Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em30.09.2013, 9h30

Rosangela Alves
rosangela.andre@ig.com.br

Prezado Raimundo,

Permita-me expressar neste espaço, não só meu sentimento, mas de uma boa parte da sociedade livramentense independente. Independente, quero dizer, no sentido de não sobreviver em função dos favorzinhos condicionados a voto (tipo receitinhas, examezinhos, liberação de veículo apreendido pela Polícia, etc.), dos empreguinhos por meio de concursos fajutos e ou dos servicinhos através de licitações forjadas. Tudo isso concedido pelos dois Prefeitos anteriores de Livramento (Emerson Leal e Carlos Batista) aos seus fiéis e subordinados eleitores com os Recursos Públicos exclusivamente.

Qualquer cidadão que se sente, como eu, fora deste negócio nocivo e ilícito, percebe que a atual administração de Livramento evolui à medida que se desprende do modelo fisiologista e perseguidor impregnado pela gestão Psitacídea. Aliás, para não cometer uma insensatez ou injustiça com esta classe de ave tão linda, melhor que eu diga “gestão ave de rapina”.

Os exemplos de melhora, embora exígua, estão ai: A cidade desinfestada do tráfego de motos e veículos irregulares. A Polícia trabalhando sem o enchimento de saco anterior, praticado por Vereadores e Cabos eleitorais. Transportadores de alunos se conscientizando que não podem transportar alunos em Jipes e caminhonetes caindo os pedaços como na “gestão ave de rapina” dos anos 90, nem sem habilitação como na era Carlão. Será que os defensores da direção sem habilitação, com toda rudeza e ignorância que lhes são peculiares, permitiriam uma pessoa não habilitada para exercer a medicina fazer um procedimento médico cirúrgico de alta complexidade em um filho deles?

Vem ai o concurso para Professor e nossos Vereadores “Situação” já devem ter assimilados que não vai ser possível o preenchimento das vagas com mais de noventa por cento só de candidatos eleitores dos políticos que se diziam “psitacídeos”, como ocorreu na época da inauguração do Colégio de Lagoa Nova. Pois, não só os Vereadores “situação”, como toda a sociedade tomou conhecimento que os tempos agora são outros, ou seja, diferentes (para melhor, evidentemente) das décadas de 80 e 90 em que o Ministério Público e a Justiça não eram acionados, nem existiam internet e rádio dispostos a denunciar. Portanto, toda a sociedade deve ficar em alerta para proibir aquele tipo de concurso (de cartas marcadas) que tanto prejudicou diretamente os alunos, uma vez que é muito pior do que a contratação temporária.

Enfim, o futuro melhor para Livramento, com uma consequente brilhante carreira política do atual Alcaide, depende dele se desprender de vez, xotando de uma vez por todas, as duas facções políticas que vinham dominando e afundando Livramento no atraso e sofreguidão. Prova disso são as condenações impostas aos seus antecessores, mesmo sem os recursos atualmente existentes.

 

Atualizado em 26.09.2013, 19h

(Perdemos algumas mensagens, caso a sua não conste aqui, favor reenviá-la)

Paulo Marques de Oliveira
paulomoliv@hotmail.com

Amigo Raimundo, por gentileza, registre no seu site esse meu artigo-desabafo, se é que posso chamar assim. Mas, antes, veja se tem algum erro de concordância ou digitação e corrige, por favor:

Triste noite aquela...

Pelas contas do rosário, eu tentei esquecer, mas não foi possível, tamanha incoerência ética daquele “Poder”, que eu, na minha humilde ignorância, achava que só julgava com serenidade, transparência e uma só medida.

Mas não, na noite do dia 18 deste, cá com meus botões, na condição de cidadão que ama e, na oportunidade, se necessário, defende até a morte esse País, sentindo-me atado aos meus sentimentos patrióticos, eu mal conseguir dormir.

Fiquei muito indignado e tonto com o inconsequente voto do ministro Celso de Melo, que, a meu entender, foi manipulador e desmoralizador quanto ao argumento ou artifício de manobra que denominaram de “embargos infringentes.”.

