Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizados em 31.08.2013, 20h

Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

Caro Marinho:
Um grande tema que está a envolver nossa Livramento está me deixando preocupado. Há dias que a Comissão Gestora das águas da barragem de Rio de Contas autorizou a utilização de parte daquelas águas para manutenção do parque agrícola que mantém o lado econômico do nosso município. Até aí, tudo bem. Havia uma reserva que justificava essa atitude. Só que até agora não houve precipitações suficientes para que essa quantidade de água retirada fosse recomposta. E também não há previsão de que tal fenômeno hidrológico ocorra nos próximos dias. A pergunta é a seguinte: e a segurança para o abastecimento para humanos e animais? Será que a barragem a guenta?

Atualizados em 28.08.2013, 12h

Márcia Oliveira
marciadelourdeso@yahoo.com.br

Que bom relembrar o passado de pessoas que foram importantes em nossas vidas! Não conheci Janilda, mas sei que foi alguém que não passou em vão na vida de muitas pessoas. É preciso resgatar esses valores que andam esquecidos para muita gente. Eu também perdi uma colega de escola, Zaninha ( Rosângela Rego Machado), pouco tempo depois que nos formamos em Magistério. Muitas lembranças dela surgem na tela  da saudade! Assim foi Janilda para aqueles que conviveram com ela. Danilo e Denise, sobrinhos dela, foram meus alunos. Queridos alunos. Um abraço!

 

Atualizados em 26.08.2013, 10h

Gilberto Brito
brito-gilberto@uol.com.br

Prezado Marinho,

Sensibilizado, consigno os agradecimentos pelo publicar da modesta cartilha. Ressalto que não há qualquer interesse pecuniário, e o seu objetivo é contribuir com os que enfrentam as agruras das longas estiagens, ocorrências que fragilizam muitos, facilitando a manipulação por parte de espertos. Meu abraço.

Danilo Meira Alves da Silva
dan_meira@hotmail.com

Raimundo,

Meu nome é Danilo Meira, sou filho de Joselita Meira (irmã de Janilda). Gostaria de agradecer em nome de toda família pela reportagem sobre minha Tia Janilda. Não tive o prazer de conhecê-la, pois ela faleceu muito jovem, mas sempre ouvi minha mãe falar com carinho dela. Quando for a Livramento mostrarei minha mãe a reportagem, pois ficará muito feliz.

Parabéns pelo seu trabalho, há alguns anos eu não começo minhas atividades do dia sem antes ler o Mandacaru da Serra. Abraço!

 

Atualizado em 19.08.2013, 10h

Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

Valei-me meu São Gonçalo

A verdadeira magia que envolve Livramento tem muito a ver com os milagres de nosso santo maior, o grande São Gonçalo de Amarante.
Lá do seu trono, nas serras da Canabrava, está ele a vigiar e velar pelo seu povo.
E é por isso e outras que acredito que a comunidade livramentense é sempre protegida por esse santo tão querido e que tem todo seu tempo tomado em livrar esse povo de tantos malefícios.
Mas será que ele está satisfeito com o comportamento desse povo que insiste em manter as mazelas e os maus costumes que estão a imperar no seu dia a dia ?
Acredito que não. Senão vejamos.
Em sendo um santo, trata-se de um ente justo e ordeiro e que se conduz dentro dos preceitos da moral e da ordem vigente.
E evidentemente é o que deseja grande parte do seu povo.
E en quanto existem alguns munícipes ensejando burlar esses preceitos primários do ordenamento jurídico, está a maioria a aplaudir e apoiar as autoridades competentes na manutenção da lei e da ordem.
E a bem da verdade, não podemos deixar de verificar,  que grande parte desse povo foi induzido por alguns políticos a trilharem pelos descaminhos do erro supondo que estivessem agindo de forma correta.
Mas está na hora de acordar e mudar o posicionamento.
Não é difícil andar dentro das normas vigentes. É só acordar para a vida e aplicar aquilo que  está previsto em lei e o que estabel ece os procedimentos civilizados de um convívio saudável  e abrangente dentro da sociedade.
São Gonçalo iria ficar muito feliz se seu rebanho trilhasse o caminho da lei, pilotando motos e carros regulares e com carteira de habilitação, respeitassem as leis de trânsito,  não estacionasse sobre as calçadas, não conduzisse veículos pela contramão,  obedecesse a faixa de pedestre,  obedecesse os sinais de transito,  tratasse com educação seus semelhantes, respeitassem os mais velhos,  enfim,  andasse dentro dos princípios da legalidade.
Tenho certeza que iria agradar e muito ao santo tradicional das serras da Canabrava.

