Política – 08.06.2012

Emerson Leal consta da
lista de inelegíveis do TCE

O ex-prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, Emerson José Osório Pimentel Leal, está na relação de responsáveis com contas desaprovadas e com decisão irrecorrível divulgada esta semana pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), referente ao período de 1º de julho de 2004 a 1º de junho de 2012.

Ex-prefeito Emerson Leal

Trata-se da reprovação de prestação de contas relativas a recursos recebidos do Estado pela prefeitura, na gestão do ex-prefeito, conforme resolução do TCE nº 387/2006, tendo sido publicado no Diário Oficial da Bahia em 29.06.2006.

A relação tem 218 gestores. Emerson Leal está na letra H, nº 80, fora da ordem alfabética. Ele figura também em lista idêntica do Tribunal de Contas da União (TCU) e só poderá viabilizar candidatura nas próximas eleições se conseguir anular, na Justiça, a decisão do TCE.

Especula-se, em Livramento, que esse teria sido o motivo do seu grupo político resolver, finalmente, definir o nome do atual vice-prefeito Paulo Azevedo como candidato a prefeito. Mas este corre o risco de ser cassado e se tornar também inelegível, em processo na Justiça Eleitoral, acusado de abuso de poder econômico e compra de votos, junto com o prefeito Carlos Batista.