Mas entendi como atalho escandaloso ou simplesmente ponte de salvamento para os 12 e já condenados corruptos ou ratos de Governo.
Esses 12 privilegiados elementos inescrupulosos, ao ponto de vista dele, pelo que transpareceu, como um tiro fatal no PT, nas próximas eleições, não podem ficar atrás de grades, não podem passar pelo constrangimento de ficarem presos pelo o mal que fizeram ao nosso povo, enfim ao nosso Brasil. Esse mesmo Brasil que eles ignoraram, fez pouco caso e meteram a mão sem o menor remorso, sem a menor piedade diante da precariedade da saúde, educação e o nosso social.

A verdade é que, agora, aos olhos do povo, o Supremo Tribunal Federal do Brasil é uma mentira, é um teatro, onde ministros encenam trabalhar e, nesse “faz de conta que estamos julgando com seriedade”, pensam que podem sempre enganar o patrão, que é o Povo Brasileiro. Esse Povo sofrido e que sua muito para pagar os altos salários e comissões que eles recebem em dinheiro, que é oriundo dos excessivos tributos, ao bel prazer e conforme conveniências próprias, pelos emergentes Ali Babas e tantos ladrões instalados em Brasília.

Felizmente, a vida é assim para os que mentem quando não deviam. Quando menos se espera estão dentro de um buraco sem saída. Ai, para não parecer condizentes, é claro, com os burros personagens dessa histórica história de resultado melancolicamente teatral do STF, tentam-se remediar. E foi exatamente isso que aconteceu na noite do último dia 18, quando tentaram justificar o injustificável para quem chamo agora de mero povo brasileiro.

Quando o STF parecia ser implacável, foi verdadeiramente imaturo e só percebeu que o tiro tinha saído pela culatra, que meteram a mão numa cumbuca com formigas malaguetas e que seria currado pelo PT e seus poderes invisíveis, em agonia, devido às aflições sombrias dos seus metralhas diante da guilhotina de uma Justiça que, pelo que parece, de princípio,casualmente ou por uma fatalidade, mostrou-se justa, no caso do mensalão e, portanto, não tinha outra saída: precisavam camuflar a decisão primária, precisavam encontrar outro caminho menos espinhoso, enfim, precisavam salvar a própria pele!

Deram outro tiro no pé e ficou, infelizmente, comprovado que também, no Brasil, tal qual eu li de você, o que falou uma vez o sábio grego Platão: “a justiça não é outra coisa senão a conveniência do mais forte.” Por isso, por aqui ainda vale lembrar aquele velho ditado que diz: Para não se ferrarem, que se cuidem os pretos, os pobres e as putas! (Se cuide Ministro Joaquim Barbosa, onde ainda o Senhor, de bom caçador vai vivar caça e ser a próxima vítima dessa casa!).

Encerro esse meu desabafo, dizendo que estou agora um pouco mais aliviado. Principalmente por ser livre para ler, escrever, falar e assim registrar aqui a minha revolta por ser um impotente brasileiro que se sente um soldado sem exército ou mesmo um canhão sem balas, em um campo de batalha onde irmãos maus, ocultados num grande Cavalo de Tróia (PT), como bactérias avassaladoras massacram os irmãos de bem que sobrevivem do que resta e são agradecidos enquanto inocentes mortais sem lenço, sem documentos, procuram pelo pão de cada dia.

É com as minhas devastadoras e justas ideias que me consolo nas palavras como meu único poder de fogo em defesa da bondosa e inofensiva mãe que chamo de QUERIDA BRASIL!

 

