Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 30.11.2009

Livraria Café com Letras
cafecomletraslivraria@gmail.com

Raimundo Marinho, nós da Livraria Café com Letras sentimo-nos honrados pelo evento inédito ocorrido no último dia 27.11 em nosso estabelecimento. Tempo em que agradecemos por nos confiar e contemplar com o lançamento do seu livro Trajetória. Pretendemos e confiamos que este livro sirva para alguns relembrarem de fatos vividos e para outros conhecerem momentos históricos da nossa Livramento e para ambos a possibilidade de confrontarem passado/presente. Um abraço, Equipe da Livraria Café com Letras: Wanda, Antonio, Kelly e Isabela.


Alexirley Ramos
allexramos_2@hotmail.com

Caro Raimundo Marinho, em primeiro lugar, parabenizo pelo lançamento do seu novo livro. Gostaria de externar o que senti ao lê as reportagens que marcaram Livramento, sob a sua visão naquela época e nos dias atuais. Percebi o seu interesse pela sua terra natal, sua indignação pela falta de compromisso por parte dos nossos governantes, de hoje e de outrora, os avanços e os retrocessos nas diversas áreas (social, política, econômica, cultural e ambiental de nossas comunidades). As reportagens dos anos 70 e 80 ganharam destaque, pois sou do final de 70 e não vivenciei aqueles fatos. As temáticas abordadas nos convoca a debruçarmos sobre as mesmas e tornarmos partes atuantes delas. um forte abraço, profº ALEX.

Maria Aparecida Oliveira
amolivier@hotmail.com

A primeira dama de Livramento, Suzete Spínola participou (foto), no dia 27 Nov 2009, do lançamento do Livro Trajetória, de autoria do jornalista Raimundo Marinho. Suzete assim como o autor fica profundamente sensibilizada com tudo que diz respeito à terra em que nasceu e, por isso, foi, pessoalmente pegar o seu exemplar para conferir e rever a história do nosso município, nos últimos 33 anos. Suzete também demonstra interesse por um conhecimento mais profundo sobre o nosso município e tem uma enorme preocupação, juntamente com o Prefeito, Carlos Souto, em contribuir para a construção de um futuro melhor para nossa cidade. Maria Aparecida é moradora do distrito de Iguatemi/Livramento.


JORGE SOARES DE OLIVEIRA e Família
jorgesoares.advogado@ig.com.br

Prezado Raimundo, Infelizmente, por motivo de compromissos de trabalho assumidos, não foi possível prestigiar o lançamento do seu livro como havíamos planejado e gostaríamos de fazer. No entanto, desejamos que a festa seja um sucesso e que este seja o primeiro de uma longa produção literária. Abraços de Jorge, Angélica e filhos.


Antonio Pereira Silva
pereirasilva56@uol.com.br

Olá Raimundo: Parabéns pelo sucesso do lançamento de seu segundo livro sobre nossa querida terra. Estou ansioso por obter o meu exemplar. Aguardo instruções de como proceder para que eu possa adquiri-lo através dos correios. Abraço Antonio Pereira.


Aldaberto Soares
Aldabertosoares.com.@bol.br

Senhor Raimundo Marinho. Peço para você mandar um comunicado sobre o esgoto sanitário no Bairro Lagoa Grande. Esta construindo muita casa, mais não tem esgoto sanitário ,esgoto fica a céu aberta Moradores sofre muito .Que pena são tantas casas bonitas ,e também coitados eles investe muito caro nas casas que constrói .Merecem ter .esgoto adequado .O Prefeito precisa fazer uma visita aquela Localidade.


Gilvete Ferraz
wilsonferrazsp@yahoo.com

Família - Com absoluta certeza a família é à base da sociedade. Se os pais não educam seus filhos com amor e carinho, outros com certeza os educarão, e como farão isso? Só a vida dirá. Nós pais não devemos delegar a educação de nossos filhos nem mesmo às escolas, pois apesar delas terem um importante papel a desempenhar em sua formação, o caráter deve ser formado desde o berço. Toda sociedade é formada por famílias, se essas famílias tivessem se preocupado em dar uma boa orientação a seus filhos, o nosso sistema hoje não estaria falido. Os pais que deixam seus filhos pensar que ele pode tudo sem se importar com os demais, irão formar um adulto que acha que o mundo tem que lhe dar tudo, e se ele não recebe procura pegar à força, ou através de muitas artimanhas. É importante que a formação de nossos filhos venha de uma base bem estruturada, afinal eles serão os educadores, os governantes, enfim a sociedade do futuro que poderá ser muito melhor, se tão somente a família assumir o seu pape l como base sólida de uma sociedade que sabe amar e respeitar o próximo.

JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

AVISO INFORMATIVO: Gostaria de avisar que, Junei Rêgo, não é funcionário de Raimundo Marinho ("O MANDACARU"), apenas admirador e agradecido pelo espaço que ele nos cede...; portanto, se alguém quer demonstrar carinho ou ódio que faça via e-mail, diretamente, ao "O MANDACARU". Obrigado!

CURTAS... COMÉRCIO: O que mais tem em Livramento para se lucrar não é manga, nem maracujá é o "laranjal" de empresas fantasmas e cada dia aumenta mais... SAÚDE: Cuidado com propaganda enganosa em rádio e televisão. Procure um médico... POLÍTICA: Três fortes grupos vão medir forças em 2010 - em Livramento – Carlão (Geddel), Emerson (Wagner) e Paulo (Paulo Souto). A visão é para 2012... ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: O asfalto está chegando. Espero que a Embasa auxilie tecnicamente e que venha mais obras. Vamos aguardar... SOM AUTOMOTIVO: Problema constante na cidade e que já virou rotina - é caminhão de chocolate, é circo "pára o carro", é festa aqui e acolá, é embriagados e drogados a qualquer hora do dia e da noite. Aguardamos ação dos órgãos responsáveis pela ordem municipal... Até mais. Um abraço fraterno!


Roberto Caires
(e-mail omitido a pedido)

Olá Raimundo, tudo bem? Gostaria que publicasse a notícia da contaminação da água, por urânio, em algumas cidades da nossa região, leia-se: Caetité, Lagoa Real e Livramento. No nosso município o INGÁ (Governo do Estado) suspendeu, preventivamente, o consumo de água próximo ao povoado de São Timóteo. Veja a matéria publicada - ontem (27/11) - no site do INGA: http://www.inga.ba.gov.br/modules/news/article.php?storyid=747. Att: Roberto Caires


Adailson Rodrigues de Oliveira
baianodabahia@uol.com.br

É todo o Brasil.

Às vezes, Raimundo, eu me deparo com notícias no mandacaru relativas à má gestão dos políticos da região e também da Bahia. Mas estou tão indignado com a política que lhe asseguro: é todo o Brasil. Ele está tão o mergulhado nas ilicitudes que de forma vergonhosa e com o apoio da população, transformou o Congresso Nacional em Sindicato do Crime. Sordidamente e desprovidas de escrúpulos, as Comissões Parlamentares de Inquérito, criadas para investigar envolvimento de políticos em crimes comuns, nunca atuam com intuito de elucidar delitos como era de se esperar e sim, para transformar inocentes em culpados. Lançam dúvidas sobre provas irrefutáveis e com o prévio conhecimento da sentença, mandam a julgamento em congresso nobre senhores de paletó e gravata para que assim seja consolidada a subtração da cidadania. Neste ato deplorável, a encenação se completa quando o voto secreto no plenário ocultava a face de quem é solidário com estas falcatruas.

