Artigo – 11.03.2012

Viva Antônio Caires Anjos,
nosso Tõezinho!

Por Maria Teresinha Meira Lima

Acredito que o meu amigo Tõezinho é o maior atleta que já existiu em Livramento pelos seus méritos e pela sua história de menino deficiente, que tem uma vida de contínuas superações.

Para chegar onde está, tanto no atletismo como na condição física atual, passa por dificuldades extremas. Tendo nascido deficiente, começa então sua maratona de enfrentar obstáculos de todas as espécies.

Nascido de família pobre que morava na roça, não se acreditava, inclusive os médicos procurados na época, que chegasse a andar, a falar e a pensar como as outras pessoas, menos a sua mãe, Dona Ana, que até hoje luta pelos direitos de seu filho viver com dignidade, fazendo o que adora: correr.

Andar e falar demorou. Não como os outros, pois não anda, corre. A fala também é diferente, além de ouvir pouco. Mas o que mais admiro nele é sua maneira de pensar a vida. Mesmo consciente de suas limitações, por si só, conseguiu seu lugar na sociedade em todos os lugares onde anda. Como eu gosto de dizer - há pessoas que se impõem - Tõe é uma delas. É sensível, amável, determinado e tem uma capacidade enorme de fazer amigos. Sua vontade de vencer o impulsiona a buscar os meios para suas conquistas.

Treina sozinho com seus próprios métodos e técnicas, correndo dia e noite, nas estradas e ruas da cidade, igual aquele “Papa Léguas” do desenho animado que fugia do coiote. Só que ele não foge, ele enfrenta os coiotes da indiferença, da descrença, do desestímulo, da gozação, da irritação, com sua crença, coragem, insistência e determinação.

Seus patrocinadores são amigos conquistados com seu jeitinho. Como os patrocínios rendem pouco, sai Tõezinho pela cidade sozinho e incansável, vendendo camisetas com estampas do evento que concorrerá, para que possa viajar para São Paulo, Belo Horizonte, Rio, Salvador e diversas cidades da Bahia. Ele chega e fica praticamente só nesses lugares. Já perdeu até oportunidades importantes por acharem que, na sua condição, deveria estar acompanhado por um guia.

Neste ano de 2012 já venceu, em primeiro lugar, três corridas importantes no Estado de São Paulo, na categoria PNE (Portadores de Necessidades Especiais): 87ª Corrida de São Silvestre, a Meia Maratona de São Paulo e a 28ª Volta Pedestre de ITU. Trouxe para sua cidade mais três prêmios exclusivos. Um lindo troféu e duas medalhas.

Diante disso tudo, tenho razão de considerá-lo um grande atleta, um verdadeiro campeão, não só pelos inúmeros troféus e medalhas que coleciona no seu quartinho tão bem cuidado por sua mãe, orgulhosa do seu filho, mas pelo exemplo de coragem, luta e determinação que passa a todos nós e à juventude tão necessitada.

Que todos nós livramentenses, brumadenses, baianos, enfim, Brasileiros, possamos conhecer, reconhecer o valor e render homenagens a esse eterno menino de 34 anos.

Que Deus o abençoe e proteja sempre, Tõezinho!