Salvador Ribeiro - Caxião
caxiao.ribeiro@gmail.com

Prezado companheiro Raimundo Marinho, ao analisar a sua abordagem do julgamento do mensalão no seu artigo, se percebe que você se porta da mesma forma que a grande mídia brasileira, visto que a redação é maquiada e imparcial, pois muitas verdades foram negadas, uma delas é quando omite em dizer que um dos culpados é o congresso nacional que se não me engano, em 98, deixou de aprovar um projeto de lei que acabava com os tais famigerados embargos infringentes, outra é quando não explica a lógica dos tais embargos, as razoes e as condicionantes da sua aplicabilidade, pois ambas são de certa forma legitimas num regime democrático, já que aqueles que são julgados diretamente pelo supremo como os mensaleiros não tem direto a recurso, como aqueles que são julgados nas instancias primarias. A exemplo dos políticos da nossa região, e, além disto, só tem direito aqueles em que a corte suprema auferir 4 votos a favor do réu. E você sabe que há uma regra na jurisprudência onde houver uma certa duvida favorece-se o réu. Eu não tenho conhecimento para detalhar tais regras, mais sei que elas existem. Também ,companheiro, para ser isento e imparcial devia ter citado o posicionamento de um dos maiores jurista brasileiro, seu nome me salta a memória, publicado nesta semana no Bahia Noticias e vários jornais brasileiros, onde ele foi veementemente a favor dos embargos pois ao ler o processo notou se que não havia prova para as acusações que resultou os embargos. Aí eu pergunto como é que o povo brasileiro vai conquistar a cidadania, e a consciência política? Vejam como agem a grande mídia brasileira! O discurso da presidenta Dilma desta semana nas Nações Unidas, por sinal um discurso pesado firme e altivo, mesmo assim só foi destaque na mídia internacional, mas se por acaso cometesse uma gafe na nossa mídia faltavam espaço para as criticas, inclusive neste site. A verdade é que mais uma vez o povo brasileiro está sendo impedido, proibido de edificar uma transformação política, social e cultural neste pais, já que a mídia nos negam o Brasil verdadeiro dos governos petistas forçando-nos a viver a descrença o baixo estima. Esta é a arma hoje usada pela elite através da mídia, nas outras oportunidades, antes desta usam exaustivamente a policia e o fuzil. Chego a acreditar que este país é um caso perdido.

Nota do Editor:

Prezado Caxião,

Seria exaustivo e cansativo trazer para aqui as teses jurídicas que giram em torno do “mensalão”, assim como desgostoso seria polemizar sobre o conceito de imparcialidade. Vivemos em um país democrático, ainda que muitos brasileiros sofram na pobreza e na miséria. Essa democracia, ainda que troncha, permite que você defenda, de forma escancaradamente imparcial, o PT, como também me autoriza a me expressar de forma livre e independente, sem qualquer preocupação em ser ou não imparcial, inclusive acolhendo a sua crítica passional.

Quanto ao que viu de omisso no artigo mencionado, repito o que escrevemos em nosso Twitter: “A decisão do STF acatando os embargos infringentes de 12 condenados do “mensalão” feriu o princípio da legalidade. O recurso deixou de ter previsão legal com a Lei nº 8.038/90, sobre normas procedimentais para processos perante aquela Corte. Assim, o ‘clamor das ruas’ e da “mídia” não tem apenas motivação emocional. Está respaldado, também, pelo ordenamento jurídico nacional”.

Não adianta falar mal da mídia, muito menos fazendo nivelamentos. Ela é como uma corrente de água, onde alguns se afogam e outros se comprazem. Foi a mídia e a Igreja, por exemplo, que deram sustentação a Lula, nos duros tempos do ABC paulista. Quem viveu, na época, há de lembrar!

No mais, registre-se, por oportuno, que existe vida, e vida em abundância, fora dos estreitos limites do Partido dos Trabalhadores!

Abraços!

Raimundo Marinho

Jornalista

 

Atualizados em 25.09.2013

Luana Rocha
lunarichyang@gmail.com

É triste e revoltante saber que tantos ladrões estão sem punições. Como podem demorar tanto para julgar quem realmente tem culpa? E alguns de nós nos perguntamos porque, sem saber que muito dinheiro está por traz disto. E os manifestantes, aonde estão? Onde estão as mudanças que a presidente afirmou que vieram junto com eles? Foram ás ruas, clamaram por direitos e ouviram promessas, e muitas delas, mas não passaram disso. Muitos cidadãos ignorantes e analfabetos, criados pelo próprio estado, nem sequer sabem o que são Embargos Infringentes, mas sabem que a corrupção ganha mais e mais espaço. Os políticos "tapiam" os brasileiros "burros", como eles chamam, que vão continuar a elegê-los anos após anos e vão apoiar seus governos absurdos. Mas voltemos para o ápice das manifestações populares: e as mudanças? Me pergunto todos os dias e somente irei acreditar na justiça do meu país quando esses criminosos estiverem na CADEIA!!!!