 

Luis Alberto
lalbertosantanaleao@yahoo.com.br

Prezada Marinho,
 
Os poderes em qualquer cidades tem que ser independentes, o prefeito em nada tem a ver com as leis de trânsito, aliás ele tem que contribuir para que elas sejam cumpridas. No período de implementação é mesmo doloroso , mais sejamos coerentes, fazer cumprir as leis resulta em menos acidentes e ilegalidades, aqui em São Paulo quando se refere a nossa linda cidade, as declarações são sempre assim : "se prederem, o prefeito ou o vereador solta" basta de impunidades, se tem dinheiro para comprar o veículo então que tenha para se habilitar. Deveria além da exigência da documentação em dia, fazer teste de bafômetro. Chega de perdermos vidas no transito.

 

Atualizado em 14.08.2013, 14h

Rosangela Alves
rosangela.andre@ig.com.br

Senhor Raimundo,

Li em outro blog que a Câmara de Vereadores concedeu título de "Cidadão Honorário de Livramento" a um ex-comandante da Policia Militar em Livramento cujo posto atualmente é ocupado pelo Major Luiz Afrânio. Para quem convive há um bom tempo com os métodos políticos desses Vereadores e diante da bem intencionada tentativa do atual comando da P.M, de fazer cumprir a Legislação de Trânsito, não precisa de muito raciocínio, nem muita malícia, para decifrar que a Câmara de Vereadores quer mesmo é aproximação para interferir cada vez mais no trabalho da Polícia, em Livramento. Em vez de executarem algum trabalho útil na área de suas atribuições, ficam elaborando estes tipos de cortesias para com o comando maior da Polícia Militar. Por acaso estes inúteis pensam que foram eleitos para fazer média com Pai de Santo e Policiais? Que as necessidades do povo se limitarão a pedir para interferirem junto a uma autoridade de trânsito para não multar ou não apreender um veículo irregular, com o sempre fizeram? Enquanto a Justiça não determinar a cassação do mandato de alguns deles, não tomarão jeito mesmo!


Jorge Luiz Lessa Timbó
(e-mail omitido a pedido)

Prezado Raimundo,

Excelente a matéria com o Major PM Luís Afrânio. Como ele mesmo disse, é apenas a minoria acostumada com a impunidade e o clientelismo que está reclamando do trabalho da PM. Mais uma vez parabéns ao Major e toda a sua equipe.

Quem não quiser ser incomodado com o trabalho da Polícia Militar, que ande correto!

E a você Raimundo, parabéns também por divulgar o nome do político que tentou atrapalhar a ordem em nossa cidade. Precisamos extirpar do nosso País maus políticos como este aí.

O cidadão precisa entender que cada um é responsável pelos seus próprios erros.

Major, continue com o seu trabalho sério e a grande maioria da população ordeira de Livramento lhe será grata. Precisamos de Homens assim no comando das nossas instituições! Não se dobre para político nenhum. Se algum dia precisar sair por pressões que certamente virão, divulgue o nome de quem o pressiona e nós daremos a ele a devida resposta.

 

Atualizado em 12.08.2013

Antônio Marcos de Souza
(por favor omita meu e-mail)

Seu Raimundo, ouvi um boato nesse final de semana que o Deputado Nelson Leal se reuniu com algumas lideranças de Livramento, e acertou a saída do Comandante da 46ª CIPM, em função do mesmo estar fazendo cumprir a lei, mais especificamente o Código de Trânsito. Espero que isso seja só um boato, pois se for verdade, seria interessante que todos os livramentenses deixassem de pagar os impostos dos seus carros e motos, se recusassem a gastar com a renovação das Carteiras de Habilitação, pois a Constituição garante que todos são iguais perante a lei. É surpreendente como existem políticos, comerciantes e outros setores da sociedade ficam defendendo que haja uma liberalização no cumprimento do Código de Trânsito, ou mesmo um adiamento. Isso não pode existir. O Comandante da PM está somente fazendo uso de suas atribuições. Temos sim é que questionar os valores absurdos cobrados por um documento, e pra onde esse dinheiro está sendo encaminhado, além da sua aplicação, pois as nossas ruas estão em calamidade, o hospital está em penúria, da mesma forma que diversos outros serviços públicos, sejam eles municipais, estaduais e federais. Fica aqui o meu desabafo.


Ricardo Silva
ricsilva@gmail.com

Uma pena o pedido de Nilson Dantas para sair da secretaria, era uma das poucas pessoas que trabalhavam de verdade na prefeitura. Dr. Paulo precisa valorizar mais as pessoas boas do seu governo ou nem ele mesmo irá termina o mandato.

