Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 28.06.2011, 13h

Marilton Matias (diretor geral do HMLNS)
mariltomatias@uol.com.br

Caro Raimundo. Bom dia! Nesta semana, durante os festejos de São João em Dom Basílio, um grupo de pessoas, capitaneado pelo Sr. Humberto Queiroz, imprimiu um artigo copiado em seu blog, sob o título de “Serviço foi transferido para clinica aonde o prefeito trabalha” publicado no site http://www.dombasilio.com/?p=645#more-645 e acrescentado ao final, pelo Zé Maria, ex-prefeito, a seguinte frase: Esta é a situação da Saúde em Livramento, cujo Diretor do Hospital é Dr. Marilton que almeja ser prefeito em Dom Basílio. O povo de Dom Basílio tem que ficar de olho aberto com estes tipos de candidatos.

Realizaram muitas cópias e tentaram induzir o futuro eleitor, criticando abertamente o meu nome e a minha administração a frente do hospital municipal de Livramento.

Nota de esclarecimento: A telemedicina foi uma boa aliada neste tempo em que esteve instalada no hospital, mas agente precisa ponderar alguns itens.

1º A estação é com um pacote de especialidade, e o que, principalmente, não viabilizou a sua recontratação foi que a maioria das especialidades oferecidas, tanto os médicos como os pacientes, preferiam o atendimento presencial e não através da estação.

2º O valor oferecido ficou inviável, devido à oferta e procura e o custo e benefício ficou demudado.

3º O sistema já não funcionava bem, inclusive o de cardiologia demorava muito para uma resposta definitiva, e a conversa pelo Skype era dificultada pelo sinal de internet do nosso município.

4º Houvera muitas críticas de colegas ao sistema, quanto à manutenção da estação.

5º Não conseguimos cadastrar a estação junto ao SUS, e com isso ficou impossível ser mantido com recursos próprios.

6º Precisávamos de um aparelho eletrocardiógrafo que se locomovesse nas enfermarias e pronto-socorro para exame de ECG ao leito, pois há pacientes com dificuldade de locomoção.

7º Foi solicitado junto ao Senhor Prefeito, assim que terminou o contrato com a telemedicina, a compra de um aparelho eletrocardiógrafo (ECG) para o hospital, mas lembrar que a estação continuava a funcionar como ECG, apenas não emitia laudos, somente os traçados, mas alguns colegas preferem não interpretar o exame e solicitam o resultado completo. Prontamente, foi aceita pelo Senhor prefeito e inclusive, em casos emergenciais, deixou aberto realização do serviço em outro local, quando o colega estiver em dificuldade com o laudo.

8º O SERVIÇO DE TELEMEDICINA NÃO FOI TRANFERIDO PARA NENHUMA CLINICA PARTICULAR. NA CLINICA MÉDICA SÃO LUCAS HÁ UM SERVIÇO DE ECG COM LAUDO.

Agora sobre Tio Dedé, você cometeu várias imprecisões a serem citados:

1º Tio Dedé foi atendido no Hospital Municipal de Livramento, por Dr. Gilton Cambuí, e realizado todo o protocolo para infarto agudo do miocárdio com competência e precisão, inclusive oferecendo toda assistência cabível, sob o olhar e aconselhamento de cinco médicos (Eu, Dr. Carlos, Dr. Salvador Augusto, Dr. Aurino, Dr. Gilliardes (plantonista do SAMU)) que o acompanharam em sua conduta e tentativa para a transferência, inclusive nas manobras de RESSUCITAÇÃO DA PCR.

2º a equipe do SAMU, foi prontamente acionada, com toda a estrutura e preparo para ajudar na tentativa de salvar a vida de Tio Dedé.

3º Não faltou nenhum equipamento para um hospital de pequena e média complexidade como o nosso é pactuado. O primeiro ECG da estação deu normal, como ECG é um exame de baixa especificidade e alta sensibilidade positiva para infarto, foi repetido na clinica e solicitado enzimas cardíacas, específicas, que deram positivas.

4º Todo o atendimento do hospital foi desviado para o posto de saúde, próximo ao nosocômio. Só para ilustrar, atendemos em média 80 pessoas em uma manhã, e só atendemos 04.

5º Foram realizados 35 telefonemas (hospitais, cardiologistas e UTI no ar, até o governador, o prefeito de Salvador João Henrique e o senador João Durval, como alguns colegas médicos, sócios de Tio Dedé) e passamos 08 fax para todos os hospitais da região, particular e do SUS, e não houvera resposta positiva. Só para esclarecer, o novo código de ética médica, não permite a transferência de “empurro terapia”, só pode transferir de médico para médico, com o colega prontamente aceitando, como também o SAMU só libera a equipe para locomoção, com vaga aceita e não de qualquer forma.

6º o Infarto sofrido por Tio Dedé, foi muito grave, levando a complicações de falência cardíaca com Edema de Pulmão e Tamponamento cardíaco, na opinião de todos os médicos que o acompanharam, ele só teria uma chance, se ocorresse nas imediações do INCOR EM SÃO PAULO.

