Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 29.03.2013, 18h

Ricardo Neves
ricardo.rsn@ibest.com.br

Prezado Marinho,

Venho acompanhando, desde o inicio, sua dedicação ao grave problema, relacionado ao esvaziamento precoce das barragens que abastecem (ou que abasteciam) água à população de Livramento (Luiz Vieira e Rio de Paulo).

Não só suas reportagens, como toda trajetória dos fatos, comprovadamente já demonstraram quem são os principais culpados pela crise que abate sobre a agricultura e o abastecimento de água em Livramento: Diretoria local (em Livramento) do DNOCS, Diretoria local (em Livramento) da EMBASA e Presidência desta tal de ADIB, em Livramento, além de São Pedro ou S. José, evidentemente. Apesar de nenhum deles, ainda, ter esboçado qualquer reação às denúncias, percebe-se, pelas entrevistas, reportagens, etc, por eles concedidas, que fazem vistas grossas às próprias atuações e até mesmo às denúncias veiculadas, direcionando a culpa exclusivamente à seca e aos Políticos, uma vez que pegaram o fôlego acomodado, passivo e, talvez amigável da maioria da população. Parece, portanto, que se trata de um comportamento ardil para permanecerem intactos em seus postos e, ainda por cima, pousando de heróis, guardiões-salvadores da pátria (concedendo entrevistas, expedindo sugestões e ordens sobre racionamento da água e situação dos agricultores). Ressalta-se que esta dissimulação não é exclusiva em Livramento, aqui em Conquista, mais ponderada, a Diretoria da EMBASA usa até o BA-TV da rede globo de Televisão para tal.

Sem o condão de isentar qualquer político de sua parcela de responsabilidade sobre os malefícios da estiagem no Nordeste, as críticas aos políticos, pelos representes destes Órgãos, em Livramento, configuram mesmo hipocrisia, falta de coragem e egoísmo, por não assumirem as consequências drásticas de suas administrações catastróficas. Se hoje o Município de Livramento é considerado na região um dos mais afetados pela estiagem, em contrapartida pode se perquirir que não foi dos piores contemplados pelos projetos federais (DNOCS, com a criação do perímetro irrigado, construção das barragens, etc) nem menor era o potencial hidráulico de Livramento. Assim, se a situação em Livramento hoje está pior que em Municípios vizinhos como Paramirim, Jussiape, Brumado, etc, isso ocorreu graças à atuação pífia destes Órgãos de controle, que agora se comportam feitos "João sem braço", para atribuírem a culpa a ANA (Agência Nacional de Águas) Deputados Federais e outros mais distantes que nem se lembram da posição geográfica de Livramento no mapa desse enorme Brasil.

Constatado que a crise se agravou pela falha administrativa local, a sugestão, portanto, para iniciar a correção das consequências do problema, começa com a colocação à disposição dos cargos de direção, pelos respectivos titulares dos Órgãos locais acima citados, sob pena da Imprensa começar a investigar qual o verdadeiro interesse (remuneração, comissão e demais vantagens) destes administradores em insistirem ficar no comando destes Órgãos, diante destas atuações tão desastrosas para todo o Município de Livramento (inclusive para os posseiros de lotes no DNOCS irrigado que hoje estão com suas propriedades desvalorizadas pela falta de controle e posteriormente da água), concentrando de forma imparcial, as denúncias diretamente na pessoa dos verdadeiros culpados. Do contrário, ficar falando genericamente em "chamar atenção das autoridades", "culpa dos políticos" de nada vai adiantar, uma vez que os verdadeiros responsáveis, além de São José ou São Pedro, estão ai mesmo.

Carla S. M. Rocha
csmr@hotmail.com

Sr Raimundo Marinho,

Peço ao jornalista que acompanhe de perto os projetos A EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO, pois quem criticava as nomeações indevidas do governo anterior agora nomeia técnico de enfermagem para diretor; vendedor para vice-diretor; dona de casa para coordenadora de projetos educacionais. Está na hora do Sr Prefeito avaliar esta Secretaria, para que a mesma não se transforme em cabide de empregos.

Não podemos continuar com os mesmos erros. Queremos e lutamos pela mudança, quando chegará?

JOSÉ MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

RAIMUNDO MARINHO, tem muita gente colocando a culpa na ADIB, no representante do DNOCS, nos empresários plantadores de mangas e maracujás, mas a EMBASA teve uma grande parcela de culpa visto que quando um cano quebrava na sexta-feira, ficava sábado e domingo derramando “água tratada" pelas ruas, eles pensavam que não ia acabar. Os empresários estavam produzindo empregos, a EMBASA sempre explorou a água da cidade sem pagar nada e cobrando preços altíssimos. Agora é hora de liberar as contas dos desempregados, dos aposentados que recebem apenas um salário mínimo, já ganhou muito dinheiro, sem investir, é por isso tudo que estamos vivendo esse caos. A EMBASA é uma empresa do governo não deveria visar lucros altíssimos. É preciso repensar os atos, daqui pra frente.

