Política – 30.12.2013

Vice disse que prefeito de
Livramento está sem rumo

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Em entrevista hoje (30) ao radialista Alberto Lopes (Jornal da 88, Rádio 88 FM), o vice-prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, Gerardo Azevedo Júnior (PT) disse que a administração do seu companheiro de chapa, prefeito Paulo Cesar Cardoso Azevedo (PRP), está sem rumo, que o Partido dos Trabalhadores foi excluído do governo e agora faz oposição ao alcaide.

Respondendo ao radialista, disse que o prefeito traiu compromissos de campanha, sua gestão é sem transparência e revela instabilidade, com mudanças constantes no secretariado. De zero a dez, deu nota três ao governo. As desavenças entre os dois eclodiram antes de o governo começar, quando Dr. Paulo rompeu o acordo de nomear Junior como secretário da Saúde.

Indagado sobre petistas em cargos públicos, como o secretário de Esportes, Norberto Asevedo, Gerardo Junior disse que ele continua por conta própria, não mais participa das reuniões do partido. Sobre os outros, disse que não estão lá pelo partido, são concursados, como sua irmã, mas que, se o prefeito entender que isso lhe atrapalha politicamente, fique à vontade para demitir.

Júnior admitiu ser pré-candidato a deputado estadual, em 2014, com Rui Costa, governador, e Emiliano José, postulante a deputado federal. Reafirmou a crença na viabilidade técnica da UTI no hospital local e uma unidade hospitalar na Vila de Iguatemi. Levantou bandeiras como administração participativa, polo de saúde em Livramento e mais investimentos na infraestrutura.

Diz-se disposto a colaborar, que seu irmão vereador Antônio Luis poderia aceitar o suposto convite para ser secretário da Saúde, desde que seja sério e discutido previamente. Apesar de apontar mazelas e até propor um choque de gestão, reconhece alguns avanços, como as aberturas viárias na cidade, referindo-se à Av. Nelson Leal e à ligação Polivalente/Estocada.

 

Educação – 29.12.2013

Educação precisa sair do
palanque e virar realidade


Raimundo Marinho

Jornalista


“Os prefeitos pensam que a prefeitura é a casa deles e que os professores são deles”, “a educação precisa descer do palanque, para virar realidade”, “nós estamos numa escola do século 20, estudante do século 21 e professor do século 19” e “os professores precisam ser qualificados, para atuar nesse contexto”.

As afirmativas são do coordenador da APLB-Sindicato, da Bahia, Rui Oliveira, que esteve em Livramento de Nossa Senhora, dia 27, para reunião do conselho das unidades regionais da entidade. Em entrevista a este site, ele explicou que foi um encontro preparatório para o conselho geral, em Salvador, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2014.

Disse que a educação avançou, na Bahia e no Brasil, mas que há muito para melhorar. Citou que, há 30 anos, havia uma universidade federal, hoje há seis; uma escola técnica, hoje são 30, e que só falta qualificação profissional. Estiveram na reunião representantes de Jussiape, Rio de Contas, Livramento, Dom Basílio e Malhada de Pedras.

Clique aqui e leia a entrevista>>

 

Plano de Educação – 25.12.2013

Livramento quer erradicar
o analfabetismo até 2022


Raimundo Marinho

Jornalista

Eliminar o analfabetismo, universalizar o atendimento, superar desigualdades educacionais, melhorar qualidade do ensino, formar jovens para o trabalho, valorizar profissionais da área e promover a sustentabilidade socioambiental, até 2022, são metas do Plano Municipal de Educação, instituído no PL nº 55/2013, do Executivo, aprovado em 13.12.2013, pela Câmara de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, e convertido na Lei Municipal nº 1.240/2013.

O plano, elaborado pela equipe da Secretaria Municipal da Educação, prevê também “promoção humanística, científica e tecnológica do município”, “difusão dos princípios da equidade, do respeito à diversidade, à gestão democrática da educação” e estabelecimento de meta de aplicação de recursos na educação, proporcional ao produto interno bruto. E obriga a que os orçamentos municipais contemplem as metas fixadas.

