Mensagens recebidas via e-mail

Atualizado em 30.06.2009

Sandra
sandra-mt@bol.com.br

Olhei seu site para saber as notícias do São João e me deparei com essa briga de esgoto de Rio de Contas, a sua idéia, Raimundo, talvez seja a mais louvável a de jogar os dejetos sólidos na Cachoeira do Fraga mas, desembocará também na de Livramento. Portanto, no momento não temos outra opção a não ser monitorar e vigiar sempre. O Prefeito Dr. Carlos não tem culpa, porque foram apresentadas poucas opções e esta foi a mais apreciada pela Embasa. Acontece que Rio de Contas hoje é uma cidade turística que a cada dia mais pessoas visitam e admiram as belezas naturais daquele município. Portanto, é chegada a hora de se fazer o esgotamento sanitário e infelizmente Livramento estar em baixo. Vamos torcer para que esta seja a melhor solução para este caso. O São João foi maravilhoso em Livramento, soubemos que a Praça da Igreja estava linda! As bandas foram ótimas e todos estavam animados, muito forró, comidas típicas, muita canjica e muita animação. A cidade estava cheia, houve até engarrafamento. Muita gente prestigiou o São João. Parabéns a Prefeitura de Livramento que com muita competência e profissionalismo realizou uma grande Festa.

Maria Célia
mceliakl@hotmail.com

Quero registrar o maravilhoso São João realizado no município de Livramento. Todos os eventos tiveram seus encantos. As novenas da Rua do Areião foram lindas, grande emoção. A Festa ao lado da Igreja foi ótima, Bandas da Região e as quadrilhas se apresentaram todas as noites com muito forró e animação. Vale registrar também a missa festiva do Dia 24, celebrada pelo Bispo D. Armando, uma bênção. Outra quadrilha que é digna de registro é a da Comunidade Quilombolas de Olhos D’Água do Meio (veja fotos no site livramento.ba.gov.br). Os quilombolas têm a dança no sangue por isso eles festejam de forma maravilhosa. Foi linda demais. Parabéns ao Prefeito Dr. Carlos que através da Secretaria de Assistência Social (Semas) fêz o resgate desse povo esquecido naquele longínquo Distrito. A Festa do dias 23 e 24 na Praça D. Hélio Paschoal estava ótima. A decoração estava lindíssima, parabéns aos organizadores. As bandas se apresentaram e dançaram o forró. O Cantor/Deputado Federal (PV), Edgar Mão Branca fez uma apresentação impecável com seu vozeirão animando a todos. O povo de Livramento celebrou de verdade os festejos.

 
José Maria
josemariasm@bol.com.br

Estive em Livramento para passar as Festas juninas e fiquei encantado com o do crescimento do município. As culturas (manga e maracujá) realmente alavancaram o progresso para a sede e distritos, meus pais residem em Monte Oliveira e pude observar o quanto desenvolveu o nosso distrito. Recentemente foi inaugurado o calçamento de várias ruas o que tem ajudado na organização local, pois é, este distrito já possui algo de município. Os frutos geram renda para todos, conseqüentemente o dinheiro circula e a economia local agradece. Foi bom demais voltar a minha terra e ver as pessoas bem de vida. Moro em São Paulo, a vida aqui não fácil. Pelo menos aí as pessoas vivem com dignidade muito melhor do que morar em periferia de cidade grande. Agradeço ao Prefeito Dr. Carlos pois sempre se preocupou com os distritos de Livramento, não só o de Monte Oliveira mas, outros também foram beneficiados com alguma melhoria. O povo do sertão agradece. A sede do município também merece destaque, o comércio desenvolveu bastante, existem lojas que parecem shopping Center (Mapec, Ambiente). O povo de nosso município sempre foi trabalhador e é capaz de arregaçar as mangas quando necessário. Parabéns ao nosso povo que na sua simplicidade vem conquistando o seu espaço.
evandro carlos

(sem e-mail)

Que vergonha isso que as autoridades da nossa cidade esta fazendo com a nossa água . Um prefeito desse ainda diz que cuida do povo de nossa cidade. tenho vergonha de dizer que votei nesse prefeito.
monrá macedo

(não tenho email)

Prezado jornalista Raimundo Marinho porque ao invés dessa oposição ficar gastando o dinheiro com advogado para caçar o prefeito não pegue este dinheiro e pague um bom advogado para cuidar do processo contra o despejo das merdas de rio de contas? porque todos nós sabemos que o processo de cassação vai acabar em pizza, más ao mesmo tempo em que eu faço estas pergunta eu tenho uma opinião sobre este caso, é porque eles não estão nem ai com o povo eles estão preocupado é em pegar o a viúva rica com exceção a nosso vereador Paulo Lessa porque ele sim esta tentando ajudar o povo um abraço


Ivanildo Meira (NENEN DE BINA )
ivanildo.meira@ibest.com.br

Caro Raimundo, espero que tenha passado uma boa festa de São João. (Embora com esse problema de dejetos a serem despejados em nossa cachoeira). Caro jornalista, por ser um Livramentense, saudoso da minha amada terra, e ao mesmo tempo, algumas vezes crítico ao seu trabalho a respeito do nosso querido Prefeito, venho através desse Site, perguntar se esse cidadão ao qual vc. se designa a dizer Engº da Embasa, não pode ou não sabe fazer uma obra para desviar esses dejetos para o rio de contas, o qual passa longe da nossa amada Livramento, e vai diretamente desaguar em Ubaitaba. Isso mais me parece um falta de vergonha da própria embasa, pois, em nossa terra, não é feito um tratamento de qualidade. Ou está sendo inveja da parte perdedora nas últimas eleições? O Sr. como jornalista e filho de Livramento, tem todas as armas na mão para ao lado do povo, e claro, com o nosso prefeito, ajudar ou ao menos realizar um abaixo-assinado, já que, como jornalista, tem uma força perante seus leitores. Meus agradecimentos em nome da família livramentense. (CARA, COMO SABES PERSEGUIR O NOSSO PREFEITO, AJUDE NESSE MOMENTO PARA SALVAR TAMBÉM O POVO DO LADO CONTRÁRIO). Saudações.

 

Atualizado em 27.06.2009

Ivo Lima
ivoandrei@yahoo.com.br

Prezado, Tomei conhecimento a pouco do projeto do município de Rio de Contas e tentei coletar o máximo de informações possíveis dos eventos até então. Sou regular visitante da cidade e fiquei bastante preocupado com a questão, assim como muitos com os quais troquei informações. Li a noticia principal deste seu notório site e fiquei me perguntando por que a oposição ou os interessados em entender melhor o assunto não buscaram uma segunda ou até terceira opinião técnica sobre o assunto, como por exemplo engenheiros da Universidade Federal ou de empresas especializadas no assunto? Nada melhor que técnicos avaliem e se for o caso contra argumentem com mais embasamento, ou até, indiquem a solução mais adequada ou mais moderna para a questão. Abraços e continuem fazendo este jornalismo d e excelente qualidade. Ivo Lima.

Timdolla
timdolla@bol.com.br

Depois das "explicações" da EMBASA, a população livramentense ainda continua apreensiva com o lançamento das "merdas rio contenses" na nossa maravilhosa cachoeira. Pensa, antes reuníamos colegas e amigos para desfrutar da linda natureza que temos em nossa cidade, mas, agora com o lançamento dessas "merdas", vão acabar os passeios pelas maravilhas da Serra das Almas, acabaram-se os banhos no Poço Preto, Barraginha, Lajedo, entre outros lugares naturais... A falta de respostas dos técnicos da EMBASA durante a "Reunião Comunitária" demonstra que o projeto já começou com falhas, sem confiança, são pessoas sem confiança... Uma coisa é praticamente certa: Adeus água potável de Livramento e região. Forte abraço.

