Mensagens recebidas via e-mail

Atualizado em 27.08.2009

GUTO RODRIGUES TANAJURA
gutotanajura@hotmail.com

Em que pese a Constituição Federal, no art. 37 caput, determinar que a Administração Pública Municipal obedecerá dentre outros princípios o da eficiência, aqui em nossa cidade não se vê adequação do texto normativo com a realidade em que vivem os munícipes.

Apenas para ilustrar, sem falar na violação ao também art. 37, II, da Carga Magna que prevê a obrigatoriedade de concurso para ingresso em cargo ou emprego público, sem falar da inobservância ao art. 37, XXI, da Lei Maior que prevê licitação pública, sem fracionamentos, para as obras, serviços, compras e alienações, apenas para ilustrar, sem ter a pretensão de escrever todas as críticas à Administração Pública Municipal, na "rua" Maria da Glória Meira Tanajura, local próximo à 46ª CIPM, onde habitualmente se instalam parques e circos, existe uma grande quantidade de paralelepípedo, suponho que colocado pelo poder público municipal para calçamento daquela área que alguns moradores chamam de praça, mesmo ali só existindo um terreno baldio fonte de poluição por espalhar terra por todos os lados.

Faz muito tempo que o mar de paralelepípedos alí se encontra, desde o período pré-eleitoral. A coisa pública é tratada com descaso, sem planejamento, coordenação ou controle, de modo a criar ilusões ou falsas expectativas às pessoas que por ali circulam, que no seu imaginário, há mais de um ano, esperam que aquele local fosse provido de calçamento. Lembremos que em nossa querida Livramento de Nossa Senhora, é cobrado o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que nosso município conta com um orçamento anual em torno de 24 milhões de reais por ano, ou seja, dois milhões por mês. Esperemos que esses recursos sejam canalizados em prol de políticas públicas para o bem-estar da população. Ainda há tempo.


Jairo Novais
silvanovais5@hotmail.com.com

Durante o workshop Cadeia Produtiva da Manga e Perspectivas de Mercado, realizado no dia 11 Ago 2009, na Câmara de Vereadores de Livramento foram discutidas questões relevantes como o status de sanidade fitossanitária, que poderá agregar novos pólos exportadores e ampliar exportação de manga. O evento foi organizado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (Adab) e com o apoio da Prefeitura de Livramento que está sempre atenta ao assunto. O município de Livramento de Nossa Senhora poderá ser o primeiro em todo o estado a ter caracterizada uma área de baixa prevalência para monitoramento das moscas-das-frutas. Com esse status de sanidade fitossanitária, os produtores da região terão a chance de agregar novos pólos exportadores de manga.

Durante o evento foi analisada também a ampliação do Pólo Frutícola do Vale do Rio Brumado para contemplar o município de Livramento como área de proteção fitossanitária. As duas propostas, que serão encaminhadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), são resultados do trabalho de georreferenciamento desenvolvido pela Adab através do Programa de Prevenção e Controle de Moscas-das-Frutas. Para o diretor geral da Adab, Cássio Peixoto, “essas conquistas vão ampliar a exportação de manga do município de Livramento para novos mercados”, esclareceu lembrando que a região é o segundo pólo de produção de frutas do estado, com cerca de 20 mil hectares cultivados. O cumprimento dos procedimentos técnicos só traz benefícios à cadeia produtiva. “O ganho é para o produtor, que vai colocar um produto brasileiro de qualidade no mercado internacional, para o consumidor que terá a garantia de uma fruta saudável em sua mesa, e para a Adab, que cumpre com o seu papel de defesa agropecuária na Bahia.

A Biofábrica Moscamed, uma das parceiras do programa, desenvolve um trabalho de controle da praga com o uso da técnica do inseto estéril. Esta técnica visa a liberação de machos estéreis na natureza para promover a estabilização da praga, considerada como principal obstáculo para a fruticultura nacional. A utilização dos insetos estéreis evita a utilização de agrotóxicos e não agride o ambiente. As moscas-das-frutas estão entre as principais pragas da fruticultura mundial, responsáveis por perdas econômicas superiores a US$ 80 milhões por ano. Para mercados com restrições fitossanitárias, a praga constitui o maior entrave na exportação de frutas in natura, exigindo de países grandes produtores, como o Brasil, o estabelecimento de programas para detecção e controle de pragas na fruticultura. Sugiro o jornalista Raimundo Marinho reportagens sobre a fruticultura irrigada do nosso município que vem alavancando o desenvolvimento do nosso município. Parabéns pelo site.


JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

GOVERNO DA ENGANAÇÃO, SUCATEAMENTO E ABANDONO = Começou a enganação com a eleição...o povo votou nele e quem manda é ela; depois veio o sucateamento do patrimônio (carros, caçambas, máquinas, hospital, material em geral) e, por fim, o abandono total da cidade. Para afundar, de vez, acontece a privatização da saúde pública. Até onde vai ? E viva Jequié...a terra que CONTROLA Livramento. Até mais!

POLÍTICA NACIONAL = O Zé Dirceu Mensalão, ele mesmo - está de volta, disse que o PV é conservador e que o PT é inovador. Tá, Zé...Realmente, com Sarney, Renan Calheiros e Collor é time de primeiro mundo (da lama). Zorra, chega de PT.

POLÍTICA LOCAL / SUGESTÃO AO LEGISLATIVO = Faça uma auditoria pública para relacionar o patrimônio, móvel e imóvel, do município. Quantas ambulâncias, funcionários, aparelhos...enfim, tudo. Seria esclarecedor para todos nós. A oposição acabou? Esgotamento sanitário de Rio de Contas no rio Brumado...; privatização do hospital...; descaso na administração pública...; aposentados e "laranjas" contratados e recebendo sem nada fazer.... Não é por falta de "bandeira" é? Ou, talvez, seja pela barganha política, cada dia mais em moda. Triste Livramento que vegeta vendo, ouvindo e calando.

PRIVATIZAÇÃO DO HOSPITAL = Já foi iniciada a privatização da saúde pública em Livramento. Só nos resta rezar e torcer para que seja melhor do que está...; principalmente. para os carentes.

COMO O MÉDICO DEVE PRESCREVER A RECEITA...A prescrição de genéricos deve ser feita pelo nome oficial do princípio ativo. Ex.: Nome comercial = Proflam; nome genérico = aceclofenaco. Nos hospitais públicos (SUS : Sistema Único de Saúde) e Postos, é obrigatória a prescrição pela denominação genérica. Na prática (dia-a-dia), isto não acontece. Será porque ? BOA SAÚDE!

O QUE SÃO REMÉDIOS GENÉRICOS...são aqueles que contêm as mesmas características dos medicamentos de referência e que podem ser indicados como substitutos. São, geralmente, mais baratos e são identificados por uma tarja amarela com uma letra "G" na cor preta. Ex.: Diclofenaco Potássico. E OS SIMILARES...São os que possuem as mesmas características dos de referência e dos genéricos, mas não podem substituir nenhum dos dois. Têm uma marca própria e não são recomendados pelos órgãos de Vigilância Sanitária. Só são bons para o bolso do dono da farmácia (muito lucro). Fique alerta e não permita a troca da receita médica; pois, quem prescreve o genérico é o médico e não o balconista da farmácia.

O QUE SÃO MEDICAMENTOS DE REFERÊNCIA...São medicamentos inovadores com eficácia, segurança e qualidade comprovadas cientificamente. Normalmente estão há bastante tempo no mercado e têm uma marca comercial conhecida. Ex.: Cataflam.


