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Atualizado em 01.09.2010, 19h

Artigo: Livramento no divã

A Cartilha de Maquiavel (Sátira)

Por Zeferino de Paula Lima Neto (*)
(zifaneto@gmail.com)


É mais uma manhã de sol no Centro Educacional Nicolau Maquiavel (CENM), onde ocorrem disciplinas como: Estudo do Clientelismo; História do Caixa Dois, Filosofia do Nepotismo, Introdução à Compra de Vereadores, Técnica da Compra de Votos I e Como Mentir Perante as Câmeras II.

Para quem não sabe, Nicolau Maquiavel foi um dos maiores estrategistas políticos que o mundo já viu, mas hoje em dia sua obra acabou sendo usada, interpretada e adaptada como conveniente a atual política. Para a preparação de prefeitos, vereadores, deputados e senadores que se preocupam e se empenha de uma maneira tão altruísta que acabam inocentemente e displicentemente desviando o dinheiro para o seu próprio bolso com um único propósito: manter o povo mais espiritualizado para não se apegar aos bens materiais. Como também não se pode deixar de mencionar, o empenho para mostrar como é importante a união da família contratando as esposas, os filhos, os cunhados, os primos, cachorro, papagaio e etc. Mostrando com isso a importância da família nos negócios financeiros da sociedade.

No CENM pode se encontrar professores renomados e de grande experiência no assunto, como é o caso do professor Meddel, que ensina a matéria História do Coronelismo na Bahia, que por sinal está prestes a homenagear dois grandes alunos que conseguiram aprender direitinho a cartilha de Maquiavel, que são os alunos Jemerson e Carlinhos. Evidentemente que antes de entregar o certificado do curso foi preciso fazer algumas ressalvas. E por essas e outras que o professor Meddel resolveu fazer isso em sala de aula para que os dois servissem de exemplo para os demais colegas

___Jemerson?!

Perguntou o professor com um tom de orgulho.

___Presente professor Meddel!

Respondeu Jemerson

___Gostaria que você compartilhasse com o restante da classe a sua grande desenvoltura, se baseando na cartilha de Maquiavel.

___Claro professor seria uma grande honra

Respondeu Jemerson se sentindo a verdadeira bala que matou o presidente Kennedy.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬___Bom, confesso que só consegui ficar tantos anos no poder seguindo a grande lição de Maquiavel que diz: “é preferível que o governante seja temido pelo povo do que amado”. Essa frase me caiu como uma luva. Nesses muitos anos comandei como um verdadeiro ditador narcisista cheguei a colocar no logotipo da minha administração o meu símbolo, um pássaro enorme, confesso que achei até um pouco engraçado na época rsrsrsrs. Aqueles que não votassem em mim eu fazia questão de colocar pra fora, e com isso os outros ficavam com medo. Os que eu não conseguia fazer isso eu mandava pra uma área bem longe da cidade.

____Meus parabéns Jemerson, estou vendo que aprendeu direitinho.

Disse o professor

____Mas em relação ao seu vice Gaguinho, você tem alguma coisa a dizer?

Perguntou o professor.

____Sim, tenho, não vou negar.

Respondeu Jemerson com uma cara de quem havia cometido um grande vacilo maquiavélico.

____ Me esqueci do capítulo onde Maquiavel ensina que “é muito comum na política a criatura se voltar contra o criador” e infelizmente Gaguinho acabou me passando a rasteira. Tentei transformá-lo num boneco fantoche, mas não consegui.

Nesse momento, com um sorriso meio sarcástico, Carlinhos se encheu de orgulho por estar levando gaguinho com braço firme e por saber da sua contribuição para que essa rasteira acontecesse.

____Agora pode se sentar Jemerson.

____Obrigado professor

____Agora gostaria de ouvir Carlinhos?!

Disse o professor.

____Sim professor Meddel?

____Gostaria que você falasse um pouco do seu dever de casa

____Claro professor com muito orgulho

____Respondeu Carlinhos.

____Bom, vejamos, eu me apeguei muito à frase de Maquiavel que diz: “poucos vêem o que somos, mas todos vêem o que aparentamos”

____Em que isso te serviu?

Perguntou o professor

____Bem, antes da política eu passo pelo povo sem dar nenhum bom dia, não cumprimento nem os meus vizinhos que votam em mim, mas assim que chega a política eu passo a cumprimentar todo mundo, dessa maneira, como o povo tem memória curta e felizmente é desprovido de educação, para ter uma postura questionadora, eles apenas vêem o que eu aparento ser, um homem educado.