Rafael
rafaeloliveira3@hotmail.com

Alguém pode responder porque nosso prefeito apóia tão veementemente o depósito dos dejetos dos esgotos tratados de Rio de Contas no rio que abastece Livramento? Porque ele defende tanto um projeto em que Livramento não leva benefício algum? Porque devemos correr este risco desnecessário durante toda a vida? Sim, esta situação de alto risco será para sempre, todos os dias a cada vez que ingerimos um inocente copo de água.
Fico pensando como será esta garantia de monitoramento defendida pelo prefeito e pelos engenheiros da Embasa. Irá alguém recolher amostras todos os dias e analisá-las? eternamente? A população será constantemente informada dos níveis de contaminação da água? Vamos supor que o sistema seja eficiente, mas se falhar um dia ou um minuto que seja? Só isto basta para deixar a população inteira ao sabor da sorte. Este risco seria inadmissível mesmo se tivéssemos um sistema de saúde exemplar, mas não é o que acontece, como todos sabemos. Ou seja, ficamos sem a prevenção básica e a mercê de um hospital sucateado. Porque vou acreditar nas garantias do prefeito em um projeto de Rio de contas se em nossa cidade o mesmo projeto (pinicão) está abandonado? Gente? Porque???? Prefeito, porque???? Gostaria que o prefeito, através das rádios, do site da prefeitura, de panfletos ou mesmo de carro através de carro de som nos explicasse. As autoridades devem isto à população de Livramento.

anonimo
anonimo@hotmail

Competente Jornalista: Trato assim pela sua coragem em sempre está defendendo nosso município, sei que no momento o ódio daqueles que as vezes sentem ofendido é grande, mas peço que continue com suas grandes armas: a caneta, sabedoria e inteligência para fazer suas criticas que eu acho que deveriam ser valorizadas pois são construtivas, sempre leio este "site" e acho que os ofendidos deveriam seguir a doutrina de Santo Agostinho, "Prefiram os que te criticam pois estão lhe avisando aos que lhe bajulam pois só querem tirar proveito". Abraços.

 

Atualizado em 24.06.2009

Sérgio Santos
zune63@hotmail.com

Felicitações!!! Minha familia é de Livramento, onde morei por mais de 20 anos, adoro a cidade e tudo que se refere a mesma, consigo encontrar neste jornal que é fantástico, continuem assim e seremos sempre agradecidos por nos darem as informações que precisamos sobre nossa querida cidade. Parabéns.

Timdolla
timdolla@bol.com.br

Olá senhor Raimundo, a EMBASA não tem que nos dar satisfações nenhuma, o que ela deve fazer, é criar uma estação de tratamento na cidade de Riode Contas ao invés de lançar os dejetos no Rio Brumado e consequentimente na nossa linda CACHOEIRA, que é o nosso cartão postal. Vivemos numa sociedade medíocre, em que o povo não se preocupa com o meio aonde vive, pensam apenas nos benefícios próprios. Qual a garantia que a EMBASA irá nos dar para não sermos contaminados por esses dejetos, acredito que nenhum, pois, a Estação de Tratamento de Livramento é precária, não há nenhum tratamento adequado, apenas é colocado o CLORO para o "tratamento" da água, mas, sabemos que apenas o cloro não é o suficiente. É perceptível que ao abrirmos a toneira em nossa casa, a água sai com uma coloração embranquiçada, ou seja, puro cloro. As principais autoridades de Livramento e Dom Basílio deveriam tomar algum tipo de atitude, um protesto, sei lá, pois são as nossas vidas que estão em jogo, e não as da população de Rio de Contas, que devem estar rindo de nós, ao saber que iremos digerir os seus dejetos. É importante cortar o mal pela raiz desde cedo, porque depois de jogado na natureza, não haverá mais jeito. Outro problema que nós estamos enfrentando também são as quedas de energias frequentes na nossa cidade, algumas pessoas ja perderam vários aparelhos eletrodoméstico. Isso demonstra a incapacidade da ESTAÇÃO de sustentar uma cidade com quase 50.000 habitantes. A cidade de Livramento está parada no tempo, falta desenvolvimento, comprometimento com a nossa sociedade, respeito. Abraço!

Marcos Paulo
marcos_castrolima@hotmail.com

Em meio a polémica do esgoto de Rio de Contas, que estar pra ser despejado em nossas águas, gostaria de acrescentar que o povo de Iguatemi estar usando esta água que chega em caminhão pipa e os alunos do David Mendes bebe esta água direto da caixa, sem nenhum processo de tratamento ou simplesmente uma filtração, tudo isto ocorrendo em um município que tem um médico como prefetito. Diante da situação fico indignado e pergunto: onde estão as autoridades? A Câmara não vai se manifestar? O povo vai continuar omisso e achar que é o destino?

marcos souza
marcos souzass01@gmail.com

Caro jornalista raimundo marinho, venho por este meio de comunicação avisar a todos os livramentenses que forem participar desta dita reunião realizada pela embasa que o melhor a fazer é não comparecer a ela esta é a melhor forma de protesto contra este absurdo que estão prestes a fazer em nossa maravilhosa cachoeira, até porque o que eles vão dizer la todos nós ja sabemos de có e saltiado que não é nada do que o povo esta pensando que as merdas serão bem tratadas e tudo mais, más se algué enteressar a ir nesta reunião na hora em que eles falarem isto peça a eles que então de já que estas merdas serão tratadas e que não fazem mal a ninguem que eles fossem os primeiros a provarem delas pra ver se eles tem esta coragem um abraço e eu te peço que divugue esta mensagem antes da reunião para que todos possam ler e refletir sobre o assunto desde já muito obrigado pelo espaço cedido a todos nós...

marcos souza
marcossouzass01@gmail.com

Senhor jornalista raimundo marinho a cada dia que se passa eu tomo mais nojo de politica e em especial aos politicos local, todo dia é uma história diferente, é um dizendo que vai caçar o prefeito, outro dizendo que vai caçar um vereador, e essa hietória não é de hoje não já faz um bom tempo, eu me lembro que no tempo do ex prefeito todo dia um vinha com uma história diferente e estas histórias começavam sempre através de hoje ex vice prefeito joão cambui eu me lembro bem que na posse de dr carlos no dia 1de janeiro de 2005 por exemplo ele disse em cima de um palanque na praça joão marques de oliveira que no maximo em 50 dias que o deputado estadual nelson leal seria caçado e hoje ele esta de maos dadas ao grupo dele dizendo que o atual prefeito esta sendo caçado senhores politicos de nossa querida livramento porque ao envés de ficar brigando pelo poder os senhores não se unem para fazer o melhor possivel para o povo de livramento, deixe de pensar um pouco em vocês e comecem a pensar em prol do nosso povo não fiquem iludindo os seus eleitores dizendo que vai caçar fulano ou cicrano não, pensem em fazer algo para o nosso povo porque enquanto voces estão brigando na justiça o nosso povo esta abandonado é estradas sem o minimo de condiçoes de passar por conta dos buracos outras estradas estão sem iluminação e muita coisas mais por favor juntem todos e procurem solucionar os problemas de nossa cidade que vcs vão ganhar muito mais do que ficar brigando pelo poder um abraço a todos e pense bem sobre o assunto eu não sou nem oposição e nem sitiação não, eu sou uma parte deste povo que precizam de vces para solucionar os problemas da nossa cidade ok...