MARINEIDE MIRANDA LIMA BRITO
marineide.miranda@bol.com.br

Sou de livramento moro em São Paulo ha mais de 20 anos,gosto muito de ver as noticias no site do mandacaru,as vezes me entristeço com algumas noticias como a do esgoto na cachoeira ,lugar onde praticamente vivi minha infância,mas acho muito importante essa divulgação quem sabe o povo e o prefeito se conscientizam.vendo o site mandacaru é uma forma de me sentir mais perto de livramento minha cidade q tanto amo,um abraço.Ah sou filha do findo Miguel Lima muito conhecido em livramento,ele fabricava mesas de sinuca,meu irmão Gilson continua com o comercio , Miguel Lima jogos de bilhar muito conhecida na rua Juracy Magalhães 266.


Leonardo
leonardomt@hotmail.com

Ao assumir a Prefeitura de Livramento, em Jan 2005, com o slogan Governo da União, Trabalho e Participação, Dr. Carlos Souto Batista sentiu necessidade de inserir os afros descendentes do nosso município no contexto social. Ele, juntamente com D. Suzete e a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) visitaram todas as 10 Comunidades Quilombolas existentes no nosso município e constataram que, aquele povo estava isolado do mundo. Houve depoimentos daquelas pessoas, alguns até deprimentes, em relação a Administração anterior que só fazia prometer, os excluíram de todos os programas, e, segundo os quilombolas, ninguém vive de promessa. As assistentes sociais da Semas fizeram um trabalho in loco com os afro descendentes, resgatando a sua dignidade e inserindo-os na sociedade. Hoje eles agradecem e idolatram o Prefeito Dr. Carlos porque não os discriminaram em seu

Governo de União, agora de Humanização, Dedicação e Compromisso. Com a realização, no dia 22 Ago 2009, da Palestra sobre associativismo e como inserir os afro descendentes no convívio social a Semas mais uma vez provou que é capaz de gerir a política de quilombos no nosso município.


Arlete Silva
silvatarlete88@hotmail.com

O Prefeito de Livramento, Carlos Souto Batista conferiu in loco o 1º Fórum de Modernização da Gestão Contábil realizado entre os dias 19 e 22 Ago 2009, em Vitória da Conquista/BA. Dr. Carlos sempre atento às questões relevantes no que se refere à modernização da gestão contábil dos municípios e suas convergências, principalmente na área pública. O evento contou com representantes do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA) mostrando como ferramenta a Importância do Planejamento Integrado na Administração Pública. O evento que teve como objetivo a Eficiência na Administração Pública e Avaliação de Políticas Públicas no Legislativo Municipal serviu para mostrar as servidoras da Prefeitura de Livramento que participaram do 1º Fórum de Modernização da Gestão Contábil uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos na área e compartilhar experiências com pessoas de todo o país.

 

Atualizado em 24.08.2009


JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

SOS...: Por favor, nos ajude... A EMBASA fez um "serviço" no início da Avenida Presidente Vargas e Praça Seis de Outubro que está terrível e perigoso. Colocou algumas placas de concreto e "escreveu" sobre elas: "não estacionar" (já foi apagada a tinta); por outro lado, acoplou uma tampa de ferro (daquelas de calçada de antigamente - que muita gente já quebrou o pé ou perdeu a unha do dedão -, que a própria EMBASA não usa mais, em plena avenida... e quando uma bicicleta, motocicleta e/ou automóvel passa... já viu né. Pode acontecer algum acidente a qualquer momento e não será novidade; será, sim, descaso e falta de gestão de uma empresa que, ultimamente, só vem denegrindo e fazendo mal aos livramentenses. Ao passar pela Praça Seis de Outubro, 73... observe a gravidade do descrito nesta mensagem. Obrigado! Se aqui tivesse prefeitura... CHEGA DE DESCASO!

SUGESTÃO - A administração municipal deveria ter um órgão fiscalizador da EMBASA. É que, esta empresa, está destruindo o calçamento de toda e qualquer rua em que ela faz um "serviço"... e, no final, sobra para a prefeitura. Pense nisto...

LIVRAMENTO PERDEU...: Nas últimas eleições, 2008 - o funcionário do INSS de Livramento -, Márcio Farias, foi eleito prefeito em Rio de Contas; onde, hoje, realiza um excelente trabalho para início de governo e de uma nova era. Recentemente, conseguiu autorização para urbanização dos bairros Olaria e Vermelhão. É isso aí Márcio. Quem tem projeto vai adiante. Parabéns!

LIVRAMENTO PERDEU 2...: Nas últimas eleições, 2008 -o excelente médico Dr. Alan Lacerda -, foi eleito prefeito de Licínio de Almeida e está conseguindo, neste início de governo, colocar a casa em ordem. Inaugurou, no dia 15.08.2009, o Mercado Municipal no Distrito de Tatuapé, onde residem duas mil pessoas. Para piorar, para Livramento, ainda levou a sua esposa Dra. Ana Cláudia, também, excelente médica. Estão fazendo falta...Um abraço Dr. Alan e parabéns!

AGENDA - DIA 27 DE AGOSTO / MEIA NOITE : OBSERVE DUAS LUAS NO CÉU...DIA 07 DE SETEMBRO / 17 HORAS : APITAÇO, BUZINAÇO, PANELAÇO...CONTRA A ROUBALHEIRA NO BRASIL. PARTICIPE!

SAÚDE : GRIPE E DIARRÉIA - Além da gripe, que atinge todo o mundo no momento, Livramento está com vários casos de diarréia de causa desconhecida...será a água ? Realmente, hoje, não sei a quem recorrer para melhorar a qualidade da "nossa" água. Por favor, alguém, nos ajude. Amém!

POSICIONAMENTO JÁ - As igrejas livramentenses (Católica, Evangélicas...), podem e deve tomar posição quanto o esgotamento sanitário de Rio de Contas diretamente na Cachoeira do Brumado. Posição mesmo. Não basta mencionar ou falar que é contra. Tem que agir. Por falar em agir, se fosse em outro município, já teriam destruído toda a obra de esgotamento...; mas, como somos educados e pacíficos não fazemos isso, não é mesmo ?

PREOCUPAÇÃO COM O FUTURO - É preocupante o futuro dos adolescentes livramentenses. Neste último final de semana, 15 e 16, aconteceu "uma festa do barulho" na Praça Zezinho Tanajura onde crianças (11, 12 anos...) estavam enlouquecidos ingerindo álcool ou outras coisas mais, juntamente com adultos e visitantes. Enquanto isso, na pacata e civilizada Rio de Contas, acontecia uma vernissage e palestras sobre temas bem mais proveitosos para qualquer pessoa. Aí eu pergunto ? MP, Prefeitura, Conselho Tutelar...não existem ? Salvem Livramento!


Gilmar Freitas
Corintiano_mongagua@hotmail.com

Olá, sou visitante deste site e gosto de ver a parte de esporte, assim relembro o meu passado, sou filho desta cidade, e fui embora desde 1978, hoje vivo em São Paulo e Mongaguá, trabalho no Corinthians em São Paulo e na Diretoria de Esporte de Mongaguá, ja joguei futebol quando criança ao lado do Carlão, adão, zau, Chico e outros, tenho um imóvel no primeiro gole logo quando inicia a estrada para rio de contas onde pretendo implantar um espaço para eventos tem uma fachada todo de pedra que em breve quero vê-la neste site.


