Saneamento – 24.06.2009

População quer água 100% pura

Adutora (alto) pronta para despejar dejetos no Rio Brumado, que poderão afetar Livramaento

Pelo que reafirmou, através de seus representantes, na “reunião comunitária” que realizou, dia 22 de junho, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, “com o objetivo de esclarecer a população”, a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) vai mesmo despejar no Rio Brumado, afetando uma das mais belas cachoeiras do Brasil, os dejetos a serem coletados pelo sistema de esgotamento sanitário da vizinha cidade de Rio de Contas.

Durante o encontro, solicitado e conduzido pelo prefeito de Livramento, Carlos Roberto Souto Batista, os representantes da Embasa Virgílio Bandeira Chagas Neto e Júlio César Rocha Mota fizeram um minucioso relato dos processos de tratamento de água e do esgoto gerado pelos aglomerados urbanos, demonstrando os riscos, principalmente para a saúde humana, resultantes da falta de tratamento e mostraram as tecnologias hoje disponíveis para solução do problema.

De forma bastante didática, esforçaram-se para deixar claro que os meios atualmente aplicados no referido tratamento eliminam qualquer risco para a saúde da população e as lavouras, desde que haja o monitoramento adequado. Em conclusão, garantiram que será dessa forma que acontecerá com relação ao sistema de Rio de Contas, em implantação, que em nada prejudicará, segundo acrescentaram, as populações a vazante.

CONTRA POLUIÇÃO DO RIO

No tempo para perguntas, várias pessoas se manifestaram, entre elas, alguns vereadores de Livramento, que foram unânimes em condenar a poluição do Rio Brumado e da Cachoeira de Livramento, mas também aceitaram os esclarecimentos da Embasa. Os principais questionamentos e preocupações, entretanto, partiram de pessoas do auditório, que ficou lotado, em sua maioria de servidores municipais.

Houve forte manifestação de inconformismo contra o lançamento dos dejetos da cidade Rio de Contas no Rio Brumado, mesmo com a garantia, dada pelos representantes da Embasa, de que serão tratados antes. Principalmente entre os jovens, a preocupação maior, além dos riscos para a saúde da população e contaminação das lavouras, foi em relação à possibilidade, no futuro, de morte do rio e da cachoeira de Livramento.

Uma senhora polarizou a platéia ao alertar, com veemência, na sua visão leiga, para os graves riscos representados pelo que chamou “porcarias” que virão de Rio de Contas e indagou do diretor da Embasa se não haveria outro lugar para despejá-las, que não fosse o Rio Brumado, ao que ele respondeu que “só no céu”.

Os representantes da Embasa foram categóricos em dizer que os dejetos serão lançados no Rio Brumado somente depois de passar por moderno processo de tratamento. Negaram qualquer risco para a saúde da população que vive rio abaixo, bem como a possibilidade de contaminação das lavouras e que, para tanto, o sistema será devidamente monitorado.

SE POR ACASO, NÃO DER CERTO?

Engenheiro Eduardo Araújo: "Só no Céu"

Para reforçar a afirmação, o diretor da empresa, Eduardo Araújo, chegou a afirmar que se o sistema anunciado não der certo, será implantado equipamento auxiliar de desinfecção. Ante ponderação do jornalista Raimundo Marinho, de que o “se não der certo” poderia induzir falta de confiabilidade, ele reagiu exasperado, dizendo que isso era uma maledicência do jornalista, alertando a platéia para que, se isso fosse colocado no “seu blog” (do jornalista), seria mentira. Ou seja, era para colocar que ele não disse o que disse.

Aliás, o Sr. Eduardo Araújo, que se declarou casado com uma livramentense (prima da primeira dama do município de Livramento, D. Suzete Spínola), pareceu mais preocupado em desqualificar as denúncias da mídia contra a poluição do Rio Brumado, especialmente as feitas pelo jornalista Raimundo Marinho, dizendo que eram mentiras. Aparentemente nervoso e irado, por várias vezes, ameaçou abandonar a reunião.

Disse que não estava ali para ouvir as queixas, na forma como eram colocadas. Invocando sua condição de marido de uma livramentense, falou repetidamente do apreço que tinha pelo lugar e do seu empenho no projeto, o que fez um jovem da platéia indagar se ele desejaria um “Prêmio Nobel” por isso. Até quem acompanhou a reunião pelo rádio (Portal FM) percebeu e se surpreendeu com o tom professoral, imperial e arrogante do engenheiro da Embasa.

O professor José Maria de Jesus, diretor do Colégio Estadual Edivaldo Machado Boaventura, de Livramento, e um grupo de jovens liderados pelo jornalista Mauri Castro e o estudante Flamarion Barbosa, tentaram apresentar fotos mostrando aspectos da poluição do Rio Brumado e da situação do esgotamento sanitário, mas foram impedidos. O prefeito Carlos Batista deu a permissão, segundo ele, democraticamente, mas para depois da reunião, que durou mais de três horas e o salão já estava vazio.

PREFEITO GARANTE MONITORAR

Ao encerrar o encontro, o prefeito Carlos Batista reafirmou seu apoio, “como médico e como gestor”, como declarou, à iniciativa da Embasa. Também manifestou protesto e desagrado contra a atuação do jornalista Raimundo Marinho, a quem se referiu apenas como “esse cidadão”, dizendo que ele “só erra contra nossa administração”. O prefeito não gostou de o jornalista ter publicado que ele, ao apoiar a decisão da Embasa, ficou contra Livramento.

Carlos Batista foi enfático ao declarar que “eu vou monitorar esse projeto”, e que “vocês podem me cobrar, que eu vou monitorar esse tratamento (da água e esgoto). Defendo aqui, em Salvador, seja onde for, eu defendo minha posição”. Incisivo, chegou a se emocionar, lembrando que mora em Livramento há 30 anos e que “nesses 30 anos nunca vi monitoramento”, referindo-se à água e aos esgotos.

De conclusivo mesmo, em relação à acalorada “reunião comunitária”, ficou, de um lado, a convicção dos manifestantes da platéia de que o melhor é não despejar no Rio Brumado, mesmo tratadas, as “porcarias” (como denominou a dona de casa indignada) da cidade de Rio de Contas.

E, de outro, a indiferença da Embasa, confirmando que vai mesmo fazer o lançamentos dos resíduos em nosso santuário ecológico. Cartazes dispostos no local e alguns pronunciamentos apontaram que a decisão da Embasa está na contramão da preocupação global diante da poluição ambiental. E dos próprios projetos oficiais, na Bahia, destinado à descontaminação e recuperação de correntes fluviais.

O QUE FICOU SEM RESPOSTA

Os técnicos da Embasa deixaram sem resposta ou, se responderam, não convenceram, o seguinte:

1. Se o tratamento dos dejetos (“porcarias”) é realmente confiável, por que o despejo foi afastado das proximidades da cidade de Rio de Contas e da Cachoeira do Fraga?

2. Por que insistir em lançar justamente no rio, se há a opção terrestre (já que no céu não é possível, como pensou o diretor Eduardo Araújo), inclusive em lagoas para reaproveitamento por Rio de Contas, na irrigação, por exemplo?

3. Porque não foram disponibilizados aos participantes da reunião cópias de documentos autorizadores do despejo, pelos órgãos ambientais, e do relatório referente ao estudo de impacto ambiental, a partir do ponto de lançamento dos resíduos?

4. Solução para as cerca de 40 comunidades rurais e do entorno da cidade de Livramento, que consomem água bruta e muitas vezes não têm recursos para adquirir água engarrafada ou equipamentos de filtragem.

5. Solução para o “pinicão” de Livramento, cuja descarga, sem qualquer monitoramento, muito contribuiu para a morte do Rio Taquari, afluente do Rio Brumado.

6. Solução para o contingenciamento do abastecimento de água de Livramento, que já se encontra no limite e sem qualquer projeto de ampliação?

7. Solução para, quando o Dr. Carlos Batista não for mais prefeito e o Sr. Eduardo Araújo não for mais diretor da Embasa, a população continuar a ter a garantia de monitoramento do sistema e a estação de tratamento de esgotos em implantação em Rio de Contas não se transformar em mais um inócuo infecto “pinicão”.

O prefeito Carlão e o superintendente Júlio César Mota: garantindo o monitoramento


DEPOIMENTO DE JOSÉ MARIA

Jornalista Raimundo Marinho e todos que sempre acessam este site, ontem (22/06/2009) presenciei cenas não muito comum em reuniões que tenho freqüentado. Engenheiros e técnicos da Embasa mostraram o que será feito em Rio de Contas para resolver o problema dos esgotos nas ruas. E o que ficou claro foi o objetivo principal, que é melhorar a aparência e o cheiro da cidade para receber turistas.

O que ficou subentendido, também, é que parece que vai ser muito benéfico para a comunidade de Livramento, porque segundo os técnicos, a partir da inauguração da estação de tratamento, o esgoto sem tratamento e com a parte solida não vai desaguar mais no rio, mas somente a parte líquida. Temos uma experiência com o rio taquari. O que deságüe no rio é somente a parte líquida. O chorume que sai do cano é podre e mal cheiroso e até hoje não melhorou, só vem piorando e o que fazer???

Pelo que eu vi e ouvi a maioria dos livramentenses que ali estavam estão muito satisfeitos com o trabalho que está sendo feito em Rio de Contas, porque vamos receber em nossa cachoeira apenas 1000 coliformes fecais por 100 ml de água. Desse modo, a presença de coliformes fecais, que são mais facilmente detectáveis em exames de rotina de laboratório do que as formas parasitárias, indica que a água não deve ser utilizada, porque há um risco aumentado de contaminação.

Interessante, observei que, durante o evento, se distribuiu água mineral das fontes de Dias d’Avila, uma das mais conhecidas águas distribuídas na Bahia. Ninguém trouxe uma jarra de água tratada, filtrada distribuída pela Embasa em Livramento. Por que se deu isso??? Livramento atualmente é uma das cidades onde há uma enorme venda de garrafões de água mineral.

Se a água é tratada e boa, porque se dá isso??? Será que a água é boa somente pra quem não pode comprar água mineral??? Ou os de baixa renda gostariam também de tomar água mineral se tivessem condições de comprá-la??? Eis a questão!!! (Professor José Maria de Jesus).

 

Veja mais fotos>>

Clique aqui para ler “Nota Técnica” distribuída pela Embasa.

 

Cachoeira – 20.06.2009

A mensagem de um menino

Thiago Pessoa: hino à cachoeira

Thiago Ribeiro Pessoa, um garoto desinibido de fisionomia alegre, da 5ª série, chamou a atenção no 2º Festival Anual da Canção Estudantil da Escola Polivalente de Livramento de Nossa Senhora. Embora com a voz baixinha, quase vencida pelo barulho do ambiente, para nós seu canto soou como um trovão, ao interpretar a música “No sertão”, cuja letra, mesmo simples e singela, é um hino à cachoeira de Livramento, atualmente ameaçada de contaminação e até extinção pelos esgotos sanitários da cidade de Rio de Contas. Mesmo tão pequenino, Thiago não abriu mão do seu direito de cidadão e aproveitou a oportunidade do festival, para externar seu protesto. Fez sua parte. Ficou em 3º lugar. Veja o texto:

 

No Sertão

Quem diria
No sertão
Uma cachoeira, na região
Sem parar, corre bela
Água limpa, vida eterna,
Sempre fresca, queda abaixo
Molha manga, molha o pasto
Triste fim, se torna podre
Pelo esgoto derramado.

No sertão...

 

Convocação – 20.06.2009

Embasa quer dar esclarecimentos

A Embasa anunciou que realizará uma reunião comunitária, no dia 22 de junho de 2009, às 14h, na Associação dos Amigos de Livramento, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, para esclarecer a população sobre o processo de tratamento do Sistema de Esgotamento Sanitário de Rio de Contas, segundo informou o Sr. Júlio César Rocha Mota, superintendente de meio ambiente e projetos da empresa.

Como já amplamente denunciado e divulgado, a Embasa vai despejar no Rio Brumado, bem próximo da cachoeira de Livramento, todos os dejetos sanitários de Rio de Contas, o que representará grave risco para a saúde da população dos municípios de Livramento e Dom Basílio. Embora a empresa garanta que os dejetos serão tratados antes de lançados no rio, são mínimas as garantias nesse sentido.

É importante que haja o comparecimento do maior número possível de pessoas nessa reunião, principalmente daqueles que estão indignados com a possibilidade de perdermos nossa cachoeira. Prepare seus argumentos e seu protesto e participe, usando seu direito de cidadão. Principalmente de cidadão prejudicado por uma decisão (da Embasa) claramente danosa à coletividade.

 

Cultura – 19.06.2009

Karoline e Sergio ganham festival

A garotada aplaudiu os participantes do Festival da Canção Estudantil

Os estudantes Karoline Ribeiro, da Escola Polivalente; e Sérgio Amadeos dos Santos, do Colégio Estadual Edivaldo Machado Boaventura, foram os ganhadores do 2º Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, realizado, respectivamente em 17 e 18 deste mês. Trata-se de um programa da Secretaria Estadual de Educação, como meio de estimular a classe estudantil para a prática da arte musical. Foram 13 inscritos em cada um dos dois estabelecimentos. A seguir, os demais classificados:

Escola Polivalente Jaqueline Ribeiro (2º lugar), Thiago Pessoa Ribeiro (3º lugar), Lara Lourany (4º lugar) e, empatadas, as duplas Daniele/Lara e Raiele/Beatriz (5º lugar).

Karoline Ribeiro: 1º lugar ..Jaqueline Ribeiro: 2º lugar ..Lara Lourane: 4º lugar

Daniele/Lara e Raiele/Beatriz: 5º lugar

Boaventura Aila de Almeida Oliveira (2º lugar), Tiago dos Santos (3º lugar), Carla Maria de Jesus Meira e Keyllor Almeida Silva, empatados (4º lugar) e Gilliard Macedo Santana e Karine (5º lugar).

Sérgio Amadeos: 1º lugar ....................Aila Oliveira: 2º lugar

Tiago dos Santos: 3º lugar ................Gilliard Santana e Karine: 5º lugar

Carla Meira e Keilla Almeida, empatadas: 4º lugar

O pátio do Colégio Boaventura ficou lotado ........................Prefeito Carlos Batista e D. Suzete Spínola

O Polivalente realizou, ainda, um concurso de literatura, denominado “Tempos de Arte Literária – TAL”, também apoiado pelo governo do Estado, através da Secretaria da Educação. Na verdade, foi um festival de música e poesia. Na poesia, o vencedor foi Wallace Brandão, da 6ª série, com o texto intitulado “Eu e minha vida”. Demais classificados: Luan Lima Mesquita (2º lugar); Evanildo Cordeiro (3º lugar) e Viviane Soares (4º lugar).

A diretora Shirley, com os classificados em Literatura

 

Política - 18.06.2009

MORRENDO ABRAÇADO

Carlão alertado sobre deputada

Um familiar do prefeito Carlos Roberto Souto Batista, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, lhe teria enviado um alerta, via e-mail, sobre a inutilidade de ele continuar apoiando a deputada estadual Marizete Pereira, da cidade de Brumado, esposa do vice-governador Edmundo Pereira. O texto foi repassado ao “O Mandacaru”, sob a condição de não serem revelados o nome da fonte e nem a autoria.

Contém, de forma contundente e objetiva, a seguinte advertência: “Cuidado que você pode acabar morrendo abraçado com Marizete e Edmundo e por mais que nós familiares que sempre estivemos e estaremos com você, não creio ser este o melhor caminho que você possa vir a seguir”.

Ao fazer um paralelo entre a dedicação preferencial da deputada e seu marido por Brumado, deixando migalhas para os demais municípios da região, inclusive Livramento, a mensagem aponta que “Por mais que se tente maquiar a realidade, a real preocupação deles é a política de Brumado. Os outros municípios não passam de instrumentos para que eles possam dar prosseguimento à realidade políticas deles.”

E prossegue: “Se minhas palavras não são suficientes para que tal fato fique provado, analise o número de empregos do povo de Brumado na Vice e no Gabinete de Marizete comparado aos dos outros municípios, compare o nível dos investimentos do governo do estado em Livramento e em Brumado, olhe o site da vice governadoria que verá, como toda a estrutura deles foi voltada pra Brumado”.

E, reconheça-se, com muita pertinência, indaga: “Cadê a ajuda para o hospital de Livramento? O de Brumado foi ampliado. Cadê a sinalização de trânsito de Livramento? Em Brumado já tem. Cadê o asfalto de Livramento? Em Brumado já foi feito”.

E conclui: “Mil e um motivos já lhe disse e tentei lhe abrir os olhos, mas infelizmente você é quem tem o poder de decisão e é com você que o povo de Livramento vai votar. Essa é minha última tentativa. A escolha é sua, porém uma verdade é certa se você votar com ela, terá um crítico ferrenho dentro de casa”.

Clique aqui para ler íntegra da mensagem.

 

Administração – 09.06.2009

Prefeito e ex-prefeito devem multas

Consta no site do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia um total de R$19.600,00 de multas aplicadas ao prefeito Carlos Roberto Souto Batista, de Livramento de Nossa Senhora, pela ocorrência de irregularidades em sua gestão. E consta, também, que ele já ressarciu aos cofres públicos outros R$5.500,00, igualmente referentes a penalizações por multas, impostas pelo TCM, pelas mesmas razões.

Perto do atual prefeito está o ex-prefeito Emerson Osório Pimentel Leal, contra quem figuram nas informações do TCM multas pendentes de R$15.500,00 e apenas R$300,00 de ressarcimento aos cofres públicos. No caso do ex-prefeito, há processos de 2000 a 2007.

De acordo com resolução do TCM, o prazo para pagamento das multas é de 30 dias após o trânsito em julgado da decisão (após esgotados os recursos legais possíveis), podendo ser feito parceladamente. Não pago, cabe ação judicial de cobrança, mas não se tem notícia de que alguma tenha sido ajuizada até agora.


Política – 09.06.2009

TRE indefere cassação de diploma

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia - TRE-BA rejeitou o pedido de cassação do diploma que reconheceu a eleição de Carlos Roberto Souto Batista, em outubro de 2008, para prefeito de Livramento de Nossa Senhora. A invalidade da diplomação do prefeito havia sido requerida judicialmente pela coligação “Desenvolvimento com Justiça Social”, grupo da então candidata Lia leal, adversária de Carlos Batista, sob a alegação de que existiam vários processos em que o candidato vitorioso é acusado de comprar votos. Esses processos, no entanto, continuam em andamento, na Justiça Eleitoral de Livramento, que poderão resultar ou não em cassação do mandato, não mais do diploma.


Política – 09.06.2009

Emiliano democratiza mandato

O deputado federal Emiliano José, do PT da Bahia, reuniu, em Salvador, políticos, professores, estudantes, líderes comunitários e outras pessoas que o apóiam, de diversas regiões do Estado, para colher opiniões e discutir ações que nortearão o seu curto mandato. Ele era suplente de deputado federal e assumiu recentemente a vaga deixada por Nelson Pelegrino, que se licenciou para ocupar a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, a convite com governador Jaques Wagner. O objetivo da reunião, segundo o deputado, foi “definir prioridades para caminhar no mandato de forma democrática”.

Emiliano José é também jornalista e escritor. É autor do livro “Capitão Lamarca”, que escreveu em parceria com outro jornalista, Oldack Miranda, e que deu origem ao filme Lamarca, lançado em 1994, dirigido por Sérgio Rezende e protagonizado por Paulo Betti. Trata-se da crônica dos últimos anos na vida do capitão do exército Carlos Lamarca (Paulo Betti) que, na época da ditadura, desertou das forças armadas e passou a fazer oposição, tornando-se um dos mais destacados líderes da luta armada.

 

Falecimento – 09.06.2009

Morre um pioneiro do comércio

Faleceu na última sexta-feira, 5 de junho, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, o comerciante aposentado Florisvaldo Ribeiro, mais conhecido como “Fisinho” ou “Seu Fisim”, para a grande clientela que tinha, principalmente na zona rural. Tido como homem sóbrio e dinâmico, de personalidade forte, foi pioneiro no comércio de atacado e também de varejo, no estilo supermercado, na cidade de Livramento.

 

Bodas de Prata – 02.06.2009

Tribuna do Sertão faz 25 anos

O jornal Tribuna do Sertão, editado na cidade de Brumado, Bahia, e com influência em toda região, está em festa. Fundado, no ano de 1984, pelo saudoso engenheiro civil, com destacada verve jornalística e empresarial, Maurício Lima Santos (1943-1998), acaba de completar 25 anos, “Jubileu de Prata”, portanto. Jornal que se pauta pela ética, transparência e imparcialidade, nada deixando a dever, também no quesito qualidade, para qualquer grande jornal de capital, guardada suas proporções regionais. À frente da sua redação, está o jovem advogado e jornalista Leonardo Oliva Lima Santos, filho de Maurício e D. Lúcia Oliva.

Léo, com é tratado carinhosamente, ao lado da sua mãe, não só deu continuidade como também ampliou a obra do pai, prestando relevantes serviços ao nosso sertão, de cujas questões de fundo têm tratado com competência e serenidade. O “Tribuna” é um exemplo de que é possível fazer um bom jornalismo, na dureza e aspereza do sertão, tanto no sentido físico como social e político, em uma região onde ainda há resquícios de coronelismo, que só se satisfaz com aplausos. Parabéns, portanto, ao jornal, na pessoa do competente Leonardo, que se equilibra com maestria entre essas dificuldades, preservando a saúde financeira do jornal, sem deturpar os princípios e compromissos jornalísticos.

Por conta do trabalho profícuo e equilibrado que realiza, o jornal Tribuna do Sertão, por ocasião das suas “Bodas de Prata”, mereceu Moção de Congratulações da Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, ao acatar, por unanimidade, proposição do vereador e ex-presidente da Casa, Marilho Machado Matias. Na sua proposição, o vereador lembrou a figura lutadora de Maurício Lima e sua esposa D. Lúcia e que “o Jornal Tribuna do Sertão sempre se manteve fiel à função principal de informar, com credibilidade e responsabilidade”. E acrescentou: “por esse motivo, goza junto aos leitores, nos mais de 60 municípios onde circula, de alto conceito, exatamente pelo seu perfil não-sensacionalista, em que a imparcialidade é sempre a maior prioridade”.

 

Festejos juninos – 02.06.2009

“São João” promete ser animado

O período de festejos juninos em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, abertos oficialmente com os atos religiosos em louvor a Santo Antônio, no bairro do Passa-Quatro, cujo novenário começa nesta semana, promete muita animação, graças à participação de empresários no patrocínio e organização da festa popular, sob a coordenação da Prefeitura Municipal. Entre os patrocinadores, está o fabricante da cerveja Skol. A Prefeitura divulgou a programação dos dias 23 e 24 de junho, quando haverá apresentações dos grupos “Filomena Bagaceira”, “Gaviões Dourado” e “Banda Xodó da Bahia” (dia 23) e Edgar Mão Branca, o deputado/cantor, “Flor do Nordeste” e “Banda Lé Kum Cré” (dia 24). Nada foi dito do tradicional “São João” da Rua do Areião, onde, inclusive, localiza-se a igreja em louvor ao santo. Dia 21 de maio, no Clube de Campo Caiçara, segundo divulgado no site da Prefeitura, foi feito o anúncio oficial da festa, quando o presidente da Câmara de Diretores Lojistas-CDL, Enedino Júnior, destacou a inédita antecedência com que a programação estava sendo anunciada.

