Comentário – 28.05.2016

Um vídeo arrasador!

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Não é para aplaudir, mas tão pouco ignorar, o vídeo postado nos grupos de WhatsApp, onde o ex-prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, Emerson Leal, na campanha eleitoral de 2004, verbera impiedosamente contra o colega e então opositor, hoje parceiro, Carlos Batista.

Dr. Emerson Osório Pimental Leal

Dr. Carlos Roberto Souto Batista

Digo não aplaudir porque, tudo indica, fora exumado do Youtube por alguém de outra facção política. E, nas atuais circunstâncias pré-eleitorais, é razoável deduzir que não houve bons propósitos, mas tão só a intenção de golpear o adversário, abaixo da cintura.

O conteúdo do vídeo é arrasador, sob todos os ângulos em que seja analisado. Nele, Emerson Leal, então prefeito, apoiando Paulo Azevedo como seu sucessor, refere-se a um procedimento cirúrgico, do qual participou, em que o Dr. Carlos Batista atuou como anestesista.

Do alto do palanque, citando o nome da paciente, Emerson fez revelações que deveriam estar protegidas pelo sigilo profissional e pela ética médica. Metodicamente, denuncia que Carlos Batista foi o culpado pela intercorrência, na cirurgia, que deixou a paciente paralítica.

O horror da postagem só encontra paralelo na dor da vítima e sua família. Tanto o verberar do conhecido Priquitão quanto a atual exumação do assunto, igualmente com fins eleitoreiros, ilustram a face repulsiva da prática política em Livramento. Um triste exemplo para nossa juventude!

A tropa de choque de Emerson Leal saiu a campo para minimizar possíveis estragos em sua atual pré-campanha. Coube ao seu mais fiel escudeiro, Paulo Roberto Lessa Pereira, presidente da Câmara de Vereadores, a missão de gravar um áudio de repúdio à postagem.

Diz-se profundamente indignado com o que chamou de tentativa de denegrir os dois veteranos líderes políticos. Mas, na verdade, implicitamente, o vereador acaba reconhecendo o caráter repugnante do conteúdo do vídeo, ao admitir haver nele potencial maculatório.

Clique aqui para ver o vídeo e ouvir o áudio acima referidos

 

Educação – 26.05.2016

D. Tina ensina história
e estimula criatividade

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Alunos dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, da Escola Dona Tina, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, visitaram a memória de suas famílias, para contar a própria história da sociedade, através de fotografias, objetos antigos e dramatizações, mostrados em evento no último dia 23.

Fez parte do projeto Toda memória tem uma história, coordenado pelas professoras Eliene Araújo, Kelly Santos e Kilza Trindade. A iniciativa integra a pauta do programa Olimpíada de Língua Portuguesa, Escrevendo o Futuro, do Ministério da Educação, edição 2016.
Houve apresentações das estudantes Caroline Santos, Karollynne Castro, Andriele Silva, Júlia Santos e Vitória Cotrim. A professora Kilza Trindade leu um poema de sua autoria em homenagem a Livramento (veja link no rodapé). No cerimonial, atuou a professora Patrícia Meira.

Foram mostrados objetos antigos, que um dia lideraram o avanço tecnológico, como receptores de rádio, ferro de passar, fitas cassetes, máquinas de costura, cédulas, moedas, lamparinas, radiolas, monóculos, mimeógrafo, disquetes etc. Teve até um genuflexório.

Segundo as coordenadoras, “visitar as histórias familiares nos faz entender melhor o passado e nos projetarmos para o futuro” e que “é bom refletirmos sobre a importância que tem objetos, fotografias, que formam a história de uma família, de uma comunidade, de um lugar, caracterizando seu modo de viver”.

MEMÓRIA LITERÁRIA

A veterana professora Márcia Oliveira, diretora da APLB-Sindicato e especialmente convidada para o evento, encantou a criançada com sua experiência e gostosas reminiscências literárias, acumuladas em anos de ensino de Literatura e Língua Portuguesa.

Passeou com os meninos por agradáveis e emocionantes cenários do imaginário das obras de José Mauro de Vasconcelos (Meu Pé de Laranja Lima), Monteiro Lobato (O Sítio do Pica-Pau Amarelo), Cecília Meireles, Mário Quintana e Vinicius de Moraes.

Ao final, homenageou os professores, cantando “Saudade da Professorinha” (Ataulfo Alves/Mário Lago) e doando para a biblioteca da escola um livro de poemas de Mario Quintana.

