Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 31.07.2013, às 18h

Jorge Luiz Lessa Timbó 
(e-mail omitido a pedido)

Prezado Raimundo.

Ontem, exatamente as 18:30 Hs, um trio elétrico estacionou em frente a residência do falecido Gonçalo Cambuí, na entrada lateral da casa da minha Mãe, aqui na Praça Francisco José Guimarães de Cássia. As 19:00 Hs, ignorando que era um quarta-feira, e que há um Colégio a menos de 100m de onde ele se alojou, iniciou-se uma barulheira infernal, que eles chamavam de música... Era som para mais de 100 decibéis, deixando a minha Mãe apavorada. Quem comandava o espetáculo? Yonélio Sayd, Secretário da Cultura...
Aquilo era cultura? É essa cultura que estão impondo aos nossos jovens. Como Secretário de "Cultura" ele deveria saber que não pode nos incomodar com som de qualquer tipo, a qualquer hora. A Lei não abre exceção para ele, nem pra ninguém... Algumas Leis ele passou por cima, entre elas:

LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998.

CAPÍTULO V
DOS CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE

Seção III
Da Poluição e outros Crimes Ambientais
  Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:
        Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.
        § 1º Se o crime é culposo:
        Pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa.

DECRETO-LEI Nº 3.688, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941.
Lei das Contravenções Penais

 Art. 42. Perturbar alguém o trabalho ou o sossego alheios:
        I – com gritaria ou algazarra;
        II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
        III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
        IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda:
        Pena – prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa.
Sem contar ainda com o estatuto do idoso, completamente ignorado no caso aí. Ele provocou sofrimento numa idosa de 86 anos!!! BIZARRO...

Eu concordo que para comemorações Cívicas as praças são os locais indicados, mas daí a incomodar os outros, não aceitamos. E a Prefeitura libera sem se importar com os moradores? Pode?
Temos direitos, e exigimos respeito a eles!

Atenciosamente,

Jorge L. L. Timbó

 

Atualizado em 28.07.2013, às 8h

Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

NOVO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Partindo do pressuposto de que tal secretaria, a meu ver, é a mais importante de uma estrutura administrativa, fico torcendo para que a escolha seja definitiva e eficaz para que finalmente a estudantada tenha a seu dispor um ensino à altura dos seus anseios. Sim, porque afinal, no decorrer do processo educacional terá que se preparar para concorrer com alunos que tem a sua formação pautada num ensino mais moderno e concorrente para que esteja qualificado para o enfrentamento de um pretenso ingresso no ensino superior.

Não é novidade para a comunidade que o ensino a nível nacional está sucateado e precisa urgente de uma reciclagem para que o alunato obtenha sucesso no decorrer do seu período estudantil. Livramento como parte da municipalidade nacional não está fora desse contexto. Por isso não bastará ao próximo secretário apenas ser indicado pela administração. Ele terá que ter consciência da sua missão e pautar por uma gestão em que critérios políticos sejam quais forem não interferiram no seu trabalho.

As escolas dos distritos estão sucateadas e a essa altura não se pode mais impingir à administração passada as mazelas em que foram encontradas. Os estudantes e professores necessitam além de um ambiente agradável e seguro, também de atualização profissional e a garantia do seu plano de carreira e salário.

Os nomes postados são de grande relevância, porém a meu ver o de Raimundo Marinho poderá vir a ser o de um secretário que com certeza fará a diferença.
Tem condições morais, intelectuais e políticas. Afinal nosso partido deu apoio incontinente à candidatura do Dr. Paulo e ele precisa de pessoas competentes para que sua administração seja coroada de êxito.


Antônio Marcos de Souza
(por favor omita meu email)

Prezado Raimundo, acredito que toda a população de Livramento espera que você mantenha uma postura crítica em relação ao executivo de nossa cidade. O fato de seu nome ser lembrado pra ocupar a pasta da Secretaria de Educação é salutar, porém todos nós tememos que você não possa "colocar essa roda pra girar" e se misture com o que de ruim está aí. Você é uma pessoa digna de nossa confiança e apesar de não ter obtido os votos suficientes visando a sua eleição pro legislativo ainda nos representa através das diversas formas de expressão. É interessante pesar os prós e os contras de fazer parte de um governo em não concorda em sua totalidade com as suas ações. A sua ação de criticar é muito salutar para toda a sociedade, pois afinal de contas nos permite abrir os olhos e ir separando o joio do trigo e além disso semear o anseio de uma sociedade melhor. Livramento merece algo muito melhor do que têm atualmente.

Prezado Antônio!

Penso que dificilmente haverá convite nesse sentido, mas, se ocorrer, suas oportunas palavras comporão as ponderações que certamente faremos.

Abraços, Raimundo Marinho.

 

Jair do Carmo Silva
jayr_scorpions_bombata@hotmail.com

É com muita honra, venho a parabenizar o meu amigo Raimundo Marinho pelo seu 4º lançamento do livro “A vítima e o princípio da celeridade processual.” Estou lendo e participando página por página, deste maravilhoso e curioso livro. Que você continue aprimorando e dedicando sempre, a arte da leitura e aprimorando também vindo de sua grande capacidade, sua inteligência invejável, fazendo esta coisa maravilhosa como sempre. Parabéns "Raimundo Marinho", Parabéns “Mandacaru da Serra.”

Caro Jair,

Suas generosas palavras, e de tantos outros amigos que tem nos cumprimentado pela obra, são um grande estímulo em nossa caminhada. Ficou feliz em ter o reconhecimento de nossos conterrâneos a mais um trabalho realizado.

Grato, Raimundo Marinho


Rosangela Alves
rosangela.andre@ig.com.br

Senhor Raimundo,
Gostaria de saber por que tanto se fala, ainda, em Piriquitão. Piriquitão não foi aquele ex Prefeito de Livramento que perdeu para Dr. Carlos em 2004? Depois tentou voltar ao poder em Livramento, com o lançamento da candidatura de sua esposa e tornou perder em 2008? Ou seja, que ele vem tentando alcançar o poder, em Livramento, por meio de intermediários, uma vez que, como foi divulgado aqui mesmo nesse blog, ele foi enquadrado da Lei da ficha limpa e, consequentemente está impedido de candidatar a qualquer cargo eletivo?  Conclui-se, portanto, que ele está tentando fazer nosso atual Prefeito de Marionete. Tudo isso é porque tem um filho Deputado? “Será que alguém não vai alertar nosso atual Prefeito sobre os riscos que corre em manter aliança com esta “Velha Raposa ficha suja”“?