Edson Novaes Borges
produterra.bahia@globo.com

Meu Amigo Raimundo,

Muito bom seu artigo As Lições do Julgamento. Muito bom, porém, merecedor de algumas ressalvas. Não li Código da Vida, os artigos que li de Saulo Ramos levaram-me a uma leitura desabonadora de sua ética republicana, principalmente quando a forma de defesa do coronel das alterosa - Sarney.
No livro A MÃE de Gorki ha uma leitura impressionante sobre o julgamento, a formação de um juízo pelo Juiz. A trama passa no inicio da revolução Russa onde a ideologia revolucionaria dos sovietes exigia que os juízes condenassem seus parentes, principalmente. No livro Gorki indicava, para o aperfeiçoamento  das instituições, que um Juiz tivesse a coragem de inocentar a própria Mãe, quando inocente, mesmo sabendo do risco.
Mesmo não concordando com Celso de Melo. Ele poderia usar uma variável da legislação, pois controversa,  que levasse a  uma posição diferente - contra os infringentes. E ai.... como fica o juízo do Juiz - a  tal consciência, o seu ato solitário de julgar. Não houve ambiguidade pois estava ali matéria distinta. Seu voto, o de Celso de Melo, data vênia, a meu vê, não  guarda similitude com os votos proferidos por aqueles comandados pelo DECIMO SEGUNDO, o que se diz descobridor do Brasil, o LULA DO MENSALÃO.
VAMOS PRESERVAR OS VERDADEIRO JUÍZES DO BRASIL PARA QUE NÃO REPITAMOS NESSA NOSSA QUASE REPUBLICA BOLIVARIANA - HA JUÍZES EM BRASILIA, PODEREMOS SER SALVOS

 

Atualizado em 11.09.2013, 21h

Elídia Nunes Dourado
elidiadourado.livramento@gmail.com

Quisera eu ter a mesma facilidade para me expressar e demostrar minha indignação quando alguns defendem opiniões sobre nossa realidade que para mim são totalmente deturpadas. Com textos perfeitos e opiniões sérias os Senhores José Maria e Wilson Ferraz emitiram suas opiniões sobre dois assuntos distintos com as quais concordo plenamente. E sem mais a dizer pois me faltam melhores palavras, uso esse meio de comunicação maravilhoso somente para pedir aos brasileiros que abram os olhos e fiquem atentos aos joguetes da grande mídia e dos grandes empresários que tentam nos fazer acreditar que o Brasil está andando para trás. MENTIRA!!! Agora eu também tenho orgulho de ser brasileira. E os livramentenses que desejam regularizar sua situação para conduzir veículos automotores façam isso com responsabilidade e não caiam nas mãos de pessoas que forjam certificados de auto escola para "facilitar" o processo de recebimento da CNH. As aulas são fundamentais para se conhecer as  leis de trânsito e demais temas necessários para dirigir com segurança. Obrigada Raimundo Marinho por esse espaço virtual democrático e sério.

 

Atualizado em 07.09.2013, 23h

José Maria de Jesus
 jmpedagogo@bol.com.br

SENHOR RAIMUNDO MARINHO, ao ler o artigo O R. DESPACHO (parte III) (Ou: “O Ministro Mágico e o Lulinha Também”) de Jorge de Piatã, me veio a mente que em algum tempo atrás nossa cidade convivia com mistérios de aparecer e desaparecer, muitas coisas, arte de mágicos. No centro cidade não se podia passar pelas ruas por que rodavam tantos carros de luxo e de última geração, motos de todas as marcas com placas de todo o Brasil e novas. Qualquer um podia rodar com uma, não precisava trabalhar muito, bastava encomendar a alguém que tinha os contatos com outras cidades, e logo teria uma, pasmem e dirigindo sem nenhuma carteira de habilitação. Nesse mesmo tempo os “palhaços” que queriam andar honestamente, tinham que entrar numa auto-escola, submeter a cursos, fazer varias provas ate conseguir a CNH. Enquanto isso os não habilitados riam, dizendo pra que carteira, em nossa cidade pode-se andar de qualquer jeito. E outros diziam:

“Pra que gastar tanto dinheiro pra comprar um carro ou moto, se com qualquer dinheiro se pode comprar veículos novos”.  E agora nos últimos dias, tudo desapareceu, as ruas estão calmas, acabou-se o barulhão de motos, de crianças pilotando, ainda tem, mas são poucas. Daí, alguém que veio de longe deve ter descoberto o segredo desses “mágicos” e dito a eles que os antigos “palhaços” mudaram de lados, estão agora nas arquibancadas, não rindo, mas observando o espetáculo apresentado pelos policias que estão fazendo cumprir a lei, que foi feita para os fora da lei, e colocando ordem em nosso município, que na realidade era uma cidade, onde cada um fazia sua própria lei. A lei de quem tem mais. Sendo assim devemos nos lembrar: “Não há mal que perdure quando o bem mora dentro da gente” (Vanessa Leonardi).