Clique aqui para ver mais fotos>>

Clique aqui para ler Livramento, Terra Mãe da Bahia, por Kilza Trindade>>

 

Política – 23.05.2016

Assédio a Ricardinho
na Vila de Iguatemi

 

Gerardo Júnior, Paulo Azevedo e Ricardinho

Raimundo Marinho

Jornalista

O pré-candidato a prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, pela coligação Rede, PC do B e PPL, foi um dos mais assediados, domingo, na Vila de Iguatemi, na festa em louvor à padroeira Santa Rita de Cássia.

O principal assédio foi dos próprios seguidores e simpatizantes, que o cumprimentavam e aplaudiam pela decisão de se candidatar. Mas o que mais gerou comentários foi o cerco de lideranças da situação.

Ele recebeu um convite para almoçar com o vereador Aparecido Lima (Cidão). No entanto, preferiu almoçar, com todo seu grupo, na casa do correligionário Werley Freire. Fez a visita a Cidão depois.

Almoço de Ricardinho com correligionários

A cordialidade de Ricardinho em cumprimentar e conversar com quem se encontrava, incluindo o prefeito Paulo Azevedo e o vice Gerardo Junior, chegou a ser erroneamente interpretada como acordo político/eleitoral.

Os equívocos levaram o diretor do núcleo municipal da Rede, Jânio Soares Lima, a sair para explicar que a posição do pré-candidato é a mesma dita na entrevista coletiva, em que oficializou sua pré-candidatura.

Ou seja, “dialogará com qualquer partido ou grupo que esteja de acordo com o programa de governo e com o projeto político para Livramento, defendidos pela Rede, PC do B e PPL”.

O dia em louvor a Santa Rita teve também a presença de outra liderança política forte de Livramento, o Dr. Emerson Leal, que compareceu com seu grupo de apoio, mas sem o novo aliado Carlos Batista.

Pré-candidato Emerson Leal, dissidente da situação, e seu grupo, na Vila de Iguatemi

 

Política – 22.05.2016

PPL inaugura sua sede em
Livramento e prega união

 

Raimundo Marinho

Jornalista

O domingo político, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, dividiu-se entre a festa da padroeira, Santa Rita, na Vila de Iguatemi, e a inauguração da sede do Partido da Pátria Livre (PPL), do ex-vice-prefeito João Cambuí.

Em Iguatemi, missa, abraços eleitoreiros, comilanças, visitas dos pré-candidatos a prefeito e a vereador, com fotos que já estão gerando comentários nas redes sociais.

Fiquei, porém, na inauguração da sede do PPL (Av. Presidente Vargas, trecho da Praça Coronel Zezinho Tanajura). A recepção, seguida de almoço, foi na residência de João Cambuí.

Presentes os dirigentes da Executiva Estadual do partido, Ubiraci Dantas Oliveira e Marcelo Siqueira Barreto, além da principal liderança da legenda na Bahia, Célia Sacramento, vice-prefeita de Salvador.

O partido reuniu, ainda, o vereador de Guanambi, José Carlos Lélis (Latinha), que organizou a vinda do PPL para Livramento, juntamente com João Cambuí. E muitos filiados e amigos de João Cambuí.

Compareceu, ainda, o pré-candidato a prefeito pela coligação Rede, PPL e PC do B, José Ricardo Assunção Ribeiro (Ricardinho), junto com o diretor do Elo municipal da Rede, Jânio Lima, e o representante do PC do B, Zifa Neto.

CONVERGÊNCIA DE PROPOSTAS

Nas falas, foi destacada a convergência das três legendas por uma eleição limpa e projetos político e de gestão para Livramento livres da corrupção que vem sendo protagonizada pela chamada “política velha”.

Deu-se ênfase à necessidade de ações voltadas ao bem-estar das pessoas, à sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Ricardinho falou da importância da união para se lutar pelo melhor para Livramento.

 Jânio Lima lembrou a necessidade de se pensar nas carências do município. Zeferino Neto registrou a leveza do grupo e pediu o combate à política velha. Tatiane (PPL/Rio de Contas) quer trazer os jovens para a política.

A vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, salientou a união dos três partidos e disse ser necessário trabalhar pelo coletivo e promover o desenvolvimento das pessoas.

Marcelo Barreto destacou a união do grupo em Livramento. Ubiraci Oliveira disse: “nós confiamos nessa unidade de vocês”. João Cambuí, encerrou: “teremos um projeto voltado para a população, o que ninguém fez ainda”.

 

 

Festa beneficente – 22.05.2016

Leilão em favor da CAASE

 

Raimundo Marinho

Jornalista

 

A Associação dos Moradores do Recreio, Enforcado, Rua do Fogo, Rua do Areião, Valérios, no entorno da cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, promoverá, dia 28, sábado, festa beneficente em favor da CAASE (Casa de Apoio Amigos da Saúde), na quadra da Rua do Areião, a partir das 20h.