Dando seqüência ao absurdo de suas ações, mostram-se indignados frente às câmeras de televisão quando na verdade, ocultos nas sombras dançam em comemoração ultrajante e indecente. O povo com todo o poder nas mãos esquece facilmente estas falcatruas e sustentado pelo indefectível argumento de que todo políticos são iguais, reconduz de forma sistemática estes abutres ao centro do poder tornando-se assim cúmplices de um crime que condena toda uma nação ao subdesenvolvimento. O indulto dado aos corruptos cria um abismo que separa os homens de caráter, daqueles que extirpados da moral, festejam a militância do banditismo com a certeza da impunidade. Quando posam como vítimas, são saudados e absolvidos por uma justiça que só serve a seus propósitos e desta forma, demonstram o desprezo abissal que sentem pelo povo.

Alguns, desprovidos de qualquer respeito pela decência, renegam o mal travestido de corrupção em frente às câmeras de televisão, no entanto, em encontros escondidos, se fartam em banquetes, onde o prato servido é o menosprezo por aqueles que os conduziram ao poder. As comissões criadas para julgá-los, apresentam relatórios de milhares de páginas no intuito de subtrair a culpa e qualquer evidência que possam condená-los, e desta forma, impedem que qualquer juiz, por mais honesto que seja e por mais boa vontade que tenham os levem a julgamento. Para provar uma culpa, basta uma linha. Todo elo que liga os corruptos, parte invariavelmente de pessoas ligadas à prática do mal. O campo jurídico da justiça dos homens serve às versões, e não aos fatos.

Estas versões são, na grande maioria, coniventes com interesses próprios, o que invariavelmente gera uma monstruosidade da raça humana chamada impunidade. Com a impunidade dos políticos corruptos, a justiça atua com um peso e duas medidas nos julgamentos das pessoas. Insultam as leis constituídas por eles mesmos em assembléias constituintes que tomando decisões conjuntas, deveria significar isonomia de suas decisões, mas infelizmente não é o que acontece. Criam leis que nunca são regulamentadas justamente para dar margem às varias interpretações que com uma boa acessória jurídica permite aos mais abastados escaparem ilesos de qualquer tipo de “acaso” que possa condená-los exponencialmente a qualquer tipo de constrangimento civil.

No entanto, quando os suspeitos de envolvimento são pessoas pobres e humildes, os advogados e juízes, agem com presteza incomum no intuito de mostrar a eficácia da justiça no cumprimento da lei. Esta variável usada de forma quase sistemática, transformam inocentes em culpados que são entregues a própria sortes, e contam ainda coma ineficiência do estado em lhes fornecer defensoria publica, deixando-os vagarem pelo limbo da injustiça e são condenados sem julgamentos pela justiça e pela opinião pública que manipulados pela mídia, e complacentes com os erros, transgridem as leis num ato de desprezo e de puro desrespeito ao povo.

O Senado Federal e a Câmara dos Deputados

Ali, vivem na grande maioria, bandidos que providos de inteligência acima da média, fazem longos discursos nos salões dos plenários com oratória impecável e transbordante de carisma. O que para eles são qualidades, não causam inveja às pessoas retas por que eles sabem que na verdade são valores emprestados do mal, e por isto conseguem mentir com tanta destreza e atuar de forma impecável quando o propósito é enganar e ludibriar o poder que emana do povo. Estão cientes dos crimes que praticavam e são conhecedores dos males que propagam. Reconhecem seus atos como ilícitos e são dotados de uma extrema habilidade para a prática do crime.

Fazem tudo isso, desprovidos de emoção humana uma vez que são respaldados pela impunidade de um governo subserviente e por leis falhas que a tudo lhes acobertam. Ausentes da pureza da alma, e de qualquer escrúpulo, enganam e manipulam o povo. Desconhecem o arrependimento, a culpa, a piedade e qualquer outro sentimento que diferencia os homens dos animais. Se a justiça dos homens fosse justa, começaria desfazendo ali, no centro do poder, os ninhos de falcatruas dos que estão a serviço da corrupção e desta maneira, baniria o crime da sociedade começando pelo próprio governo que além de não criar riqueza alguma, extrai toda ela do povo.

E o povo, simplesmente, desistiu de protestar contra a maldade generalizada, e diante da maré constante de escândalos sem punição, acaba achando normal o roubo e a pilantragem dos políticos que hospedam em nós, as ilicitudes da vida, legalizando o abuso geral e escondendo as imoralidades de suas ações. No mundo político, o êxito raramente significa mérito. É o poder que se fortifica massacrando toda ética. Com o nosso aval, usam o cargo em benefício próprio e de seus congêneres, numa deslavada apoteose ao nepotismo exprimindo neste ato, que só seus parentes e amigos são aptos ao desempenho dos serviços públicos. Para muitos deputados, senadores e até mesmo presidentes, a diplomação de seus cargos, servem apenas para conseguir a imunidade parlamentar e a usam para ter direito a foro por prerrogativa de função. Tudo isto que dizer que só podem ser ouvidos e julgados por seus pares que não diferem em nada entre si, e ali, frutificam as injustiças e as desigualdades sociais.

Os políticos, em geral, estão tão envolvidos em crimes que deveriam esconder o rosto de vergonha, mas pelo poder e pelo dinheiro, suportam a ausência do que é correto pela certeza que tem da nossa passividade e conivência com seus delitos, pois permitimos que nos governem e assim, também dividimos sua culpa. Os partidos que os abrigam se tornam suas doutrinas, criam seus próprios códigos de condutas e acasalam todo tipo de sordidez e inequívoco ódio ao povo. São parias de si mesmos.

Atualizado em 24.11.2009

Jorge Luís Lessa Timbó
(e-mail omitido a pedido)


Meu caro Raimundo: Primeiro, parabéns pelo lançamento do seu novo livro. Me orgulho de ter você como conterrâneo. Agora, quanto à presença do povo na Câmara de Vereadores, há uma explicação: Até pouco tempo as sessões eram realizadas às 18h, horário em que a população economicamente ativa e formadora de opinião podia comparecer. O horário praticado hoje é completamente inviável para quem tem seu trabalho fixo ou estuda. Até parece que os vereadores não nos querem lá... Por que não retornar ao horário anterior? Sucesso! Atenciosamente, Jorge Timbó.


Flávio Machado
farm1@ig.com.br


Prezado Raimundo Marinho, felicitações pelo seu empenho em trazer informações pertinentes a nossa vida cotidiana, bem como de indagar questões para o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental de nossa comunidade, a seguir algumas informações sobre Controle Social e sobre a atuação de alguns conselhos em programas governamentais:

Controle Social – Conselhos municipais e controle social - O controle social pode ser feito individualmente, por qualquer cidadão, ou por um grupo de pessoas. Os conselhos gestores de políticas públicas são canais efetivos de participação, que permitem estabelecer uma sociedade na qual a cidadania deixe de ser apenas um direito, mas uma realidade. A importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas.

Os conselhos são espaços públicos de composição plural e paritária entre Estado e sociedade civil, de natureza deliberativa e consultiva, cuja função é formular e controlar a execução das políticas públicas setoriais. Os conselhos são o principal canal de participação popular encontrada nas três instâncias de governo (federal, estadual e municipal).

Os conselhos devem ser compostos por um número par de conselheiros, sendo que, para cada conselheiro representante do Estado, haverá um representante da sociedade civil (exemplo: se um conselho tiver 14 conselheiros, sete serão representantes do Estado e sete representarão a sociedade civil). Mas há exceções à regra da paridade dos conselhos, tais como na saúde e na segurança alimentar.

Os conselhos de saúde, por exemplo, são compostos por 25% de representantes de entidades governamentais, 25% de representantes de entidades não-governamentais e 50% de usuários dos serviços de saúde do SUS.