 

Wilson Ferraz
wilsonferrazsp@hotmail.com

Por falar em mágica, houve um tempo (Generais) em que eram pessoas brilhantes que sumiam como num passe de mágica. Pessoas que poderiam usar suas capacidades para fazerem o Brasil desenvolver e crescer tinham que ir para as ruas e lutar por um governo de liberdade, alguns empunharam armas de fogo outros utilizaram a caneta como armas (Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Geraldo Vandré...) e todos tinham o mesmo objetivo, o de hoje podermos falar o que quisermos de quem quisermos sem desaparecer.

Houve um tempo em que o grande mágico não era o grande Houdini era sim um tal de o grande Fernando Collor (Poliglota) e com a ajuda de seu assistente de palco Paulo César Farias, fizeram miséria nesse país com mágicas impressionantes e Collor continua com suas magias, pois mesmo com tudo que fez, hoje temos que engolir esse grande palhaço desfilando junto com outros palhaços em Brasília.

Houve um tempo (Fernando Henrique) em que as privatizações sem a menor sombra de dúvida tinha como responsáveis, grandes mágicos. Nesse tempo o Brasil só conhecia um sentimento o de humilhação, nosso país nunca foi tão humilhado por americanos e europeus, mas nosso representante maior era Sociólogo e sabia o que fazia. Manter o Brasil humilhado era o melhor que podia fazer.

Não estou nem falando das roubalheiras, corrupções, desvios de verbas.
Lula (Mecânico) mesmo falando errado, fez renascer o orgulho de ser brasileiro. Lula acabou com a roubalheira, a corrupção e os desvios de verbas? Não, mas o mundo aprendeu a respeitar o Brasil e os brasileiros, só está faltando cada brasileiro se respeitar e fazer valer seu “VOTO”.

Num país em que bandidos são eleitos para nos representar, o que podemos esperar? Bandidos apoiando bandidos e o pior são reeleitos pelo povo que depois se acham no direito de reclamar!!!
Um Brasil sem corrupção pode até ser uma utopia, mas acredito que ainda é possível mudar um pouco esta história, se cada família se conscientizar da importância de uma boa educação para os filhos (incutir que a ideia de se levar vantagem em tudo é errado) quem sabe...

Se ainda estamos num grande circo é hora do Grand Finale, próximo ano tem eleições vamos fazer uma grande magia e mostrar quem são os verdadeiros palhaços, é hora de o espetáculo acabar.

 

Atualizados em 06.09.2013, 19h

Samuel Cândido de Oliveira Castro
castro.genealogia@bol.com.br

Estimado Raimundo Marinho,

Sobre seu artigo “Escola mostra história das primeiras famílias”, fiquei curiosíssimo sobre o conteúdo apresentado pelo Colégio Estadual Edivaldo Machado Boaventura.
Outras pessoas que leram seus comentários, residentes em outros Estados, e cujas famílias são originárias de Livramento, com certeza também ficaram curiosas em conhecer o trabalho exposto.
Se algum aluno, professor, membros da equipe coordenadora, ou direção da Escola, pudesse fazer a gentileza de descrever a pesquisa efetuada e apresentada, e você ceder o espaço para publicação, não só eu, como todos que têm laços de sangue com as famílias daí originárias, ficariam muitíssimos agradecidos.
Antecipo agradecimentos. Forte abraço a todos.