Cláudio Marque
claudiomarques.jornalista@hotmail.com

(aluno do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB)

LEGISLATIVO – Todo dia se descobre um novo ato secreto no Senado. As investigações contra Sarney foram arquivadas pelo Conselho de Ética. Deveriam mudar o nome desse Conselho, para “Conselho Sem Ética”. O senador Jarbas Vasconcelos, do próprio PMDB disse que “boa parte (do PMDB) quer mesmo é corrupção”. Já o senador Pedro Simon (PMDB-RS) afirmou na segunda (17) que o Senado está “pior do que o inferno” devido à crise na Casa. “Eu nunca vi essa casa se rebaixar ao ponto em que ela está”, disse o senador gaúcho. E olha que esses que estão criticando são do mesmo partido de Sarney, ou seja, PMDB. Que Vergonha Nacional!!! E a campanha continua: “Não reeleja ninguém!!!”.

A deputada Marizete vem trazendo muitos benefícios para a Bahia durante o seu mandato. A afirmação é do seu próprio site http://marizetepereira.com/. No último dia 4, o governador Jacques Vagner assinou ordem de serviço de início da reconstrução das BAs 262 e 263 que ligam Vitória da Conquista aos municípios de Brumado e Itambé. “A população de Brumado e região vai receber as estradas recuperadas”, afirmou a deputada Marizete Pereira (PMDB), que acompanhou a comitiva do governador e foi uma das principais batalhadoras desta importante obra. “Trata-se de atendimento de antiga reivindicação. Há mais de 10 anos aguardamos esta obra, que, seguramente, é um dos maiores investimentos do Governo Wagner em nossa região”, festejou. Segundo o site, além de melhorar as condições de trafegabilidade das rodovias e ajudar a escoar a produção da região, 731 mil habitantes das cidades de Itapetinga, Itambé, Conquista, Anagé, Aracatu, Caetité, Guanambi, Malhada, Riacho de Santana, Ibiassucê, Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas, Maetinga, Caraíbas, Malhada de Pedras, Rio do Antônio e Caculé serão beneficiados. Resta saber se esta obra de recuperação das estradas irá terminar somente em 2010, ano de eleição. Contudo, só recuperar estradas não promove dignidade na vida de ninguém, falta muito a ser feito, como, por exemplo, temos as reivindicações do jornalista Raimundo Marinho, “esperamos que venham uma maternidade e um novo hospital geral; nova estação de tratamento de água; implantação do plano diretor de desenvolvimento urbano; sistema de tráfego completo e de trânsito; adutora de água potável para Vila de Iguatemi; conclusão do projeto de irrigação do DNOCS; calçamento de toda área urbana da sede municipal;

revitalização dos rios Brumado e Taquari; transposição Taquari/Vereda; tombamento da cachoeira de Livramento, como patrimônio ambiental; cota máxima do Programa Saúde da Família.

“Vereador Paulo Lessa diz apoiar Livramento”, esse é um dos destaques que se encontram no site da Câmara Municipal de Livramento. Segundo o site, o vereador alerta quanto ao esgotamento sanitário da vizinha cidade de Rio de Contas, que será jogado no Rio que abastece Livramento. Outra manifestação de Paulo Lessa a favor da nossa cidade, este ano, foi à indicação ao prefeito sobre a revitalização da Lagoa da Estocada. “A Lagoa da Estocada vem sofrendo constantemente todo tipo de poluição e aterro. Estar localizada bem no centro do bairro. A atual situação da Lagoa tem provocado motivo de preocupação por parte dos moradores, principalmente na área de saúde. No período das chuvas o odor é insuportável”, disse ele. No item “Indicações”, do site da câmara, podemos ver várias contribuições de Paulo Lessa, como, por exemplo, recuperação de estradas, calçamento, esgotamento sanitário, entre outros. No entanto, para que essas obras se realizem, a aprovação do prefeito é necessária. Até que enfim um político lutando para a melhoria do nosso município, pelo menos é o que parece...

EXECUTIVO – Com todos os méritos que o Governo Lula tem, nada justifica seu apoio ao fim das investigações contra o presidente do Senado, José Sarney. Conivência com a corrupção tem sido uma das características do seu governo. Que decepção, em presidente!!!

Segundo o jornal “A Tarde”, pela primeira vez na história do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o relator das contas do Poder Executivo votou pela sua desaprovação. O autor do feito foi o conselheiro Pedro Lino, que apontou inclusive a existência de crime, previsto no código penal, em operações contábeis realizadas pelo governo Jaques Wagner. Ele também indicou descumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal por parte do Estado, ao terminar o ano no vermelho. Além disso, ele identifica aumento nos gastos de manutenção da máquina pública e descumprimento das metas estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias. Xiiiii...

O governador Jacques Vagner vem se esquecendo de grande parte do interior da Bahia. As nossas estradas estão um caos. O crime se intensifica a cada dia. Faltam professores nas escolas. Este ano, para piorar ainda mais a situação, o nosso governador fez um corte de verbas no orçamento das instituições públicas de ensino superior em todo o estado. “Engraçado” que toda hora que eu ligo o rádio ou a televisão tem uma propaganda do governo Vagner passando. Milhões de reais estão sendo gastos na mídia. Pra isso não falta... Que vergonha, em governador!!!

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, será mesmo candidato a governador ano que vem. Pra quem não conhece um pouco da sua trajetória, confira algumas denúncias da imprensa contra ele. Geddel é um político envolvido em vários processos de corrupção em órgãos públicos da Bahia. Entre 1983 e 1984, Geddel era diretor do BANEB, onde foi acusado de desviar recursos públicos para um suposto esquema de corrupção liderado por ele. Em 2007, as investigações da Polícia Federal mostraram evidências do seu envolvimento com descobertas da Operação Navalha. Na sua pequena trajetória enquanto Ministro já teve que afastar o diretor de recursos hídricos do ministério da Integração, Roberto Menescal, envolvido com o recente escândalo da empresa Gautama. O presidente da Gautama, Zuleido Soares Vera, que estava presente na posse de Geddel, tem claro envolvimento com o Ministério da Integração. A Gautama é uma das empresas que querem abocanhar parte dos 6,6 bilhões de reais destinados para o início da obra da transposição do Rio São Francisco durante o Governo Lula. A revista “Veja”, em março de 2009, fez uma denúncia contra Geddel, responsabilizando-o pela licitação de 78 milhões reais para a construção da barragem no rio Pratagy, em Maceió, que tem o objetivo de melhorar o abastecimento de água potável no estado. A Controladoria Geral da União (CGU) identificou superfaturamento na construção da barragem de 10 milhões de reais. Com esta “bela” trajetória fica difícil votar em você, Geddel!!!

Paulo Souto, depois de tanto tempo, resolveu aparecer na mídia. Será por quê? Ah, lembrei! Ano que vem é eleição. Interessante que as críticas que ele faz em relação ao descaso do governador Jacques Vagner com a Bahia, estavam sempre presentes no seu mandato.


Ananias Prado
contato@aplicadoravitoria.com

Estou em SP mais nasci em Livramento de Nossa Senhora Bahia vim para SP com intuito de crescer na vida conseguir me tornar um pequeno empresário aqui em SP , mais agora eu estou querendo levar o meu trabalho para a Bahia por que penso em voltar a morar ai , e queria esta divulgando este meu trabalho através de sites, jornais e etc., trabalho com Pisos de Madeiras, Tacos, Assoalhos, Instalações e Restaurações de Pisos de Madeira , e gostaria de saber como faço para esta divulgando este meu trabalho. Aguardo retorno. Fones : (11) 47512459 ou (11) 47466386


sueli de jesus s
suwlly.caio.@hotmail.com

Ola vcs mandacaru não sou de livramento mas tenho muitos motivos de gostar de livra pois ai vivi muitos momentos ruins que me mostrou que vale apena lutar pelos seus sonhos hoje tenho uma casa em que digo que Livramento e livrapol que eu hoje estou em são Paulo mais amo liva não deixe a cachoeira morre beijos.


