Mensagens recebidas via e-mail

ATENÇÃO!

Condições para publicação das mensagens:

Nome completo do autor, endereço de e-mail, endereço residencial e telefone para contato e não contenham ofensas a terceiros.

Atualizado em 24.03.2014

Eduardo Silva
sce@ig.com.br

Sou de Cachoeiro de Itapemirim/ES e fiz amizade com o ex-jogador BUGA, dessa matéria. Gostaria de entrar em contato com ele......j á faz uns 25 anos que não o vejo...... Favor mandar um telefone ou e-mail para que eu possa contatá-lo... desde já agradeço,...... abraços. Meu telefone 027-99918-1237

Nota: Quem encontrar Buga primeiro, por favor, passe esse recado!

 

JOSÉ MARIA DE JESUS
jmpedagogo@bol.com.br

RAIMUNDO MARINHO, Sai governo municipal, entra outro e a situação da educação é a mesma. Ontem(20/03) fiquei estarrecido, quando uma professora, de escola municipal disse-me que para ministrar suas aulas foi preciso sair pedindo material escolar nas papelarias para doar a seus alunos carentes, porque a secretaria da educação disse que não tinha. Ai eu me pergunto: Onde estão gastando o dinheiro que é depositado pelo MEC, todo mês, na conta da prefeitura? Por isso que digo: Educação em nosso município está de mal a pior. São os que tem dinheiro subindo o degrau do sucesso e os desafortunados servindo de tapete para os políticos pisarem e o explorarem. VEM AÍ AS ELEIÇÕES!

 

IVANILDO MEIRA
ivnildo.meira@ibest.com.br

CARO JAILSON CORREIA LIMA
LIVRAMENTO É DE NOSSA SENHORA. PORÉMMMMM, JÁ NÃO SEI SE NOSSA SENHORA QUER CONTINUAR SENDO DE LIVRAMENTO. TANTAS MAZELAS EM NOSSSA CIDADE. PERDOEM SENHOR. ACORDEM SENHORES GOVERNANTES. ESTAMOS PERDENDO NOSSA PROTETORA.

 

Antonio Costa
costaaguiar2011@hotmail.com

Até pessoas leigas são conscientes de que os fenômenos naturais são inter-relacionados. Um exemplo dessa relação é a interferência das monções asiáticas na seca nordestina brasileira. Esse jornal, oportunamente, nos informou na edição do dia 24/02, exploração predatória da caatinga em Livramento. Sendo um fato em todo o Nordeste, isso afeta ou afetará em algum tempo e de alguma forma o processo natural do clima, constituindo, assim, um fato gravíssimo para todos nós. Pena que muitos só se convencerão de tal gravidade quando o último pé de árvore tombar, ou quem sabe, nações travarem guerra por água. Aí “véi”, já será tarde demais. O ser humano moderno é caracterizado pela ganância e pelo consumismo, reféns de um capitalismo selvagem que, consequentemente, representa uma ameaça à sua própria existência. Entretanto, essa terra, que não é e nunca foi nossa, sobreviverá, pois um planeta de 4,5 bilhões de anos, com 3,5 bilhões de anos desenvolvendo a vida não vai se sucumbir em função de uma espécie - nós humanos - que existe num minúsculo lapso de tempo, com seus primeiro ancestrais remontando uns pouquíssimos milhões de anos. Considerando as dimensões cósmicas, é um tempo desprezível. O saudoso Raulzito já dizia: “... Buliram muito com o planeta, o planeta como um cachorro eu vejo, se ele não aguenta mais as pulgas, se livra delas no sacolejo...”. Já para o notável físico e teórico Stephen Hawking o fim da humanidade deverá ocorrer em mais ou menos 1000 anos, daí, em apenas uma questão de tempo, a natureza voltará com todo vigor e exuberância, livre dessa “praga de gafanhotos”... Todavia sem ninguém para admirá-la.


