Projeto Atelier – 02.06.2015

É isso, foi LINDO!

 

Por Flora Violleta

Uma das mais importantes procuras do ser humano é a estética, no entanto não é tão simples entender essa procura muito menos o que seja estética, mas para que não fiquemos tão desnorteados vamos simplificar dizendo que temos uma necessidade constante do belo.

Foi exatamente isso que pudemos perceber nos dias 30 e 31 de maio às 20:30, em plena praça pública, Dom Hélio Paschoal, Livramento de Nossa Senhora. Poderia ser uma atitude normal, já que temos essa procura pelo belo como inerente a natureza humana, não fossem tão jovens os protagonistas, entre 13 e 19 anos, como coadjuvantes ainda tínhamos Miguel Bartilotti e Flor Violeta, responsáveis pelo Atelier Flora Violleta Artes e por sua vez pelo Projeto Atelier de Processos Artísticos.

O projeto foi organizado com oficineiros, monitores e alunos que se amalgamaram harmonicamente para criar um corpo único que apresentou o espetáculo “O Cálice dos Inocentes”, criado a partir da compreensão de todos a respeito da sociedade que vivemos, através de discussões exaustivas e reflexões a respeito de tão complexos temas que norteiam o comportamento do ser humano.

Vale dizer que o Projeto Atelier de Processos Artísticos foi vencedor do Edital nº 09/2013 - Dinamização de Espaços Culturais/2014 da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e contou com o apoio de diversos comerciantes locais.

Podemos simplificar mais um pouco quanto ao que entendemos da apresentação.

Foi LINDO!

É isso, foi LINDO, diante de uma presença maciça e significativa, ainda mais se levarmos em conta que outros eventos aconteciam ao mesmo tempo na cidade, e de que a juventude anda desacreditada e refém de uma tecnologia que os confina ao mundo virtual e de que a cultura massificada, que os põe robotizados é que recebe um apoio financeiro das gestões públicas, cada vez mais emburrecidas, e de que os pais nem sempre entendem a importância da arte na vida das pessoas, das que veem e das que fazem.

Foi lindo ver a coragem desses ARTISTAS se aproximando de quem verdadeiramente são, acreditando em si próprios e no outro, ensinando que um processo democrático envolvendo a gestão do atelier Flora Violleta Artes, o apoio do governo do estado, o apoio de comerciantes locais, de pessoas da sociedade, nos dá bons frutos.

Foi lindo ver que em cinco meses de trabalho intenso, seres humanos se transformam, amadurecem, se tornam criadores mais do que criaturas, mas não pelo tempo, foi a disposição de ver-se, de aprender e ensinar que os transformou.

Aos que ficaram pelo caminho, que desistiram, também acredito que puderam aprender algo e de que a vida lhes dará outras chances, mas até essa desistência tornou o grupo mais forte, mais coeso, portanto, ainda que tenham ido, deixaram um significativo aprendizado.

Foi lindo ver que é possível deixar as vaidades de lado, que podemos enxergar o grupo mais do que a um ou a outro especialmente.

Foi lindo ver um cenário rico de imagens e símbolos enriquecido pela iluminação, fundindo-se ao som e às interpretações teatrais.

Foi lindo ver as Artes Visuais a Dança a Música e o Teatro tão bem representados.

Foi lindo saber que não há outro espetáculo como esse no mundo, que não ficamos restritos a cópias, de que tudo o que mostramos foi original, embora recheados de inúmeras influências

Foi lindo sentir que ao final do espetáculo as emoções estavam “à flor da pele” e as lágrimas se misturaram aos sorrisos.

Pra nós do Atelier Flora Violleta Artes fica a satisfação de ver nosso empenho ao longo do tempo em que fincamos raízes nessa cidade dar resultados e a certeza de que um povo culturalizado conduzirá sua vida melhor, elegerá os melhores representantes, e justamente por isso nosso trabalho é tão árduo e tão reconfortante ao mesmo tempo.

Esperamos que seja mais um início e de que possamos contribuir com a cultura de Livramento por muito tempo.

Agradecimentos especiais às muitas pessoas e entidades que vieram apoiar nossa iniciativa e a Márcia e Raimundo Marinho pelo reconhecimento.