 

Atualizado em 22.03.2013, 8h

Paulo Alberto Souza Castro
caprilbeijaflor@bol.com.br

Prezado jornalista Raimundo Marinho

Acompanho o seu site, confesso-lhe que tenho gostado muito. No que tange a saída da Secretaria Municipal de Saúde de Livramento, foi mais uma manobra feita pelo prefeito Paulo César, pois a Sra. Efigênia é sua Tia (irmã de D. Erilde, mãe do prefeito). Já começou o nepotismo inescrupuloso. Ele vai empregar toda a sua família na Prefeitura Municipal de Livramento. Fique atento!


Ricardo Neves
ricardo.rsn@ibest.com.br

Prezado Raimundo,

Importante, também, que esta juventude da ordem De Molay seja orientada de que, além da atribuição de conscientizar a população em geral, eles podem avançar mais em suas manifestações, reivindicando das autoridades competentes o lema de sua essência, ou seja, disciplina, ordem ao lidar com o bem público. Desta forma, na campanha implementada pela Ordem De Molay, em prol do problema de abastecimento em Livramento, devem ser incrementados pedidos urgentes de substituições: substituição urgente na Diretoria Local da EMBASA, substituição urgente na Diretoria do DNOCS e substituição urgente na ADIB. Pois, em analogia ao futebol, em time que está perdendo é que se mexe. De nada vai adiantar cobrar somente dos jogadores (consumidores), uma vez que o principal culpado é o técnico (Administradores). Não há olvidar que a estiagem fez apenas antecipar o colapso de administrações omissas, irresponsáveis e, exclusivamente no caso de algumas regiões do Nordeste, como Livramento, vitalícias (que só perdem o cargo de Diretor ou Presidente quando morrem) nas Instituições apontadas. Por exemplo, de que adianta pedir para a população economizar água se não tem uma administração que consiga, ao menos, colocar um hidrômetro funcionando para punir no bolso o Gastão? Todos sabem que a população rural de Livramento atualmente é maior do que a urbana e, no entanto, um (1) hidrômetro sequer existe nas residências rurais com encanamento de água! Até na sede já correu a notícia de que grande parte da população paga taxa mínima porque o hidrômetro não funciona! Portanto, Ilustre Jornalista! Causídico implacável na luta pelo bem coletivo! Oriente sim, esta garotada, nos termos propostos!


Jorge Luis Lessa Timbó

Prezado Raimundo:

O "show" de violão se repetiu no dia 18/03. E desta vez eles começaram cedo, as 19h15. E vai continuar se repetindo até que eu coloque um banner de 5m no nosso quintal, voltado para a praça, ironizando a situação! Não vou mais escrever sobre isso, pois estou perdendo tempo e dando publicidade a eles...

Atenciosamente, Jorge L. L. Timbó (Por favor, não divulgue meu e-mail).


Atualizado em 19.03.2013, 8h

Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

Caro Marinho: Dr. Manoel Bomfim Dias Ribeiro (falecido recentemente), foi um dos últimos diretores do nosso DNOCS. Foi um grande estudioso da questão do semiárido. Sem querer, tomei conhecimento dessa matéria da autoria dele, a qual é pertinente ao atual momento que passamos. Por isso estou passando às suas mãos para que a população do nosso estado fique alerta. Abraços, Amaral.

"Esta seca instalada agora, sobretudo no estado da Bahia, promete durar todo o ano de 2012 e também por todo o ano de 2013."

A seca já se instalou nos sertões do estado da Bahia produzindo os seus efeitos negativos e nefastos sobre a economia dos agricultores. Não é uma seca inusitada, mas prevista de longas datas pelos estudos do Instituto de Atividades Espaciais-(IAE) de São José dos Campos. Esta previsão foi chamada de “Prognóstico do Tempo a Longo Prazo”. Baseia-se em interpolações e pesquisas cuidadosas fundamentadas no histórico pluviométrico da região nordeste. A cada 26 anos, ocorre uma grande seca, como aconteceu a de 1979/84 quando o DNOCS e outros órgãos dos estados nordestinos receberam antecipadamente relatórios sigilosos analisando e alertando para o que iria ocorrer. Não é um modelo matemático na acepção do termo, mas um “Método Estatístico de Correlação,” estudo que passou a merecer toda a credibilidade dos técnicos e dos poderes administrativos.