Responsabilidades dos Conselhos

Conselho de Alimentação Escolar:

• Controla o dinheiro para a merenda. Parte da verba vem do Governo Federal. A outra parte vem da prefeitura.
• Verifica se o que a prefeitura comprou está chegando às escolas.
• Analisa a qualidade da merenda comprada.
• Olha se os alimentos estão bem guardados e conservados.

Conselho Municipal de Saúde:

• Controla o dinheiro da saúde.
• Acompanha as verbas que chegam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os repasses de
programas federais.
• Participa da elaboração das metas para a saúde.
• Controla a execução das ações na saúde.
• Deve se reunir pelo menos uma vez por mês.

Conselho de Controle Social do Bolsa Família:

• Controla os recursos do Programa.
• Verifica se as famílias do Programa atendem aos critérios para fazer parte.
• Verifica se o Programa atende com qualidade às famílias que realmente precisam.
• Contribui para a manutenção do Cadastro Único.

Conselho do FUNDEB:

• Acompanha e controla a aplicação dos recursos, quanto chegou e como está sendo gasto. A maior parte da verba do FUNDEB (60%) é para remuneração dos profissionais do magistério (professores e profissionais que exercem atividades de suporte pedagógico, tais como: direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional) em efetivo exercício na educação básica pública. O restante 40% é para pagar funcionários da escola e para comprar equipamentos escolares (mesas, cadeiras, quadros-negros, etc.).
• Supervisiona anualmente o Censo da Educação.
• Controla também a aplicação dos recursos do programa Recomeço (Educação de Jovens e Adultos) e comunica ao FNDE a ocorrência de irregularidades.

Conselho de Assistência Social:

• Acompanha a chegada do dinheiro e a aplicação da verba para os programas de assistência social. Os programas são voltados para as crianças (creches), idosos, portadores de deficiências físicas.
• O conselho aprova o plano de assistência social feito pela prefeitura.

(fonte: www.portaltransparencia.gov.br)


Gilvete Cardoso de Almeida Ferraz
wilsonferrazsp@yahoo.com

“Pena de Morte às Avessas” - Todos os dias em nosso país, cidadãos honestos e trabalhadores são julgados e condenados à pena de morte por bandidos armados que simplesmente decidem matá-los. Também os corruptos que estão no poder condenam muitos brasileiros à morte, fazem isso quando roubam o dinheiro que deveria ir para a saúde, condenando assim muitos a morrerem nos corredores dos hospitais, também fazem isso quando roubam o dinheiro que deveria levar comida à mesa de muitos brasileiros que acabam morrendo de fome, isso sem falar nos que eles matam de raiva. Criminosos de rua e corruptos são exatamente iguais. Eu pergunto: Quem deveria ser condenado à pena de morte? O cidadão honesto, trabalhador? A criança que é atingida por bala perdida?


Antonio Pereira Silva
pereirasilva56@uol.com.br

Marinho: parabéns por mais um livro sobre nossa Livramento. Pena que eu não vou poder ter a honra de estar presente ao evento de lançamento no dia 27. Mas breve estarei aí, e com certeza, a aquisição de mais essa preciosa obra de sua autoria fará parte de minhas prioridades tão logo chegue aí. Desejo sucesso em mais essa auspiciosa empreitada.


Cláudio Marques
claudiomarques.jornalista@hotmail.com

Para que não ficasse tão extenso o artigo “Aquecimento global já é realidade”, ficaram sem ser relatadas as políticas públicas contrárias ao meio ambiente realizadas pelos prefeitos, como o de Livramento. Mas é necessário que os cidadãos fiquem em alerta e não deixem que destruam a natureza. DADOS: Recentemente, saíram dois dados sobre o Brasil: o primeiro nada animador, mas o segundo esperançoso.

O Brasil ocupa a 75ª posição num ranking sobre percepção de corrupção divulgado pela organização não-governamental Transparência Internacional. A lista, de 180 países, traz em 1º lugar a Nova Zelândia, país considerado menos corrupto. O estudo sobre a percepção de corrupção dos países deu nota 3,7 ao Brasil, o que indica um problema grave de corrupção, segundo a entidade. As notas atribuídas pela Transparência vão de zero (países vistos como muito corruptos) a 10 (considerados pouco corruptos), com base análises de especialistas e líderes empresariais de pelo menos dez instituições, entre elas Banco Mundial, Economist Intelligence Unit e Fórum Econômico Mundial. (Fonte: Agência Reuters)

Alguns países têm alcançado sucesso na luta contra a fome, que afeta mais de um bilhão de pessoas no mundo, afirma a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). De acordo com relatório divulgado no segundo dia da Cúpula Mundial para Segurança Alimentar (World Summit on Food Security) - 16 países já alcançaram o objetivo de reduzir a fome em 50% até 2015. Entre eles estariam Brasil, China, Nigéria, Tailândia, Armênia, Geórgia, Vietnã e Peru. No entanto, cerca de 13 milhões de brasileiros ainda passam fome, segundo a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (Fonte: Agência Estado e IBGE)


Cida Moreira
cidamoreira_rocha@hotmail.com

Nos dias 21 e 22 de novembro de 2009, aconteceu no Centro Diocesano, cidade de Livramento de Nossa Senhora - Bahia, o Pré-simpósio de Plantas Medicinais Terapias Naturais. Com a presença do Dr. Radjalma Cabral (Prefeitura de Vitória da Conquista), Professor Luis Humberto e o Professor Messias (UESB), representantes das cidades vizinhas, da comunidade local e ASAMIL, foram discutidos temas sobre Plantas e Flores Medicinais. Neste encontro ficou decidido a data para realização do III Simpósio de Plantas Medicinais e Terapias Naturais que acontecera em Livramento nos dias 26, 27, 28 e 29 de maio de 2010. Estamos procurando voltar as nossas origem e valorizando o conhecimento popular.


Maria do Livramento Oliveira
jmdistribuidora1@itelefonica.com.br

Nasci em Livramento e fiquei até os 19 anos nesta cidade,e assim que posso volto sempre, e fico muito feliz quando entro no site do mandacaru da serra i fico sabendo das noticias de minha terra. Sou irmã de Zé Quixim e Toe Roque, dê uma abraço neles, e gosto muito quando sai fotos nas noticias, um grande abraço. Lia - Guarulhos –SP.


Atualizado em 19.11.2009

Aviso aos missivistas: 

O responsável por este site é o jornalista Raimundo Marinho e a ele cabe escolher o que deve e o que não deve ser publicado. No caso dos e-mails e artigos de terceiros, o critério adotado é que não veiculem mensagens ofensivas a quem quer que seja e que os autores se identifiquem, não só com o endereço de e-mail, mas também com o nome completo. Pelo nome completo, temos como saber se a pessoa existe ou não e com o e-mail sabemos se o mesmo é falso ou não.  

Temos recebido mensagens escondidas atrás de nomes falsos e endereço eletrônico também falso, contendo ofensas a terceiros e ao próprio editor. Alguns enviam verdadeiros releases da Prefeitura, sem informar em que órgão trabalham ou qual setor da administração é responsável pela informação.  

Aos covardes que usam o anonimato para fazer críticas sem juntar as provas, ofender os outros ou fazer ameaças, informamos que não nos intimidam nem nos fará retroceder no propósito de manter este espaço para os que realmente querem contribuir com nossa região, com suas críticas e opiniões sadias, seus elogios, suas informações e tudo mais que desejar se manifestar, sem ofensas ou agressões a quem quer que seja.  