 

Atualizado em 06.08.2013

Rosangela Alves
rosangela.andre@ig.com.br

 

Senhor Raimundo,


Quem conhece, já adquiriu confiança na transparência e imparcialidade de seu trabalho jornalístico, em Livramento. Assim, na esperança de continuarmos buscando o melhor para nosso Município, urge uma matéria detalhada sobre aquela notícia referente à contratação de uma Empresa para a área de Saúde em Livramento, o tal do INTS. A nova gestão fez mesmo contrato milionário com aquele Instituto? Esta contratação compromete mesmo a metade do repasse para o Fundo Municipal de Saúde em Livramento, como divulgado em outros veículos de comunicação?  Por que foram contratar uma Empresa com sede em Salvador? Nossos pacientes terão que se deslocarem até Salvador quando precisarem de exames mais avançados? Então, por que atualmente estão indo fazer estes exames na Cidade de Itabuna? O atual Prefeito conhece os donos ou administradores deste Instituto, ou foi indicado por alguém? É mesmo uma Entidade Filantrópica certificada pelo CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social)? Tem titulo de Utilidade Pública Federal? Este Instituto tem contrato com outras Prefeituras da região? Quais? Esta experiência de terceirizar os Serviços de Saúde aqui em Municípios do sertão baiano, com uma empresa desconhecida da população, tem mesmo melhorado a qualidade do tratamento aos usuários? O que o Ministério Público Federal e o TCM dizem sobre a questão? Os funcionários já contratados ou a serem contratados, para a área de Saúde, serão remunerados por este Instituto? Como fica isso perante a Lei de Obrigatoriedade de concurso público para os serviços essenciais? A despesa com esta empresa é contabilizada como despesa de Pessoal? Caso negativo, não é caso de burla à Lei de Responsabilidade Fiscal?  Por favor, Senhor Raimundo! O Portal da Transparência e, também, da inteligência que a população de Livramento realmente inspira confiança é o de Vossa Senhoria. Portanto, vamos à obra. Todos sabem que o brilhantismo e eficiência de suas matérias podem até livrar de eventual enrascada alguém inocente ou de boa-fé. No caso, aquele que a maioria de nós livramentenses elegemos com tanta confiança e otimismo para gerir nossa verba, repassada pela União Federal, para atender melhor nossos precários serviços de saúde pública.


Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

MUDANÇAS DE PARADIGMAS

O programa educacional brasileiro é, na teoria, de primeiro mundo. No entanto, na prática, é de terceiro mundo. O por que?  É uma questão de formação, de caráter, e da falta de compromisso com a estudantada.
O professor finge que ensina, o Estado finge que paga, e o aluno finge que aprende.
Sim, porque o Estado ao fingir que paga, pois paga um salário aviltante, desagrada ao professor, que por sua vez nada faz para melhorar o seu desempenho profissional e dessa formar capacitar seus alunos para o enfrentamento escolar no mundo competitivo.
O aluno por sua vez sem se dar conta do que o espera no decorrer das etapas que em tese vai prepará-lo para enfrentar o mundo do ensino, vai passando o tempo, sendo aprovado quer tenha ou não um bom aproveitamento, tornando-se despreparado para as próximas metas educacionais .
E não se faz nada escondido. Qualquer cidadão que quiser comprovar os fatos em pauta é só se dar ao trabalho de visitar uma escola na zona rural. Por isso que afirmo e reafirmo. Se não houver mudanças de paradigmas não há Secretário de Educação que resista.
O  ensino fundamental em sendo obrigatório,  significaria que toda criança e adolescente entre seis e quatorze anos deveria estar na escola, tendo o Estado a obrigação de oferecer o mesmo de  forma gratuita e eficiente.
A sua  obrigatoriedade  também teria o objetivo reconhecê-lo como a formação mínima que deve ser garantida a todos os brasileiros, de qualquer idade. A partir de 2006, a duração do ensino fundamental passou de oito para nove anos. Esta medida busca aumentar o tempo de permanência das crianças na escola  no que diz respeito ao processo de  alfabetização. O  Estado e o Município são os garantidores para oferecer o ensino fundamental. Já o ensino médio, com duração de três anos, é de responsabilidade do Estado.

Tudo isso deveria permitir ao estudante concluir a educação básica dominando conhecimentos e habilidades que possibilitassem delinear seu rumo na vida adulta. Ele deveria estar preparado para a inserção no mercado de trabalho e também para poder seguir o caminho do ensino superior através do concurso vestibular para ingresso na faculdade.
Mas, infelizmente não é isso que se vê. MUDANÇAS DE PARADIGMAS JÁ!!!