7º Completamente diferente do de Carlão, o alcaide entrou andando na ambulância do SAMU, foi prontamente aceito pelo hospital Samu em Vitória da Conquista e com sorte, conseguindo também, vaga para UTI no ar, quase 05 horas depois do ocorrido.

8º Obtivemos dificuldades em comunicar os familiares, mas assim que se fizeram presentes, nos acompanharam e puderam refletir sobre a nossa luta.

9º Quando ainda lúcido, o Tio Dedé agradecia a todos os presentes, sensibilizado com a luta da equipe.

Raimundo, os funcionários do hospital que acompanharam o caso de Tio Dedé, ficaram estarrecidos com as acusações, inclusive na formação de sua opinião, na qual publicou com pouco embasamento, até mesmo com as declarações maliciosas e fantasiosas do amigo Paulo Marques, como também do aproveitamento eleitoreiro de Zé Maria do Blog e Sr. Humberto em Dom Basílio.

Nota do Editor:

Sobre o acréscimo à matéria do O Mandacaru, feito pelo site http://www.dombasilio.com/?p=645#more-645, enviamos o seguinte comentário ao portal: Sr. Editor, Solicito que seja feito o devido esclarecimento, em relação à matéria acima, dizendo aos leitores que o trecho "Esta é a situação da Saúde em Livramento, cujo Diretor do Hospital é Dr. Marilton que almeja ser prefeito em Dom Basílio. O povo de Dom Basílio tem que ficar de olho aberto com estes tipos de candidatos" nunca fez parte do texto original, publicado por nós, em "O Mandacaru". Ou seja, vocês, fizeram acréscimo indevido em nosso texto, induzindo o leitor a nos fazer julgamento distorcido, o que considero desrespeitoso e antiético. No aguardo da correção, agradeço, antecipadamente. RAIMUNDO MARINHO DOS SANTOS, Jornalista.
(a mensagem foi prontamente publicada pelo blog)

No tocante às Telemedicina, a nosso ver, faltou serem dados os esclarecimentos do diretor no momento em que o serviço foi desativado. A execução de parte do serviço pela clínica onde o prefeito trabalha também não é eticamente aceitável.

Quanto à morte de Tio Dedé, podemos até dizer, como nos induz a pensar a enfermeira Socorro, que havia chegado o dia dele. Todavia, não há como esconder que faltaram os recursos necessários ao atendimento adequado. A ausência de uma UTI e de um cardiologista é apenas um dos exemplos da grave precariedade existente. É muito estranho que, com tanta gente envolvida nas providências, não se tenha obtido êxito. Sinal de que o quadro da nossa saúde é mais grave do que se imagina.

Ainda sobre a matéria referindo-se ao falecimento do Tio Dedé, discordamos de que tenhamos cometido "várias imprecisões", como cita o diretor. Os detalhes agora revelados não nos foram passados, quando o ouvimos pelo telefone. Tudo que disse, à época, foi, em resumo, divulgado.


Jéssica dos Santos
mperruds@hotmail.com

Olá, eu gostaria de fazer uma pergunta: por que não postou as fotos da apresentação da quadrilha apresentada pelo PRO JOVEM ADOLESCENTE? Foi uma apresentação muito bonita. Muitas pessoas aplaudiram, foi um espetáculo, foi um show e o nosso querido professor Paulo Souza, professor de dança e coreografo da banda MAGNATAS que já se apresentou varias vezes em Livramento. Sou aluna e [me] apresentei na quadrilha, fiquei muito feliz e agradecida pelo carinho do publico, adorei ter apresentado e ter apresentado uma coisa diferente. A quadrilha foi composta por três coreografias, sendo uma com a musica “olhinhos de fogueira”, de mastruz com leite, e massa de mandioca (MARIA TÁ PENERANDO) mastruz com leite, e por fim a coreografia da banda Limão com Mel máquina do tempo, onde teve passos artísticos, foi um espetáculo. Fico triste por não ter comentado no site sobre esse assunto tão importante que o pro jovem realizou, foram tantos dias de trabalho ensaiando cedo tarde, foi cansativo mais valeu a pena, o publico gostou, foi importante para mim eu gostei muito. Obrigada por dar esse espaço para agente comentar e discutir e etc.

Nota: O Mandacaru não teve conhecimento do evento, nem recebeu fotos a respeito.

 

Atualizado em 25.06.2011, 13h

Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

MALANDRAGEM TUPININQUIM - Quando estudava na Escola de Aviação Civil no Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, tive um sem número de experiências de vida, pois morava no bairro da Lapa, onde reinava a nata da malandragem carioca. Naqueles tempos havia conseguido um trabalho que consistia em tirar a folga do porteiro, seu Zé, um tremendo malandro carioca que folgava aos domingos. A Casa do Estudante Universitário como toda instituição tinha suas normas de convivência e eram obedecidas dentro das possibilidades. Uma delas consistia na proibição do consumo de bebida alcoólica dentro das suas dependências o que desagradava gregos e troianos. Mas, mesmo assim, muitas vezes era possível entrar com uma garrafinha de pitu para aquecer as noites frias cariocas. A turma se cotizava para adquirir uma quentinha e como eu não tinha como contribuir, minha participação era comprar e introduzir a garrafa no nosso apartamento. E era uma aventura maravilhosa, pois tinha que convencer seu Manoel da birosca a vender a garrafa de pinga para devolver o casco após o consumo, pois nem casco nós tínhamos. Era gozado porque entrava com a garrafa sob a camisa e quando seu Zé percebia ficava me puxando e lembrando de que era proibido. Ele falando e eu entrando. Quando ele via que não tinha jeito, bradava de alto e bom som: guarda a minha, viu! E assim era a forma que encontrávamos para amenizar as amarguras da vida. Essa era uma época romântica da boemia e da malandragem que consistia em gozar a vida em toda sua intensidade. É lembrada com saudade.