Entre os covardes está o cidadão que se identifica com o nome de “Cláudio Ferraz” e não informa endereço eletrônico de referência. Querem que o jornalista responda pelo que eles não têm a coragem de assumir, de assinar embaixo. Temos deixado de publicar muitas mensagens pelo conteúdo ofensivo e falta de identificação dos remetentes e os endereços informados sempre devolvem nossos pedidos de mais esclarecimentos.  

Portanto, a partir de hoje, ao enviar suas mensagens para este espaço, identifique-se corretamente, com nome completo, endereço de e-mail válido, endereço residencial e telefone, para o caso de ser necessário enviar ou solicitar informações e esclarecimentos complementares. Nós do O Mandacaru agradecemos.


PAULO MARQAUES DE OLIVEIRA
paulomoliv@hotmail.com

Desmotivação, meu amigo Raimundo! Uma salada de desmotivação com ignorância, impotência e descrédito político que o nosso povo vem tomando goela a baixo. Nesse banquete de irresponsabilidade e descasos dos políticos com as coisas sérias do município, por décadas de hipocrisia que ninguém mais acredita que vai acabar. PPA, um projeto de lei importante, em discussão na Câmara de Vereadores. E pelo o que entendi, nem tudo estar perdido. Ainda há vocês, Raimundo e Márcia, com esperança por inovação e seriedade administrativa. É como dizia o Raul Seixas: “... é que tudo acaba onde começou.” Na próxima convocação, vou me ausentar dos meus afazeres para comparecer, juntar força e fazer coro com vocês em nome da moralidade e das boas causas. Quem sabe, a voz forte, vinda da união, vai fazer os surdos, por conveniência, ouvir e entender que precisam mudar de postura, se quiserem ser éticos e assim, recuperar a credibilidade dos políticos perante o povo calejado de promessas em vão, mentiras e falta de ação por parte deles. Raimundo, eu estou curioso e ansioso para ler “Trajetória”. Dia 27, por favor, guarde o meu.


Stanley Meira Lima
stanleymeira@hotmail.com

Quero deixar aqui o meu protesto quanto os faróis dos carros e motos (lâmpadas azuis do Paraguai proibidas por lei.) na nossa cidade, tem alguns que até de dia anda desfilando por aí com os faróis acesos, está faltando fiscalização das autoridades competentes.


Flamarion Barbosa
flamarionbarbosa@bol.com.br

Diz-se que o homem se completa quando planta uma árvore, tem um filho e publica um livro. O dito revela, acertadamente, o quão importante e especial é publicar. Só quem o faz tem a exata noção disso. É reflexo puro do esforço pessoal recompensado. Mais difícil do que plantar uma árvore, mais difícil do que ter um filho. O livro que nasce, aliás, também é um filho. Parabéns ao jornalista e amigo Raimundo Marinho, sempre estudioso, batalhador, talentoso e competente. A comunidade livramentense o agradece, sem dúvida, pelo feito e já estão a aguardar outras publicações!


Fabiano Neves
Fabianoneves@gmail.com

Gostaria de saber para que existe a Secretária de Esporte, Turismo e Lazer sob o comando de Osvaldo Porto Viana (Badim), em Livramento. Gostaria que ele relatasse no site o que já foi feito, no diz que respeito ao turismo e lazer. Afinal de contas, a população paga o seu salário e deve saber o que está sendo feito. O site da prefeitura não traz informações claras.


JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

CURIOSIDADE / LEI ORGÂNICA MUNICIPAL SEÇÃO IV "DAS PROIBIÇÕES”: Art. 93 - O prefeito, o vice-prefeito, os vereadores e os servidores municipais, bem como as pessoas ligadas a qualquer deles por patrimônio ou parentesco, a fim ou consangüíneo, até o segundo grau, ou por adoção, não poderão contratar com o município, subsistindo a proibição, até seis meses, após findas as respectivas funções. Interessante... ou não sei interpretar o que está escrito ou há algo errado no município e nas suas compras diárias. Até mais.

CUIDADO COM OS BALCONISTAS DE FARMÁCIA... A farmácia deveria ser uma "casa de saúde", mas se tornou um mero comércio e muito perigoso para a população. Em Livramento, existe balconista que se acha médico... indica remédio, atropela o médico mudando a receita e anda faz comentário irônico sobre o médico. Recentemente, uma balconista "indicou" Optaflan e Nisulid ao mesmo paciente. O problema é que Optaflan e Nisulid têm o mesmo princípio ativo (Nimesulida); logo, o paciente estava usando uma dose excessiva do medicamento e correndo risco de efeitos colaterais nocivos à saúde. Portanto, não brinque com a sua saúde. Os únicos profissionais que podem prescrever medicamentos são o médico e/ou dentista. Na farmácia o paciente apenas terá uma orientação de como usar o medicamento e esta orientação deve ser feita por pessoa graduada; ou seja, o farmacêutico e não pelo dono da farmácia e/ou balconista. Fique atento. Comércio é comércio, saúde é saúde.


Rafael Alves do Santos
rafaelalves@hotmail.com

Você sabe qual é o papel do vereador na câmara municipal? Freqüentemente, os Vereadores sofrem pressões por parte dos eleitores do município, com relação à realização de obras. Esta confusão é histórica e já vem de muitos anos.

Para explicar melhor, é importante esclarecer, que o poder que um Vereador possui, não está diretamente relacionado à construção desta ou daquela obra que a população almeja, seja esta obra, uma simples troca da lâmpada de um poste ou a construção de uma escola.

Este poder é indireto, através de uma possível emenda a Lei Orçamentária, sujeita a votação ou através de uma Indicação ou Requerimento que o vereador encaminha ao Prefeito solicitando àquela providência que o eleitor reivindica. Portanto, é através destes instrumentos, que o Vereador poderá solicitar a realização de uma obra, mas, sempre dependerá da ação e da boa vontade do Poder Executivo atender ou não ao pedido do vereador, que na verdade é o pedido da própria população que o elegeu e ao prefeito. Daí, por estar sempre em contato com o povo, o Vereador costuma receber deste mesmo povo as reivindicações e enviá-las ao Prefeito que pode ou não executá-los.

Enfim, um Vereador nunca poderá realizar uma obra, mas sim apenas solicitá-la ao prefeito ou incluí-la no orçamento. Outras pessoas ainda, erroneamente entendem que um Vereador é patrão dos funcionários públicos municipais e que podem demitir ou admitir qualquer um deles, o que também não vem de encontro com suas funções.

É necessário que a população esteja ciente das reais possibilidades e responsabilidades de um Vereador que pertence ao Poder Legislativo, cuja principal função é elaborar e apreciar leis de sua competência ou do Poder Executivo. Outra importante função que o vereador tem é a de fiscalizar e acompanhar a execução das leis em geral, Lei Orçamentária, bem como as obras que são executadas pelo executivo, além de também ter a obrigação de fiscalizar como são gastos todos os recursos financeiros que são transferidos pelos governos estadual e federal ao executivo.

Quando o prefeito é eleito, ele recebe uma procuração unicamente para cuidar dos interesses do povo no município, e não uma escritura de posse, onde ele acha que pode fazer aquilo que bem entender sem dar satisfações ao povo, povo este que ora é representado pelos vereadores que deram a eles com seu voto, uma procuração para representá-los e conseqüentemente acompanhar, fiscalizar o executivo e propor leis que venham de encontro aos anseios da população como um todo, e não que beneficie apenas um grupo de pessoas.

Como o vereador é o representante legítimo do cidadão, é necessário que estes cidadãos participem das reuniões da câmara, para saber como está atuando o seu vereador e conseqüentemente dar a ele subsídio e apoio para o desempenho de suas funções.