Wildes Dias Ramos
wdr-sn@hotmail.com

Lendo o e-mail do meu amigo Gerlando, concordo plenamente com todas suas palavras, Iguatemi tinha professores de qualidades, inclusive quando fui aluno e comecei a trabalhar como professor no colégio David Mendes Pereira, o colégio de Iguatemi ficou em primeiro lugar na prova do Enem dos colégios públicos de Livramento ficando apenas atrás do Probo COC, Iguatemi e sua região sempre foram abandonadas pelos prefeitos de Livramento. Naquele colégio conheci professores de alto nível que nem aqui em São Paulo tive igual. A política de Livramento e tudo troca de favores, vota em mim que te dou emprego mesmo que vc não precisa fazer nada. E a Gerlando dos Santos Oliveira meus parabéns pelos seu vinte anos de carreira que tá completando como educador.


Gilvete Ferraz
gilveteferraz@hotmail.com

Eu relutei muito antes de escrever este e-mail, porque vai parecer propaganda, mas, não é. Há muito tempo Livramento precisa se modernizar, mas parece que o povo tem medo do que é moderno do que tem algum requinte, estou me referindo aos novos lugares tipo bares restaurantes supermercados, quando surge um ambiente mais agradável tanto na aparência e no atendimento, as pessoas se recusam a conhecer experimentar eu até concordaria se os preços fossem exorbitantes, mas não, soa competitivos com o mercado. Mas as pessoas preferem continuar frequentando aqueles lugares de aparência desagradável. Você Livramentense de qualquer faixa social merece o que o Hiper Mais tem para lhe oferecer, lugar agradável atendimento excelente, e você pode se sentir à vontade como se estivesse naquele lugar que você costuma frequentar não tem frescura tem respeito por você, o que não acontece em alguns lugares onde o atendente parece que está com raiva de você, muitas vezes tem que gritar para que eles percebam a sua presença. Outro lugar agradável  é o bar do Everaldo, todo o estabelecimento é bem arrumado a comida é boa e não é nada que você não esteja acostumado, é feijoada, buchada, porções etc. Tem outros lugares bons e geralmente não estão lotados de clientes. Se você achar que o preço de algum desses lugares está auto faça o dono do estabelecimento saber o que você pensa, se ele não lhe ouvir vai fechar as portas, mas aí a culpa será dele.
O que eu quero com isso é valorizar o que Livramento tem de bom, porque se não dermos o devido valor, eles irão para outro lugar que saiba apreciá-los. Há quanto tempo Livramento ficou sem cinema? Nós vamos deixar que vá embora?
Também gosto do Pagão, aquele balcão de salgados é maravilhoso. Só peca em uma coisa, muitos clientes, para poucos atendentes, e por isso demora e as mesas nunca estão limpas.
Agora vou pedir ao Dr. Paulo quando falar em pavimentação, por favor, não pensa em calçamento, precisa de manutenção constante e mesmo assim as ruas são esburacadas.
Toda vez que eu olho para esse calçamento, eu só consigo imaginar as sinhazinhas com seus vestidos longos de sombrinhas andando por essas ruas, porque foi assim que aconteceu, era muito bom para aquele tempo. Mas hoje Livramento merece um ar moderno. Merece asfalto.


Antonio Pereira
pereirasilva56@uol.com.br

Será um avanço e tanto  na rede educacional de Livramento ter no comando  da Secretaria de Educação a professora Márcia Oliveira ou o jornalista Raimundo Marinho, embora  eu acredite que este último declinará do convite caso seja o primeiro escolhido pelo prefeito, pois como um intelectual que atua nas mais variadas frentes visando a melhoria do povo livramentense, não vai querer se limitar ás ações de um cargo público cuja burocracia, injunções políticas e escassez de recursos muitas vezes impedem a realização de um trabalho realmente frutífero. Assim sendo, fica a minha torcida pela competente professora Márcia.


JOSÉ MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

SENHOR RAIMUNDO MARINHO, chegou a hora do prefeito tentar acertar na escolha de uma pessoa qualificada para gerir a Educação Municipal, sei que é difícil pôr a mão no fogo por qualquer um que seja indicado, mas vale apena arriscar e tentar consertar o que está precisando remendar. É preciso que escolha alguém que tenha condição de administrar os recursos recebidos de forma correta, isto é, usá-lo para resolver o problema da baixa ou falta de aprendizagem e outros problemas. Também é necessário retornar as salas de aulas os professores bons e responsáveis que foram recrutados para ficar em gabinetes estudando aplicação de projetos que não levarão a lugar nenhum. Um dos primeiros projetos de alfabetização que conheci foi o MOBRAL na década de 70, não deu certo, já passaram mais de 40 anos e o analfabetismo continua. Hoje tem o TOPA, parece ser outro engodo, apenas ensina a rabiscar o nome.
Muito dinheiro tem sido injetado em escolas, ao longo dos anos, mas ainda não alcançou o objetivo principal, que é ensinar o básico ao aluno que é: ler, escrever e contar. Professores precisam de remuneração e qualificação especifica para resolver as deficiências escolares. Temos ainda o Transporte escolar da zona rural que é de péssima qualidade, e todos os dias colocam em risco a vida dos estudantes. São muitos problemas a resolver, já estou acreditando que nenhum ser humano pode trazer a solução só DEUS. Vamos esperar o que irá acontecer daqui pra frente.

 

Atualizado em 23.07.2013, 13h

Luana Rocha
lunarichyang@gmail.com

As conferências dos encontros sobre igualdade
racial e assistência social é uma iniciativa muito bonita da gestão atual da cidade de Livramento de Nossa Senhora. As populações mais carentes e necessitadas, tenho certeza, obterão muitos benefícios desses programas. Parabéns aos organizadores


Edson Novaes Borges
produterra.bahia@globo.com

Caro Raimundo, do seu artigo - BRASIL DA POLITICA POR SI MESMA -, tenho o que comentar. Nos somos, Eu e você, da geração da utopia transformista dos anos 60-70. Olhamos o seculo  XX, vencidos os anos de catástrofe das grandes guerras e da depressão de 29, como o seculo das mudanças. Fomos as ruas com ideias universais de liberdades e transformações ( vinha da Inglaterra e Estados Unidos o -  FAÇA AMOR, NÃO FAÇA A GUERRA e de Paris NÃO SE ENVERGONHE, PEÇA O IMPOSSÍVEL. Passou, não eramos responsáveis pelo Vietnan nem  conquistamos o possível.

