Mensagens recebidas via e-mail

Atualizado em 27.05.2009

Cida
Cida-m25@bol.com.br

Foi realizado no último final de semana um evento festivo para dar início aos Festejos Juninos em Livramento/BA. Com muito profissionalismo Dr. Carlos abriu o evento mostrando a sociedade como será celebrada a Festa Junina. Todos sabem que os municípios brasileiros passam por um “arrocho” de repasse de verbas como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM); e outros impedindo algumas cidades, a não realização dos festejos. Mas, Dr. Carlos e sua equipe procuraram parcerias e vão conseguir realizar um Maravilhoso São João. Você que é de Livramento e está residindo em outra localidade pode se programar para visitar sua família neste período, pois o São João em Livramento já éTradição. Segundo pesquisas é o mês do ano em que a cidade mais recebe visitantes. Traga um amigo, um colega para conhecer esse longínquo, mas maravilhoso município... Vale a pena. Viva São João. Atenciosamente, Cida.

JOSÉ MARINHO
marinhozeca@gmail.com

Quanto as manifestações que chegam a este Site em prol da defesa de nosso precioso líquido, não temos que RESIGNAR neste instante em que tantas vozes se levantam em defesa do que é mais sagrado para a vida e saúde de uma comunidade inteira. É muito oportuno que prevaleça a lógica simples e perfeita da qualidade de vida para todos, e não prevaleça o caráter pedagógico e autoritário de quem quer submeter: sábios, intelectuais e filósofos de todos os tipos a uma sujeira, mesmo em se tratando de um pobre município que vem tentando avançar. Se ele por qualquer razão ainda se encontra estagnado em relação ao progresso social, isto se deve a consciência da comunidade como um todo que precisa sempre se unir para crescer e ficar contra qualquer adversário ao crescimento em todas manifestações da vida política da massa, e assim, furtar-se a ter que viver abrigado no exílio do lixo e sujeira de quaisquer procedência. Leiam a seguir uma confissão de Platão em defesa da filosofia, extraída do Livro PAIDÉIA das páginas 854 e 855, que serve para uma reflexão no momento atual. "Quem pertencer a este reduzido úmero e tiver chegado a saborear quanta doçura e felicidade há neste bem e tenha igualmente experimentado o bastante os desvios da massa; quem tiver logrado compreender que nos manejos da política ninguém faz nada de são e de acertado nem existe aliado nenhum com o auxílio do qual se possa atuar como paladino do direito e ao menos confiar em se furtar a uma destruição certa, mas que (à semelhança de quem se vê entre animais selvagens e não pode partilhar da injustiça deles nem se sente com força para se opor por si a todas as fúrias) perderá a vida, sem proveito nem para si nem para os outros, antes de conseguir fazer nada de bom pela pátria ou pelos amigos; quem chegar a compreender tudo isto, ficará quieto e agarrar-se-á à sua própria tarefa, como alguém que, em face de uma tempestade de areia e de uma aguaceiro, se recolhe a um canto para se proteger da borrasca, junto de uma parede. E quando vê os outros viverem no meio da impureza, sente-se satisfeito por se ver limpo da injustiça e poder viver a trabalhar no que é seu e deixar um dia este mundo no fnal da sua carreira, com a consciência tranquila, contente e em paz".

Lucas Cambuí
lucascambui83@yahoo.com.br

Quero deixar minha mensagem de indignação, contra esse absurdo, que nunca imaginei alguém um dia, ter a coragem e tamanha estupidez, de cogitar poluir um dos principais patrimônios ambientais desse estado. Não adianta esperarmos algo de nossos políticos (a não ser aqueles da oposição, que agem por questões meramente políticas, por justamente serem oposição). Infelizmente, a política nesse país, é feita a favor da economia de mercado, com políticos defendendo interesses de grandes empresários, em detrimento dos direitos sociais, como melhores condições de saúde, educação, dentre outros mais.

Onde estão os órgãos de defesa do meio ambiente!!?? Para quem não sabe, temos uma legislação específica toda pautada na proteção do meio ambiente. Não temos que esperar políticos, as conquistas deste país, vieram de muita luta, feita pelo nosso povo. Temos que impedir mas esse absurdo, sugiro que alguém, que more em Conquista, ou não, mas que consiga ter acesso a um meio de comunicação abrangente, como a TV SUDOESTE, divulguem essa polêmica que envolve nossa cidade, e solicitem uma cobertura do caso. Temos que de alguma forma, começar a mobilizar a população em torno dessa causa. Me sinto um pouco amarrado, infelizmente é única maneira na qual posso contribuir no momento. Vereadores, vocês também são povo, que defendem diretamente os direitos e interesse da população, mexam-se !! Tá na hora de vocês mostrarem serviço, cumprirem com as suas promessas de campanha, que se baseiam na defesa da população desta cidade.

geraldo machado
(sem e-mail)

Sr Raimundo gostaria que você fizesse uma reportagem sobre os açougues,barracas de carnes na feira e matadouro. pois a promotora deu um certo prazo para que eles trabalhem de acordo com a vigilancia sanitaria.e o que é que a prefeitura vai fazer com o matadouro ja que a vigilancia condenou o mesmo.cuja obra de reforma foi feita com o dinheiro dos açogueiros .nenhum centavo da prefeitura.peço que voçes investiguem e apurem isso.muito obrigado.

GABRIEL OLIVEIRA
garielomeira@hotmail.com

Chega de culpar a oposição,ex oposição, situação, ex situação. A verdade é que nossa cidade Livramento de Nossa Senhora está sendo engolida pelos municípios vizinhos em relação as obras publicas, ex. Paramirim, Macaúbas, Dom Basílio, Brumado e todas as outras cidades vizinhas. Não vamos culpar somente a administração atual que de fato é muito fraca, sem pulso,sem moral, enquanto ficar essa rixa política entre os"LEAL" e a "situação" nós é que estamos perdendo, será que nunca vamos achar uma pessoa capaz de administrar esse maravilhosa cidade com a dignidade que ela merece. Não vamos chegar a lugar nenhum com essa politicagem de perseguições de um lado e outro. A cidade está arrazada cachorros pra todo lado, tráfico de drogas a luz do dia, vários postes de iluminação danificados(cadê a TIP ? ), agora estão dando desconto para pagamento de IPTU, quem vai acreditar e pagar esse imposto sem saber do destino do dinheiro arrecadado, São João para o povo pago pelos comerciantes. Onde já se viu uma história dessas? Quem se habilita em ser o salvador da pátria, vamos salvar nossa livramento.

toe santos
toesantos@hotmail.com

Parabens Raimundo Marinho pelo seu brilhante trabalho como jornalista, e pela brilhante força de vontade de ver as coisas certas sem nenhuma injustica. parabens, leio sempre que posso. Um abraço.

Márcia
marciapeu@yahoo.com.br

Falar,falar e falar, não queremos quem fale tanto, queremos quem trabalhe

um tanto para mudar esse pranto, dessa doce menina que chora tanto, pelo seu futuro nas mãos de um ...... Coitada da nossa querida Livramento.

arlindo mendes da silva
arlindo_mendes@hotmail.com

Caro amigo RAIMUNDO MARINHO, através de seu meio de cumunicação, tenho certeza do que vamos vencer junto essa batalha, pela nossa cachoeira, não é possível que isso aconteça em nossa cidade, é uma falta de respeito para nossa comunidade e região, nós podemos dizer que essa cochoeira é uma fonte, que nos alegra, e dar ao nosso município uma riquesa já mais vista em todo nosso país.( Essa cochoeir não tem preço por isso devemos lutar pelo aquilo que nos pertence. fico feliz em seu meio de

comunicação está sempre empenhado nessa luta. FELICIDADES.

Tõe
tõe.2008@hotmail.com

Em primeiro lugar quero parabenizar as informações e a organização desse jornal e aproveitando queria também parabenizar as empresas que fizeram de tudo para promover a Feira de Saúde que aconteceu no dia 16 de maio de 2009 no Colégio Estadual João Vilas Boas , eu mesmo com minha familia e muitas familias adoraram o exemplo que as empresas fizeram, um ato social! Em fim quero dar meus parabens a todos que fizeram parte daquela linda feira de saude!!!!

