Entrevista – 30.08.2012

Blog Iguatemi entrevista o candidato a vereador Jornalista Raimundo Marinho (PTC)

Como nenhum site/blog do município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia não entrevistou nenhum candidato a vereador até o momento, então o Blog Iguatemi resolveu entrevistar o maior número de candidatos a vereador de Livramento até o dia da eleição via E-MAIL. Na intensão de deixar o eleitor mais informado em quem poderá votar, pois o candidato poderá falar de sua vida, projetos, etc. 

O leitor que tiver preferencia pelo próximo candidato a vereador a ser entrevistado pelo Blog Iguatemi é só comentar aqui em baixo, deixando o nome e e-mail dele e sugeri perguntas.

Iguatemi Notícias: 
Qual será o seu diferencial em relação aos atuais vereadores, caso seja eleito vereador? 

Raimundo Marinho: No sentido humano, não sou diferente de ninguém. O que tenho ouvido nas minhas visitas às famílias de Livramento é o grande desejo de se ter na Câmara de Vereadores pessoas em condições morais, intelectuais e técnicas para entender, analisar e saber discutir os problemas da comunidade. Os vereadores atuais têm dificuldades até para ler as correspondências que recebem. Imagine como não sofrem para interpretar as leis! E não existem assessores para suprir essas deficiências. 

Evito comparações, mas, devido à minha experiência, minha formação profissional e preparo intelectual, sobretudo sendo advogado, me considero apto para essa missão. Há ainda um diferencial pessoal que é minha condição de independência financeira, não preciso do mandato como emprego. Quero apenas ser a voz da comunidade, dos ricos e dos pobres, no Legislativo, tido como a Casa do Povo.

Iguatemi Notícias: Quais as suas principais propostas para Livramento?

Raimundo Marinho: Existem propostas legislativas, típicas do próprio mandato de vereador, que é, por exemplo, atualizar leis e propor novas leis, para que o sistema legal do município corresponda às verdadeiras necessidades dos livramentenses. Leis que assegurem os direitos dos cidadãos e favoreçam o crescimento social e econômico do Município de Livramento de Nossa Senhora. Por exemplo, revitalizar a lei que protege nosso patrimônio histórico, a lei que regula o uso do solo, a lei que garante o direito de ir e vir das pessoas pelas ruas e calçadas, o ordenamento do trânsito nos aglomerados urbanos, principalmente na sede municipal, lei de proteção aos idosos, às crianças e aos adolescentes.

Entre as propostas administrativas, que também se respaldam em leis, estão o embelezamento da sede municipal, a melhoria dos serviços prestados pelo poder público e a fiscalização rigorosa das ações e das contas do Poder Executivo. A execução das propostas administrativas depende, claro, do gestor público, mas serão apresentadas por nós através de projetos de lei e ou de indicações. E seremos inflexíveis na cobrança para que sejam, efetivamente, executadas. Estamos dispostos a não dar descanso ao prefeito, seja qual for o eleito. Quando alguém se propõe a exercer mandato público tem de estar disposto a trabalhar, sem descanso. E é isso que vou fazer. 

O município está um caos, principalmente se comparado a alguns vizinhos, como Macaúbas, Paramirim, Caetité, onde, ao chegar à cidade, a gente sente que há governo, que há administração. O que não é visto em Livramento. O dia-a-dia do mandato indicará que providências merecerão nossa atenção, mas teremos todo cuidado em promover o encaminhamento das necessidades mais urgentes e as que são indispensáveis para o nosso futuro. Com relação à cidade, é urgente a execução do seu Plano Diretor, fazendo o que deixou de ser feito, atualizando e ampliando propostas, a fim de também preparar a cidade para o futuro.

Será um foco semelhante ao que fazemos como jornalista. 

Todas as ruas da nossa sede e dos povoados precisam ser calçadas. Os passeios, hoje obstruídos de todas as formas, devem ser regularizados, para embelezar as residências e facilitar o trânsito, principalmente de crianças e idosos. Mas precisamos de grandes obras e urgentes, como um novo sistema de tratamento de esgoto, de novo sistema de abastecimento de água, que se estenda para os povoados. Necessitamos de um novo hospital. A rede escolar tem de ser revista, para requalificação dos professores, modernização das instalações e o preparo dos alunos para o vestibular ou seu encaminhamento para um curso profissionalizante. Nesse sentido, hoje, não temos rumo, não sabemos para onde estamos indo. 

Iguatemi Notícias: O que levou você a se candidatar vereador só agora?  

Raimundo Marinho:
 Desde que meu pai me colocou na escola primária, apenas para ser alfabetizado, pois ele não podia mais que isso, minha vida sempre foi marcada por desafios. Tudo era como curvas no caminho, que eu ia descobrindo aos poucos, sem saber que a curva era uma curva. Vista de longe, parecia o final da estrada. Só que, quando lá chegava, eu enxergava um longo caminho ainda para percorrer. E, assim, fui vencendo os desafios. 

Sempre convivi, desde menino, com a sensação de uma força poderosa, invisível, atrás de mim dizendo: “vá”, “faça”, “você pode”, “eu te ajudo”. Até a Câmara, sem dúvida, visualizo uma reta a percorrer, de poucos dias, que consiste em dizer aos meus conterrâneos que atrás de mim alguém me ordena a trabalhar por eles. A partir da Câmara, tenho certeza, uma grande reta se descortinará. E, lá, quero todos de mãos dadas comigo! Quem sabe, um dia, eu possa ouvir a voz invisível dizer: “Obrigado, por se por no caminho junto a tantas das minhas ovelhas”. E eu cantarei para o Senhor o Magnificat de Maria, a mãe de Cristo!  

Iguatemi Notícias: O que você achou dos quase 8 anos de governo do prefeito Carlão? 

Raimundo Marinho: Nos primeiros meses do seu primeiro mandato, ele foi muito cobrado, principalmente pelas promessas que fez em campanha. E ele, em momento de rara inspiração, respondia: “Eu não nasci prefeito?”. E assim continuou!

Iguatemi Notícias: O que você esta achando das eleições para prefeito em Livramento? 

Raimundo Marinho: Nosso processo eleitoral parece tão provinciano quanto o de lugares menos desenvolvidos. A distorção começa na maioria do eleitorado, que vê a eleição como um jogo de futebol. Mas está crescendo a consciência de que é necessário se eleger um bom prefeito e bons vereadores e de que os candidatos devem ser avaliados pela sua folha de serviços à comunidade, seu pensamento, seu preparo e sua idoneidade moral. E nunca pelos sacos de cimento que distribuem. Os políticos fazem da política seu meio de vida e se cercam de amigos e familiares, entre os quais distribuem as benesses públicas. 

Iguatemi Notícias: O que você acha de Iguatemi atualmente?

Raimundo Marinho:
 Já estive aí várias vezes. É uma região ainda muito carente. Está abandonada pelo poder público. Nunca recebeu a atenção devida. A Vila precisa urgentemente ser emancipada. Com a emancipação, receberá mais recursos, terá infraestrutura melhor e seu desenvolvimento será acelerado. Lembra-se de Dom Basílio? 

Iguatemi Notícias: Por que você se filiou ao PTC (Partido Trabalhista Cristão)? O que este partido tem que os outros não têm? 

Raimundo Marinho: Infelizmente a estrutura partidária no Brasil é promíscua. Não há união em torno de um partido motivada pela ideologia e sim pela conveniência. Os mandatos para representar o povo foram transformados em empregos ou meios de privatizar o orçamento público. Tudo gira em torno das eleições e da perpetuidade no poder. O histórico do PTC (Partido Trabalhista Cristão) ainda é limpo, mas o que mais me atraiu foi a natureza cristã dos seus princípios. 

Iguatemi Notícias: O que você acha do candidato a prefeito Paulo Azevedo, caso se torne prefeito? Ele é 'farinha do mesmo saco'? Pelo que eu leio no seu site você não foi muito favorável a candidatura dele! E de Gerardo Júnior/PT unir com Dr. Paulo? Ou estou enganado? Por quê? 

Raimundo Marinho: Há as exceções, mas, de uma maneira geral, os políticos são todos "farinha do mesmo saco". Minha opção era por uma terceira via, fora dos atuais polos políticos de Livramento. Os grupos atuais privaram Livramento da base de sustentação do seu desenvolvimento. Trabalham na defesa de interesses grupais eleitoreiros. O emprego para familiares e correligionários é um dos exemplos. Os recursos públicos são drenados para a corrupção.

Na terceira via que imaginei, no momento, a opção, não necessariamente a ideal, era Gerardo Júnior, não pela sua ideologia política, que carece de reparos, mas pelo político em formação que ainda é. Como, nas circunstâncias apresentadas, ele achou melhor apoiar o Paulo, seguimos o grupo que ele formou. Foi a orientação do nosso partido, através do seu presidente, Bento Dias. Preservamos, porém, a coligação proporcional para vereadores, formada pelos partidos que originariamente o apoiaram (PT, PC do B, PTC, PSB e PRB). Esses partidos ainda apresentam um perfil de esperança. 

O Dr. Paulo não tem demonstrado constância partidária, que é peculiar na política brasileira, mas é quem detém condições de enfrentar a chapa da situação, cujos representantes vem de duas gestões desastrosas. Há até quem o ache politicamente simplório, porém demonstra boa vontade e muita sensibilidade diante da realidade livramentense. É tudo de que necessitamos no momento. Eleito vereador, serei um cobrador implacável das promessas que ele vem fazendo. 

Iguatemi Notícias:
 O que você acha de Gerardo Júnior? Ele é só mais um? Ou ele tem um diferencial? Por quê? 

Raimundo Marinho: Júnior é uma esperança. Ele tem uma origem pessoal muito bonita, embora triste. Órfão de pai e mãe, ele teve todo carinho dos tios, soube aproveitar muito bem essa lição da vida e deu o que talvez seja o mais desafiador exemplo de superação. Eu confio das pessoas sensíveis e generosas e vejo isso nele. Ainda é malformado politicamente, tem uma ideia de poder que, a meu juízo, precisa ser reavaliada, por não condizer com sua própria origem. Mas ele pensa no poder como instrumento para ajudar o povo, para construir uma sociedade que priorize a igualdade. 

E é nisso que o vejo como uma esperança. Ele tem sintonia com a ansiedade popular, apesar de não ter conseguido viabilizar o PT, como podia e precisava, em Livramento. É uma boa semente para um futuro próximo. Bem assessorado, poderá vir a ser uma solução. Ele pensa no povo, embora precise aprofundar seus conhecimentos em economia, sociologia, psicologia, administração e ciências humanas. Ele é da área médica. Gostaria que ele alargasse seu ângulo de visão, para absorver melhor a ampla realidade que existe fora dos estreitos limites do Partido dos Trabalhadores e seus caciques. 

Iguatemi Notícias: Você é a favor da PEC que pretende acabar com o salário dos vereadores em municípios de até 50 mil habitantes? Por quê? 

Raimundo Marinho: Acho que deveria acabar todo e qualquer salário para parlamentares - municipais, estaduais e federais. O Estado só deveria pagar ao parlamentar, seja vereador, deputado ou senador, o que ele ganhava antes de se candidatar. E ter um emprego deveria ser uma das condições de elegibilidade. Ou seja, se fosse desempregado não poderia ser candidato. Isso minimizaria a corrupção que existe hoje e a legislação em causa própria. Também deveria ser reduzido o número de parlamentares. A Câmara Federal, por exemplo, tem 513 deputados. Isso é um absurdo. Livramento passará a ter 13 vereadores. Para que? Nove já era demais. O “Por quê?” é simples: haveria menos corrupção e, principalmente, menos custos para o município, para os estados e para a União, e ainda aumentaria a eficiência da atividade parlamentar. 

Iguatemi Notícias: Deixe uma mensagem para o povo de Livramento. 

Raimundo Marinho: Caro povo: não vote para agradar, vote para mudar. Não troque nem venda seu voto, pois isso vai nos custar muito caro. Não acredite em promessas, acredite em projetos, acredite no caráter e no preparo do candidato! Vote em quem tem coragem, em quem não tem rabo preso, em quem fala a verdade. Principalmente, não vote em ladrão. Você merece muito mais amor, muito mais carinho. Você merece viver em uma cidade melhor, em um município melhor. Livramento tem dinheiro para isso. Vamos lutar por água limpa, na cidade e no sertão. Vamos, enfim, votar com o pensamento voltado para Deus!

Visite o Blog do candidato Jornalista Raimundo Marinho: http://raimundomarinho.wordpress.com/

 

Constrangimento – 24.08.2012

Bispo recusa medalha
e constrange o Senado

Num plenário esvaziado, apenas com alguns parlamentares, parentes e amigos do homenageado, o bispo cearense de Limoeiro do Norte, Dom Manuel Edmilson Cruz (foto), impôs um espetacular constrangimento ao Senado Federal. O fato teria ocorrido em 2011, mas foi pouco divulgado.

Dom Manuel chegou a receber a placa de referência da Comenda dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara das mãos do senador Inácio Arruda (PC do B/CE). Mas, ao discursar, ele recusou a homenagem em protesto ao reajuste de 61,8% concedido pelos próprios deputados e senadores aos seus salários.

“A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Hélder Câmara. Desfigura-a, porém. De seguro, sem ressentimentos e agindo por amor e com respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la”. O público aplaudiu a decisão.

O bispo destacou que a realidade da população mais carente, obrigada a enfrentar filas nos hospitais da rede pública, contrasta com a confortável situação salarial dos parlamentares. E acrescentou que o aumento “é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão contribuinte. Fere a dignidade do povo brasileiro que com o suor de seu rosto santifica o trabalho diário”.

Fonte:

http://folhadetucurui.blogspot.com.br/2011/01/bispo-recusa-comenda-e-impoe.html

 

Artigos – 22.08.2012

Dois colaboradores de O Mandacaru, Mauri Castro e Salvador Rebeiro, comentam sobre o processo eleitoral. Sãos textos separados, falando das mazelas políticas e eleitorais, custos de campanha, partidarismo, corrupção e manipulação das legendas. Clique aqui para ler>>

 

Eleições – 22.08.2012

Candidato da situação
inaugura segundo comitê

O candidato a prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, pela situação, José Ricardo Assunção Ribeiro, o Ricardinho, da coligação “Pra quem tem Livramento no coração”, inaugurou no último domingo, na Praça do Bom Jesus, bairro Taquari, seu segundo comitê de campanha (foto).

Segundo informações da sua assessoria, “houve um grande comício, que reuniu milhares de pessoas e contou com a presença de diversas lideranças partidárias”, citando o deputado federal Edson Pimenta (PSD), vice-líder na Câmara, “autor de emendas parlamentares que muito têm beneficiado Livramento”.

Cita também o ex-deputado estadual Clóvis Ferraz, representando o vice-governador Otto Alencar, que afirmou, na ocasião: “o momento representa a arrancada da vitória de Ricardinho e Clarismundo em todos os recantos do município”. Também presente o prefeito Carlos Batista, que destacou a capacidade empreendedora dos candidatos por ele apoiados.

O candidato Ricardo Ribeiro disse que “a marca do seu governo será trabalhar em favor do povo mais humilde, dando prioridade às áreas de infraestrutura, educação, saúde, esporte e lazer”, frisando que “quero dar a Livramento mais qualidade de vida e desenvolvimento, vamos fazer um governo melhor para todos".

A nota da assessoria do candidato, porém, não fez qualquer referência aos incidentes decorrentes do comício que realizou na confluência de duas importantes vias de acesso à cidade, no Taquari, que obstruiu por pelo menos duas horas a passagem de veículos que entravam ou saiam da cidade.

Os incidentes acabaram sendo o assunto mais importante daquele domingo, quando a oposição também inaugurou um comitê, no centro da cidade, e acusou a situação de bloquear propositadamente o acesso de militantes ao seu evento. Houve confronto com a polícia e algumas pessoas saíram feridas.

 

Eleições I – 20.08.2012

Festa da democracia
teve cenas selvagens

A pequena cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, viveu neste domingo, dia 19, o que pode ser considerado um dia de terror, quando o que deveria ter sido uma festa da democracia acabou transformando-se em atos de selvageria, protagonizados por militantes e até líderes políticos.

Começou com os moradores do centro da cidade, incluindo crianças, idosos e doentes, sendo torturados por quase todo o dia e até perto da meia noite pelo barulho infernal de motos e carros com suas buzinas e descargas propositadamente desreguladas.

Entre os manifestantes pacíficos misturavam-se baderneiros dos grupos denominados “quarenta e quatro” e “cinquenta e cinco”, em disputa para ver quem fazia mais barulho, sem que fossem incomodados, em nenhum momento, pelas forças de segurança.

Foi impossível aos moradores das zonas centrais da cidade descansar, dormir, trabalhar, ver televisão ou desenvolver qualquer outra atividade. Até os animais domésticos ficaram assustados, escondendo-se debaixo de mesas e sofás.

Faltou prevenção das autoridades

Tudo aconteceu por conta de dois acontecimentos políticos antagônicos, dentro da campanha eleitoral, com alto potencial para conflitos, como alertou este site, que por sorte não acabaram em consequências mais graves, incluindo mortes.

A coligação “Unidos por Livramento”, encabeçada pelo candidato a prefeito Paulo Cesar Cardoso Azevedo, o Dr. Paulo (PRP), da oposição, anunciou com antecedência a inauguração do seu comitê eleitoral, a partir das 16h, na Praça Gentil Vilas Boas, no centro.

Fonte dessa foto: site L12.com.br

Posteriormente, a coligação contrária “Pra quem tem Livramento no coração”, liderada pelo candidato José Ricardo Assunção Ribeiro, o Ricardinho (PSD), agendou outro evento, para as 15h, na Praça Bom Jesus, bairro Taquari, justamente por onde passariam militantes do outro grupo.

Foi denunciado e informado às autoridades que, diante dos ânimos acirrados nessa campanha política, poderia haver o bloqueio intencional da passagem dos militantes contrários, para sabotar a inauguração do comitê da oposição.

Os seguidores da situação ocuparam as vias de acesso à cidade, promovendo uma festa regada a muita cerveja, sob a justificativa de que também estavam inaugurando uma sede de campanha. O prefeito Carlos Roberto Souto Batista e o candidato por ele apoiado, José Ricardo Assunção Ribeiro, estavam no local.

Para as lideranças da oposição, a ação pode ter sido premeditada e planejada, para esvaziar a inauguração da coligação adversária “Unidos por Livramento”. Pessoas até se deitaram nas pistas e carros foram usados no bloqueio, impedindo a entrada e saída da cidade.

O transtorno durou várias horas e só foi dissipado com a intervenção da Polícia Militar, que foi desafiada e agredida por alguns manifestantes. Algumas pessoas ficaram feridas, inclusive um policial. Dois dos feridos foram hospitalizados.

Não há registro de que tenha havido provocação por parte dos militantes da oposição. Muitos dos que se dirigiam ao evento da oposição saíram dos carros e seguiram a pé ou desviaram-se para o acesso norte da cidade, via bairro da Matinha.

A população teme pelo pior

Moradores mais antigos afirmaram que nunca viram algo igual em Livramento e, diante da falta de segurança, temem que possa acontecer coisa pior até o final da campanha eleitoral. O próprio comando da PM havia admitido que não tinha efetivo suficiente para garantir a segurança dos dois eventos, tão pertos um do outro.

Muitos dos que foram impedidos de transitar disserem que tudo poderia ter sido evitado se houvesse a transferência de data do evento anunciado por último, dada à sua localização e o evidente risco de conflito, como veio a acontecer.

A temeridade está no fato da autoridade maior do município, o prefeito, ter assistido inerte aos acontecimentos e à violação do sagrado direito de ir e vir dos cidadãos.

Não fosse a atuação firme da Polícia Militar, mesmo sem o efetivo necessário, o fato poderia ter tomando dimensões indesejadas, tudo pelo inconformismo dos políticos da situação, que estariam temendo a possibilidade de superioridade eleitoral de seus adversários.

 


Eleições II – 20.08.2012

Oposição mostra força
e se considera favorita

Mesmo com as vias de acesso à cidade bloqueadas por militantes do grupo situacionista, no bairro Taquari, o grupo de oposição, representado pela coligação “Unidos por Livramento” reuniu centenas de pessoas na Praça Gentil Vilas Boas, para inauguração do seu comitê central de campanha, no último domingo (19).

Segundo dados recebidos da assessoria do grupo, os discursos no evento deram ênfase ao repúdio contra a tentativa atribuída à oposição de impedir que as pessoas fossem à inauguração. “A tentativa não impediu a presença dessa multidão”, disse o candidato a vice-prefeito Gerardo Azevedo Júnior.

O líder da chapa majoritária, Paulo Azevedo, também condenou o ato e o considerou uma revelação do desespero dos seus adversários, “mas nós não vamos revidar”.

Referindo-se à atual administração, o candidato disse que vai “apagar da memória dos livramentenses esses oito de atraso”. Prometendo melhorar a qualidade dos serviços públicos, disse que “a prefeitura não é lugar de amarrar cavalos para dar coice no povo”.

Entre os que se revezaram nas falas, esteve o deputado federal Lúcio Vieira Lima, ex-aliado do prefeito e agora na oposição. Ele aproveitou para explicar que Carlos Batista saiu do PMDB sem lhe dar qualquer satisfação e teria sido ingrato para com a sua família, que o ajudou em tudo, inclusive em assuntos pessoais.

Entre esses assuntos, citou o atendimento dos pedidos de emprego para um filho e duas irmãs do alcaide. Ele não citou, mas na verdade foram dois filhos, pois o filho mais novo do prefeito foi lotado por muito tempo no gabinete do deputado, em Brasília.

Por fim, disse até que salvou a vida do prefeito, ao emprestar o avião da família para conduzi-lo às pressas a Salvador, quando o mesmo sofreu um enfarte. Na exaltação do discurso, o deputado disse que Paulo Azevedo vencerá as eleições com mais de cinco mil votos de frente. Foi delirantemente aplaudido.

 


São Timóteo – 20.08.2012

Festa reúne devotos de
Nossa Senhora D’Ajuda

Os devotos de Nossa Senhora D’Ajuda, do povoado de São Timóteo, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, reuniram-se em uma missa solene, seguida de procissão, neste domingo (19), em louvor à santa, que é a padroeira do lugar, ao lado de São Timóteo. O tema foi “Crisma: assumir e testemunhar a própria fé”, que vem sendo desenvolvido pela Igreja Católica, nesse período litúrgico.

Em sua homilia, o padre José Aparecido (Cido) lembrou aos fiéis a necessidade de se ter uma fé viva e obedecer aos comandos de Deus, vivendo verdadeiramente como cristãos, assim como fez Maria, quando respondeu ao anjo Gabriel com firmeza: “Eu sou a escrava do Senhor, faça-se em mim, segundo a tua palavra”.

O novenário homenageou as famílias, os homens, os pais e as crianças, os idosos, os agricultores e comerciantes, os jovens, os estudantes e professores, os dizimistas e os devotos de Nossa Senhora D’Ajuda.

Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Carlos Batista e sua esposa, D. Suzete Spínola, além de muitos políticos em campanha eleitoral. Mas a coordenadora da celebração, professora Maria Helena, de forma sutil mas muito firme pediu que nenhuma outra manifestação fosse revelada senão a de fé na santa. Com isso, nenhum político ousou, por exemplo, aproximar-se do andor com a imagem da santa, durante a procissão.

 

 

Eleições – 19.08.2012

Candidato da oposição inaugura
hoje comitê central de campanha

O candidato a prefeito pela oposição, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, Paulo Cardoso Azevedo (PRP), da coligação “Unidos por Livramento”, inaugura hoje, a partir das 16h, o comitê central da sua campanha eleitoral, na Praça Gentil Vilas Boas, no centro da cidade. Em nota enviada por sua assessoria, ele afirma que “a festa marcará oficialmente o início da caminhada eleitoral de 2012 e permitirá aos eleitores conhecer as nossas propostas”.

Acrescenta que “o evento mostrará que a maioria da população, tanto da cidade quanto da zona rural, apoia nossa união, pois é o que temos observados nas visitas que estamos realizando”. Para o candidato a vice-prefeito, Gerardo Júnior, é grande a expectativa de comparecimento à inauguração de grande número de seguidores da coligação, identificada pelo número 44.

Reunião das mulheres vira comício

A reunião das mulheres que apoiam Paulo Azevedo, organizada por sua esposa Helinete Azevedo, anteontem à noite em sua residência, acabou transformando-se em um comício (fotos). Ao retornar de visitas ao interior do município, o candidato deparou-se com a grande quantidade de pessoas em sua casa. Para ele, foi uma demonstração de confiança em sua eleição para prefeito.

Não havia somente mulheres, o encontro atraiu também muitos marmanjos, entre eles, candidatos a vereadores pela coligação. D. Nete, como é chamada a esposa do médico, disse que “a simples reunião da ala feminina do grupo transformou-se numa multidão”.

Segundo ela, o objetivo foi “informar as parceiras sobre o andamento e o sucesso da campanha” e “muitas companheiras se prontificaram a participar da caminhada eleitoral”. Paulo Azevedo afirmou que não ficou surpreso com as adesões, pois “é o que temos sentido por todos os lugares que visitamos, tanto na cidade como na zona rural”.

 

 

Eleições – 17.08.2012

Festa dos comitês provará
maturidade de candidatos

Os dois grupos políticos que polarizam as eleições municipais em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, vão inaugurar comitês eleitorais próximo dia 19 (domingo), praticamente no mesmo horário. Dr. Paulo Azevedo (PRP), da oposição, número 44, inaugura sua sede eleitoral na Praça Gentil Vilas Boas, perto do Banco do Brasil. O empresário Ricardo Ribeiro, o Ricardinho (PSD), da situação, número 55, que já tem comitê na rua Deoclides Alcântara, também no centro, inaugura outra sede, no bairro Taquari.

Apesar da distância razoável entre os dois locais, mais de 500 metros, o horário é praticamente o mesmo, um às 15h e outro às 16h. Mas a concentração do grupo da situação será na confluência de duas importantes vias de acesso à cidade, formando um entroncamento no bairro Taquari. É esperado significativo número de pessoas nos dois eventos, que fatalmente se cruzarão naquele local. Devido aos ânimos de disputa e o caráter de torcida entre as duas facções, há certa potencialidade para provocações e choques.

Em razão disso, é necessário o reforço da segurança, principalmente no sentido de evitar bloqueio da circulação dos “torcedores”. Será um momento importante para os eleitores demonstrarem maturidade e os candidatos, Paulo Azevedo e Ricardo Ribeiro, testarem suas lideranças, mostrando que são capazes de conduzir a campanha eleitoral sem exaltação de ânimos, sem troca de ofensas e sem conflitos, como têm dito em suas falas. Eventual fracasso nesse sentido será desgastante para eles próprios. Ademais, é uma tolice medir força eleitoral pela concentração de pessoas ou pelo barulho que fazem.


Cultura – 17.08.2012

Daqui Pra Frente apresenta
Fragmentos de uma juventude

O ator e diretor teatral Wanderley Meira está desenvolvendo um projeto cultural em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, sua terra natal, com a participação de 20 jovens, através de uma oficina que inclui a apresentação do espetáculo “Fragmentos de Uma Juventude”, dias 24 e 25 próximos. É parte do “Projeto Daqui Pra Frente”, da prefeitura local, executado pela empresa Transformação-Projetos Culturais, dirigida pelo próprio Wanderley.

Segundo ele, o espetáculo é uma colagem de cenas que retratam os tipos que compõem a juventude da cidade, formando um panorama da atual geração de jovens livramentenses. O texto é do próprio Wanderley Meira, que também assina a direção do espetáculo, baseado em relatos dos participantes. O objetivo é discutir os rumos que os jovens vão dando às suas vidas.

O cenário é o espaço da cena, o ponto de encontro dos jovens na cidade – a praça. Segundo Wanderley, “Fragmentos de Uma Juventude” é um espetáculo acima de tudo otimista. “De maneira descontraída, divertida e emocionante, os jovens atores mostram as alegrias e dificuldades por que passam meninos e meninas nessa fase tão confusa da vida, e dão a receita de como se extrair até das tragédias mais combustível para viver bem a vida”, conclui.

FICHA TÉCNICA - Texto e Direção: Wanderley Meira; Assistente de Direção: Maria Aparecida; Elenco: Cleiton de Jesus Souza, Eliana Correia da Silva, Isamara Bruna Aguiar Santos, Ivone Aparecida da Silva, Jairton Brito da Silva Júnior, Jefferson Cláudio da Silva, José Pereira Barbosa Neto, Lorena Caires Albuquerque Teixeira, Luan Lessa Ferreira, Maira Kelly Pequeno dos Santos, Maria Aparecida da Cruz Silva, Quitéria Aparecida Alves Ribeiro, Samara Pereira Alves, Sirleide da Cruz Silva, Stefanny Karolliny Machado Caires, Tatielle Silva Louzada, Valquíria da Silva Santos. Participação Especial: Pagão e crianças do CRAS. Coordenação de Figurinos: Nathalie Meira Castro Aguiar. Trilha Sonora ao Vivo: Banda Politrauma. Realização: Prefeitura Municipal de Livramento. Produção: Transformação projetos Culturais. Assistente de Produção: Mário Ferreira. Dia da apresentação: 24 e 25 de agosto, 20h. Local: Praça Dom Hélio Pascoal. Contato: (71) 9987 9978 (TIM) / (71) 9944 1046 (VIVO) - transformacaopc@gmail.com.

 

Festa da padroeira – 16.08.2012

Caminhando, rezando e cantando
na fé e devoção a Nossa Senhora

A comunidade católica de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, repetiu, ontem (15), a sua mais intensa e fervorosa manifestação de fé, plantada no município há quase 300 anos. Os devotos rezaram, cantaram e caminharam em procissão para louvar a padroeira, Nossa Senhora do Livramento.

Pessoas de todas as idades, de todas as classes e todas as cores, num só bloco social, uniram-se em torno da santa, tratada como rainha, mãe de Deus e senhora dos livramentenses. Mãos finas, mãos calejadas, rostos finos, rotos tostados de sol, todos, porém, contritos e unidos no amor à mãe-rainha, a mãe de Jesus.

Cantaram a plenos pulmões: “Aqui da vossa cidade, sois a excelsa protetora”. E a ela rogou: “tem de nós piedade, mãe de Deus, corredentora”. Não se trata apenas de uma tradição religiosa, mas de acolhimento de Deus, ao modo sertanejo, talvez, mas cheio de muita fé e inegável convicção.

A imagem da santa parecia mover-se rumo aos peregrinos. Certamente, o espírito bem-aventurado de Maria estava ali, exultante diante de tanta alegria manifestada em seu louvor e sua glória, no dia em que a igreja festeja sua assunção ao céu.

NOVA ORDEM DE CRISTO

Em sua homilia, o bispo diocesano D. Armando Bucciol reafirmou: “Com a festa de Maria que nós celebramos com o título de Nossa Senhora do Livramento, queremos evidenciar a dimensão da glória que a Mãe do Senhor já alcançou”.

Reconhecendo a dor do mundo, motivo de clamores à mãe de Jesus, exclamou: “Quantas feridas, fragilidades, incoerências e contradições e até pecados”. Porém, não negou o alívio: “Apesar de tudo, uma luz nos ilumina, uma esperança nos sustenta!”. E lembrou as palavras de São Paulo aos cristãos de Corinto: “A morte foi vencida”.

Referia-se à ressurreição de Cristo e à assunção de Maria, condições que serão experimentadas por todos os seres humanos, bastando a adesão ao projeto de Deus trazido por Jesus, para “transformar o modo antigo e opressor de viver em nova ordem, onde os humilhados são respeitados, pobres e oprimidos reconhecidos em sua dignidade, com a justiça reinando na Terra”.

Pediu que “unamos nossas preces para pedirmos a Maria, nossa excelsa padroeira, que interceda por nós junto ao filho” e que estejamos “disponíveis e firmes em nossa missão”. Na oração de encerramento da festa, foi questionado: “Quais sentimentos prevalecerão em nossos corações? Quais recordações latejam em nossa alma?”.

A vida é uma missão recebida de Deus. Então, a sugestão é seguir o exemplo de Maria, ao responder à anunciação do anjo que lhe foi dizer que fora escolhida para ser a mãe do filho de deus: “Eis aqui a escrava do Senhor. Faça-se me mim segundo a tua palavra”.

ALEGRIA DOS CÂNTICOS

No encerramento, não faltou energia aos devotos para cantar e se balançar ao som de músicas, enaltecendo Jesus Cristo, sob o comando do padre Renato, que se mostrou um animado cantor.

Os cantos das festas ficaram a cargo do “Coral Ágape” e do “Coral de Nossa Senhora”, que deram muita vida às celebrações e emocionaram os fiéis durante as novenas e a missa solene.

Na procissão, a partir das 17h, a emoção ficou por conta dos moradores do bairro Tomba, com a tradição de recepcionar a imagem da padroeira com foguetório e decoração das ruas.

MUDANÇA MUITA CRITICADA

Este ano, a missa festiva foi realizada dentro da catedral, ao contrário de anos anteriores, em que a celebração era campal. A mudança foi muito criticada, principalmente pelos que não conseguiram entrar no templo, devido à grande multidão que compareceu à festa.

A missa campal, diferente do que alguns disseram, apesar de antiga, não era uma tradição. Foi outra mudança ocorrida no passado, quando a missa era no interior da igreja. Disso, evidentemente, a geração mais nova não se lembra.

A mudança atual foi sugerida por Dom Armando, após ouvir devotos e órgãos da administração episcopal. Ele explicou que o motivo foi evitar que pessoas idosas e crianças ficassem ao sol, pois isso o deixava muito constrangido, durante as celebrações.

Todavia, ressaltou, com muita humildade, que os resultados serão analisados para se averiguar se foi ou não uma boa ideia. Isso pode significar que, ano que vem, deverá ser adotada a alternativa considerada melhor.

Padre Ademário disse algo semelhante, ao agradecer a todos e dizer que esperava sugestões, em todos os sentidos, para o próximo ano, afirmando que “não devemos ter medo de ser criativos, de mudar e nem de errar, buscando sempre melhorar”.


Veja mais fotos>>

 

Festa da padroeira – 14.08.2012

Última novena em louvor
a Nossa Senhora será hoje

Os devotos rezam, hoje, a partir das 19h30, a última novena preparatória da festa de Nossa Senhora do Livramento, padroeira do município de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia. Será celebrada pelo pároco Ademário e padre Gonçalo Santos. Tema: “Recebe o Espírito Santo, o Dom de deus”.

O tema geral é o mesmo dos festejos do Bom Jesus do Taquari, também em Livramento: “Crisma: assumir e testemunhar a própria fé”. As homilias têm sido voltadas para a necessidade de o cristão de verdade fazer da sua vida um testemunho destemido de Deus e de Jesus Cristo.

No dia da padroeira, amanhã, haverá missa, 10h, presidida pelo bispo Dom Armando Bucciol. Em todas as novenas, a catedral ficou lotada, atendendo ao convite do pároco: “Que os dons do Espírito Santo sejam nossa força na caminhada rumo ao reino definitivo. Venha receber esses dons participando de nossa caminhada eclesial”.



Guias religiosos – 14.08.2012

Comandantes da fé na
Diocese de Livramento

Padres José Aparecido e José Roberto comandam o rebanho da paróquia do Taquari

De regra, a função do líder religioso é acolher e desenvolver as manifestações de fé dos fiéis. A Igreja Católica de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, dá um bom exemplo nesse sentido. Além do padre Ademário, pároco da sede, há os padres José Aparecido e José Roberto, que atuam nos bairros Taquari e Benito Gama, além de várias comunidades do interior do município.

Padre Ademário: Paróquia de Nossa Senhora

Eles são os responsáveis pelo planejamento, organização e realização da festa em louvor ao Senhor Bom Jesus, a segunda mais importante do município. Para tanto, contam com o apoio da comunidade, que incluiu um dos melhores grupos de canto do sertão.

Padre Ademário, que já ganhou o carinhoso apelido de “pidão”, é um eficiente administrador e grande animador da fé. Ele comanda a reforma da catedral, iniciada pelo padre Rinaldo, e da casa paroquial. Reformou o Centro Diocesano e o antigo Cine Teatro Vitória que passou a se chamar Centro Paroquial.

No momento, está à frente dos festejos em louvor à padroeira Nossa Senhora do Livramento.



Hora certa – 14.08.2012

Catedral ganha relógio eletrônico

 

O centenário relógio da catedral de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, foi substituído por um relógio eletrônico (foto), que cumpre as mesmas funções do antigo, com algumas variações, funcionando das 6h às 18h. Ele anuncia a hora certa de hora em hora, com o número de badaladas correspondentes à hora anunciada. Segundo padre Ademário, líder da paróquia, foi evitado o funcionamento à noite para não incomodar o sono dos moradores.


 

 

 

 


Educação – 14.08.2012

Plataforma Freire” qualifica
professores em Livramento

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, conhecido como “Plataforma Freire”, destinado à qualificação de docentes, teve sua execução iniciada em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, dia 10, com aula inaugural (foto) no Colégio Estadual Humberto Leal, no bairro Benito Gama.

Não é iniciativa da Prefeitura, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), apoiada pelo Ministério da Educação (MEC), como consta em release que recebemos. Justamente o inverso, é programa do governo federal, executado pelo município, com intermediação da Universidade Estadual.

Segundo o release distribuído, 46 professores participam do programa em Livramento e começarão a ter aulas no próximo dia 20. Entre as autoridades presentes ao evento estavam prefeito Carlos Batista, pró-reitor e o procurador da UNEB, respectivamente, José Bites de Carvalho e Eduardo Lessa Guimarães.

Religião – 07.08.2012

Encontro de fé em
Jesus e Nossa Senhora

Depois de refletir sobre o sacramento da crisma, tendo como desafio a assunção e testemunho da própria fé, sob as bênçãos do Senhor Bom Jesus do Taquari, os católicos de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, passam a fazê-lo, agora, mediante a inspiração da padroeira Nossa Senhora do Livramento.

O novenário que antecede à festa em louvor à santa começou ontem (6) à noite, justamente no dia em que foi celebrada a transfiguração de Jesus, marcando o encontro dos dois principais eventos religiosos da cidade: a louvação ao Bom Jesus e os festejos de Nossa Senhora.

Pela manhã, o bispo diocesano presidiu a missa solene, no santuário do Bom Jesus do Taquari, ao lado dos padres da paróquia local, José Aparecido (pároco) e José Roberto, e visitantes, entre eles os padres Elísio (atualmente morando no Chile) e Ademário (da paróquia de Nossa Senhora do Livramento).

Às 18h, os fiéis saíram em procissão do santuário do Bom Jesus (Taquari) para a catedral de Nossa Senhora, no centro da cidade, onde foi rezada a primeira novena em louvor à padroeira. Fez parte do evento a tradicional bênção de motoristas guiando seus carros e motocicletas.

Fundamentos e vivência da fé

Em sua homilia, no Taquari, o bispo diocesano Dom Armando Bucciol, fez profunda reflexão sobre qual deve ser o posicionamento do cristão diante da vida. Iniciou com três indagações: “em que se fundamenta nossa fé”, “em que consiste a fé que professamos” e “como se testemunha hoje essa fé que recebemos e professamos”.

Nas respostas, lembrou que o fundamento da nossa fé está no legado e testemunho deixados por aqueles que experimentaram a convivência com Jesus. Ensinou que “crer significa acolhida de todas as verdades que a Igreja propõe, a partir da Palavra revelada, fundamentada em Jesus”.

E que a afirmação de que se acredita em Deus, de que se é cristão, deve ter a correspondência prática, na vida quotidiana. Ou seja, não basta dizer “eu creio”, “eu sou cristão”, “eu sou católico”, sendo necessário que o modo de viver corresponda a essas afirmações.

O bispo referiu-se à sua última carta pastoral (Confirmados pelo Espírito a caminho com Jesus), onde pede a “acolhida sem preconceitos, solidariedade sem exclusões, fraternidade que supera divisões e contraposições, busca do bem comum e da justiça e transparência na política e nos negócios”.

Propõe uma igreja “formada por cristãos que não se acomodem em seus pequenos horizontes, egocêntricos e mesquinhos, mas de uma fé grande e forte, de uma vida compromissada com as grandes causas da justiça e da ecologia, da pureza pessoal e da denúncia corajosa de toda forma de opressão e exploração”.

Recomenda a solidariedade com os humildes e pobres, os excluídos e explorados, os maltratados e usados só como apoio nas campanhas eleitoreiras. Finalmente, clama por uma igreja de cristãos sustentada no Deus vivo, do amor sem medida, sem ambiguidades nem falsidades.

Dia de fé, sem campanha eleitoral

Os festejos do Bom Jesus do Taquari, em Livramento, talvez o segundo em importância, na Bahia, depois da tradicional romaria ao Bom Jesus da Lapa, chegaram a ser usados para exibição e panfletagem políticas, no passado, por coincidir com o período de campanha eleitoral.

Havia até choques entre candidatos, levando os padres a proibir qualquer manifestação nesse sentido, durante os festejos, em respeito aos devotos e ao Bom Jesus. Ontem, políticos compareceram com suas famílias, mas mostraram-se educados e bem comportados, como cidadãos comuns, fiéis e contritos.

Lá estiverem, por exemplo, os candidatos a prefeito Paulo Azevedo, da oposição, e Ricardo Ribeiro, da situação, além de candidatos a vereador, assim como o prefeito Carlos Roberto Souto Batista e sua esposa D. Suzete Spínola.

Veja mais fotos>>

Veja programação da festa de Nossa Senhora>>

 

Música – 05.08.2012

Emoção e generosidade
no cantar de Alan Cruz

O jovem cantor e compositor Alan Cruz, que se mudou para Brasília em 2005, visita a terra natal Livramento de Nossa Senhora, Bahia, e está matando saudades dos festejos do Senhor Bom Jesus do Taquari, participando dos cantos, ao lado do coral da paróquia. Ele tem a música no sangue e na alma, demonstrada já aos 10 anos, em família, na banda Irmãos Sorriso, que se tornou conhecida na maioria dos municípios da Chapada Diamantina, na Bahia.

Em Brasília, passou a atuar profissionalmente, vivendo exclusivamente como compositor, cantor e violonista. Estuda na Escola de Música de Brasília, curso Técnico de Música, na área de canto popular. É figura conhecida da cultura musical da Belacap, mas já se apresentou em outras locais, como Teatro Municipal do Rio de Janeiro (2007) e participou de festivais de música na Argentina (2009) e México (2005).

REVELAÇÃO EM BRASÍLIA

Em dueto com Maria Terezinha Meira, na Catedral de Livramento

Marcou presença nos espaços culturais brasilienses, a exemplo do Teatro do SESC e restaurante Fulô do Sertão, com os shows “Tocando em frente” (2009) e “Alan Cruz canta Caetano” (2010). Apresentou-se no projeto Cultura in Liberty, do Shopping Liberty Mall, nas comemorações dos 51 anos de Brasília.

Em abril de 2011, integrou o show do Sivuquinha no Clube do Choro. Cantou com Nathalia Lima, no show “Caminhos Cruzados”, em Brasília, e fez o show “Você é Linda”, em maio deste ano. Em breve, lançará o seu primeiro CD, já em produção, um mix de músicas próprias e de outros autores.

Ele é cuidadoso na escolha do repertório, exigindo boas letras, mais sobre o dia-a-dia, sendo preferidas as de Vinícius de Morais, Chico Buarque e Caetano Veloso. Sobre esse aprendizado, afirma: “a música não é brincadeira, exige dedicação; letra e música têm que sair de dentro, ter verdade, emoção, simplicidade e principalmente autenticidade”.

ALEGRIA PARA OS DOENTES

Mas o menino Alan Cruz não é só música. É também coração, amor, como ele mesmo confessa, emoção e compaixão. Na sua agenda há um espaço cativo para animar os que passam por momentos difíceis. Há dois anos, ele toca e canta, toda quarta-feira, para os pacientes da seção de quimioterapia do Hospital Universitário de Brasília.

Essa sua ação foi manchete da página 32 do Caderno de Cidades, em 7 de janeiro de 2012, do jornal Correio Brasiliense, em matéria assinada por Ana Pompeu. Ele afirma que “quando começo a cantar e vejo que faço diferença na vida das pessoas, com a minha arte, é como se fosse uma bateria extra, aquilo me dá força”.

Quando ele não está, a gente fica triste, pensando nos problemas ou mesmo só dormindo”, diz uma paciente de 26 anos. Uma senhora de 38 anos, afirmou para o CB: “Às vezes, a gente chega aqui pensando em vários problemas, angustiada com o que acontece lá fora. Quando tem música, dá para esquecer um pouco tudo isso. Se ele canta uma canção que fala das coisas boas da vida, faz a gente voltar a pensar naquilo que temos de bom”.

Enquanto escuto o Alan cantar pra mim, me imagino à beira da praia sentada, já num final de tarde, sentindo um aroma gostoso e um vento suave em meu rosto”, testemunha outra paciente do HUB.

Alan Cruz cantando para os pacientes do Hospital Universitário de Brasilia (DF)

Clique aqui e leia relato de uma paciente sobre o trabalho do cantor>>

 

Religião – 04.08.2012

Novenas confirmam fé
no Bom Jesus do Taquari

O ponto alto da festa do Senhor Bom Jesus do Taquari, a segunda maior celebração católica de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, será depois de amanhã, dia 6. Só perde para a festa da padroeira, Nossa Senhora do Livramento, que ocorre logo em seguida, dia 15 de agosto.

O novenário do Bom Jesus começou em 28 de julho, tendo como tema geral o sacramento da crisma, traduzido na frase “Crisma: Assumir e testemunhar a própria fé”. Como em anos anteriores, têm atraído grande multidão ao local.

Os temas específicos voltaram-se para a interpretação do significado do Espírito Santo na vida dos cristãos, os desafios para se viver a fé no mundo de hoje e como testemunhar a fé na vida da família.

As celebrações são dirigidas pelos padres Aparecido (pároco) e José Roberto, também da paróquia. São ajudados por representantes da comunidade. Os cânticos, muito bem executados, estão a cargo do coral da paróquia.

As noites de novena na Praça do Bom Jesus têm sido bastante agradáveis, com muita luz e grande manifestação de fé dos devotos, embalados pelos bonitos cantos, sob uma temperatura bem amena, como é típico dessa época do ano.

Ontem (3), a introdução do Evangelho, com uma criança carregada portando a Bíblia, teve a participação especial do cantor Alan Cruz, em momento de muita emoção.

Na segunda-feira (6), Dia do Bom Jesus, haverá a “Solenidade de Transfiguração do Senhor”, ponto alto da festa, a partir das 9h, presidida pelo bispo diocesano Dom Armando Buccionl. Às 11h, haverá um “Bingo Beneficente”.

Às 18h, começa a “Oração do Terço”, com procissão rumo à Catedral, em que haverá a tradicional bênção de carros e motos. Em seguida, haverá a abertura dos festejos em louvor a Nossa Senhora do Livramento, com a primeira novena.



Aniversário – 04.08.2012

Alegria de fazer 90 anos e
o conselho de Tõe de Nair

Seu Antônio Alves Meira fez 90 anos, celebrados com os filhos e respectivas esposas, os netos, vários parentes e muitos amigos. A missa em ação de graças ocorreu na Catedral de Nossa Senhora do Livramento, celebrada pelo bispo diocesano Dom Armando Bucciol, que destacou a religiosidade e a atuação marcante de Seu Antônio na sociedade de Livramento de Nossa Senhora.

Antônio Alves Meira, ou “Tõe de Seu Digo”, “Tõe da Farmácia” ou simplesmente “Tõe de Nair”, em referência à sua saudosa esposa D. Nair de Castro, nasceu em 3 de agosto de 1922, na Fazenda Água Comprida, distrito de Curralinho, que pertencia a Livramento e hoje é o município de Dom Basílio.

Filho de Rodrigo de Souza Meira Júnior e D. Otília Alves de Souza Meira, marcou sua vida como comerciante, principalmente na atividade de dono de farmácia. Nesse mister, ajudou muito a população, principalmente os mais carentes, não só facilitando a aquisição de remédios, como os orientando no seu uso, diante da carência de médicos no município, naquela época.

A história de Seu Antônio Alves Meira está muito bem contada no livro “Histórias da farmácia e outras histórias” (Recife: Ed. Doxa, 2002), de sua autoria, com apresentação do seu filho José de Castro Meira, ilustre ministro do Superior Tribunal de Justiça.

Em brinde alusivo à data, testemunha e aconselha: “Para completar noventa anos/E caminhar rumo aos cem/O amor da família é tudo/E o carinho dos amigos também/Nossa vida é um presente do Pai/Ame-a e dela cuide bem/Não fume, não beba, valorize-a/Boa sorte! Você chegará aos cem!!!”.