Edson Novaes Borges
produterra.bahia@globo.com

Raimundo,

Primoroso ..., muito bom o artigo do amigo Jorge.
Não comento textos que merecem elogios. Este e diferente. Com ironia, Jorges faz uma analise sociológica dos tempos que vivemos.  Eu os chamo de ERA  PTLULA .
Quando Joaquim Nabuco, nos primórdios da nossa Republica, afirmava que so havia uma democracia plena e essa era a Inglaterra, mesmo que uma monarquia, em oposto aos Estados Unidos da America democrática e Republicana  com vícios graves na independência de seu judiciário. O que Nabuco afirmava.... com os LEWANDOWSKI, os TOFFOLI, os ZAVASCKI, os BARROSO  em uma Corte Suprema, comandados pelo 12 passageiro-LULA, não ha DEMOCRACIA.
PARABÉNS JORGE, ESCREVA MAIS


Elídia Nunes Dourado
elidiadourado.livramento@gmail.com

Discordo de muita coisa, principalmente da imagem deturpada que muitos estão fazendo do nosso ex presidente Lula, que com muito esforço começou um processo de transformação social e econômica no Brasil com um atraso de 500 anos, porque, infelizmente só o elegemos depois de muitas tentativas frustrada que ele fez de assumir o comando da nação. Lula só iniciou o trabalho, Dilma está continuando e no ano que vem teremos a oportunidade de escolher nosso novo presidente que poderá dar um bom andamento nessa transformação ou regredir se nossa escolha for feita com base nessa imagem deturpada criada pela grande mídia.


 

Atualizados em 02.09.2013, 20h

Clébio Aguiar
clebio_aguiar@hotmail.com

Senhor Raimundo Marinho,
Guardo com zelo e orgulho um exemplar do livro “Livramento é de Nossa Senhora” que conquistei quando aluno do 3º ano do Curso Magistério à 18 anos, em razão da  senhora Terezinha Meira,  então diretora da referida instituição, após receber de Vossa Senhoria a doação de 15 exemplares, ter a sábia decisão de premiar  15 alunos destaques do “CEEMB”, o que me deixa até os dias de hoje orgulho de ser um contemplado. Desde então, além de adquirir conhecimentos sobre a minha Cidade, conheci a sua história de vida, tornando-me seu fã. Parabéns!

 
Jailson Lima
jailsonjlima@ig.com.br

Pela nova estimativa, Livramento chega a 45.236 habitantes, Dom Basílio a 12.379 e Rio de Contas 13.592. Com toda essa população, será que os nobres deputados não conseguiria amenizar a operação "TOLERÂNCIA ZERO" para condução de veículos automotores na região, possibilitando que se tire a carteira de motorista em Livramento?

 
Jair do Carmo Silva
jayr_scorpions_bombata@hotmail.com

Adorei a matéria postada pelo senhor, Antônio Marcos de Souza no dia 12/08/2013, relatando e desabafando indignamente sobre a atitude tomada pelo Deputado Nelson Leal, em situação drástica com algumas lideranças políticas, querer  intervir o trabalho do comandante que impondo a lei que educa nosso condutor no trânsito de Livramento, afastando-o, do seu cargo de servidor da lei, cumprindo seu serviço sério junto com a corporação em regularizar a população com seus determinados veículos. Eu aprovo e a maioria um dia vão tomar  consciência de que ele ta certo e a população agradecerá com esse feito. Se uns pagam seus impostos, porque outros são diferentes? A cidade agora ta outra, não estamos vendo mais crianças e adolescentes pilotando ou dirigindo, isso é uma grande irresponsabilidade dos pais e irão agradecer um dia por iss o. Tem coisas mais importantes para as autoridades políticas fazerem, tipo: renovação dos calçamentos que estão uma porcaria, melhorar o ensino público, preocupar em mais médicos e outras coisinhas a mais, procurarem se entender com o poder Judiciário em uma reunião, reduzirem mais as festas fora de época na cidade, isso faz com que aumente o número de usuários de drogas e bebidas alcoólicas, o Juíz, o Promotor e o Conselho Tutelar tem que existirem e tomarem providências séria. Ricos só são diferentes dos pobres só em questão financeira, mas temos direitos iguais em relação as leis. Também to totalmente de acordo com as opiniões do senhor Jorge Timbó, que relata muito bem sobre as mazelas e desordem da nossa cidade. Parabéns Jorge Timbó, só assim desabafamos o necessário, pena que nem todo mundo entende e procuram saber  e ler o “Mandacaru”, aqui estão o despertar pra  nossas curiosidades cultas da nossa Livramento.