 

Atualizado em 23.05.2009

Jadher Assunção (reikjavik_28@hotmail.com)

Raimundo Marinho, não posso ficar em silêncio quando o tema é educação (afinal, estou no ramo há mais de quinze anos). Conheço os profissionais competentes, os abnegados e os amadores. Isso se aplica às dificuldades e potenciais de cada lugar onde passei. Só posso dizer que a educação é o único caminho pelo qual as pessoas poderão obter aquilo que anseiam. O ensino público não vive seus melhores momentos, é verdade, atravessa todos os tipos de problema. Mas há pessoas em Livramento competentes, que preocupam-se em trabalhar e não em encobrir possíveis falhas, que conhecem os seus defeitos, não os omite e procura corrigi-los.  E sei também que não estão satisfeitos com nenhum resultado do ENEM. Eles acham-se conscientes de que o corpo discente está aquém do necessário, e por isso não comemoram resultado baixo. Falar é fácil, mas praticar o que é dito, às vezes, é quase uma utopia, quando não é dissimulação mesmo. Enfim, vale a pena salientar que o futuro encontra-se na escola pública, de onde sairá aos poucos a igualdade social. A sociedade deve compreender a sua importância e valorizar as escolas e educadores do Estado. Continue o seu trabalho!

 

João Willians (willians.joao@gmail.com)

Pessoal, O Winston selecionou o contato dos deputados citados no mandacaru, envie e-mails e se puder telefone para eles....eu estou tentando ligar pra eles. Willians. (veja os contatos abaixo)

http://www.ebda.ba.gov.br/
DIRETOR PRESIDENTE: Emerson José Osório Pimentel Leal
Secretárias: Márcia Regina Naziazeno / Silvia Maria M. de Oliveira
Tel: (71)3116-1816 /  Fax: (71)3375-1145
e-mail: dex@ebda.ba.gov.br

DIRETOR EXECUTIVO DE AGRICULTURA: Hugo Pereira de Jesus Filho
Secretárias: Sandra da Silva Santos / Silvia Maria do Amaral Fernandes
Tel: (71)3116-1815 /  Fax: (71)3375-2305
e-mail: dexe@ebda.ba.gov.br

Deputado Waldenor Pereira
- Av. Luiz Viana Filho, s/n – C.A.B. Gab. 208
e-mail: waldenor@alba.ba.gov.br
Salvador – Bahia - CEP: 41.746-900
Tel.: (071) 3115-7140 Fax: (071)3115-7357
- Av. Artur Seixas, 111 - Candeias
e-mail: waldenor@waldenor.com.br
Vitória da Conquista – Bahia - CEP: 45.050-140
Telefax: (077)421-1333 - (77)422-6776

Deputado Nelson Leal
Prédio Anexo, gab. 305, Wilson Lins
Tel.: 3115-7021/3115-7169 Fax.: 33719485
nelsonleal@alba.ba.gov.br

Deputada Marizete Pereira
Prédio Anexo, gab. 203, Wilson Lins
Tel.: 3115-7077/3115-7283 Fax.: 5508
marizetepereira@alba.ba.gov.br
http://www.al.ba.gov.br/
http://www.lideranca.ba.gov.br/index.asp

 

Saulo Caires (saulocaires@hotmail.com)

Boa Tarde, Raimundo! Como livramentense e estou, ora revoltado ora envergonhado, com o crime ambiental que, apoiada pelo "nosso prefeito", ameaça a bela cachoeira de Livramento. Como conhecedor do ramo da construção civil, passo-lhe algumas informações para poder arguir no Ministério Público. Solicite aos responsáveis:
1 - A Outorga de lançamento de efluente; 2 - Os laudos de Análise de efluentes; 3 - O Licenciamento Ambiental (L.O) para a instalação da E.T.E (Estação de Tratamento de Esgoto).

Não tendo qualquer dos itens, entre com uma representação no MP, Conama 357. E, se acaso tiver, baseie a argumentação no lançamento em "nascente" do Rio Brumado. O impacto socio-ambiental desse lançamento. E com esse documento, faça um abaixo-assinado em toda região na qual será impactada tal lançamento.

 

Alexandro Andrade (agronem@hotmail.com)

Caro Raimundo Marinho, estou horrorizado com a situação que a EMBASA está impondo para a população Livramentense consumir. Eu sou filho de Livramento, Engenheiro Agrônomo, e atualmente estou fazendo Mestrado em Zootecnia pela UFPB, mas estou disposto a ir em Livramento no inicio do próximo mês para verificar de perto essa situação lastimável. Acho que preciso do seu apoio, porque estou querendo fazer um trabalho de pesquisa sobre essa qualidade de água que essa população está sendo submetida a "tomar", e iremos veicular esse dados pelas revistas cientifica e congressos do país e é claro através desse site. E pior ainda que o atual admistrador publico e médico, que sabe perfeitamente dos problemas de saúde que isso
poderá ocorrer está ainda a favor deste fato. Acho então que estão abrir um empresa de distribuição de água mineral para a população, pois com essa água "tratada com fezes" é inviável consumir. Quero ver essa situação de perto e próximo estarei por aí. (Alexandro Pereira Andrade - Pós-Graduação de Zootecnia – UFPB)

Atualizado em 17.05.2009

uilson popó
uh.rodrigues@bol.com.br

Estou bastante triste ,DEUS existe,mas esses dois ele poderia deixar mais um pouco aqui na terra, Bolinha com sua calma,amigo servidor.TIO ZECA,era assim que eu o chamava ,por causa dos meus primos STANLEY /ULISSES,pessoa boa, resolvia qualquer problema ,nós vamos sentir muito, estou muito triste, abraços popó.

tais martins andrade
evandromarcos@hotmail.com.br

Queria que vocês fizessem materia sobre o dnocs as noticias sobre as roças que tem por la lei todo dia as materias que você fazem não perco nem um dia pois sou baiana de livramento nascido na roça no DNOCS e queria saber noticias de la, queria tambem que vocês fizessem materia sobre as escola João Vilas Boas e a escola Edivaldo Boaventura pois tenho primos que estuda la um grande abraço e espero que vocêis atenda o meu pedido pois estou muito longe da minha terra natal de Livramento de Nossa Senhora Bahia morro de saudades da minha terra um grande abraços fiquem com deus e deus vós abençôes.

carlos
carlos@hotmail.com.br

Olha gente esse prefeito, precisa encanar essa agua de rio de conta para casa dele,e da familia dele ,ele nao sabe o mal que ele esta fazendo para nossa cidade.ja abasta o canil que nos temos na rua, esse diploma de medicina ta frajuto.

Renato Luz
renatolux_jornalista@hotmail.com

O que da pra perceber no quadro comparativo do ENEM que agora substituirá gradualmente o teste de adestramento chamado vestibular, é que pela segunda vez consecutiva, todos os colégios públicos de Livramento ficaram abaixo da pífia média de pontuação dos colégios do estado, média essa que se encontra entre as piores do Brasil.

Jadir Pinto Santos
jadirpinto@gmail.com

A matéria sobre a possível poluição do rio brumado, quando do término das obras foi excelente e oportuna; entretanto, quando sugeriu uma alternativa de "ou então mudarmos todos para a bela cidade de rio de contas". Esse "bela" como fora exposto... achei meio esquisito... não? pareceu-me um carinhoso deboche. saudações e parabéns pelo trabalho

Jadir Pinto Santos.

Nota do Editor: Caro Jadir! Não foi deboche. Foi no sentido real mesmo. Rio de Contas é, de fato, muito bela. Uma das mais belas cidades da Chapada Diamantina.

JUNEI RÊGO
silvarego9@hotmail.com

PLANTAS MEDICINAIS = Uma lista com 71 plantas foi divulgada pelo Programa Nacional de Plantas medicinais e Fitoterápicos do Ministério da Saúde. Dentre as espécies, muitas já eram usadas pela sabedoria popular e tiveram as suas propriedades confirmadas cientificamente, para tratar distúrbios recorrentes, como problemas digestivos, inflamações e caspa. O uso de fitomedicamentos pode, além de reduzir os custos do tratamento, favorecer a adesão, quando usados elementos do dia-a-dia do paciente. No entanto, não é recomendado sair por aí fazendo todo e qualquer tipo de chá. Antes de usar, procure um profissional capacitado para orientá-lo e BOA SAÚDE!

