Disputa da água – 01.07.2011

ÍNTEGRA DA FALA DO PREFEITO

“Eu concordo, porque é um movimento justo, e que se faça de forma ordeira, sem haver nenhuma contravenção. Concordo e acho que isso poderia ter acontecido antes. Das outras vezes, nas reuniões que eu participei do Comitê Gestor [da água], existia uma diferença. Ainda existia um pouco de água [na barragem] para ser soltada. Hoje, a realidade da barragem, nós temos 24 milhões [de metros cúbicos] para ser usado em irrigação. Se soltar os quatro milhões [de metros cúbicos] agora – inicialmente são quatro milhões, cinco milhões será até o final do ano – um milhão, a discutir o dia, se soltar fica só 20 milhões, e isso significa que a barragem, a partir de setembro, primeira quinzena de outubro, não teremos água no perímetro irrigado.

A Barragem Luiz Vieira [fica no Rio Brumado, no município de Rio de Contas] foi feita para irrigar o perímetro irrigado [implantado pelo DNOCS, no município de Livramento de Nossa Senhora], que conta, hoje, com 3.920 hectares plantados e irrigados. E hoje o total é de mais de 12 mil hectares, sendo que 90% deles, fora da área, pertencem ao vizinho município de Dom Basílio. Todos, ninguém é inocente, foram plantando ao longo de um rio que, sabidamente, é seco e só tem água quando a chuva vem de forma generosa. Concordo com esse movimento. Não é hora de a gente agir só na emoção. Vamos, se possível, impedir, mas já tomamos providências, enviamos um documento para que o DNOCS [Departamento Nacional de Obras Contra a Seca] reveja a posição da soltura da água, para que, imediatamente, segunda-feira, no mais tardar, nós realizemos uma nova audiência no Comitê Gestor, que é o órgão deliberador, queira ou não, como ele está formado ou não, é o órgão que delibera, com a maior participação de Livramento.

Então, para que todo mundo fique sabendo, toda última quarta-feira de cada mês, tem reunião do Comitê Gestor e o fórum, para que sejam discutidas todas essas questões é lá na reunião do Comitê Gestor. Eu tenho certeza que alguns votaram sob pressão, porque, enquanto tinha um livramentense, tinha dez dombasilienses [presença de populares]. Eu acho que Dom Basílio [Município de Dom Basílio] tem que entender que ninguém quer a ruína de Dom Basílio, mas é como Seu Tião [Sebastião Nunes], no voto consciente dele, disse “eu quero dar água para Dom Basílio, mas prejudica o Perímetro [Perímetro Irrigado do Brumado], prejudica Livramento?”, imediatamente o presidente da Comissão [Comitê Gestor da Água] disse “prejudica”, então ele votou corajosamente “não”, para não liberar a água, como teve outros mais, quatro companheiros.

O fórum de deliberar é lá, concordo com tudo e concordo até com as palavras de Gutemberg. Nós queremos ou não, tudo que tem de bom e de ruim, tudo da gente passa pela política. Nós devemos unir forças e trabalhar, junto com todos os deputados, até o governador, que foi votado aqui, o fórum é um fórum federal, a justiça federal, que pode decidir. No ano passado, eles já ganharam para soltar água, mas a situação, agora, é diferente. Então, de forma ordeira, pacífica, além de concordar, eu me coloca à disposição e participo, também, do movimento. Por enquanto, é isso que eu queria falar. Muito obrigado!”