VAMOS AO BRASIL DE HOJE. Se antes tínhamos a  ditadura a vencer, unificava-nos mais que o sexo livre e o porra-louca dos franceses, hoje tem-se o vazio, a falta de realismo agravado pelo pensamento único dos anos LulaPTismo. O Brasil virtual esta se mostrando, alienado. Revindicamos o que os Europeus perderam por inexequível.

RETROSPECTIVANDO - Na Paulista, estavam la jovens do Movimento Passe Livre, nascido na Bahia na década de 90 do ventre de uma esquerda já finda nos anos 80. Unica revindicação - CONTRA O AUMENTO DE R$0,20 DAS PASSAGENS DE ÔNIBUS. Foram três dias sem nenhuma outra revindicação visualizada. A policia cumprindo seu dever reprimiu. NÃO HA DIREITO ILIMITADO, NEM A VIDA. A LIVRE MANIFESTAÇÃO NÃO PODE SOBREPOR AO DE IR E VIR principalmente em um local cheio de hospitais.

A IMPRENSA REAGIU - PAUTOU O MOVIMENTO.
Começamos a ver a PEC 37, a CORRUPÇÃO, SAÚDE, EDUCAÇÃO E OUTRAS.
O MPL reagiu. Disse - vamos sair, a BURGUESIA tomou posse das ruas. Era tarde, os formadores de opinião vencera. Perdera a democracia, sua compreensão. Ficamos mais parecidos com as republicas bolivariana.
PERDOE POR TE TRAIR.
Tal qual a musica de Chico, os governos Federal, Estaduais e Municipais pedem perdão por  cumprir  seu dever inalienável. GARANTIR QUE UM DIREITO SEJA IMPEDITIVO PARA O EXERCÍCIO DE OUTRO DIREITO.TERMINANDO AS CONSTITUIÇÕES DE NAÇÕES CIVILIZADAS (AS BARBARAS NÃO HA NECESSIDADE) AUTORIZA O USO DA FORÇA PARA GARANTIR OS VALORES NELAS CONSTITUÍDAS. INCLUI O DIREITO DE MATAR, POR ISSO PODEMOS IR A GUERRA
VAMOS TODOS DEFENDER OS VALORES DA VERDADEIRA DEMOCRACIA MESMO QUE PARA ISSO DILMA CONTINUE NOS GOVERNANDO.


Salvador Ribeiro - Caxião
caxiao.ribeiro@gmail.com

MANIFESTAÇÕES POPULARES. Estes movimentos levaram estudiosos, cientista politico e sociólogos a acreditar que a juventude brasileira adquiriu maturidade politica suficiente para implementar uma revolução na politica brasileira, mas penso eu penso que estão completamente enganados, pois ao observar a natureza daqueles movimentos perceberemos que surgiram meio que caído do céu, sem pauta nem foco definido por isto murcharam rapidamente tendendo a não se repetir. A pesar de tudo isto não podemos negar os resultados positivos produzidos por este repentino movimento, já que muitas das pautas das ruas  foram atendidas, porém aquém do que poderiam se não fosse o recuo . É censo comum de que só há dois caminhos para alcançar as mudanças de que o brasil carece, que é através das manifestações populares e do voto, nos quais os estudiosos estão apostando, o que não acredito. quanto ao voto eu tenho é receio de que dado o grau de descontentamento e de repudio somado à falta de cidadania e de consciência politica o eleitor ao tentar encontrar uma solução acabar nos conduzindo ao retrocesso e atraso, botando a perder todas as conquistas da ultima década, ao eleger deputados e governos muito menos comprometido com as causas do povo dos que aí estão, esta possibilidade não podemos desconsiderar, por que os aventureiros estão na espreita. De certa forma este descontentamento e descrença para com  a classe politica, especialmente ao Governo Dilma, se deu mais pela postura imparcial, maquiavélica, antidemocrática da mídia. se observarmos percebemos que no mês de junho época dos episódios não houve ato governamental extraordinários que levasse a comprometer e por em dificuldades a vida dos brasileiros justificando o repentino desaprovação e repudio. Esta postura da mídia é muito perigoso.

Gustavo Stefano Bastos de Carvalho
stefano_gustavo@hotmail.com

Gostaria de fazer uma denuncia referente a criação de gatos não vacinados e aparentemente portadores de várias doenças no município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. O senhor Juarez Miranda, residente na localidade conhecida como Rua do Fogo realiza a criação de gatos não vacinados, colocando dessa forma em risco a saúde publica. Os gatos são animais que se não criados e tratados de forma correta podem disseminar doenças como:

Toxoplasmose
Dermatomicoses ou “Tinha”
Sarna Sarcóptica
Micose subcutânea
Esporotricose
Toxocaríose
Ancilostomíase e entre outras.

Gostaria de ter um e-mail para que possa enviar fotos para explanar de melhor forma tal situação que está ocorrendo no município de Livramento de Nossa Senhora, para que dessa forma as autoridade possam tomar providencias em prol da saúde publica de nosso amado município.

Gerlando dos Santos Oliveira
(endereço de e-mail omitido)

SIMPLES PARA COMPREENDER. A falta de professores em algumas comunidades, devem à irresponsável ação de remover professores da zona rural para a cidade, atendendo a interesses meramente políticos. Na gestão anterior já havia um excedente de profissionais na sede do município. Em 2013, somente do colégio de Iguatemi(sacrifício de uma boa professora/diretora) foram transferidos 8 professores, sendo um com carga horária de 40 horas.

Contam que alguns professores do pólo/sede atuam em turmas de apenas 4 alunos e outros que trabalham 20 e recebem por 40 horas. Além disso, diversos cargos foram criados para abrigar outros que simplesmente queriam sair de sala de aula. O secretário teria de ter tido a coragem de executar ação inversa, devolvendo professores da cidade para a zona rural, dando a todos a condição (transporte, moradia digna, etc) para atuarem nessas escolas, promovendo com qualidade a educação tão necessária para nossa gente.