____Esse é meu garoto!

Disse o professor Meddel, desencadeando uma pontinha de ciúmes em Jemerson.

____Agora eu quero ouvir o que deu de errado, em relação à lição que Maquiavel diz: “a base de todo bom governante são bons soldados ao seu lado”.

____Bom, realmente eu pisei na bola nessa tarefa, eu acabei deixando que os grandes empresários da minha campanha recrutassem os meus secretários, e isso acabou queimando o meu filme um pouco.

____Percebo que os dois cometeram alguns erros, mais os acertos acabaram apagando estes deslizes.

Disse o professor, com um leve sorriso de orgulho e continuou dizendo.

____Sinto um grande orgulho por saber que vocês são verdadeiros políticos brasileiros, e que fazem parte do meu circulo de relacionamentos. Meus parabéns, vocês foram um dos melhores alunos que já tive.

Nesse momento a sala foi tomada por uma salva de palmas e vários tapinhas nas costas dos dois brilhantes alunos. Só que, durante os elogios um aluno tentava sair a “francesa”, mais antes de cruzar a porta da sala, foi notado por outro aluno que logo resolveu segui-lo. Quando chegou a porta, percebeu que o colega estava já sentado no pátio do CENM, e chegando mais perto resolveu perguntar ao amigo:___ Porque você resolveu sair da sala dessa maneira, caro colega e vizinho Cagner?

Perguntou o colega Márcio.

____Bom, não sei se você sabe mais eu fiquei hospedado um tempinho no Carandiru, e achei que já conhecia todo tipo de malandragem, mais depois de hoje eu vi que ainda tenho muito que aprender.

Em fim, a lição disso tudo é mostrar que alguns leitores desavisados pegaram a obra de Maquiavel e deturparam completamente, e por conseqüência disso acabaram se transformando em verdadeiras raposas. Mas o verdadeiro Maquiavel diz o seguinte:

“Nenhum indício melhor se pode ter a respeito de um homem do que a companhia que freqüenta: o que tem companheiros decentes e honestos adquire merecidamente, bom nome, porque é impossível que não tenha alguma semelhança com eles”.

“O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta”.

P.S: Qualquer semelhança com os personagens é uma mera coincidência rsrsrs.


(*) Zeferino de Paula Lima Neto é bacharel em psicologia.


Jefferson Reis
jvsreis@ig.com.br

O falecimento do nosso querido "pade Zé" é uma perda irreparável, ele foi um marco para Livramento.


JOSÉ MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

CARISSIMO RAIMUNDO MARINHO, nos dias 2, 3 e 4 de setembro estaremos comemorando 25 anos da criação do Colégio Estadual Edivaldo Machado Boaventura. O tema é o seguinte: “25 ANOS DE HISTÓRIA E AMOR Á EDUCAÇÃO". Se estiver aqui em Livramento gostaria de contar com sua presença.


Josemar Miranda silva
silva-josemar@bol.com.br

Bodas de prata - Olá querido Colégio Edivaldo Machado Boaventura! Parabéns pelos seus 25 anos de existência. Educandário que tive a honra de ser aluno logo no inicio da sua fundação e que tanto marcou a minha trajetória de estudante. Que saudades dos eis mestres! Alguns deles já falecidos como, por exemplo, os lendários, João Piuca (O Piuca), Anfilófio (Seu Nem). Os demais que continuam contribuído para a sociedade Livramentese tais como: Dona Teresinha, Dona Teonilia, Dona Lili, Joelisia (Tia Jó), Bete, Iêda, Senhor Artur Matias e Dr. Lourival Trindade. A esse time de educadores só tenho saudações e agradecimentos.