Weber Marcilio Malheiro Aguiar
weberaguiar@yahoo.com.br

Prezado Raimundo Marinho, estará ocorrendo em nossa região no mês de julho mais uma Campanha de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos. Segue a programação: Dia 20 - 2ª feira - Pça da Feira - D. Basílio; Dias 21 e 22 - 3ª e 4ª feira - Sede da ADIB - Associação do Distrito de Irrigação do Projeto Brumado Vale salientar que constitui obrigação dos produtores rurais a devolução dessas embalagens vazias de agrotóxicos no prazo estipulado, constituindo uma ótima oportunidade de terem as suas propriedades livres desse lixo tóxico. Essa Campanha é uma iniciativa da ARAS - Associação das Revendas de Agrotóxicos do Sudoeste, em parceria com as Associações de Produtores, Prefeituras Municipais, ADAB e revendas de agrotóxicos locais. Contamos com a colaboração de todos no sentido de ampliar essa divulgação. Atenciosamente, Weber M. M. Aguiar, Fiscal Estadual Agropecuário/Eng. Agrônomo, ADAB - Livramento de Nossa Senhora Fone: (77) 3444-2829.

Sérgio Santos
zune63@hotmail.com

Felicitações!!! Minha familia é de Livramento, onde morei por mais de 20 anos, adoro a cidade e tudo que se refere a mesma, consigo encontrar neste jornal que é fantástico, continuem assim e seremos sempre agradecidos por nos darem as informações que precisamos sobre nossa querida cidade. Parabéns. Sérgio Santos.

JUNEI RÊGO
silvarego9@hotmail.com.br

SAÚDE = TESTE DO PEZINHO: É de grande importância a realização deste exame, logo na primeira semana de vida do bebê, na detecção de algumas doenças como: Fenilcetonúria (=Doença hereditária que pode levar ao atraso no desenvolvimento neuro-psicomotor e deficiência mental.); Hipotireoidismo congênito (=Pode levar a deficiência mental grave.); Anemia Falciforme (=Doença genética que traz complicações como anemia, infecções e insuficiência renal.) e Hemoglobinopatias (=Assim como a anemia falciforme, são causadas por alterações da hemoglobina e provocam anemia crônica.). Cuide do seu rebento e BOA SAÚDE!

SAÚDE = CRISE E REMÉDIOS...A Argentina é um dos países que registram maior consumo mundial de remédios para controlar a depressão ou transtornos de ansiedade, os quais afetam milhões de pessoas no país e que se expandem em tempos de crise econômica. São cerca de nove milhões de argentinos atingidos pelo problema; ou seja, de cada seis habitantes, um é vítima da crise e da doença. No Brasil e em Livramento não é diferente. Portanto, é bom saber que não é a "droga" (remédio, pinga, cerveja, jogo de azar...), que vai resolver a crise. Fique atento e BOA SAÚDE! SOLICITAÇÃO = Solicito, como cidadão, a recuperação das estradas Livramento/Itaguassu e Livramento/Barrinha. As condições não são boas e os habitantes, moradores e visitantes estão sofrendo. Aguardo solução. Obrigado!
SOLICITAÇÕES PÚBLICAS = Monteiro (=Praça Esportiva), Tabuleiro (=Urbanização da Praça Nossa Senhora de Santana), Itaguassu (=Estádio / Futebol), Barrinha (=Urbanização da Praça Principal), Bairro da Estocada (=Urbanização e Socialização da Lagoa) e Bairro Santa Terezinha (=Urbanização da Praça e vias adjacentes)...Por enquanto é isso. PS. Ao Legislativo: Vamos projetar, indicar e cobrar do Poder Executivo. O Legislativo é a voz do cidadão. Obrigado!

ACONTECEU... Em Porto Alegre, de 14 a 18 deste, o 36º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas e o 9º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica. Cerca de três mil participantes, de todo o país, atualizaram seus conhecimentos e conheceram os aparelhos mais recentes no setor. Da Bahia, cito alguns como o Dr. Roberto Fontoura, Dr. Donato Júnior, Dra. Sandra Fagnani, Dr. Roberto Franco e Dra. Isabel Rêgo (Livramento). Na saúde, como em toda e qualquer área, a evolução é uma constante; logo, temos que acompanhá-la para melhores resultados e sucesso contra as doenças. BOA SAÚDE!

COM MUITA VERGONHA...É assim que estou, atualmente, com tanta roubalheira no meio político e nenhuma punição. Ruy Barbosa estava certo. Chegou o tempo em que o homem tem vergonha de ser honesto.

Fernando Santana
nandos2009@yahoo.com.br

Prezado Jornalista, Livramento está evoluindo em obras publicas, a prefeitura está fazendo até rampa de SKATE na pracinha 6 de outubro (praça de seu Mira ). Não pode-se dizer que a administrção atual está trabalhando, eles pintam os meios fios como ninguém. Só resta a população pensar que os fogueitórios da inauguração da obra da praça, será da construção do prédio ao lado. Abraços e te vejo no forró da praça do SKATE.

 

Atualizado em 18.06.2009

UILSON HIPÓLITO LIMA,
UH.RODRIGUES @BOL.COM.BR

Marinho, gostaria da sua presença no SÃO JOÃO da PRAÇINHA 06 DE OUTUBRO e desde já passar para alguns desavisados que nós  moradores é que fazemos o SÃO JOÃO há seis anos consecutivos. Eu vou pessoalmente em todas as casas, solicito a contribuição em comidas e bebidas, contrato a banda " Toê Zoião, BAECO E SEUS TECLADOS " e fazemos a festa sem olhar corrente partidária. Carlão e Ricardo são da Pracinha e todos os anos comparecerem. Moro em SALVADOR há um bom tempo tenho vontade de voltar, mas quando vejo o atraso de certas pessoas, um papo chato sobre política que nunca acaba, todo mundo querendo levar vantagem, acho que ainda não chegou a hora,   Grande abraço   UILSON HIPÓLITO- POPÓ.                                    

marcos souza
marcossouzass01@gmail.com

Caro Raimundo Marinho em primeiro lugar eu quero lhe agradecer por divulgar os meus emails e em segundo lugar eu quero dizer a Maria que eu não tenho nenhum cargo na prefeitura eu acho que vc Maria não leu os outros emails que eu enviei a este meio de comunicação porque ao contrario do que vc disse eu até agora só vinha criticando a administração do atual prefeito más o que é feito é pra ser dito e elogiado quando é para o bem do povo e eu até quero lhe agradecer pelas criticas citadas porque afinal todo mundo tem o direito de criticar e elogiar quando for precizo e é o que eu fiz elogiei quando eu achei que merecia um abraço...

JUNEI RÊGO
silvarego9@hotmail.com.br

CASSAÇÃO...Esta "estória" , assim mesmo, já cansou o povo e o povo não é besta. O grupo que perdeu, foi cassado desde 2004 e, até hoje, não assimilou a derrota. É só perder que vai para Salvador e só retorna na época eleitoral. O deputado, do grupo, diz que é filho de Salvador...será que é vergonha de Livramento? O povo deve ficar alerta. Está chegando as eleições e aí todos aparecem transvestidos de "bonzinhos"...Chega! Acorda Livramento!

PREFEITO E EX-PREFEITO DEVEM AO POVO...O POVO COMENTA, MAS NÃO COBRA. SE DEVEM, "DESVIARAM"...E AÍ ?

Geddel é experiente eo povo não é besta. A união DEM/PSDB representa o que se tem de mais atrasado na Bahia. É o grupo ACM com Jutahy e só. Imbassahy já era do PFL/DEM desde menino. Geddel não vai cair nesta armação e vai, junto com o povo, enterrar o que resta deste grupo nefasto para a Bahia e, principalmente, para Livramento. 1964, 1970, 1981, 1990...Lembranças de tristeza. Ditadura, arrogância, chicote e desmandos. Acorda Bahia! Ainda há tempo...