A lei municipal é uma adaptação dos planos estadual e nacional de educação e traz em anexo o detalhamento das metas e as estratégias para serem alcançadas. Prevê, por exemplo, que até 2016 todas as crianças do município, de quatro a cinco anos de idade, tenham acesso à educação infantil, e pelo menos 40% das de até três anos tenham acesso a creches.

Propõe o ensino fundamental de nove anos, garantindo que pelo menos 95% dos jovens concluam essa etapa escolar na idade recomendada. Quer elevar a taxa líquida de matrícula no ensino médio para 85% da demanda. A meta mais arrojada, porém, parece ser a de “alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano do ensino fundamental”, na vigência do plano, até 2022.

Clique aqui para ler a íntegra da lei (Lei Municipal nº 1.240/2013)

 

Relatório – 24.12.2013

Exploração agrícola ameaça
a nascente do Rio Brumado


Raimundo Marinho

Jornalista


No relatório entregue à Mesa da Câmara Municipal, com resultado dos trabalhos da comissão formada em abril de 2013 para analisar a crise da falta d’água em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, o vereador Antônio Luis Rego Azevedo cita relatos de que “grandes grupos econômicos estão fazendo exploração agrícola próximo às nascentes do rio Brumado e seus afluentes, com uso excessivo de agrotóxicos e perfuração de diversos poços artesianos”.

Vereador Antônio Luis Rego Azevedo

O vereador não mencionou, mas é sabido que entre os grupos citados há pelo menos um de origem francesa, que já teria, inclusive, conseguido recursos federais para o empreendimento, através de programa do Ministério da Agricultura, no governo Dilma Rousseff.

Também aponta existência de “agricultores que se instalaram entre a barragem Luis Vieira e a captação de água da Embasa, em Livramento de Nossa Senhora, comprometendo assim o meio ambiente”. E alertou que isso poderá influir na quantidade e na qualidade da água consumida pela população.

Disse que influências econômicas e políticas sobre a comissão gestora das águas e DNOCS permitiram “liberação de água para atender agricultores que plantaram além da capacidade hídrica do reservatório Luis Vieira, planejado para fornecer água com finalidade agrícola para cerca de 5.000 ha, do chamado perímetro irrigado do Brumado”.

Ainda segundo o relatório, “a captação da água pela Embasa é feita de maneira rudimentar e ultrapassada” e que “a estação de tratamento, apesar de duplicada recentemente é insuficiente para atender com qualidade à demanda e a necessidade do nosso município”, citando outras deficiências e irregularidades do sistema.

Propôs a conclusão do projeto do DNOCS, transparência da gestão da água, ações para preservar o meio ambiente, incluindo nascentes, correntes fluviais, mananciais, cachoeiras e contra perfuração indiscriminada de poços artesianos. Por fim, sugeriu a mobilização da comunidade em favor de projetos e ações que garantam água de qualidade para a população, agora e no futuro.




Legislativo – 24.12.2013

Câmara de Livramento teve
um saldo positivo em 2013


João de Amorim, presidente da Câmara

Raimundo Marinho

Jornalista

Os vereadores de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, fecharam 2013 de forma, ao que se sabe, inédita. Ao final da última sessão do ano, dia 20, deram-se as mãos e rezaram o “Pai Nosso”, como a agradecer a Deus pelo que puderam fazer em prol da comunidade e a se penitenciarem pelo que erraram.

No conjunto, o resultado foi positivo, com 58 projetos de lei aprovados, além de intensa pressão sobre o Executivo através de inúmeras indicações em favor de suas bases eleitorais, na cidade e interior. Teve atuação de pouco teor político e praticamente não houve separação entre situação e oposição.

Faltou arrojo em muitas questões, mas acumularam experiências, com base nos erros e acertos, para enfrentar 2014. Foi um período legislativo de novatos, com pelo menos sete estreantes, em que se destacou o comando equilibrado e conciliador do presidente João de Amorim.

Destaque da última sessão foi a aprovação de dois projetos, um que autoriza a prefeitura a regularizar posse de terrenos, no Taquari, doados a moradores na gestão do prefeito Ulisses Lima; e outro criando o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

Comentário – 22.12.2013

Desagravo à Professora Márcia!


