Inauguração – 22.05.2015

“AME”, é o nome da clínica
das médicas Irene e Jucelia

A clínica Assistência Médica Especializada será conduzida por duas médicas muito conhecidas na cidade de Livramento. Elas  trazem como marcas principais, além da experiência, o profissionalismo e o alto senso de humanidade. Nasceram em outros municípios, mas adotaram Livramento como sede de suas vidas. 

Dra. Irene Maria Chaves Teixeira, nasceu em Rio de Contas (Ba) e veio para Livramento aos cinco anos de idade, onde se formou em Magistério (1991), no Colégio Estadual João Vilas Boas.

Graduou-se pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1998), sendo aluna laureada com o Prêmio Professor Jorge Valente. Foi médica residente (1999-2000) de Medicina Interna, no Hospital de Irmã Dulce, em Salvador. 

Fez Residência Médica em Endocrinologia, no Hospital das Clínicas, também em Salvador (2001-2002), qualificando-se como especialista em Endocrinologia, em prova junto à SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), da qual se tornou membro.

Retornou para Livramento em 2003, onde reencontrou a colega Jucelia. Sobre a parceira profissional, ela afirma:

“As coincidências entre mim e Jucélia são muitas, como sermos do interior, ela nasceu em Abaíra, termos cursado a mesma faculdade e vindo para Livramento, nos aproximando ainda mais. Fui madrinha do seu casamento (1995) e ela do meu (1999). Quando Jucélia veio para cá, começamos a pensar em construir uma clínica, o desejo de um espaço de trabalho nosso, que fosse aconchegante para os pacientes. E, assim, nasceu a ideia da AME. Sonho, agora, concretizado.

Sobre a irmã Irene, afirma Iris que um dos momentos mais felizes para ela foi o dia da formatura de Irene: “Em vez do diploma ser entregue pelos meus pais, como ocorre nas formaturas, quem o entregou foi o Reitor da Faculdade, e uma chuva de prata foi derramada sobre ela. Foi lindo, emocionante. Minha irmã merece tudo de bom. Ela e Jucélia são muito amigas. Só não se formaram  no mesmo ano porque Jucélia foi aprovada no concurso do Banco do Brasil e saiu para trabalhar por um determinado tempo.”

Veja o depoimento de uma paciente, Márcia Oliveira, sobre a Dra. Irene: 

Eu, particularmente, tenho muito que agradecer a doutora Irene. Fui procurá-la para mostrar o resultado de exames, uma vez que estava previsto cirurgia da vesícula e, naquele momento, sua atenção se voltou para o meu pescoço, pois sua visão clínica logo detectou algo anormal. Após exames exigidos por ela, veio o diagnóstico; câncer da tireoide. Isso permitiu o tratamento precoce na doença. 

Doutora Irene é uma médica muito conceituada, principalmente pelo doutor Lobão, se não o melhor, um dos mais renomados  especialistas em iodoterapia da Bahia; e pelo cirurgião de cabeça e pescoço, doutor Cláudio Rogério. Sobre ela, testemunha o doutor Lobão: “Vocês têm uma médica muito competente. Exemplar. Sempre me encontro com ela nos congressos.”

Igualmente conceituada, é a Dra. Jucélia Amâncio Barbosa de Alencar (aqui seguimos a ordem alfabética dos nomes das duas). Natural de Abaíra (BA), reside e trabalha em Livramento, desde 2008. Também se graduou pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1999), em Salvador. 

Foi Médica Residente em Oftalmologia no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador (Ba), onde, entre  2001 e 2004, adquiriu o título de especialista em Oftalmologia, reconhecido em todo o território nacional.

Ao longo da vida profissional, participou de diversos congressos e cursos de atualização, como os cursos, na Universidade de São Paulo (USP), de Oftalmologia Pediátrica, Lentes de Contato, Urgências e Emergências em Oftalmologia e de Cirurgia de Catarata; e de Glaucoma, na Universidade de Campinas (Unicamp), entre outros.

Atuou como oftalmologista em Salvador, Camaçari e Candeias, tendo trabalhado também no Hospital Jaar Andrade, Hospital Geral do Estado, Hospital São Camilo e no Centro de Medicina na Refinaria Landulfo Alves – RLAM, em Candeias (BA).