A arte de ajudar – 24.12.2022

Lindas bonecas da caridade!

 

Raimundo Marinho
jornalista

(continuação)

 “A primeira boneca de pano que confeccionei representava uma bailarina e foi presente de 15 anos para minha filha Maria Clara, marcando seus tempos de Ballet”, disse. Era o exercício da arte, muitas vezes servindo para cura e alívio de tensões físicas e emocionais, até a depressão. Após uma pausa para atuar mais como esposa de político, mãe e dona de casa, retornou à criação artística, aceitando convite para expor no espaço Casa de Bonecas, da Casacor Bahia. Em 2019, passa a vender os produtos em chás beneficentes, que ela promove, com apoio de várias pessoas e entidades, inclusive da Assembleia Legislativa.

“Quando meu esposo presidia a Alba, tive oportunidade de conhecer várias entidades assistenciais, como asilos e hospitais, quando me juntei a Lia Leal, mãe de Nelson, e buscamos ajudar essas entidades. Fizemos uma campanha para construir uma sala de ressonância magnética no Hospital Santo Antônio (Irmã Dulce). Com a renda de um brechó, ajudamos a reformar a cozinha do Asilo São Lázaro. Tudo com minha arte, mas sempre com o apoio de meu esposo Nelson Leal, que sempre me incentiva a continuar nesse trabalho”.

“No 1º chá beneficente, toda a produção foi vendida em apenas duas horas, sendo arrecadados R$20 mil, que foram doados ao Hospital Aristides Maltez. Os seguintes foram para os hospitais Santo Antônio e Martagão Gesteira e a Mansão do Caminho. Temos que buscar a solidariedade, e sempre procuro colocar minha gotinha no oceano, o que me traz paz. Tenho bons exemplos a seguir e repassar, da parte dos meus pais e da família de Nelson. Dona Lia Leal, por exemplo, fez um belíssimo trabalho social em Livramento, nas gestões de prefeito do Dr. Emerson Leal. Da minha parte, essa experiência é um encontro especial com Deus!”

“Sobre a logomarca Liukalu, que imprimo nos meus trabalhos, é a junção das formas como chamo minhas filhas Maria Alice (Liu), Maria Clara (Ka) e Maria Luiza (Lu). O maior parceiro dos meus projetos é meu esposo Nelson, que me possibilita essa prática tão enriquecedora de amor e solidariedade. Conto, ainda, com uma equipe de amigos, como a costureira, que me ajuda, todos juntos comigo nesse abraço de socorro a tantas pessoas necessitadas de ajuda. Nosso evento Chá de Bonecas Liukalu sempre é feito no Empório Magma”.

“Nos últimos quatro anos, arrecadamos e doamos cerca de R$100 mil, com a venda de bonecas, para Bahia, outros estados e até para clientes da Alemanha e Itália. Entre os compradores estão alguns famosos, como a cantora Ivete Sangalo e a apresentadora Sabrina Sato. Meu conselho de vida é que devemos viver produzindo e buscando sempre amar o outro como a nós mesmos. Devemos estender a mão, e procurar sempre fazer o bem, ser gratos a Deus, porque a gratidão é o sentimento mais nobre do ser humano”.

“Sou grata a Deus, pela minha vida, minha família e minha capacidade de sentir que o amor e a solidariedade transformam o coração do homem. Esse ano o Chá teve também a participação de minha filha Maria Clara, que fez um livro de poesias e que vendemos com toda a renda doada ao Hospital Martagão Gesteira. O chá é feito sempre no final de cada ano. Fico feliz em saber e ver que minhas filhas também se solidarizam com o próximo. Nada disso é um sonho, as coisas foram acontecendo, de fato, na medida em que vamos sendo testadas pela vida”.