Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 29.11.2012,17h

Associação do Semi-Árido da Microrregião de Livramento
asamil.asamil@hotmail.com

Prezado Raimundo, Teria como o senhor postar em seu blog uma matéria referente ao VII Encontro de Capoeira realizado em Abaíra e em Livramento?Segue em anexo a matéria e as fotos do evento. Atenciosamente, Diego.

VII Encontro de Capoeira Centro-Sul Baiano e Chapada Diamantina

Foi realizado nos dias 24 e 25 de novembro do ano corrente, o VII Encontro de Capoeira Centro-Sul Baiano e Chapada Diamantina (Livramento de Nossa Senhora, Abaíra e Rio de Contas).

No dia 24, o evento aconteceu na Praça João Hipólito Rodrigues, na cidade de Abaíra, e contou com a participação de vários capoeiristas, incluindo os 43 alunos que foram graduados e os capoeiristas participantes.

No dia 25, o encontro aconteceu no Clube de Campo Caiçara, em Livramento, foram mais de 70 alunos graduados, e também contou com a participação de capoeiristas de toda região (Macaúbas, Boquira, Botuporã, Ibipitanga, Ibitiara, Paramirim, Rio de Contas, Barra da Estiva e Abaíra).

O evento foi um sucesso, pois a cada dia a capoeira (esporte genuinamente brasileiro) ganha mais adeptos à sua prática.

A organização do CEAC (Capoeira Expressão Arte e Cultura) agradece a todos pela presença e pelo apoio cultural.

 

Atualizado em 27.11.2012, 10h

Walquiria Leda de Albuquerque
albuquerquewalquiria@yahoo.com.br

Parabéns pelas matérias divulgando os acontecimentos regionais com transparência, objetividade.


Marcos Santos
olamarcos@hotmail.com

Prezado Jornalista Raimundo Marinho. Pela primeira vez, de forma democrática, venho discordar de um texto publicado aqui “O horror de Jussiape”. Até porque, acredito que tenho alguns créditos, visto que já discordou de algumas publicações minhas, apresentando sua tese. Agora é a minha vez de argumentar.

Eu sinceramente não consigo entender porque o Jornalista insiste tanto em enaltecer e dar credibilidade as atitudes de um indivíduo considerado perigosíssimo, que já cumpriu pena por tráfico por associação ao tráfico, formação de quadrilha e assaltos a banco, além de ser suspeito de outros crimes, de fato, não investigados. 

Indivíduo que nem o povo aprovou o seu governo, tanto que sua candidata perdeu a última eleição, visto que havia conseguido se eleger em 2008 por força de dinheiro supostamente sujo e por causa da credibilidade do seu vice, hoje finado.

A referida manifestação em Brumado, ocasião em que o supracitado indivíduo levou uma merecida gravata do tenente Franklin, na verdade, teria sido uma manobra política, visto que a então deputada Marizete Pereira e o então vice-governador Edmundo Pereira, era desafeto do então alcaide da cidadezinha.

O “transporte para alunos pobres das escolas públicas”, citado na matéria, na verdade, era protesto, até porque o então prefeito da “pequena cidade” era proprietário da empresa de ônibus que provavelmente iria ganhar a licitação.

Veja que coincidência! Quem acompanha tudo atrás dos bastidores deve saber um pouco sobre verdadeira história. Um descuido que observei, peço até permissão pra falar assim, foi a resistência em divulgar o nome do guerreiro que levou um tiro na cabeça, tentando evitar que o CRIMINOSO, o qual teve o nome cuidadosamente lembrado aqui, executasse suas próximas vítimas.

Todos os jornais, inclusive a grande mídia, divulgaram o nome dele: Givanildo dos Santos Alves, de 31 anos, que está entre a vida e a morte em Conquista, como leitor assíduo desse Jornal, confesso que fiquei triste em não poder ver o nome do meu ‘irmão’ ser lembrado aqui. Mas eu continuo admirando esse maravilhoso Jornal.

Nota do EditorA mensagem acima, enviada por Marcos Santos, foi escrita livremente por ele, como entendeu que seria correto. A mesma lógica em que se baseou o texto do qual discordou.