Timdolla
timdolla@bol.com.br

É inadmissível uma rádio como a Portal FM, pela estrutura que apresenta, não realizar programas jornalísticos de qualidade, entrevistas com profissionais de saúde, educação, assistência social, entre outros; entrevistar também o prefeito da cidade, quais as propostas, os planejamentos; é preciso ter mais profissionalismo, numa empresa que ha uma boa estrutura. A cidade de Livramento se fosse bem administrada estaria mais desenvolvida social e economicamente. Agora com boas partes das ruas da cidade emplacada, poucas pessoas respeitam as sinalizações, podendo ser multado ou causar algum acidente. Já passou do momento das principais ruas da cidade estaram assalfatadas e devidamente sinalizadas. Tenho a certeza que se a cidade tivesse uma boa admnistração, teria ares de uma "cidade grande".
Livramento de Nossa Senhora precisa sair do amadorismo.

Léo Silva
salomaopires@hotmail.com

Água - No mundo todo, vozes se levantam para defender o consumo da água de torneira, devidamente filtrada. Isto porque a extração de água mineral muitas vezes destrói locais naturais. Além disto, a água em garrafas ou garrafões gasta recursos para ser envazada, gera lixo com suas embalagens e queima combustíveis fósseis no seu transporte e distribuição. Enquanto isto, nosso dinheiro também está sendo usado para captar e tratar a água que chega em nossas torneiras e tantas vezes é desperdiçada em hábitos como lavar calçadas, banhos prolongados e descaso com vazamentos ou torneiras pingando. Consumir água de torneira é mais barato e ajuda o meio ambiente. Mas será que dá para confiarmos na água que bebemos? Agora reflitam comigo se hoje bebemos essa água que vem do tratamento com tanto cloro e depois desse despejo de esgoto pra nossa cidade, vai chegar um dia que nem as nossas plantas domesticas irão aguentar ser molhadas por essa água por ter tanto cloro!!! Devemos nós cidadões interferir esse despejo de esgoto pois vejo que nossa cidade não tem governo, termino esse pequeno e-mail com muitos parabéns e saudações ao nosso amigo Raimundo Marinho por abrir esse meio de comunicação no seu site o mandacaru, mais uma vez parabéns pelo site a cada dia mais informações e aproveitando o momento venho agradecer ao nosso farmaceutico Srº Junei Rego pelas informações que ele nos presta pelos e-mails, meus parabens pela sua iniciativa, temos que reconhecer o esforço dos que merecem!!!! valeu Abraços....

 

Atualizado em 09.06.2009

Pedro Paulo
pprpinto@hotmail.com

Caro Raimundo, Acabei de abrir o blog Bahia de Fato do respeitado jornalista Oldack Miranda e, para minha surpresa, vejo o seu trabalho encontrando eco por aqui. O Oldack replica a matéria acerca da contaminação da cachoeira, cujo conteúdo evidencia de que lado o prefeito está no embate Embasa X Consumidores; aquela matéria cujo flagrante no bojo dos últimos acontecimentos põe a nu verdadeiro retrocesso: um prefeito-médico avalizando o consumo de água contaminada. O lado bom dessa história é que caindo em blogs respeitados ela se espalha como gripe. O grande barato desses instrumentos jornalísticos  está no poder de informar efetivamente um grande número de leitores peculiaridades que raramente chegam à grande  mídia, principalmente quando o operador é alguém do quilate do Oldack Miranda, motivo pelo qual, a atenção dispensada aflui, sem exagero, das  mais diversas classes sociais, religiosas, políticas. Por essas e outras, seria prudente se o nosso prefeito revisse sua posição. O povo está sabendo. Abraço, Pedro Paulo.

Paulo Lessa
lessa_34@hotmail.com

Amigo Raimundo Marinho, Gostaria que publicasse o E-mail da Promotoria Publica de Livramento de Nossa Senhora, que é: livramento@mp.ba.gov.br, ao tempo em que solicito a todos que estão contra o esgoto de Rio de Contas, que será despejado na nossa linda cachoeira, para mandar mensagens de apoio a ação civil publica com pedido de liminar impetrada por mim. Vamos solicitar da Promotiria atraves do email agilidade na tramitação do processo. Abraços, PAULO LESSA.

Enedino Pedro da Silva Junior
junior.calcados@yahoo.com.br

Caro Raimundo Marinho, quero parabenizá-lo pelo ponto de vista emitido sobre nota do jornalista Yoneli Sayd de que as blitz da polícia militar tem afetado o comércio, o que não é verdade, pois a retração nas vendas vem se verificando desde o início do ano, sendo que o pior mês para o comércio foi março, portanto, bem antes do início das blitz. Entendemos que no início houve um certo esvaziamento da cidade em função das blitz, mas aos poucos a cidade foi voltando a normalidade e o que se verifica no momento é que o comércio está voltando a ter  um movimento significativo em função das festas juninas. Entendemos que não está havendo nenhum exagero por parte da polícia militar, que está a nosso ver zelando pela ordem pública e pela segurança da população. Enedino Pedro da Silva Junior- Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Livramento.

JUNEI RÊGO
SILVAREGO9@HOTMAIL.COM

POLÍTICA ESTADUAL = A arrogância de alguns membros do PT é terrível. Não sabem lidar com o poder, ignoram os aliados e não cedem ao bem do povo baiano. Livramento foi um dos primeiros municípios, da região, em apoiar Wagner (tinha apenas 3% nas pesquisas) e recebeu como prêmio o esgoto de Rio de Contas na, nossa, bela cachoeira. Obrigado governador! Em 2010 retribuirei...

PROTEJA O MEIO AMBIENTE...Na hora de comprar um carro, faça um cálculo simples de qual o tamanho ideal para suas necessidades. Veículos maiores consomem e poluem mais. Modelos do tipo flex fuel estão adequados às normas de proteção ao meio ambiente. Lembre-se: prefira abastecer com etanol.

marcos souza
marcossouzass01@gmail.com

Caro jornalista, em primeiro lugar eu gostaria de saber se é verdade que o senhor foi convidado para ser o secretário de comunicação do municipio? Se foi mesmo, meus parabéns e, em segundo lugar, eu quero parabenizar a prefeitura pela reforma da praça em frente a paroquial é uma reforma mais do que merecida pois ali é um local onde a amioria dos moradores são dr ou seja doutores como por exemplo dr Ricardo Dra Tânia dr Junei dra Isabel tem tambem uma clinica a ser inaugurada de dr Aurino e mais embaixo tem o nosso ilustre prefeito dr Carlos parabéns prefeitura pela iniciativa um abraço...

Resposta: Não é verdade. Não fui e tenho certeza que não serei. Apesar da dignidade do cargo, não estou interessado (Raimundo Marinho).

Timdolla
timdolla@hotmail.com

Olá senhor Raimundo, gostaria de parabenizá-lo por esse veículo de informação que tanto nos fornece boas informações e indignações da nossa região. Quero ressaltar também a precariedade dos festejos juninos em nossa Livramento, não há organização, falta estrutura e comprometimento com as festas tradicionais em nossa cidade. Sábado estive presente na festa do bairro da Estocada, e faz vergonha a falta de organização, o palco mais parecia uma "caixa de fósforo", mal cabia os cantores das bandas, as dançarinas nem tinham como dançar, pois, não havia espaço; por causa das chuvas; o salão de dança estava cheio de lama; a ornamentação precária. Quando se organiza um evento, antes é feito um planejamento, um orçamento, mas, pelo jeito não houve se quer interesse na organização. No Passa Quatro, como nos anos anteriores, houve muita diversão, a tradição esteve presente naquele lugar. Agora, resta saber se na Rua do Areião e na Praça Dom Hélio Paschoal se haverá ornamentação, porque nessa altura do mês de junho já era para a cidade estar toda ornamentada em clima de São João, somente algumas ruas estão enfeitadas. Agora vem algumas pessoas através desse Jornal Online, dizer que o prefeito está fazendo esforços para organizar os festejos juninos, isso não passa de uma pouca vergonha, uma cidade que realiza eventos juninos não está ornamentada para os festejos juninos. Diferentemente da nossa vizinha Dom Basílio, que está sendo preparada para os festejos que haverá na cidade em comemoração ao São João, as praças estão todas ornamentadas, a cidade ja está em clima de festas. Parabéns Dom Basílio!!!! E olha que lá houve troca de administração, e os adversários temem que o administrador anterior deixou "um rombo" na prefeitura, imagina se não tivesse deixado esse "rombo", seria o melhor São João da região. Mais uma vez parabenizo a nossa cidade vizinha Dom Basílio pelos preparativos do São João 2009. Boas festas juninas e um abraço a todos.