Com isso NÃO HAVERIA NECESSIDADE DA REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO que vai acabar ""inchando"" ainda mais o setor. O transporte escolar poderia seguramente ser reduzindo pela metade... Teria recursos para aparelhar nossas escolas (em muitas salas os alunos nem têm onde sentar) e dá o mínimo de dignidade aos professores e demais funcionários do setor. Penso que ele ainda tem tempo pra fazer isso, permanecendo como secretário. Caso contrário, estará queimando a bandeira que mais defendeu nos últimos anos.

 

Atualizados em 16.07.2013, 19h

JOSÉ MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

JORNALISTA RAIMUNDO MARINHO, é muito difícil encontrar pessoas na cidade de Livramento que tão bem defende e luta por melhorias para essa cidade sofrida e sua população. Ao longo dos anos, esse site tem “gritado” e denunciando tudo de errado que tem acontecido, mas quem pode resolver tem feito ouvido de mercador. Ilustríssimo Raimundo, acredito que ainda há esperança de um dia alguém ouvir e trazer a solução necessária. Sendo assim é importante continuar na batalha. Não há ninguém, que tenha condição de falar com autoridade dos assuntos abordados nas reportagens escritas por ti. Depois de tantos outros compêndios publicados e escritos por V. Sra. agora foi lançado uma obra que foge do teor das reportagens já publicadas e parte para o lado jurídico. O tema é delicado, mas muito importante de ser abordado, quem lê poderá entender do que se trata. Parabéns Raimundo Marinho, desejo sucesso, e que Deus nos ajude a continuar na luta por algo melhor para nossa cidade.


Flamarion Barbosa
flamarionbarbosa@bol.com.br

Ao ilustre jornalista, escritor e advogado Raimundo Marinho deixo os meus parabéns pelo lançamento de mais um livro. Boa sorte e esperamos que sua obra faça grande sucesso! Forte abraço, Flamarion Barbosa.


Salvador Ribeiro - Caxião
caxiao.ribeiro@gmail.com

REFORMA POLÍTICA

É falso o argumento de que o fim da reeleição acabaria com a farra do dinheiro publico gastos nestas campanhas, como se os detentores do poder não tivesse o mesmo empenho e interesse na eleição de seu sucessor, o que requer gastos ainda maiores por não ser o verdadeiro detentor do poder. Também é falso que o segundo mandato é sempre pior, o governo Lula foi prova, alem de mostra que o problema não está na reeleição e sim no reeleito. Eu acho que por conta da burocracia brasileira um mandato de 05, 06 anos é pouco para concretizar grandes realizações, porem suficiente para o eleitor perceber a responsabilidade, comprometimento e competência do gestor e aí decidir com muito mais segurança e precisão se deve reelegê-lo ou não, pois já o conhece. Por estas razões sou totalmente contra o fim da reeleição. Porem a favor da unificação das eleições.

Atualizado em 15.07.2013, 19h

MARIA EDIR MEIRA MOREIRA
edirmmoreira@hotmail.com

Querido amigo RAIMUNDO  MARINHO,quero de coração parabeniza-lo pela publicação de mais um LIVRO !!!É grande nossa alegria pois temos certeza de que essa OBRA ,irá contribuir com os leitores que estudam e pesquisam sobre questões jurídicas,um campo que vem sendo tão desrespeitado nesse nosso país tão carente de justiça!!!Sei que muitas vezes vemos VÍTIMAS transformadas em RÉUS !!Processos se arrastam por anos e anos em busca de sentenças.Tenho certeza de que tudo isso será clarificado em seus lúcidos argumentos ,por esse livro e pelos demais já lançados por tão elegante CIDADÃO que sabe ser LIVRAMENTENSE ,afirmo que tenho orgulho por ser admiradora do seu trabalho, sua conterrânea ,SUA LEITORA ATENCIOSA. OBRIGADA PELA SUA EXISTÊNCIA   ,pela sua devoção a nossa cidade ,   A SUA FAMÍLIA  em particular ,a juventude estudiosa e as famílias livramentenses!!! Você meu caro RAIMUNDO é um escritor sensível e brilhante PARABÉNS!!!!UM EXEMPLO  A SER SEGUIDO!!!!!!EM ESPÍRITO ME FIZ PRESENTE NO EVENTO DO LANÇAMENTO .ABRAÇOS MARIA EDIR.


Maria Teresinha Meira Lima
teresinhameira@hotmail.com

Querido afilhado Raimundo,

Agradeço-lhe pela consideração de sempre, que você me tem, e por me fazer merecedora de representar seus amigos no agradecimento público que fez, pelas presenças, no lançamento de mais um livro seu. Sinto-me feliz em ser sua amiga/madrinha. Você tem a minha amizade e de toda minha família. Abraço!! Madrinha Teresinha


Claudete Assis
deteassis49@gmail.com

Raimundo, parabéns pelo lançamento do livro A vítima e o princípio da celeridade processual. Desejo a você todo o sucesso do mundo!  Você, mais do que ninguém merece tudo de melhor!  Um forte abraço. Com carinho, Claudete Assis.


Antônio Marcos de Souza
eleitordotaquari@yahoo.com.br

Prezado Raimundo, quero aqui lhe parabenizar e agradecer pelo espaço democrático com que nos permite exercitar a cidadania e poder apontar os acontecimentos da nossa cidade, sejam eles positivos como é o caso do cumprimento da legislação de trânsito e também os negativos, como é o caso de algumas coisas "nebulosas" que têm acontecido na administração municipal.

Quero também nesse momento parabenizar o Professor Josemar Miranda que em seu email desabafou de forma muito inteligente e argumentativa as retaliações sofridas por sua esposa. É no mínimo anti-ético o que acontece com o magistério público municipal, pois como diz um ditado popular: colocaram o rato pra tomar conta do queijo. Onde em uma comunidade organizada, o representante sindical é cônjuge do gestor ? A Sra presidente do Sindicato não terá condições de pleitear alguma melhoria para a sua classe e que isso venha a bater de frente com o ilustre Secretário de Educação. Se isso vier de fato a acontecer poderemos estar inaugurando algo de novo na política livramentense e quiçá mundial. Vale a pena esperar. É ver pra crer.