Atualizado em 19.03.2014

Roberto do Amaral Modesto
robertobide@yahoo.com.br

Alguns partidos políticos estão querendo implantar no Brasil o regime comunista. Ora, em sendo um país onde impera um estado democrático de direito, qualquer pessoa pode exprimir ou querer fazer isso ou aquilo de acordo com sua consciência. Agora, sem dissimulação, pois ao invés de usar o termo comunista, estão usando a denominação de regime socialista. Socialismo é um nome bonito e moderno que arranjaram para denominar o comunismo.

Na ex-URSS: União das Repúblicas SOCIALISTAS Soviéticas.

Na ex-ALEMANHA NAZISTA:  Partido Nacional SOCIALISTA.

Com o advento da modernidade estão usando termos mais atualizados para enganar os menos avisados. Em CUBA o comunismo passou a ter a denominação de REVOLUÇÃO. Os comunistas que compõem o governo daquele país são chamados de revolucionários.

Na VENEZUELA todas as políticas existentes são enquadradas no que se chama de Revolução Bolivariana.  A partir de 2005, começou-se a utilizar o conceito de Socialismo do século XXI e a adotar o caráter socialista da Revolução Bolivariana.

No frigir dos ovos tudo é a mesma coisa. Só quem leva vantagem é a cúpula governante.

 

Enedino Pedro da Silva Júnior
junior.calcados@yahoo.com.br

Raimundo é impossível falar da cultura musical baiana dos últimos 30 anos, sem falar do axé. Portanto, discordo do seu ponto de vista de que o cantor Bel é um ídolo sem causa, visto que o mesmo faz sucesso juntamente com a banda chiclete com banana desde a década de 80, sendo assim um dos artistas brasileiro há mais tempo no auge, o que demonstra todo o seu talento musical.

Junior!

Respeito muito os fãs do cantor, inclusive minha irmã Edilma, que quase me bate, mas mantenho minha opinião.

A massa encefálica baiana ficou calada quando Marcelo Nova, do Camisa de Vênus, numa referência ao axé music, disse: "eu não faço música para adestrar macaco''.

Elevar a estridente repetitividade de Bell Marques ao pateon da cultura musical baiana, a meu ver, afronta a poesia de Giberto Gil, Caetano Veloso, Gal, Bethânia, Riachão e tantos outros.
Mas o tema do nosso texto, de onde você pinçou essa linha para comentar, não foi a música baiana e sim a nossa educação. Ai, sim, cabe um bom debate!

Nosso abraço,

Raimundo Marinho

 

Atualizado em 11.03.2014

 Sindicato dos Professores
laucisilva@yahoo.com.br

SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA, BAHIA – SPEL.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO - ELEIÇÕES SINDICAIS PARA PREENCHIMENTO DE CARGOS VACANTES DE REPRESENTANTE SINDICAL E DE DIRETORES SINDICAIS DE 1ª SECRETÁRIO E DE 1º TESOUREIRO PARA TÉRMINO DE MANDATO DA GESTÃO 2012-2014.

A Presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação do Município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia - (SPEL), no uso de suas atribuições legais e estatutárias (art. 45), comunica aos seus associados a ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL PARA PREENCHIMENTO DOS CARGOS VACANTES DE REPRESENTANTE SINDICAL E DE DIRETORES SINDICAIS DE 1º SECRETÁRIO E DE 1º TESOUREIRO, PARA TÉRMINO DE MANDATO DA GESTÃO CORRESPONDENTE AO PERÍODO DE 2012 A 2014. O registro de chapas será feito na sede administrativa da entidade, na Av. Dr. Edilson Pontes, nº 61, 1º andar, Sala 02, Centro, Livramento de Nossa Senhora, Bahia, no prazo de 15 (quinze) dias, contados da publicação do presente edital em jornal regional de grande circulação, ou seja, de 28 de fevereiro de 2014 a 14 de março de 2014, exceto feriados, de segunda à sexta, das 08:00 h às 15:00 h, e nos sábados, das 08:00 h às 12:00 h. As eleições serão realizadas no dia 29 de março de 2014 (sábado), das 08:00 h às 17:00 h, em urnas, no Grupo Escolar “Rômulo Galvão”, situado na Av. Presidente Vargas, s/n, Distrito Sede, nesta cidade. Caso não seja atingido o quórum na primeira votação, a nova eleição será realizada em 12 de abril de 2014, no mesmo horário e local de votação da primeira eleição. Os formulários para registro de chapa encontram-se disponibilizados na sede do SPEL. O prazo para impugnação de chapas de candidatos é de 5 (cinco) dias, a contar da publicação da relação das chapas inscritas em jornal de grande circulação. São condições do exercício do direito de voto o associado que não se enquadrar nas vedações dos artigos 64 e 65 do Estatuto do SPEL. De igual forma, para ter direito a candidatar-se, o associado deve cumprir as exigências dos art. 48, ou seja, deverá o associado estar em dias com as suas contribuições sindicais. Cópias do presente edital serão afixadas na sede administrativa do Sindicato, Prefeitura Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Câmara de Vereadores e nas principais escolas urbanas e rurais da Rede Municipal de Ensino.

Livramento de Nossa Senhora, 20 de fevereiro de 2014.

Sílvia Letícia Conceição Pequeno Oliveira
Presidente

 

Raiana Cristina Dias da Cruz
raianacristinadias@yahoo.com.br

Quero agradecer e parabenizar ao “O Mandacaru” pela homenagem prestada às mulheres, por ocasião da comemoração do seu dia internacional. Achei de uma sensibilidade e de uma gentileza muito grande a forma que o jornalista Raimundo Marinho encontrou para prestar a sua homenagem. Se, como diz o ditado, “uma imagem vale mais que mil palavras”, o jornalista conseguiu, através das imagens, mostrar um pouco da beleza e do grande valor da mulher; além, claro, do texto belíssimo que as acompanha. Muito obrigada, Raimundo Marinho. Meus Parabéns!

Atualizado em 08.03.2014

Itamar Gracia Gomes Pereira
itaggp@hotmail.com

08 de março,
Dia Internacional da Mulher

Por Itamar Gracia Gomes Pereira

A comemoração do Dia Internacional da Mulher surgiu no ano de 1910, em homenagem às 128 trabalhadoras têxteis que, em greve por melhores condições de trabalho e de salários, foram mortas durante um incêndio provocado pelos patrões da fábrica Cotton, em Nova Iorque, dia 8 de março de 1857.

Na Bíblia, no a.T., recordamos a profetiza Débora, a rainha Esther, Judith, entre outras, que lutaram a favor do seu povo.

Nós, mulheres, somos importantes e grandes, principalmente, porque foi através de uma mulher, MARIA, A CHEIA DE GRAÇA, n.T. Lc 1, que o filho de Deus veio ao mundo para semear amor, humildade, paz, justiça, igualdade, fé e fraternidade. E outras inúmeras, na Bíblia, que foram instrumentos de salvação para tantos.

Lembramos, com fé, Santa Terezinha, Madre Tereza de Calcutá e a nossa tão querida bem aventurada Dulce dos pobres, na Bahia. Na política, nossa presidente Dilma, senadoras, deputadas, vereadoras e tantas anônimas.

Antes da nossa trajetória, a história de Helen Keller que, aos dezenove meses, uma febre a deixou, tão repentinamente como quando veio. Pessoas disseram que Helen Keller jamais poderia falar, ouvir ou ver. Mas isso foi antes do surgimento da senhorita Sullivan – sua professora. Mais tarde, Keller graduou-se, aprendeu vários idiomas. Com a ajuda de sua professora, venceu todos os obstáculos, tornou-se, na década de 1910, uma das maiores palestrantes do mundo inteiro. Sua coragem firme e seu trabalho árduo inspiraram pessoas de várias partes do mundo.