Só espero dos que fazem parte atualmente tanto o grupo pedagógico, quanto ao administrativo, mas também de todo o alunado, que defendam com amor e dedicação essa escola e continuem dignificando a qualidade desse colégio de 2º grau, formando cidadãos capazes de contribuir e modificar as suas comunidades de acordo com a formação que vocês venham adquirir, principalmente na área de educação, pois para que vocês tenham uma idéia, mais de trinta professores que estão atuando nos colégios estaduais em Livramento foram das primeiras turmas que concluíram o 2º grau nesse colégio. Portanto, cabem a todos vocês a responsabilidade de prosseguir essa historia de sucesso. Valeu! Parabéns a todos os profissionais e colegas de profissão e não esquecendo os ex-alunos que a essa Escola pertence!

Globalização neoliberal e sua ideologia educacional - Lendo o artigo (Muita terra nas mãos de poucos) publicado por esse brilhante jovem estudante de jornalismo Cláudio Marques, só me fez visualizar a globalização e o neoliberalismo defendido especialmente pelo DEM e PSDB em nosso país com relação aos “Sem educação de qualidade”. A globalização tem sido marcada em nossos tempos pelas mega-fusões entre as indústrias e as empresas nos mais variados setores em busca de “sobrevivência”, pois tanto financeiramente e humanamente elas podem e vão desaparecendo de acordo a destruição dos setores públicos frente aos setores privados.

De modo paradoxal “fronteiras” caem diante de um mercado mundial que se expande. Outros se reforçam em busca de proteção contra esse gigante chamado de setor financeiro e privado que ditam as regras ideológicas fazendo com que vários países principalmente os subdesenvolvidos que perdem a autonomia econômica e, junto com ela, sua autonomia política todo isso sob a intervenção dos mecanismos internacionais como FMI e o Banco Mundial, aliado a subserviência de seus governantes.

Ao longo de nossa historia a relação da ideologia com a educação sempre procedeu de forma polemica Tomando o Marxismo como exemplo e conforme Marilena Chauí, “a ideologia é um instrumento de dominação de classe e, com tal, sua origem e a existência da divisão da sociedade em classes contraditórias e em luta”. Sendo assim, a educação e a escola é um espaço social de disputa da hegemonia; é também uma prática social construída a partir das relações sociais e culturais que vão sendo estabelecidas; e a mesma é uma “contra-ideologia”. Com essa visão nós educadores na sociedade, podemos contribuir para manter a opressão imposta pelos neoliberais ou contrapor a ela.

Para os neoliberais a educação deve até ocupar um lugar central na sociedade e por isso precisa ser incentivada. Mas o objetivo principal do mercado financeiro é ampliar o mercado consumidor dos seus produtos, pois eles apostam na educação como geradora de trabalho e consumo, ela pode garantir mais consumidores, além disso, gerar estabilidade política nos países subordinado ao processo educativo aliados ao interesse da reprodução das relações capitalistas.

Para os liberais o importante é que nós educadores defendam a ideologia de que todos não conseguirão “vencer”. O importante então será impregnar na cultura do alunado a visão da competição e aos menos favorecidos consolidar as suas políticas compensatórias capazes de amenizar o descontentamento dos exclusos de um processo educacional de qualidade que sejam capazes de contrapor esse regime ideológico instalado na economia mundial que é gerenciado pelo G8, com supervisão geral dos Americanos.

No Brasil o modelo neoliberal de educação ganhou força nos anos 90 com a nova LDB que estabeleceu mudanças profundas dentro do processo educacional tais como: prioridade no ensino fundamental e médio com a criação do FUNDEF, depois FUNDEB que passou a financiar a educação descentralizando esses recursos; fixou a subdivisão de responsabilidades entre união, estados e municípios; promoveu um aumento considerado no número de alunos matriculados; passou a ofertar diversos cursos técnicos profissionalizantes; ampliou o serviço de transporte, de merenda escolar, aumentou a oferta de livros didáticos aos estudantes. Além disso, tivemos a criação de contas raciais para que alunos oriundos de escolas públicas pudessem fazer o estudo superior.

Do ponto de vista ideológico parece uma receita indispensável para qualquer nação, mas por traz disso estar o jogo sujo da burguesia e dos politiqueiros, pois o mesmo tem os seus filhos estudando no setor privado. Nesse modelo eles estão tentando transferir as suas responsabilidades para os educadores do país que quase sempre são deixados de lado com descasos, pouco reconhecimento financeiro e baixa formação. Precisamos sim, ficar de olhos abertos nessa receita de educação principalmente o ensino técnico, pois ele não pode substituir o direito do aluno fazer o superior completo.