Raimundo Marinho

Jornalista e advogado


Mudo a linha de comentários, para fazer esse desagravo público à Professora, com P maiúsculo, Márcia de Lourdes Soares Oliveira, colaboradora deste site, filha de uma das maiores reservas morais da história de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, Sr. Celso Alves de Oliveira, de saudosa memória.

Diplomada pelo Instituto de Letras da Universidade Católica do Salvador, na década de 1980, onde foi uma das mais brilhantes alunas, ensina Língua Portuguesa e Literatura, no Colégio Estadual João Vilas Boas, de onde também foi aluna, aqui na mesma Livramento de Nossa Senhora.

Há tempos, fiel à postura de mestra por vocação e humanista inveterada, ela vinha sendo tolerante ante condutas ofensivas de certos moleques, travestidos de estudantes, nas dependências daquele educandário, incluindo a sala de aula, sempre aguardando a adequada solução pedagógica, que não veio.

Ela e outros professores tornaram-se vítimas acuadas do descalabro a que chegou a Educação no Brasil, Bahia inclusa, muito bem refletido no vetusto Colégio Estadual João Vilas Boas. Descalabro que já destruiu a pedagogia e corrompeu princípios basilares de gestão pública, no âmbito escolar.

E lançou no lixo o respeito e o princípio da autoridade, sangrando a moral e ameaçando a integridade física dos mestres. A raiz do problema está na ação nefasta da politicagem que transforma os entes e cargos públicos em vil moeda com a qual se compram votos nos processos eleitorais.

A partir daqui, desaconselho a leitura por menores de idade. Recentemente, a Professora Márcia foi insultada por um aluno do ensino médio, sem nenhum pretexto, senão o de ofendê-la, chamando-a de racista, em ato típico do crime de injúria previsto no Código Penal.

Outro aluno, do mesmo clube da molecagem, de forma ainda mais agressiva, a destratou, em plena sala de aula, após ela ter comentado sobre a visita do Papa Francisco ao Brasil. Dirigiu-se a ela, ameaçador e com o dedo em riste, perante todos os colegas, vociferando: “Fora da sala, sua professorinha de nada. Vai beijar e agarrar seu Papa longe daqui”.

Não satisfeito, seguiu insultando-a, de forma ameaçadora e intolerante, até ela se refugiar na sala dos professores. Dias depois, deu sequência às ofensas, com palavras do mais baixo calão, referindo-se a testes regulares de avaliação, dizendo: “você fudeu com a turma com os caralhos das suas provas”.

A professora não suportou a sequência de agressões, sentiu-se mal e teve um pico de hipertensão arterial, que ainda a mantém sob medicação. Chegou a cair, humilhantemente, no chão do colégio, causando lesões nos joelhos, o que gerou grande repercussão entre alunos, professores e outros funcionários.

O fato motivou seu afastamento da atividade docente, por motivo de saúde e segurança pessoal, inicialmente por 15 dias, sendo solicitada prorrogação por mais 60 dias, conforme recomendação médica.

Diante do silêncio constrangedor da direção da Escola, foi obrigada a solicitar, formalmente, a instauração de sindicância para se apurar os fatos, a fim de se resguardar a segurança dos professores e promover a responsabilização dos culpados. Não teve resposta da solicitação!

Os fatos não são isolados nem restritos à Professora Márcia. Outros docentes são também agredidos e desrespeitados por alunos delinquentes, com gestos obscenos e palavrões, tipo “Vá tomar no cu!”. Entre esses professores, está uma senhora, que deixou a sala chorando. Nenhuma providência foi tomada!

Arma branca (faca) foi descoberta em mochila de aluno (2011); bombas foram detonadas no banheiro da escola; alunos divertem-se com imagens íntimas de alunas, em celulares; salas de aula costumam ser usadas como “salão de beleza” e ponto de venda de peças íntimas femininas. Nada é apurado!

Ocorrências são registradas em livro interno, sem nenhuma sindicância para a devida apuração. Não há segurança para professores, os bons alunos são prejudicados e não há qualquer orientação sócio-educativa para os alunos de condutas reprováveis, evidenciando o despreparo e descaso do corpo diretivo.