Salvador Ribeiro - Caxião
caxiao.ribeiro@gmail.com

MOVIMENTO PASSE LIVRE, COMBATE A CORRUPÇÃO

Aquilo que desconfiava começa a dar sinal de realidade, refiro-me  ao recuo destes movimentos, a consequência disso tudo é que estamos perdendo este momento singular e oportuno de poder passar o Brasil a limpo e dar um basta nesta desenfreada corrupção. Vejo que se este povão que foi às ruas tivesse a capacidade de perceber a verdadeira causa desta corrupção, as ruas estariam tomadas por eles em defeza da tão sonhada Reforma Politica, pois para os mais atenados a reforma politica é crucial e que só será concretizada com uma ferrada mobilização popular, onde só precisaria exigir a adoção de apenas quatro pontos que seria financiamento publico e exclusivo de campanha, voto em lista fechada e fim das coligações e voto distrital. Acredito que este recuo se dá pela falta de politização da juventude brasileira, que recai sobre incapacidade de perceber que a grande causa da bandalheira na politica brasileira está neste ultrapassado sistema politico eleitoral, ao adotar nas próximas eleições tais medidas os caminho estaria abertos para limpar a bandalheira da politica nacional. Não é possível governar este país com o exagerado numero de partidos que temos no Congresso Nacional cerca de 22. Pra se ter uma ideia aqui em Livramento na ultima eleição municipal na disputa para o legislativo haviam mais de quinze partidos, se não houvesse coligação não haveria mais que 04 partidos, isto facilitaria a escolha pelo eleitor e a governabilidade do executivo, mas na verdade onde o sistema atual provoca mais danos é no governo estadual e federal. Tenho certeza se povo brasileiro tivesse noção destas discrepância certamente não arredaria o pé das ruas na defesa desta causa nobre. Mas, nos tentar levar estas informações e torcer para que esta juventude venha a acordar.

 

Atualizado em 12.07.2013, às 8h

Josemar Silva Miranda
silva-josemar@bol.com.br

Práticas e condutas ditatoriais

O atual sistema político brasileiro está fundamentado nos princípios democráticos, ou seja, estamos vivenciando a democracia. Mas as bases democráticas de um estado de direito, ainda estão sendo consolidadas diante de uma ditadura que num passado recente deixaram marcas profundas, naqueles que não aceitavam as normas ditas e impostas por um chefe maior, no qual o mesmo era a lei e a justiça.

Em Livramento isso não foi diferente, mas infelizmente muitos que no passado faziam parte de governos ditadores migraram para a dita democracia atual, carregando consigo praticas e condutas dos porões da perseguição. Podemos dizer que esse tipo de político é sustentado por dois tipos de eleitores: O Eleitor Papagaio e o Eleitor Pombo Correio.

O Eleitor Papagaio funciona como uma espécie de PASQUIM, muito utilizado na ditadura para espalhar informações e propagandas que os chefes e dissidentes postavam como verdade. Já o Eleitor Pombo Correio é a modalidade que leva e traz informações, ou seja, funcionam como uma espécie de POLICIA SECRETA, desses falsos democratas e tudo isso em troca de um salário mínimo podendo chegar até um e meio, a depender da sua eficiência, tendo como garantia do seu emprego o mandato do seu súdito, uma vez que não são concursados. Já os eleitores conscientes que vota acreditando na forma de governar de seus candidatos são perseguidos ferozmente pelas rapinas quando chegam ao poder.

Amigo Raimundo! Sempre procurei deixar minha opinião e escolha política de forma limpa e transparente. Na ultima eleição fiquei do lado perdedor acreditando que o grupo seria o melhor, porém foi derrotado pela vontade da maioria dos livramenteses, ao mesmo tempo esperando que o grupo vencedor não usar-se de praticas mesquinhas de outrora, mas estou decepcionado nesses sete meses de governo. Alguns poderão me questionar, porque não esperar um pouco mais? Não posso, pois sou um educador a mais de 22 anos na rede estadual no meu querido Livramento e jamais me calaria diante do ocorrido.

Marinho! Minha esposa trabalhou na comunidade dos Patos cerca de 10 anos. Naquela localidade foi bem recepcionada e admiranda pelas crianças e maioria dos seus pais, porém a distancia de 12 km tornou-se o seu trabalho cercado de sacrifícios. No ano de 2012 ela conseguiu uma portaria para trabalhar na Escola Municipal Rômulo Galvão, numa vaga real, mas por fazer política contraria aos vencedores e por pura perseguição do atual secretario de educação, esta sendo chantageada e ameaçada quase que diariamente por colegas subordinados a administração e ao secretario de ser transferida para outra unidade escolar, sob alegação de não ter vaga. O argumento utilizado não procede, uma vez que há funcionário não concursado na escola com turma, simplesmente porque votou no grupo 44.

Nesse momento só me resta lamentar e apelar por “Deus”, mas não o que foi propagado nos palanques, pois esse pode ser injusto ou invocado em vão, ou então, levar os fatos ao representante do sindicato dos professores, mas sei também que seria uma tarefa difícil uma vez que a presidente é a esposa do secretario eleito para legislar, mas por interesses ainda obscuros deixou os seus eleitores em segundo plano e passou a perseguir pessoas no qual ele mesmo defendeu por cerca de oito anos nos seus discursos na câmera de vereadores.

Uma coisa é certo Raimundo! Vou procurar as leis trabalhistas que asseguram os direitos dela enquanto funcionária municipal no Ministério Público. Espero que esse caso seja um fato isolado e o senhor prefeito não esteja compactuando com esse tipo de politicagem, pois isso são praticas adquiridas nas escolas dos ditadores. Além disso, temos problemas muito maiores do que uma simples transferência de um funcionário, no qual a administração deveria está focada como, por exemplo; a qualidade da água que nossa população está consumindo, a instalação da UTI no hospital, a construção de outra no distrito de Iguatemi, o parque da juventude, a fabrica de sapatos para abrigar os trabalhadores que perderam o seu trabalho devido à seca, etc.

Portanto, tudo isso só me faz fortalecer para não ensinar ou propagar essas praticas politiqueiras e mesquinhas aos meus educando de Livramento, pois diante da nossa beleza geográfica e da simplicidade da maioria de nossa gente merecemos pessoas dignas com corações fraternos capazes de solucionar nossos graves problemas de ordem sociais, econômicas e culturais nos proporcionado assim dias cada vez melhores.

Valeu! Muito obrigado. Até a próxima. Fui.


Jorge Luis Lessa Timbó
(e-mail omitido a pedido)

Parabéns, Raimundo, pelo seu novo livro. Se possível, estarei lá.

Parabéns à Policia Milita pelo excelente trabalho de fiscalização no "trânsito" de Livramento. Persistam e a cidade se tornará melhor de se viver!

Parabéns também a Sra. (ou Srta.)  Elídia Nunes Dourado pela opinião sensata publicada em duas cartas aí abaixo. São de brasileiros assim que precisamos!
Abraços a todos.

 
Antônio Marcos de Souza
eleitordotaquari@yahoo.com.br

Prezado Raimundo Marinho,
É impressionante a apatia da sociedade livramentense perante aos resultados das licitações promovidas pela Prefeitura Municipal, pois existem algumas discrepâncias, como é o caso dos fornecimento de peças e serviços de manutenção de veículos que compõem a frota municipal no valor de R$ 420.758,00 ganhos pela empresa: Raimundo Tanajura Araújo, + R$ 601.853,67 vencida pela empresa: Molas Auto Peças Brasil Ltda + R$ 299.376,00 vencida pela empresa: Cleriston Alves Ribeiro. Se somarmos esses valores, chegaremos a soma exorbitante de R$ 1.321.987,60 e em função dos contratos terem vigência no período de 07/06 a 31/12/2013, dá uma despesa média mensal de R$ 220.331,26 somente com a manutenção de veículos, o que trocando em miúdos daria pra comprar 10 (DEZ) CARROS ZERO KM A CADA MÊS. Além disso têm os valores vencidos pela empresa ISMATEC que em 03 contratos lhe renderam R$ 1.114.466,60 visando a aquisição de material de construção e R$ 1.205.124,00 vencido pela empresa LAJES PAGÃO
 com o mesmo fim. É impressionante ainda a passividade da Câmara de Vereadores, pois nem os vereadores de oposição estão questionando essa FARRA com o dinheiro público. ESTOU TRISTE, MUITO TRISTE. REAJA POVO LIVRAMENTENSE. VAMOS AS RUAS PROTESTAR E PEDIR UMA LISURA NA APLICAÇÃO DO DINHEIRO PÚBLICO.

 

Atualizado em 10.07.2013, às 15h

Hélio  Gottschall   Abreu
heliogabreu@gmail.com

Caro Jornalista e Advogado  Raimundo  Marinho,

Infelizmente não poderei  estar  presente no lançamento de mais  um  livro de sua lavra, entretanto, providenciarei por aquisição parentes daí.

Tema oportuno e muito útil a coletividade, sobre os direitos e deveres individuais e coletivos. O inciso  LXXVIII  é de relevância inestimável. Não há que negar a excessiva demora, bem como  a existência de medidas meramente protelatórias, até que se  alcance a solução de um conflito apresentado ao Poder Judiciário por haver esgotado todas as possibilidades de acordo entre as partes. E, com certeza, essas  partes buscam uma solução o mais rápido possível.

O processo torna-se desgastante e bastante delongado, desacreditando a 'JUSTICA' e  causando ainda maiores constrangimentos e prejuízos  aos cidadãos.

Reitero minha admiração pelo seu trabalho, pelo seu valor intelectual, moral e  espiritual exercitado diariamente no seu jornal digital: O NOSSO MANDACARU DA SERRA !


Andressa Santos Viana
dessaviana07@hotmail.com

Raimundo Marinho , segue abaixo um texto que escrevi com base nas manifestações que vem ocorrendo no nosso país. Gostaria que fosse lido e se possível publicado no seu site. Parabéns pelo livro que será publicado . Fico muito feliz. Um forte abraço.

Finada Latência

É de notável relevância que as manifestações que vem varrendo nosso país indiciam um final do estado de latência em que se encontra nossa sociedade. Somos altamente desrespeitados e ignorados pela elite corrupta que governa o país e que se fez tão presente ao longo da sua história. Diante de um passado repleto de limitações e muita luta, nos vemos mais uma vez obrigados a clamar por aquilo que nos incomoda. Mais uma vez expostos a uma situação questionável e defasada pelos problemas estruturais do próprio sistema. O brasileiro vai as ruas mostrar toda sua insatisfação, todo sentimento de indignação compartilhado, todo poder que tem em mãos para que as mudanças, ainda que lentas e graduais, ocorram de fato.

Jovens morrem todos os dias entregues a violência e às falhas do processo. Nossos profissionais gritam por condições de trabalho. O serviço público padece continuadamente. Pessoas morrem em corredores de hospitais, a rede de transportes deixa muito a desejar e a criminalidade e imposição cultural é regada por uma educação de péssima qualidade. Famílias não sobrevivem a inflação desordenada e às medidas paliativas que parecem ser definitivas.  Cidadãos desmotivados e furiosos pela falta de segurança, de infraestrutura, de transparência e de atendimento às suas necessidades inundam as ruas. Enquanto isso, a mídia entrete e idiotiza as pessoas, ofuscando a realidade, alimentando o capitalismo e veiculando aquilo que lhes convém. O câncer da corrupção continua a corroer e alimentar as mazelas da população. Ninguém suporta mais tal conivência e algo precisa ser feito.

Reacender o sentimento de pertencimento que sabemos possuir é de suma importância. A capacidade de mobilização e organização mostra o poder que se tem quando uma massa insatisfeita resolve se manifestar. Resolve mudar. Temos que honrar aqueles que tanto lutaram para que hoje pudéssemos ir às urnas exercer a democracia. Honrar todos aqueles que morreram  por um país melhor e foram contra uma minoria privilegiada e egoísta que governava pra si. A sexta economia do mundo, a promessa pro futuro que é um país em emergência tem pendências a serem resolvidas. Seu povo sabe o que quer e vai exercer o papel politicamente inato que lhe é de direito. Lutemos juntos. Tudo tem que mudar.