Márcia Caires 
marciacaires_ceteb@hotmail.com

Venho através deste solicitar-lhe o apoio na divulgação da abertura das inscrições para o processo seletivo - 2013, do CEEP - Unidade Livramento de Nossa Senhora. Ressaltando a importância destes cursos para nossa região, uma vez que este garante qualidade e qualificação gratuitamente. Os cursos: ELETROTÉCNICA, EDIFICAÇÕES, AGROINDÚSTRIA e MINERAÇÃO. Mais informações: www.educacao.ba.gov.br http://ceteblivramento.blogspot.com.br

https://www.facebook.com/ceep.livramento? ref=ts&fref=ts. Ou pelo telefone 77 3444-5090.


JOSE MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

JORNALISTA RAIMUNDO MARINHO, todos se lembram da greve mais longa dos professores estaduais que se tem noticias em Livramento. Foram aproximadamente 100 dias, as escolas fizeram um novo calendário para reposição que deverá ir até o mês de fevereiro, incluindo todos os sábados. Iniciamos no mês de julho, mas só conseguimos cumprir 8 dos 23 previstos.  Nossos estudantes, mais distantes, estão acostumados com o transporte fornecido pela prefeitura que desde o dia 20 de outubro foi suspenso devido a não pagamento dos sábados. Nossos estudantes têm direito a 200 dias letivos e este ano está comprometido. A aprendizagem não esta boa e ficará pior. Já recorremos a diversos órgãos e nenhum deles nos trouxe a solução, não queremos apenas repor os dias letivos, como alguns estão fazendo, mas repor as aulas não dadas a todos os estudantes, educação não é brincadeira, é coisa séria.

 

Atualizado em 19.11.2012, 11h

Ricardo Neves
ricardo.rsn@ibest.com.br

Sugiro que a Jornalista Janine Andrade publique em sua matéria que certamente, ou melhor, com certeza, os eleitores do Vereador Paulo Lessa não o elegeram para a função de Secretário de Educação. Pois, nomear o Vereador reeleito Paulo Lessa, Secretário de Educação, como já divulgado, configura traição ao seu eleitor e "conchave político", como já denunciado pelo J. Raimundo Marinho. Ademais, dentro da coligação tem muito mais gente preparada para a Pasta da Educação, como o próprio Jornalista Raimundo Marinho, do que o vereador. Desta forma, Senhora Janine Andrade, denuncie, oriente ao Prefeito Eleito que nomear o vereador reeleito Paulo Lessa Secretário de Educação vai ser a primeira frustração desta futura administração. Atentem-se para o fato de que o Município de Livramento é um Ente Federado, vinculado à Legislação, à Ética e à Moral e não um curral político submetido a conchaves de qualquer tipo de agremiação.


Rivelino Trindade de Azevedo
rivelino_med@hotmail.com

Boa noite aos presentes. Atualmente moro em Belo Horizonte, mas sou livramentense. Sou estudante e gosto de apreciar uma boa leitura e escrever também. Fui aluno da professora Márcia e sou filho de Rivelino da Novo Horizonte. Pós-apresentação, faço-me presente para poder enviá-los uma crônica que fiz sobre a região sertaneja da Bahia. Espero que gostem. Desde já agradeço a atenção:

Sem pão e sem vinho: a crônica da ceia dos urubus

Oh Deus misericordioso porque abrigai tantas caveiras em um único solo. É o escarro! Onde estão as roseiras, os pavões e as jabuticabeiras? As cores desapareceram. Só restam os espinhos dos cactos e as espinhas dos desgraçados. Os raios de luz menos não são do que as fúrias de Marte. As loucuras de Horácio. Ou quem sabe a revolta de Eva. Cadê as cabras, as palmeiras e os babaçus? Os cocais criaram pernas e fugiram. As flores choram os prantos das mães de sete filhos. Os rios criam rugas. O bicho-homem se prepara para dormir os sonos dos deuses. Lágrimas, últimos copos d´água, lavam a terra e rogam que acordem os Santos. Yemanjá não virá. É deusa do mar, não das pedras. Ventos, mais parecidos com o de uma garganta em estridentes sussurros, ecoam os choros e gemidos das lavadeiras e dos canavieiros. Tocam na flauta uma canção para espalhar as sementes mortas, com a esperança de um novo Édem. No céu, de um vermelho sangue, desenhos surgem nas nuvens, tapetes de lã das ovelhas de
 saparecidas, figurando as costelas de um homem. É a sofrida escarlate arte da vida sertaneja. Ê vida senhor! Os canaviais bebem o vinho salgado da terra dura, vermelha, infértil para com força gritarem as dores dos sem pão e sem chuva. Vós mecê não ver. Só ri. Enquanto os urubus ceiam os presentes de um natal antecipado e diário. Dos seios não saem leite, saem sal. O sertão não vai virar mar, vai, logo, virar pó.

Rivelino Trindade de Azevedo
16 de novembro de 2012.


Leonardo Brito
leonardobrito1960@gmail.com

Prezado Raimundo Marinho,

Todos os anos sofremos com a falta d'água aqui na nossa cidade e também a falta da qualidade da mesma. Refiro-me ao período das chuvas que ao invés de facilitar as nossas vidas e termos água à vontade e de boa qualidade, acontece o contrário. A incompetência da Embasa nos leva a esta situação. É só chover que as torneiras ficam secas. E quando a água chega depois de dois, três dias ou mais, chega barrenta e imprópria para o consumo humano. Vossa senhoria que é um camarada inteirado e enfronhado em tudo que acontece aqui na nossa cidade, deveria fazer uma boa reportagem minuciosa no tocante à irresponsabilidade da Embasa. É inadmissível que ao chover, nós soframos com a falta d'água. Sem falar no valor altíssimo que pagamos por um produto com custo zero para a Embasa. Não há bombeamento. Não há estação de tratamento. Quer dizer: ela não investe nada aqui em Livramento. Veja isso por obséquio.

Nota do EditorO Mandacaru já tratou exaustivamente desse assunto. Veja, por exemplo, matérias mais recentes  de 15.03.2012 ("Embasa começa a racionar oferta de água em Livramento") e 03.07.2012 (“Uma nova Livramento está surgindo, nua, crua, sozinha!”). Há muito denunciou que o sistema está defasado em pelo menos 30%, conforme estudo divulgado pela Agência Nacional da Água. Se a população e as instituições locais não reagirem, não adianta nosso protesto isolado. Mas o assunto continuará em nossa pauta.


Maria Auxiliadora Prates
siliuprates@yahoo.com.br

“É hora da galera animada dos comícios, das carreatas, mostrar seu valor, seu calor, seu ardor, sem ter vergonha de mostrar sua dor, discutindo e brigando por tudo aquilo de que Livramento tanto precisa. Do contrário, vamos passar mais quatro ou oito anos perdidos, assistindo aos aproveitadores lavarem suas burras." 

 "Que isso companheiro?".  Abraços

Nota do Editor: Nada deve ser visto fora de contexto. Leia-se o artigo na integra.

 

Atualizado em 15.11.2012, 21h

IVANILDO MEIRA NASCIMENTO (NENEN DE BINA)
ivanildo.meira@ibest.com.br

VENHO ATRAVÉS DESTE, PEDIR DESCULPS À FAMÍLIA LOPES PELO COMENTÁRIO POR MIM POSTADO SOBRE SEU FALECIMENTO. INFORMAÇÃO FALSA DE UM AMIGO QUE ESTAVA EM LIVRAMENTO, TROCANDO ALHOS POR BUGALHOS, E ME FAZENDO PASSAR POR ESTE VEXAME. MIL PERDÕES, NÃO SÓ À FAMÌLIA, COMO A TODOS OS LEITORES DO MANDACARU.


Janine Andrade
janineandrade@jornaldosudoeste.com

Boa tarde. Estou fazendo uma matéria sobre os possíveis nomes para as secretarias de Livramento de Nossa Senhora, para a gestão de 2013, sob o comando do médico Paulo Cézar Cardoso de Azevedo. Gostaria de saber qual a função atual de Dinah Aguiar, cotada para a pasta de Assistência Social. Desde já agradeço a atenção.