O antigo educandário está minado por dentro, não lembrando, nem de longe os tempos de quando lá estudamos, onde estudaram figuras hoje projetadas em suas profissões, alguns até a nível nacional.

O marco inicial da deterioração foi a estadualização do educandário (1994), deixando de pertencer à cooperativa que o mantinha. O Estado não hesita em contratar professores sem a formação necessária, nem em indicar diretores por critérios apenas eleitoreiros. Faltam professores em algumas disciplinas.

Professores e diretores da escola eram reverenciados e respeitados, pelo conhecimento e dignidade que ostentavam. Muitos alunos também eram alvos constantes de elogios e admiração no meio social, compondo a imagem de respeito e eficiência da Casa. Tudo isso mudou e o quadro atual é desolador!

Não me alinho aos que preferem o silêncio, diante dessa realidade, como os covardes e os coniventes! Não somente a Professora Márcia merece respeito e segurança, mas também os demais servidores deste e de outros educandários. No caso dela, estamos promovendo os encaminhamentos legais indicados.

Os docentes não podem se tornar vítimas da politicagem que, em nossa cidade, está destruindo tudo, inclusive o que foi motivo de orgulho da minha geração, a maior referência da nossa educação, que é o Colégio Estadual João Vilas Boas. Respeitem, portanto, os missionários da Educação!

 

 

Audiência pública – 22.12.2013

O alerta foi lançado: sistema
agrícola exige revisão urgente


Raimundo Marinho

Jornalista

Plenário da Câmara de Vereadores cheio

O esgotamento dos recursos hídricos pelo uso abusivo na irrigação e a contaminação por agrotóxicos dominaram a audiência pública, na Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, dia 20, sugerida pela Diocese e Asamil, para debater sobre o sistema agrícola local, tido como nocivo à saúde pública e ao meio ambiente.

O conclave foi aberto pela presidente da Asamil, Maria Santos da Silva Bonfim, iniciando o alerta sobre a gravidade da situação. Foi exibido o documentário O veneno está na mesa, de Silvio Tendler, mostrando que o brasileiro ingere quantidade perigosa de veneno via alimentos cultivados com agrotóxicos.

Primeiro debatedor, o bispo D. Armando disse que o problema exige soluções radicais e colocou o lucro a qualquer preço como causa principal da contaminação dos alimentos e fim dos recursos hídricos. Criticou a situação geral da cidade, de desrespeito a direitos coletivos e “todo mundo fica calado”.

O professor da UESB Luiz Humberto de Souza fez um roteiro do surgimento, desenvolvimento e estágio atual da agricultura, que virou meio de propagação de doenças, através dos inseticidas, fungicidas, herbicidas, formicidas e outros produtos com a terminação “cida”, que significa “morte”, inclusive de pessoas.

Também contribuímos, sugerindo a busca de sistema produtivo que esteja a serviço das pessoas, que preserve a vida, contra a ambição desmedida pelo lucro. Alertamos que a contaminação por agrotóxicos pode afetar o sistema reprodutor de meninas e meninos e gerar proles deformadas no futuro.

Sobre a falta d’água, opinamos que a solução será equilibrar a área plantada e a oferta hídrica da região, recuperando e concluindo o projeto de irrigação do DNOCS, hoje tomado pelo agronegócio.

Caio Tatamiya Rodrigues, da Asamil, lembrou que o Brasil é campeão na venda de agrotóxicos, que as distorções em Livramento chegam ao absurdo de haver plantação “para comer” e “para vender”, como se o que se vende não é comido, que a irrigação absorve 70% da água, contra o consumo humano.

Depois dos debatedores, manifestaram-se integrantes do plenário:

Rosivaldo Romão da Silva – “Estamos diante de um quadro de insustentabilidade. Chegamos ao fundo do poço, ou do açude”. Ele é presidente da Comissão Gestora da Água e sobre essa gestão, disse: “Não conseguimos salvar os anéis e ainda perdemos parte dos dedos”. (Leia documento que apresentou na reunião).

Maria Regina Bonfim – “Não viemos comprar briga e sim comprar uma solução”. “Nossa nascente está morrendo”. “Apelo ao governo: olhe para nós”. Ela é líder dos quilombolas, na Rocinha, perto do povoado de Itaguaçu, onde grandes produtores desviam água da nascente do Rio Taquari e deixam os moradores à míngua.