Atualizado em 17.11.2009

Gesebel Araújo
Geysegty_5@hotmail.com

Olá, meu caro amigo e jornalista Raimundo Marinho, tudo bem ? Venho através desse email, reforçar o convite para o senhor ir ao meu colégio dar uma palestra de conscientização, a respeito do lançamento dos dejetos sanitários da cidade de Rio de Contas na cachoeira Véu de Noiva. Muitos dos alunos da escola onde estudo consomem essa água, inclusive eu. Já realizamos um trabalho sobre no colégio, mas foi muito pobre em informações, pois tem muita gente aqui ainda em Dom Basílio que sem se quer sabe de onde vêem a água que consome. Gostaria muito de contar com o senhor o mais breve possível. Sei que o senhor tem muito a passar a nós. Aguardo a resposta ... Abraço ! Anteciosamente : Gesebel Araújo


CLEIDE MESQUITA
CLEIDEPAINK@HOTMAIL.COM

PREZADO AMIGO RAIMUNDO MARINHO FIQUEI MUITO FELIZ EM SABER QUE JÁ VAI LANÇAR SEU LIVRO,NÓS LIVRAMENTENSES NOS ORGULHAMOS EM TÊ-LO EM NOSSO MEIO...NÃO ESQUEÇA DE ME CONFIRMAR DATA E LOCAL PARA QUE EU POSSA IR PRESTIGIÁ-LO.... FORTE ABRAÇO DA SEMPRE AMIGA CLEIDE MESQUITA


JUNEI RÊGO
Juneirego@hotmail.com

MUITO CUIDADO COM O BALCONISTA (QUE "SÓ QUER VENDER")...Aconteceu aqui, em Livramento, uma morte obscura e sem sentido. Um médico prescreveu CALTREN...e, o balconista, em "liquidação" (saúde liquidada ?)...vendeu CALCITRAN. Caltren, medicamento controle da hipertensão e o Calcitran, coadjuvante para os os ossos...Foi-se uma vida. E aí? Fiscalização de farmácia só para "poeira"...CHEGA!


SAÚDE EM ALERTA - DENGUE É UMA CONSTANTE..."Qualquer picada do mosquito da dengue transmite o vírus ?"...Não. É necessário que o mosquito esteja contaminado para que se contraia a enfermidade. Dados mostram que metade das pessoas picadas não desenvolve a doença. entre 20% e 50% têm formas subclínicas da doença; ou seja, sem apresentar sintomas. Portanto, fique esperto nos cuidados preventivos e na higiene de sua casa. BOA SAÙDE!


Rosinett Pina
rpalmeida@hotmail.com

Oi amigo R.Marinho, parabéns pelo seu livro TRAJETÓRIA e por seu trabalho em nossa querida LIVRAMENTO. Abraços!!!


Roberto Farias da Conceição
Robertofarias@hotmail.com

Olá, Mandacaru! Este site é de extrema importância para relatar irregularidades no município. Nesse sentido, gostaria de saber quando é que o prefeito pretende renovar a frota de ônibus (transporte escolar) em Livramento. Estão em uma precariedade terrível. Muitos reclamam do barulho horrível dentro dos ônibus ao transitar pela cidade, principalmente ao passar em buracos, que por sinal são vários, sem falar da poluição que eles emitem a atmosfera. Os alunos reclamam, ainda, que os ônibus não têm o mínimo de conforto (condições degradantes), o que faz com que muitos prefiram deslocar vários km a pé até a escola.


Cláudia Novais Pacheco
Claudianovais@hotmail.com

Bom dia a todos e a todas! Tenho vários parentes aí em Livramento e queria mandar um abraço para eles e elas. Queria, ainda, saber se o problema da cachoeira já foi resolvido, ou se o prefeito insiste em ser conivente com a Embasa para lançar dejetos nela? Tomara que ele tenha "voltado atrás" nessa decisão contrária à população, e que vai de encontro, também, a todas as políticas públicas adotadas pelos governos ,atualmente, a fim de salvar a natureza e os próprios seres humanos, é claro. Como o prefeito é médico, acho que ele deve ter tido a consciência dessa drástica decisão e a retificado. Abraços a todos e a todas.


Manuela Cardoso
manucardoso@yahoo.com

Parabéns Raimundo Marinho pelo seu excelente trabalho em favor do nosso município e já, antecipadamente, pelo seu maravilhoso livro a ser lançado em breve. A partir dele poderemos conhecer um pouco mais da nossa história e os grandes acontecimentos, que infelizmente, muitos, não são noticiados na mídia, e se perdem ao decorrer do tempo. Gostaria de saber a quantos anos o Mandacaru atua em nossa cidade e como faço para ter acesso às várias reportagens veiculadas nele ao longo da sua existência. Quanto às últimas matérias veiculadas, a meu ver, devem ter chocado a população livramentense. O caso do jornal "Folha" ser ameaçado de extinção, por exemplo, é um retrocesso. A ditadura já foi há mais de 20 anos, e ninguém que viveu naqueles tempos drásticos e dramáticos quer reviver tudo isso. Se o pessoal do "Folha" não atua de boa fé com o prefeito, eles devem responder de acordo com o que está na constituição, como, por exemplo, difamação, calúnia, coisas desse tipo. Mas chegar ao ponto de mandar fechar, é complicado. Outro fato que deve ter deixado a população perplexa, eu pelos o menos fiquei, é o fato de o governador Jacques Wagner ter negado a faculdade à nossa cidade. Uma faculdade aqui seria um avanço rumo à modernidade. Livramento vive ainda estruturas arcaicas, apesar de ter várias praças de dar inveja outras cidades (foi o que de melhor fez, em minha opinião, a administração anterior). O governador mostrou total descaso com a população livramentense dando desculpas esfarrapadas como tantos outros fazem para "escapar" dos seus compromissos. Todo mundo já percebeu que governo Wagner não têm a mínima eficiência. Porém eleger um outro governante de outro partido no próximo ano é complicado. Não temos candidatos merecedores do nosso voto. E aliás, nós brasileiros achamos que 4 anos não dá pra mudar muita coisa, só após 8 anos de governo é que avaliamos se o governante fez ou não uma boa administração, ainda mais que Wagner herdou uma e strutura caótica do "carlismo" e para reordená-la não é nada fácil, não é mesmo?! Um abraço a todos!


PAULO MARQAUES DE OLIVEIRA
paulomoliv@hotmail.com

A TODOS BRASILEIROS

A todos brasileiros, assim cantando essa canção,
Quero deixar meu abraço e pedir de coração
Pra cada um de nós, mais responsabilidade
Com nossa natureza e com as crianças da cidade;
Sem escola e aconchego; muitas órfãs de pais vivos,
Excluídos dos direitos que lhes dão dignidade.
Bem podia nossos ricos, tê-los como adotivos
E pra isso é só preciso um pouco de boa-vontade!

Animais em extinção, poluição irresponsável...
Nossa mãezinha natureza assim não vai nos perdoar!
Explorar sim sua riqueza, mas de forma sustentável.
Derrubar, queimar a mata... Isso precisa parar!
Proteger a nossa fauna, nossos peixes e florestas,
Será sempre um dever nosso com as futuras gerações.
Vamos todos dar as mãos, vamos entrar nessa festa,
Vamos fazer do Brasil modelo pra todas as nações.

Esporte é muito bom, não custas nada e só faz bem.
Bebida em excesso se não mata, incomoda.
Gostoso é dançar, amar ou chamegar alguém.
Fumar, pra quê? Minha gente é do passado essa moda.

É preciso esperança dar pra nossa juventude;
Ter bom senso, bons exemplos com muita maturidade.
Só assim um novo dia cheio de magnitudes,
Vai nascer e colorir a vida de felicidade!