Elídia Nunes Dourado
elidiadourado.livramento@gmail.com

Caro Raimundo Marinho, enquanto houver pessoas defendendo ações sensatas e legais de combate ao crime o ser humano perecerá vítima de sua própria ignorância e incompreensão. Na zona rural de Livramento impera o total desrespeito ao código nacional de trânsito e, por absoluta falta de fiscalização fica parecendo que nessas comunidades e estradas do interior do município a população está isenta do cumprimento das leis de trânsito e de outras normas de conduta que ao menos na cidade de vez em quando são aplicadas e cobradas com rigor. Exemplos disso são as crianças dirigindo e pilotando sem capacete, as motos sem escapamento com condutores asselvajados dando cavalos de pau em plena praça com o intuito de se mostrar para os outros presentes que com os aparelhos de som dos veículos tocando em alto volume músicas imorais e se embriagando ainda acham bonito tal pantomima de circo de horrores. Será isso correto ou eu sou careta, implicante, intolerante e outros adjetivos que devem ser aplicados a quem discorda de tais incoerências? Sugiro ao comandante que estenda a fiscalização ao interior para resgatar um pouco da ordem pública nessas localidades. Obrigada pelo espaço democrático que nos oferece para expormos opiniões e desabafos que muitas vezes nos deixam engasgados e sufocados se não forem colocados para fora.


Salvador Ribeiro - Caxião
caxiao.ribeiro@gmail.com

GOVERNO FEDERAL, mais uma vez acertadamente o Governo Dilma lança o mais ousado plano para melhoria do atendimento da saúde publica no Brasil, com a contratação de médicos no exterior. O que é estarrecedor e inaceitável é a grande mídia e a oposição querer de maneira inescrupulosa e leviana desqualificar e derrotar este extraordinário programa. Pois alem de possibilitar levar atendimento às regiões distantes, já que médicos brasileiros não se dispõem a trabalhar no serviço publico por R$12.000 numa jornada de 40:h. Enquanto que o governo federal oferecerá apena R$ 10.000, o que possibilitará trazer médicos de excelentes qualidades, já que no exterior os vencimentos pela mesma jornada hoje não passam de R$ 5.000, quando acham. Outro ponto interessante é a possibilidade destes médicos abrirem concorrência com o serviço privado de saúde, já que este programa não impede destes profissionais dar atendimento particular.
 Os preços cobrados pela clinicas particulares chega ser desumano, qualquer clinica mesmo aqui na nossa região tem faturamento mensal acima de R$ 60.000, o povo brasileiro não aguenta tamanha discrepância, portanto parabéns Governo Dilma.


 

Atualizado em 08.07.2013, às 12h

Jadher Assunção
(e-mail omitido)

Caro Raimundo Marinho,

Cumprimentando-o cordialmente, venho felicitá-lo pela próxima obra a ser lançada, cuja leitura do título por si já induz trazer um tema de grande importância para aqueles que, a todo instante, visam alcançar a Justiça em tempos de euforia popular virtual e midiática.

Espero que seja um belo contributo individual, jurídico e acadêmico que esteja concedendo à sociedade, há tanto tão carente por leituras contemporâneas de suas próprias leis e, principalmente, da noção de Justiça.


Salvador Ribeiro - Caxião
caxiao.ribeiro@gmail.com

GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL - Quanto a estes governos qual a razão pela qual sites e blogs da nossa região publicar apenas os fatos e atos negativos? Por que até o momento ninguém se dispôs a noticiar o grande ato realizado em salvador nesta semana por estes governos, onde foram entregues a municípios baianos cerca de 200 maquina (patrol e retro escavadeiras) e 100 ônibus escolares? Alem de ter prometido mais um caminhão pipa e uma pá mecânica aos municípios que estão em situação de emergência. Isto nunca se viu neste país, negar um fato desta natureza não parece apenas omissão mas também retaliação. Será que  estes importantes veículos estão verdadeiramente cumprindo com a função de informar? Assim fica difícil do povo brasileiro conquistar a tão sonhada e necessária cidadania? Talvez regulamentação será a solução.

 

Atualizado em 06.07.2013

Marcos Santos
marcos2057@hotmail.com

Mais uma vez estou aqui me deliciando com seus importantes artigos deste seu espaço que nos acolhe com tanta sensibilidade. Quero usar este espaço, como policial militar, praticamente com 11 anos de corporação, para falar um pouco do que foi dito ao longo do comentário da internauta Luana Rocha:

Veja bem Luana,

A abordagem policial é um ato legal que pode ser praticado sempre que alguém, ou algum veículo, seja considerado suspeito. Pode ocorrer também para que seja feita uma advertência ou orientação, ou ainda, para conferir os documentos do veículo ou de identificação pessoal. É uma das principais atividades realizadas pela Polícia Militar – que tem caráter ostensivo/preventivo - e encontra-se amparada pelo art. 244 do Código de Processo Penal, que assim dispõe:

Ao ser abordado pela polícia - seja ela militar, civil, rodoviária ou federal – fique calmo e colabore. Não faça movimentos bruscos, e atenda às ordens dos policiais. Ainda, não discuta ou tente “intimidar” os policiais com as velhas e conhecidas frases como “você sabe com quem está falando?”, “sou trabalhador, não sou bandido”, ou “por que vocês não vão prender ladrão de verdade?”, dentre outras que todo policial, certamente, já ouviu algumas dezenas de vezes.

Algumas pessoas se sentem constrangidas ao serem abordadas, alegando que o policial estava com arma em punho, e isto seria desnecessário. Entretanto, em qualquer abordagem, o policial deve sempre estar com a arma em punho, conforme orientação-padrão e treinamento realizado nas academias de polícia. Até aquele momento, o policial não tem como distinguir quem é a pessoa abordada, se esta é trabalhadora ou não, se está armada, etc.

Caso o policial durante uma abordagem se exceda, agredindo o cidadão, ou agindo de forma abusiva, poderá ser registrada uma reclamação na instituição correspondente, que certamente será analisada. Ainda, é direito do cidadão ser revistado por policiais do mesmo sexo, desde que não ocasione prejuízo ao andamento da ocorrência (art. 249 do Código de Processo Penal), bem como acompanhar visualmente a revista realizada em seu veículo. Por fim, caso o cidadão seja conduzido à Delegacia de Polícia, terá direito a avisar algum parente e/ou advogado sobre sua situação. Colabore com a polícia, estamos todos trabalhando por uma cidade mais segura!

Quanto ao estudante de Direito citado no comentário: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, diz o Art. 5º da Constituição Federal.

Ainda, sobre o mencionado Estudante de Direito, será mesmo que ele nunca ingeriu bebida alcoólica? Existe meios para comprovar essa afirmação? E porque o citado instruendo, conhecedor de seus direitos, não procurou a instituição para instaurar procedimento administrativo? Ou até mesmo acionou o ministério público. E porque não citou o nome da suposta vítima de agressão policial? Nada contra a sua opinião, mas antes de sair julgando a tropa, que em sua grande maioria, cuidando da sua segurança e da segurança da população de um modo geral, até mesmo enquanto muitos estão "dormindo", procure saber e ouvir argumentos.