A entidade acolhe, gratuitamente, pacientes em tratamento no Hospital do Câncer de Barretos (SP). Para tanto, mantém uma casa naquela cidade, custeada com doações voluntárias, sob a coordenação do casal Eduardo Tadeu (farmacêutico/bioquímico) e Sandra Regina (médica).

A festa constará de um leilão, com venda de mesas (R$30,00) e serviço de bar, sendo a renda revertida em favor da CAASE. Estacionamento grátis! Terá como atração musical os cantores Léo Moura e Lázaro Jacarine.

(Contatos: Carlos Aguiar – 77 99990-4334 e Joanina – 77 99963-5604)

 

Política – 21.05.2016

Rede forma pré-candidatos
a vereador em Livramento

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Os membros do Núcleo Vivo da Rede Sustentabilidade, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, reuniram-se, hoje, pela primeira vez, com a presença do pré-candidato a prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro (Ricardinho).

O encontro interno, dirigido pelo coordenador de organização do Elo Estadual, José Itamário Oliveira, tratou da formação dos filiados dispostos a se candidatarem a vereador nas eleições deste ano.

José Itamário falou das propostas e estratégias do partido, que inclui a participação na eleição municipal, a primeira do partido, cuja principal liderança nacional é a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva.

As estratégias constam de trabalho e esforço constantes por uma política limpa e uma gestão pública focada no bem-estar das pessoas e preservação do meio ambiente, incluindo o cuidado com os outros animais.

Isso significa adoção de um modelo político e de desenvolvimento socioeconômico saudável, com sustentabilidade, respeito à ética, combate à corrupção e sem destruir o espaço onde vivemos.

O coordenador do Núcleo Vivo em Livramento, Jânio Soares Lima, disse que a reunião foi muito proveitosa, sendo traçadas as bases de atuação da Rede no município, que terá um moderno plano de gestão governamental.

INAUGURAÇÃO O Partido da Pátria Livra (PPL), que faz parte do grupo da Rede, juntamente com o PC do B, instala-se oficialmente em Livramento, neste domingo (22), durante recepção prevista para as 9h30min., na residência do presidente do diretório municipal, João Cambuí (Av. Nelson Leal, 841).

 

 

Respostas – 20.05.2016

Júnior: “só mandei um ofício”
Carlão: “não agi com dolo”

 

Raimundo Marinho

Jornalista

O vice-prefeito Gerardo Azevedo Júnior, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, nos contatou para explicar que não é réu na ação penal movida pelo Ministério Público Federal, na Subseção Judiciária da Justiça Federal de Guanambi, contra envolvidos na chamada “Máfia das Ambulâncias”.

Gerardo Azevedo Júnior

De fato, conforme cópia da denúncia, reproduzida neste site, em postagem anterior, Gerardo Júnior só figura na ação civil pública, que tramita no mesmo Juízo, sob a acusação de improbidade administrativa.

Para o MPF, no entanto, ele “acedeu às determinações do Prefeito, tendo sido o responsável por solicitar a realização de duas licitações, indicando valores e contribuindo para a consecução da fraude”.

Em nota à imprensa, referindo-se à matéria divulgada pelo site do Ministério Público Federal, Júnior afirma que “como titular da Secretaria de Saúde, nunca participei de qualquer licitação, pois todos os processos eram feitos a nível central”.

E que “em todo o processo ao qual fui citado, o que existe com relação a minha pessoa é um ofício que expedi solicitando a compra de uma ambulância semi-uti e um carro popular para o PSF”, pois “o município não comportava UTI móvel, segundo normas do Ministério da Saúde”.

Carlos Roberto Souta Batista

Já o ex-prefeito Carlos Batista, arrolado na ação civil pública e na ação penal do MPF, também em nota, afirma que “não agi com dolo ou má fé”. Segundo os processos, ele “exerceu papel proeminente para a realização dos ilícitos” e sua participação “foi determinante para que houvesse o fracionamento ilícito da licitação”.

Mas o ex-prefeito discorda, dizendo, entre outras coisas, que “durante todos os 8 anos em que fui Prefeito de Livramento sempre agi de forma transparente, honesta e visando o engrandecimento da cidade, muitas vezes com grandes sacrifícios de minha vida privada e de minha família”.

Nem Gerardo Júnior nem Carlos Batista disponibilizaram as peças de defesa que apresentaram à Justiça Federal.