Raul Castro
raulfcastro@hotmail.com

Amigo Raimundo Marinho, Sinto-me envergonhado com a administração da nossa querida Livramento, obras nenhuma nem municipal, estadual e nem mesmo federal. A única obra em andamento é a reforma da praça 6 de outubro ( praça de Seu Mira ), que é uma vergonha, ao invés de fazer praças novas nos bairros e cidade. A reforma da praça dita acima, não passa de troca de cimento por bloquete. Coincidência é que essas "obra" é em frente a casa do sogro do sr. prefeito. Pela movimentação parece que está sendo feito um metrô, pois é grande a quantidade de amigos, fiéis escudeiros e puxas sacos de Carlão. Resta saber quantas girandas irão soltar na inauguração da bendita e tão grandiosa"obra". Marinho, as cidades vizinhas estão nos engolindo. Estamos carentes de verdadeiras obras. P.S. Quem quiser conhecer os fiéis escudeiros é só dar uma passadinha na obra da praça, uma verdadeira "obra".

 

Atualizado em 05.06.2009 
 

Flamarion Barbosa.
flamarionbarbosa@bol.com.br  

Caro Marinho, é no mínino um absurdo a forma que esta sendo tratado o caso “Indignação contra esgoto”, mais espantoso ainda é o apoio do senhor prefeito Carlos Batista. Não adianta Marinho, chamar pelos nossos vereadores e ao próprio prefeito, esta mais que evidente a falta de compromisso e interesse com a saúde humana e o meio ambiente. Amanhã comemoraremos o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas no nosso caso Marinho, só nos resta lamentar, lamentar que tal agressão ao Meio Ambiente seja aceita com tanta naturalidade. Será que ainda falta conscientização? Com tantas propagandas na mídia, isso me parece um pouco estranho... Será que o povo tapou os olhos? E os jovens que tanto gritaram por “Carlão” e “Lia Leal” ou até “Gerardo Jr.” nas eleições de 2008? Onde estão? Jovens! Se mobilizem é o futuro de vocês! É o futuro da humanidade! Entretanto, algumas figuras livramentense têm que ser lembrada, como a do próprio editor deste site Raimundo Marinho, o vereador Paulo Lessa, o leitor João Willians, entre os vários internautas que vem de forma ética demonstrando sua indignação com o caso, parabéns jovens! Vamos nos mobilizar, é época de São João uma oportunidade única para nos reunirmos e cobrar respostas do poder público. Aproveitando a data de amanhã gostaria de citar o item 2 dos 10 mandamentos do Meio Ambiente - Não defenderás a Natureza em vão com palavras, mas através de Teus Atos. Então povo Livramentense se mexam o quanto antes. A terra também pertence aos que ainda estão por nascer. Abraços a todos e conte comigo. Flamarion Barbosa. 

Roberto do Amaral Modesto
www.robertobide@yahoo.com.br 

Caro Marinho: Uma sociedade não pode coexistir com a ilegalidade. As blitz da PM são necessárias para coibir as irregularidades do trânsito no nosso município. Na campanha do Partido Verde tínhamos uma proposta para resolver esse problema com relação a habilitação dos "motoqueiros" que não obtinham a CNH por serem analfabetos. Era um curso de alfabetização voltado diretamente para a obtenção da referida carteira. Apesar de ser um curso dinâmico e gratuito não teve sequer um interessado. Creio que um dos motivos seria a tolerância demasiada pelas autoridades envolvidas. Nossa idéia era a seguinte: o candidato uma vez inscrito no programa teria um ano para aprender ler e escrever e se habilitar. Durante esse ano, embora estivesse em situação irregular, seria tolerado (como já está há muito tempo) pelas autoridades, uma vez que estaria caminhando para regularizar sua situação perante a sociedade. Nossa proposta não encontrou eco, porém nunca é tarde para começar. A comunidade espera. Quanto mais cedo começarmos mais depressa tiramos nossa comunidade dos riscos pertinentes ao transito caótico do nosso município. Estamos às ordens. É só os motoqueiros desejarem regularizar suas situações para trabalharem sem se preocupar com blitz e apreensões. E esse é o trabalho da PM apoiado pelos cidadãos de bem que compõem a  sociedade Livramentense. Muito grato. Roberto Amaral. 

Elana Medrado
(sem e-mail) 

Quando começa aproximar as festas da cidade os comerciantes começam a explorar o consumidor abusando dos preços, qualquer blusinha é vendida por um absurdo, o que eu acho engraçado é que depois das festas vem as promoções, aquela blusinha, calça ou vestido cai pela metade do preço ou até menos ora, se essas roupas podem ser vendidas pela metade ou menos na promoção é que o otário que comprou pagou pelo outro. acorda gente não vamos deixar esses espertos ficarem ricos as nossas custas!!! 

ninha de maninho
ninhademaninho25@hotmail.com 

PREZADO RAIMUNDO MARINHO, POR MEIO DESTE VENHO SOLICITAR DE VOSSA SENHORIA QUE NOS INFORME COMO ANDA O PROCESSO DE CASSACAO DE VOTOS JULGADO NA JUSTICA CONTRA O PREFEITO DESTA CIDADE.....POR QUE TEVE AUDIENCIA ESTES DIAS EM QUE ATÉ O TESTEMUNHA DE CARLAO FOI PRESO E VC NAO POSTOU EM SEU SITE.....NAO TENHA MEDO RAIMUNDO INFORME-NOS SOBRE O QUE ESTÁ ACONTECENDO,QUE SEU JORNAL É UM GRANDE E IMPORTANTE MEIO DE COMUNICACAO.....ESPERO VER NOVIDADES SOBRE O ASSUNTO EM SEU SITE LOGO,LOGO....FORTE ABRACO E OBRIGADA. 

Nota do Editor: Os processos ainda estão em fase de instrução, incluindo coleta do depoimento das testemunhas. Ainda não houve, portanto, decisão final, permanecendo as mesmas expectativas. Caberá à Justiça Eleitoral reconhecer ou não as evidências de compra de votos (captação ilícita de sufrágio) demonstradas nos processos.

Jadher Assunção
reikjavik_28@hotmail.com 

Raimundo, proponho-lhe que aborde em seu blog a cultura regional — não que o senhor já não o faça —, enfocando um artista esquecido pelos seus conterrâneos, mas valorizado cada vez mais nos meios acadêmicos e nos círculos sociais do exterior.  Trata-se do compositor erudito-popular, ao seu modo, Elomar Figueira Mello, de Vitória da Conquista. Ultimamente, o "Bode", como é conhecido, tem divulgado sua obra; o evento mais recente de que tenho notícia foi em vinte de dezembro de dois mil e oito, aqui em Salvador, no Teatro Castro Alves, onde estive presente para presenciar a estréia mundial de composições clássicas inéditas. Para quem conhece, sabe da importância e da raridade que envolve o fato. Inclusive, sua ousadia mais recente — para quem é conhecido pela postura conservadora — foi deslocar-se para a escrita de livros. Elomar lançou ano passado "Sertanílias — Um Romance de Cavalaria", que na verdade é um roteiro de cinema (veja, para quem se diz avesso à urbe). No livro, Elomar cita Livramento uma única vez.