 

Atualizado em 04.07.2013, 19h

Elídia Nunes Dourado
elidiadourado.livramento@gmail.com

Raimundo Marinho, inicialmente gostaria de parabenizá-lo pelo brilhantismo com que escreve suas matérias. Agora, falando da atuação da PM nas ruas da nossa cidade abordando os motoristas e exigindo que cumpram as determinações do código nacional de trânsito, é absurdo que os cidadãos contestem essa ação. Me pergunto como um povo cobra por segurança e não quer seguir a lei? Como disse Zé Araujo, a lei não é nova, ela apenas vinha sendo ignorada na nossa cidade. Por acaso a população de Livramento é diferente dos habitantes de outras cidades brasileiras como São Paulo e Salvador? Somos parte da nação brasileira e temos obrigação de cumprir as leis em qualquer parte do território nacional. Penso que para conduzir um veículo qualquer cidadão deve antes de pegar no volante procurar informações sobre as leis de trânsito. Não tem essa história de dar tempo para o povo se acostumar ou para tirar a habilitação. Para que as coisas deem certo cada um de nós deve fazer sua parte na sociedade, cumprir os seus deveres sem procurar o tal jeitinho brasileiro. Nenhum governo pode ser responsabilizado pela conduta humana. Se não mudarmos nosso pensamento e nossas atitudes a coisa vai ficar insustentável. Parabéns PM, parabéns Dr. Paulo!!


Jailson Lima
jailsonjlima@ig.com.br

No primário aprendemos a Lei básica da Física: “Dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço”.Essa Lei é contrariada e desviada em Livramento pela Coelba,Embasa,Prefeitura Municipal de Livramento (I.P.T.U.).Quando recebo boleto de cobrança dessa empresas os endereços são totalmente diferentes.É preciso que se ouça as vozes da rua,as sugestões de requalificação de ruas - um dos itens apontado pelo Jornalista Raimundo Marinho na 3ª Conferência das Cidades.Feliz a Cidade de oposição forte, fiscalizadora e sugestiva.

 

Atualizado em 01.07.2013, 18h

Samuel Cândido de Oliveira Castro
castro.genealogia@bol.com.br

Eu gostaria muitíssimo que se aproveitasse esse movimento nacional de protestos, para se reduzir em 50% do número de Deputados e de Senadores. O que achas da idéia? Forte abraço. Samuel de Castro - Olímpia – SP


Salvador Ribeiro - Caxião
caxiao.ribeiro@gmail.com

Companheiros livramentenses, será que não seria o momento de nós irmos às ruas exigir a transmissão via radio as cessões da nossa Camara de Vereadores? A exemplo do povo brasileiro vamos começar de fato a exercer a nossa cidadania.


Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

Caro Marinho: A propósito da relutância de alguns segmentos da sociedade com relação ao cumprimento das leis de trânsito quero dizer ao amigo que a Lei 9503 de 23/7/1997 ( Código Nacional de Trânsito ) está aí para proteger a própria sociedade. Não vinha sendo cumprida por conta do descaso de algumas autoridades que no afã de agradar prefeitos e vereadores faziam vista grossa com relação aos atos errados cometidos por pessoas inescrupulosas que colocavam em risco a população como um todo. Tenho certeza que a maioria do povo de livramento está apoiando os trabalhos da polícia bem como a atitude do Dr. Paulo. Livramento não é mais uma vila e sim uma cidade polo de uma região em desenvolvimento. Por isso devemos nos adequar aos novos tempos. As soluções nós já apresentamos em tempos passados. É só executar. Um grande abraço.


WILDES DIAS RAMOS
wdr-sn@hotmail.com

Gostaria que essa tolerância zero que o atual prefeito de livramento impôs fosse seguido a risca não só no transito, mas sim em todos os tipos de crime que põem a vida dos cidadãos em risco, venho me recordar logo no inicio do mandato do ex-prefeito um cidadão arrancou uma arma no meio do povo numa festa tradicional do povoado de sitio novo e colocou na cabeça de pessoas inocente, e depois não aconteceu nada com essa pessoa ela seguiu sua vida naturalmente,porque ? Porque ele era chegado do prefeito e sua prisão não aconteceu.
A questão do transito, o delegado não pode sair prendendo ou multando os carros das pessoas assim de uma hora pra outra, as pessoas que dirigem em livramento estão acostumadas com a falta de ordem na cidade.
Primeiramente as autoridades têm que oferecerem as pessoas uma condição de tirar suas CNHs e regularização dos seus veículos, trazendo CIRETRAN pro município ou outro órgão regulamentador. As pessoas não vão mudar da água pro vinho da noite pro dia tão rápido assim, pois elas foram ensinadas a fazer tudo errado no transito. A cidade também tem que possuir vias regularizadas com sinalizações adequadas.

 

Paulo (sobrenome omitido)
ivanildenilde58@facebook.com.br

Meu amigo Raimundo marinho, gosto muito do seu trabalho aqui em nossa cidade seja uma trabalho muito importante porque informo bem a população, desde já muito obrigado em nome de todos livramentenses , abraços amigos


Luana Rocha
luanarochameira@hotmail.com

Raimundo, boa tarde. Estava aqui lendo a sua publicação sobre o trabalho da PM aqui em Livramento. Concordo sim que todos devem está em dia com a lei, mas e a respeito das abordagens ilegais da polícia? Deveria falar sobre isso também. Fui vítima várias vezes, bem como o meu irmão, que tem o documento da moto em dia e é habilitado.  Eles nos param nas ruas como se fossemos bandidos. Cinco ou seis polícias apontam a metralhadora, gritam, nos tratam como marginais perigosos e nos conhecem, sabe quem somos, onde moramos e trabalhamos. Acho que os cidadãos de bens devem ser tratados com respeito. Outro dia abordarem o meu colega, estudando de direito, nunca bebeu e tem bom comportamento, nem isso foi suficiente. Eles bateram tanto nele que foi parar no hospital. Creio que providências cabíveis devem ser tomadas logo antes que algum inocente morra por causa de irresponsáveis. Grande abraço!!!