Clique aqui para ler, na íntegra, as notas distribuídas à imprensa>>

 

Fraude quilombola – 19.05.2016

MP abre investigação contra
12 estudantes de Livramento

 

Raimundo Marinho

Jornalista

O promotor de Justiça Substituto de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, Millen Castro Medeiros de Moura, abriu investigação criminal (Procedimento nº 703.0.73535/2016) para apurar suspeita de fraude no acesso a vagas em faculdades públicas reservadas a moradores de comunidades quilombolas.

O alvo são 12 estudantes livramentenses que ingressaram, principalmente, na UEFS, UESC, UESB e UFBA, entre os anos de 2011 e 2015. O MP já solicitou às faculdades a relação de todos que se matricularam nas ditas instituições, naquele período, dizendo-se remanescentes de quilombos.

Foram solicitadas, também, cópias das fichas cadastrais de cada um e dos respectivos atestados que lhes habilitaram ao sistema de cotas, envolvendo os municípios de Dom Basílio e Livramento. (Omitimos os nomes dos estudantes por ainda não terem se manifestado no processo).

Será investigado se houve ou não crimes de falsidade ideológica e uso de documento falso. O promotor baseou-se em denúncia anônima, recebida, por via eletrônica, pela Promotoria Regional de Brumado.

A situação assemelha-se à de Maiara Aparecida Oliveira Freire, condenada pela Justiça Criminal de Vitória da Conquista-BA, em março último, por usar atestado falso de uma entidade quilombola de Livramento, sediada no povoado de Rocinha.

 

 

Política – 18.05.2016

Ricardinho afirma que
está pronto para desafios

 

Raimundo Marinho

Jornalista

O fruticultor José Ricardo Assunção Ribeiro (Ricardinho), na coletiva de imprensa, ontem (17), falou, pela primeira vez, que é pré-candidato às eleições de prefeito, este ano, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

Enquanto toda expectativa era de perguntas sobre estratégias políticas, acordos, coligações, apoios etc., o radialista Patrick Cassiano (Portal FM/Livramento Hoje) surpreendeu com uma pergunta diferente.

José Assunção Ribeiro: eleição com
campanha limpa

Quis saber por que Ricardinho, estando tranquilo em sua casa, com a família, voltado para seus negócios e sendo um empresário bem-sucedido, iria entrar na política? A resposta foi, igualmente surpreendente:

“Eu não vejo a política para melhorar de vida, como questão financeira. Vejo a política pensando nos outros. Como você falou, estou em minha casa tranquilo, mas tem muitas pessoas que me procuram e não estão tranquilas”.

“Estou em minha casa e muitas pessoas me procuram com questões de saúde, com o filho com problemas, e não têm condições de ser feito tratamento aqui, e precisam ir para São Paulo”.

Ricardinho tirou dúvidas, deu esclarecimentos e disse que tem consciência dos muitos desafios que terá, num eventual governo seu.

Um dos desafios seria governar um município com poucos recursos próprios, mas assegurou que “se eleito, vou administrar com os recursos que tiver, um bom administrador se mostra nas dificuldades”.

CAMPANHA SEM TOMA LÁ DÁ CÁ - Explicou que nunca publicou que era ou que não seria pré-candidato: “Estou dizendo, hoje, aqui, pela primeira vez, que sou pré-candidato”. Mas admitiu que chegou a pensar em não participar da eleição.

Todavia, “houve um clamor popular, o povo pedindo, as pessoas me ligando, da zona rural, de todos os lugares, da cidade”. E, ao ouvir a ideia dos partidos que o apoiam (PC do B, PPL e Rede), disse que, “se for para fazer uma campanha limpa, de forma legal, sem o toma lá dá cá”, que topava.  

Sobre o motivo pelo qual o ex-prefeito Carlos Batista disse ter deixado o grupo, Ricardinho explicou: “Eu não deixei Carlão, ele é meu amigo, mas ele tomou a posição de apoiar outro candidato. Foi decisão dele, não do grupo”.

Disse que o grupo tem um projeto político e “num eventual governo nosso, temos de trabalhar em todas as áreas, mas existem áreas que tem de se dar atenção especial, como saúde, educação e infraestrutura”.

Citou a necessidade de se cuidar das estradas, para facilitar o escoamento da produção agrícola e circulação da população: “não se pode, por exemplo, gastar duas horas de Iguatemi à sede do município”.

Salientou que “Temos que fortalecer a agricultura, o fruticultor, para gerar emprego e renda. Nosso município, há 20 anos, era referência na região, hoje não é mais. Temos de resgatar isso, resgatar a força de Livramento na região”.