Guto Rodrigues Tanajura (advogado) – “Somos tratados como sertão produtivo, mas não há políticas públicas da água para a região. A área plantada é muito superior à oferta de água. Sentimos os efeitos colaterais do atual modelo, como a escassez de água. Se temos água só para cinco mil hectares, vamos plantar só os cinco mil hectares”.

José Raimundo Silva (advogado) – Denunciou o uso abusivo em Livramento do agrotóxico Cefanol (nome comercial) ou acefato, de elevado teor de letalidade, cujos resíduos já foram detectados em frutos produzidos no município.

Paulo Roberto Lessa Pereira (vereador) – Manifestou preocupação para com a situação, destacando a necessidade de fiscalização, por parte das autoridades sanitárias, e de melhor orientação, principalmente aos pequenos produtores, que “ficam à mercê dos comerciantes de agrotóxicos”, disse.

Antônio Luis Rego Azevedo (vereador) – Falou das agressões aos rios Taquari e Brumado e que a falta d’água exige ser tratada com urgência. Criticou a falta de resultados práticos das audiências públicas, defendendo-se: “Tudo passou a ser culpa dos vereadores. E os prefeitos e o povo?”. Entregou relatório da comissão que analisou a falta d’água em Livramento.

Gerardo Azevedo Júnior (vice-prefeito) – Único que mexeu no projeto de irrigação, como coordenador do DNOCS, abrindo água para o Bloco II, para assentar 200 famílias sem terra. Lembrou que muitos problemas abordados “são discutidos há anos”. Defendeu a popularização da produção orgânica: “hoje é só para os ricos, é muito cara”.

José Araújo Santos (vereador) – Sintetizou tudo, dizendo: “Já sabemos qual é o problema. Agora é só agir. Todos lutando pelas soluções. Não adianta ser só mais uma audiência pública”.

Marilho Machado Matias (vereador) – “Um discurso só, de preocupação, com água e agrotóxicos. Difícil de resolver. Secretaria da Agricultura tem orçamento pequeno para contratar técnicos. Não ouvi nenhuma proposta! Estamos famosos nos agrotóxicos. Nós gastamos muita água” e sugeriu substituir o sistema de aspersão (bailarina) por gotejamento.

Glady Teixeira Silva (médica veterinária) – Disse ser difícil orientar o produtor no uso dos agrotóxicos e que os equipamentos individuais de proteção são desprezados. Disse que a ADAB está formando “jovens sanitaristas” nas escolas rurais, pois os adultos não vão mudar. É ensinada a importância da carne inspecionada e do uso correto dos agrotóxicos.

João de Amorim (presidente da Câmara) – Conduziu a audiência pública. Ao finalizar, parabenizou a Diocese e a Asamil pela iniciativa, assim como aos demais vereadores, pela participação, todos testemunhas dos problemas, esperando que, doravante, haja o empenho coletivo pela busca de soluções.

Bispo Dom Armando Bucciol . . . . . . . . . . . . . Apelo de moradora da Rocinha

Vereador João Amorim, presidente . . . . .. . . . Maria Regina Bonfim

Mesa dos trabalhos da audiência

 

 

Sepultamento – 21.12.2013

Fãs despedem-se de Rossi,
durante velório em Recife


Raimundo Marinho

Jornalista


Os fãs do cantor Reginaldo Rossi, o “Rei do Brega”, terá até às 15h de hoje, para dar o último adeus ao artista. O velório está ocorrendo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, em Recife, onde esteve, ontem à noite, o governador do Estado Eduardo Campos.

A pedido da família, a visitação pública foi interrompida da meia-noite às 8h deste sábado, para os lamentos e despedidas, com privacidade. Reginaldo Rossi morreu de câncer, ontem, aos 69 anos, deixando uma grande lacuna na música popular brasileira.

Como acentuou o governador Eduardo Campos, ele “conseguiu quebrar preconceitos, aproximar classes antes distantes através da música, e o mais importante foi fazer música popular de qualidade", além de divulgar para o mundo as belezas de Pernambuco.