Água no sertão – 02.06.2009

Adutora sem data de inauguração

A Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, divulgou em seu site que a adutora de água tratada para o Distrito de Itanajé, em construção, beneficiará mais de 10% da população do município, o equivalente, portanto, a cerca de 4.000 pessoas, envolvendo também as comunidades de Várzea, Monte Oliveira, Horta, Tapera, Tabuleiro e Monteiro.

Deu detalhes técnicos da obra, como as bitolas dos canos (150 mm de PVC), classe de pressão (PN 60 e PN 125), válvula de controle para ramal secundário (75 mm, em PVC), capacidade do reservatório de Itanajé (20m³) e de cada comunidade (10m³), bem como a extensão da adutora (39.000 m de tubo, 31.000 deles somente para a adutora principal).

Ministro Geddel, em Itanajé: padrinho da adutora

A captação da água ocorrerá na barragem de derivação do DNOCS (“barraginha”), perto da cachoeira de Livramento (a mesma que vai receber os dejetos dos esgotos da cidade de Rio de Contas) e o sistema será por gravidade, gerando substancial economia de recursos e praticidade no manejo operacional. Uma notícia boa é que a água poderá ser distribuída diretamente nas residências, pelo menos na sede do Distrito, ainda não confirmado para as demais localidades.

Segundo a Prefeitura, a adutora foi projetada levando-se em conta a estimativa populacional da região até o ano de 2027, que seria de 8.105 habitantes. Naquele prazo, será necessário apenas o aumento da estação de tratamento da água, para o sistema ganhar sobrevida por tempo indeterminado. Quem faz a obra, após vencer concorrência, é a QG Construções e Engenharia Ltda., com sede em Lauro de Freitas – Bahia. O padrinho político do projeto é o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, que autorizou a liberação dos recursos necessários, orçados em mais de R$3 milhões.
Ele havia anunciado, no calor de um discurso eleitoral, em Itanajé, que a adutora ficaria pronta em agosto de 2008, mas tudo indica só será concluída mesmo no ano eleitoral de 2010, que poderá ter o próprio ministro como candidato a governador da Bahia. Essa demora e mais a possibilidade da adutora também veicular os coliformes fecais dos esgotos de Rio de Contas podem afetar a grandeza do projeto.

Moção – 02.06.2009

Moção lamenta duas perdas

O deputado estadual Waldenor Pereira apresentou duas moções de pesar, em sessão do mês de maio da Assembléia Legislativa da Bahia, uma delas pelo falecimento de Enésio Soares de Oliveira, mais conhecido como “Bolinha”, de Livramento de Nossa Senhora, seu ex-companheiro no Partido dos Trabalhadores – PT. Na homenagem póstuma, o parlamentar lembrou, da Tribuna da AL, que “Bolinha” era formado em Administração de Empresas e Matemática pela UFBA, funcionário do DETRAN e Professor do Colégio Estadual João Vilas Bôas, em Livramento. Também concordou que, de fato, Enésio Oliveira, era considerado “uma das reservas morais da política da Livramento”. A outra moção foi pela morte de Ludugéria Arléu da Silva, conhecida como Doginha, sobre a qual o deputado disse ter sido uma liderança marcante, pela “solidariedade, amizade e o companheirismo, mostrando-se, sempre, ser uma mulher de profunda sensibilidade e consciência política”, em Vitória da Conquista, na Bahia.