Hoje a malandragem tomou a forma triste de engabelar os outros. De enganar, de sacanear, de roubar, de levar vantagem sobre os menos avisados, de enrolar o homem do campo, enfim, de colocar em prática tudo aquilo que não presta. Segundo o grande compositor Chico Buarque, que é autor de uma peça teatral chamada “Ópera do Malandro” o antigo malandro não existe mais. Foi substituído por alguns senadores, alguns deputados federais, alguns deputados estaduais alguns vereadores e alguns prefeitos, sem falar em algum presidente de república que hoje se locupletam por atrás da boa fé e da esperança do povo brasileiro. E já está passando da hora de começarmos a mudar esse quadro. A DEMOCRACIA existe para ser exercida em nome do povo e em beneficio do povo de uma forma geral. Sem a exclusão de nenhum segmento da sociedade. E não em benefício de uma corja que aí está para se dar bem em nome desse povo sofrido e explorado no que mais de puro existe no ser o humano: a sua consciência. Vamos acordar. Não para nós, mas, pelos nossos filhos.


Secretaria de Saúde Paramirim
secsaudeparamirim@hotmail.com

Estamos enviando, em anexo, detalhes da premiação do nosso secretário de saúde, ficaremos felizes em ver esta matéria publicada neste dinâmico site. Abraço, Iverlando Martins Leão - Assessoria de Comunicação.

SECRETÁRIO DE SAÚDE DE PARAMIRIM ESTA ENTRE OS 100 MELHORES DO BRASIL

O secretário municipal da Saúde, José Arlindo Barbosa Santos foi homenageado no dia 14 de junho, em Florianópolis (SC), com prêmio “Qualidade e Excelência na Saúde Pública”, por figurar entre os 100 melhores secretários municipais de Saúde do Brasil. A homenagem aconteceu no Encontro Nacional de Secretários da Saúde, promovido pela Obregon Congressos e Feiras.

O resultado da seleção teve como premissa os impactos positivos na melhoria da assistência à saúde no município onde atua, para tanto foi realizada numa minuciosa pesquisa nos sites do governo de cada Estado e ministérios, seguida de análise sobre o bom uso da verba pública aplicada nos projetos e principalmente pela excelente administração exercida pelo município no sistema de saúde local.

José Arlindo é engenheiro agrônomo pós-graduado em administração hospitalar, exerceu o cargo de secretário de saúde em outros mandatos, presidiu a APAE de Paramirim e os conselhos de saúde, assistência social e PRONAF, destaca como melhorias a implantação de mais 05 equipes de saúde da família, 04 equipes de saúde bucal, 01 NASF, CAF, municipalização da saúde (comando único), reestruturação das UBS, aprimoramento da atenção básica, ampliação do atendimento aos municípios vizinhos, SAMU 192, cumprimento de metas pactuadas, aplicação correta dos recursos públicos e humanização no atendimento a população, dentre outras ações que trouxeram melhoria de vida da população.

“A premiação é fruto de um trabalho em equipe inspirado na visão empreendedora do prefeito Drº Júlio Bernardo” – disse o secretário.

Sebastião Silva Santos
sebastiaosilvasantos@yahoo.com.br

Fico muito feliz em poder esta vendo todas estas reportagens de minha cidade natal. Moro em volta redonda RJ, desde 1974 ano que e que saí, e ate hoje não foi possível regressar ai. Gostaria muito se possível! Que vocês publicasse fotos da IGREJA ASSEMBLEIA DEUS perto do hospital, não lembro o nome da rua, sei que é a rua principal de ida para rio de contas, e também da ESCOLA POLIVALENTE onde fui um dos primeiro aluno. Grande abraço.


Catarina Ioca
catarina.ioca@gmail.com

Olá conterrâneo jornalista RAIMUNDO MARINHO. Estou abrindo o blog do mandacaru e vendo as fotos das festas juninas ahi da Rua do Areão e fico com muitas saudades dos tempos que eu morava ahi e comemorava os festejos deste evento. Parabenizo vc por ter este carinho de postar as fotos desta festa a qual faz parte da nossa tradição e esperamos nunca acabar. Deixo meus cumprimentos pela sua delicadeza com nossa cidade Abraços e vou ficar vendo os festejos até o final.


JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

TOLERÂNCIA ZERO... Toda época de festa, junho e dezembro, alguns livramentenses e residentes em Salvador, você precisa ver o bairro que mora, chegam na maior mitidez do mundo e, alguns, reclamam de tudo...da ladeira, da internet, do celular, do preço do remédio (lá é mais barato e não comprou lá?) e, outros, chegam ao absurdo de reclamar da feira dizendo que falta atum, ameixas e ostras...Caros "livramentenses", respeitem suas origens ou não venham mais nos estressar, certo? BOA VIAGEM!

DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS... O trânsito, em Livramento, está terrível e para piorar a PM parou de realizar a blitz regular e constante. Outro problema é que diversos "filhinhos de papai" andam por aí, embriagados e/ou drogados, fazendo o que querem e o que bem entendem. Quando é um trabalhador ou um cidadão humilde, mas do bem, o tratamento é outro e, muitas vezes, agressivo e até humilhante. É uma questão de LEI, somente isto; OU É DE PODER POLÍTICO/FINANCEIRO?


José Maria e Silva
juze.maria@yahoo.com.br

Gostaria de comentar algo sobre o email de Socorro (Birreu). Parabenizo a Socorro e estou solidário a todos vocês funcionários do Hospital de Livramento. Socorro, a sua resposta foi educada, sábia e verdadeira. Os que criticam são obrigados a fazer melhor. Quem faz algo pelo seu próximo não tem tempo para criticar.



Atualizado em 18.06.2011, 18h

Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

QUE SE PASSA... - Às vezes algumas pessoas querem transportar o mundo para dentro de suas casas sem levar em conta que as leis que o regem são naturais e dinâmicas e que não podemos mudá-las ao bel prazer sob pena de pagarmos caro por tal ousadia. As pessoas muitas vezes não entendem o porquê da necessidade de se ter uma formação universitária. Não absorvem o porquê de esquentar cadeiras em sala de aula para obter conhecimentos que as levem ao desenvolvimento do ego e do sentimento, de que está dentro de um contexto que de uma forma ou de outra as levarão ao ápice do convívio humano sem ser um deus. Aí é que reza a diferença entre o ser bruto e o ser dotado de bom senso. A pessoa achar que o mundo gira em torno dela. Que sem ela tudo para nada funciona. O sentido de equipe vai por água abaixo e a administração vai para o brejo. É o que vemos em muitos lugares, em muitas residências, em muitas escolas, em muitos hospitais e em muitos centros administrativos. Qualquer auxiliar administrativo tem que ter personalidade. O gestor pode até impor o seu estilo, mas o seu desenvolvimento tem que ser daquele que foi escolhido para auxiliá-lo. O acumulo de funções é que determina o insucesso de uma administração. E o pior é que muitas vezes o gestor público não gosta do seu município. E não é preciso muito esforço para se verificar isso. Eu mesmo conheço um em que o cara demonstra claramente seu desprezo pelo seu povo, pela educação, pela saúde, pela segurança, etc. etc... Inclusive, para ser mais incisivo, não gosta nem dos que lhe rodeiam. E nem dele mesmo.


Claudia Adriana Bernardo Silviano
claudia_salviano@hotmail.com

Senhor Raimundo, muito prazer. Vc não tem noção da felicidade que estou de poder encontrar comunicação com a cidade de Livramento.Minha mãe nasceu e viveu ai até os 6anos de idade, pois foi trazida para o estado de São Paulo onde vive até hoje. Não conhecemos a família de minha mãe só sabemos que seu avô era Francisco Mandú e sua avó Jovina, sua mãe chamava Joana, seu pai Simpríciano havia falecido quando ela tinha 2anos. Mamãe foi criada roubada pelos seus padrinhos Armindo Vilarino e Rita Maria de Oliveira.Minha mãe chama Maria e era chamada por tds de Marica e nunca soubemos o seu verdadeiro sobrenome.Ela tinha os irmãos:Anieta,Leózinha e Zezinho seu irmão caçula. Seus tios paternos eram: Belarmino, Rita, Quirino, Isabel, Maria e Durvalina. Sua mãe tinha casado de novo com um homem de nome Chaguinha e moravam no vilarejo de roçado ai em Livramento.Raimundo estou contando a história da nossa família,porque preciso da sua ajuda para encontrar alguém que saiba dessa história toda.Talvez eu encontre algum parente ainda vivo. Ajude-me por FAVOR! Fico olhando as fotos da cidade e imaginando que alguém pode ser meu parente nem que for de terceiro ou quarto grau de parentesco. Vc é a esperança que tenho em continuar com a procura.Obrigada por ler meu email.E aguardo uma resposta!!! Abraço... Cláudia


Antonio Costa Aguiar
costaaguiar2011@hotmail.com

Pobre Sertão- O sertão de Livramento já viveu tempos melhores. Assalto à mão armada subtraindo moto de trabalhadores ou invasão, às vezes violenta, em residências vem acontecendo com certa frequência ultimamente. Nem sempre foi assim. Poluição e desmatamento também caminham em passos cada vez mais largos. Além das fumaças provenientes de cerâmicas que são causas de desmatamentos sem controle, temos ainda que respirar pesticidas fedorentos que são espalhados nas lavouras de maracujá, manga etc. Monte de lixo contendo embalagens de produtos industrializados também não é difícil encontrar neste, ainda lindo, sertãozinho. Como vê, o progresso tem dois efeitos distintos: pessoas melhoram de vida, mas o meio ambiente é degradado, pelo menos, nesses dois aspectos. Concorda caro Raimundo?