João Neto
jnettonetto@hotmail.com

Caros, Raimundo e Junei Rêgo, moro em São Paulo e acompanho as notícias de nossa querida Livramento, vejo em vocês a preocupação com o povo de Livramento, informando,alertando,preocupado com o bem do povo. Lamentável a situação de Livramento na política, saúde,educação etc. Um abraço a todos. São Paulo, 23 de Agosto de 2009. João Neto.


arlindo mendes da silva
arlindo_mendes@hotmail.com

Caro amigo RAIMUNDO MARINHO, vc não imagina como é de fundamental importância, a sua divulgação sobre os recolhimento de embalagem de agrotóxicos em nossa região, temos que conscientizar o povo que isso é importante p/ que os nossos filhos netos tenham uma vida saudável, sem poluição do meio ambiente( pedimos ao nosso povo que faça tríplice lavagem e guarde em local apropriado p/ recolhimento futuro, fazendo isso estamos preservando a natureza e também os animais, se isso for feito ficamos felizes.......... absssssssss.


clovis argolo
clovis@gamboa.com.br

Como pode uma cidade cheia de doutores e demais profissionais liberais filho desta terra linda.nada fazem em prol de uma consciência de CIDADANIA . ACORDA LIVRA-MIMENTO.

Ola gente de livramento! ate quando os produtos do supermercado de qualidade como o pagão irão fervilhar,amolecer, neste semestre. e a VIGILANÇA SANITARA NEM simobiza assim como a sociedade local.ACORDA CIDADANIA!!!


DIEGO GEORGE DA CRUZ SANTOS
dieguinho.george@hotmail.com

Caro escritor do jornal do mandacaru eu saber quando vai ser resolvido a questão dos esgotos de rio de contas na cachoeira de livramento de nossa senhora,que estou na cidade de morro do chapéu mas estou por dentro de tudo que esta acontecendo na minha cidade tenho propriedade próximo a essa bela cachoeira queria que você me mandasse com urgência essa resposta um abraço a todos vcs do jornal mandacaru.


genival dos santos frança
genio160@hotmail.com

Livramento é um orgulho para todos os moradores dessa cidade ,hoje eu estou residindo em Ribeirão preto SP e estou acompanhando essa crise dessa matéria prima q existe em nossa cidade Livramento deveria ter uma fabrica para desenvolver a manga ,ex/;polpa da fruta ,suco em po,e outras coisas que sai da manga.O estado de São Paulo por exemplo tem a produção de cana de açúcar mas imagine se exportasse toda a cana para isso tem as usinas fabricando açúcar que é mais fácil de com consumir tanto nacionalmente como no exterior.

 

Atualizado em 15.08.2009


Ednaldo Almeida
penaldocss@yahoo.com.br

Olá Raimundo Marinho, venho com este agradecer e parabenizar-lhe por mais uma vez captar e traduzir, com tamanha profundidade e beleza, os sentimentos religiosos desse povo tão sofrido cuja esperança maior é Deus. Muito obrigado! Como é gratificante poder contar com pessoas como "Você. Pe. Ednaldo, Pároco do Taquari.


Timdolla
timdolla@bol.com.br

Hoje (14/08) me deparei com uma situação constrangedora na Avenida Presidente Vargas, uma dona de casa lavando a área de seu apartamento molhou um senhor que ia passando pela calçada do seu prédio, que fica no primeiro andar aonde funcionava a Livramento Net, as pessoas que transitavam pela calçada corriam risco de serem molhadas, a senhora nem se importava se a água molhava ou não os pedestres. Uma falta de respeito aos pedestres que transitam pelas calçadas da cidade. Até quando essas donas de casa irão continuar molhando as pessoas que passam pelas calçadas? Abraço.


jair do carmo silva
jayr_scorpions_bombata@hotmail.com

Dia 06 se passaram em branco e eu ia me esquecendo de fazer uma pequena crítica construtiva em prol dos bacanas de Livramento. Aqui em Livras, existem várias seitas religiosas, digamos assim: católica, budistas, espíritas, evangélicas, macumbas e cartomantes. Mas o que sempre me intrigou, é a grande força do dia seis de agosto, que comemoramos neste dia? Pra quem tem a cabecinha boa que funciona, lembrarmos que comemoramos o Bom Jesus do Taquari, é claro. Mas o que mais chama a atenção, não é a santa missa que aproximam vários devotos e sim a grande palhaçada dos desfiles de carros alegóricos(desfiles de carros dos bacanas). Neste santo dia, existem católicos de todos os lugares, até mesmos para a benção dos carros, não por FÉ em DEUS e sim por motivo de querer mostrar seus carros em desfiles pelas ruas chamando a atenção com buzinas e e piscas em alertas, sem falar em tropas policiais, que por ventura desfilam com RIFLES de alto calibre, acompanhados de uma imagem bonita, que é o Senhor Bom Jesus... A Igreja aos sábados e domingos, andam vazias sem a presença da grande sociedade, que se encontram em torno de aproximadamente, mais de 50 mil habitantes da pacata cidade. Tem gente que nem sequer sabe onde se localiza a Igreja de Nossa Senhora do Livramento, o importante para eles é mostrar seus carros importados e nacionais, no grande desfile da benção. Livramento é considerado pela mídia jornalística, como a cidade que tem mais consumo de carros novos, cervejas, prostituição e drogas...índices altíssimos dizem eles. Mas devemos erguer as mãos, pedir a Deus proteção, afinal, nossa cidade, também é destaque internacional, temos a manga, o maracujá, bananas etc... hidratada de agrotóxicos em que cada vez mais aumentam o nº de câncer na região, assim então não exportando muito, sua economia continua meio que divulgada só em importação, mas os bacanas se safam bem dessa, infelizmente. Sou Jayr Scorpions, proprietário da Scorpion Modelagem Física, pioneiro em construir e modelar corpo e Artista Plástico mais conhecido da região.


JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

PODE OU NÃO...? Tem PSF funcionando sem médico. E aí...não há consultas ? A população merece respeito e tem o direito aos serviços básicos de saúde.

ALEGRIA TRANSFORMA-SE EM VITALIDADE - É impressionante a vitalidade do Nelson Mesquita, conhecido como "O BEATÃO", na vida e no esporte (futebol). Uma pessoa que veio ao mundo em 19 de junho de 1938 (hoje com 71 anos...naquela época demorava para registrar), pratica esporte regularmente, atende alegremente em seu "botequim" pessoas de toda classe. Mais impressionante, ainda, é que é artilheiro; pois é, de janeiro a agosto de 2009, já marcou vinte e nove gols jogando com pessoas de 30, 40, 50, 60...; lembre-se, ele é de 1938. Parabéns Nelson..."O BEATÃO".

POLÍTICA LOCAL - Esses políticos que rondam Livramento, periodicamente, são todos iguais. Visam somente poder e dinheiro. Brigam para a imprensa noticiar e, depois, almoçam, jantam e até dormem juntos. Mudam de posição sem nenhuma satisfação ao eleitorado. O povo tem que se organizar em associações, cooperativas, grupos e escolher seus representantes dentro destas organizações. Chega de político "copa do mundo"...O melhor para Livramento deve e tem que ser o objetivo final. Avante Livramento! "NÃO REELEJA NINGUÉM".

