Transcrição – 20.09.2020

Fala do vereador Paulo Lessa

(Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora, Bahia - Sessão de 18.09.2020)

 

Alguém criticou, colocou a matéria: a escola sumiu. E alguém até acha interessante. Eu já acho o contrário. Eu acho que a escola não sumiu, a escola cresceu, ampliou. A escola se tornou mais agradável, se tornou um ambiente muito mais propício.

E se hoje a Escola Gil Ferreira Pessoa, que agora é José Gonçalves de Aguiar, ela claro, que num ambiente hoje que ela vai dar continuidade, terá muito, muito, muito mais oportunidade e chance de crescer, por intermédio do Ideb. Uma escola que cresceu um ponto nesse período, destacou a nível de Livramento.

E eu acho que, envez de crítica, nós devemos dar elogio, o corpo docente, o corpo discente, ao pessoal de apoio, as mães, as pessoas que participam da educação de Livramento, a Secretaria Municipal de Educação.

É uma escola que está num bairro em situação de risco social. É uma escola que está num bairro de pessoas, na grande maioria, trabalhadoras e algumas outras carentes. E tem um maior índice do Ideb no municípoio de Livramento de Nossa Senhora.

Ela, esse pessoal, sim, não sumiu o professor, não sumiu o aluno, não sumiu o pai de aluno. Não sumiu ninguém. Vão tá tudo no bairro Barriguda, um bairro que está em franco desenvolvimento, um bairro irmão do bairro Estocada.

E não vi até hoje um morador, tanto da Estocada, tanto do bairro Barriguda fazer críticas à nova escola. Muito pelo contrário, o que eu tenho visto, senhor presidente, senhores vereadores, é rasgar elogios pelo tamanho da escola, pela qualidade que foi construída a nova escola, para atender as pessoas da Barriguda, da Estocada, da Matinha, da Telha, do Cruzeiro.

Isso que é responsabilidade. É preocupar sobretudo com as pessoas mais carentes, mais pobres e mais humildes do município de Livramento de Nossa Ssenhora.

Eu tenho, com referência ao Gil Ferreira Pessoa, não porque minha esposa faz parte da equipe, eu quero aqui é dizer parabéns todos os pais, alunos, todas as pessoas envolvidas, professores, faxineiro, zelador, todos que envolveram nesse processo de qualificação, nesse processo que fez com que o Ideb de uma escola, em um bairro de risco social, fosse destaque em um município como Livramento de Nossa Senhora. Tem que ser elogiada.

A Escola Gil Ferreia Pesssoa não sumiu, a Escola Gil Ferreira pessoa continua com suas tradições, continua com a sua qualidade, continua com seus alunos, continua com seus pais de aluno, seus funcionários e seus competentíssimos professores, na Barriguda, na nova escola que foi inaugurada, recentemente, pelo prefeito.

Senhor presidente, eu gostaria de dizer a vossa excelência, que são várias coisas que acontecem no município de Livramento e esta casa precisa tá atento, sobretudo coisas que não faz crescer em nada, não vai aumentar em nada a qualidade das pessoas, da saúde, principalmente ou de outros setores, e a gente vê críticas veladas desnecessárias, críticas que poderiam ser traduzidas em elogios, em apreço à administração.

Portanto, senhor presidente, esse tipo de coisa é que nos entrestece. O Município de Livramento de Nossa Senhora, que tem uma escola num bairro de risco social, que alcança o maior Ideb, em vez de ser parabenizado, tem algumas pessoas que dedicam tempo criticando. Muito obrigado, senhor presidente!