Antonio Rocha
j.imagem@bol.com.br

Foi um prazer descobrir na rede um site de conteúdo tão completo. Parabéns.


JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

CURIOSIDADE... O que aconteceu com o MANDACARU que existia defronte ao Banco do Brasil?


RICARDO REIS
ricardoreisrc1@hotmail.com

O PT DE RIO DE CONTAS CONVIDA TODA POPULAÇÃO, PARA UMA RODA DE CONVERSAS COM O EX. MINISTRO WALDIR PIRES, À SER REALIZADA NO DIA 23-06-11[QUINTA-FEIRA] ÀS 19 h, NO SALÃO PAROQUIAL. DESDE JÁ CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS.


Jair do Carmo Silva
jayr_scorpions_bombata@hotmail.com

Fiquei muito decepcionado no último dia 12, domingo no passa quatro, quando no momento de diversão, surgiu em meio ao público, policiais desfilando com armas pesadas, quando lá só transitavam pessoas de bem, como crianças, jovens e adultos, e lá não estava nem um bandido que eu saiba. Ai me pergunto e pergunto a vocês leitores: Precisamos passar a esses ridículos? Será que estaríamos em um campo de concentração Nazista ou em uma favela da Rocinha do Rio de Janeiro? Enquanto os bandidos estão soltos nas ruas, entrando nas casas, nas lojas, nada fazem a Lei e nada acontece contra eles. O negócio mesmo é agir com as próprias mãos, porque se esperar por justiça, você se submete a perder até a sua vida. Obrigado Raimundo Marinho, por me dar mais um espaço para minhas críticas construtivas.


Jadher Assunção
reikjavik_28@hotmail.com

Caro Raimundo Marinho, desde já, agradeço pelo espaço a mim concedido para expressar a minha indignação a respeito do descaso político e social em relação à tradicional festa de São João. Gostei muito, ao fazer um balanço parcial, das críticas e da receptividade que o texto tem recebido. Espero, de óbvio, que haja mais manifestações quanto ao artigo, a fim de negar aquela afirmação que ele traz como título e defesa central (quem leu, sabe do que se trata). Por fim, venho comunicar que fiquei muito feliz com um texto do cantor e compositor pernambucano Alceu Valença, publicado no seu site, cujas afirmações trazem consigo a mais pura verdade ao afirmar justamente o que eu disse aqui, n'O Mandacaru: estão tentando assassinar o festejo do São João. De leitura mais agradável e sintética, Alceu Valença explica o que está por detrás dessa subversão às comemorações juninas; por isso, indico a todos a leitura, que é extremamente construtiva e esclarecedora, além de invocar nomes do quilate de Chico César (atual secretário da Cultura do governo da Paraíba) e Luiz Gonzaga.

Eis o endereço eletrônico: http://www.alceuvalenca.com.br/pagina/?CodPagina=107.

Mais uma vez, muito obrigado pelo espaço. "Indignai-vos", a respeito da tentativa de acabarem com o São João!


Gilberto Brito
brito-gilberto@uol.com.br

ABC DA CAATINGA

Gilberto Brito

Amo a brava caatinga

Bendito é o seu torrão

Conheço suas entranhas

Defendo a sua canção

Eleita bioma imortal

Feita com garra e fervor

Garante vida normal

Honra o Pai criador

Igual no mundo não há

Juntar tantos só ela

Linda mais que o luar

Mãe, doçura mais bela

Nativo dela me orgulho

Ontem, hoje e amanhã

Protesto sujá-la com lixo e entulho

Quero vê-la bem sã

Rogo a Deus todo dia

Sempre o seu proteger

Tratando da sua magia

Universo de luz e saber

Viva a amada caatinga

Xará ela não tem

Zelemos dela, rainha do bem


Atualizado em 10.06.2011, 11h

Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

FAZ DE CONTA - O que caracteriza um país, um estado ou um município como atrasado, não existe mais nenhuma dúvida que é o seu baixo nível educacional. Para tanto e comprovadamente, é que as pessoas de um nível mais ou menos elevado de uma determinada comunidade deslocam seus filhos para as capitais ou cidades mais desenvolvidas para que os mesmos tenham condições de um ensino mais eficiente para que possam acompanhar o processo evolutivo educacional.

Hoje, no nosso país os valores se inverteram de tal forma que o Ministério de Educação adotou um livro que dentre outras coisas ensina a falar errado. Não satisfeito, comprou um montão de livros didáticos com erros crassos de português e matemática, que se fosse num país serio o ministro já teria sido exonerado. O Brasil hoje, com o aparelhamento das instituições públicas, usa a prática de blindar os ministros que agem de uma forma errada, ficando de fora apenas aqueles que são denunciados pela imprensa, chegando dessa forma ao conhecimento público. Daí a exoneração do ministro Palocci que até o fim com a maior cara de pau negou que usou de tráfico de influência para ganhar dinheiro.