SAÚDE/DICIONÁRIO - SÍNCOPE: Desmaio e perda temporária da consciência, devido a fluxo inadequado de sangue para o cérebro. Pode ter várias causas, sendo a mais comum (lipotimia) de fundo emocional. CLOASMA: Uma coloração marrom localizada na pele, associada á gravidez ou à menopausa. É mais aparente no rosto, mas também ocorre ao redor dos órgãos genitais.

LIVRAMENTO E OS GOVERNADORES - Luiz Vianna trouxe o Hospital; Antônio Carlos trouxe o PFL (Partido da Família Leal); Roberto Santos nos deu a energia elétrica; João Durval enalteceu o servidor público; Waldir Pires nos mostrou que a ética e a política não são parceiras; Nilo Coelho nos deu o asfalto; Paulo Souto ignorou o funcionalismo público e Wagner está sujando a nossa água. Avante Livramento!

LIVRAMENTO TEM SECRETÁRIO ESTADUAL - O Diário Oficial da Bahia (08.08.2009), traz a exoneração do Secretário de Estado Rafael Amoedo (Indústria, Comércio e Mineração). Substituindo-o, interinamente, está o livramentense Antônio Carlos Matias que, mesmo sendo do PMDB, é competente para o cargo e poderia continuar como secretário se não fosse tão vil a política. O certo era termos técnicos no lugar de apadrinhados políticos. Aí sim, qualquer governo iria para frente e não ficava de conversa fiada e mentiras. Mesmo assim, parabéns Antônio Carlos Matias.


JOSE MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

RAIMUNDO MARINHO, li as reportagens sobre os feitos da Deputada Marizete Pereira e da Administração de nosso prefeito Dr. Carlos Batista. Vossa Senhoria elencou algumas outras a serem feitas. Quero lembrar também de uma reforma que deverá ser feita urgentemente e que está na cara de todo mundo, envergonhando todos nós, bem no centro da cidade que é a reforma da parte coberta onde ficam as bancas da feira. Não sei se muitos já viram e estão fingindo que não vêem, mas aquele lugar quando acaba a feira e “arrumam tudo” parece um FAVELÃO. Sempre passo ali por volta das 19 horas e observo que é uma bagunça total. Tem algumas lonas velhas que permanece o tempo todo estendidas do lado do Bradesco, que só estão ali amarradas porque não venta o suficiente para arrancá-las. Muitas bancas foram liberadas para que comerciantes fizessem armações de ferro que parecem GALINHEIROS, as maiorias das tabuinhas que foram colocadas como proteção para exposição de mercadorias, quase não existem mais. Quando chove há goteiras em muitos pontos e a cobertura é com se fosse uma peneira, (ainda bem que aqui não chove muito) e existem outros problemas mais. Seria bom que outras pessoas dessem uma olhada para não pensarem que estou inventando ou querendo denegrir o governo municipal. Sempre que escrevo algo para o Mandacaru, tem pessoas que acham que estou criticando ou falando mal do prefeito. Quero deixar claro, que como livramentense não gostaria de ouvir falar por ai, que nossa cidade esta abandonada e mal administrada. E acredito que o grande entrave para não realização dessas obras é a crise econômica que está impedindo muitas prefeituras de caminhar para o progresso municipal. SUGIRO QUE PARA RESOLVER O PROBLEMA DO MERCADÃO, FAÇAM UM ORÇAMENTO DA OBRA, CONVOQUE OS COMERCIANTES DAQUELE LOCAL E PEÇA PARCERIA, PORQUE SÃO ELES QUE ESTÃO USUFRUINDO FINANCEIRAMENTE DAQUELE LOCAL, MUITAS VEZES PAGANDO UMA NINHARIA. SE A POPULAÇÃO NÃO COLABORAR, COMO PODERÁ COBRAR !!


Maria Aparecida Oliveira
amolivier@hotmail.com

Com o objetivo de aliar novas técnicas referentes à atividade da fruticultura com produção em larga escala para o mercado interno e exportação, técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa) estiveram, recentemente, em Livramento para incrementar mudanças no plantio de maracujá. O Prefeito Dr. Carlos Souto, o secretário Municipal de Agricultura e técnicos da Embrapa visitaram in loco a lavoura de maracujá e constataram que o melhoramento com tecnologia em toda a produção favorecerá os agricultores do mercado interno, além da exportação. Para os técnicos o maracujá, dentro da área da fruticultura, é uma das melhores culturas, por se adaptar a praticamente todos os tipos de solo. Além disso, o cultivo da fruta, pode facilmente ser realizado pelos agricultores familiares para consumo e venda. Eles incentivaram também a melhoria desde o plantio à colheita. O maracujá é uma cultura voltada principalmente para a Agricultura Familiar, porque demanda muita mão-de-obra, que a agricultura familiar tem à disposição. Já para a comercialização da fruta para a produção industrial, é o suco que menos perde as características naturais, seja o preparado na hora ou o industrializado. Todos os outros frutos diferem, mas o maracujá é o único que não perde as características naturais, sem contar que é um dos frutos mais rentáveis. O povo de Livramento agradece a Dr. Carlos pela iniciativa e vontade de sempre estar buscando melhorias para as lavouras de nosso município pois é através de nossas frutas produzidas nelas é que estamos alavancando o desenvolvimento de Livramento.

Atualizado em 07.08.2009

Lucas
lukba@hotmail.com

Bom dia. Mas será possível q não tem nenhuma autoridade nessa cidade, q possa fazer alguma coisa por esse patrimônio natural q esta próximo de um fim catastrófico. Infelizmente o interesse desses políticos livramentense é e será meramente financeiro, a preocupação é somente em enriquecer a custas do poder
público.

Arlindo Mendes da Silva
arlindo_mendes@hotmail.com

Caro Raimundo marinho, com certeza temos que lutar pelo nosso objetivo, já mais vamos deixa que nossa cachoeira acabe na mão desses exploradores. Ainda essa semana estiva na EMBASA.

PEDRO PAULO ROCHA PINTO
pprpinto@hotmail.com

Quem diria? Num mar de políticos corruptos não é que a VEJA consegue pescar um paladino da moralidade? Não é que a VEJA, despretensiosamente, consegue arrancar desse paladino ideais que devam ser tomados como um norte por toda classe política brasileira? O que talvez algumas pessoas ainda não saibam é que a edificante entrevista custou quase meio milhão de reais. A máscara de vestal que a Veja emprestou ao Roberto Arruda se desfez quando a negociata feita entre ele, Roberto Arruda, e a Editora Abril caiu na Internet. Para quem quiser saber como foi a negociata, este é um dos inúmeros sites que a explica: http://observatoriosocial.org.br/conex2/?q=node/3297

GUTO RODRIGUES TANAJURA
GUTOTANAJURA@HOTMAIL.COM

Caros leitores de O MANDACARU, venho por meio deste conceituado veículo de comunicação social, apresentar repúdio a comerciantes deste município que colocam cones e cavaletes defronte as suas empresas, notadamente lojas de móveis, farmácias, lojas de materiais de construção dentre outras. Tal prática afigura-se nociva a coletividade, ou melhor, abusiva, uma espécie de privatização ilícita do espaço público que viola a Constituição Federal e o Código de Transito Brasileiro. Na condição de cidadão livramentense, já noticiei tal ilegalidade ao DETRAN – Bahia, Polícia Militar da Bahia – 46 CIPM, Ministério Público do Estado da Bahia, bem como Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, mas, todos se quedaram inertes. Apelo então à comunidade de nosso município para que amanhã pessoas não venham ocupar outros espaços públicos, como, por exemplo, os bens públicos de uso comum do povo que são: ruas, avenidas, praças, mares, rios, lagos etc.

JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

FORA EUA - Os EUA já invadiram o Brasil, através da Amazônia, e assumiram a Colômbia total. Logo, logo, teremos um novo Vietnã. Bush, Clinton, Obama são todos iguais e imperialistas. Fora ianques.

MENSAGEM POR EÇA DE QUEIROZ... - "OS POLÍTICOS E AS FRALDAS DEVEM SER MUDADOS FREQUENTEMENTE E PELA MESMA RAZÃO."

DICIONÁRIO SAÚDE - Hematêmese (vômito de sangue); Melena (eliminação de sangue nas fezes, indicando hemorragia no trato gastrointestinal); Menarca (o momento da primeira menstruação, que acontece na puberdade); Pediculose (infestação por piolhos); Paroníquia (infecção superficial da pele próxima ás unhas) e Paroxismo (aparecimento repentino de sintomas ou exarcebação da doença em si mesma, com ataques súbitos seguidos de convulsões, espasmos ou taquicardia).

FUTEBOL: RANKING DA FIFA ("OS DEZ MAIS") - Brasil, Espanha, Holanda, Alemanha, Itália, Rússia, Inglaterra, Argentina, França e Croácia. NB: Divulgado em
04.agosto.2009.
MENSAGEM - Perguntaram ao Dalai Lama: "O que mais te surpreende na Humanidade?". E ele respondeu: "Os homens... Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido." Reflitam e vivam intensamente a vida.

MAIS EMBASA - Não basta destruir a qualidade da água. Estão destruindo, também, o meio ambiente e tentando camuflar. Ao lado da igreja de Santo Antônio
(Passa Quatro) construíram um monstrengo e no final da cachoeira tem outro. Até onde vai isto? As autoridades de Livramento têm que tomar providências. Está parecendo terra de ninguém.

JOSÉ MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

RAIMUNDO MARINHO, Não te vi na cobertura da 1ª Pré- Conferência Municipal de Educação do dia 30 de julho, merecia uma reportagem a altura. Foi um momento muito importante para nossa cidade porque lá se encontravam quase 100% dos dirigentes das escolas de nosso Livramento. Ao observar quem estava ali pude ver em que mãos estão os estudantes de nossa cidade. Muitos palestrantes se passaram por ali, o diretor da Direc 19, Moacir Araújo, técnico da Direc 19 Professor Elielson Teixeira, o professor Geraldo Vianna e a Assistente Social Nívea Barros. Todo o evento foi em preparação para a CONAE 2010 ou Conferência Nacional de Educação que acontecerá em abril 2010 em Brasília. Ao final das palestras dividiram os presentes em seis grupos onde cada grupo com um tema em mãos ficou responsável em elaborar propostas para serem enviadas a Conferencia Regional em Caetité. Foram muitas propostas, algumas boas outras um pouco fora da realidade, mas acredito que mesmo assim, algumas serão aceitas, e passarão para a Conferência Estadual em Salvador. Os delgados para representar a cidade foram eleitos de uma forma que eu nunca vi em lugar algum, olha que eu já participei em muitas conferências. Mas nessa cidade tudo acontece assim. Não é muito de se admirar. Senhor Raimundo, o que está me preocupa é o seguinte: Será que esses delegados terão condição de defender propostas para melhorar a educação de nosso Brasil. E sabido por todos que a educação de nossa cidade tá do jeito que tá, precisando de uma reciclagem, e o mais rápido possível para não ficar pior. Precisamos pensar em melhorar localmente para depois sugerir melhoras em nível nacional. A casa se constrói começando pela base. Que Deus ilumine nossos delegados em Caetité. BOA VIAGEM!!!! JOSÉ MARIA DE JESUS (Agradeço pelo espaço que dedicou a minha poesia e ao texto sobre o Balneário e gostaria de parabenizar a todos que escreveram outras poesias)

Marcos Souza
marcossouzass01@gmail.com

TRISTEZA - eu estou muito triste de saber que o prefeito de livramento não esta nem mais sustentando o que fala ou promete, um amigo meu lhe pediu uma vaga de emprego que surgiu no estádio Dr. Edilson Pontes e ele disse que a vaga era dele e ele ficou super feliz por ter conseguido um trabalho para um irmão, más no dia seguinte ele teve a noticia de que já havia colocado outro no lugar dele ai é que eu pergunto, vale a pena votar em um político desses? A família desse amigo meu acompanha este grupo que administra a cidade hoje ha vinte anos e olha o que recebeu como agradecimento pense nisso antes de votar em políticos assim ano que vem tem eleição.
BALNEÁRIO DR EDILSON R PONTES - é uma pena que estão deixando os nossos patrimônios se acabarem e não fazerem nada por eles más não é de se admirar não pois o senhor prefeito esta apoiando o despejo das merdas de rio de contas em nossa cachoeira o que se esperar de um prefeito que apóia um absurdo desse?

José Machado
jose.machado.neto@gmail.com

Olá nobres jornalistas do Mandacaru da Serra. Gostaria de sugerir uma reportagem a respeito da chegada do oi Velox em nossa cidade. Imagino que este seja um assunto de alta relevância, pois com a chegada da banda larga em nossa cidade, os
cidadãos livramentenses terão a oportunidade de entrar de verdade na era da tecnologia digital e desfrutar com conforto de todas as possibilidades de informação e interação com o mundo externo que somente a Internet banda larga pode nos oferecer. Grande abraço!!

Genival
genyo160@hotmail.com

E ai Raimundo, o que falta pra livramento é o desenvolvimento da nossa matéria-prima, que é a manga... Livramento precisa de uma firma pra tirar a polpa da manga para exportação e importação, assim sugerindo emprego e não a desvalorização de tanta matéria-prima.

 

Atualizado em 03.08.2009

Maria José
Maria_jose@...

Raimundo, acho que seria interessante nos unirmos e fazermos um abaixo assinado pra impedir a Embasa e a prefeitura de Livramento de jogar o esgoto em nossa bela cachoeira. Quando digo a prefeitura e a Embasa, quero chamar a atenção que o prefeito Carlos não tem tomado nenhuma providencia no sentido de proteger a nossa natureza e a saúde pública, até parece que não faz jus ao curso em que se formou. Por outro lado, percebi depois daquela reunião na Associação, que o assunto virou politicagem. As pessoas simplesmente tomam partido sem entender a causa. Os que dependem de emprego de prefeitura aplaudem a atitude de Carlos, que agora briga para jogar esgoto em nossa cachoeira. Por isso que estou cada vez mais convencida que nossa cidade precisa ser dirigida por alguém que nasceu em nossa terra. Pessoas qu e sentem a necessidade de crescimento local. Forasteiro aqui só serve para tomar nosso dinheiro e deixar sujeira pra outros limparem. Gente, vamos acordar pra esse absurdo!!! A nossa cachoeira está prestes a virar esgoto. ACORDA CARLAO!!!

Celso
(sem e-mail)

Gente, que tristeza ver que nada tá sendo feito pra salvar nossa cachoeira. Vejo apenas Raimundo e uns poucos lutando pra isso. Cadê nossos políticos? Estão querendo esgoto... Ainda me lembro que na época da eleição fiz campanha pra Carlão... pra que? pra ver ele e comitiva parecendo infantis brigando por uma causa própria e não pelo bem comum. Carlão, vc tem de olhar é pela saúde do povo e não pela verba que a Embasa já gastou ou que está ganhando com a construção desse esgoto. Está na hora de pensar no coletivo e deixar de olhar pra si mesmo. O povo está de olho nisso e quem elege também derruba.

