Educação – 11.01.014

Concluintes do Boaventura
receberam os certificados


Raimundo Marinho

Jornalista

Quarenta e dois alunos do Colégio Estadual Edivaldo Machado Boaventura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, receberam, ontem à noite, certificado de conclusão do ensino médio (2014), em solenidade prestigiada pela coordenadora da DIREC19 (unidade regional da Secretaria Estadual da Educação), Filomena Azevedo Leite.

O ato, marcado pela alegria e descontração, foi comandado pela diretora Aurileide Brandão, no Centro Diocesano, tendo como mestre de cerimônia o funcionário Pedro Cambuí Lima, e lembrou antigas e concorridas formaturas do estabelecimento.

Lorena Santos Souza: oradora da turma

Momento de lembranças, agradecimentos e despedidas, em que muitos não resistiram às emoções e choraram. A professora Aurileide Brandão destacou a riqueza da convivência e passou uma mensagem de esperança aos concluintes, alertando-os para os desafios do futuro, na esperança de que sejam agentes de transformação da sociedade e melhoria na qualidade de vida.

A coordenadora da DIREC, Filomena Leite, destacou a relação bonita que percebeu existir entre alunos e professores da escola. Em sua opinião, isso é movido pelo amor: “chama que nos une, nos impulsiona e nos leva a fazer tudo com carinho e dedicação”. E desejou a todos “um novo mundo pela frente”.

O paraninfo Rafael Messias Tanajura aproveitou para se despedir do colégio, por motivo de aposentadoria. Destacou que sua caminhada na casa foi marcada pelo afeto e amizade e regozijou-se com a vitória dos concluintes. Agradeceu a homenagem recebida, desejando à turma que continue lutando. E disse: “levarei cada um de vocês no coração, com muita saudade”.

A oradora da turma, Lorena Santos Souza, contribuiu para o tom descontraído da solenidade. Lembrou-se da caminhada vencida, que teria ido da tortura dos estudos quotidianos à alegria de receber o certificado, naquela noite. E prometeu que vão lutar “por um Brasil melhor e mais digno” e que a vitória sobre os desafios que virão “só dependerá de nós”.

Rafael Messias Tanajura: o paraninfo

A professora Chirley Souza, escolhida madrinha da turma, agradeceu a homenagem e deixou sua mensagem de estímulo aos afilhados: “Que Deus, Supremo Criador da Humanidade, ilumine a jornada que vocês terão de empreender e que procurem deixar marcas positivas por onde andarem”.

Houve homenagens aos pais, professores, funcionários. A mais emotiva foi aos padrinhos da turma (Rafael e Chirley), prestada por Gislene Correia. Emocionada, resumiu: “Sei que nada que diga aqui será mais forte do que o que estamos sentindo, mas se Deus me desse a oportunidade de viver outra vez, eu só queria se tivesse vocês, o Boaventura, todos os meus amigos”.

PARTICIPANTES DA SOLENIDADE

Adriano da Silva Miranda, Ana Carolina Silva Vicente, Ana Ribeiro Silva Novais, Arielma da Silva Santos, Cláudia Ferreira dos Santos, Clériston Fernandes Rocha da Silva, Cristiane Amorim Silva, Daiane Caires Cordeiro, Damiana Fernandes Silva, Daniel Pereira Santos, Edelvan Felipe Santos Silva, Edilane Dourado Silva, Eliana Souza Santos, Fernanda Silva Pessoa, Franciélia Oliveira Santos, Genilson Rocha da Silva, Giani Carvalho Rocha, Gisele Silva Mesquita, Gislene Correia Silva, Herbert Márcio Lima Oliveira, Jaqueline S. Jesus, Jessica Aparecida Silva, Joane Soares Rocha, Joice Brito dos Santos, Joserlando Santos Silva, Karine Rocha Silva, Laiane Fernandes dos Santos, Leandro da Silva, Lorena Santos Souza, Luana Cordeiro Silva, Máyra Kelly Pequeno dos Santos, Micaele da Silva Ribeiro, Mislaine da Silva Souza, Neuza Neves dos Santos, Nicolas Manoel Dossi dos Santos, Paloma Rosa Freire, Paula Pereira dos Santos, Romário Aparecido Silva Santos, Romário Santos Silva, Rosângela Aguiar Ferreira, Roseane Carvalho Rocha e Tainá Ribeiro Camelo Gonçalves.

Aurileide Brandão: diretora CEEMB