Ricardo Neves
ricardo.rsn@ibest.com.br

Prezado Raimundo,

Emocionado com a sua visão política é que, pela primeira vez, resolvi lhe escrever, pois nossos pensamentos parecem idênticos. Eu nasci numa comunidade rural de Livramento, distrito de Iguatemi. Tive que me retirar (retirante à moda Fabiano de Vidas Seca) em 1989, faltando, ainda, um ano para me formar no magistério do Colégio J. Vilas Boas. Ou seja, praticamente fui expulso pela miséria do sertão, agravada pela administração criminosa destes a quem vc denomina "alcaide", que pagavam menos de meio sal. mínimo a meu Pai como professor na própria comunidade de L. Comprida, no período de 1973 a 1989. Fiz Direito na Unives. Mackenzie em SP e voltei para a Bahia em 2004. Moro na Cidade de Vitória da Conquista, porém, estou em minha Terra Natal (L. Comprida) quase todo final de semana. Escolhi Vitória da Conquista porque é a Cidade mais próxima de minha Terra onde possui Delegacia da Receita Federal (exerço o cargo de Auditor). Assim como vc, desde os anos 70 venho acompanhando esta parafernália política de Livramento. Eu e minha Companheira votamos na Lagoa Comprida, onde temos uma casa de veraneio. Porém, nesta última campanha, tamanha foi a encrenca (ou a guerra) da política ai, que resolvi ficar por aqui mesmo e me abster de votar. Depois que passou a campanha é que passei a admirar e me emocionar com o seu pensamento a respeito da jogatinha política deste povo "os conchaves" como vc mesmo diz. Parabéns! Raimundo! Lamento que para vereador, o livramentense não optou pela campanha honesta, que certamente não ofereceu saco de cimento, emprego, que não pagou a conta na farmácia vitória pelo voto. Pois, se não fosse esse "negócio" que o eleitor faz do voto aliado à ignorância de nosso povo, o primeiro de um lado não teria sido Cidão, nem do outro Paulo Lessa, mas sim Raimundo Marinho. Enfim, na minha eleição, em meu Município Natal, até o presente, o que mais brilhou foram as ideias de Raimundo Marinho.


Morgana Pereira
morgatinha2011@hotmail.com

Lucia, seu elogio ao prefeito Carlão deve ter sido por algum beneficio próprio, pq pra cidade ele deixou muito a desejar e só ta deixando a casa em ordem por determinação do MP, senão ele faria coisa pior do q aconteceu após a eleição, se liga.

 

Atualizado em 09.11.2012, 19h

Adailson Rodrigues de Oliveira
baianodabahia@uol.com.br

Que Deus receba seu Josias. Foi em uma das tantas tardes de domingo, ao lado do Cine Teatro Vitória, bem no final da ladeira, de frente a pracinha que eu o conheci. Eu era ainda uma criança e vivi na época que o pecado quase não existia. Uma época que crianças podiam jogar sinuca nos bares sem o perigo que existe hoje. A mesa mais disputada ficava no fundo do bar ao lado de imensas Janelas que se abria para o vale com vista para a cachoeira e para os coqueiros. Ainda posso sentir o gosto da tubaína que para parecer um adulto, retirava o rotulo da cerveja e colocava na garrafa deste refrigerante de sabor impar. Como disse Ivanildo, como esquecer do gosto do picolé de coco queimado, das balas soft, de Luizão que pagava a rodada de sinuca para ficar com a nossa mesa. O tempo passou e fomos crescendo, O Bar perdeu o cinema que foi fechado e seu Josias contratou um cara baixinho chamado Kinka (alguém se lembra dele?). Era um tempo que os empregos não existiam para os jovens e então, eu adolescente, passava muito tempo sem fazer nada com meu amigo o finado Otacílio (saudades) sentado nas mesas que ficavam encostadas nas paredes. São tantas coisas para lembrar. Lembro do Zito passar com um opalão azul e momentos depois Ribeirinho com a CB 400 prata que fazia todo mundo sonhar. Obrigado seu Josias por fazer parte do meu passado e servir de exemplo para o meu futuro. Esteja com Jesus e que Deus o abençoe.