Os livramentenses tiveram o privilégio de assistir ao vivo a um show do cantor, em 2005, quando aqui esteve, levando ao delírio centenas de fãs, no palco do Parque de Vaquejada Tio Dedé, principalmente ao cantar seu grande sucesso, Garçom, um hino aos bebuns apaixonados.

O Mandacaru, então recém-criado, fez a cobertura. Veja, nesta página, algumas das fotos que tiramos do evento.

 

 

Explosão – 16.12.2013

Bomba destrói sanitário
no Colégio João Vilas Boas

Uma bomba destruiu, na última sexta-feira, dia 13, pela manhã, o vaso sanitário feminino do Colégio Estadual João Vilas Boas, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Tudo indica ter sido artefato do tipo junino e por pouco não feriu duas alunas, que estiveram, segundos antes, no local. Elas sentiram cheiro de cigarro, desconfiaram e saíram apressadas para avisar a diretoria. Mal deixaram o local e a bomba explodiu.

Consta que a Polícia foi chamada, mas nenhuma informação foi divulgada sobre o incidente, pela direção do estabelecimento, mas haveria dois suspeitos, uma aluna e um aluno do próprio colégio. Eles teriam utilizado um cigarro como estopim do explosivo. Atos de vandalismo dessa gravidade já aconteceram pelos menos por três vezes, no João Vilas Boas, e ninguém foi responsabilizado.

 

 

Comentário – 15.12.2013

Mais um ano perdido!

 

Raimundo Marinho

Jornalista

O município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, encerra outro ano mal aproveitado, com elevada insatisfação diante das realizações públicas, consideradas tímidas. O governo do Dr. Paulo, pelo menos nesses 12 meses, não correspondeu ao prometido arrojo de realizar 44 anos em quatro.

Não é que não tivesse sido possível, é que faltaram empenho e mais responsabilidade ante as promessas feitas. O empreguismo e o clientelismo eleitoreiro contaminaram e comprometeram a eficiência governamental, agravado com a desarticulação política e falta de coordenação administrativa.

O prefeito não conseguiu converter anunciadas boas intenções em atendimento concreto às demandas da população. Seguiu a rota do antecessor de inchamento do quadro funcional e contratação de cooperativas, meio eficaz de malbaratar recursos, sem qualquer melhoria na prestação de serviços.

Não faltou dinheiro. Segundo demonstrativo de distribuição da arrecadação do Sistema de Informações do Banco do Brasil, o município arrecadou R$65,5 milhões, de janeiro a novembro, cuja destinação não foi devidamente divulgada. Não justifica, portanto, o atual atraso de pagamento de pessoal.

O prefeito promete virada, em 2014, com recursos que conseguiu do governo federal, de R$27 milhões, R$11 milhões já na conta da Prefeitura, para investimento em obras. Os destaques da gestão foram a ligação Polivalente/Estocada e Avenida Nelson Leal/Taquari, que ele promete pavimentar logo, com recursos da Desenbahia. É esperar para ver!

 

Concurso público – 09.12.2013

Aulão Solidário pede 1 kg de
alimento para ajudar a CAASE


A CAASE (Casa de Apoio dos Amigos da Saúde) será beneficiada com mais um gesto de solidariedade. Será o “1º Aulão Solidário” para candidatos ao concurso público da Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Para participar, basta o interessado levar um quilo de alimento não perecível, a ser destinado àquela entidade, que apoia a ida de doentes de câncer para tratamento no Hospital do Câncer da cidade de Barretos (SP).

O evento será dias 13 e 14 deste, no Centro Diocesano, e as inscrições começam hoje, no ponto da CAASE, com D. Regina, Rua Ursino Meira Júnior, 246, Centro (perto da ADAB e do IME). Os concursandos terão oportunidade de reciclar conhecimentos para o concurso. O coordenador Flamarion Barbosa disse que virão renomados professores de cursos preparatórios de Vitória da Conquista, como Central de Cursos, Sêneca Concursos e Microlins.

 

Artigo – 09.12.2013

S.O.S. Rio de Contas

Jorge de Piatã

Advogado

Agressões à natureza quase sempre fazem parte da rotina de países atrasados. Ainda mais quando não reparadas ou não coibidas, ao ponto de estimular novas ameaças.