Fizemos, pessoalmente e por curiosidade, uma regressão com o perfil senoidal das secas acontecidas desde a chegada de Tomé de Sousa ao Brasil. A coincidência foi magistral, a cada 26 anos a senóide entra no seu ramo descendente apontando exatamente as secas ocorridas na região em séculos passados. Exemplificamos só algumas: 1582/84-1777/80-1877/80 -1930/33 1957/59 e por aí vai a ciclometria das secas

Não é uma equação, é um modelo que pode sofrer alterações nas datas presumidas das secas para mais ou para menos devido à complexidade da trama atmosférica que foge aos domínios de técnicos, meteorologistas e cientistas. Esta seca instalada agora, sobretudo no estado da Bahia, promete durar todo o ano de 2012 e também por todo o ano de 2013.

Neste estudo procuramos mostrar o sistema ondulatório dos períodos de chuvas escassas indicando a projeção das estiagens que afligem a região.

Analisemos agora o Semiárido baiano - O Semiárido dos quatro estados Ceará, Paraíba, R. G. do Norte e Pernambuco somam uma área total de 327.000 km² e o da Bahia sozinho tem área de 320.000 km², praticamente igual. Desde o final do século XIX aqueles estados começaram a luta pela geração de água construindo açudes de maneira obstinada. A seca de 1877/80 foi tirana ceifando 500.000 vidas, 10% da população nordestina que era na época de 5.000.000 de habitantes. Uma grande calamidade. Morriam de fome, sede, tifo, bexiga e outras endemias. Uma grande tragédia registrada na história do Nordeste e jamais esquecida.

Juntar água foi, então, o grande objetivo de todos os nordestinos uma vez que estes reservatórios se tornaram essenciais para melhorar os terríveis efeitos da seca. O açude é um núcleo de vida, de atividade social e econômica, sobretudo nos períodos calamitosos de secas.

A nucleação em torno da açudagem foi de tal importância que os nossos técnicos se tornaram os maiores barrageiros do mundo e ao longo do século XX construíram a maior rede de açudes do planeta Terra, mais de 70.000 açudes armazenando 40 bilhões de m³ de água, volume igual a 16 baias da Guanabara. O sertão virou mar.

O Semiárido baiano, entretanto, ao longo do século XX, ficou totalmente esquecido pelos governantes apesar da sua mais baixa pluviosidade. Não participou da epopeia nordestina gerando e acumulando água para os períodos inditosos. Não tivemos um programa específico e determinado de construir uma estrutura hídrica.

O Estado já tinha tudo, “Cacau, Petróleo e Paulo Afonso, as riquezas da Bahia”, um jingle eleitoral. O cacau declinou, o petróleo, o maior produtor em terra, é, hoje, o R.G. do Norte e Paulo Afonso é de todo o Nordeste. Construímos, tão somente, cerca de 150 açudes de pequeno e médio porte armazenando 1 bilhão de m³. Toda nossa água armazenada cabe num único açude do Ceará, o Araras que acumula 1 bilhão de m³. Em 1882, há 130 anos passados, o Rio G. do Norte já tinha açude acumulando 600.000 m³ de água. Em 1934 o Ceará já armazenava 1 bilhão de m³ o que hoje acumula a Bahia.

O nosso Semiárido possui uma excelente rede filamentar de rios e riachos intermitentes podendo construir um portentoso programa de açudagem, mas nada foi feito. Vejamos mais, o rio São Francisco banha 850 km no Estado pela margem esquerda, de Carinhanha a Casa Nova e 1300 km pela direita, de Malhada a Paulo Afonso. São mais de 2.000 km lindeiros, mas não possuímos uma só adutora adentrando-se pelos nossos sertões. O estado de Sergipe, com 250 km de rio, tem 5 adutoras levando água aos seus municípios.

O Semiárido baiano se constitui, portanto, na maior solidão hidro geográfica do Brasil. Não estamos preparados para enfrentar a grande seca de 2012/13. Os nossos administradores foram sempre absenteístas em relação a esta grande hinterlândia baiana. São 269 municípios, 57% da área do Estado carentes de estrutura hídrica.

O programa de cisternas é excelente para as famílias sertanejas, já é um avanço, mas é água domestica, mitiga a sede, mas não gera economia.

Temos, portanto, um Semiárido pobre, mas prenhe de riquezas naturais. A caatinga com suas 922 espécies botânicas é um bioma único no mundo. Por ser pouco explorada, esta grande área mantém ainda uma rica vegetação xerófila, verdadeiro baluarte contra a desertificação devido a sua intensa inflorescência para a perpetuação das espécies. Esta rica fitogeografia é um paraíso, o melhor do mundo para o desenvolvimento de um vigoroso programa de apicultura orgânica. O Semiárido baiano, este grande sertão dilatado, pode produzir cerca de 120.000 toneladas de mel por ano, três vezes o que todo o Brasil produz.