IVANILDO MEIRA NASCIMENTO (NENEN DE BINA)
ivanildo.meira@ibest.com.br

ATRAVÉS DESSE VEICULO DE COMUNICAÇÃO, VENHO SOLIDARIZAR-ME COM A FAMÍLIA LOPES PELA PERDA DO SEU PATRIARCA EDERALDO JOSÉ LOPES. AMIGOS: NEMÉSIA, ZELITO, ZELICE, CHINA, MOZINHA, EVALDO, ERALDO, MARCONE, MAENA, DANDA, MÁRCIO. QUE DEUS LHES ABENÇOEM.

Lúcia Oliveira Moreira
lomoreira93@gmail.com

O Prefeito Carlão abriu seu coração para o Mandacaru da Serra e mostra o quão competente é naquilo que se dispõe a fazer. Ele deixará Prefeitura, secretarias e órgãos municipais organizados, bem cuidados e muito bem estruturados como preconizam as leis. Jamais foi visto em Livramento de Nossa Senhora um prefeito tão preocupado com a educação, saúde e bem-estar das pessoas. Parabéns Prefeito Carlão pela competência, caráter, honestidade ímpar e postura proba. Só o tempo mostrará o bem que a sua administração séria e justa faz a nossa cidade. Foi enriquecedor sim, está prefeito, porque a ação sempre vence a inação, o senhor afirmou que seria prefeito para ajudar as pessoas e esse objetivo foi atingido, na sua gestão a educação atingiu ótimos níveis, a agricultura alavancou ótimos resultados a assistência social melhorou sensivelmente, a saúde hoje é referência para outros municípios, a mortalidade infantil foi reduzida, enfim, Livramento avançou... Peçamos a Deus serenidade e sabedoria para que a transição ocorra na mais perfeita harmonia e Paz, que o Prefeito eleito consiga avançar ainda mais e fazer tudo o que prometeu e muito mais, a nossa Livramento merece.

IVANILDO MEIRA NASCIMENTO (NENEN DE BINA)
ivanildo.meira@ibest.com.br

PROMESSAS. CUMPRAM. VOCÊS ACHARAM APOIO EM LIVRAMENTO. AGUA QUENTE, ARACATU. ESPERO QUE REALMENTE AMEM LIVRAMENTO. BOA SORTE. (PARA LIVRAMENTO)

José Maria Castro Meira
jose.maria@montcalm.com.br

Parabéns, Nelson Beatão. Depois de tantos anos de idade, ainda aguenta jogar um bolão. Isto é bom. Abraço.

 

Atualizado em 05.11.2012, 9h

Andressa Santos Viana
andressshow2@hotmail.com

Raimundo Marinho, esse foi um texto produzido por mim há algum tempo e tem como lema a igualdade de gêneros na sociedade brasileira e explora justamente a inserção da mulher nos diferentes meios (político, social, cultural). Acredito que este é um tema que merece destaque até mesmo por conta do legado histórico que vitimizou a mulher, hoje sendo um ícone ativo na presente sociedade. Conforme me enviou por e-mail, quero aproveitar o espaço do seu site pra divulgar um pouco esse mote. Espero que goste. Aguardo uma resposta com sua respeitável opinião.

O passado na construção de um presente contemporâneo

Todas as influências externas e internas sofridas por uma civilização tem como base todo o legado sociocultural histórico vivido por ela durante seus séculos de existência. O paradoxo existente entre a figura da mulher com relação à do homem não seria um quesito fora desse contexto. Diante de um passado recheado de privações, demandas, autoritarismo e exclusão, as pessoas vem aprendendo a lidar com as transformações que fazem da mulher um protagonista ativo no cenário da sociedade contemporânea.