E a cruz de Olga? Há exatos 72 anos, em fevereiro de 1942, Olga Benário Prestes foi morta num campo de concentração de RAVESNBRUCK. Grávida, foi presa no Estado Novo de Getúlio Vargas, que a entregou à Alemanha nazista. E quantas levam suas cruzes no anonimato?

Betty Betty Friedan já era uma mulher casada e com filhos quando escreveu A MÍSTICA FEMININA, em 1963. No furor dos anos 1960, o livro de Betty Friedan deu vazão aos anseios de uma geração de mulher que começava a sair de casa para trabalhar, defendendo a liberdade sexual e a igualdade de direitos com os homens.

Como esquecer nossas heroínas Joana Angélica, Dra. Zilda Arns, Maria da Penha e tantas outras?
Na literatura, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Teles, Cora Coralina, Lya Luft e outras. E as nossas conterrâneas, algumas ainda no anonimato? Vamos fazer uma retrospectiva das mulheres de ontem e de hoje na nossa Livramento.

Vasculhando o passado, encontramos matronas que deixaram impregnadas em seus filhos as marcas indeléveis de mulheres bravas, lutadoras, sem esquecer as que, no anonimato, contribuíram com sua parcela de verdadeiras guerreiras, no espírito de luta dos seus filhos. Citamos donas Maria Messias e Maria Etelvina de Jesus (esta, mãe da professora Rosália Santana Araújo), que liam e respondiam cartas para as pessoas que não sabiam ler, na década de 1940. Essas cartas começavam sempre assim: “Escrevo essas mal traçadas linhas para dar as minhas notícias e, ao mesmo tempo, receber as suas ...”.

Virando as páginas do passado não muito remoto, perfilando pelas estradas de terra batida sob o sol escaldante do sertão, lembramos dos dias de outrora, quando caminhávamos em busca do saber. Os menores para as Escolas Reunidas “Lélis Piedade”, lá no Tomba. E os maiores para o Ginásio “João Vilas Boas” (voltávamos para o banho do Rego Grande, almoço, descanso e Maria Carolina, nossa mãe, que só cursou até a 5ª série, tomar as lições.) Grande mulher, como tantas Marias e outras anônimas.

Dona Leontina Aguiar Souza fundou, com a ajuda do coronel Zezinho Tanajura, a primeira escola do primeiro ao quinto ano para algumas alunas: Cremilda Tanajura, Rita Tanajura, dentre outras.
O Ginásio foi fundado em 1950 e o primeiro exame de admissão realizado pelas professoras guerreiras que estudaram em Caetité – iam caminhando com um animal a frente levando uma bagagem, pernoitavam em São Timóteo para continuar a andança no outro dia. Com louvor, Dona Rosália Santana Nunes, Cremilda Maria de Lourdes Tanajura Pires, Corina Correia Lima, Valdir Montenegro, entre outras que iam e vinham duas vezes ao ano.

Daí o curso pedagógico com outras professoras: Darci Tanajura de Cássia, Ana Meira Lessa Timbó, Angelita Osório Pimentel Leal, Neusa Maria do Livramento Lima, Idália Alves Aguiar Lima, Rita Vilas Boas Pereira, Ruth Guimarães Tanajura Leal, Maria do Livramento Guimarães Castro, Celca Pontes Vilas Boas, Stella Castro Xavier, Maria de Lourdes Assunção Mendes, Dalila Tanajura Requião, Teonila da Silva Lima, Otília Meira Gomes, Maria Aparecida Alves Meira, Maria Teresinha Meira Lima, Nalvia Mendes e tantas outras. As secretárias Donatila Vilas Boas Teixeira e Maria Conceição Vilas Boas Tanajura. A nossa simples homenagem a todas do mundo inteiro.