A faveleira, euforbiácea leguminosa, nativa dos nossos sertões, é, ainda, um diamante bruto da caatinga á espera de lapidação. Ela, sozinha, redimirá o Semiárido baiano com a produção de um finíssimo óleo de mesa que substituirá, com vantagens, o óleo de oliva, além da sua excelência como forrageira para caprinos, riquíssima em proteínas. Existem muitas outras riquezas naturais, mas permanecem inexploradas na estática do nada.

Estas potencialidades naturais da região não fazem, entretanto, nenhum progresso sem que haja o empenho da sociedade e dos poderes constituídos. O Semiárido setentrional está anos-luz á frente do baiano, preparado para a grande seca e nós aqui no estado da Bahia ainda estamos de calças curtas. (Fonte: Eng. Manoel Bomfim Ribeiro)


Jailson Lima
jailsonjlima@ig.com.br

O sertanejo livramentense é antes de tudo um forte e empreendedor. A transposição do Rio Taquari e Vereda já foi feita para as barragens particulares e ratificada pela Coelba e pelos bancos oficiais através de empréstimo. Não houve irresponsabilidade dos produtores e sim omissão por parte das autoridades. Até o final do ano será perfurado mais de 300 poços artesianos, que venha a transposição de água do Rio São Francisco, o minério de Iguatemi, a energia eólica e que os políticos que pouco ajuda pelo menos não atrapalhe Livramento que é de Nossa Senhora.


Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

“Dia Educacional – Um dia conveniente para o Capítulo próximo ao dia do Mestre. No dia Educacional será o dever de cada Capítulo organizar uma programação durante um mês de cada ano para enaltecer o valor da educação e o fato de que a Escola Pública é o principal baluarte da liberdade e deve ser preservada, prestando homenagem aos professores.”

Aproveitando o dia do Demolay, acrescentei aquilo que dentre os outros preceitos da Ordem achei por demais importante: A EDUCAÇÃO. Se conseguíssemos, além da zona urbana, também implantar na zona rural uma forma de incentivar as comunidades no que diz respeito à educação, ninguém seguraria esse País.

“É O COMEÇO QUE É MAIS IMPORTANTE...” (FRANK SHERMAN LAND)

Essa técnica de fazer chover era usada pela FUNCEME no Ceará, mas seus efeitos não eram precisos posto que as nuvens bombardeadas voavam ao sabor dos ventos. Portanto, apesar de haver com o saturamento a precipitação precoce, não queria dizer que iria cair no ponto A ou no ponto B. A precipitação ocorria onde os ventos levavam as nuvens. Inclusive diga-se de passagem, que as nuvens pulverizadas eram do tipo Cumulus nimbus (CB) e esse tipo no momento não está disponível nem em Livramento nem nas regiões circunvizinhas. Os técnicos poderão prever a precipitação numa determinada área, nunca num determinado lugar. E além do mais, quem faz chover é São Pedro. Vamos apelar prá ele que é de graça.

Um dia você alertou para a extinção da nossa cachoeira. Achei aquilo impossível. Até escrevi um artigo a respeito. Não é que você tinha razão. Naquele tempo não tinha conhecimento das atitudes perversas que estavam impondo à natureza. E veja no que deu. Tudo isso que está acontecendo tem um endereço certo. Só resta pedir aos céus que tenham piedade de nós e façam com que haja uma reflexão profunda para que não aconteça jamais os procedimentos adotados em nome do progresso. Estamos todos pagando uma conta que não é nossa.

 

Aurileide Brandão
aurileidebrandao@hotmail.com

Marinho, gostaria que você publicasse: A professora Aurileide Brandão (foto), que festejou mais um aniversário, dia 15 de março, na residência de sua mãe Maria Tereza, juntamente com alguns colegas de trabalho, é a nova diretora do Colégio Estadual Edivaldo Machado Boaventura, em Livramento, onde espera realizar um bom trabalho. Foi diretora de um colégio em Caturama e retorna, após dois anos, esperando contar com o apoio de todos para desempenhar bem a sua função. “Somos todos educadores e precisamos melhorar a qualidade de educação do nosso município. Aproveito para agradecer a D. Lia Leal pela indicação ao cargo”.

 

 

 

 

 

 

Atualizado em 14.03.2013, 7h

Alcides Francisco Pereira (Lelé Pereira)
appereira@dow.com

Partida Prematura.

Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do amigo e colega Altamirando Azevedo. Convivi com Miranda por mais de 25 anos, pois trabalhamos e estudamos juntos aqui em Salvador. Ficam as lembranças de um homem trabalhador, humilde, inteligente, grande amigo e companheiro. Aos familiares meus profundos sentimentos e em especial a seu irmão Geofredo, meu colega de trabalho aqui em Camaçari.


José Maria de Jesus
jmpedagogo@bol.com.br

Raimundo Marinho, já que estão falando tanto em água, deve-se também lembrar e incluir no pacote o projeto para retirar os esgotos do Rio Brumado, principalmente do trecho que vai da ponte nova nos Valérios, ao escritório do DNOCS perto do CAPS. Os peixes precisam de água limpa para viver e nós precisamos do rio limpo com água para beber e para recreação.


Jorge Luis Lessa Timbó
(não divulgue meu e-mail)

Prezado Raimundo:

Você estava presente na Audiência Pública, convocada pelo Ministério Público, realizada em Abril de 2011, assim como o editor do L12, o Major Jorge Macedo e outras autoridades do Município de Livramento, onde o tema foi a perturbação sonora provocada pelos automóveis que frequentavam os bares das praças Cel. Zezinho Tanajura e Francisco José Guimarães de Cássia.

Pois bem, aquela Audiência gerou um documento, o TAC, onde determinava aos proprietários dos bares envolvidos, o cumprimento de várias Leis nele citadas, bem como estipulou uma multa de R$ 5.000,00 para o infrator. Gerou também as placas de "Proibido Som Automotivo", ainda existentes nestas Praças. (Tenho cópia deste TAC)

O tempo passou e alguns proprietários de bares desta região acham que somente o som automotivo é que incomoda. Na praça Francisco J. G. de Cássia está "rolando" um som de violão ao vivo todas as segundas-feiras, ligado a um amplificador que está nos incomodando muito... as vezes eles passam da meia noite. Meu filho tem que levantar cedo para ir para o Colégio, mas não consegue dormir enquanto o maldito som não acaba!

Como ficamos? Já chamei a PM várias vezes, tenho as chamadas registradas, entreguei uma cópia do TAC a um integrante da PM, mas foi tudo em vão. Não sei mais a quem recorrer e, cansei de reclamar.

Será que os donos de bares tem que fazer barulho para vender? Para que o amplificador de som, se não tem plateia? Somente uma meia dúzia de boêmios frequenta esta serenata... não entendo mesmo!

Creio que podemos conviver muito bem sem o incomodo do som do bar. Todo bar para gerar música tem que ter isolação acústica. Como eles estão em praça pública e não podem isolar o som, também não podem tocá-lo! É A LEI. Claro e óbvio, não é mesmo?

Quero deixar bem claro que não tenho nada contra nenhum bar, a não ser o barulho gerado por eles em hora tão imprópria. Se não gerassem tanto ruído, talvez vendessem o dobro... Quem tem juízo e quer tomar uma gelada para relaxar após um dia de trabalho certamente não procura um ambiente deste!

 

Atualizado em 11.03.2013, 18h

Ricardo Neves
ricardo.rsn@ibest.com.br

Caro Jornalista,


O vereador Marilho Matias, de certa forma, tem razão ao afirmar em Assembleia que a culpa pela crise da falta d’água é de “todo livramentense”. Culpa dele principalmente, que nada fez contra seus amiguinhos, integrantes da elite abastada de Livramento, usurpadores da água da barragem Luiz Vieira. E culpa da sociedade livramentense que se tem demonstrado indolente, egoísta e acomodada, em relação ao patrimônio coletivo. Pois, mesmo vitimada, sofrendo com as sequelas do sumiço da água, até agora, nem a sociedade (exceto alguns veículos de comunicação como este), nem as autoridades esboçaram qualquer tipo de reação, insinuando que tais fatos são corriqueiros em Livramento.

Para todo livramentense que interpretou furto de água como princípio da bagatela, que assistiu de forma passiva a alguns empresários se enriquecendo com os lotes do DNOCS, irrigado com a água que hoje tanto lhe faz falta, estendo minha recomendação do sábio Jornalista: “estrebuche-se” oh livramentense apático! E de quebra receba os discursos da hipocrisia do vereador que esbraveja sobre o tema na Assembleia, apimentado com o projeto ousado e utópico de transposição do São Francisco de autoria do Engenheiro que não parece demonstrar qualquer escrúpulo por eventual participação no esvaziamento da barragem e, ainda, pousa de herói, com o tal projeto mirabolante! Estrebuche-se, oh Livramentense e bata palmas para o Vereador! Palmas para o Engenheiro! Como diria a finada Hebe, “que gracinhas né? Este Vereador e este Engenheiro?”.