Disse que faltam investimentos federais e estaduais em projetos que assegurem a convivência da população com os efeitos da seca: “são investimentos simples, como os poços no leito de riachos e barragens subterrâneas” de Quixeramobim, no Ceará.

E deixou claro que dialogará com qualquer partido ou grupo que esteja de acordo com esse programa de governo e com esse projeto político para Livramento, defendidos pela Rede, PC do B e PPL.

Além de repórteres, compareceram muitos amigos e simpatizantes da candidatura de Ricardinho

 

Mau exemplo – 17.05.2016

Caciques políticos são
processados por corrupção

Dois ex-prefeitos e um vice-prefeito de Livramento respondem a processos na Justiça Federal por improbidade administrativa

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Emerson Leal, Carlos Batista e Gerardo Júnior: nas barras da Justiça

O resultado das investigações, coordenadas pela Procuradoria Geral da República, para apurar a atuação da chamada “Máfia dos Sanguessuga”, acusada de desvios de recursos públicos, em bem articulado esquema de fraudes em licitações, gerou duas ações civis públicas e uma ação penal contra envolvidos nos crimes, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

Segundo a Procuradoria, estão envolvidos o ex-prefeito Carlos Roberto Souto Batista; o ex-secretário da Saúde, hoje vice-prefeito Gerardo Azevedo Júnior; e os então membros da Comissão de Licitação Luiz Antônio Ferreira Castro, Gilton Hipólito Lima Rodrigues e Elaide Lúcia Dourado Santos.

Respondem por improbidade administrativa e responsabilidade criminal. Conforme divulgado, esta semana, pelo site do Ministério Público Federal, o juiz da Subseção Judiciária da Justiça Federal de Guanambi, onde tramitam as ações, decretou, liminarmente, a indisponibilidade dos bens dos réus.

Informa o site que todos são acusados de participar do desvio de verbas destinadas à compra de uma unidade móvel de saúde e de utensílios hospitalares, por meio do fracionamento indevido e simulação de licitações, da falsificação de documentos e superfaturamento, operado pela máfia.

Com esses processos, o ex-prefeito Carlos Batista iguala-se ao ex-prefeito Emerson Leal, também processado na Justiça Federal de Guanambi, por improbidade administrativa, conforme processo nº 2008.33.09,000816-6.

Apesar disso, Emerson Leal e Gerardo Júnior são pré-candidatos a prefeito, declarados, nas eleições deste ano.

Para saber detalhes do caso e dos processos acima citados, clique nos links abaixo:

1 - http://www.mpf.mp.br/ba/sala-de-imprensa/noticias-ba/justica-determina-bloqueio-de-bens-do-ex-prefeito-de-livramento-de-nossa-senhora-ba-apos-pedido-do-mpf

2 - http://www.mpf.mp.br/ba/sala-de-imprensa/docs/acp-ia-nucleo-ex-prefeito-e-servidores-publicos_5907-30-2015-4-01-3309.pdf

3 - http://www.mpf.mp.br/ba/sala-de-imprensa/docs/acao-penal_-1265-77-2016-4-01-3309.pdf

4 - http://www.mpf.mp.br/ba/sala-de-imprensa/docs/acp-ia-nucleo-parlamentar-e-particular_5931-58-2015-4-01-3309.pdf

5 - http://www.mandacarudaserra.com.br/arquivo/2013/fevereiro.html#menson

 

Demissões na prefeitura – 15.05.2016

Caneta monstro trucida
ex-aliados do prefeito!

 

Paulo Azevedo & Emerson Leal: no começo era assim!

Raimundo Marinho

Jornalista

No último ano de gestão, o prefeito Paulo Azevedo, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, não tem poupado sua caneta persecutória. Varre do quadro de pessoal da prefeitura todos os nomeados por indicação do agora desafeto Emerson Leal, o Priquitão, que qualificou os atos de “perseguição infame”.

O Priquitão evitou a palavra “monstro”, como qualificava o alcaide, mas é o tal mostrando os dentes. Só nos últimos 30 dias, foram mais de 20 exonerados, entre eles, Roberto Tadeu Osório Pimentel Leal (irmão do ex-prefeito); Nelson José Tanajura Leal e Ângela Aguiar Leal (sobrinhos).

Também foi demitido, último dia 10, o jornalista Yonélio Almeida Sayd, da Diretoria de Cultura da Secretaria da Educação, indicação do vereador Paulo Lessa, veterano escudeiro de Emerson Leal. Segundo o Priquitão, esses e outros “companheiros” ajudaram a eleger o atual prefeito.