Falando em off

(A pessoa se identifica, mas pede: “Caro Raimundo, estou enviando esta mensagem, mas gostaria que não divulgasse meu nome). Por saber de quem se trata, O Mandacaru atendeu.

S.O.S. CACHOEIRA

No alto, da Serra das Almas

Tem uma linda cachoeira

O famoso “Véu de Noiva”

Fonte de nossas riquezas

Que clama por socorro

E um pouco de atenção

Pois há um grande projeto

De transformá-la em pinicão

Que maldade, que tolice

Onde está o cidadão?

Manifeste-se,

Dê sua opinião

Veja bem quanta beleza

Própria da criação

Não se intimida e nem recua

A cachoeira também é sua

Vamos à luta

Em busca de solução

O que não se deve e ser covarde

Diante a situação

A luta é nossa

Da cidade e do sertão

Estamos sós

Que triste situação!

Porém, há uma perspectiva

O prenúncio de uma luz

Que já se vê claramente

O grito da juventude

O jovem unido

Levantando a bandeira

Jamais mais será vencido

E salvará a cachoeira.

A NOSSA BELA MENINA

Bem em cima daquela serra

Da Chapada Diamantina

Com um colorido branco-azulado

Está uma linda menina

Todos que olham, admiram e acha bela

É realmente linda!

Foi feita com muito amor

E tamanha perfeição

Para que todos a tenham

Bem dentro do coração

Esta menina formosa

É a nossa CACHOEIRA

O famosa Véu de Noiva

Pela sua exuberância e beleza

Quem ousa desmoroná-la

Nem se quer tem coração

Se não respeita a natureza

Respeitará quem então?

Vamos então bem depressa

Salvar este patrimônio

Queremos afastar da gente

Estes tipos de demônios

Que vem em forma de gente

Tentando nos convencer

Que o melhor para nós

Cabe a eles resolver

Todos arregaçando as mangas

Com espírito de luta

Mudaremos esta cultura

E teremos outra conduta.

Queremos nossa água limpa

Não aceitamos tantas lorotas

De bla, bla, bla já estamos fartos

Chega de tantas chacotas

Queremos mostrar aos governantes

Que o poder também é nosso

Pois nenhum se elegeu

Sem que tivesse nosso voto

Não sou dona da verdade

Mas sei também compreender

Que a cultura do nosso povo

Tende a crescer

E isso para eles

É uma forte ameaça

O cidadão esclarecido

Não aceita tanta desgraça

Não é uma praga

Porém advertência

Deixa nossa Cachoeira em Paz

Ou pagará a triste sentença!

edimar ramos
ed.bai@hotmail.com

Mensagem:

Às vezes eu fico pensando o q acha o prefeito da cidade? Será pq ele é um homem bem sucedido e não precisa ir a uma cachoeira tão bela e publica como a do fraga, será pq ele freqüenta um clube fechado !gente a cachoeira de livramento é o um cartão de visita pra qualquer cidade ter inveja e tão querendo acabar com isso!!hj eu moro em outra cidade mais sempre to aí e gosto muito de curtir a cachoeira do fraga e se isso acabar acaba um pouco de livramento.espero q eles sabem o q estão fazendo mais quando eles acordarem vai ser tarde....muito obrigado e até mais.

GLEIDIANE
(sem e-mail)

Vida minha... minha vida Nova eu ainda sou.....talvez uma pequena flor Mais faço parte da criação...eu dou continuidade a vida na TERRA Ainda vou ter filhos e netos também..... O q eu curtir eles não poderão apreciar.... Aquela beleza divina q eu pude contemplar..... Amanhã é um novo dia... talvez de tristeza... talvez de alegria Quem sabe o dia de amanhã... EU...VOCÊ..O PREFEITO... O PRESIDENTE????? não... e sim apenas nós seres humanos simples e humildes de coração e alem de tudo capazes de vencer..... pense bem.....quem vai vir após você???? Seus filhos e netos e o q eles vão apreciar??? Nada....absolutamente nada.... Sabe pq??? Eles vão achar que seus descendentes não passava de covardes... nunca tiveram coragem de lutar por uma INDEPENDENCIA... como fez o nosso herói D. Pedro!!!! lutem... mostre não para o mundo...mais sim pra você mesmo... q vc é capaz e q você pode..e q você vai AGIR!!!!! Garanto...... q seus filhos, netos e bisnetos.... não só vão agradecer ,como vão dizer com toda convicção.... meu PAI, meu AVÓ, meu BISAVÓ....me honraram.... eles foram mais q heróis eles não salvaram a pátria ...... mais salvaram nosso PATRIMONIO nossa NATUREZA pense, reflita.... amanhã você não poderá mais existir..... MAIS A CRIAÇÃO CONTINUA PROGREDINDO..... E A TUA GERAÇÃO DE FILHOS VAI FAZER PARTE DESSA CRIAÇÃO!! AGORA É O MOMENTO DE AGIR!!!!!!!!!!!! PESSOAL VAMOS A LUTA..... A CACHOEIRA , ASSIM COMO OS RIOS Q FORAM ABANDONADOS PEDEM SOCORRO..... E AI???? VAI CRUZAR OS BRAÇOS E VER O HOMEM Q VOCE PENSA SER MAIS DO Q VOCE FAZER ISSO??? NINGUEM É MELHOR DO Q NINGUEM.... VC MESMO Q SE ACHA UM DERROTADO.... FAÇA SUA PARTE .... E VOCE VERÁ RESULTADO...ISSO EU TE GARANTO!!!!!

FABIO RAMOS
fabio.fabo@yahoo.com.br

Caro Raimundo, venho através deste importantíssimo veículo de comunicação, que sob sua responsabilidade vem abrindo os olhos de boa parte do povo de Livramento. Hoje o senso crítico das pessoas encontra-se mais aguçado, menos ingênuo e com certa habilidade. Hoje as questões ligadas ao meio ambiente são de grande importância para a manutenção de nossas vidas, moro em uma cidade grande, a maior do país e vejo o grande trabalho dos governantes para desfazer trabalhos mal feitos de outros colegas que nunca se importaram com o meio ambiente.Hoje a luta para despoluir consome muito mais dinheiro, tempo e pessoal públicos, sem contar "os super-faturamentos nessas obras", contamos com sua perspicácia para continuar lutando e divulgando as mazelas que os nossos governantes estão fazendo, a opinião públi ca hoje é muito forte, não vivemos mais em uma ditadura e a liberdade de expressão é um direito constitucional. Vou ser pai pela primeira vez e espero poder mostrar para meu filho o rio no qual eu aprendi a nadar, espero que não me tirem esse tão simples e tão maravilhoso desejo. Agradeço mais uma vez e peço que continue o seu maravilhoso trabalho.