Outro golpe dos neoliberais é o discurso em torno do aumento de alunos matriculados na rede, isso não significa qualidade até porque as instalações físicas e humanas em todo território nacional estão deficientes. Sendo assim, precisamos responder o tempo todo junto ao alunado às seguintes questões: a quem interessa essa educação sem qualidade? Será que eles não querem o comando de todas as instituições publicas do setor de educação uma vez que existem bilhões de reais em jogo?

Portanto, a muito que se perguntar e responder, pois para que haja condições efetivas de construir uma escola transformadora, numa sociedade mutante, é necessária a predisposição de nós educadores também na transformação de nossa ação educativa, pois pratica reflexiva deve deixar de ser um mero discurso em tema de seminário e sim consciência e organização da nossa pratica pedagógica do cotidiano escolar.


JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

ELEIÇÕES 2010 = Não adianta fugir do assunto. A sua escolha vale por quatro anos e se escolher "errado" é muito tempo. Tente conhecer o candidato – como cidadão, como profissional... enfim, como ser humano - e escolha sem interferência de outros. Após as eleições, se eleito, acompanhe seus atos via TV Senado, TV Câmara, internet (e-mail)... Não tenha vergonha ou receio de dizer o que pensa; pois, todo e qualquer político é funcionário público e é você que paga o salário. Reflita, escolha e boa sorte!

ELEIÇÕES 2010 / LIVRAMENTO = O voto de deputado estadual, geralmente, indica uma tendência para a eleição de prefeito; logo, seria interessante o "Mandacaru" fazer uma enquete para termos noção da, atual, situação em Livramento. Vejamos alguns...Marizete Pereira (Dr. Carlos), Nelson Leal (Dr. Emerson), Paulo Magalhães (Dr. Paulo), Marcelino Galo (Dr. Gerardo Júnior); Fabrício (João Cambuí) e José Raimundo (Hugolino).


Gilson Souza
nemdoonibus@hotmail.com

Venho através desse site fazer uma denúncia, sou nêm do ônibus moro em Itanagé município de livramento. vou todos os dias para livramento com dois ônibus e tem vezes até com três, más já não tou mais aguentando correndo atrás de vereador e major para retirar multas de meus ônibus pq tem uns policiais q não conhecem nada e ficam só me multando e anotando placa de meus ônibus como se fossem jogar na milhar do bicho. RAIMUNDO MARINHO, PEÇO SUA AJUDA POIS SE ELES CONTINUAREM ASSIM VOU TER QUE DEIXAR DE IR PRA LIVRAMENTO LEVANDO MEUS PASSAGEIROS TODOS OS DIAS E PEDIR ESMOLAS OU ATÉ MORAR DEBAIXO DE UMA PONTE. MEU FONE 7734092021 OU 99979803 HJ MESMO 31/08/2010 FUI MULTADO DENOVO MAIS TO SENDO PERSEGUIDO POR UM POLICIAL QUE NEM DA NOSSA CIDADE É . PEÇO Q ENTRE EM CONTATO COMIGO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL TODOS DIAS TÔ NA ISMATEC ABRAÇOS! GILSON SOUZA [nêm do ônibus].


JURINEU ALVES CAIRES
jurineucaires@hotmail.com

Olá conterrâneos, estou afastado de nossa cidade há quase 20 anos,com essas devastações que vejo acontecendo em nossa cidade fico cada vez mais desanimado em retornar a morar na rua do fogo,abraços a todos só me resta saudades dos tempos que passaram.


Wesley Weber
wesleywerber@maxxnet.com.br

Caro Raimundo Marinho, será que os eleitores estão acordando? Tenho notado isso pelo baixo número de adesivos colados nos seus carros, os carros que estão usando adesivos de candidatos; são aqueles veículos cujo seus proprietários tem cargo político ou são coagidos a usarem por uma promessa futura. ACORDE ELEITOR!

Leio com muita atenção todos os emails enviados, alguns são interessantes, outros nem tanto. Os emails enviados pelo Sr. Jailson Lima por exemplo tem coisas que não queremos ler ou ouvir, mas na maioria das vezes são verdadeiras. P0LITICAGEM TÕ FORA.