“Essas pessoas participaram da campanha. Tomaram sol e tomaram poeira. Ajudaram a elegê-lo”, afirmou em seu recente discurso no Clube Caiçara, num reconhecimento explícito de que as nomeações foram para pagar, de forma improba, pelo voto e o trabalho na campanha eleitoral.

Portanto, uma confissão de uso ilícito da máquina pública, da mesma forma quando admitiu que precisaria da prefeitura nas eleições deste ano, ao afirmar que “... se adoece alguém, nós podemos pedir o socorro à prefeitura. Se tem alguma coisa urgente, nós podemos solicitar e recorrer à prefeitura”.

CONCURSO PÚBLICO – Não são apenas exonerações, o prefeito também vai admitir. Para tanto, já anunciou a realização de dois concursos públicos, conforme dois editais publicados, com o mesmo número (01/2016), no Diário Eletrônico do Município, dia 13 deste mês. São 37 vagas, para contratações temporárias, distribuídas em 12 cargos, de cozinheiro (R$880,00) a clínico geral (R$5.000); e 587 vagas, para nomeações efetivas, em 93 cargos, de coveiro (R$880,00) a cirurgião geral (R$9.000,00).

 

Homenagem – 08.05.2016

Oi, mãe!

Márcia Oliveira

Professora

Ela nasceu sabendo que a saudade existia. Não conheceu o olhar afetivo e doce que só as mães podem oferecer a um filho. Não sentiu o cheiro que vem do colo materno, convidando para um ninar inesquecível! Nunca soube quão doce e terna é a voz daquela que lhe deu a vida, a chamar-lhe de filha.

Clique aqui e continue lendo>>

 

Política – 08.05.2016

Definido, Ricardinho é o
pré-candidato da oposição

 

Ricardinho: confirmada pré-candidatura (foto da Web)

Raimundo Marinho

Jornalista

Está confirmado! José Ricardo Assunção Ribeiro (Ricardinho), do partido Rede Sustentabilidade, será candidato a prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, pelo grupo de oposição, nas eleições deste ano. O anúncio oficial será feito no decorrer desta semana, pelo próprio pré-candidato, que passa o Dias das Mães com sua genitora, em Salvador.

O presidente do Elo Municipal da Rede Sustentabilidade, Jânio Soares Lima, também integrante do Elo Estadual, disse que já esperava por esse desfecho, uma vez que, segundo ele, “vem sendo grande o assédio popular para que Ricardinho fosse candidato e estamos felizes por ele ter topado o desafio”.

Jânio garante que o fruticultor Ricardinho “tem apoio irrestrito, não só da Rede Sustentabilidade, mas também dos outros partidos que hoje formam o grupo de oposição: Partido Comunista do Brasil (PC do B), presidido pelo professor Jerry Lima, e Partido da Pátria Livre (PPL), sob comando do ex-vice-prefeito João Cambuí”.

Sobre o que muda, em sua opinião, no quadro político-eleitoral de Livramento, com a definição do candidato da oposição, Jânio Lima afirmou que “não haverá nada espetacular, haverá exatamente a mudança que a maioria da população mais esperava, que é ter um candidato sereno, capaz, equilibrado, estável e bem pontuado nas pesquisas”.

Acrescentou que “os eleitores se cansaram da política velha e estão confiantes que os postulados dos três partidos serão muito bem administrados e aplicados por Ricardinho, que tem demonstrado muita sensibilidade e empenho em buscar solução para as urgentes demandas da nossa comunidade”.

 

Política – 08.05.2016

Emerson reúne grupo
e critica Paulo Azevedo

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Reunidos no Caiçara, líderes dissidentes da situação centraram fogo no prefeito Paulo Azevedo
(foto: rede WhatsApp)

O ex-prefeito Emerson Leal, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, promoveu, neste sábado (7), ao lado do filho e deputado estadual Nelson Leal (PSL), a primeira reunião pública ao lado do colega Carlos Batista, também ex-prefeito, antigo e ferrenho adversário, que deixou a oposição, dia 31 de março último, para aderir ao então grupo situacionista.

Do ato, no salão de festas do Clube de Campo Caiçara, além de seguidores dos dois ex-prefeitos, participaram convidados, entre eles, o deputado federal Sérgio Brito (PSD) e os estaduais Ivana Bastos (PSD) e José Rocha (PR).

As falas foram abertas por Nelson Leal, que destacou o surgimento, naquele ato, de um forte e novo grupo político em Livramento. Mas, tanto ele como os dois ex-prefeitos centraram críticas à gestão do prefeito Paulo Azevedo.