PLANTAS MEDICINAIS (II) = O Programa Nacional de Plantas Medicinais e

Fitoterápicos divide o Brasil em três Biomas - Mata Atlântica, Amazônia e Caatinga -, com o intuito de preservar as características regionais. A Bahia compõe o Bioma Caatinga, que abrange todo o nordeste e é coordenado pela farmacêutica Dra. Mara Zélia de Almeida. Ela também coordena o Núcleo de Plantas Medicinais e Fitoterápicos da Bahia e o Programa Farmácia da Terra, convênio entre a UFBA (Universidade Federal da Bahia) e a SESAB (Secretaria de Saúde da Bahia).

POLÍTICA NACIONAL / PETROBRÁS / CPI NELES = Espero que as bombinhas do interior da Bahia sejam investigadas; bem como, as mordomias de alguns funcionários. É a ponta do iceberg das maracutaias do governo Lula. Tanto investimento...2010!

POLUIÇÃO SONORA / MUNICIPAL = É um absurdo o descaso das autoridades quanto ao uso abusivo do som pelos logradouros municipais...é o cara do carro vermelho, do carro preto, do carro branco...é a carroça sonorizada e, agora, até motocicletas. Isto tudo a qualquer hora do dia ou da noite.

HAJA FESTA / MUNICIPAL = Começa dia 31 de maio e só termina em 06 de julho. Vejamos: 31.05 a 13.06 (Santo Antônio do Passa Quatro e Estocada); 14 a 24.06 (São João da Rua do Areião e Sede); 25.06 a 06.07 (São Pedro de Itaguassu, Quebra Óculos e Serra Chifre). São os festejos juninos.

Elisbete Fátima Rêgo S.Alves
fainhabio@gmail.com

Marinho,gostei muito do relato de Roberto Amaral,sobre o Brasil alfabetizado,sou uma das alfabetizadoras,e fico triste quando vejo que as pessoas não tem interesse algum em aprender.Pois aquele que não sabe a ler e escrever á meu ver vive em um mundo escuro.Tem olhos mas não enxerga.Como disse Amaral,em sua fala saber ler é saber intepretar.Acho tambem que está tudo errado na nossa educação,sinto e vejo que muitos professsores não tem capacidade de lecionar,e se fosse feito hoje um teste com eles tenho certeza que muitos seriam reprovados,pois alguns deles estão na sala de aula só pelo dinheiro. O Brasil tem que acabar com á politicagem e colocar realmente aqueles que realmente tem competencia,amor e carinho por sua profissão.O resultado do ENEM é o reflexo dos professores,mal preparados. A respeito do Brasil alfabetizado acho que deveria ter uma bolsa escola para o aluno, e só receberia aquele que realmente soubesse ler e escrever. E o povo realmente(muitos)não estão ligando para nada ,como fica nosso Brasil. Se o povo ultimamente só pensa em ganhar dinheiro,mais dinheiro, o que será de nossos netos. E hoje esta situação está atingindo todas as profissoes.Do maior até o menor é a realidade do nosso Brasil.

"Dario Novais Oliveira"
<dariono@ig.com.br>

(reencaminhado)

*Falência motivacional*

O presidente mundial da Renault e da Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn, que tirou a Nissan da falência, e é considerado o Henry Ford do século 21 diz o seguinte: "A única coisa que faz a diferença é a motivação. Se você perder a motivação, aos poucos, você perde tudo. O próprio pensamento de Henry Ford nos traz à tona a importância do caminho que escolhemos com foco em motivação e atitude quando disse: ‘Se você pensa que pode ou pensa que não pode, de qualquer forma você estará certo’.

Uma empresa nunca quebra hoje. Quebra cinco anos antes. Não é falência

financeira, é falência motivacional. Vivemos num mundo onde o futuro não é uma repetição do passado. Lamentavelmente, algumas pessoas ainda continuam com a cabeça no século 19 e o corpo no século 21. As certezas de hoje se tornarão os absurdos de amanhã.

Os motivados enxergam oportunidades nas dificuldades... Os desmotivados enxergam dificuldades nas oportunidades... Os positivos fazem... Os negativos reclamam. Motivação não é cesta básica, não é festa de final de ano... Motivação é coisa séria, é ciência e quanto mais competitividade, quanto mais feroz uma economia, mais ousadas serão as ações de marketing e mais importância ganha a motivação humana.

Desde que o mundo é mundo passamos por duas situações, ou seja o bem e o mal. A escolha entre ser otimista ou pessimista é de cada ser humano e construirá toda uma estrada em que ele irá trilhar. 82% das maiores empresas do mundo vieram do "absolutamente nada", vieram da garra de seus fundadores, do compromisso destas equipes de trabalho que acreditaram no seu talento, no seu modelo de ação e construíram a sua grande diferença em relação aos outros no mercado. Apenas 18% foram heranças de uma geração para outra.

Lembro-me da história do burro que movimenta o carro enquanto seu dono fica balançando uma cenoura à frente do seu nariz. O dono do burro pode estar indo aonde deseja ir, mas o burro está correndo atrás de uma ilusão. Amanhã, só haverá outra cenoura para o burro. O que faz a diferença entre ricos e pobres no mundo é a maneira de se pensar e o plano de ação após idéias que podem ser maravilhosas desde que colocadas em prática... Caso contrário elas irão se juntar no cemitério de milhões de idéias que "iriam" revolucionar o mundo. Iriam, porque não saíram do papel ou sequer do pensamento.

A questão é: O que você está fazendo com suas idéias? O que faz com os seus pensamentos? Como anda o planejamento de sua vida e de seu trabalho?”

Pense nisso, um forte abraço!

Atualizado em 14.05.2009

mona lisa
monalindab@hotmail.com

Meus sinceros sentimentos a família do professor bolinha Eu sabia da sua luta contra o cãncer,mas não sabia do seu falecimento.Que DEUS reserve um bom lugar para ele.

marcos souza
marcossouzass01@gmail.com

Caro raimundo em menos de 72 horas livramento perdeu duas de suas personalidades mais ilucidas que aqui tinhamos o nosso querido bolinha e o nosso bom querido zeca araújo o seu zeca como eu costumava chama-lo expressar tudo o que eles dois representavam para nós livramentenses nem se eu ficar em frente ao computador a semana inteira eu conseguia expressar, más também nem é precizo bastava olhar para eles que vc já via a pessoa em que eles eram. Eu quero dizer as duas familias o que eu ouvi em um momento tão dificil o quanto eles estão passando [se DEUS o levou é porque ele estava precizando de pessoas tão boas e compreensivas quanto eles para ajudar a  cuidar de seu rebanho] e eu tenho a certeza de que bolinha e seu Zeca estão muito mais felizes ao lado do nosso grande pai felizes de todos nós se estivessemos a oportunidade de ir para o lado dele como os nossos queridos amigo foram agora com  os filhos criados e educados,nem todos terão a oportunidade de vê-los seus filhos tão bem quanto os nossos amigos os vio os seus. Um abraço a todos os parentes e amigos e não chorem más sim orem por eles fique com DEUS...

marcos souza
marcossouzass01@gmail.com

Caro raimundo nada do que o senhor divulgou sobre o prefeito a respeito dos degetos de rio de contas nos assusta mais porque basta o senhor vir até a praça coronel zezinho tanajura que o senhor vai ver a incompetencia dos seus funcionários
segundo um frequentador desta dita praça hoje quarta feira 13 de maio de 2008 esta
com 29 dias que a valvula do sanitário masculino esta quebrada e até hoje não veio ninguem concertar e não foi por falta de aviso não porque eu mesmo vi um dos rapazes dono de um kioske avisando o chefe de obra sobre o problema nesta praça também tem 8 lâmpadas queimadas e mais de 30 cachorros circulando sobre a praça todas as noites e sem contar da estradas que estão todas emburacadas e dizem que a máquina ta quebrada será que a prefeitura não tem condicoes de concertar uma máquina?não tem um pedreiro para concertar uma valvula de um banheiro?não tem um eletricista para trocar as lâmpadas queimadas de uma praça?não tem uma secretária ou um secretário de saúde capaz de resolver o problema desses cachorros que andam soltos na rua?coitado de nós livramentenses estamos nas maos de um bando de incompetentes será até quando nós vamos ter que aguentar isso?senhor prefeito ano que vem vai ter eleição pense nisso pelo menos para fazer alguma coisa por nós que o senhor preciza dos votos dos livramentenses para elger um deputado estadual e um federal más também pra que estes deputados se nenhum da a minima para nossa cidade?más também se estamos abandonados pelo prefeito de nossa cidade o que podemos cobrar dos deputados?aliás onde esta o prefeito de livramento? tem uma musica que fala onde esta dalira a pergunta aqui é outra onde esta carlão?um abraço a todos e reze hoje é dia de nossa senhora de fátima reze para que ela olhe para todos nós porque os chefes daqui da terra não estão nem ai pra nós...