Pra terminar, Eu quero também mandar o meu recado
Aos patrícios governantes deste meu lindo País:
Saúde e diversão, educação e trabalho
São cartas do baralho
Que faz seu povo feliz!

(música e letras de Paulo Marques de Oliveira- Livramento/BA)


Jair do Carmo silva
jayr_scorpions_bombata@hotmail.com

Agradeço pelo lembrete Jorge Luís Timbó, eu sou fiquei indignado pelo fato de tudo que acontece na cidade tem que ter a participação dos grandes empresários "maçons", desfilando sua soberania e seu poder aquisitivo. Sou muito fã de seus comentários, principalmente as reclamações sobre o desacato aos freqüentadores de sons altos em plena semana as altas horas da noite, sendo que só temos a noite para descansarmos. Eu acordo às cinco da manhã para o trabalho de segunda a sexta, aos sábados e domingos, eu costumo acordar um pouquinho mais tarde, mas tem uma pizzaria aqui ao lado que serve feijoada a madruga de domingo e os freqüentadores com seus carros e sons em alto volume perturbando o descanso de vários vizinhos, já não bastasse o Clube de Campo Caiçara, com suas festas supérfluas, sem grande importância. Graças a Deus, surgiu este Jornal com grandes informações e dando grandes oportunidades para expressarmos nossos direitos, afinal pagamos nossos impostos e exigimos nossos direitos em determinadas coisas, tipo perturbação ao cidadão. Obrigado Raimundo Marinho, por vc existir. Um grande abraço ao meu amigo Jorge Luís Timbó.


WEBER MARCILIO MALHEIRO AGUIAR
weberaguiar@yahoo.com.br

Prezado Raimundo, Novamente escrevo para esse folhetim eletrônico fazendo algumas considerações a respeito da atual condição que se estabeleceu com a poluição sonora em nossa cidade. É inadmissível que veículos que originalmente não são previstos para tal fim, estão funcionando como verdadeiros trios elétricos e espalhando barulho pelas nossas ruas na forma de propaganda comercial. É necessário que os órgãos públicos (Policia Militar, Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal, Ministério Público, etc.) se posicionem quanto a isso, pois estamos impossibilitados de falar ao telefone, trabalhar, conversar, sequer descansar, pois o volume do som é absurdamente alto, sobretudo no centro da cidade. E o que me preocupa e deixa triste é que o final de ano está se aproximando e a tendência é piorar. Com a palavra as autoridades! Pessoalmente estarei boicotando as empresas que anunciam nessas “máquinas de fazer barulho” e sugiro que todos façam o mesmo. Atenciosamente, Weber M. M. Aguiar


Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

Caro Marinho. Parabéns pelo lançamento do seu livro "TRAJETÓRIA" no próximo dia 27 de novembro. Tudo farei para estar presente a esse evento que vai engrandecer a cultura livramentense. Um grande abraço, Roberto Amaral.


Josemar Miranda Silva
silva-josemar@bol.com.br

Olá Raimundo Marinho! Tudo bem. A pratica esportiva é uma das formas que temos para poder minimizar o mundo escuro das drogas que tem destruído famílias em todas as classes sociais, mas esse caminho não é enxergado pelos representantes políticos que temos. Eles preferem prosseguir com as suas politicagens da barganha, da enganação e da omissão que é praxe na vida desses politiqueiros de plantões que estão em Livramento a mais de 20 anos comandando os nossos destinos. E aí gostaria de ressaltar eles não têm partido e pouco diferencia uns dos outros. Marinho, nos últimos 5 meses a nossa comunidade de Rua do Areão, Rua do Fogo, Sitio

Valério, Recreio tem sentido de perto mais uma vez o abandono dos nossos representantes políticos. Dezenas de membros dessas comunidades vêm praticando esporte a mais de 15 anos em um terreno no qual não sabíamos quem eram os donos legais uma vez que os primeiros já haviam falecidos há mais de 40 anos e também jamais nos procurou durante esse período. Então, só agora devido à questão imobiliária em nosso município que sofreu uma grande valorização da especulação financeira é que nós estamos nos tribunais de justiça tentando rever os nossos direitos contando apenas com o apoio e ajuda do defensor publico local Dr. Joaquim, pois os supostos donos estão tentando nos expulsar de forma arbitraria como se fossemos indigentes, ignorando que ali estão mais de 160 pessoas entre adultos, jovens e crianças sendo que muitas dessas crianças não têm nem um calçado ou uma bola para brincar e esquecer a falta de educação e saúde de qualidade, até mesmo de alimentação, pois se trata de

pessoas carentes em vários aspectos. Aí meu amigo eu lhe pergunto! Cadê os nossos representantes legais, sendo que boa parte deles são moradores dessas comunidades citadas ou logo no inicio a uns dezoitos anos atrás na implantação dessa área esportiva praticavam esporte conosco? E entre eles gostaria de destacar: O vice prefeito Dr. Paulo, o presidente do partido dos trabalhadores em livramento Gerado Junior e Ricardo Matias além desse os representantes políticos atuais tais como: o vereador Marilho Matias, o presidente da câmera de vereadores Ilídio de Castro, o que se diz filho da região João Cambuí. Será que eles estão mais uma vez comprovando a falta de compromisso com o coletivo da população? E o atual prefeito Carlos Batista que me prometeu na sua residência resolver a questão, será que devo excluir e esquecer as suas palavras e promessas, pois elas não são verdadeiras?Agora gostaria que vocês ficassem atentos e de prontidão para ouvir, pois o ano que vem vocês vai bater em nossas portas e elas poderão está fechadas para todos. Portanto, Raimundo Marinho espero que nos ajudem, fazendo uma matéria a respeito dessa questão, pois você tem sido a válvula de escape de nossos problemas de ordem coletiva. Também quero apelar para alguns livramenteses de verdade que nesse momento está estudando ou que tem conhecimento na área jurídica que pode nos ajudar, pois já estamos casados de jovens que buscam o conhecimento cientifico nos grandes centros e retornam com um único objetivo explorar de que já está sendo usurpado há muito tempo por pessoas inescrupulosas cheias de interesses pessoais. Desde já, nossos agradecimentos a esse veiculo de comunicação e ao seu mentor Raimundo Marinho.


Atualizado em 06.11.2009 

Jorge Luís Lessa Timbó
(e-mail omitido a pedido)

Junei, meu grande amigo... Como posso me orgulhar de ser cidadão livramentense, se morar aqui coloca em risco a saúde de toda a minha família? Três bares, um deles em área de domínio público aqui na Praça, estão infernizando nossas vidas, como já citei em outro e-mail ao Mandacaru. (Muito barulho nestas duas Praças adjacentes à minha residência). Como vou orgulhar da minha terra se os responsáveis pela saúde pública não conseguem retirar alguns cães vadios da rua? Como se orgulhar de uma cidade onde o poder público autoriza um festival numa praça em frente a um colégio, paralisado todas as atividades escolares e prejudicando centenas de estudantes, demonstrando completa falta de bom senso? (Fato ocorrido em 23/10/2009 na Praça Zezinho Tanajura). É... meu amigo Junei... Tentamos até colaborar, como no caso do barulho, mas parece que estamos errados em reclamar! Parte da solução para diminuir com o barulho está no simples cumprimento do Art. 228 do CTB... Parece tão simples cumpri-lo. Não compreendo porque não o aplicam aos infratores.