Durante anos o homem exerceu um papel bastante significativo no meio em que vivia, caracterizando-se pela singularidade da sua importância, tendo diante de si uma responsabilidade da qual era proveniente toda submissão de sua família. Esse ideal patriarcal e protetor exercido pelo homem tem origem desde a pré-história.

Contudo, atravessou-se épocas, gerações, povos e hoje em dia adquiriu-se um caráter altamente modificado daquele pensamento que até então vigorava. A mulher era destinada apenas a vida doméstica, ao cuidado dos filhos, e a serventia incansável ao marido. As decisões políticas, a participação social, e a própria estrutura familiar giravam em torno do homem. Por conta disso viveu-se durante muito tempo sendo escravo do modo de pensar das pessoas e da história vivida por elas.

Com o advento das técnicas industriais, do capitalismo, da tecnologia e com a implantação de uma nova visão crítica para o mundo globalizado, a mulher foi conquistando seu espaço, se apropriando dos seus valores e de toda contribuição que poderia dar ao mundo, que agora se via obrigado a mudar para acompanhar a uma necessidade coletiva.

Foi provada sua eficiência para trabalhar, dirigir, estudar e realizar tantas outras atividades, tão bem quanto o homem, diga-se de passagem. Ao levar-se em consideração toda a exclusão feminina, prevalecida por séculos, podemos destacar o quanto o homem seria medíocre se ao menos não se igualasse a ela em determinados parâmetros. Conseguiu-se dar a volta por cima, não se entregar ao conformismo, e utilizar o aperfeiçoamento socioeconômico e mental para chegar ao bom-senso e a conclusão de que a mulher pode sim gozar de seus direitos de cidadã e ser humano.

Em contrapartida, a igualdade entre os gêneros será algo inalcançável, pelo menos totalmente. É preciso considerar a diferença existente. Sua constituição física e psicológica é muito relevante, pois eles determinam as sensações, emoções, e consequentemente, as tarefas que se vai ou não desempenhar. Acontece que esse bem-estar é importante, e por serem similares, eles compartilham a precisão de tê-lo.

É com essa similaridade que eles dividem o mesmo espaço e estão lutando para que surja uma sociedade mais justa, mesmo que carregada de marcas de um passado desgastante aos olhos femininos. O século XXI carrega essa responsabilidade, e as necessidades que ele acarreta são suficientes para que haja uma inclusão da mulher no até então “mundo masculino”, e com isso haja não uma igualdade, mas uma semelhança de vida que simplesmente dignifique o ser.

José Raimundo Rocha de Souza
ray.bin@hotmail.com

Caros jornalista e internautas: Tratando-se da matéria que envolve a liberdade de expressão dos religiosos em questão, no caso os Pe. Ademário e Pe. Aparecido, isso para mim não é novidade nessa politicagem mesquinha que existe em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Se dermos alguns retrocessos em nossas mentes, poderemos lembrar nitidamente das perseguições sofridas pelo Pe. José Dias (in memorian), para vermos que nada mudou de lá para cá, com relação às retaliações sofridas tanto por religiosos, funcionários públicos municipal, estadual e de empresas privadas, tudo por causa do exercício da liberdade de escolha, ou seja, do voto e de participar de qualquer evento que seja contrário aos chamados superiores politicamente, gerentes, patrões... Eu estou sabendo de pessoas que ainda estão brigando em família, tudo por causa dessa maldita politicagem... Enquanto os próprios políticos brigam entre si, depois se unem, tudo pela ganância econômica e do poder político... Tenho nojo disso, sabiam?

IVANILDO MEIRA NASCIMENTO (NENEN DE BINA)
ivanildo.meira@ibest.com.br

LIVRAMENTO PERDE UMA PESSOA DE GRANDE RELEVANCIA NO MUNICIPIO. JAMAIS VOLTAREMOS A TER AQUELES SINUCAS, PICOLÉ DE COCO QUEIMADO, GROSELHA E ETC. QUE OS FAMILIARES SINTAM-SE CONFORMADOS, POIS TODO AQUELE QUE DEUS ENVIA VOLTA A CONVIDÁ-LO PARA PARTICIPAR DO SEU REBANHO. SAUDADES E PESAMES.