Jair do Carmo Silva
jayr_scorpions_bombata@hotmail.com

Estava assistindo uma matéria do Globo Repórter, em que dava cobertura a grande seca de 1998, na cidade de Itanagé, em Livramento de Nossa Senhora, muito linda a reportagem, mas me trouxe muita indignação, quando sem esperar, fiquei horrorizado com o vídeo que acabei de assistir agora entre esse, de algumas meninas de livramento se despindo quase nua em um evento de som automotivo, que aconteceu poucos meses atrás no Clube de Campo Caiçara, que por sinal, estava perturbando vizinhanças e demais com a grande falta de compromisso com e respeito a sociedade. Não estive presente e nem dou testemunho, mas só podia ter drogas nessa parada, meninas lindas, se exibindo seu corpo de adolescente, fazendo apresentação antes do evento,lavando os carros de competição e todos tirando e filmando a todo vapor. Te pergunto: Onde estão os pais dessas lindas meninas? Será que estavam a par da situação? Não é da minha conta não, tenho filha também, mas educamos para tal, não comprometermos, mas é espantoso o que vi assistindo a esse vídeo no youtube, agora percebo porque este evento foi interrompido pelo Major e apreendido pelos policiais. Livramento é muito conhecido por ser um lugar bastante atraente, não só pela beleza e carisma do nosso povo que ela nos oferece e também pelas lindas mulheres que existem e são bem comentadas em regiões vizinhas. Bonito seria, se estas lindas mulheres, tomassem atitudes diferentes e se valorizassem um pouco mais, estudassem um pouco mais e quem sabe, um futuro digno de uma profissão honrosa e com muito orgulho.


Lauro Miguel Lima Rocha
lauromiguel2@hotmail.com

Olá, o Capitulo Livramentense Nº 544 pretende realizar em Livramento a I Copa DeMolay de Futsal durante os dias 16, 17 e 18 de Agosto no Ginásio de Esportes. Pedimos que divulgue a Copa para nós se possível. Já temos um texto pronto e o logo da Copa DeMolay. Aguardo a resposta. Obrigado.

 

Atualizado em 04.08.2013

Danilo Moreira Rocha
jusdanilo@gmail.com

O proprietário de uma vasta extensão de terras à margem da avenida Lindembergue Cardoso, BA 148, resolveu loteá-la, irregularmente, e abriu um acesso que serviu de rua para os futuros compradores chegar aos lotes, conforme fotos que segue em anexo. Após 20 anos, o referido acesso passou a integrar o sistema viário municipal, inclusive com registro em todos as escrituras como Rua em Formação. Em 21 de julho de 2013, o referido proprietário do loteamento irregular, abusando do seu direito de propriedade e contando com a omissão do poder público municipal, obstruiu a via, causando prejuízos e transtornos a todos. São mais de 50 munícipes que amargam prejuízos.


JOSÉ MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

IV CONFERÊNCIA DE CULTURA – Estive presente na parte da manhã e senti falta de estudantes de outras escolas. Apenas uns pequenos grupos de estudantes do Boaventura estavam lá, mas de outras escolas nenhum. É uma pena não participar de um evento tão importante como o que ocorreu, parece que nosso povo não valoriza a cultura de seu povo ou acha que já esta muito bom como está. O esforço do coordenador IONÉLIO SAID, deve ser elogiado, mas foi muito desgastante visto que houve pouco apoio, não só da população, mas também do órgão municipal. Soube que foi feito com uma misera ajuda financeira, e ele teve que tirar de seu bolso para que o evento ocorresse. Sabe-se que muito dinheiro foi gasto nas festas juninas, em outras festas ou outras atividades, falam-se em cerca de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) só no mês de junho. Realmente é triste saber que o resgate do que se perdeu da nossa cultura não é importante, Livramento tem se tornado um lugar sem memória e sem arte. Falta um local para uma biblioteca pública decente, um museu, um teatro, um espaço para as crianças brincarem, para as escolas apresentarem suas atividades, áreas de lazer, etc. Centenas de pessoas vão longe para conhecer a cultura de outros lugares, mas a de sua própria terra despreza não valoriza. Isso é muito triste.

 

Mario Flores
mmf@hotmail.com

Diante do descompasso político que enfrentamos nos últimos anos da administração municipal livramentense é correto afirmar que, pela inoperância da máquina municipal e a morosidade processual com que a justiça julga os processos envolvendo políticos desonestos e corruptos, estamos vulneráveis, impotentes, expostos a uma situação de exploração política, praticada por aqueles que "legitimam" o povo livramentense.

Entretanto, não podemos aceitar que se busque, por meio de manipulação, falsidade, ilicitude, dados infundados, diminuir o poder de representatividade e legitimidade de um povo, quando este é chamado a escolher os seus representantes políticos, bem assim enganar o judiciário.

Resta-nos, esperar que a justiça, realmente, seja feita e os culpados punidos na forma da lei!