Caro Raimundo, Só para lembrar aos que acessam o seu blog: DECRETO-LEI Nº 3.688, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941: CAPÍTULO IV DAS CONTRAVENÇÕES REFERENTES À PAZ PÚBLICA. Art. 42. Perturbar alguém o trabalho ou o sossego alheios:

I - com gritaria ou algazarra;

II - exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;

III - abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;

IV - provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda: Pena - prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa.

Código de Transito Brasileiro: Art. 228. - Usar no veículo equipamento com som em volume ou freqüência que não sejam autorizadas pelo CONTRAN: Infração - grave; Penalidade – multa. Medida administrativa - retenção do veículo para regularização

Estas aí são, pelo menos, duas das Leis que diariamente são desrespeitadas em Livramento e que pioram a qualidade de vida dos seus cidadãos. Se respeitadas, teríamos uma vida bem melhor, muito melhor. Abraços, Jorge Timbó.

 

Timdolla
timdolla@bol.com.br

Boa tarde amigos livramentenses, quero aqui fazer dois alertas: Primeiro - Os cruzamentos Avenida Presidente Vargas x Praça Cel. Zezinho Tanajura e Praça do Graúna x Avenida Dr. Nelson Leal precisam urgentemente de sinalizações, sei lá, semáforos, pois os condutores dos veículos automotores não respeitam a preferência, podendo a qualquer momento causar graves acidentes. Segundo - Os funcionários (...) do disk cerveja (...) andam como loucos pelas ruas da nossa cidade para fazerem os seus devidos serviços, não respeitam sinalizações, e não será novidade para mim, se um deles atropelarem alguma pessoa... Queria aqui também apoiar o email escrito por Jorge Timbó, na qual ele fala sobre o barulho causados pelos carros que fazem propaganda pela cidade, "o barulho voltou", não há mais fiscalizações, é preciso respeitar, muitas vezes nem conseguimos assistir aos programas de TV ou ouvir alguma música por causa do altos decibéis, mas também é possível ver que a maioria dos condutores são jovens, jovens que adoram curtir um sonzinho alto, querem que a cidade toda ouçam o que eles estão ouvindo, alguém precisa tomar alguma providência, tudo bem que seja o ganha pão deles, mas, é preciso respeitar, ninguém é obrigado a ouvir certas propagandas e músicas, não. Forte abraço a todos.

PARABÉNS - Quero parabenizar o jornalista Raimundo Marinho pelo livro que será lançado em breve com relatos da nossa querida Livramento de Nossa Senhora, é gratificante ver um conterrâneo valorizando a cada dia a nossa terra.

VERGONHA - Como é bom ver nesse momento, faltando menos de 1 ano para as eleições, quando o atual governador Jacques Wagner negou o pedido da inclusão de uma faculdade regional foi feito pelo bispo Dom Armando. Mas tudo bem, 2010 haverá eleição, e ele com certeza irá precisar de nós livramentenses, e com as prováveis uniões PMDB/PSDB/DEM, o PT levará uma surra daquelas aqui na Bahia, é claro que estou na torcida, jamais houve uma administração tão ridícula como essa do forasteiro Jacques Wagner. Cadê os nossos deputados que só aparecem a cada 4 anos? A senhora Marizete com o apoio que tem do seu marido e vice-governador Edmundo tem todo o potencial para está brigando e lutando por melhorias da educação da região do polígono da seca, Livramento, Rio de Contas, Dom Basílio, Paramirim, Jussiape, entre outros municípios, e assim sabendo valer os votos que recebeu na última eleição. O seu Dep. Nelson Leal desapareceu de vez, se quando tinha o pai Emerson Leal (ex-prefeito de Livramento) e o governo (na época ex-governador Paulo Souto) a favor não se importou ou não conseguiu, imagina agora que está na oposição. O que eu espero, é que na hora de escolher os seus candidatos, não vão pela paixão política, vão pelo que apresentar a melhor proposta e que agradar, sem agressões morais... Boa tarde a todos, e ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE! Forte abraço.

 

JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

VOCÊ SABIA... Que a laranja tem vitamina até a polpa, aquela parte branca, que muitas vezes jogamos fora? Pois é. Uma laranja, "chupada', após o almoço ajuda ao acoplamento do ferro junto ao alimento que foi absorvido. Vamos combater a anemia e o péssimo funcionamento do intestino com medida(s) "caseira(s)". Tenha uma BOA SAÚDE!

ALERTA... MACARRÃO INSTANTÂNEO TEM EXCESSO DE SAL E GORDURA (NUTRIÇÃO/A

TARDE): As dez principais versões de macarrão instantâneo, de diferentes fabricantes, fazem mal à saúde, segunda a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste). Por meio de análise dos produtos, a entidade constatou que o tempero em pó (que vem num saquinho) tem mais sódio que o valor total diário recomendado para o consumo. Além disso, foram encontradas quantidades abusivas de glutamato monossódico, conhecido como realçador de sabor, que pode causar dependência e uma quantidade excessiva de gordura. As marcas avaliadas foram: Adria, Carrefour, Great Value, Maggi, Nissin Lamen, Piraquê, Qualitá, Renata Express, Maggi Lamenitos e Nissin Turma da Mônica. FIQUE DE OLHO E BOA SAÚDE!

 

Alguns alunos do cursinho (Cleiton, Cláudia e Carla)
ton_sdp@hotmail

Gastaríamos de parabenizar a professora (hoje ex) Luciana Marinho que assim como outros professores desse cursinho contribuiu muito para o nosso aprendizado. Lú você é muito ESPECIAL e onde estivermos lembraremos com muito carinho de você.

 

Celma
mcelmatc@hotmail.com

Parabenizo Raimundo Marinho pela idealização do livro Trajetória. A semana de 26 a 30 out ficou mais rosa em Livramento em comemoração ao Outubro Rosa, mês de mobilização da população para o combate ao câncer de mama. O Outubro Rosa marca o esforço mundial para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate à doença. Em Livramento, a primeira dama Suzete Spínola aderiu a campanha e desenvolveu diversos eventos que coloriram de cor-de-rosa importantes locais de nosso município para alertar a população sobre a importância do auto-exame, da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e do diagnóstico precoce. Vale lembrar que a secretária de Saúde, Nádia Dias proferiu entrevista na rádio Livramento, se você perdeu é só clicar e assistir no site www.livramento.ba.gov.br, vale muito a pena. Excelentes dicas a Nádia passou para todos nós. A Câmara de Vereadores se vestiu de rosa para receber o Médico Wanderley Guedes que também proferiu uma palestra sobre a importância da prevenção de doenças, e, principalmente sobre o câncer de mama, e suas conseqüências. O Prefeito de Livramento, Carlos Souto Batista, ao longo desse período, vem desenvolvendo ações de grande relevância para a nossa população, a Saúde tem sido a sua grande bandeira.

 

PAULO MARQUES DE OLIVEIRA
paulomoliv@hotmail.com

É verdade, falou tanto das atitudes arrogantes e da postura dura do seu antecessor e agora, leio nos jornais e no mandacaru a intimidação do prefeito e da 1ª dama, na tentativa de amordaçar vozes que, certamente, na realidade, queriam mesmo é que eles fossem espertos e tirasse proveito das críticas e assim fizessem uma grande administração, mais sensata e sem rodeio. Bem diferente deste fiasco que estamos, há décadas, assistindo acontecer no nosso município. Será que está nascendo aqui um novo Hugo Chaves que se acha democrata, desejando calar vozes? Não devemos dar guarida para calunias ou mentiras, até porque a mentira tem pernas curtas, mas a verdade deve ser dita. Pois só assim, nós humanos, seremos mais justos, mais evoluídos moralmente e bastante para se intimidar do ciclo vicioso e vergonhoso da farsa e da hipocrisia. Como democrata que sou e cidadão que deseja o melhor pra todo mundo, defendo, veementemente, a liberdade de expressão, seja ela falada ou

escrita. Por isso com repúdio a essa tentativa de censura, solidarizo-me com o pessoal do jornal Folha Regional. E que os DITADORES sejam engasgados pela coragem, criatividade e compromisso desse jornal com a verdade e calados para sempre em nome da liberdade sem fronteiras e com respeito. Aos que não gostam de críticas recomendo: Meta a cabeça num buraco e some. Pois a crítica sempre existirá para quem se torna público. Digo ainda para essas pessoas, se querem críticas construtivas ou um pouco mais piano, é só ser mais transparente no que faz, mais sincero do que diz, não enganar o povo e honrar o que assumiu fazer com trabalho e dedicação na hora de pedir apoio para se tornar “homem público”.

