Dom Armando – 14.09.2011

“Deus me conduziu para vocês”

O bispo da diocese de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, completou, dia 12 último, 40 anos de ordenação presbiteral (relativo a presbítero, o mesmo que padre, sacerdote) e foi homenageado por fiéis e companheiros de sacerdócio, durante missa em ação de graças, celebrada na catedral de Livramento, e um jantar no Centro Diocesano. Nos agradecimentos, disse que, desse tempo, 20 anos ele passou “na minha terra de origem (Itália) e 20 aqui na minha segunda pátria (Brasil)”.

Considera que foi “uma longa caminhada” e lembrou a simbologia do número 40, nos textos bíblicos, como os 40 dias que Jesus jejuou, os 40 anos de Moisés no deserto e 40 dias 40 noites em que permaneceu, jejuando, no Monte Sinai. O bispo revelou que a vida de padre não é fácil e destacou os momentos difíceis em que teve que dizer sim a Deus e que 40 anos é tempo bastante para testar fidelidade à opção que fez.

Dom Armando, que chegou a Livramento em abril de 2004, para substituir a Dom Hélio Paschoal, afirmou que “Deus me conduziu aqui para vocês”. E pediu aos fiéis “que rezem por mim, para que eu continue fiel a Jesus e à Igreja”. Afirmou que “aprendi a compartilhar minha vida, principalmente com os mais fracos” e que Jesus Cristo foi a primeira e principal paixão da sua vida.

Dom Armando Bucciol nasceu (1946) em Villanova de Motta de Livenza, Província de Treviso, na Itália. Fez todos seus estudos no seu país de origem. Teve como bispo Dom Albino Luciani, que veio a ser o papa João Paulo I. Ordenou-se sacerdote em 12 de setembro de 1971, na Diocese de Vittorio Veneto (Itália), sendo consagrado pelo próprio Dom Albino Luciani.

Possui vários títulos acadêmicos, inclusive de doutorado, e dirigiu e ensinou por muitos anos em instituições religiosas. Gosta de destacar que trabalhou junto a pessoas com problemas especiais (alcoólatras, drogados, excepcionais físicos, doentes mentais). Atuou na formação de lideranças e na Pastoral de Juventude, tendo, também, colaborando com variados veículos de comunicação.

Em 21 de janeiro de 2004 foi nomeado bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, pelo Papa João Paulo II. A sagração ocorreu em 17 de abril de 2004, na cidade de Guanambi (BA), pelo arcebispo de Mariana (MG), Dom Luciano Mendes de Almeida, e consagrado pelo arcebispo de Vitória da Conquista (BA), Dom Geraldo Lyrio Rocha, e pelo Bispo de Concórdia (Pordenone/Itália), Dom Ovídio Poletto.

Tomou posse como 2º Bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, em 18 de abril de 2004. Seu episcopado possui como lema “Charitas Christi urget nos” (“O amor de Cristo nos impulsiona, 2 Cor 5,14).