Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 27.07.2012, 7h

Wildes Dias Ramos
wildes-sn@hotmail.com

A urna eletrônica no Brasil vai fazer 16 anos, pra população um alivio a certeza quem realmente ganhou com a maioria dos votos. Para os políticos aqueles que disputam as eleições do lado da situação principalmente em municípios de pequenos porte a urna eletrônica pode ser considerada um pesadelo, pois venho me recordar a política de 1996 onde nas contagens de votos num certo município o candidato oposto o da situação tava com 800 votos de frente faltando poucas urnas pra serem abertas o candidato da situação com a contagem dessa ultimas urnas consegui cobrir esses 800 votos e ainda colocou 600 de frente como será que ele consegui garantir essa vitoria.

Os políticos de livramento nas ultimas eleições vem usando de uma tática pra induzirem eleitores com falsas pesquisas eleitorais. Onde já se viu os próprios políticos fazerem suas pesquisas de intenções de votos.


LUCINÉIA NEVES
neiasilvaneves@hotmail.com

Os vereadores de Livramento apoiam a greve dos professores do Estado?????????????? Nooooooosssssa, que surpresa. Nada como um ano político para se resolverem as coisas. Agora, olham pelos professores. O que será que eles querem com isso? Por que não se sensibilizaram com a causa dos professores há sete meses atrás?????????

 

Flávio Machado
farm1@ig.com.br

Estamos em época de Eleição, vamos atentar não só as disputas partidárias, mas sim discutirmos os reais projetos de governo de cada candidato, para tanto o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), disponibilizou através da Internet o Registro de Candidatura dos cargos de Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores de todo País, classificados pelas suas Unidades Federativas, nesse Registro, consta Declaração de Bens, Certidões Criminais, Situação do Processo, Proposta de Governo e dados pessoais de todos os candidatos que disputaram as Eleições de 2012. Achei interessante divulgar esse site, até para podermos ter um melhor embasamento na hora de escolher nosso candidato, entendo que cidadania é isso, dar transparência a coisa publica. Segue o Link:

http://divulgacand2012.tse.jus.br/divulgacand2012/FramesetPrincipal.action?siglaUFSelecionada=BA


Atualizado em 10.07.2012, 15h30

Alexirley Ramos da Silva
allexramos_2@hotmail.com

Após 3 meses em greve, a Câmara de Vereadores aprova moção de apoio à mobilização dos professores do Estado para reivindicarem seus direitos. A demora pela manifestação do apoio, por parte dos vereadores não é de admirar, pois a mesma Câmara (lê-se: vereadores da situação) VOTARAM CONTRA, num Projeto de Lei que visa melhorias para a Categoria dos Professores do Magistério Público Municipal, na sessão do dia 30 de dezembro de 2011, em um lamentável episódio vivido nesta mesma Casa Legislativa. Qual será a distinção entre professores do Estado e professores da Rede Municipal? Vejam o fragmento da matéria:

O vereador Ilídio de Castro endossou as palavras do colega Paulo Lessa e criticou a falta de manifestação dos políticos locais diante da greve e a frieza do governador, que se elegeu pregando e defendendo direitos como a greve. Referindo-se à desculpa de que não há dinheiro para pagar os professores, o vereador José Araújo disse que isso é mentira e que “nosso país tem muito dinheiro”. O vereador Marilho Matias lembrou que viu no semblante dos professores, em visita recente à Câmara, a preocupação para com as crianças, em cujas mentes ficarão marcadas a razão da greve e a figura do gestor que não deu importância à reivindicação dos docentes. O presidente da Casa, Lafaiete Nunes Dourado, informou que cópias da moção de apoio aos professores serão distribuídas aos meios de comunicação, às autoridades e ao sindicato da categoria”.

Enquanto isso, na sessão do dia 30 de dezembro de 2011, nós, professores da Rede Municipal, ouvimos as expressões: "O governo vai passar como um rolo compressor por cima das propostas de emenda da oposição"; "Eu queria votar a favor, mas mandaram votar contra"; "Temos que verificar o impacto da folha de pagamento". A moção teria respaldo se esses vereadores tivessem votado a favor das emendas apresentadas pela oposição, que eram justas, respeitavam o orçamento e até modestas. Mas não, a opção foi acompanhar o Governo simplesmente por ser da sua base. Só teremos um Legislativo fortalecido quando os interesses da população, da qual os vereadores são representantes, forem colocados em primeiro plano. As palavras são louváveis, porém as ações falam mais do que mil palavras.