 Antonio Costa
costaaguiar2011@hotmail.com

Em Gênesis o Egito foi salvo graças à profecia de José que interpretou um sonho do Faraó. Os sete anos de seca não pegou os egípcios de surpresa. Não temos mais profetas, mas temos tecnologias que nos ajudam a prever secas severas. Pedir chuva a São José, São Pedro ou a Deus não vai adiantar, é mais sensato achar que eles vão deixar a ferida natureza seguir seu ritmo, pois, nós humanos, já contamos com um inestimável prêmio divino- a inteligência. O sortudo do homo sapiens que não consegue agir com racionalidade em relação à mãe- natureza e prioriza lucros financeiros agora pede ajuda de Deus? Fica no seu cantinho Senhor! Infelizmente, para aprender, temos que sofrer.

 

Maurizio Morelli
espacoimaginario.riodecontas@gmail.com

Prezado,

Segue anexo um release que fala sobre a iniciativa de trazer o Festival Panorama Coisa de Cinema aqui em Rio de Contas, nos doas 29 e 30 de março, através de exibições  gratuitas ao ar livre de seis curtas escolhidos pelos curadores do festival Marília Hughes e Claudio Marques.  Peço-lhe que divulgue esta iniciativa. Desde já agradeço sua colaboração e apoio. Mais informações no blog: espacoimaginarioriodecontas.blogspot.com

Atualizado em 11.03.2013, 7h

Rivelino Trindade de Azevedo
rivelino_med@hotmail.com

Não poderia esquecer, a todas as livramentenses eu desejo um Feliz dia Internacional das Mulheres. Parabéns por essa data simbólica. Em homenagem segue uma dissertação:

Uma nova mulher

Da “Antiguidade Clássica”, quando a mulher possuía a função única de gerar filhos para as guerras, passando pelo século XX, com a permissão do voto feminino, até o atual cargo da presidência, ocupado pela Dilma Rousseff, a concepção sobre o papel da mulher vem mudando. A visão preconceituosa de que a mulher é um “objeto” para as funções domésticas está desaparecendo para dar lugar a uma sociedade cujas funções e atividades exercidas pelo homem passaram a ser também das mulheres.
A mulher ao longo dos anos veio tentando buscar uma nova identidade, uma forma de inserir-se na sociedade, não apenas como o ser materno – gerar e cuidar dos filhos, mas também, de ter o direito de discutir e opinar sobre questões políticas, econômicas e sociais. É ser uma cidadã. Uma civil que concorre e pode exercer os mesmos cargos ocupados pelos homens. É a busca para desempenhar um papel, fazendo parte de uma cultura e relacionando em um grupo que tem vista à cidadania e à construção de um mundo melhor.
A relação mulher e sociedade tornou-se tão íntima que muito rapidamente ocorreram mudanças incríveis nas estatísticas: por exemplo, a taxa de natalidade caiu de forma considerável, já que uma parte do tempo dada às tarefas domésticas é transmitida ao trabalho civil. Um grande número de mulheres hoje, ao contrário de tempos remotos, busca antes do casamento se formar e começarem a trabalhar, tendo assim filhos mais tarde. Vivi-se uma revolução. Uma era na qual o gênero feminino faz valer as aspirações próprias e demonstra a capacidade de existência de um mundo igualitário.
Logo, é perceptível que sim, ao contrário do que antes se pensava, a mulher está apta a ocupar os altos pilares da sociedade. Que assim como a Dilma Rousseff e a Olga Benário – Revolução Russa, outras mulheres são capazes de provocar mudanças na sociedade, deixando marcas na história, em setores, como por exemplo, a política e o militar. É necessário conscientizar as pessoas sobre o papel que a mulher vem exercendo, para que, cada vez mais, novas oportunidades surjam e permitam que as mulheres demonstrem, mais que tudo, que são dignas ao título de cidadã.

 

JOSÉ MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

SENHOR RAIMUNDO MARINHO, a crise já começou, e faz muito tempo. Crise da racionalidade. Toda a comunidade livramentense deve se preparar para o que teremos a frente, se não chover. Enquanto as maiorias dos vereadores estão se preocupando apenas em indicações de campos para jogar bola, postos de saúde e outras coisas que se pode deixar pra depois, os carros pipas não estão conseguindo encher seus tanques para suprir a carência d’água para quem não tem água da embasa. As barragens secaram as lagoas e os tanques também, e o pouco mato que resta, esta tomando conta de tudo. Os riachos estão sujos, e nos rios Taquari e Brumado só corre água dos esgotos, o balneário Dr. Edilson Pontes secou, a cachoeira só desce um fio d’água, as mangueiras e os maracujazeiros estão morrendo, muita gente desempregada. O que fazer? Qual a solução? É preciso agir com rapidez. O governo estadual já decretou estado de Emergência agora é hora de urgentemente os governantes buscarem recursos para ajudar a população sem distinção de raça, religião ou partido político.  Que DEUS tenha dó de nós!