(Segue poema enviado por Itamar Gracia)

Poema de Dora (Manaus-AM)
Revista Mundo Jovem,
Nº 2 (14.04.1990) pág. 24.

Mulher
Como cidadã,
Diga não ao autoritarismo.
Como operária,
Diga não à exploração e aos baixos salários.
Como pessoa e ser humano que és,
Diga não ao machismo.
Como mulher do campo,
Diga não ao latifúndio.
Como negra índia,
Diga não ao racismo.
Como desempregada,
Diga não à falta de emprego e à reserva de mão de obra barata.
Como cristã,
Diga não à opressão e à violação dos direitos humanos.
Como cidadã,
Diga sim ao direito de organização e livre expressão.
Como operária,
Diga sim ao fim da exploração do homem pelo homem.
Como pessoa e ser humano que és,
Diga sim à igualdade de condições sem distinção de sexo.
Como gente do povo,
Diga sim à moradia digna, saneamento básico e transporte dignos.
Como mulher do campo,
Diga sim à reforma agrária.

Assim, onde quer que estejas, diga não e lute contra tudo que nos oprime e nos torna peça da engrenagem do capitalismo. Simplesmente porque esta é a condição para nossa libertação e é a demonstração da nossa força e capacidade de amar.

 

Jailson Lima
jailsonjlima@ig.com.br

Está sendo travado um sensacional debate na rede social a partir do momento que o vice-prefeito de Livramento Gerardo Júnior repassou o total de recursos transferido pelo governo para Livramento. O mandacarudaserra já havia convocado a população a comparecer à Câmera de Vereadores para discutir o orçamento para 2014 e como sempre a reunião, com exceção de Beto da Consol, presidente do C.D.L., foi sem presença popular. O Sr. Jairo Correia Lima, da empresa JCL, já havia alertado a gestão anterior mesmo com os projetos já prontos que recursos existem só precisa vontade política para buscá-lo. Só nos resta fiscalizar, não sei se obras dão votos, mas Livramento QUE É de Nossa Senhora merece melhoria.

 

Ricardo Neves
ricardo.rsn@ibest.com.br

Prezado Raimundo,

Neste diapasão, o comentário do leitor Edson Borges sobre sua matéria “fornos estão destruindo bioma da nossa caatinga” fez me recordar um personagem do programa “Escolinha do Professor Raimundo”, nominado Pedro Pedreira, interpretado pelo saudoso ator Francisco Milani, que atribuía sempre o ônus da prova à vítima. O ator fazia o papel de um advogado ranzinza, que exigia evidências absurdas e questionava os fatos com o famoso bordão: “há controvérsia”. Não importa quanto tempo (se cinco ou dez anos) vai durar a destruição ou exterminação total. Tem que cessar o ato criminoso, com a responsabilização dos culpados. Por mera coincidência, assim como o ator Francisco Milani, o e-mail do leitor, também, é da globo. Saudações!

 

José Raimundo Rocha de Souza
rai-rochasouza@hotmail.com

Caro Jornalista, Raimundo Marinho:

Há anos que você vem tentando fincar prego em pedra, ao denunciar as mazelas e falta de visão administrativa de gestores da nossa cidade, pois são tantas, que é impossível relacionar em uma só matéria. Posso lhe citar várias, pois nem mesmo as coisas mais simples são executadas, a exemplo de nomes de logradouros (ruas) e numeração e placas oficiais em cada uma delas, onde posso citar uma delas onde tenho um imóvel ainda em construção, desde 1996, que em cada fatura que recebo de água e energia vem com nomes e números diferentes, pois nela não existe nenhuma placa indicando qual é a oficial, dificultando, desta forma, os profissionais responsáveis pela entregas de correspondências aos moradores, ocasionando transtorno generalizado. Isso sem contar a falta de pavimentação ou mesmo limpeza de matos que nos força a realizar por conta própria, esgoto a céu aberto, enfim, é um descaso total.