pública da candidata. Não se observa, nas declarações impugnadas, imputação de fato determinado sabidamente inverídico ou ofensa pessoal direta que extrapole os limites do debate político-eleitoral.

Clique aqui para ler a decisão do juíz na íntegra.

 

Foto-Livro – 21.09.2024

Memórias do trabalho rural

Raimundo Marinho
jornalista

O conterrâneo Fabrício Medeiros, artista plástico e pesquisador, produziu o que chamou de fotolivro, sobre os trabalhadores rurais da comunidade de Pedrinhas, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. O trabalho foi lançado em uma exposição, dia 14/9, no Mercado Municipal da cidade. Simbolicamente, a obra tem o formato da carteira de trabalho e reúne  depoimentos e fotos, feitas pelo autor durante a pandemia.

Segundo ele, o objetivo é refletir sobre as relações de trabalho, no mundo rural, com suas dificuldades, dores e desgastes, dando visibilidade às memórias e histórias desses trabalhadores, anônimos e esquecidos. Trata-se de uma comunidade composta por cerca de 20 famílias, que vivem do cultivo da terra e de pequenos rebanhos, há muitos anos.

Fabrício relata que o interesse pela realização do fotolivro surgiu quando achou  uma antiga carteira de trbalho, em um baú do seu avô, com poucos registros funcionais e previdenciários. Para ele, isso é um indicativo da dificuldade do homem do campo em conseguir trabalho com carteira. Clique aqui para ler mais detalhes relatados pelo próprio autor, sobre a elaboração do fotolivro.

 

Ataques mercenários – 14.09.2024

Retrato triste de Livramento

Raimundo Marinho
jornalista

Em minha fala dia 11/9 no jornal da Rádio 88 FM, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, onde faço trabalho voluntário, comentei sobre a visita do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o Jero. Ele veio apoiar a candidatura a prefeita de Joanina Sampaio, pelo grupo político da Situação. Num trecho do comentário, eu disse:

Joanina exumou a própria filha, para tentar comover a plateia, seguida pelo locutor animador. Foi chocante e desumano! Afrontou a memória da jovem falecida, certamente, desassossegando o seu espírito. Logo ela que não queria a mãe em política, como a própria Joanina já disse!

Nos comentários ao Podcast disponibilizado pela emissora no Instagram, desencadeou-se uma avalanche de ataques ofensivos, insanos e irracionais, contra a minha pessoa, dizendo que eu teria ofendido e subestimado a dor e o luto da candidata. Mas não sou eu que fico levando o assunto aos palanques eleitoreiros. Não vi manifestação pessoal dela a respeito do que falei (clique aqui para ver os principais comentários no Instagram). 

Basta comparar a transcrição acima com o que foi comentado, para ver a gritante  desproporção entre o que eu disse e os ataques perpetrados. Pode ser constatado, também, que apenas citei um fato conhecido e emiti minha opinião a respeito, nos limites legais como jornalista e como cidadão, referindo-se a uma pessoa investida em cargo público, portanto exposta ao julgamento popular.

Diferente da minha fala, os ataques à minha pessoa é que foram horrorosas, ofensivos, muitos até irracionais, em total desproporcionalidade em relação ao meu comentário na rádio. Há claros indícios de terem sido orquestrados e coordenados dentro da campanha  da candidata, ou até mesmo da prefeitura! Muitos dos agressores são parentes da candidata e ou servidores públicos municipais.

Agiram como uma espécie de mercenários, por conta de benefícios, geralmente migalhas, que recebem da Prefeitura, principalmente através de relações comerciais e ou de empregos sem concurso, como é o caso do psicólogo Zeferino Neto, primo da 1ª Dama do Município, que deu a ele um emprego na Secretaria Social da Prefeitura.

Não sei porque, mas o vídeo dele me lembrou um cão abanando o rabo! Ele violou a própria ética profissional, fazendo veemente ataque pessoal ao jornalista. E logo ele que eu defendi, quando foi colocado abaixo dos cachorros por um vereador (claro, ofendendo os cachorros) e foi mandado ficar calado. Eu é que o defendi, aqui neste site! (Veja em:  https://www.mandacarudaserra.com.br/arquivo/2020/fevereiro.html).