No meu entender estamos pagando muito caro para manter essa nossa democracia. Poderia ser um custo mais razoável, uma vez que é a melhor forma de governo que existe no mundo. No entanto, muitos membros desse governo que aí está ainda festejam os regimes de governos como o de Cuba, Venezuela, Iran, dentre outros, na esperança de nos levar naquela direção. Ledo engano. O Brasil nunca teve tendência para a esquerda. Nunca. Até porque está provado que são países cujos estados vão bem, mas o povo vai de mal a pior. Aqui pelo menos temos a convicção de que se a roubalheira fosse menor as condições de moradia, de educação, saúde e segurança seriam bem melhores.

O problema é que a enganação é a maior seqüela que existe para com o homem humilde do campo. Alguns políticos aproveitando se da boa fé e da ingenuidade do trabalhador rural o levam na conversa, prometendo coisas que não pode cumprir para depois decepcioná-los. Por exemplo: se essa prática do Palocci fosse correta ele não teria constrangimento algum em citar com quem ele teve transação comercial. Se não apresentou é porque foi de origem escusa. Não é preciso ser só honesto.

É preciso também parecer ser. Uma administração que não é transparente em toda sua totalidade não está agindo de forma decente com sua comunidade. Por isso lhes digo que dinheiro existe, a forma como é direcionada é que faz com que não sobre dinheiro para realizar coisa alguma. Aí quem padece é o povo. Sempre o povo que não aprende nunca. Mas um dia ele vai aprender. E quando isso acontecer ninguém vai conseguir segurá-lo.


Maria Aparecida S. Ferreira
mariaferreirasantos@bol.com.br

Adorei poder ter notícia da minha cidade natal, é muito bom entrar no mandacarudaserra e ficar por dentro das novidades que acontecem em livramento q tanto amo! parabéns! pelo site...


Gilberto Brito
brito-gilberto@uol.com.br

Correspondência que fiz ao Globo Rural, solicitando uma reportagem acerca de Barragem Subterrânea, para que o sertanejo aprenda como fazer tão importante e simples instrumento de combate aos efeitos da seca - PROGRAMA GLOBO RURAL:

Da caatinga sou nativo

Penso nela todo dia

Habito canto adotivo

Ela prá mim é magia.

Sua gente é sertaneja

Povo igual não existe

Enfrenta a dura peleja

E com bravura resiste.

Trabalha em gleba de terras

Mesmo que seja um quintal

E aprimora saberes de eras

Assistindo ao globo rural.

Programa melhor do país

Que igual no mundo não há

Faz nossa manhã feliz

É só a TV ligar.

Mostra o verde dos campos

Sinfonia das passaradas

Cordéis e belos cânticos

Aboios e vaquejadas.

Grandioso no instruir

Mestre no educar

Por isso vou pedir

Algo a nos ensinar.

 

Falam ser numa baixada

De água nunca salgada

Com trator ou com enxada

E lona plástica a vedar.

 

Começa a cava numa margem

Até a outra alcançar

Forra com lona a drenagem

Prá água nunca vazar.

O nome é subterrânea

Barragem do chão prá baixo

Que faz subir espontânea

Água em seco riacho.

Se o ensino acontecer

Os sertanejos irão gostar

Pois sem risco de perder

Todos vão plantar.

Jamais buscarão São Paulo

Na dura conquista do pão

Felizes com os seus na terra

Mais forte será o sertão.

Assino Gilberto Brito

E prá você já escrevi

Gerando belo capítulo

Na história do nobre Ivaci.

Que fez uma reportagem

De grande consagração

Hoje real a barragem

Sonhada do Zabumbão.

Em Paramirim fincada

Qual pedra diamantina

Terra da Bahia encantada

 

Atualizado em 06.06.2011, 18h

PADRE MÁRIO
marioombom@hotmail.com

Prezado Senhor Raimundo, muito prazer. Sou o Padre Mário, de Dom Basílio. Todos os dias eu leio o seu blog. Parabéns pela sua atuação como crítico e comunicador. Peço, se for possível, divulgar A FESTA DE SÃO JOÃO DE DOM BASILIO, conforme consta no texto a seguir:

FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA 2011 – DOM BASILIO – BAHIA - O Padre Mário de Oliveira Martins, juntamente com toda a comissão da festa de São João Batista, servem-se do presente para convidar a todos os amigos para participarem do referido evento religioso que tem a finalidade de animar a fé, a esperança, o amor, além de refletir sobre a importância, o valor e o sentido da vivência do batismo na Igreja e no mundo. Venham participar conosco! Vocês também são responsáveis!

REALIZAÇÃO: PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BATISTA.
TEMA GERAL: CONSTRUIR A LIBERDADE DA FÉ ATRAVÉS DO BATISMO – VIDA NOVA EM CRISTO

PROGRAMAÇÃO:

15/06 – 1ª NOITE – SUB-TEMA: BATISMO - VIDA NOVA EM JESUS CRISTO

16/06 – 2ª NOITE – SUB-TEMA: POR QUE BATIZAR CRIANÇAS?