Morgana Pereira
morgatinha@hotmail.com

Que o bom deus tenha misericórdia de todos nos,pois essa crise afeta todos os setores e com tanto sofrimento ainda tem gente fazendo enquete pra saber q atração deve vir a livramento, um absurdo isso será que só pensa em festa ta na hora de juntar todos e rezar ao PE do cruzeiro pra que deus atenda nossas suplicas.aff!


Rivelino Trindade de Azevedo
rivelino_med@hotmail.com

Boa noite aos presentes e a pessoa do Sr. Raimundo Marinho. Segue abaixo mais um texto que fiz e que refletem visões pessoais de um cidadão que, muitas vezes, senti-se decepcionado:

 “É essa política!?”

Por entre montanhas e cachoeiras, as cidades interioranas escondem políticos, que camuflam o seu ser corrupto dentro de roupas sociais e colarinhos brancos. Em meio à violência e a falsa moralidade que se instala, em época de política, o sentimento por um partido é como um nacionalismo e os comícios são como pregações dos Deuses aos seus súditos. Os donos do poder juram, gritam e inserem milhares de promessas na mente desses povos que se deixam levar pela onda da persuasão. Enfim, quase que uma guerra civil se instala.
Em ano de política a cidade se segrega. Os personagens dessa história usufruem da “boa” política da Revolução Francesa, separam-se em esquerda e direita, e o radicalismo toma o espaço e o tempo do resto do ano.  Na festa do Bom Jesus o sagrado é dispensado para dar lugar ao profano. Tudo isso dizem ser política. É mesmo?
Na calada da noite muitos morrem, são violentados por apoiarem partidos de oposição. Guerras e mais guerras psicológicas são travadas. E os cidadãos onde estão? No meio dessa batalha, por entre ideologias morais e favorecimento. E o voto é dado ao que mais paga!
E nas humildes casas interioranas cresce “o muro de Berlim”. Famílias começam a separar-se dentro do seio domiciliar. Enquanto uns visam o nepotismo, outros se opõem e tentam clamar ao democrático. Eis que surgem as discussões, falatórios e calúnias que atuam como armas para ferir os seus adversários. A partir de então não existe mais o certo ou o errado, a família ou a política, tudo se mistura em poucos vocábulos: corrupção e imoralidade.
Afinal, essa é a “política dos baixos”, ainda hoje transitando em muitas sociedades.

 

Atualizado em 10.03.2013, 11h

Raiana Cristina Dias da Cruz
raianacristinadias@yahoo.com.br

Quero dar os meus parabéns para O Mandacaru pela belíssima homenagem às mulheres. Se os editores do Site convidam a ver o mundo pela candura do olhar de uma mulher, antes, trouxeram para si o compromisso de olhar o mundo com honestidade, responsabilidade e, sobretudo, respeito às pessoas. Por tudo isso, é muito digno de respeito e admiração o responsável por esse Site, o jornalista Raimundo Marinho, a quem, pessoalmente, agradeço, tanto pela gentileza expressa na referida homenagem, como pelo relevante serviço que O Mandacaru presta à nossa cidade.


Ilone Ribeiro Guimarães Nogueira
livramentodenossasenhora.sepi@unip.br

Quero agradecer ao Mandacaru da Serra, na pessoa de Raimundo Marinho, pela homenagem prestada a todas as Mulheres, inclusive por ter destacado também a minha pessoa, pois todas nós MULHERES somos a alma boa que Deus colocou sobre a Terra, com seu carinho, amor, dedicação e paciência. Obrigada.


Edson Novaes Borges
produterra.bahia@globo.com

Gostaria de discuti proposta de transposição de São Francisco-Livramento. Adutora, Engenheiro. Sabe o Sr. por obrigação profissional, que adutora não é a mais recomendada para o transporte de água a essa distância, energia é cara. PPP (estou interrogando, meu laptop não esta acentuando). Quando, neste país quer que uma obra não se viabilize, chame as PPPs. Por isso o governo federal resolveu privatizar os aeroportos. Vamos pensar Livramento com propostas exequível. Com as sandálias no chão. Nos provocamos a desgraça próxima, nossa incúria não pode nos levar a sonhos, a realidade da natureza, que não e mãe nem madastra, cobra agora sua fatura.