FABIO RAMOS
fabio.fabo@yahoo.com.br

Caro Raimundo, trabalho em uma escola pública municipal da cidade de São Paulo, aqui foram tomadas algumas precauções devido a gripe causada pelo vírus INFLUENZA, o recesso escolar foi prorrogado por mais duas semanas, a grande preocupação dos nossos líderes em saúde é devido às aglomerações, consideradas fato de risco, como que os governantes de Livramento estão encarando essa ameaça à saúde pública mundial, teve algum caso confirmado em nossa cidade?

sidineia
sidineya-cat@hotmail.com

Quero como aluna, parabenizar a todos e ao gov. ,pelo programa de curso universidade que esta funcionando no c.e.j.v.b para todos estar atendendo a tantos estudantes, tantos os que ainda estão estudando como aqueles que já concluíram seus estudos,a poderem por meio desde fazerem o cursinho preparatório pra o vestibular...nunca em nossa cidade vimos um número tão alto de alunos, em um cursinho público buscando com garra ,e querendo realmente se preparar pra o futuro...desejo realmente que tenhamos um número considerável de aprovados... boa sorte a todos vcs!!!

JOSE MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

RAIMUNDO MARINHO, RECEBI UM EMAIL EM QUE ESTAVA O POEMA A SEGUIR, E ACHO QUE SE APLICA MUITO AO MOMENTO POLITICO EM QUE ESTAMOS VIVENDO. SINTO PENA DE MIM

Cleide Canton /Rui Barbosa.

Sinto vergonha de mim

Por ter sido educador de parte desse povo,

Por ter batalhado sempre pela justiça,

Por compactuar com a honestidade,

Por primar pela verdade

E por ver este povo já chamado varonil

Enveredar pelo caminho da desonra.

Sinto vergonha de mim

Por ter feito parte de uma era

Que lutou pela democracia,

Pela liberdade de ser

E ter que entregar aos meus filhos,

Simples e abominavelmente

A derrota das virtudes pelos vícios,

A ausência da sensatez

No julgamento da verdade,

A negligência com a família ,

Célula-mater da sociedade,

A demasiada preocupação

Com o "eu" feliz a qualquer custo,

Buscando a tal felicidade

em caminhos eivados de desrespeito

para com o seu próximo.

Tenho vergonha de mim,

Pela passividade em ouvir,

Sem despejar meu verbo,

A tantas desculpas ditadas

Pelo orgulho e vaidade

Para reconhecer um erro cometido

A tantos floreios para justificar

Atos criminosos

A tanta relutância

Em esquecer a antiga posição

De sempre "contestar",

Voltar atrás

E mudar o futuro.

Tenho vergonha de mim

Pois faço parte de um povo

Que não reconheço, enveredando por caminhos

Que não quero percorrer...

Tenho vergonha da minha impotência,

Da minha falta de garra,

Das minhas desilusões

E do meu cansaço.

Não tenho para onde ir

Pois amo este meu chão,

Vibro ao ouvir meu hino

E jamais usei a minha Bandeira

Para enxugar o meu suor

Ou enrolar meu corpo

Na pecaminosa manifestação

De nacionalidade.

Ao lado da vergonha de mim,

Tenho tanta pena de ti,

Povo brasileiro.

(Cleide Canton)

"De tanto ver triunfar as nulidades,

De tanto ver prosperar a desonra,

De tanto ver crescer a injustiça,

De tanto ver agigantarem-se os poderes

Nas mãos dos maus,

O homem chega a desanimar da virtude,

A rir-se da honra,

A ter vergonha de ser honesto".

Cintia
ciclopi@hotmail.com

Assistindo as palestras da III Conferência Municipal de Assistência Social, realizada no dia 28 Jul 2009 na Associação dos Amigos de Livramento percebi o quanto é importante a democracia de um povo e como poderemos mobilizar a nossa sociedade sempre fazendo valer a justiça social. O evento atingiu a excelência desde a organização, ornamentação do salão e enfim o nível das palestras. Quero ressaltar ainda a competência no assunto de todos palestrantes que foram muito bem escolhidos pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O evento atingiu o objetivo porque serviu para sensibilizar os usuários da política de assistência social e a sociedade civil organizada. Os resultados das discussões e debates desta Conferência serão analisados na Conferência Estadual e deverão se r encaminhados também para a Conferência Nacional, a serem realizadas oportunamente, ajudando a direcionar as políticas públicas de assistência social desenvolvidas em todo Brasil.

JUNEI RÊGO
silvarego9@hotmail.com

HOSPITAL - É bom a população ficar alerta e agir se necessário. Estão tentando privatizar o Hospital e, o projeto, é o mesmo da época Leal. Houve manifestação popular contra este projeto e agora o sinal vermelho volta a acender. Os funcionários devem ficar atentos e unidos na defesa do emprego e da saúde pública.

CENSURA - De novo, não. É um absurdo o que está acontecendo por todo o país com alguns órgãos de comunicação. Depois de tirar, ou tentar tirar, o diploma do jornalista descaracterizando a profissão, agora é a volta da censura nua e crua. E o Lula ? Ele não sabe, ele não viu...Até nós, que participamos do Mandacaru com muito prazer e satisfação, estamos sofrendo discriminação por parte dos conformistas e laranjas políticos. Não adianta. Falamos a verdade e somos coerentes com ela. Avante Mandacaru!

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Quem, realmente, administra Livramento? A controladora, a secretária de governo ou o prefeito? É a dúvida de muito cidadão. Seja lá quem for é preciso saber que a prefeitura é do povo e não é um bem particular. Tratar bem o povo, prestar contas e administrar é obrigação. Se não estão conseguindo é melhor entregar os cargos e renunciar. Seria melhor para todos ou quase todos. Chega de marasmo e incompetência. Arrogância, falta de educação e desprezo pelo eleitor é o que impera em várias prefeituras da região. Chega!

PROCTITE - Inchação e inflamação na área do reto e do ânus, causadas por infecção. lesão, drogas, alergia ou radiação. Os sintomas incluem dor, prurido, vontade de evacuar sem se conseguir fazê-lo e a presença de pus, muco ou sangue nas fezes. Procure um proctologista e BOA SAÚDE!

REMÉDIO - Ao comprar o seu remédio faça um orçamento, em pelo menos três farmácias, não troque a receita médica e siga o tratamento até o final. A cura depende de tudo isto. BOA SAÚDE!

RUY BARBOSA ("Oração dos Moços") - "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." Pois é...Esta é a nossa realidade.

OS CONFORMISTAS/CANSADOS FALAM - "Manda quem pode, obedece quem tem juízo." É a força do poder e do dinheiro sobrepondo a verdade e a justiça. O povo tem que ir para as ruas, tem que opinar e decidir o melhor para o futuro. Não se acomodem; rebelem-se!

OPINIÃO POLÍTICA - Quando opino, politicamente, estou referindo ao cargo que a pessoa exerce e cargo público tem relação direta com o cidadão; pois, é o cidadão que paga o salário do funcionário público. Portanto, este funcionário, deve prestar contas do seu trabalho. Nada pessoal.

JOSÉ MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

JORNALISTA RAIMUNDO MARINHO, a informação divulgada a respeito da quantidade de vasilhames plásticos recolhidos onde estavam contidos “venenos” para as a lavouras foi assustadora. Se for verdade que os 22.730 litros recolhidos é menos da metade do que foi realmente utilizado então foi mais de 45.000 litros. Essa quantidade é muito grande, sendo assim, é que vemos o quanto estamos sendo contaminados quando comemos esses produtos cheios de agrotóxicos, e em conseqüência disso, é que está surgindo muitas doenças sem saber de onde vem. É preciso fazer uma pesquisa para saber qual o grau de contaminação das terras utilizadas por esses agricultores que compram esses produtos químicos e usam de qualquer jeito. Para que não matem a terra para sempre. Precisamos cuidar não só da água, mas também da terra. Gostaria de ver uma reportagem, verdadeira, sobre o uso de venenos nas lavouras de Livramento e Dom Basílio. Aguardo. JOSÉ MARIA DE JESUS.