17/06 – 3ª NOITE – SUB-TEMA: "COM O SINAL DA CRUZ ACOLHEMOS ESTA CRIANÇA NA COMUNIDADE CRISTÃ: O RITO DE ACOLHIDA À VIDA"

18/06 – 4ª NOITE - SUB-TEMA: A PALAVRA DE DEUS NA VIDA DO BATIZADO

19/06 – 5ª NOITE - SUB-TEMA: EU CREIO – NÓS CREMOS: A PROFISSÃO DE FÉ

20/06 – 6ª NOITE - SUB-TEMA: RENOVAR AS PROMESSAS DO BATISMO: O QUE SIGNIFICA?

21/06 – 7ª NOITE - SUB-TEMA: EU TE BATIZO EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO
SANTO

22/06 – 8ª NOITE - SUB-TEMA: UNGIDO PARA SER COMO CRISTO, O UNGIDO DE DEUS

23/06 – 9ª NOITE - SUB-TEMA: RECEBA A VESTE BRANCA, SINAL DA NOVA DIGNIDADE: A VOCAÇÃO DO CRISTÃO

PROGRAMAÇÃO GERAL:

15/06 - ÀS 17H – GRANDE PASSEATA DA "ENTRADA DA FESTA", COM CARROS ALEGÓRICOS, CARRO DE SOM, BUMBA-MEU-BOI, CARETAS E BÊNÇÃO DOS CARROS E MOTOS.

15 A 24/06 - TODOS OS DIAS, ÀS 5H DA MANHÃ, O REIS DE SÃO JOÃO E CAFÉ DA MANHÃ PARTILHADO

15 A 23/06 - NOVENA, ÀS 19h30 - TODOS OS DIAS COMIDAS TÍPICAS NO BARRACÃO DA IGREJA, APÓS A NOVENA, BATIZADOS DIAS 19 (ÀS 9 H DA MANHÃ) E DIA 24, 13H

DIA 18/06 - APÓS A NOVENA, GRANDE LEILÃO

DIA 24/06 - 9H: MISSA SOLENE, 13H: BATIZADOS, 14H: GRANDE BINGO (5 PRÊMIOS: 1 GARROTE, 1 TV 20 POLEGADAS, 1 BICICLETA, 1 VENTILADOR, 1 CARNEIRO), 15H: PROCISSÃO

PARTICIPEM! FAÇAM SUAS DOAÇÕES! A IGREJA E A FESTA SÃO SUAS TAMBÉM!

Quem fizer doação por depósito, por favor confirmar, através do telefone 77-3448-2143 (Secretaria Paroquial) – Agência 4186-6, Conta Corrente 7.426-8, Banco do Brasil. Titular: Paróquia de São João Batista. Muito obrigado. Jesus te ama e te dará a recompensa!

 

IVANILDO MEIRA NASCIMENTO (NENEN DE BINA)
ivanildo.meira@ibest.com.br

QUE O POVO DE LIVRAMENTO, INCLUSIVE GESTOR, EX GESTOR E DEMAIS, TENHAM VERGONHA NA FACE, (ISSO MESMO, FACE OU ROSTO), POIS QUEM TEM CARA É CAVALO, ÉGUA E DEMAIS ANIMAIS IRRACIONAIS. NÃO DEÊM MAIS OUSADIA DE APOIAR ESSES CANALHAS QUE EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO VÃO SE RASTEJAR À PROCURA DE VOTOS DOS SOFRIDOS SERTANEJOS. CARO NELSON LEAL, AMIGO DE INFÂNCIA, POR QUE ABANDONA AQUELA QUE SEMPRE FOI SUA CIDADE AMADA? ASSIM VOCÊ ME FALAVA QUANDO CRIANÇA ÉRAMOS. LEMBRE-SE, SEMPRE BATIAMOS PAPO NA FRENTE DA CASA EM QUE EU MORAVA NA MESMA RUA DA MINHA SAUDOSA PROFESSORA DE EMC (EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA) SUA AVÒ PROFª SRª DE FINO TRATO ANGELITA LEAL. PESSOA DE DIGNIDADE ILIBADA. FALTA O POVO ESCURRACHAR ESSES EXPLORADORES DE SOFREDORES COM PROMESSAS, QUE NEM A DIGNIDADE DE COMPARECEREM A UM CONVITE PARA MELHORAR SUAS VIDAS (DO POVO) TEM. POIS AS SUAS JÁ ESTÃO DE VENTO EM POMPA. ACORDA LIVRAMENTENSES, SE O FILHO DA TERRA, QUE EU SAIBA! NADA FAZ POR ELA, SERÁ QUE OS ESTRANHOS IRÃO FAZER? COMO O VOTO É OBRIGATÓRIO, VOTEM SOMENTE NO SEU CANDIDATO PARA PREFEITO, E VEREADOR. E SE QUISEREM, NÃO VOTEM EM NINGUÉM. QUE VOLTEMOS AO CORONELISMO, E O GOVERNADOR DO ESTADO NOMEIE UM MANDATÁRIO COMO NA ÉPOCA DAS PROVÍNCIAS. A NEGATIVA DESSSES DEPUTADOS EM PARTICIPAREM EM ALGO COM TAMANHA IMPORTÂNCIA, DIZ A SIGNIFICÂNCIA QUE NOSSA TERRA TEM PARA ELES. SE FOSSE PARA RECEBEREM PROPINAS, ESTARIAM AÍ COM CERTEZA. COMO É PARA MELHORAR A VIDA DO POVO, NAAAAAADA. ACORDEM CONTERRÂNEOS. ABRAÇOS À TODOS, SENDO QUE DE POUCOS ME RECORDO.