Emerson criticou o que chamou de “perseguição infame a companheiros”, perpetradada pelo prefeito contra quem teria ajudado a elegê-lo e agora demitidos dos cargos com que foram recompensados.

Disse ser necessário resgatar a decência e a dignidade do cargo de prefeito, segundo ele, perdidas pela atual administração. Ele e Carlos Batista deram justificativas para a união dos dois, após vários anos se digladiando.

Carlos Batista já admitiu que sofreu duras perseguições pessoais por parte de Emerson Leal, que, na eleição de 2012, ainda insinuou que o colega chefiava uma quadrilha que dizia ter se instalado na prefeitura.

Tudo isso e mais “mágoas e ressentimentos” foram considerados, pelos dois, nesse sábado, como “pequenas coisas” (Emerson) e “picuinhas políticas” (Carlos). Batista disse que a decisão foi difícil e culpou Ricardinho:

“Na hora que o candidato do meu partido decidiu que não iria continuar com sua candidatura, eu não tive dúvida que o melhor para Livramento, dos que ficaram no tabuleiro da sucessão, era representado pela pessoa da experiência, da atuação com firmeza, da presença de Emerson Leal, para o bem do município de Livramento”.

Clique aqui para ouvir as principais falas do evento>>

 

Política – 02.05.2016

Batata resgata a sensatez:
o que as pessoas vão dizer?

 

Raimundo Marinho

Jornalista

O vereador Paulo Lessa, presidente da Câmara de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, em áudio nos grupos de WhatsApp, anunciou uma bomba política para a sessão de 22 de abril, mas os edis enforcaram o único dia em que trabalham na semana, por conta do Dia de Tiradentes.

Ronilton Batata: o que vão dizer de nós?

E a tal bomba ficou para a sessão do último dia 29. Mas, na verdade, acabou soltando um reles traque. Afora seu conhecido vozeirão, talvez baixo, do lado agudo, em D2 ou G1, o conteúdo da fala foi de pura espuma.

Tem voz até agradável, mas o recheio é enganoso. Disse que, esta semana, com seu grupo – citou Márcio Alan, Joaquim da Silva, João Amorim e Zé de Vital - iniciará oposição ferrenha ao prefeito Paulo Azevedo.

Uma bobagem, pois o prefeito já os mandou às favas, há muito tempo, no zignal que deu no chefe Emerson Leal, dizendo que seu candidato será o vice Gerardo Junior, mesmo ninguém acreditando nisso.

Na verdade, Paulo Lessa está no mato sem cachorro. Nada do que fará vai servir para abalar o freezing Paulo Azevedo. A não ser bancar o kamikaze e revelar a sujeira que sabe está sob os tapetes da Prefeitura.

Ele e Emerson Leal criaram e subestimaram o monstro e não terão a máquina administrativa na campanha eleitoral. Assim, a candidatura do Dr. Emerson aterra. E vai piorar, se deixar o alcaide adotar Ricardinho primeiro.

Mas, na dita sessão da Câmara, o vereador Ronilton Carneiro Alves (Batata) resgatou a coerência e a sensatez, dizendo que vai continuar apoiando o prefeito, não importando quem seja seu candidato.

Pode ser Júnior, Erasmo ou Ricardinho, disse. E arrematou, sensatamente: passamos mais de três anos apoiando o prefeito, se formos, agora, fazer oposição a ele, o que as pessoas vão dizer de nós?

 

Política – 01.05.2016

Pré-campanha eleitoral sem
projeto para Livramento

 

Raimundo Marinho

Jornalista

O momento pré-eleitoral em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, revela-se de alta rotatividade de posições políticas, que beira à fraude, tantas são as indisfarçáveis tentativas de enganar o eleitor e em total desprezo para com as urgentes demandas da população.

Não deixa de ser triste, se considerarmos que entre os protagonistas do processo estão homens que, em tese, deveriam exibir experiência e conhecimento adequado da nossa realidade, como os ex-prefeitos, os quais, no entanto, parecem os mais “esquecidos”.

A cidade não tem mais sistema de tratamento de esgoto, o abastecimento de água é deficitário. Bairros em expansão como a Estocada tornaram-se um tormento para os moradores. Crescem as queixas contra a falta de iluminação pública. Sem falar no caos em que vivem as comunidades rurais.

O atendimento aos livramentenses no hospital, mantido pela Prefeitura, é uma vergonha. A unidade foi praticamente colocada à disposição da pré-candidatura a prefeito do médico Cristiano Azevedo, de Rio de Contas, irmão do nosso prefeito Paulo Azevedo.