Ainda, num inusitado acontecimento, tive a oportunidade rara de achar na Avenida Sete de Setembro um senhor de cabelos grisalhos, que normalmente não chamaria atenção, salvo se não tivesse em mãos um LP antigo de "Cantoria". Em conversa com o dito cujo, soube que estava diante do criador do projeto "Cantoria" — Carlos Alberto Limongi — e conversamos sobre o estilo de música característica ao cancioneiro de Elomar, Xangai, Vital Farias, Teca Calanzães, Fábio Paes. Nisso, tive uma verdadeira aula quanto à obra de Elomar e ganhei algumas curiosidades acerca do "violêro". Com problemas de saúde devido aos longos anos de consumo de cigarro-de-palha e cachaça, Elomar encontra-se muito debilitado e esteve perto da morte duas vezes. Como me disse Limongi, "Elomar está indo embora". Por isso, Marinho, sugiro o resgate de um excelente cantor-compositor, exímio violonista que anos atrás frequentava Livramento e, por falta de ouvidos para escutá-lo, nunca mais esteve por essas bandas. Ano passado, Arthur Moreira Lima (este, parceiro de Elomar no álbum "ConSertão") apresentou-se em Rio de Contas e Brumado, excluindo do roteiro a terra de Lindembergue Cardoso. Quem conhece a obra de Elomar sabe do alto nível que sua obra atinge ao resgatar o estilo do trovadorismo medieval, o conflito do barroco, os valores árcades e o regionalismo que outrora também guiou Jorge Amado e outros escritores dessa fase do modernismo ao usar a Linguagem Dialetal "Sertanêza" e retratar tão bem o Sertão. 

Pode não parecer, mas em Livramento há uma pequena comunidade admiradora do trabalho de cantadores como os já citados. Pude reparar isso no período em que estive aí, e por causa de “Campo Branco”, “Clariô”, “Estampas Eucalol”, “Curvas do Rio” e tantas

outras canções fiz diversos amigos. Por pelo menos essas pessoas, que tem um bom gosto, acho, na minha humilde opinião, que a cultura sertânica deveria ser mais exposta, esclarecida e — acima de tudo — valorizada. Para quem se interessar mais por notícias, textos e informações sobre Elomar, eis dos portais: www.elomar.com.br e www.casadoscarneiros.org.br. "Num dêxa o rancho vazio Eu volto prás curvas do rio". Grande abraço, Marinho! 

Cidadão Iguatemiense
gerlandooliveira@yahoo.com.br 

Fico mais esperançoso quando vejo transcrito o discurso do grande defensor da educação, o Senador prof. Cristóvão Buarque. Proponho a todos que acompanhe de perto a atuação de dos possíveis candidatos nas próximas eleições para que, no momento do voto, saibam escolher melhor aqueles que comandarão os destinos desse país cheio de oscilações e analfabetos. Proponho à direção do Mandacarú que abra um espaço exclusivo, onde possamos discutir sobre a problemática da Educação. "Revolução pela Educação" é disso que precisamos.  

JUNEI RÊGO
SILVAREGO9@HOTMAIL.COM 

RANKING DA FIFA (Futebol Masculino) - Espanha 1761 pts, Holanda 1442 pts, Alemanha 1378 pts, Itália 1292 pts, Brasil 1288 pts, Inglaterra 1225 pts, Argentina 1203 pts, Croácia 1200 pts, Rússia 1167 pts, França 1067 pts e Portugal 1004 pts. Dados de 31 de maio de 2009.  

DICA PARA REPORTAGEM... - O COLECIONADOR DE LÁPIS - O professor Sizenando Alcântara com mais de três mil lápis, agraciado por Raimundo Marinho, nosso editor, com lápis da Itália e de outros países europeus, merece mais uma lembrança. Desde já, agradeço pelo espaço e pelo prazer de participar deste site. Obrigado! 

(Nota do EditorA reportagem anterior continua disponível, inclusive no mundo inteiro, e pode ser acessada através do Google) 

SAÚDE/ALERTA = PROCURE UM ESPECIALISTA - Livramento, atualmente, conta com uma série de especialidades médicas na rede particular. Vejamos: urologia, ginecologia, angiologia, gastroenterologia, cardiologia, ortopedia e endocrinologia. Na rede pública temos a telemedicina e, também, bons médicos; mas, pode e deve melhorar. No entanto, ainda, existe médico que diz que é especialista em tudo e o pior é que o paciente acredita. Portanto, quando precisar e for possível procure, sempre, um especialista e lembre-se: não existe médico especialista em tudo; isto é mentira. Não jogue fora a sua saúde. BOA SAÙDE! 

SAÚDE : APARELHO PREVÊ INFARTO... - O Guardian (guardião) é o novo aparelho que prevê o infarto ou uma angina com até 12 horas de antecedência. O cardiologista Vanildo Guimarães é o pioneiro na implantação do aparelho. Hoje, cinco pacientes já têm o Guardian no organismo ao custo de R$ 75 mil. Consulte com o seu cardiologista para maiores informações e BOA SAÚDE! 

clovis ramos
clovis@gamboa.com.br 

Se a cachoeira e de Livramento! de quem e o mato na subida da serra ? que estar a qualquer instante para acontecer um gravíssimo acidente!!! Acorda povo de Deus. Obrigado. 

 

Atualizado em 02.06.2009

Maria Lúcia Machado S.Gomes
mluciamachado@hotmail.com

Quero através deste veículo de comunicação, levar ao conhecimento de todos que a igreja católica da Diocese de Livramento de nossa senhora reativou a pastoral da pessoa idosa (PPI) em  sua sede e logo mais estará sendo implantada em  todas as suas paróquias.. Esperamos contar com o apoio de todos pois se trata de um trabalho voluntário de grande valor. Aproveitando o grito em prol da não contaminação da nossa água, do desreiteito á nossa cachoeira, como coordenadora diocesana da PPI faço um apelo; não faça isto com a natureza, não arrume mais tormentos pois já temos demais. Precisamos viver e viver bem, nossos idosos precisam de cuidados de água limpa e de uma natureza que purufica e embeleza suas vidas.Pense nisto e não nos agrida!!!!!!

roberto pereira
(sem e-mail)

Ola mandacaru, queria fazer uma denuncia: a Camara de Vereadores tem uma caixa de agua aberta criando dengue, pedir pra eles tampasse a caixa e ninguem toma providencia, depois coloca agentes nas nossas casas se eles não dão exemplo. gostaria
que vcs resolvesse esse caso. abracos e obrigado.

Vito (sem e-mail)       

Cachorrada!!!!!! Livramento está tomado pelos cachorros, são tantos que a maioria das vezes, veiculos, motocicletas, ciclistas, pedestres precisam parar  e dar a preferencia aos bichinhos. Até aí tudo normal, porem o descaso que esses animais vem sofrendo por parte de seus donos e pelas autoridades competentes. Muitos estão sem donos, abrigos,alimentos,em estado de saúde precário, que precisam até serem sacrificados e ninguém toma uma providencia. São animais soltos pelos arredores da feira, derrubando, rasgando as sacolas e espalhando o lixo por toda a nossa cidade. QUEREMOS
PROVIDÊNCIAS!