 

Winston Dellano de Castro
winston_dellano@hotmail.com

Eu concordo em número, gênero e grau com Jadher Assunção. Em 2009 eu passei o São João em Livramento e foi decepcionante, a maior atração da região era um show de Daniel. Tenham a santa paciência, o que um cantor paulista de pop brega romântico tem a ver com o São João? Graças a Deus, nos últimos anos tive a oportunidade de passar o São João em Caruaru-PE, Garanhuns-PE e São Luis-Maranhão. Nesses locais as festas estão intocáveis, em Caruaru foram 20 palcos com bandas locais de forró pé-de-serra; em São Luis o boi bumbá, autenticas representações da cultura nordestina. Um povo animado, uma festa bonita, só sotaque nordestino, nada dessas más influências do country paulista. É isso, salvo raríssimas exceções o "O povo baiano é um povo que não se respeita". Pergunte a um pernambucano ou a um maranhense o que eles acham de uma festa de São João com Daniel como atração e prepare-se para uma resposta mal educada!

 

Antonio Luiz C. Tanajura
antonio.tanajura@bol.com.br

Caro amigo Dr. Raimundo: Tenho acompanhado as notícias de Livramento, através desse canal eletrônico maravilhoso "O Mandacaru", por ter minhas raízes aí, mas tenho ficado bastante triste com as mazelas que tem acontecido nessa região: tais como: saúde (precária), educação, segurança, serviço de esgoto etc. Estou amadurecendo a idéia de retornar à Paramirim, em 2013, após 30 anos que resido em SSA, mas, ao mesmo tempo, imagino como será a minha vida aí com toda essa falta de infra-estrutura? Estou vendo que a sociedade tem reclamado por uma faculdade em Livramento, mas não deveria primeiro rever essas questões de saúde, segurança etc. Grande abraço!

 

ROBERTO DO AMARAL MODESTO
robertobide@yahoo.com.br

Caro Marinho. Gostar da comunidade livramentense não quer dizer que sejamos contra a administração ou contra alguém. Quer dizer que queremos ver nosso município a todo vapor diante do cenário estadual, nacional e mundial. Não é muito. As portas de entrada de qualquer cidade são a rodoviária, o porto e o aeroporto. No nosso caso particular, a rodoviária e o aeroporto. A nossa rodoviária em termos de estrutura não é das piores, porém falta o trato com as condições de conforto e bem estar dos passageiros que por ali circulam. Os lugares que se destinam ao estacionamento dos ônibus são ocupados por um amontoado de carros particulares demonstrando a falta de civilidade dos seus ocupantes, bem como a falta de asseio nos gabinetes sanitários. O aeroporto, nem se fala. Não tem a menor condição de segurança operacional. O imóvel a que se destina a estação de passageiros é ocupado por família sem teto, um horror. A ponte do DNOCS está deteriorada necessitando de reforma urgente pois seu aspecto é degradante. Causa uma péssima impressão. E o pior é que tudo isso já foi comentado com as pessoas envolvidas no trato com a coisa pública sem nenhum resultado. Como prefiro ser fiel à comunidade como um todo, é que estou tornando pública a minha preocupação com uma possível consequencia desagradável para os usuários dos sistemas em pauta. As ações que poderão mudar o cenário desses pequenos casos são corriqueiras, simples e não são onerosas. Portanto, por que não executá-las? Saudações verdes.



JUNEI RÊGO
juneirego@hotmail.com

SAÚDE = DOENÇA CELÍACA: Imaginar um bom café da manhã sem pães, biscoitos, bolos, parece impossível. Mas para as pessoas portadoras da doença celíaca também conhecida como enteropatia glúten-induzida, esta é uma realidade. Realidade que vem mudando aos poucos, pois desde que acompanhado adequadamente, o celíaco pode ter uma boa qualidade de vida e alimentar-se bem. A doença delíaca, que atinge crianças e adultos, é uma intolerância permanente ao glúten (proteína presente no trigo, cevada, centeio, malte e aveia), que causa danos às paredes do intestino delgado gerando diversos sintomas, desde intestinais até dermatológicos. Os sintomas intestinais são diarréia crônica ou prisão de ventre, inchaço e flatulência, e pouco ganho de peso. Podem surgir anemia, osteoporose, problemas no fígado e alergia dermatológica. O tratamento para a doença celíaca é dieta sem glúten. A partir do momento que o glúten é retirado da alimentação, o paciente já sente uma melhora do seu metabolismo e dos sintomas. A dieta deve ser rigorosamente seguida por toda a vida. Apesar da dieta sem glúten parecer extremamente difícil, algumas famílias tem tido muito sucesso com ela. É possível substituir as farinhas proibidas por fécula de batata, farinha de milho, amido de milho, polvilho doce ou azedo, farinha ou creme de arroz, farinha de araruta ou fubá. Nota: sempre consulte um médico.