Aniversário – 09.09.2015

Família Boaventura
festeja seus 30 anos!

 

Aurileide Brandão
aurileide.brandao@gmail.com

O Colégio Estadual Edivaldo Machado Boaventura iniciou suas atividades no ano de 1985, nas dependências da Escola Polivalente de Livramento, o seu nome foi em homenagem a um baiano que muito se destacou e ainda se destaca na história da Bahia, sendo na época Secretário de Educação.

Durou cerca de dois anos a luta pela criação da escola, onde se empenharam o secretário Edivaldo Machado Boaventura, o deputado Leônidas Cardoso e o prefeito que na ocasião era o professor Ulisses Cambuí Lima, juntamente com o governador da Bahia, João Durval Carneiro.

Como ainda não tinha sede própria, ficou funcionando, do período da matrícula até o dia 10 de novembro de 1986, na Escola Polivalente de Livramento, em salas cedidas pelo diretor José Oliveira, duas salas no turno vespertino e seis no noturno.

A partir de 11 de novembro de 1986, passou o Colégio Estadual Machado Boaventura a funcionar na sua sede própria, situado na Rua Tancredo Neves, 10, com seis salas de aulas e dependências.

Foi criado pela Portaria nº 7917, de 05 de setembro de 1985, publicada no Diário Oficial da mesma data, autorizada pela Resolução CEE nº 080/88, através do parecer 441/88. Começou suas atividades somente com o curso de habilitação para o Magistério; em 1997 foi implantado curso de Formação Geral, não profissionalizante que, em 1999, recebeu o nome de Ensino Médio. Em 2001 foi criado o Curso Normal para formação de professores, com duração de quatro anos, que extinguiu em 2006.

Já passaram pelo Colégio muitos estudantes, que hoje são profissionais trabalhando em várias atividades, em diversos lugares, inclusive em Livramento, como professores, funcionários e diretores. Entre os ex-diretores estão, por exemplo, Artur Matias, Cecília Azevedo, Maria Teresinha Meira Lima, Florisbela Aguiar Pessoa, José Maria de Jesus.

E me orgulho de ocupar a direção do estabelecimentos, desde 2013. Hoje, o que rege neste Colégio é o curso Médio Regular, que prepara o estudante para a vida e estudos posteriores.

Analisando a estatística escolar, deparamos uma distorção série/idade muito grande. E, para minimizar o problema, conseguimos da SEC a criação do curso técnico em Administração, voltado para a gestão de negócios, com duração de dois anos e meio, especialmente para alunos que concluírem a 8ª série já com 18 anos de idade ou mais, já funcionando à noite.

Ano que vem, pretendemos criar outro curso em uma outa área, abrindo ainda mais oportunidades para nossos alunos no mercado de Trabalho.

É com muita satisfação, sentimento de gratidão e reconhecimento que destaco o trabalho desenvolvido pelos ex-diretores e suas equipes ao longo desses 30 anos, pessoas  que se dedicaram de corpo e alma ao longo de seus mandatos, assim como eu, resultando numa significativa contribuição para formação de uma sociedade mais justa, ética e soberana.

Esta instituição nasceu para realizar os sonhos de muita gente, sonhos que se misturam entre os que aqui trabalham e os que aqui estudam. Foi aqui onde os sonhos de muitos foram realizados. Nosso sentimento é de gratidão e alegria.

A união de esforços e o compromisso coletivo fizeram com que a nossa Escola viesse a ocupar a posição de destaque em nossa Livramento, reconhecido pelo nível do trabalho que desenvolve no ensino e na escola como todo.

Parabenizamos a todos os servidores desta unidade de ensino, nos exercícios de suas funções docentes, discentes, técnicos e administrativos, que deram suas contribuições. Nos regozijamos interiormente e nos sentimos ativos e felizes porque, de alguma maneira, contribuímos para a construção de uma Escola que cresce a cada ano e com mais qualidade.

No dia 05 de setembro,  o Colégio Boaventura fez 30 anos de existência, graças aos frutos do apoio, dedicação e união dos gestores, professores, funcionários e alunos, da sua criação aos dias atuais.

E, para comemorar esta data, foram realizados três dias de gincana, nas dependências do Colégio, com tarefas voltadas para a sua história, revivendo momentos ainda na memória daqueles que por aqui estiveram, passaram parte da sua vida, trabalhando, dando o melhor de si.

Contamos com visitas de ex-diretores, ex-alunos, hoje profissionais em nossa querida Livramento. Uma das tarefas foi arrecadar alimentos a serem doados  à casa de apoio de Barretos e à população carente de alguns bairros da nossa cidade.

Culminou com um desfile dia 7 de Setembro, em que, como gestora, com coragem, dedicação, compromisso e trabalho, faço questão de manter viva a história da nossa Pátria, ousando, lutando, desafiando e, assim, realizando mais um desfile cívico pelas avenidas da cidade.

Todos nós deixamos marcas na história do Colégio Boaventura, firmando o seu papel importante na construção da arte de educar e transformar, em busca de uma educação de qualidade.

Convidamos todas as escolas da sede para sair com um pelotão alusivo aos 30 anos do Boaventura, mas ninguém quis participar. Nosso Colégio foi único e exclusivo.

Neste momento, ha muito de alegria e de  agradecimentos a ser registrado, por pertencermos a este Colégio. Agradecer aqueles que me ajudaram, como a fanfarra do Colégio Paulo VI, de Rio do Pires, na pessoa do diretor João da Mata; o soldado Evaldo; a Loja Maçônica “Deus, União e Trabalho Livramentense”

Agradecer nossa fanfarra “Banda Marcial Boaventura”, na pessoa do nosso instrutor Beto; agradecer os alunos que tiveram coragem, censo cívico e honra de participar do desfile - marchando, representando, levando faixas, bandeiras, tocando instrumentos  etc.; a fanfarra “Os desbravadores”, da Igreja Adventista; o grupo Fusca Livramentense.

E, em especial, a comunidade livramentense, que foi às ruas prestigiar nosso desfile. A todos, repito, nosso muito obrigado! Por fim, ressalto, todos, que formamos a família do Colégio Boaventura, estamos igualmente de parabéns! (Aurileide Brandão, Diretora Geral).