Meu Caro Raimundo, Estou a pensar, será possível em tempos de seca. (meu laptop esta sem os sinais e às vezes não faz correções ... é um burro, não o animal, alguns humanos). Em tempos difíceis, vencê-los é o desafio. A critica e o remédio para todos os males inclusive o do pensamento. Proponho um espaço, talvez com identidade de EM TEMPOS DE SECA para discutimos os problemas de Livramento. Vamos perambular pela administração publica, política, crise da seca, sociologia e cultura (elite, os ricos, os pobres, forma de fazer política e tudo mais que se conseguir pensar). Somos humanos, ou não e o que nos diferencia dos outros primatas é a capacidade de formular ideias para resolver problemas. Nós estamos ou não com um serio problema a resolver. Não esperemos da natureza que nos substitua no papel de pensar. Ela não e mãe nem tampouco madrasta. Meu abraço.

PS - VAMOS INICIAR COM UM OLHAR CRITICO NOS DOIS MESES DA Administração PAULO COM A ADVERTÊNCIA QUE FIZ NA PRESENÇA DE EMERSON LEAL (NÃO NOMEI QUEM NÃO PODE DEMITIR).


Marilton Matias
mariltonmatias@uol.com.br

O BAIRRO SANTA LUZIA (BAIRRO OSÓRIO), NUNCA DE FATO PERTENCEU A LIVRAMENTO. O amigo Raimundo Marinho, em seu site www.mandacudacarudaserra.com.br cometeu um erro ao publicar uma mensagem da qual "Livramento perde povoado inteiro para Dom Basílio". Este bairro de nome Santa Luzia foi criado pelo ex-prefeito Alfredo Matias, com doações de terra do meu vice o sr. João Careca, e todas as ações realizadas no bairro foram por Alfredo e Luciano, não há nenhuma obra de Livramento. Alfredo, caro Raimundo, lutou muito para que isso fosse reconhecido e tem mais informações, acredito que apenas houve uma correção justa, pois pra mim, quem cria é o verdadeiro pai.

Nota do Editor: O Dr. Marilton Matias, atual prefeito de Dom Basílio, que não era nascido quando todo o território de Dom Basílio pertencia a Livramento, não juntou dados, mapas, por exemplo, que comprovem o erro apontado. A matéria foi elaborada com base nas leis que regulam os limites municipais e outros dados do IBGE. Ainda que aceitável a assertiva de que “quem cria é o verdadeiro pai”, temos de ser fiéis à história, pois, como um filho adotado sempre procura saber sobre os pais biológicos, as futuras gerações, de Dom Basílio e Livramento, merecem conhecer a evolução histórica da terra natal.

 

Atualizado em 06.03.2013, 7h

Coordenadoria de comunicação Prefeitura Livramento 
comunicacaoprefeitura01@gmail.com

Segue em anexo o Realease nº 01 27/02/2013, referente ao Comunicado sobre as  ações da Vigilância Sanitária de Livramento de Nossa Senhora - BA, pedimos por gentileza divulgar o contéudo desse release em seu Portal de Notícias, pois, o mesmo é de interresse da população livramentense. Desde já, agradecemos a colaboração.

RELEASE -01 22.02.2013 Vigilância Sanitária Convoca Comerciantes para regularização de Alvará Sanitário>>

 

WALDIONOR BATISTA DE BOTUPORÃ-BA
waldionor-batista@hotmail.com

PARABÉNS A DR. GUTENBERG CARNEIRO, POR SUGERIR UM MEGA PROJETO QUE BENEFICIARAR MILHARES DE PESSOAS.VAMOS TORCER E ABRAÇAR ESSA CAUSA COM GARRA, COVOCANDO PRODUTORES,ASSOCIAÇÕES,COMO A AMAVALE (ASSOCIAÇÃO DE MUNICIPIOS QUE TEM FEITO MUITOS ENCONTROS EM VÃO) EMPRESÁRIOS,GESTORES MUNICIPAIS,DEPUTADOS,GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL. EU VOU ATÉ SUGERIR QUE DIVULGUE NA TELEVISÃO, NAS EMISSORAS DE RÁDIO E TAMBÉM ABAIXO ASSINADOS.

Katianne Cotinguiba Souza Meira
(e-mail de contato omitido a pedido)

Gostaria que o senhor informasse também sobre a situação de algumas escolas que estão recebendo diretores, vices e coordenadores com apenas o ensino médio, e ainda motoristas contratados que não possuem carteira de habilitação e só estão correndo atrás agora, com suporte de pessoas que já trabalham e os estão substituindo só para que esses motoristas não percam seus empregos antes mesmo de começar os trabalhos oficiais. Gostaria que o senhor investigasse mais sobre esses assuntos pois o próprio Paulo Lessa Criticava o governo anterior em relação a esse fato. Por favor não divulgue o meu contato. Atenciosamente, Katianne.