Timdolla
timdollacity@msn.com

O povo livramentense não está acostumado com as leis de transito, e assim acham ridículas as “blitz” feitas pelos policiais em nossa cidade. Saibam que, através delas os policiais terão controle dos veículos em nossa cidade, diminuindo assim a circulação de veículos irregulares em nossa cidade, que são muitos, diminuindo também os roubos freqüentes em nossas regiões. Por isso, parabenizo os policiais pelo trabalho que estão fazendo pela educação do povo de Livramento. Falta educar também, os barulhentos, que ficam altas horas nas ruas perturbando quem quer dormir... O outro lado ruim da moeda, é que se pagam os documentos, e não se vê retorno algum, as estradas estão cheias de buracos (em alguns lugares parecem mais crateras), faltam sinalizações adequadas para o trânsito em nossa região. Para onde vão os dinheiros dos impostos pagos por nós? Ah, o ano que vem (ano eleitoral), eles tapam os buracos para ta piarem os bobos, os inocentes. Chega povo, acorda! Parabéns também as pessoas que estão administrando a organização das placas de trânsito nas
ruas de Livramento, já era hora de organizar o transito da cidade, o único problema é que a população ainda não se acostumou e continua desrespeitando as sinalizações... Olha a multa gente! Abraço ao povo de Livramento e ao senhor Raimundo Marinho.

Lucas Silva Ribeiro
lucas.99live@hotmail.com

Mais um assalto a banco na região não é novidade,o que é de deixar qualquer cidadão indiguinado é a tática policial que continua a mesma.Os policiais de Livramento ,logo após a noticia de um assalto nas cidades vizinhas no sentido de Paramirim ficam armados em frente as casas de pessoas comuns no bairro de Taquari
,colocando em risco a vida destas pessoas,a sorte é que estes moradores não tem o que temer,pois de Paramirim a Livramento existem várias entradas que os ladrões podem fugir,e não me lembro deles roubando bancos em paramirim e fugir passando por Livramentom,mas os policias sempre ficam esperando no mesmo lugar,ao invés de irem de encontro aos assaltantes,mas ficar em Taquari é "melhor",pois eles não correm risco,e os assltantes fogem tranquilos,continuem agindo assim,que os assaltos devem continuar,pois se a policia não muda a tática ,fica cada vez mais fácil para os ladrões.    

JUNEI RÊGO
silvarego9@hotmail.com

"Aqui tem farmácia popular", amplia para a rede particular a venda de parte do  elenco do programa com o mesmo valor para o consumidor. Diferente da rede própria do programa, tais estabelecimentos são subvencionados pelo governo federal, recebendo recursos públicos para disponibilizar os medicamentos. Entretanto, nenhuma contrapartida é exigida, descaracterizando em parte o programa. A atenção farmacêutica, executada pelo farmacêutico, aos hipertensos e diabéticos, por exemplo, deveria ser uma obrigação, tendo em vista que a diretriz principal do programa é o acesso racional à terapia medicamentosa, evitando a auto-medicação. É urgente a necessidade de uma fiscalização mais efetiva para coibir desvios na execução do programa "Aqui tem farmácia popular". Denúncias de irregularidades surgiram em todo o país e foram tema de reportagens nos veículos de comunicação. Foram fraudes com a duplicidade de faturamento e o envio de medicamentos vendidos com o desconto ao domicílio do usúario, prática que é proibida. Em alguns estabelecimentos, vendedores enganam o consumidor que entra em busca de medicamentos do programa, mas são levados a adquirir outros a custo mais elevado. Portanto, ao entrar em uma farmácia popular, exija a presença do
farmacêutico. BOA SAÚDE!

Elisbete de Fatima Rego Sousa Alves
fainhabio.@gmail.com

Meu querido Raimundo Marinho, peço á você que se possível relatar mais informações sobre a nossa política de Livramento, pois ultimamente não encontro nada de interessante sobre o andamento da nossa política atual.

RESPOSTA: Olá, Bete! Não há nada de interessante a relatar. Políticos só se movimentam em época de eleições. No momento, só há uma administração em marcha lenta e as sessões modorrentas da Câmara de Vereadores, toda segunda-feira. Dê uma passadinha lá, quando tiver tempo. É lá que as coisas deveriam acontecer, politicamente falando. No Fórum, também calmamente, tramitam os processos em que alguns políticos locais, entre eles o prefeito da nossa cidade, são acusados de crime eleitoral. Também “na boa”, a oposição sonha e espera a cassação do prefeito, o que dificilmente ocorrerá antes do término do mandato. Que eu saiba, só há mesmo uma novidade, mesmo assim na forma de boato, segundo o qual, nosso vice-prefeito, Paulo Azevedo, está se movimentando para se candidatar a prefeito do município de Malhada de Pedras. Não deu aqui, quem sabe lá! No mais, sugiro que leia o comentário que escrevi, neste site, em 29.04.2009, sob o título “O desfiar do novelo político” (Raimundo Marinho).

Cláudio Marques (aluno de Jornalismo da UESB)
claudio_marks@hotmail.com

Olá, Raimundo Marinho! Gostaria de parabenizá-lo por estar fazendo um ótimo trabalho em Livramento. Este site é um meio de comunicação de extrema importância para que se amplie a "democracia" em nossa cidade. É o lugar onde as pessoas podem se expressar e se indignar diante das adversidades em que vivem, diariamente. Além de apresentar denúncias e irregularidades em nossa comunidade. Seria interessante que o senhor fizesse, também, um programa jornalístico em uma emissora de rádio, já que a internet não é um meio, ainda, de fácil acesso à grande parte da população livramentense, como o rádio.  Com isso, acaba ficando restrita à população de maior renda, deixando a parcela pobre, mais de 80%, sem voz diante deste meio de comunicação tão eficaz em nossa região. Sucesso sempre e um grande
abraço!

ALEX MIRANDA LUZ
Email: ALEX.M.LUZ@HOTMAIL.COM

Senhor Raimundo Marinho,fiquei profundamente revoltado mesmo vivendo muito longe da minha querida cidade de LIVRAMENTO ao saber que sera lancado em nossa linda cachoeira a rede de esgoto da cidade de rio de contas poluindo ainda mais agua que o nosso povo usa e que traz tanta prosperidade a LIVRAMENTO. Pelo o que eu leio no seu jornal o prefeito ai e muitos politicos ai da nossa cidade nada fazem para conter esse crime que coloca em risco a saude de milhares de pessoas de LIVRAMENTO e destruindo ainda mais essa magnifica paisagem da nossa querida cidade. Conte comigo mesmo vivendo muito distante dessa cidade que tanto amo LIVRAMENTO DA BAHIA. Vivo em NOVA YORK ESTADOS UNIDOS quero ajudar no quer for possivel para conter esse crime.

(Do Editor: Ao “Cidadão Iguatemiense” - A identificação é necessária, mesmo que não a tornemos pública, se isso for necessário. No seu caso, não há razão para se esconder. Aos que se identificam com nomes e emails falsos, havendo necessidade, o computador de origem poderá ser facilmente localizado pelo número do ID).

 

Atualizado em 11.05.2009

Roberto do Amaral Modesto
robertobide@Yahoo.com.br

Caro Marinho: Não existem  palavras que possam superar a dor e o sofrimento pela perda de um ente querido. No entanto existem seres de luz que com sua luminosidade  ajudam na caminhada. Para homenagear o meu amigo Bolinha, faço
minhas as palavras de Chico Xavier:

Se eu morrer antes de você, faça-me um favor: Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado. Se não quiser chorar, não chore. Se não conseguir chorar, não se preocupe. Se tiver vontade de rir, ria. Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão Se me elogiarem demais, corrija o exagero.

Se me criticarem demais, defenda-me. Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam. Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo.

Espero estar com Ele o suficiente para continuar sendo útil a você, lá onde estiver.
E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase: " Foi meu amigo, acreditou em mim, e me quis mais perto de Deus!" Aí então derrame uma lágrima. Eu não estarei presente para enxugá-la, mas não faz mal. Outros amigos farão isso no meu lugar. E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no céu.

Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha na direção de Deus. Você não me verá, mas eu ficarei muito feliz vendo você olhar para Ele. E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que aquí Ele nos preparou. Você acredita nessas coisas? Então ore para que nós vivamos como quem sabe que vai morrer um dia, e que morramos como quem soube viver direito.

Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo. Mas, se eu morrer antes de você, acho que não vou estranhar o céu... " Ser seu amigo... já é um pedaço dele !"

renato luz
renatolux_jornalista@hotmail.com

Livramento, o Partido dos Trabalhadores, e a política livramentense com o falecimento de Bolinha, perdem uma figura honesta, com enorme capacidade de diálogo, flexível, tolerante.  vai fazer muita falta pra comunidade.

PAULO MARQUES DE OLIVEIRA
paulomoliv@hotmail.com

Amiga Beth e filhos, por mais bela que ela seja a vida ela é mesmo assim, cheia de surpresas agradáveis e desagradáveis.  E mesmo com todo o carinho e sinceridade que dedicamos a ela, muitas vezes, repentinamente, fica rude e ingrata como, agora mesmo, foi com vocês. Só que Deus sempre sabe o que faz e certamente, viu que vocês eram fortes e prontos para abrir mão do nosso querido Bolinha...que precisava ser livre do sofrimento carnal e que por sua vez, com o coração grande que tinha, estava pronto para a vida eterna ao lado do nosso Senhor, na sua magnificência. É com muito pesar que sou solidário a vocês na superação dessa saudade! Abraços.

Atualizado em 10.05.2009

viviane de souza borges
vivixupimpa@hotmail.com

Venho deixar a minha homenagem a este homem de bem e que vai deixar muita saudade e muita historia pra contar,quem o conheceu concerteza nesse momento....... sem palavras, desculpa mais estou sem palavras..... ele permanecera sempre no meu coraçao...va com deus bolinha.....va com deus...

Maria Aparecida Alves Meira - Lili
lilimeira2008@hotmail.com

Querido Raimundo: Li hoje, no Mandacaru sobre o falecimento de Enésio. Consternada, apresento a Beth e filhos, Márcia e irmãos os meus sinceros sentimentos de pesar. Enésio sempre foi um grande amigo, uma pessoa de Paz. Que Deus o receba na sua glória e conforte toda a família enlutada. O Colégio João Vilas Boas perde, no seu quadro efetivo de Professores, um Educador muito querido. Um abraço amigo! Salvador, 09 de maio de 2009.

WEBER
weberaguiar@yahoo.com.br

Raimundo, apesar de saber que o Companheiro Bola, pois é assim que eu chamava, estava doente, a sua morte me surpreendeu e me deixou um pouco abalado, pois ele deixará saudades. Conheci Bolinha como meu professor de Física no Colégio João Vilas Boas. Como você bem disse em sua matéria, raramente Livramento viu um filho seu tão coerente e ético. Apesar de divergirmos politicamente em alguns instantes, a admiração entre nós era mútua, pois ele sempre preconizou o diálogo e a sensatez. As nossas conversas na garagem do antigo Projeto Sertanejo, onde ele trabalhava no DETRAN e eu na ADAB vão deixar saudades. Seus "adversários" tinham sempre que esperar as respostas na “ponta da língua”, pois ele as tinha. Em 2009, tenho perdido grandes referências em minha vida, pois 1º foi meu pai, depois meu avô materno e agora perco um grande amigo, por quem nutria uma um forte sentimento fraterno. Só me resta agora, solidarizar com sua esposa Bete e seus filhos, e seus irmãos, em particular: Márcia e Dr. Luis.

Tino
tinolimamachado@gmail.com

Sr. Raimundo Marinho. Todos nós temos a nossa missão até o dia da viagem,porém nem todos cumprimos-a ,Bolinha foi para nós um exemplo de um bom cidadão,onde prosseguiu sua caminhada com sabedoria, companheirismo,ética,coragem.Sendo um homem de paz e de espiritualidade tamanha. Fica guardada em nossa lembrança a imagem dessa pessoa maravilhosa. Que Deus abençõe toda sua família.

Flamarion Barbosa e Juarez Barbosa
flamarionbarbosa@bol.com.br

Pesames - Eu, em nome da minha família, venho por meio desta mensagem expor todo nosso sentimento pela nossa perda recente. Este homem com toda sua humildade e ética, foi e sempre será um exemplo a ser seguido. O Partido dos Trabalhadores (PT) desta cidade também está sensibilizado com o ocorrido. Que Deus ilumine e console a vida de toda família. Enfim companheiro Bolinha, você fará muita falta para nossa Livramento. Atenciosamente: Flamarion S. Barbosa (Miron).

Antonio Carlos (Tonhão)
ancarri@veloxmail.com.br

Caro Raimundo, a nota de falecimento de Bolinha veiculada pelo "O Mandacaru " disse em poucas palavras tudo aquilo que nós gostaríamos de expressar sobre o saudoso Bolinha, realmente a sociedade livramentense perde um de seus mais isentos integrantes, pessoa de acesso fácil e vida íntegra. Que Deus lhe dê uma execelente morada.

Mara
Mmara@hotmail.com

Bom dia Raimundo Marinho! Em primeiro lugar minhas condolências à família do saudoso Bolinha, por sua luta constante pela vida. Agora parabenizo vc, pelo brilhante trabalho que vem fazendo em prol a população livramentense. Aproveito e sugiro uma reportagem neste veículo de informações sobre as "mansões" os cubículos populares que estão sendo construídos no bairro Benito Gama, na verdade muitas pessoas que irão recebê-las necessitam, é vergonhoso o tamanho das casas. Sugiro esta reportagem e averiguação dos q serão favorecidos.

Raul Castro
raulfcastro@hotmail.com

Caro Jornalista, Andando pelos quatro canto de Livramento, há uma pergunta sem resposta: Onde está Carlão, cadê o prefeito, aparece Carlão, por favor apareça. ENQUANTO É TEMPO.

K - K@

"BOLINHA" UMA PERCA PARA LIVRAMENTO, REALMENTE SÃO POUCO OS QUE COMO ELE CONTRIBUIRAM TANTO PARA LIVRAMENTO.PENA QUE PESSOAS COMO ELE NÂO SÂO RECONHECIDAS PELA IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO.ELE TAMBÈM LECIONOU NO COLÉGIO BOAVENTURA.UM FORTE ABRAÇO A FAMÍLIA QUE TANTO ESTEVE PRESENTE AO SEU LADO.

Jorge Luís Lessa Timbó
xxxxxx@hotmail.com

Junei Rêgo e Marcos Souza já denunciaram em e-mails anteriores o problema que a cachorrada solta pelas nossas ruas anda causando. Quero me juntar a eles para cobrar das autoridades (???) sanitárias uma solução. Aqui nas praças Zezinho Tanajura e Francisco José G. de Cássia está ficando difícil dormir. Eles andam embbandos entre 6 a 8 e reviram todo e qualquer saco de lixo que encontrarem pela frente. E não sei porque latem tanto... isso lá pelas 02:00Hs da madrugada, convenhamos, incomoda muito. Quero alertar a Secretaria de Saúde que já comuniquei a eles este fato, que não é novo, por telefone, mas nenhuma providencia foi tomada. Isso foi a dois anos atrás, mais ou menos, não sei precisar a data. Estão esperando o que? Morrer alguém? É... porque calazar e raiva matam, e são transmitidas pelos cães! Vamos mostrar serviço, mexam-se! Já não basta o barulho infernal dos bares e carros que circulam por aqui? Temos que tolerar os cachorros também? Enquanto não solucionarem este problema de Saúde Pública, continuarei cobrando. Meus Impostos, inclusive os Municipais, estão todos em dia, rigorosamente em dia! Fiz a minha obrigação, quero a contrapartida. Quero dormir em paz!!! Atenciosamente, Jorge L. L. Timbó.

Nota do Editor: São justas estas preocupações. Contudo, é preciso muito cuidado quanto às providências a serem tomadas. Geralmente são buscadas soluções fáceis, como a eliminação pura e simples dos animais ou, para pensar no menos pior, os maus tratos. Faz-se, então, necessário alertar para a obrigatoriedade de soluções que incluam um tratamento adequado, como vacinação ou mesmo a esterilização, para se evitar superpopulação, não só de cães, mas também de gatos. E isso pode facilmente ser feito, se competência houver, através de ações de saúde pública. Os animais, qualquer animal, têm tanto direito à vida e aos espaços na terra quanto nós humanos.

