Saúde mental – 29.08.2011

Médico fala sobre doenças
mentais e os seus sintomas

O Dr. Wanderley Guedes Ribeiro fez palestra, último dia 26, sobre saúde mental, para profissionais que atuam nos programas de saúde da Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Embora não seja especialista, como ressalvou, fez um passeio esclarecedor sobre o tema, com breve histórico da Psiquiatria, como ciência médica, traçando um paralelo sobre o entendimento que se tinha da matéria no passado e atualmente, mostrando o quanto evoluiu em benefício das práticas terapêuticas.

Dr. Wanderley Guedes Ribeiro

Apresentou minucioso relatório sobre os diversos tipos de doença mental, suas definições, formas de manifestação e tratamento indicado. Incluiu manifestações das pessoas, vistas no quotidiano, chamadas de neuroses, como “medo de morrer”, “lavar as mãos, de forma repetitiva” e psicoses, tipo “tremor nas mãos”, “sudorese”, “boca seca”, “náuseas”, “bolo” subindo e descendo no peito.

Não esqueceu a esquizofrenia, caracterizada pelas alucinações, delírios de perseguição, distanciamento afetivo, letargia. Discorreu, ainda, sobre as manias e, principalmente, sobre a depressão, tão falada no mundo moderno, e o retardo mental. Disse que tais sintomas, além de indicarem possibilidade de doença mental, afetam, muitas vezes de forma avassaladora, a vida pessoal, familiar, social e profissional das pessoas e de quem convive com elas.

OS SINAIS DE ALERTA

O médico apresentou os principais sinais de alertas, principalmente na infância e adolescência, para que medidas terapêuticas sejam adotadas a tempo. O objetivo da palestra foi equipar os profissionais que atuam nos programas de saúde municipais, permitindo-lhes identificar adequadamente situações anormais e tomar providências para o devido acompanhamento médico e psicossocial.

A palestra fez parte do Encontro de Saúde Mental, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. Segundo a secretária da Saúde, Nadia Cristiane Dias Cesar, o programa inclui assistência através do CAPS, postos de Saúde da Família e agentes comunitários de saúde, no total de 145 profissionais, entre médicos, enfermeiros, pessoal de apoio e os agentes.

São 3.200 pessoas atendidas pelo CAPS e mais de 10 mil famílias acompanhadas pelos agentes comunitários de saúde. Durante o encontro, realizado no salão da Associação dos Amigos de Livramento, foi feita a entrega do KIT, composto de bicicleta, blusa, tênis e boné, com a logomarca do serviço, para identificação dos agentes comunitários, em suas visitas.

Clique aqui para ver roteiro completo da palestra