Yonélio Sayd (*)
yoneliosayd@hotmail.com

Crise: Comércio de Livramento queixa-se de excessos de blitzen

O comércio parou, literalmente, prejudicado por duas crises momentâneas, ambas com graves conseqüências. A crise mundial não deixa de ter afetado também a economia do município, mas a que mais assusta, revolta comerciantes e lojistas é a crise local provocada pela falta de clientes e que vem gerando uma das quedas mais violentas nas vendas nos últimos dez anos.

A retração do comércio pode está sendo provocada pelo excesso de blitzen realizadas na cidade pela Polícia Militar que vem comandado operações de fiscalização para combater o grande número de veículos e motos supostamente irregulares, ou suspeitos de roubos e alienações, além de desobediências às leis de trânsito, com motoristas sem habilitação, desrespeito à sinalização, o não uso de capacetes e transporte de crianças menores de sete anos em veículos moto-táxis.

Os comerciantes dizem que a blitz é necessária e até apóiam a ação policial, mas a maioria vê excessos nessas operações, além de criticar a sua forma de abordagem, uma vez que acreditam que antes de a PM adotar medidas punitivas, o certo seria as de promoção de caráter educacional. “Não se pode opor ao que deve ser feito para o bem coletivo, mas, antes, é preciso valorizar também a prevenção educativa, pois a maioria que tem seus veículos irregulares, com certeza, não está em condições de assumir financeiramente os custos da regulamentação das irregularidades porque os valores são muito elevados”, protestou um lojista preocupado com a situação de seu comércio que vem sofrendo com a queda nas vendas.

Outros comerciantes mantêm a mesma opinião e esperam que a polícia militar tenha menos rigor nas exigências, pois acreditam que com as blitzen os moradores da zona rural estão evitando vir à cidade por receio de ter problemas com seus veículos, uma vez que muitos deles realmente estão com a documentação em atraso ou apresentam falhas mecânicas e de manutenção.

Os motociclistas são outros que criticam a operação policial, pois as queixas são as de que são alvos de muitas exigências, tais como obrigar pilotar veículos motos com todos os acessórios em dia, incluindo o uso de sapatos, e a proibição de transportar crianças menores de sete anos em serviços de mototáxis, uma prática comum para levar estudantes menores para as escolas. Eles dizem que aceitam a fiscalização sobre as infrações comuns, mas querem que elas sejam disciplinadas sem as punições abusivas.   Por fim, ironizam que, em uma cidade sem transporte público, é até piada fazer tantas exigências contra todos os veículos motorizados. 

Opinião (do autor do texto)

Livramento de Nossa Senhora ainda procura sair da crise financeira mundial que atinge também o Brasil e uma outra aparece para aumentar os estragos com a queda nas vendas do seu comércio. As intensas blitzen realizadas pela Polícia Militar desde o início de maio já comprometem de maneira drástica o faturamento de todo o mês, considerando que houve prejuízos nas vendas em uma época de datas especiais como Dia das Mães e das Noivas. Vem ai o mês de junho, onde os festejos juninos são esperanças de aquecimento do comércio, o que gera expectativa de aumento de vendas, um alívio para os que têm contas a pagar, inclusive salário de seus empregados. Apesar das queixas e da indignação de parte dos comerciantes, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) parece que ainda não percebeu a gravidade da situação. Pelo menos até o fechamento de nossa edição (deste texto) não havia nenhum sinal de que a câmara lojista teria se sensibilizado com a crise local e assim manifestasse alguma atitude em defesa, pelo menos, de seus associados. Não há necessidade da CDL pedir para que a PM deixe de realizar essas blitzen, pois entendemos ser necessárias. Mas em tempos de crise prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. É lamentável a coincidência dessa criação de acontecimentos adversos estando Livramento de Nossa Senhora também castigada por vicissitudes provocadas por uma crise que impõe terror ao mundo todo, agravada então por uma nova crise interna que até deveria ser evitada para bom senso de todos. No caso das blitzen, é subjugado o interesse coletivo pelo capricho dos prestadores de serviços públicos essenciais, no caso a PM, apinhada por novos recrutas que querem mostrar serviço e sequer conhecem a realidade do município. Embora cumpram tarefas de capital importância para a vida da cidade e segurança de todos, porque é preciso coibir quaisquer atos de violação às leis de nosso país, há como exigir-se uma relação mais branda entre polícia e cidadão, já que nem todo mundo é inocente, mas nem todos são bandidos.

(*) Yoneli Sayd é jornalista e escreve para jornais da região, entre eles “Folha Regional”, editado em Livramento de Nossa Senhora-Ba.

Nota do Editor: Este espaço tornou-se um fórum de debates, onde qualquer pessoa pode se manifestar, sobre qualquer assunto, desde que não ofenda ninguém. Por essa razão, acolhemos o texto acima, mas “O Mandacaru” e seu editor apóiam plenamente a fiscalização que vem sendo implementada na cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, pela Polícia Militar do Estado, de há muito esperada e reivindicada pela população. Se há excessos, estes devem ser combatidos nas instâncias próprias. A legalidade e a segurança da população estão acima de qualquer outro interesse. Nossa pungente atividade comercial não pode depender da transgressão à lei do trânsito, de eventuais veículos roubados e muito menos de condutores sem habilitação, pondo em risco a vida das pessoas, entre as quais crianças e idosos. Há muito se denuncia esse cáos em Livramento e já houve tempo suficiente para o ajustamento, inclusive com a conivência de autoridades municipais. A fiscalização da PM, com todo respeito ao relato do competente e experiente jornalista Yoneli Sayd, vem em boa hora e deve merecer o apoio de todos, inclusive do CDL e seus filiados. Com certeza vão ganhar muito mais com a situação legalizada e organizada (Raimundo Marinho).

Diego George da Cruz Santos
dieguinho.george@hotmail.com

Caro escritor, vejo que agora estão tomando as grandes medidas contra o esgosto jogados pela cidade de  rio de contas.

Salomão
salomaopires@hotmail.com

Em primeiro lugar, quero dizer que devemos organizar uma revolução com todos os interessados sobre esse assunto de um esgoto na nossa cachoeira, poxa que coisa feia é essa nem parece que essa cidade tem prefeito, e nem vereadores para impedir esse ato! Eu mesmo como morador a mais de 22 anos nessa cidade estou indgnado com essa politica, parace mais casinha de boneca! Caros políticos, cresçam, tomem ações para cuidar e desenvolver nossa cidade, eu mesmo não quero que a mais bela paisagem se estrague com as merdas que vem de Rio de Contas, será que eles pensam que somos animais!!! Revolta já!!!!!

Uilson Hipólito - Popó
Uh.rodrigues@bol.com.br

Marinho, estou acompanhando esse problema da EMBASA, CACHOEIRA, REALMENTE UM ABSURDO. Mas não vejo nada na imprensa estadual (A TARDE,CORREIO,TRIBUNA ,TV ETC). Você que estar bastante ligado a esse assunto não poderia levantar uma campanha para levarmos isso a frente, não estou ai, mas pode contar comigo é só mandar o numero da conta. Vamos colocar isso no BOÇÃO, VARELA, CASEMIRO, EU GARANTO QUE RIO DE CONTAS VAI JOGAR AS BOSTAS DELES NO INFERNO, ABRAÇOS, UILSON POPÓ.

paulo lessa
lessa_34@hotmail.com

Amigo Raimundo Marinho, Nesta quinta feira ultima, estava em minha roça ouvindo a radio Senado, quando o Senador Cristovão Buarque vez o discurso abaixo, esta é infelizmente a realidade do nosso Município, Estado e Pais, gostaria que publicasse, se todos nós tomássemos conhecimento da real situação da educação neste Pais, talvez a sociedade  indigna-se  com a realidade da Educação e posse a olhar a Educação com mais seriedade. Um forte abraço do amigo Paulo Lessa.

Nota sobre o discurso do senador, publicada pela agência de notícias do Senado: O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) chamou a atenção, nesta quinta-feira (28), para um estudo do Ministério da Educação que aponta a existência de um contingente expressivo (20%) de professores que teriam formação abaixo do grau exigido para as classes em que lecionam. Conforme o levantamento, feito com base no Censo Escolar de 2007, há professores que só cursaram até o ensino médio; outros que têm curso superior, mas não o diploma de licenciatura; e outros que só tem o curso normal, o que é insuficiente para ensinar alunos de 5 à 8ª série. Para o parlamentar, esses dados revelam o grau de insegurança do país, na mesma linha do que já foi detectado há alguns anos em relação aos Estados Unidos por um estudo divulgado durante o governo Clinton. Podemos, como o relatório de Clinton, considerar o Brasil uma nação em risco. Aonde vão estar essas crianças daqui a 10 ou 15 anos se os seus professores não estão em condições de dar aulas, levada a lei ao pé da letra? E como estará o país carregado por elas? - questionou Cristovam. Citando reportagens, o senador observou que do total de 1,8 milhão de professores da rede pública de ensino, 594.000 não têm curso superior. Essa estatística comprova o fato de que o Brasil está atrasado no preenchimento dos cargos de professores com pessoal de nível universitário. O Problema, no entender de Cristovam, é que não adianta o MEC exigir o diploma, porque a maior parte dos professores não tem como custear seus estudos. Por outro lado, muitos professores com diploma fogem dos baixos salários do magistério. Continuando a enumerar os problemas detectados pelo censo, o senador alertou para outro dado alarmante: 127 mil professores trabalham em áreas diferentes daquelas nas quais se formaram. E citou exemplo de um professor de matemática que está dando aula de educação física. - Nós estamos preocupados com a corrupção e devemos estar, mas em algum momento vamos por os corruptos na cadeia e o país não será destruído por isso, mas os problemas da educação podem destruir o Brasil. A não ser que a gente chegue à conclusão de que a corrupção é que causa essa situação e que o dinheiro da educação está indo para o bolso de alguém - cogitou Cristovam. O senador, no entanto, continuou seu raciocínio dizendo que "não é exatamente assim": - Nós sabemos que todo esse dinheiro da corrupção maldita que desmoraliza a classe política não seria suficiente para resolver o problema educacional. O parlamentar defende como ponto de partida para a solução "uma vontade séria". E essa vontade séria, de acordo com ele, estaria sendo bloqueada pela falta de percepção de que o país está em risco. (Fonte: Agência Senado de quinta-feira, 28 de maio).

 

Josemar Silva
silva-josemar@bol.com.br

Diga (NÃO) - Ao analisar os e-mails e reportagens desse site e o posicionamento dos nossos representantes políticos frente à inresponsabilidade da empresa Embasa e da cidade de Rio de Contas diante da questão dos dejetos humanos que serão lançados sobre a nossa cachoeira do Rio Brumado, procuro fazer algumas reflexões e me deparo simplesmente numa sexta-feira 13, em que os mitos folclóricos são colocados em evidência no pensamento popular. Mito esses que são chamados pelo pronome de tratamento “Vossa excelência”, pois os seus ternos e gravatas impõem esse respeito uma vez que eles são autoridades que se dizem representativa do povo. Pois bem, a esses notáveis e aos seus posicionamentos frente a essa questão só me resta diante de tanto descaso dizer (NÃO). NÃO, ao posicionamento do atual perfeito e a passividade e inoperância que a câmara de vereadores tem dado ao problema. NÃO, aos médicos que foram candidatos na eleição passada, inclusive ao ex-prefeito Emerson Leal, que estão se escondendo no silêncio das ações. NÃO, a todos os deputados que aqui estiveram e obtiveram votos na nossa cidade. NÃO, ao deposito de água mineral que parece está sendo arquitetado e planejado por esse pequeno grupo acima citado para explorar mais uma vez a inocência da nossa gente uma vez que seus posicionamentos e ações nos levam a crê que eles jamais utilizaram essa água e que vão fazer uso da mesma, pois o lema penso que tem sido “Quanto pior melhor”. Enfim, Raimundo um “SIM” a sua luta corajosa e de outros livramenteses que mesmo distante tem demonstrado a sua indignação e respeito por nosso município. Sendo assim, nesse momento me coloco a sua disposição para o que for preciso. Mobilizando, lutando, e até mesmo gritando uma frase que deve está impregnada na garganta de muitas pessoas que às vezes tem medo de expressá-la “livrai-me meu Deus desses abutres que tentam nos engoli vivo”.

paulo lessa
lessa_34@hotmail.com

Amigo Marinho, Foi publicado no Diario Oficial da União a Resolução nº 2 de 28 de maio de 2009, que fixa diretrizes nacionais para os planos de carreira e remuneração dos proficionais do Magisterio. Agora os Municipios terão que elaborar os seus planos seguindos as diretrizes até 31 de dezembro no ano em curso. Gostaria que publicasse a resolução para conhecimento de todos. Um forte abraço, Paulo Lessa.

Nota sobre a Resolução: O governo federal, os 26 estados, o Distrito Federal e os 5.563 municípios têm prazo até 31 de dezembro deste ano para elaborar planos de carreira para os professores e os profissionais da educação básica de suas redes. A exigência, prevista na lei do piso nacional dos professores em 2008, agora tem diretrizes fixadas pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologadas pelo ministro Fernando Haddad, nesta quinta-feira, 28.

Os planos de carreira, explica o presidente da Câmara de Educação Básica, César Callegari, interessam diretamente a 1,8 milhão de professores e centenas de profissionais que trabalham nas escolas públicas, entre eles, diretores, coordenadores e os que fazem planejamento, inspeção e supervisão escolar. A resolução da Câmara de Educação Básica coloca em prática o que determina o artigo 6º da Lei nº 11.738/2008, que estabeleceu o piso nacional dos professores.

O plano de carreira do magistério deve contemplar itens como a formação inicial e continuada, o processo de escolha de diretores das escolas, o número máximo de alunos por sala de aula, o sistema de avaliação, a progressão funcional.

De acordo com César Callegari, o plano de carreira vai muito além do compromisso dos sistemas da União, estados e municípios com a remuneração dos profissionais do magistério. O plano organiza a vida funcional da categoria, promove a qualidade da educação e atrai para a carreira bons profissionais.

Os planos são importantes, segundo Callegari, porque efetivam a valorização da profissão de professor no país. “Um bom plano de carreira vai atrair para o magistério os melhores entre os melhores”, diz. Para por em prática o que prevêem as diretrizes da resolução, governadores e prefeitos precisam elaborar projetos de lei e enviá-los para as assembléias legislativas (estados) e câmaras de vereadores (municípios).

Pais, professores, diretores, a comunidade devem participar das discussões das leis, diz o presidente da Câmara de Educação Básica do CNE, para assegurar a construção “de planos atraentes e de longo prazo” para que a educação avance na qualidade em todas as etapas.

Clique aqui para ver recorte da página do DU, com o texto da Resolução – é só baixar e ampliar, pelo zoom, na tela do seu computador.

Junei Rêgo
silvarego9@hotmail.com

SAÚDE/ALERTA - A Anvisa determinou a suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso, em todo o país, do produto Flor da Catingueira. O referido produto, fabricado pela Sociedade Farmacêutica Henfer Ltda. e distribuído por Nature's Produtos naturais, não possui registro na agência. Cuidado com a sua saúde. Não acredite em remédio milagroso de rádio ou televisão. Procure um médico e BOA SAÚDE!