Aliás, são muitas as ameaças que pairam contra a saúde da nossa população, fazendo com que os pobres animais soltos nas ruas sejam a menor delas. Na última semana, a Embasa divulgou uma notícia no Diário Oficial do Estado, confirmando que, de fato, os dejetos dos esgotos da cidade de Rio de Contas serão mesmo lançados no Rio Brumado, próximo à Cachoeira de Livramento. Argumenta que estarão tratados. Alguém de bom senso acredita nesse tratamento? Pois é, nenhuma autoridade de Livramento ou Dom Basílio tomou qualquer providência até agora, nem a população reagiu como seria esperado.

As pessoas que podem (que têm dinheiro), inclusive as autoridades, mostram-se desinteressadas diante do assunto porque consomem “água mineral”. Mal sabem, todavia, que essas águas engarrafadas, na sua maioria, possuem mais coliformes fecais do que a que vem da Embasa. Sem falar que, no caso de Livramento, o Ministério Público está investigando denúncias de que os supermercados da cidade estão comercializando “água mineral”, sob suspeita de contaminação, usando rótulo de marca famosa, engarrafada em Casa de Telha, povoado de Rio de Contas, perto de Marcolino Moura. Até quando a população vai suportar esses abusos, sem reagir?

Fabio Adlley
psclivramento@hotmail.com

Tenho uma foto antiga de inauquração do Posto São Cristóvão, localizado na estrada para Brumado, não tem data, mas coversando com pessoas mais velha mim falaram que é da decada de quarenta, Parabens pela foto. A juventude não tem a minima ideia com a cidade que eles mora foi contruida.

DIEGO GEORGE DA CRUZ SANTOS
dieguinho.george@hotmail.com

Caro escritor eu queria saber se ja foi resolvido o problema da água contamida de livramento de nossa senhora,com o prefeito atual de rio de contas se ele ja tomou ja sua providencia sobre esse grande problema que causou revolta em livramento.Um forte abraço a todos do jornal do mandacaru.

Clidemar A. Risério
clidemar.riserio@hotmail.com

RAIMUNDO MARINHO parece mentira mas é verdade, até hoje a Câmara Municipal de Vereadores de Brumado não conseguiu eleger a sua mesa diretora para o biênio 2009/2010. No final do ano passado foi criado um impasse em torno da eleição para presidência da casa da cidadania. Por conta dessa situação o Poder Legislativo de Brumado está seme-paralizado. A essas alturas ainda não foram formadas às comissões permanentes, como também não ocorreram as indicações dos lideres de partidos, bancadas e Governo. A gestão pública municipal está quase parando! Esse ano não tramitou sequer um projeto de lei no Parlamento Municipal da capital do minério. O problema foi parar na JUSTIÇA, e a esperança do povo brumadense é que na próxima terça-feira dia (12) o TJ-BA, julgará o agravo de instrumento de número 80207-1/2008, proveniente do mandado de segurança nº 2384454-5/2008, que poderá decidir definitivamente essa situação e por um ponto final nesse imbróglio. Que JUSTIÇA seja feita! Brumado - Bahia - Brasil.

Cido
sousape2000@yahoo.com.br

Oi marinho! dar uma pesquisada na rede de água que foi implantade sentido

Itanagé. Por la, as coisa andam confusas. Todos não estão recebendo a água.

Abraços...

AFONSO ALBINO
binodouglas@yahoo.com.br

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FLORES! Se alguém me perguntasse qual seria a saída para a nossa querida Livramento, prontamente eu diria: A Cassação do prefeito CARLÃO. Sei que não é tarefa fácil, pois o poder judiciário está desacreditado em nosso país, isso dito por ninguém menos que o ministro do Supremo Joaquim Barbosa. Acredito sim, até mesmo para servir de bode expiatório na possível cassação de vereadores da situação, caso isso aconteça, mudando a formação do poder legislativo, quem sabe não poderíamos pensar em um IMPEACHMENT do prefeito CARLÃO, pois os atos praticados por ele na administração municipal seriam motivos de sobra para tal finalidade. IMPEACHMENT é uma expressão inglesa usada para designar a cassação de um chefe do Poder Executivo. Significa também impedimento, impugnação de mandato, retirar do cargo uma autoridade pública do poder Executivo. A execução do Impeachment pode ser realizada quando o chefe do Poder Executivo comete alguma violação, tais como abuso de poder, crime de responsabilidade, crime comum, violação da constituição, perda de confiança entre outras. Esse processo pode acontecer na esfera nacional, estadual e municipal, sempre gerenciado pelo Poder Legislativo. Quando alguém é afastado, perde automaticamente o cargo, pode ocorrer ainda à destituição dos direitos políticos em todas as esferas (federal, estadual e municipal) por um período que pode variar de acordo com a legislação do país, no Brasil são oito anos. Os principais casos de aplicação do processo de Impeachment ocorreram em 1974, nos Estados Unidos, quando Richard Nixon foi destituído do cargo em razão de um escândalo de espionagem, e em 1992, no Brasil, mais precisamente, no dia 29 de dezembro do mesmo ano, quando o presidente Fernando Collor teve seu mandato cassado por meio do julgamento do Senado. Collor teve que aguardar oito anos para obter novamente seus direitos políticos.

 

Atualizado em 08.05.2009

GUTO RODRIGUES TANAJURA
GUTOTANAJURA@HOTMAIL.COM

A propósito do e-mail veiculado neste conceituado blog, acerca da prisão civil de José Lessa Oliveira, conhecido como Chieta, dada à primariedade do caso não requer maiores indagações, haja vista que é matéria tratada objetivamente pela LEI Nº. 7.210 DE 11.07.1984 - DOU 13.07.1984 - Lei de Execução Penal, sendo suficiente invocar o seu art. 201, in verbis: “Na falta de estabelecimento adequado, o cumprimento da prisão civil e da prisão administrativa se efetivará em seção especial da Cadeia Pública. Neste norte, a jurisprudência mais abalizada assim aborda a matéria, vejamos: (...) Recomendação de que o paciente seja mantido em cela separada dos presos comuns. Observância do tratamento estabelecido no art. 201 da Lei de Execuções Penais. (Habeas Corpus nº 2008.001296-8, 4ª Câmara de Direito Civil do TJSC, Rel. Nélson Schaefer Martins. unânime, DJ 27.02.2008). No caso em tela, não poderia ser diferente, até porque assim determina o seu mandado de prisão civil: “(...) o cumprimento da prisão deverá ser realizado em cela separada da Cadeia Pública”. Portanto, nenhum reparado merece ser feito à atuação das autoridades e agentes carcerários. GUTO RODRIGUES TANAJURA, OAB/BA 20.835, PAULO SÉRGIO DA SILVA BARROS, OAB/BA 19.843.

Probo Meira (Colégio Probo COC)
colegioprobo@maxxnet.com.br

Caro Raimundo Marinho, Nós, do Colégio Probo COC, gostaríamos de agradecê-lo pela lembrança de nosso colégio no seu artigo sobre o desempenho das escolas no Enem 2008, ressaltando que tal resultado é fruto do trabalho de diversos profissionais que se doam pela nobre causa da educação, de nossos alunos que se
dedicam e entendem nossa filosofia de trabalho, dos pais que confiam em nós e de
toda comunidade de Livramento, Dom Basílio e Rio de Contas que sempre estiveram ao lado do Colégio Probo COC ao longo de seus 26 anos. Ficamos muito felizes e orgulhosos por colocar o nome de nossa querida Livramento entre os destaques no Enem, exame que vem ganhado importância a cada dia, e que deverá ser usado, cada vez mais, pelas instituições de ensino superior como instrumento de acesso aos seus cursos superiores. Inclusive, o Enem tem sido tema recorrente em discussões nas universidades federais brasileiras que querem adotá-lo em substituição ao tradicional vestibular. Estamos satisfeitos por estarmos no caminho certo, cientes da grande responsabilidade que temos em educar, verdadeiramente, os cidadãos da micro-região, não só através da alta aprovação que temos conseguido nos vestibulares, como também nos resultados no Enem, mas, sobretudo, aguçar em nossos educandos o censo crítico, inquietações contra as injustiças,  o respeito ao próximo, enfim o espírito de cidadania que sonhamos em todos os seres humanos. Atenciosamente, Equipe Probo COC.

marcos souza
marcossouzas01@gmail.com

Prezado jornalista Raimundo Marinho, Livramento virou cidade dos caes hoje em nossa cidade a maior populacão é de caes a praça coronel zezinho tanajura as noites parece mais é um programa exibido pela rede globo chamado de tv colosso a praça do mercadão durante o dia e a noite parece mais é com aquele rep só as cachorras e sem contar os outros lugares que se eu for citar aqui o dia todo não dá senhor prefeito por favor tome uma providência o mais rápido possivel antes que estes caes não comecem espalhar doenças pela cidade se é que não ja espalhou tipo a calazar eu lhe peço por favor honre os treze mil e poucos votos que o senhor teve e começe a trabalhar por esse povo um abraço...