Roberto Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

Caro redator: Estou passando às suas mãos o discurso proferido quando da Convenção dos partidos que homologaram a candidatura do Dr. Paulo e Gerardo Junior.

Caros amigos e amigas. Estamos comemorando a grande festa da democracia. Estamos aqui para nos apresentar e pedir o seu apoio aos nossos candidatos a prefeito e vereadores, para que possamos alavancar propostas e projetos para o desenvolvimento da nossa terra. Livramento já foi judiado demais. O povo de Livramento, notadamente os da zona rural, precisa muito do nosso trabalho.

Queremos uma prefeitura que vai ao encontro do cidadão necessitado, jamais esperar que o mesmo venha humilhado lhe pedir ajuda. A obrigação dos servidores municipais é ir ao encontro do povo e não se afastar dele. Cansei de assistir esse mesmo povo passando necessidade, por exemplo, em função da escassez de água para gasto e para beber.

Lembro aqui a comunidade do Fabiano, onde tem um poço artesiano que foi feito no tempo (...). A caixa d’água de dez mil litros foi colocada para servir a cinco casas que existiam à época. Para que se tenha uma ideia, hoje essa mesma comunidade teve a sua população aumentada e suas moradas já ultrapassam mais de cinquenta casas. E, acreditem, a caixa d’água é a mesma de anos atrás.

A prefeitura não faz favor algum em prestar os serviços necessários à população. Está cumprindo com suas obrigações constitucionais. É um direito do cidadão e uma obrigação da administração. O cidadão tem todo direito de exigir. Não é nenhum favor. É assim que pensamos a política. Embora não seja candidato, estou aqui nessa tribuna porque gosto dessa cidade. Amo o seu povo. E esse namoro não é de agora. Ele começou em 1973, quando aqui estive pela primeira vez e não me afastei mais.

Meus amigos e amigas. Os políticos, de uma forma geral, claro, tirando alguns, não querem as comunidades esclarecidas. Não passam para elas as informações que precisam ter. E sabem por quê? Por que na hora que elas tomarem conhecimento dos seus direitos e deveres ninguém jamais vai segurar esse povo. Ninguém jamais vai corrompê-lo ou explora-lo. Por que ele saberá exigir os seus direitos.

(...)

Precisamos implantar em Livramento uma revolução de ideias e de trabalho. Precisamos estabelecer a revolução da verdade. Do ponto de vista político, há somente um principio, a independência do ser humano sobre si mesmo. Essa independência de você sobre você é que vai determinar sua liberdade.

Onde dois ou mais cidadãos independentes se unem, principia o conceito de uma sociedade que pode ser denominada de um estado, um município, um clube social, etc. Cada cidadão com sua independência cede um pouco da sua liberdade para que se forme o direito comum. O direito comum, por sua vez, deverá ser igual para todos.

A concessão que cada um faz é a proteção de todos sobre cada um. A isso daremos o nome de Fraternidade. O ponto comum de todas essas virtudes chama-se sociedade. Ou seja, o Contrato Social. No nosso caso, meus amigos, nosso Contrato Social é com o município, com a prefeitura. (...)

Que a revolução pacifica [almejada] tenha como metas: mais saúde, educação, segurança, habitação, dentre outras que virão. Muito obrigado”.

Atualizado em 07.07.2012, 17h

Giovane Pessoa
geovane.pessoa@gmail.com

Queria parabenizar o editorial pelo texto "Crise na Educação" [A dignidade ferida, a autoridade perdida], muito bem redigido, e o principal: um visão diferenciada do movimento, muito bom mesmo. E só para mostrar como a educação na Bahia é importante: a Assembleia Legislativa da Bahia aprovou o aumento em R$ 18 mil de verba de gabinete, e professores ficam a receber migalhas do estado. Quantos milhões de reais foram dados em forma de isenção fiscal a uma montadora chinesa em Camaçari? E a nova fábrica de cerveja em Alagoinhas? Tudo bem que gerará renda e emprego para a região. Mas esses cargos nessas empresas serão preenchidos pelos baianos, ou os mesmos "apertaram parafuso"?