Meio tardio, mesmo assim, gostaria de parabenizar Roberto Lucas Souto pela sensatez de alertar seu pai por está cochilando e simplesmente virando capacho da nossa prefeita Marizete,Edmundo e Geddel. Conformando e dizendo amém pelas migalhas que tem recebido deles, como se Livramento fosse mendigo implorando por água e pão. Como se isso, fosse o bastante para ganhar, nas próximas eleições, os votos dos nossos eleitores, na sua maioria, sem consciência política, sem sociabilidade e com visão que abrange apenas suas necessidades individuais. Não por egoísmo e sim por viverem isolados e excluídos, inclusive dos seus direitos de viverem com dignidade. Muitos até sem os devidos tratamentos assistenciais que caberia a essa administração. Que, por sua vez, mesmo assim, sem nada de novo, com apenas seus vícios habituais e serviços de rotina ainda vangloria. Resta-nos aguardar os resultados sob o parecer do Tribunal de Contas (Abre os olhos e muito cuidado senhores vereadores. Vejam o que estão aprovando!) e o julgamento do povo na hora do voto para saber que Rei continuaremos a merecer.

Quero parabenizar também, José Maria de Jesus, pelo o artigo “Balneário Dr.Edilson Pontes”.  Me fez viajar pelo passado tão bonito que vivi por ali na adolescência. Eu, particularmente, não acredito que alguma atitude será tomada, por parte do prefeito atual, para sua modernização ou mesmo manutenção. Uma vez que ele mesmo, o prefeito Carlão, permitiu o derrame de dejetos de Rio de Contas na nossa cachoeira. E assim, detonando de vez as possibilidades de renda no turismo daqui e em médio prazo, condenado também a saúde pública e o laser popular. Enfim, será ele o responsável pelo o descrédito político, pela falência da nossa economia futura e por tudo de ruim que acontecer daqui para frente.

Aproveito para enviar meu abraço a Cláudio Marques e lhe dizer que estou na torcida para que ele seja um grande jornalista, um crítico construtivo a trabalho do nosso povo. Uma vez que o desenvolvimento de um lugar seja ele no âmbito social, cultural ou econômico é conseqüência do trabalho do seu povo; paralelo a uma política ética e com objetivos democraticamente definidos e perseverados. Democracia plena e políticos honestos não existirão se o povo não exercer a sua cidadania de fiscalizar, protestando e renovando sempre, sem paixão partidária ou ideologia sem rumo, indefinida e demagógica, os seus executivo e legislativo.

Tenho observado o trabalho que Ilídio o presidente da Câmera vem prestando a nossa cidade. E confesso que me surpreendi com a sua oposição a Carlão em relação aos dejetos na nossa cachoeira. O verdadeiro político é aquele que estar sempre do lado do povo e só apóia o que, de fato, é bom para a coletividade. Bela postura a sua. Parabéns Lídio!

 

JOSÉ  MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

RAIMUNDO MARINHO, gostaria de agradecer pelo artigo sobre nosso cantor Sergio Amador, menino simples e humilde de escola pública e quero parabenizá-lo pelo projeto literário em que trará em seu interior reportagens sobre nossa Livramento querida desconhecida por muitos e que muitas vezes quando sai alguma reportagem na TV é para falar que foram presas pessoas por causa de drogas, sejam elas adultos e até menores. Estamos precisando, de boas noticias, de algo que nos faz sentir felizes, nos dá alegria em dizer que nossa cidade é próspera, com educação de qualidade, todos trabalhando pelo mesmo ideal, gente obediente as leis, trânsito organizado, cidade pacífica, meio ambiente preservado, saúde exemplo para a Bahia e outras coisas mais. Acredito que esse compêndio literário que em breve teremos a oportunidade de conhecer ler e possuir nos revelará muitas coisas até o momento desconhecidas.  Poucos filhos de Livramento tiveram a coragem em defender nossa cidade, ou fizeram alguma coisa para a população carente. Alguns quando chegam ao estrelato renegam sua cidade, esquecem desse torrão, terra seca de pessoas sofridas e exploradas. Muitos vão estudar fora e quando retornam com seus belos diplomas, adquiridos com muito dinheiro, carros bonitos, constroem clinicas luxuosas onde pessoas de pés no chão não entram, só ricos. Lembro da música que diz “tá vendo aquele prédio moço...”. Lojas lindas, escritórios, é o progresso. Grandes empresários da manga, do maracujá, das revendedoras de motos, muitas, em cada esquina há uma. E nosso povo do Benito Gama, da jurema, da rua do areão, da zona rural e dos lugares longínquos e esquecidos. Estradas destruídas pela chuva, estudantes sem transporte escolar, educação do faz de conta. Diz um personagem da TV “quem nos salvará ??? Acredito que estamos sem saída e que devemos esperar apenas por um salvador divino. Precisamos repensar nossos atos, não estamos sozinhos no mundo e cada um de nós precisamos um do outro.

 

Cláudio Marques de Oliveira
claudiomarques.jornalista@hotmail.com

O governador Jacques Wagner mostrou claramente que não precisa dos votos dos eleitores livramentenses. Wagner, além de ignorar a solicitação do prefeito e faltar com respeito ao líder católico da região, D. Armando, deixou os cidadãos livramentenses durante seis meses na esperança de finalmente poder contar com uma faculdade pública, o que iria contribuir em muito para o desenvolvimento da cidade. Esperança que acabou indo por água abaixo e, pior, sem previsão de num futuro próximo ocorrer a tal implantação. O GOVERNADOR ACHA QUE SÓ COM A SUA BREVE PASSAGEM A LIVRAMENTO, O POVO JÁ ESTÁ SATISFEITO. O governo estadual afirma que sua ação ficará restrita à manutenção e melhoria da atual estrutura de ensino superior. O pior que nem isso o governo está fazendo. Durante 6 meses as instituições públicas de ensino superior em todo o estado da Bahia ficarão sem verbas. Com isso, inúmeros projetos vão ficar parados, atrapalhando, portanto, a vida de milhares de alunos e professores. No mês de agosto, eu havia dito, aqui no Mandacaru, que dinheiro para publicidade no governo Wagner é o que não faltava, e não falta mesmo. Segundo o Sistema de Informações Contábeis e Financeiras (Sicof) da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) o Poder Executivo estadual, de janeiro a outubro deste ano, já gastou R$ 61,6 milhões em publicidade, mais do que foi gasto em investimentos em educação (R$50,6 milhões) e segurança pública (R$ 15,9 milhões). Imagine então o próximo ano, época de eleição. A tendência é que esses números dobrem e ultrapassem os 83,9 milhões que foram gastos no governo de Paulo Souto, em 2006, segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Falta menos de um ano para as eleições, e sinceramente não sei em quem votar. Estamos cada vez mais sem opção de escolha.