Samuel Rodrigues
jornaloeco@hotamil.com

Virou Brincadeira! Cinco Meses Depois, Novo Assalto ao Banco do Brasil de Paramirim. Se não fosse trágico, seria cômico, os famosos assaltos a bancos no sertão, vem se tornando tão corriqueiros, que os bandidos não esperam muito tempo para retornarem. A quadrilha prometeu e cumpriu. Em pouco mais de cinco meses, voltaram a visitar a cidade de Paramirim, com o mesmo estardalhaço, com direito a dominar a cidade inteira, como nos antigos filmes de faroeste, atirando pra cima, dando rajadas de metralhadoras nos vidros das portas do banco que vieram ao chão, enfim, o terror protagonizado pela quadrilha de criminosos especializados, mais uma vez deixou o nosso povo em estado de choque e completamente dominado, passearam pela principal avenida, atirando com seus armamentos pesados, roubaram todo o dinheiro do Banco do Brasil, inclusive dos caixas eletrônicos e fugiram numa boa, levando cerca de dez reféns, que libertaram na saída da cidade e se escafederam. Desta vez, segundo informações, os bandidos levaram uma grande quantidade de dinheiro, uma vez que o banco efetuava o pagamento da folha dos funcionários das prefeituras. Pessoas que estavam na agência no momento do assalto, como o cantor e empresário da área de eventos Dara, conta que foram momentos de muita tensão, uma população pacata nas mãos de bandidos fortemente armados, ameaçando a todos, enfim, Dara disse que foi uma  triste experiência, a sensação dos reféns e funcionários  é a pior possível, pois sabem que poderiam levar um tiro e morrer a qualquer momento. Você deve estar se perguntando: “Se esses assaltos estão ocorrendo com tanta freqüência, a polícia não pode fazer nada”? A resposta é NÂO. Sem um aparelhamento adequado, sem viaturas, sem efetivo número de policiais, com armas ultrapassadas, sem nenhum treinamento específico para este tipo de ação. A polícia não pode e nem deve fazer nada. Imagine que quatro policiais armados com revolveres calibre 38, numa viatura caindo aos pedaços, resolvam render sete assaltantes profissionais que possuem fuzis, metralhadoras, pistolas automáticas ponto quarenta, escopetas etc. estando estes bandidos dentro de uma agência bancária, com dezenas de reféns. Agora imagine se acontece uma troca de tiros, seria uma catástrofe, policiais e muitos reféns mortos. Não desmerecendo a capacidade dos nossos valorosos soldados da Polícia Militar e os Agentes da Civil, porém, essa é a situação, a verdade nua e crua. A desvantagem é imensa e o remédio é deixar roubar. De quem é a culpa? Desse Governo incompetente e falastrão, que sempre viveu à sombra do presidente Lula, elegeu-se Governador tendo como escudo o Bolsa-família e a figura de Lula, nada fez até agora pelo sertão, especialmente pela segurança pública, onde os índices de violência na capital Salvador e no interior batem recordes. Enquanto não se mudar a cara do Governo da Bahia, não veremos mudanças na segurança, especialmente nós das pacatas e tranqüilas cidades do sertão que estão sendo invadidas literalmente por bandidos perigosos e profissionais que até brincam com a nossa fragilidade, marcando a data que retornarão para um novo assalto a banco, ou para roubarem o que bem entenderam, pois sabem que o sertão da Bahia é hoje uma verdadeira mina de ouro que se encontra fragilizada à mercê dos salteadores.

JUNEI RÊGO
silvarego9@hotmail.com

É muito triste ver a classe política tirando proveito da desgraça do povo. Quando não é com chuva é com sêca. Não aperte a mão desses bandidos e nem abra a porta de sua casa para eles. Seja indiferente e use o voto para respondê-los. Já dizia Marcel Proust (escritor francês): "A vida é bem curta; aborrecer-me, frequentar imbecis, fingir, dar entender que os considero inteligentes, ah não! Não posso". Pois é. Seja mais você. SAÚDE: RELAÇÃO MÉDICO/PACIENTE = Durante a consulta, não tenha medo do seu médico e sim respeito. Explore a consulta ao máximo...conte o histórico familiar, faça perguntas e não esconda nada... trate o seu médico como amigo, acredite nele e siga todas as orientações prescritas. Ao chegar na farmácia, seja firme, procure o farmacêutico para tirar as últimas dúvidas e não deixe trocar os medicamentos prescritos(= o medicamento genérico deve ser prescrito pelo médico e é identificado por uma tarja amarela com a letra G em preto). Seguir as recomendações médicas e usar os medicamentos prescritos, tendo uma orientação correta na farmácia, é fundamental para o sucesso da consulta. Tenha uma BOA SAÙDE!

Clidemar Amorim Risério
clidemar.riserio@hotmail.com

Acessando este conceituado site, tive a oportunidade de vê lindas fotos antigas que retratam o passado desta bonita e importante cidade da nossa região Sudoeste. Na oportunidade gostaria de informar a existência de um sobrado com mais de 200 anos, localizado na fazenda São Gonçalo, margem esquerda do Rio São João, distrito de Iguatemi, Livramento de Nossa Senhora-Ba. Sugiro dentro das possibilidades fotografar e incluir na tão organizada  galeria. Brumado-Ba, 07 de maio de 2009.

Alex Rodrigues
rodryguesalex@hotmail.com

Boa tarde a todos! me disponho desse instrumento informativo para colocar um texto de grande valia para refletirmos sobre a atual conjuntura política brasileira, abraço a todos.

“O povo brasileiro -  por Arnaldo Jabor

Brasileiro é um povo solidário. Mentira. Brasileiro é babaca. Eleger para o cargo mais importante do Estado um sujeito que não tem escolaridade e preparo nem para ser gari, só porque tem uma história de vida sofrida; Pagar 40% de sua renda em tributos e ainda dar esmola para pobre na rua ao invés de cobrar do governo uma solução para pobreza; Aceitar que ONG’s de direitos humanos fiquem dando pitaco na forma como tratamos nossa criminalidade; Não protestar cada vez que o governo compra colchões para presidiários que queimaram os deles de propósito, não é coisa de gente solidária. É coisa de gente otária.

Brasileiro é um povo alegre. Mentira. Brasileiro é bobalhão. Fazer piadinha com as imundices que acompanhamos todo dia é o mesmo que tomar bofetada na cara e dar risada; Depois de um massacre que durou quatro dias em São Paulo, ouvir o José Simão fazer piadinha a respeito e achar graça, é o mesmo que contar piada no enterro do pai; Brasileiro tem um sério problema, quando surge um escândalo, ao invés de protestar e tomar providências como cidadão, ri feito bobo.

Brasileiro é um povo trabalhador. Mentira. Brasileiro é vagabundo por excelência. O brasileiro tenta se enganar, fingindo que os políticos que ocupam cargos públicos no país, surgiram de Marte e pousaram em seus cargos, quando na verdade, são oriundos do povo; O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado ao ver um deputado receber 20 mil por mês, para trabalhar 3 dias e coçar o saco o resto da semana, também sente inveja e sabe lá no fundo que se estivesse no lugar dele faria o mesmo; Um povo que se conforma em receber uma esmola do governo de 90 reais mensais para não fazer nada e não aproveita isso para alavancar sua vida (realidade da brutal maioria dos beneficiários do bolsa família) não pode ser adjetivado de outra coisa que não de vagabundo.