Wildes Dias Ramos
wildes-sn@hotmail.com

Gostei muito da reportagem sobre o crescimento desordenado de Livramento, as pessoas que tem terreno nas proximidades do parque tio Dede inclusive a minha pessoa e meus irmão que possui terreno nessa área a mais de uma década vem pedindo o prolongamento da Dr. Nelson leal interligando a rua da rodoviária, mas as pessoas não tem resposta nenhuma. Se esse prolongamento acontecesse o fluxo de carro na Avenida Edílson pontes diminuiria evitando alguns acidentes. Parabéns pela reportagem!


PAULO MARQUES DE OLIVEIRA
paulomoliv@hotmail.com

SISTEMA DE AGUA DE ITANAGÊ DE GRAÇA PARA EMBASA?! Isso cheira propina, caixa 2, maracutaia ou qualquer coisa assim. Digno de investigação. O prefeito precisa ser mais transparente e justificar a razão de doação tão generosa. Recomendo e espero que o próximo gestor crie a SECRETARIA DA AGUA para assim, administrar a nossa água, dar empregos aos nossos conterrâneos e gerar renda para o nosso município. A nossa água precisa ser desviada das privadas de Rio de Contas. E já que a EMBASA administra e lucra tanto com a nossa água a custo quase zero, por que ela, até hoje, não fez a canalização da mesma, da barragem até onde é tratada? Por que, também, o município não tem participação na sua receita?  Já imaginou o quanto de dinheiro está sendo retirado da nossa economia? Pense nisso.


Manuela Alencar
manualencar@gmail.com

Não quero simplesmente defender o governador Jaques Wagner, mas, precisamos analisar a viabilidade orçamentária do estado para conceder esse aumento de uma única vez aos professores. O problema da má remuneração da categoria é antigo e não será resolvido de uma única vez e nem se pode culpar o governador por todos os problemas da educação, já que ele está no poder há somente seis anos. Além disso, existem outras categorias de profissionais que necessitam de reajuste. Sei que há formas de reduzir despesas supérfluas e desperdícios para adequar o orçamento do estado à realidade, mas isso exigiria sacrifícios da própria população que não está preparada, por exemplo, para abdicar do seu carnaval onde se jorra dinheiro dos cofres públicos para custear uma festa que traz mais malefícios que benefícios ao ser humano. Obrigada pelo espaço nessa mídia, que por sinal é muito bem conduzida pelos profissionais competentes que a administram.

 

 

Atualizado em 04.07.2012, 18h

Jailson Lima
jailsonjlima@ig.com.br

É dado inicio a mais uma eleição em Livramento. Os partidos políticos fazem alianças - também chamada pelos cientistas políticos de pragmatismo - pelo e para o poder. A eleição passa a família e os amigos são para sempre. Quem tem obrigação de vencer é o grupo que está no poder,mas em se tratando de eleição tudo pode acontecer inclusive nada.E por fim, não menos importante,como é tradição na cidade,será realizada mais um Bolão de apostas política,quem desejar fazer uma fezinha é só entrar em contato com CHICÃO DO BAR INFERNINHO.

José Raimundo Rocha de Souza
ray.bin@hotmail.com

Caro Jornalista, Raimundo Marinho: Eu lhe parabenizo por esta bela reportagem, bem como pelas fotografias postadas, onde mostra a veracidade da expansão da nossa querida cidade e da ausência do poder público com relação à infraestrutura, esgotamento sanitário, falta de nomes nas ruas, enfim, falta de tudo. O novo gestor não poderá ter uma ou duas prioridades, mas todas, e de preferência em caráter de urgência.


David de Lima Azevedo
davidazevedo@bol.com.br

Sou morador da Rua Arapiranga no bairro da Estocada, em frente a minha casa, tem um terreno segundo vizinhos três posses, cujos donos estão em questão de herança. O matagal está tornando um verdadeiro lixão, com ratos, cobras, e outros bichos, já estive na prefeitura por duas vezes, mas, esta provavelmente, não tem tempo a perder com a cidade. Gostaria que este jornal tirasse umas fotos deste novo lixão, e a situação não está pior, devido, sempre que posso, quebro ou furo os vasilhames, e recolho parte dos plásticos que são lançados lá.