Mas nada disso tem sensibilizado nossos pré-candidatos. Também não tem havido a reação devida dos prejudicados. Isso porque, num certo sentido, a sociedade é dominada pelos agenciadores de votos. E quem tem alguma voz, fica calado, as igrejas, por exemplo.

Evangelizar é também combater a corrupção, é denunciar os malfeitos que trazem tantos prejuízos coletivos. Prejuízos que trazem fome, que impedem o combate às doenças, que tira as oportunidades educacionais. E as aflições materiais atormentam o espírito.

Somos um município vibrante, de intensa atividade laborativa. É visível a criatividade dos nossos empreendedores, do pequeno ao grande negócio. Só não funcionam adequadamente os serviços públicos, porque gerenciados por políticos a quem talvez falte o espírito cristão.

 

 

Religião - 01.05.2016

Ordena-se diácono 49 anos
após desistir de ser padre

 

Raimundo Marinho

Jornalista

O ex-seminarista Eduardo Lessa Guimarães, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, que desistiu de ser padre, há 49 anos, quando terminou o seminário, agora resolve servir à Igreja como diácono permanente. Sua ordenação diaconal ocorreu dia 23 de abril, no Santuário de Fátima, anexo ao Colégio Antônio Vieira, em Salvador.

Vai atuar na Paróquia de Santa Rosa de Lima, bairro Costa Azul, onde mora, na capital baiana. Segundo seu relato, poderia ter se ordenado padre em 1967, mas desistiu, de última hora, alegando divergência com certas posições da Igreja, vigentes na época. Nesse mesmo ano foi ordenado seu colega Pedro Olímpio, hoje pároco aposentado de Paramirim (BA).

Explica que, após uma viagem para um curso no Chile, “tomando consciência de algumas questões da Igreja àquela época, não me senti seguro para o passo decisivo”. Uma dessas questões, segundo ele, era a posição contrária à limitação dos nascimentos, apesar de pregar a paternidade responsável.

Eduardo casou-se, em 1975, tem uma filha e um neto. Trabalhou como professor universitário e procurador jurídico da UNEB (Universidade do Estado da Bahia), onde se aposentou. Integrou os conselhos de Educação de Salvador e da Bahia. Hoje, é membro da Academia Baiana de Educação.

Na verdade, ele nunca se afastou da sua religião e afirma que, nesse momento da sua vida, vai colocar à disposição da Igreja o seu trabalho de católico fervoroso que sempre foi, levando os atos a cargo de um diácono a locais onde ainda não chegam ou chegam com alguma dificuldade, devido à pequena estrutura das paróquias. Experiência, por certo, não faltará ao professor Eduardo. Desejamos-lhe sucesso e boa sorte!

 

 

Homenagem – 01.05.2016

Secretários enaltecidos porque
teriam cumprido as obrigações

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Parabéns aos secretários municipais Sebastião Fernandes Oliveira (Educação), Ginaldo Matias Luz (Administração), Webster Meira Lima (Governo), Tácio Mota Machado (Saúde) e Fábio Silva Souza (Controladoria), da Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

Eles conseguiram a façanha de serem inusitadamente homenageados e enaltecidos, por, supostamente, terem cumprido as obrigações que os respectivos cargos lhes impõem, devidamente remunerados para isso, com nada desprezíveis R$6.012,70 por mês.

A homenagem foi uma medalha conferida pelo Instituto Tiradentes, criado em 2003 por um grupo de vereadores, na cidade de Viçosa (MG), que arrecada dinheiro com essas homenagens e com a realização de seminários, cujo público alvo são vereadores e gestores públicos.

Sebastião Oliveira, Ginaldo Luz, Webster Lima, Tácio Machado e Fábio Souza (fotos copiadas da web)

Os seminários, já na 101ª edição, têm bons palestrantes e temas pertinentes à administração municipal. A inscrição no último, o 100º, realizado dias 28 e 29 últimos, em hotel da aprazível praia de Atalaia, em Aracajú (SE), custou R$526,90 (até dia 20 de abril) e R$690,00 (até 28 de abril).

Mas as homenagens a gestores públicos são duvidosas, pois não foram divulgados os seus custos e os critérios de escolha. Pelo visto, no caso de Livramento, foram todos os secretários. Também não se divulgou as ações específicas e extraordinárias que justificaram as escolhas.

O secretário homenageado Sebastião Fernandes Oliveira chegou a confessar que o mérito não era dele, mas do coordenador de Cultura, jornalista Yonélio Sayd. Seria interessante que a prefeitura divulgasse a lista de todas as ações extraordinárias que justificaram o prêmio.