Brasileiro é um povo honesto. Mentira. Já foi. Hoje é uma qualidade em baixa. Se você oferecer 50 Euros a um policial europeu para ele não te autuar, provavelmente irá preso. Não por medo de ser pego, mas porque ele sabe ser errado aceitar propinas; O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado com o mensalão, pensa intimamente o que faria se arrumasse uma boquinha dessas, quando na realidade isso sequer deveria passar por sua cabeça.

90% de quem vive na favela é gente honesta e trabalhadora. Mentira. Já foi. Historicamente, as favelas se iniciaram nos morros cariocas quando os negros e mulatos retornando da Guerra do Paraguai ali se instalaram. Naquela época quem morava lá era gente honesta, que não tinha outra alternativa e não concordava com o crime. Hoje a realidade é diferente. Muito pai de família sonha que o filho seja aceito como ‘aviãozinho’ do tráfico para ganhar uma grana legal. Se a maioria da favela fosse honesta, já teriam existido condições de se tocar os bandidos de lá para fora, porque podem matar 2 ou 3 mas não milhares de pessoas. Além disso, cooperariam com a polícia na identificação de criminosos, inibindo-os de montar suas bases de operação nas favelas.

O Brasil é um pais democrático. Mentira. Num país democrático a vontade da maioria é Lei. A maioria do povo acha que bandido bom é bandido morto, mas sucumbe a uma minoria barulhenta que se apressa em dizer que um bandido que foi morto numa troca de tiros, foi executado friamente; Num país onde todos têm direitos mas ninguém tem obrigações, não existe democracia e sim, anarquia; Num país em que a maioria sucumbe bovinamente ante uma minoria barulhenta, não existe democracia, mas um simulacro hipócrita; Se tirarmos o pano do politicamente correto, veremos que vivemos numa sociedade feudal: um rei que detém o poder central (presidente e suas MPs), seguido de duques, condes, arquiduques e senhores feudais (ministros, senadores, deputados, prefeitos, vereadores). Todos sustentados pelo povo que paga tributos que têm como único fim, o pagamento dos privilégios do poder. E ainda somos obrigados a votar. Democracia isso? Pense!

O famoso jeitinho brasileiro. Na minha opinião um dos maiores responsáveis pelo caos que se tornou a política brasileira. Brasileiro se acha malandro, muito esperto. Faz um ‘gato’ puxando a TV a cabo do vizinho e acha que está botando pra quebrar; No outro dia o caixa da padaria erra no troco e devolve 6 reais a mais, caramba, silenciosamente ele sai de lá com a felicidade de ter ganhado na loto… malandrões, esquecem que pagam a maior taxa de juros do planeta e o retorno é zero. Zero saúde, zero emprego, zero educação, mas e daí? Afinal somos penta campeões do mundo né? Grande coisa…

O Brasil é o país do futuro. Caramba , meu avô dizia isso em 1950. Muitas vezes cheguei a imaginar em como seria a indignação e revolta dos meus avôs se ainda estivessem vivos. Dessa vergonha eles se safaram; Brasil, o país do futuro?!? Hoje o futuro chegou e tivemos uma das piores taxas de crescimento do mundo.

Deus é brasileiro. Puxa, essa eu não vou nem comentar…. O que me deixa mais triste e inconformado é ver todos os dias nos jornais a manchete da vitória do governo mais sujo já visto em toda a história brasileira”.

Para finalizar tiro minha conclusão: O brasileiro merece! Como diz o ditado popular, é igual mulher de malandro, gosta de apanhar; Se você não é como o exemplo de brasileiro citado nesse e-mail, meus sentimentos amigo, continue fazendo sua parte, e que um dia pessoas de bem assumam o controle do país novamente. Aí sim, teremos todas as chances de ser a maior potência do planeta. Afinal aqui não tem terremoto, tsunami nem furacão. Temos petróleo, álcool, bio-diesel, e sem dúvida nenhuma o mais importante: Água doce!

Só falta boa vontade, será que é tão difícil assim?

Atualizado  em 05.05.2009

Rony
ronyac2@hotmail.com
 

Mais uma vez tivemos uma prova que a Educação Nacional está de mal a pior. E a nossa querida Livramento não ficou de fora desse resultado desastroso. Tá aí a oportunidade de repensar e trabalhar com maior dedicação e compromisso para reveter esse quadro negativo. É necessário como primeiro pilar oferecer aos profissionais melhores condições, tais como  um salário motivante e digno a quem exercem com responsabilidade  e compromisso a incubência de transmitir o conhecimento e a sabedoria em prol de uma sociedade mais justa. 


Paulo Marques de Oliveira
paulomoliv@hotmail.com
 

Raimundo, que Governo é este,meu irmão? Truculência absurda com Wagner (O prefeito que não tem medo de falar a verdade). Querer calar a voz do povo é DITADURA! Será retrocesso? Políticos que são solidários ou apoiam ordens assim, no mínimo, são suspeitos de cumplicidades de conchavos que certamente acontecem nos bastidores do Poder. E de consequéncias graves como é o caso do transporte escolar de Jussiape e outros municípios. Prefeito Wagner, você está certo. Tem mesmo é que botar a boca no trombone e gritar pra todo mundo ouvir quem está certo ou errado. É assim que você vai longe, companheiro! Abraço, desse que admira pessoas de coragem e atitudes. Quero conhece-lo pessoalmente.   

CORAÇÃO DE ESTUDANTE... - O centro de Educação Pobro Meira Junior, ficou exatamente na colocação de nº 1.768; de uma relação de 26.018 Escolas de todo Brasil que participaram do Exame Nacional de Ensino Médio. É com orgulho que parabenizo Profa Cecília e seus colaboradores. E que sirva, a quem possa interessar, de exemplo de gestão com dedicação, perseverança e fé. Obs. Convido Cecília, pelo seus méritos, para fazer parte da Equipe: Ação, Ordem e Progresso sem demagogia e assumir,em 2012, a Secretaria da Educação de Livramento. 


Leandro Costa
leo_costa_21@yahoo.com.br 

Caro Raimundo estou indiginado com o trabalho discriminatório realizado pela Policia Militar aqui em Livramento, nesses ultimos dias uma série inacreditáveis de Blitz, que só tem por objetivo perseguir aos cidadãos portadores de Motocicletas em Livramento, já que somos sempre exigidos ao maximo, exigências como: Calça, Sapatos, Capacetes etc, enquanto os carros rodam de todas as formas, C10 a gaz de cozinha com muitas pessoas atrás correndo risco de vida enquanto nós motociclistas somos perseguidos incessantemente, semana passada em um unico dia fui parado por 6 vezes só por que minha moto tem placa de Vitória da Conquista, cidade onde reside minha familia. Queriam prender minha motocicleta alegando que a mesma era Dublê por não ter placas de Livramento de Nossa Senhora, um total desrespeito com o Cidadão. Lembrando que minha motocicleta encontra-se com os documentos em dia e sou abilitado na categoria "A" para pilota-la, mas tenho preferido andar a pé, pelo excesso de importunação da Policia! enquanto carros que não tem nenhum tipo de documento andam Livremente... Será qual o interesse de acabar com as motocicletas em Livramento?

Seria Politico? Ainda não sei mas estou revoltado! 


JUNEI RÊGO
silvarego9@hotmail.com
 

SURTO = Semelhante a epidemia, o termo é tecnicamente utilizado para definir o aumento de casos de uma doença localizada em determinada região ou bairro específico. EPIDEMIA = acontece quando uma doença infecciosa e transmíssivel ocorre em uma comunidade e se espalha para outros locais rapidamente. O registro de casos ultrapassa o número esperado. ENDEMIA = Quando a doença está localizada em um espaço limitado, sem se espalhar para outras regiões. Os números de ocorrências registradas demonstram estabilidade. É o caso da tuberculose e da hanseníase na Bahia. PANDEMIA = É uma epidemia em grandes proporções, que se espalha por um ou mais continentes. Atualmente, os países estão em alerta por causa da influenza A, que iniciou no México e se espalhou para outras regiões.

DIA DO TRABALHO/010509 = Parabenizo todos trabalhadores brasileiros. Mesmo

com pouco a comemorar continuem lutando e exigindo os direitos trabalhistas. Espero um amanhã melhor com reconhecimento, saúde e paz. Um abraço! 

 

, não se pode atribuir culpa aos professores.