(...)

Claro, quanto a tu e a vós, empresários do agro(tóxico)negócio e políticos clientelistas (exterminadores do futuro) a preocupação possivelmente é nenhuma pelo que se percebe na sua conduta tranquila (fria) e firme (arrogante), sempre a demonstrar (ostentar) a certeza que tendes de que sois poderosos e imortais! E vossa certeza é mais que certa porque não bebeis da água que envenenais e, dos frutos que plantais, só comeis os lucros!

(...)

Estou falando principalmente de empresários e de políticos exterminadores do futuro e de vítimas que permanecem felizes. Os primeiros, porque estão cada vez mais ricos e impunes. Os últimos por que, clientes fiéis e crédulos, longe estão de alcançar um estágio educacional que lhes assegure se libertarem para deseleger os prepostos dos primeiros e substituí-los por representantes que se façam respeitáveis.

(Clique aqui e leia íntegra do contundente artigo do advogado Jorge Soares Oliveira, sobre a ameaça à nascente do Rio de Contas).

 

Comentário – 06.12.2013

Por favor, renunciem... Obrigado!”

 

Raimundo Marinho

Jornalista

O leitor e conhecido farmacêutico livramentense Junei Rego foi além do que qualquer comentário jornalístico poderia almejar, dizendo simplesmente, em mensagem curta via e-mail a este site, referindo-se aos vereadores “insatisfeitos”: “Por favor, renunciem... Obrigado!”.

Na sessão de 29 de novembro, alguns deles queixaram-se do quanto sofrem com o assédio de eleitores e verberaram contra os meios de comunicação, pelos comentários sobre os gastos do Legislativo com diárias pagas a servidores e parlamentares, com suspeita de graciosidade.

O total pago em 2007, 2010, 2011 e 2012, que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) disse ferir os princípios constitucionais da legitimidade, razoabilidade e economicidade, mais os de 2013, somou R$986.868,00.

A diária é devida, desde que haja o deslocamento previsto na lei, por conta da atividade parlamentar ou para evento de capacitação. Até o momento, porém, a Casa não demonstrou o cumprimento dessa exigência, nos casos citados.

Preferiu atacar, arrogantemente, quem está denunciando o fato e cobrando explicações, como vem fazendo os meios de comunicação. Outro elemento de defesa de alguns edis, vazios do que fazer, é o dizer que são os bons, os preferidos do povo, que os escolheu entre 78 pretendentes.

Ao mesmo tempo, confessam que a eleição lhes custa muito caro, os salários e até o desassossego noturno, quando são importunados para socorrer eleitores, incluindo mulheres em trabalho de parto, sem o que não se elegem.

Esse é o rosto fascista e nada republicano de alguns de nossos edis, que fogem das explicações impostas pela lei, sem ter moral para chamar jornalista de mentiroso. E ainda se queixam da imprensa e debocham dos que não se submeteram à peneira corrupta da compra de votos, seja pela troca de favor, pelo dinheiro vivo ou pela exploração assistencialista dos miseráveis de nossa terra. 

 

Administração – 02.12.2013

SAC Móvel atenderá dias 14
e 15 na cidade de Livramento

 

A unidade móvel do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC Móvel), do governo estadual, estará na cidade de Livramento de Nossa Senhora, dias 14 e 15 deste mês de dezembro, por solicitação do prefeito Paulo Cesar Cardoso de Azevedo, feita à superintendente do órgão Maria Marta Tochilovsky.

Serão oferecidos serviços de emissão de carteira de identidade, certidão de antecedentes criminais, recadastramento de pensionistas, cadastro de pessoa física (CPF) e atendimento de reclamações pela Ouvidoria do Estado, todos gratuitos, exceto 2ª e 3ª vias da identidade, cuja taxa é de R$26,50.

DOCUMENTOS EXIGIDOS:

Para tirar carteira de identidade: certidão de nascimento (original ou cópia autenticada). Certidão de antecedentes criminais: carteira de identidade. Recadastramento: identidade e CPF, comprovante de residência, ultimo contracheque e extrato da conta corrente Bradesco (original e uma cópia xerox). Cadastro pessoa física-CPF: identidade, título de eleitor e comprovante de residência e CEP. Para qualquer caso, duas fotos 3 x 4, colorida ou preto e branco, no padrão para documento.