Na última 6ª feira, não teve minha fala na rádio, o que eu atribuo, até o momento, a uma falha na coordenação, que não dependeu de mim. Mesmo assim, peço desculpas aos ouvintes fiéis, que esperaram com muita expectavia que eu falasse, mas ficaram frustrados, sem saber o que tinha acontecido. Espero retornar na 2ª feira. Transcrevo, a seguir, como seria minha fala de 6ª feira, sobre o assunto:

Ataques mercenários – Fui alvo de violentos ataques, esta semana, nas redes sociais, por conta da crítica que fiz à candidata Joanina Sampaio, pela invocação do nome da sua falecida filha, em palanque eleitoral, a que o locutor animador deu ênfase! A maioria das ofensas veio de parasitas, mercenários e sanguessugas da Prefeitura, que substituem os bocas-sujas da eleição passada! Sou muito bem guiado! E repúdios levianos são inócuos!

Agradeço a solidariedade recebida de várias pessoas, entre elas o colega jornalista Tiago Rego (Sudoeste em Pauta). Em respeito à verdade e às pessoas de bem de nossa terra, que não concordam com embusteiros; pelo que a vida me ensinou e o que aprendi nas faculdades de Comunicação e de Direito;  pelo que a Constituição Federal me garante, mantenho a crítica!

Seguirei em minha missão, que tenho certeza é iluminada por Deus, e apoiada pelas pessoas de bem, que estão solidárias comigo neste momento, por terem senso de Justiça, e amor à verdade! Nunca serei conivente com mentirosos, embusteiros, corruptos  e aproveiadores da coisa pública.

Quase todos que se manifestaram contra mim obedeceram a orientação política, para não perder benefícios! Sugiro a eles que usem a inteligência, a fé em Deus e não sejam escravos de políticos! Não sejam omissos, repudiem as sinceras dores humanas, como ver um filho morrer à míngua, por falta de serviços médicos públicos em nossa cidade; por ter a doença agravada ou até mesmo morrer na fila da regulação!

Repudiem a necessidade de se recorrer a rifas para custear tratamento de saúde, pelo descaso da administração pública! Repudiem a falta de assistência adequada, nas escolas, para crianças com necessiddes especiais; repudiem o desvio de dinheiro publico, para fins políticos; a falta de sistema de esgoto e de água para todos, e tantas outras mazelas em nosso município.

O repúdio de vocês não muda minha vida! Graças a Deus, nunca precisei de políticos mentirosos, embusteiros, corruptos e ladrões! Meu foco, sem temer repúdios levianos, será sempre o interesse público. E a defesa daqueles que tem os jornais e os jornalistas independentes como suas vozes e única instância a que podem recorrer!

Quem tiver cérebro para entender, que entenda, Mateus 5, 10-12: Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus!

 

Louvor à Padroeira - 17.08.2024

Na alegria de Nossa Senhora

Raimundo Marinho
jornalista

Fotos: Márcia Oliveira

Os devotos de Nossa Senhora do Livramento lotaram a Praça Dom Hélio Paschoal, na manhã de 15/8, para louvar a Padroeira de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Os festejos começaram com as novenas, em 6/8, na Catedral, e terminou, com missa campal (15/8), celebrada pelo bispo diocesano Dom Vicente Ferreira; e grande procissão, a partir das 17h, pelas ruas da cidade.

O encerramento deu-se com a Bênção do Santíssimo Sacramento, e Oração a Nossa Senhora, no retorno da procissão à Catedral. Em sua homilia, na missa solene, o bispo declarou sua alegria em festejar Nossa Senhora e conclamou os devotos a partilharem com a Mãe de Jesus, no dia-a-dia, a vida de verdadeiros cristãos! Citou que a alegria da festa de Nossa Senhora vem do Céu!

O bispo mostrou-se entusiasmado por está na Diocese de Livramento. “Estou muito feliz aqui”, afirmou. Ensinou que os devotos de Maria se mantivessem sempre animados, sem medo da vida, pois somos todos guiados pela Graça de Deus. E lembrassem e vivessem a Oração Magnificat, de Maria, que diz: “O Poderoso fez em mim maravilhas, Santo é seu nome!”.

Destacou a importância das festas religiosas nas comunidades, do que a Festa da Padroeira é o exemplo maior, pois elas são manifestações da alegria diante Deus! As novenas, a missa solene e a procissão que encerrou os festejos tiveram a presença de grande número de devotos, inicialmente na catedral e depois lotando a praça Dom Hélio Paschoal, em celebração campal.

Nossa cidade surgiu sob a invocação da Santa, em 1715, pelos jesuítas, que vieram com os bandeirantes e construíram uma pequena capela, onde a imagem de Nossa Senhora foi entronizada. Portanto, a devoção à Maria já tem 309 anos, desde que surgiu a vila inicial que resultou na atual cidade de Livramento.

Clique aqui para ver mais fotos>>

 

Festa de Jesus e Maria – 08.08.2024

Que filho e mãe nos guardem!

Raimundo Marinho
jornalista

Livramento de Nossa Senhora, Bahia, recebem as bênçãos do Bom Jesus e sua mãe Nossa Senhora, festejados entre nós, este mês. De 28/7 a 6/8, incluindo o novenário, os fiéis lotaram a praça do Santuário do Bom Jesus, no bairro Taquari, para louvar o filho de Maria! Dia 6/8, houve a missa solene, às 17h, presidida pelo bispo emérito Dom Armando Bucciol.

Sob o tema Vós sois todos irmãos e irmãs, foi lembrada a transfiguração de Jesus, no Monte Tabor, na Galileia, onde Ele reuniu-se com Pedro, Tiago e João, para que sentissem e vissem como era o mundo espiritual e, assim, sentirem-se mais seguros na missão evangelizadora que teriam, em suas vidas.

Dom Armando destacou que Jesus socorreu os necessitados de saúde, justiça, alimento e paz, dando exemplos de tudo que pregou e ensinou, e que isso precisa ser seguido pelos cristãos. Que é necessário ter Jesus no dia-a-dia, mesmo na vida corrida e dolorida, bastando recorrer à oração intensa e confiante.

Que é preciso não esperar a dor para buscar Jesus. Sugeriu aos candidatos, nas atuais eleições, não falarem mal do outro, ao invés disse, mostrem o que farão pela comunidade e que estão capacitados para isso. Frisou a importância da fidelidade, na família, e dos cuidados dos filhos para com os pais.

Nas preces comunitárias, foi lembrado padre Sinval, idealizador do Santuário do Bom Jesus, e o casal Saló e Nini, que ajudaram a construir a torre, valorizando área  então esquecida e degradada. No mesmo dia do encerramento da festa do Bom Jesus, começou o novenário de Nossa Senhora, cujo dia será 15/8.

Os festejos foram coordenados pelo pároco Marcelo e, como de costume, padres e fiéis sairam em procissão do Santuário do Taquari até a Catedral de Nossa Senhora, no centro da cidade. (Fotos extraídas de vídeos da Rádio 88 FM).

 

Cultura – 04.08.2024

Caires lança mais um livro

Raimundo Marinho
jornalista

O médico e escritor Antônio Carlos Caires Araújo, psiquiatra e psicanalista, nosso conterrâneo de D. Basílio, publicou mais um livro, cujo título é Angústia, lançado ontem (3/8), na Escola Brasileira de Psicanálise, em Salvador. Outros livros seus:  “Lenda”, “Homem Significante”, “O Ser e a Letra” e “Lugar do Dito Inaudito”. Abrangem psicanálise e literatura. A edição e publicação de Angústia teve o apoio cultural da Assembléia Legislativa da Bahia-Alba.

Segundo o autor, a obra trata do “segredo da angústia, o real por trás do simbólico, onde o mistério do corpo se escondeu e aparece nos sinais do corpo por uma inibição, a comoção e a própria angústia”. E destaca que o trabalho destina-se a psicanalistas, psicólogos, psiquiatras ou leigos letrados, interessados em examinar e conhecer o assunto em sua profundidade!

O autor não facilita para ninguém e mantém-se fiel à profundidade exigida, fazendo-se necessário, na leitura, ir ao fundo do ser humano, em vista das múltiplas razões da angústia e sua imanência na vida do indivíduo, como parte da funcionalidade orgânica, incluindo a sexualidade, ou como resultado da vivência social do homem, posto diante do seu semelhante.

Na apresentação, Caires alerta: “Antes da leitura intensa, no conjunto da obra, é preciso saber a correlata significação da angústia para cada um. Em seguida, pensá-la na psicanálise”. E cita Freud: “A Angústia é um sinal, anunciação manifesta relacionada com a traumática saída ao se achar na estupidez da existência sem amparo, ao deixar o sujeito ao desamparo, desde que nasce”. Sua credencial para esse trabalho é atestada pela prefaciadora do livro, Sônia Vicente:

“Caires, um dos precursores da psicanálise em Salvador, é considerado, entre nós, grande estudioso desde os anos 1980. Fato que se ratifica no presente livro, pela seriedade,  pela riqueza do conteúdo, pelo aprofundamento das articulações e nível de complexidade, fixando sempre a função de familiarizar o leitor com os múltiplos conceitos relacionados e articulados ao tema escolhido: angústia”.

No lançamento, a sessão de autógrafos foi antecedida por leituras e reflexões sobre o texto do livro, por especialistas, presentes e on line, que militam na psicanálise, na Bahia, além de familiares e outros convidados!

Clique aqui para ler entrevista com Dr. Antônio Carlos Caires Araújo

 

De volta ao processo – 23.05.2024

Prefeito e  vice investigados

Prefeito Ricardo Ribeiro e vice Joanina Sampaio alvos de ação de investigação eleitoral

Raimundo Marinho
jornalista

Após idas e vindas processuais, Ricardo Ribeiro e Joanina Sampaio, prefeito e vice  de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, são confirmados como investigados na Ação de Investigação Judicial Eleitoral-AIJE, nº 0600524-88.2020, movida pelo Partido Social Democrático (PSD), na 101ª Zona Eleitoral. O motivo seriam denúncias de abuso de autoridade, de poder econômico e político, caracterizando  captação ilícita de sufrágio (compra de votos), mediante distribuição de donativos como combustíveis, material de construção, cestas básicas, dinheiro vivo, serviços de abertura de poços artesianos e transporte de pessoas.

A reinclusão dos dois no processo, retomando as apurações, foi determinada, na última segunda-feira, dia 20/05, pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Antes dessa ação, houve outra movida pelo Ministério Público Eleitoral, no mesmo sentido, mas se referindo apenas à doação de combustíveis, que foi indeferida. Então, o juiz da 101ª Zona Eleitoral entendeu que, pela lei, os réus não podiam mais ser processados e os excluiu do novo processo.

Os advogados do PSD recorreram ao TRE contra esse entendimento do juiz de 1º Grau, alegando a prevalência dos demais crimes apontados. Porém, o TRE manteve a sentença do juíz da 101ª Zona Eleitoral. Então, os advogados do partido apelaram para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o qual, com a devida fundamentação jurídica, mandou a Corte Regional rever sua decisão. 

Assim, o TRE acabou entendendo que havia razões jurídicas suficientes para anular a sentença do juiz da 101ª Zona Eleitoral, determinando o reinício do processo e a volta de Ricardo Ribeiro e Joanina Sampaio como investigados. Se forem condenados, ficarão inelegíveis. No caso de Joanina, se a decisão for antes da eleição, não poderá se candidatar. Se for depois, terá o registro da candidatura cassado. Se por acaso conseguir se eleger e ser empossada, perderá o mandato!

Clique aqui para ler a íntegra da decisão do TRE-BA>>

 

Eleição municipal – 23.05.2024

Vereadores tornam-se xerifes

Raimundo Marinho
jornalista

O torneio eleitoral de Livramento, como eu chamo, está ferrenho! A bancada da situação, na Câmara, desmantelou-se, caindo de 10 para 7 vereadores. São vexatórias as falas nas sessões semanais da Casa. No corpo a corpo pelo interior do município, veteranos atuam como verdadeiros xerifes, tentando sufocar lideranças emergentes. Parecem temer a fuga de eleitores de seus cercadinhos, onde prendem as pessoas com as migalhas do assistencialismo.

Luciana Rocha, uma mulher
na disputa

Os da situação usam obras e benefícios públicos para se promoverem. Discussam como se fossem prefeitos. Quando não conseguem essas obras dizem que função do vereador é fiscalizar, obras quem faz é o prefeito. Atualmente, estão se promevendo com festas juninas, pagas pela prefeitura. Circula em grupos de Zap que os vereadores Uga (Uilton Nunes) e Batata (Ronilton Carneiro) estão boicotando a pré-candidata a vereadora, Luciana Rocha. Que proíbem  os organizadores de citarem o nome dela, agradecendo eventual patrocínio.

Teriam feito isso, por exemplo, na localidade de Pau a Pique, onde ela patrocinou a segurança do evento. Mas os dois xerifes teriam proibido, sem ter autoridade para isso, a citação do nome dela, com a mentira de que sendo pré-candidata isso não poderia ser feito. Mas os nomes deles são citados, e são pré-candidatos. Que coisa mais vergonhosa das quais vocês são sendo acusados, Uga e Batata! O que é isso, cumpanheiros! Sejam mais leais e gentis com as mulheres!

Além de machismo, é pilantagem, no pior nível político! Luciana Rocha declarou-se pré-candidata pela oposição, acompanha Paulo Azevedo, e está incomodando a galera da situação! É uma coisa boa, pois abre, novamente, a possibilidade de uma liderança feminina na política e, quem sabe, no Legislativo!  É preciso acabar com o uso das mulheres apenas para preencher a cota partidária obrigatória, escolhendo até pessoas desqualificadas que não votam nem nelas mesmas!

 

Inauguração - 01.05.2024

Casa do Idoso de Livramento

Raimundo Marinho
jornalista

Será inaugurada, neste domingo, dia 05.05.2024, às 16h, a Casa do Idoso de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, que leva o nome do saudoso bispo diocesano Dom Hélio Paschoal. Fica na Rua da Ponte, nº 72, Bairro Beira Rio, próximo ao escritório do DNOCS, na estrada que liga a sede municipal ao povoado de Barrinha. No convite para a inauguração, a direção da entidade destaca que “será um evento especial e emocionante, onde poderemos celebrar, juntos, esse marco tão significativo”. Não deixe de comparecer!

De fato é um local muito bem planejado, construído especialmente para abrigar e cuidar de idosos desamparados. É uma iniciativa privada, filantrópica, construída com doações de diversas pessoas, empresas e entidades. Idealizada e coordenada por D. Maria Santos da Silva Bonfim, teve sua construção iniciada em 2012. É um projeto, quase um sonho, cuja manutenção necessita muito da continuidade da ajuda voluntária da população e, principalmente, do apoio do Poder Público, pois é uma bênção para Livramento.

 

Sizenando – 11.03.2024

Morre colecionador de lápis

Raimundo Marinho
jornalista

Assim é como ele gostava de ser chamado – Colecionador de Lápis! Era um objetivo de vida dele! Sizenando Alcântara, professor municipal aposentado, da cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, tido como um dos maiores colecionadores de lápis do mundo, faleceu hoje (11.03.2024), nesta cidade, devido a complicações de um infarto. Não foi informada a idade, mas acredito seja perto dos 80 anos. Sempre morou no bairro Tomba!

Apesar de pertencer à nobre e tradicional família dos Alcântara, de Livramento, era um homem muito simples. Nos últimos anos, dono de um grande vigor físico, já aposentado como professor, vendia loterias pelas ruas. Além de meu colega de ginásio, nos idos dos anos 1960-1970, tornou-se meu amigo. Deixa muitas saudades! Em 2007, fiz uma matéria sobre ele e sua impressionante e bem cuidada coleção de lápis. Clique aqui, para reler!

 

Festa da Canabrava – 13.01.2024

Será entronizada nova imagem

A nova imagem de São Gonçalo

Imagem antiga do santo popular

Raimundo Marinho
jornalista

A festa da Canabrava deste ano, dia 28/1, em louvor a São Gonçalo, tradição de mais de 300 anos em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, terá novidade. Será a entronização de imagem nova do santo, na sua igrejinha, numa bela grota da Serra das Almas. Foi doada pelo Dr. Halley Spínola, o mesmo que doou as novas imagens da padroeira Nossa Senhora do Livramento e do Bom Jesus do Taquari.

Importante contribuição do médico para conservação de ícones da fé católica, em Livramento. A nova imagem, feita pelo mesmo escultor das anteriores, o pernambucano Eduardo Cavalcante, já está na cidade. Deverá substituir a antiga, desgastada pelo tempo e em condições de delicada restauração, pois deve ter a mesma idade da devoção, ou seja, mais de 300 anos.

O diácono Eduardo Lessa, que coordena o traslado, disse que o “Novo São Gonçalo do Amarante” tem 1,25m e pesa 31,7kg, na representação esculpida por Eduardo Cavalcante, em madeira policromada, de cedro envelhecido com pintura a ouro, com técnicas de revestimento datadas do século XVII. A bela imagem ainda deverá receber a sagração na Catedral.

Gonçalo (1187-1262), beatificado pelo Papa Pio IV (1561) e canonizado pelo Papa Clemente X (1671), foi um cidadão português,  nascido na aldeia de Arriconha, ao norte de Portugal, padre dominicano, em Tolosa, na Espanha. O Amarante de seu nome vem do local onde morou. Evangelizou e ajudou pobres e desfavorecidos, como as prostitutas da região onde atuava.

Vista geral  de Canabrava, lugarejo na Serra das Almas, em LivramentoVista geral  de Canabrava, lugarejo na Serra das Almas, em Livramento