Encontro – 02.12.2013

Buscando alternativas de
convivência no semiárido


O semiárido é uma região de aparência inóspita, devido à escassez de água, mas possui ricos potenciais de sobrevivência. Para refletir sobre isso, alinhando estratégias, partilhando experiências e encaminhando soluções, a Diocese, através do Programa Um Milhão de Cisternas, e Asamil, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, promoveram, dias 29 e 30 de novembro, um encontro reunindo representantes de 10 municípios da microrregião.

Na pauta, questões centrais, como criação de animais de pequeno porte, produção e seleção de sementes e o incentivo à implementação dos chamados quintais produtivos e produção de orgânicos. O foco é aproveitar os potenciais da região, melhorando a qualidade de vida, sem degradar a natureza.

Assunto não pode faltar nos debates e exposições, foi a preocupação para com a agricultura tradicional, mais voltada para o ganho de dinheiro e sustentada em produtos químicos, que envenenam os alimentos e o meio ambiente.


Educação – 02.12.2013

APLB esclarece que MP é que
definirá sobre rateio de verba


O diretor da APLB-Sindicato, delegacia regional de Livramento, Jânio Soares Lima, ouviu comentário que considera equivocado, na sessão do dia 29 da Câmara de Vereadores, referente a recursos do Fundeb destinado aos professores. Sobre o assunto, nos enviou os seguintes esclarecimentos:

Na sessão, foram lidos ofícios do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e TCM (Tribunal de Contas dos Municípios), respondendo solicitação do Legislativo Municipal, sobre complementação da União ao Fundeb, em atenção a pedido dos docentes de interferência da Casa, para que o Poder Executivo procedesse ao rateio dos recursos específicos repassados pelo MEC.

Segundo a APLB, o vereador Jorge Lessa (“Caiau”) foi infeliz ao afirmar que o vereador Paulo Lessa tinha razão, ao entender que o rateio é feito no final do ano, se houver sobra. “Nós, da APLB, também sabemos disso mais que ninguém, pois o Sindicato acompanha a distribuição de todos os recursos repassados pelo MEC aos municípios”.

“Todavia, gostaria de alertar os vereadores para o teor da solicitação ao FNDE e ao MEC e indagar se eles conhecem a Portaria 344, de 24.04.2013, pois o que os professores reivindicam do Poder Público Municipal é o rateio da redistribuição da complementação da União ao Fundeb de 2012, referente ao 3º decêndio, destinado à integralização do Piso Salarial Profissional Nacional”.

“Pela citada portaria, não está sendo questionada a complementação da União ao Fundeb do Município. As palavras acima em vermelho interpretam bem a Portaria 344. Ou seja, os recursos são do exercício de 2012 e já foram distribuídos pelo Banco do Brasil, dia 30.04.2013. Quem vai dizer se o Executivo tem razão ou não é o Ministério Público, em audiência dia 10 deste, às 8h”.

Clique aqui e veja a íntegra da nota de esclarecimento do Sindicato>>


Campeonato Rural – 02.12.2013

Monteiro sai na frente ao
derrotar Barrinha por 2 x 0

 

A equipe do povoado de Monteiro saiu na frente na decisão do título do Campeonato Rural de futebol, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Ontem, dia 1, no primeiro jogo da final, derrotou o time da Barrinha, por 2 x 0, no Estádio Municipal Dr. Edilson Ponte, na sede do município.

No segundo jogo, próximo dia 8, terá a vantagem de poder perder até por 1 x 0, para ficar com o título. O próximo jogo será a continuidade do primeiro e, se houver empate, a disputa será por pênaltis. Os meninos da Barrinha precisarão de muita concentração e calma para reverter a desvantagem.

Na disputa do 3º lugar, Matinha e Monte Oliveira empataram em 0 x 0 e a decisão também ficou para o próximo dia 8. O estádio ficou lotado, ontem, tida como uma das maiores lotações da sua história. Até o prefeito Paulo Azevedo prestigiou o evento, organizado pela Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer.