À espera do ídolo – 30.08.2011

Show de Daniel

É aguardado com muita expectativa o show do cantor sertanejo Daniel, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, próximo domingo, dia 4 de setembro, no Clube Tio Dedé, a partir das 18h, promovido pela empresária Janete Meira. José Daniel Camillo canta desde menino e é um dos artistas mais populares do Brasil. Em 1980, formou dupla com José Henrique dos Reis, o João Paulo, gravando o primeiro disco em 1985. João Paulo, com quem tinha grande amizade, foi agregado da fazenda do pai de Daniel. Em 1987, no começo da fama, morreu em acidente de carro, na Rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo. Mesmo após o triste acontecimento, Daniel continuou cantando, sendo, hoje, um dos mais festejados ídolos da música sertaneja do país.

 

Comentário – 29.08.2011

Nossa cidade estocada

Por Raimundo Marinho, jornalista

Conforme amplamente divulgado, principalmente pelo site local L12.com.br, a cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, foi acordada e sacudida, na última sexta-feira, dia 26, por verdadeiro aparato de guerra. Tratou-se de ação ambiguamente batizada pelo nome de “Operação Estocada”, executada por policiais civis e militares, levando moradores a imaginar que estavam acordando em Trípoli, na tumultuada e atormentada Líbia de Muamar Kadafi.

Segundo o L12, a ação contou com, pelo menos, 35 viaturas e 200 homens, envolvendo a elite policial, civil e militar, de Vitória da Conquista, Brumado, Livramento e outras cidades da região. Estariam cumprindo 49 mandados de prisão, expedidos pela Justiça local, e que 12 pessoas foram presas, suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas e outros crimes. Uma delas foi morta, supostamente “em confronto com a polícia”, jargão costumeiramente usado para justificar mortes em tais situações.

Divulgou-se, ainda, a apreensão de duas armas de fogo, certa quantidade de drogas ilícitas, entre elas maconha, cocaína, oxi e crack, algum dinheiro, motocicleta e outros objetos que teriam origem criminosa. Mesmo aparentando não ter avaliado, detidamente, os resultados, que podem ser considerados pífios, ante a grandeza policial mobilizada, a população reagiu favoravelmente, dando parabéns aos policiais. Isso é o que se ouve nas ruas e pode ser lido nos espaços do leitor da mídia eletrônica.

Muitos depoimentos concordam que os resultados não fizeram jus ao barulho produzido, dizendo, por exemplo, que a pessoa morta pela polícia era inocente e que, entre os presos, só havia os “peixes pequenos” da criminalidade local. Um internauta chegou escrever, no L12, por exemplo, que a polícia mentiu, ao dizer que Adailton [Adailton Miranda da Silva, 31 anos] fora morto em confronto, pois, na verdade, estaria em casa, com a família, era inocente e tinha problemas mentais.

De qualquer maneira, a maioria da população apoiou e até vibrou com a ação das polícias civil e militar, que, de resto, se fazia necessária, considerando que Livramento se tornou uma terra sem comando, proliferando o sentimento de que todo mundo pode fazer o que bem entender, a começar pela obstrução de ruas e calçadas, com entulhos e obras, desordem no trânsito e outros desmandos. É justamente em ambientes assim, sem qualquer autoridade, que impera a ilegalidade e se instala e viceja a criminalidade.

Dissemos ambíguo o nome “operação estocada”, tanto pelo que poderia ter sido o objetivo dos operadores, agindo no bairro Estocada, tido como um dos focos do tráfico, como também pelo que resultou de impacto na população. Pois, conforme o dicionário, a palavra “estocada” significa “golpe a ponta de espada ou florete”, “surpresa desagradável” ou, ainda, “astúcia para causar dano”. Em resumo, essa é a noção que, de certo modo, domina o sentimento dos moradores.

Nos depoimentos dos sites, lêem-se, ainda, afirmações de que nossa cidade é bela e pacata, ou era. Para nós, pacata até demais! A ponto de não dar a mínima para as audiências públicas, destinadas a discutir problemas graves, com segurança e gastos públicos. Tão pacata que não reage ao lançamento proposital de dejetos sanitários em sua bela cachoeira; que considera normal e até solta foguetes pela permanência no cargo de prefeito cassado pela Justiça, pela prática de ilicitudes; que torce pela volta de ex-prefeito acusado de improbidade administrativa.

Não poderia haver caldo de cultura melhor para se proliferar a criminalidade, pois somos muito pacatos! Tanto que não nos incomoda ver nossos rios mortos; nossa lavoura envenenada. Nem ver a utilização privada, predatória e criminosa dos nossos recursos hídricos. Não nos incomoda saber que, todos os anos, nossa Câmara de Vereadores entrega verdadeiros cheques em branco, disfarçados de leis orçamentárias, para o gestor municipal. Só em 2011, o valor desse “cheque” foi de R$47 milhões, que, multiplicado por oito anos de mandato, dariam R$376 milhões, sem nunca questionar onde são gastos.

Tão pacatos, que não se viu nada demais, quando os chefes de polícia deixaram claro, em audiência pública, que seus órgãos não tinham a mínima condição de atender à população. Então, veio o doloroso tratamento de choque, em resposta aligeirada do governo de Jaques Wagner às estatísticas nacionais, dando conta de que a Bahia é líder em criminalidade, que uma das razões seria a sua interiorização.

Seja como for, ficou evidente que os recursos existem, que os equipamentos existem, que a estrutura existe. Só falta o querer e esse “querer” costuma ser diretamente proporcional ao grau de “pacatez” e à capacidade de indignação da comunidade, que se revela muito baixo entre os moradores de Livramento de Nossa Senhora.

Em todo agrupamento social é assim, há duas leis em confronto, a “lei legal”, regida pelo interesse público, e a “lei bandida”, editada pelos escroques. Ou seja, o mal contra o bem. Triste é a sociedade onde o que prevalece é a lei bandida. Mais triste, ainda, aquela onde se torna difícil a distinção entre as duas. Vamos evitar que Livramento chegue a esse ponto!

Foto copiada de L12.com.br, creditada a Lucas Souza

Palestra – 29.08.2011

Saúde mental

Você tem mania de lavar as mãos toda hora, tem medo de passar por baixo de escadas, acha que está sendo perseguido, treme as mãos, tem um bolo subindo e descendo dentro do seu peito, só quer ficar isolado, tem baixa estima? Enfim, você possui algo que não é normal na maioria das pessoas? Então, fique alerta! Você pode está com alguma forma de transtorno psíquico ou mesmo de doença mental. Clique aqui para ler matéria sobre palestra do Dr. Wanderley Guedes Ribeiro (foto), para os profissionais de saúde do município.

 

 

Artigo – 29.08.2011

Operação policial

Clique aqui para ler comentário do professor Josemar Silva, da rede estadual de ensino, em opinião pessoal, sobre a recente operação policial realizada em Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

 

Educação – 27.08.2011

Servidores se mobilizam e
analisam Plano de Carreira

Os servidores não se intimidaram e lotaram o Centro Paroquial, durante a mobilização convocada pelo Sindicato

Os servidores municipais da educação de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, estiveram mobilizados por dois dias, 25 e 26 deste mês, estudando e reivindicando mais atenção para com o projeto de lei contendo o Plano de Carreira da categoria, que se encontrava engavetado, desde 2009, na Secretaria Municipal de Educação. Segundo o presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação do município, Givanildo Rocha Oliveira, a classe se cansou de ser tratada com descaso e resolveu exercitar sua capacidade de indignação.

Givanildo: luta pela valorização dos servidores da Educação

Acrescenta que “bastou o movimento ser anunciado para o texto do projeto ser protocolado, às pressas, na Câmara de Vereadores, pela Secretaria da Educação, um dia antes da mobilização, mas cheio de falhas e omissões”. Disse que a mobilização foi “em prol de melhorias nas condições de trabalho e valorização do magistério público municipal e estudo do Plano de Cargos e Salários da categoria”.

Ele informou que “o projeto, elaborado pelo Executivo, dispõe sobre o regime de trabalho dos servidores da educação do município, nos termos das leis federais nº 9.394/1996 (Diretrizes e Bases da Educação), nº 11.494/2007 (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização do Magistério), nº 11.738/2008 (Piso Nacional de Remuneração do Professor), além da Lei Municipal 844/1991 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Livramento)”.

Mas ressalvou que, “infelizmente, o projeto ainda não contempla os asseios dos servidores e, nesses dois dias de mobilização, foram discutidas e aprovadas as alterações que o Sindicato apresentará ao Poder Legislativo”, lembrando que “até erros gramaticais e de redação foram encontrados”.

FUTURO DA EDUCAÇÃO EM JOGO

Givanildo disse que estava “eufórico e feliz com o resultado dos dois dias históricos vividos pelo Sindicado e os profissionais da educação municipal, com a mobilização inédita”. Para ele, “a vida dos que se dedicam à educação e o próprio futuro da Educação, no município, é que estão sendo decididos nesse projeto de lei”. Afirmou que “ele deve proporcionar segurança e dignidade aos servidores e garantir a qualidade da educação e de ensino à nossa juventude, que só é possível com profissionais satisfeitos, seguros e bem qualificados”.

Acrescentou que “o Plano de Carreira, defendido, há anos, pelo Sindicato, além de consolidar a aplicação do piso salarial, agora estabelecido em lei federal, assegura o crescimento profissional dos servidores, tanto pelo fator tempo dedicado à Educação, quando pelo aprimoramento, através da qualificação em cursos de especialização e pós-graduação”.

O líder sindical criticou duramente, de forma irônica, a posição da Secretaria da Educação, que, segundo ele, tentou abafar e esvaziar um movimento, previamente anunciado, legal e ordeiro. Denunciou e repudiou as ameaças feitas aos docentes, inclusive de fazer desconto nos salários. Mas destacou a firmeza dos profissionais, durante a mobilização, que não deixaram se intimidar, bem como a seriedade e o trabalho de todos os diretores do Sindicato.

Disse que a Secretaria orientou diretores das unidades de ensino a pressionar professores e enviou pessoas às escolas, para dar a impressão de funcionamento normal. Até lanche especial teria sido servido aos alunos e Givanildo sugeriu que esse fosse consagrado como o “dia municipal do lanche melhor”, fazendo referência à qualidade da merenda escolar, servida no dia-a-dia.

Disse que “o que não podia antes foi feito nesses dois dias, que os alunos ficaram felizes e vão querer de novo, vão desejar e perguntar quando haverá outra mobilização dos servidores”. No balanço final, ele afirmou que o movimento foi vitorioso e que espera contar, agora, com a compreensão dos vereadores, para com as sugestões de mudanças feitas ao projeto, pela categoria. E que “sejam coerentes com o que sempre dizem, de que a Educação é importante e de que seus profissionais devem ser valorizados”.

A mobilização foi organizada pelos diretores do Sindicato, para estudar e apresentar sugestões ao Plano de Carreira

 

Comentário – 25.08.2011

A miserável rinha humana

Por Raimundo Marinho, jornalista

O estouro de uma rinha, pela Polícia Militar, nos fundos de um bar, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, é emblemático do sempre surpreendente comportamento humano. Noticiado, primeiramente no L12.com.br, de onde copiamos as fotos deste texto, repercutiu em outras mídias, inclusive em Salvador. Mesmo não sendo exclusividade de nossa cidade, é inconcebível que, em plena era de aquário, ainda haja tanta falta de educação espiritual, estupidez e tamanha impiedade para com os animais.

A foto de um dos galos apreendidos exibe a torpe crueldade a que era submetido. No espaço de comentários do L12, formou-se longa fila de depoimentos, a maioria de pessoas indignadas com o acontecido. Apesar do estarrecimento ante o crime descoberto, cometido por nossos conterrâneos, fiquei feliz em ver as dezenas de reações sensatas, sensíveis e piedosas, muitas com palavras corajosas, diante da barbaridade, que, na devida proporção e em seus fundamentos, lembra o Coliseu de Roma, na era medieval, onde seres humanos eram atirados aos leões para divertimento de platéias ensandecidas.

Enquanto não alcançarmos a compreensão real sobre o significado de cada ser vivo no Plano da Criação de Deus, jamais teremos sossego. Cada vez mais estaremos soterrados pelo sofrimento, na forma de angústias psicológicas, morais, guerras, tragédias naturais e doenças incuráveis. Diga-me que prazer, que alegria, a não ser vindo de uma alma distanciada de Deus, sem o mínimo de senso e piedade, pode resultar da visão de uma briga de galos?

Os galos têm, sim, o instinto briguento, como ressaltaram alguns comentários enviados ao site, mas qual o sentido disso? Certamente não é para o deleite humano, é para resolver problemas entre eles, conforme planejado por Deus, não servindo, portanto, para a exploração dita esportiva.

Na rinha, eles não exercem a briga natural comandada pelo instinto, ao contrário, são guiados pelo adestramento e açulamento que recebem da malvadeza humana. Imaginem, agora, uma espécie superior e mais dominadora que o homem, encurralando-nos numa rinha humana, para brigarmos entre nós, assim como é feito com os galos. Seria divertido? Aliás, já fizemos isso, na época dos gladiadores, no mesmo sinistro Coliseu da Roma Antiga.

Ao visitar aquelas ruínas, senti calafrios e fiquei a imaginar quantas vidas ali não se perderam, pelos leões famintos ou por oponentes humanos, nas brigas “esportivas”, como numa rinha, açulados pelo perverso e miserável instinto da diversão humana, ainda que à vista do sangue que se derrama. E os prisioneiros romanos, que eram justiçados, não por regras civilizadas de direito, mas pelas garras dos leões e sob o opróbrio da visão ávida da assistência rica e luxuosa por foram, mas espiritualmente desgraçada.

No espaço detonado pela Polícia Militar de Livramento, via-se o palco tétrico, ainda manchado de sangue dos pobres galos, e as cadeiras, onde algum espectador assistia a tudo, certamente regozijando-se, por dentro, diante do nefasto espetáculo. Não se trata de cultura, mas de uma estupidez milenar, cultura da matança e dos maus tratos de seres vivos, tão sensíveis quanto nós. Cultura da impiedade, igual à matança de animais para satisfação da gula e do paladar.

Ou estou sensível demais para este mundo ou estamos, todos, em uma grande rinha humana, sem Deus e sem qualquer preocupação para com o verdadeiro sentido da vida. Seja como for, vamos levar para nossa vida, nossos medos, nosso desejo de paz a imagem abatida daquele galo, no mais absoluto desamparo. Muitos ficam cegos, durante as brigas, tornam-se inúteis e acabam com o pescoço cortado, numa panela, mesmo com a sua carne dura.

Por trás desse espetáculo horroroso está o homem impiedoso, que, um dia, se verá diante de Deus, rogando piedade. Então, prefiro cultivar a minha sensibilidade e me alinhar no esforço para colaborar com o Plano de Deus, protegendo suas criaturas.

(acesse www.L12.com.br e saiba mais sobre a operação policial e a rinha)

 

Meio ambiente – 24.08.2011

AGROTÓXICOS

Será realizada, de 29 de agosto a 1º de setembro de 2011, a VI Campanha de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos do Vale do Rio Brumado. Nessas embalagens, geralmente ficam restos do veneno e não devem ser descartadas no meio ambiente, pois contaminará o solo, as plantas e animais, incluindo seres humanos. O objetivo da campanha é evitar isso.

Clique aqui para ler detalhes do movimento>>

Reação comunitária – 24.08.2011

Violência faz surgir ação
pela paz em Livramento

Foto de Yonélio Sayd (Mural de Notícias)

A população de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, está sendo mobilizada para uma manifestação pública, dia 5 de outubro próximo, denominada “Caminhada pela PAZ”, fazendo o trajeto do bairro Primeiro Gole, zona norte da cidade, passando pela Avenida Presidente Vargas, indo até a Praça João Marques de Oliveira, no centro.

A iniciativa surgiu da reunião (foto)de um grupo de 13 voluntários, último dia 23, formado por Antônio Luis Rego Azevedo (odontólogo), Marcelo Abreu (comerciante), Givanildo Rocha Oliveira (professor e presidente do Sindicato dos Professores), Antonio Roberto de Souza (contador e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Livramento), Paulo Roberto Lessa Pereira (vereador), Sinval Marques (comerciante), Mário Silva Souza (técnico agrícola), Dilton Aguiar (técnico agrícola), Márcia de Lourdes Soares Oliveira (professora), Maria Santos (presidente do Partido dos Trabalhadores), Sidelmo Cardoso (engenheiro agrônomo), Raimundo Marinho dos Santos (jornalista) e Yonélio Sayd (jornalista).

A idéia foi motivada pelo crescente número de ocorrências reveladoras da grave falta de segurança pública em Livramento, já tendo ocorrido cinco assassinatos, somente este ano, todos sem a devida apuração. O grupo está preocupado com a precariedade funcional reconhecida pelos próprios órgãos responsáveis pela segurança - Polícia Civil e Polícia Militar.

Chegou-se ao consenso de que as ações do poder público, de um modo geral, estão longe de atender às necessidades da população e a “Caminhada pela Paz” deverá simbolizar a tomada de posição em relação ao assunto, fazendo surgir, a partir dela, um grupo coeso, apartidário, de atuação em defesa dos interesses coletivos, notadamente na área da segurança pública.

Nesse sentido, foi sugerida e aprovada a criação do “Grupo de Ação Comunitária”, que já tem atuação positiva em outras cidades e pode ser um modo de organização da sociedade civil, em Livramento de Nossa Senhora, com a finalidade específica de contribuir com a gestão pública, através do levantamento de problemas a serem sanados, com apresentação das respectivas propostas de solução.

 

Tentativa de Golpe - 24.08.2011

Anúncio falso

O diretor do jornal Tribuna do Sertão, editado na cidade de Brumado (BA), Leonardo Oliva, está alertando que o anúncio veiculado na página 3 da edição 959, daquele jornal, oferecendo empréstimos facilitados, inclusive a aposentados, é uma tentativa de golpe. O jornalista pede que as pessoas, especialmente os leitores do jornal, fiquem atentas e não caiam na armadilha.

Clique aqui para saber de mais detalhe>

 

Festival – 24.08.2011

FACE e TAL

O Colégio Edivaldo Boaventura e a Escola Polivalente, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, ambos da rede estadual de ensino, escolheram seus representantes para a próxima etapa do Festival Anual da Canção Estudantil (FACE) e do concurso Tempos de Arte Literária (TAL). Clique aqui para ler mais>>

 

Audiência pública – 24.08.2011

Livramento adere a programa
de habitação para baixa renda

A audiência pública inaugurou a elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social, em Livramento

Com uma audiência pública, na Câmara Municipal, dia 18 de agosto, o Município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, iniciou a elaboração de um plano destinado a promover o acesso de sua população carente à moradia digna. Não se trata, porém, de uma iniciativa propriamente municipal, mas de programa do governo federal, através do Ministério das Cidades.

Não se sabe, ainda, qual o déficit habitacional do município, nem com quanto de recursos será contemplado, mas a adesão ao programa e consequente elaboração do chamado Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS é condição básica para recebimento dos benefícios.

Heloisa Carvalho, da Severina, apresentou os
objetivos do plano

O art. 12 da Lei 11.124/2005, que instituiu o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social – SNHIS, prevê que os estados e municípios se comprometem a elaborar seus planos, condição de acesso aos recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social – FNHIS. Em seu Plano Plurianual de Administração (PPA), para 2010/2013, a Prefeitura de Livramento faz uma previsão confusa de recursos para “construção de casas populares”.

Há “metas físicas” de 250, entende-se que sejam unidades habitacionais, para cada ano - 2010, 2011, 2012 e 2013 - e recursos de R$120.000,00, R$80.000,00, R$60.000,00 e R$50.000,00, respectivamente. Mas esses números não fecham com o total previsto de apenas R$170.000,00. Além disso, nada foi construído em 2010 e 2011, nem há qualquer plano nesse sentido.

Apesar da carência habitacional do município, que é mais qualitativa do que quantitativa, no bairro Benito Gama existem 181 casas prontas e fechadas há mais de ano, construídas pelo Ministério das Cidades, com recursos do FGTS, de quase R$2 milhões. Não fazem parte do PPA e, sempre que procurados, os representantes da Prefeitura nada informam a respeito.

PREFEITO NÃO COMPARECEU

O objetivo do PLHIS é consolidar, nos municípios abaixo de 50 mil habitantes, a Política Nacional de Habitação, de forma participativa e compatível com outros instrumentos de planejamento local, como o plano diretor, que em Livramento se encontra engavetado, e o plano plurianual. Para tanto, o Ministério das Cidades presta toda orientação legal e técnica necessárias.

A denominação “habitação de interesse social” é um eufemismo governamental para se referir a modelos de casas modestas e simplificadas destinadas às pessoas pobres, que, em Livramento, aproximam-se dos 90% da população (Censo IBGE-2000). Na verdade, os “sem tetos” do município têm seu “ranchinho”, como costumam dizer as pessoas humildes.

O que predomina são as condições precárias e subumanas das moradias, como falta de água canalizada; ausência de esgoto ou fossa séptica; ausência de banheiro no domicílio; teto e paredes feitos com materiais não permanentes; mais de três pessoas dormindo no mesmo cômodo; moradias sem título de propriedade ou em invasões.

O plano em elaboração tem vigência de 12 anos, segundo informado na audiência pública, à qual o prefeito Carlos Batista não foi, devido a “compromisso anteriormente agendado”, como sempre justifica seu assessor Amâncio Aguiar. Pela importância do projeto, deveria ter sido cancelado o tal compromisso ou divulgado seu conteúdo, para se saber se era, de fato, mais importante.

Há na prefeitura um grupo gestor do projeto, mas a coordenação técnica é da empresa SEVERINA, contratada pelo município, cuja representante Heloisa Carvalho, conduziu a audiência pública.



Planserv - 22.08.2011

Crítica às mudanças

O professor Josemar Silva, de Livramento, solicita reação dos colegas contra as mudanças que o governador Jaques Wagner, da Bahia, quer implantar no plano de saúde dos servidores públicos estaduais. Projeto nesse sentido deverá ser votado, amanhã, na Assembléia Legislativa. Leia artigo>>

 

Artigo – 19.08.2011

Eleições municipais

A movimentação para o pleito de 2012 praticamente já começou. Postulantes devem ficar atentos não somente às estratégias políticas eleitoreiras, mas também aos procedimentos legais. Clique aqui para ler artigo sobre o assunto do advogado Guto Rodrigues Tanajura, de Livramento.

 

Feira de Ciências – 19.08.2011

Dona Tina” desperta
alunos para a realidade

A Escola Estadual “Dona Tina” deu um exemplo raro, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, de como despertar crianças e jovens para a realidade em que vivem, seus problemas e as possibilidades de solução. Isso ocorreu, em 10 de agosto, durante a primeira etapa da “I Feira de Ciências da Bahia”. O objetivo foi estimular, entre o alunado, novas vocações em ciências e engenharia, através de projetos realizados pelos estudantes, em um interessante processo de interação com os professores e a comunidade.

Os discentes foram a campo conhecer a realidade local, observando alguns dos problemas que afligem a comunidade, principalmente os relacionados com o meio ambiente, e, na volta à escola, produziram e apresentaram projetos com as devidas soluções. Para muitos, foi uma experiência inédita e inesquecível, pois se mostraram admirados com o que viram, coisas que nunca imaginaram que pudessem existir.

O trabalho focou-se em questões práticas, como enfrentar o problema do lixo; investigar as causas da poluição da Lagoa da Estocada e propor soluções; e o aproveitamento da água, principalmente da chuva, em face da escassez que poderá advir com o seu esgotamento natural. Sob a orientação dos professores, os alunos visitaram o “lixão” da cidade, a estação de tratamento de esgoto, a lagoa do bairro Estocada e o açude Luiz Vieira, em Rio de Contas.

Segundo a diretora da Escola, Maria Auxiliadora Nunes (Siliu), o objetivo geral da Feira de Ciências, constante das etapas municipal, estadual e nacional, é “implantar nas escolas a educação investigativa científica, em que os estudantes são os protagonistas e nós somos os orientadores desse processo”. Para a professora coordenadora, Neide Aparecida Castro Aguiar, “esse projeto vem resgatar o espírito investigativo, de engenheiros, em nossos alunos”, que, segundo ela, mostraram-se “muito interessados, sempre buscando fazer o melhor”.

Jogar o lixo sempre no lixo”

Durante o evento, a jornalista Samantha Marinho, em colaboração com O Mandacaru, entrevistou 12 alunos, das 6ª e 7ª séries, fazendo a seguinte pergunta:

O que você aprendeu com esse trabalho, aqui na Feira?”.

As respostas:

Mariana Aguiar Eu aprendi que reciclar o lixo é muito importante pra gente, porque, se você não reciclar o lixo, daqui a alguns anos a cidade vai estar poluída e não vai existir mais vida na cidade, quase ninguém vai querer mais morar aqui.

Jessica SantosTem que preservar a natureza, porque sem ela a gente não vive.

Maria RitaAprendi que a gente tem que preservar a natureza, manter as coisas limpas, reciclar o lixo.

Karoline ChavesEu aprendi que pode ser revitalizada essa lagoa [do bairro Estocada]. É só as pessoas querer[em] e insistir[em] nesse projeto. Eu já olhei o projeto e aprendi que, eu, querendo e insistindo, vou conseguir revitalizar essa lagoa. Não é fácil, mas pode se mudar a cidade, mudar o jeito, acabar com a poluição da lagoa, ser mudada, como meu projeto tá mostrando.

Samuel NovaesEu aprendi que preservar a natureza é muito bom e não jogar lixo nas ruas, na água. Jogar lixo sempre no lixo.

Ana Carolina BentoA gente aprendeu que tem que fazer o melhor pro ambiente. Revitalizar, por exemplo, como a gente fez aqui [no projeto], a gente revitalizou a lagoa [da Estocada] e a água, principalmente.

Rebeca Bonfim - Este projeto que a gente fez tem como objetivo fazer com que os órgãos governamentais desta cidade se unam e façam esse projeto, que é tão viável para a população local e também para os visitantes.

Fabiana Silva - Nós estamos voltados para o futuro, pensando nas gerações futuras e em ter uma área de lazer, de recreação, para crianças e adultos, jovens, senhores. E pensar também no meio ambiente, que não merece essa crueldade que nós fazemos com ele, só poluindo, poluindo. Porque a lagoa da Estocada sofre visivelmente, pois todo mundo a vê sendo poluída.

Gleice KellyAprendi que muitas coisas podem ser recicladas para fazer outras. Aqui [por exemplo] eu fiz um abajur, com lixeirinho [utilizando garrafa pet].

Rodrigo AguiarAprendi como trabalhar para reaproveitar a água [da chuva - tema do seu projeto].

Henrique Permino[no mesmo projeto] Aprendi a não poluir o meio ambiente com produtos químicos.

Rubens PietroEu aprendi, com o tempo e também com o projeto, a reutilizar a água da chuva. Como todo mundo sabe, daqui a alguns anos, o mundo poderá sofrer com a escassez de água.


Veja mais fotos>>

 

Meio ambiente – 17.08.2011

Tubos de plástico ameaçam
bela nascente do Rio Taquari

Não há fiscalização dos recursos hídricos e privatização
da água é ampliada em Livramento

Por Raimundo Marinho

Um emaranhado de canos de PVC captam água irregularmente no alto da nascente do Rio Taquari

O uso da água em Livramento de Nossa Senhora (BA) foi praticamente privatizado. O Rio Brumado e seu principal afluente, Rio Taquari, estão mortos, por desvios indiscriminados e lançamento de dejetos sanitários. A água do Açude Luiz Vieira, destinada a irrigar o perímetro do DNOCS, de 5.000 hectares, há muitos anos é desviada para propriedades particulares, sem outorga do órgão responsável.

Tudo ocorre sob o silêncio e inação das autoridades fiscalizadoras, nas esferas municipal, estadual ou federal, que deveriam ser gestoras e guardiãs das riquezas minerais. Há denúncias de que a ação predatória aproxima-se da própria nascente do rio, na Serra das Almas, em novos contornos, com o plantio intensivo de eucaliptos, árvore costumeiramente usada para drenar áreas encharcadas.

A sanha predatória dos recursos hídricos volta-se, agora, para o que restou puro do Rio Taquari, a sua nascente, igualmente na Serra das Almas, região de Itaguaçu, em Livramento, tida como um paraíso ecológico. A “febre da manga” aumentou a demanda pela água do raro caso de rio genuinamente municipal, onde a captação é feita também sem outorga legal, tornando-se uma ameaça à natureza.

DENÚNCIA À PROMOTORIA

O quadro despertou a atenção da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Tingui e Água Branca e da Associação do Desenvolvimento Comunitário, Cultural, Educacional e Social da Rocinha e Região, que também reúne a comunidade quilombola, regiões afetadas pelo problema, que foram pedir providências à Promotoria de Justiça da Comarca de Livramento de Nossa Senhora.

Elas denunciam a capação irregular de água, diretamente da nascente do rio, colocando em risco o abastecimento humano e a agricultura familiar, desenvolvida às margens do Rio Taquari. Mas o que motivou a ida ao Ministério Público foi a instalação recente de nova tubulação, medindo quatro polegadas, denunciada como capaz de, sozinha, sugar toda disponibilidade hídrica da nascente.

Embora o “Termo de Declarações”, firmado na Promotoria de Justiça, não cite nomes de denunciados, a tubulação referida foi instalada pelo empresário Flávio Roberto Porto Viana, mais conhecido como “Dinda”, que adquiriu, recentemente, uma propriedade de mais de 270 hectares na região, a antiga Fazenda Bela Vista, e se declara com o mesmo direito à água que estariam tendo outros proprietários rurais.

A região é servida por um sistema secular de canais, denominados regos, alimentados por pequenos barramentos e pertencentes à Sociedade Anônima Águas de Livramento, conhecida como “Companhia”. Entre os canais, estão Rego Cambuí, Trocado, Rego Velho e o Rego da Companhia, que distribuem cotas equitativas de água, medidas por tempo. As 24h são repartidas conforme o tamanho das propriedades e sempre funcionou harmoniosamente.

O sistema manteve-se ao longo de anos, mas a demanda exacerbada gerou escassez, surgindo a necessidade de se evitar desperdício por infiltração. Então, os produtores passaram a utilizar tubos de PVC (policloreto de vinila), para captar água cada vez mais perto da nascente, mas atropelaram as exigências legais, que incluem outorga por órgão governamental, para preservar os recursos e o ambiente.

NO TOPO DAS ALMAS

O Rio Taquari nasce no topo da Serra das Almas, a mais de mil metros de altitude, sendo de vital importância para o ecossistema local, um dos mais belos e diversificados do município de Livramento, reunindo um leque de mais de 10 riachos. O principal deles é o “Chora Lama”, cujo nome destoa da água cristalina que escorre por entre as rochas, em forma de esguichos e pequenas cascatas.

Segundo os moradores, o empresário Flávio Roberto Viana, o “Dinda”, instalou, justamente nessa nascente central, uma tubulação de quatro polegadas, capaz de absorver toda disponibilidade de água, nos períodos mais necessários, os da seca. Para os moradores, ele não teria esse direito incluso na propriedade que adquiriu, recentemente, e temem que, com isso, não sobre água para mais ninguém, secando totalmente o rio.

Mas Dinda afirma que seu cano é apenas mais um entre as cerca de 20 tubulações não autorizadas que existem no local. Afirma que também precisa de água, salientando que “Vou morar lá, vou gerar pelo menos 10 empregos diretos. Não fui para Itaguaçu para prejudicar ninguém. Não quero tirar cano de ninguém, só quero colocar um para mim”.

Disse que há uma tapagem restringindo a descida da água até o rego que serve sua propriedade, o que o deixaria sem água, obrigando-o a buscá-la mais acima. Esclareceu, ainda, que seu cano não é de quatro e sim três polegadas, que está sendo discriminado e que, nesse caso, todos os irregulares deveriam ser denunciados, afirmando que “tira tudo ou deixa tudo”. Garante que tem direito a “boca de rego”, pelo antigo sistema cotas/horas da “Companhia”, que ele considera extensivo à atual captação em canos de plástico, junto à nascente.

REPRESENTAÇÃO AO INEMA

A Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Tinguí e Água Branca também protocolou representação junto ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia – INEMA, solicitando providências contra a ação que considera predatória do empresário Flávio Viana.

No documento, alega existir ameaça de invasão aos recursos hídricos, contra as leis ambientais, colocando em grave risco o equilíbrio ecológico e com potencial para repercussões negativas imediatas na vida ambiental, social e econômica da região. Cita que a região, com inúmeras pequenas propriedades, é servida pelo Rio Taquari, para irrigação e consumo humano, em sistema organizado há muitos anos.

Para a entidade, presidida pelo pequeno produtor Trajano Joaquim da Silva, a intenção predatória é captar a água, de forma irregular, em tubo com diâmetro de quatro polegadas, que praticamente absorve a vazão média do Rio, trazendo risco concreto do Rio secar e ser morto, a partir da própria nascente. Diz que, além da agressão ao meio ambiente, haverá “privação da água para os demais proprietários e moradores da região”.

Com base nisso, pede o embargo das obras, até que a questão seja analisada e encontrada a solução correta, respeitando-se os requisitos da lei e os direitos individuais.

Tubos de plásticos de quatro polegadas ameaçam o raro rio genuinamente municipal, em Livramento

Sacos plásticos são deixados no topo da nascente do rio, a mais de mil metros, na Serra das Almas



Festa de Nossa Senhora – 16.08.2011

Aqui da vossa cidade
sois excelsa protetora...”(*)

 

Missa campal, solene, em frente à Catedral, encerrou, ontem, a tradicional festa em louvor a Nossa Senhora, padroeira da cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, em concelebração presidida pelo bispo diocesano Dom Armando Bucciol. Trata-se do evento religioso mais importante do município, que data de 1715, quando aqui a Santa foi entronizada pelos jesuítas que acompanhavam bandeirantes paulistas, em busca de ouro no sertão.

Apesar do sol causticante de uma manhã sertaneja, centenas de contritos devotos participaram da missa, espalhados pela Praça Dom Hélio Paschoal. O tema da festa, enfatizado em todas as homilias do novenário, foi “A Eucaristia constrói a Igreja”. À frente dos festejos, com firmeza e bom humor, esteve o pároco Ademário Ledo, da abertura, com a bênção aos motoqueiros, aos agradecimentos finais, após a liturgia de adoração ao Santíssimo Sacramento. Seu apelo “venham alimentar-se deste Pão” foi maciçamente atendido pelos fiéis.

Em sua homilia, o bispo diocesano, Dom Armando Bucciol, italiano de nascimento, mas brasileiro por adoção, ao destacar a figura de Maria, disse que “Mais uma vez o Senhor nos dá a alegria e a graça de celebrar a festa de Nossa Senhora do Livramento”. Lembrou que “A história de nossa Igreja tem no sim de Maria seu momento decisivo” e que “Deus tem um plano sobre a humanidade que ele criou com tanto carinho” e “quis e quer realizá-lo aos poucos”, para o qual pede nossa colaboração, mas que tem recebido muitos “nãos”. É nesse contexto que destaca o “sim” de Maria e lembra que a misericórdia de Deus “se estende de geração em geração” e que, “apesar das infidelidades das suas criaturas, Ele vai realizando seu plano de salvação”.


EUCARISTIA É LOUVOR A DEUS

Referindo-se ao tema da festa, disse que “Eucaristia é, antes de tudo, louvor e agradecimento”, capaz de transformar a vida humana, citando Maria como modelo de “mulher eucarística”, tendo dito “sim” ao Criador e transformando sua vida em ato de louvor a Deus, mesmo não tendo sido poupada “do sofrimento e das dificuldades da vida”.

Disse o bispo: “Oh, Maria, ensina-nos a ser transparentes e autênticos como Tu! Oh, Maria, sabes, nós vivemos em tempos tão complicados, que ninguém sabe mais em quem confiar. A mentira, a arrogância, a sujeira moral estão crescendo. Também a exploração e as infidelidades de todo tipo tomam conta de tantos meus irmãos e irmãs”. E pede para ela nos ensinar “a sermos Igreja da fidelidade e da transparência, da esperança e coragem, da oração e doação. Igreja pobre e dos pobres, que anuncia a verdade, que não tem medo da verdade”.

Os festejos terminaram com uma procissão, no final da tarde, pelas principais ruas do centro da cidade. A liturgia de encerramento, por volta das 19h, incluiu a adoração ao Santíssimo Sacramento. O padre Ademário agradeceu a presença de todos e, principalmente, aos que colaboraram diretamente na realização da festa, como padres, diáconos, cantores, coroinhas, equipes de liturgia e ministros da eucaristia.

Este ano, a festa voltou a ter a programação profana, incluindo shows e barracas, na praça, que o padre solicitou fossem criteriosamente organizados. Nem tudo, entretanto, saiu como programado e acertado com as autoridades e representantes dos comerciantes, disse. O padre, porém, agradeceu a todos, Prefeitura, Polícia Militar e Câmara de Diretores Lojistas, prometendo que, no próximo ano, a organização e fiscalização serão melhoradas.

(*) Verso do Hino de Nossa Senhora, o mais cantado na festa

Veja texto integral da homilia de Dom Armando>>

Veja mais fotos>>



“Pensares para Rezar” – 13.08.2011

Obrigado, Livramento, agradece
o jornalista Raimundo Marinho

Texto e fotos: Samantha Marinho

"Pensares para Rezar" atraiu amigos e admiradores do jornalista Raimundo Marinho ao Centro Pastoral 

“Foi linda, um sucesso, a festa de lançamento do livro Hora do Ângelus - PENSARES PARA REZAR. Obrigado Livramento, pela presença e manifestações de carinho, admiração e votos de sucesso dos meus conterrâneos”, disse o autor do livro, jornalista Raimundo Marinho. Diante de um auditório lotado, na noite de autógrafo, no Centro Pastoral Paroquial, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, ontem, 12 de agosto, ele disse que tem “muitos motivos para ter orgulho de ser livramentense e o principal deles são vocês”.

O evento foi aberto por Caroline Costa, cantando a ave-maria de Gounod, acompanhada por Alane Ramos, ao teclado, ambas do coral da Paróquia do Taquari. Seguiu-se a magistral performance do ator Wanderley Meira, fazendo a leitura dramatizada de textos do livro. Carol e Alane, de forma genial, concluíram a abertura musical, cantando a ave-maria de Bach. Muitos, na platéia, não conseguiram conter a emoção e choraram, inclusive o próprio Raimundo Marinho.

Na sequência, de improviso, introduzindo a fala de Raimundo Marinho, a professora Márcia Oliveira, autora do texto da “orelha do livro”, também surpreendeu e tocou o público, com uma homenagem especial aos pais e destacando, de forma poética, passagens do livro do jornalista. Recebeu muitos aplausos!

O autor de Hora do Ângelus - PENSARES PARA REZAR, diante das demonstrações de carinho, agradeceu a todos, destacando a colaboração da Livraria Café com Letras, representada por seus proprietários, Wanda Meira e Antônio Carlos, que organizou o evento. “Com simplicidade e muito profissionalismo, eles ajudaram bastante na promoção do livro. É um trabalho de equipe que só faz aumentar as possibilidades de eventos como esse em Livramento”, complementou.

REFLEXÕES SOBRE A ESPIRITUALIDADE

Raimundo Marinho explicou que o livro reúne textos que escreveu para o programa Oração da Ave Maria, na rádio Portal FM, nos últimos três anos. Disse que “as mensagens abordam temas como família, religião, amor, natureza, animais, meio ambiente, o quotidiano, política, justiça, comportamento, tudo sob a ótica da espiritualidade, da relação com Deus e dos ensinamentos de Jesus Cristo”. Segundo ele, “mais que simples mensagens, são reflexões de tudo que faz parte de nossas vidas e onde a presença de Deus se manifesta, podendo ser lidas por qualquer pessoa, de qualquer religião ou mesmo sem religião”.

Durante o lançamento do livro, o público, de variadas formações e posições sociais, demonstrou muito carinho e admiração pelo escritor, formando uma longa fila para ter o livro autografado. Para o veterano jornalista, “foi uma grande satisfação para mim, essa expressiva participação do povo livramentense, neste lançamento”. Lembrou, ainda, aqueles que o ajudaram a viabilizar a publicação da obra, entre os quais o designer gráfico Rafael Oliveira, na editoração eletrônica; e a professora Márcia Oliveira, na revisão gramatical.

Agradeceu ao padre Ademário, da paróquia de Nossa Senhora do Livramento, pela cessão do espaço da festa e a colaboração na divulgação do evento, durante as celebrações religiosas. No livro, ele agradece ainda a rádio Portal FM e seus funcionários, na pessoa do Dr. Alfredo Matias, um dos proprietários, e, principalmente aos ouvintes da emissora. Quem não pôde comparecer ao elogiado evento na Casa Paroquial, considerado histórico, poderá adquirir o exemplar do livro na Livraria Café com Letras, em Livramento, fone 77 3444-1549, ou com o autor (77 3444-2319).

Caroline abriu o evento cantando ave-maria ....Wanderley: brilhante na locução de mensagens do livro
de Gounod 

Dezenas de pessoas foram prestigiar o lançamento de "Hora do Angelus - PENSARES PARA REZAR"

Veja mais fotos - Galeria 01>>

Veja mais fotos - Galeria 02>>

Veja mais fotos - Galeria 03>>

 

Religião – 08.08.2011

 

Festa da Padroeira

Celebra-se, hoje, na Catedral, a terceira novena dos preparativos para a festa em louvor a Nossa Senhora, padroeira da cidade de Livramento, cujo tema é “A Eucaristia constrói a Igreja”, o mesmo da festa do Bom Jesus do Taquari. Toda a família católica local está mobilizada para o evento, sob o comando do pároco Ademário Ledo (foto).

Leia mais>>

 

 

Lançamento – 07.08.2011

Hora do Ângelus
PENSARES PARA REZAR

O jornalista Raimundo Marinho (foto), editor de O Mandacaru, lançará, na próxima sexta-feira, dia 12 de agosto, a partir das 18h, o livro Hora do Ângelus PENSARES PARA REZAR, 350 páginas, R$30,00, edição própria, em que reúne 379 mensagens que escreveu e apresentou no programa “Oração da Ave Maria”, da Rádio Portal FM, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Local do lançamento: Centro Pastoral Paroquial (antigo Cine Teatro Vitória), Rua Deoclides Alcântara (Ladeira do Compadre), em Livramento.

Segundo o autor, na apresentação da obra, “Trata-se de um passeio pela consciência, sob o ângulo do autoconhecimento, da espiritualidade, do viver conforme a mensagem de Jesus Cristo e, por conseguinte, da relação com Deus, independente de como o concebemos. São mensagens que podem ser lidas por qualquer pessoa, independente da crença que adota”.

O jornalista é de tradição católica, mas ressalva que o livro não é essencialmente religioso, é questionador e até crítico, e que sua visão de Deus é universal, sem as barreiras das religiões. Afirma que “Deus é uma realidade perturbadora e, ao mesmo tempo, aconchegante. Daí não ter receio de confessar que me perturbo, mas também tenho certeza bastante para nEle me aconchegar. Foi assim em cada momentos em que escrevi e apresentei as mensagens”.

Na “orelha” do livro, a professora Márcia Oliveira, que ensina Literatura e Língua Portuguesa no Colégio Estadual João Vilas Boas, de Livramento, faz breve relato sobre as incursões do autor no mundo da escrita, desde os tempos universitários. Segundo ela, “A hora do Ângelus talvez seja um dos momentos mais esperados pelos

ouvintes da rádio local. Cada mensagem traz assuntos que retratam do cotidiano ao filosófico, do transcendental ao emocional, reflexões a respeito de cada tema apresentado: família, preservação da natureza, amor, juventude, política, justiça, comportamento, Deus...”.

Acrescenta que “São assuntos que nos envolvem, mexem com a nossa cabeça, nos fazem buscar nessas elucubrações respostas que aliviem a alma aflita, cansada, cheia de inquietações e de incertezas” e que “Do rádio para o livro, cujo título A Hora do Ângelus - Pensares para Rezar nos convida a uma leitura reflexiva, que emocionará qualquer pessoa que se abra para a inesgotável necessidade de mudança, conduzindo-nos a um choque de consciência”.

Para ela, “O escritor, jornalista e advogado Raimundo Marinho, nesta obra, nos presenteia com uma leitura que mescla poesia de vida, mistérios, tristeza e alegria, sem fugir da realidade que nos cerca, numa linguagem singular e de aparente subjetivismo, levando-nos a uma catarse reveladora ao trafegar com ele nas mensagens de otimismo e de reflexão”.

Por fim, lembra que “Os ‘pensares para rezar’ levarão você, leitor, a uma leitura sensível, intensa e profundamente transformadora e o fará refletir sobre temas pertinentes, principalmente sobre o poder de Deus e a grandeza de Seu amor por nós”.

Clique aqui para ler trechos de algumas mensagens do livro>>

Festa do Bom Jesus – 07.08.2011

“Dá-lhes voz mesmos de comer”
Deus Pai, Nosso Criador, Deus Espírito cheio de Luz.
Mandai pra nós das alturas as bênçãos do Bom Jesus!



O tema da festa do Bom Jesus do Taquari, este ano, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, foi “A Eucaristia Constrói a Igreja”. Iniciada em 28 de julho, com as novenas, o ponto alto foi ontem, 6 de agosto, com a concelebração solene, aos pés da Torre do Bom Jesus, presidida pelo bispo diocesano, Dom Armando Bucciol. Participaram os padres Cido, Elísio, Nobre, Pedro e Ademário, além dos diáconos Jucimar e José Roberto.

As homilias tiveram como marca críticas às desigualdades sociais e ao comportamento negligente, predominante entre as pessoas, em relação às coisas de Deus. Alguns padres foram firmes no alerta para os desvios de governos, em detrimento da pobreza que assola a maioria da nossa população, e em dizer que a humanidade está se desviando do plano de Deus e dos ensinamentos de Jesus Cristo.

Em 6 de agosto, celebra-se a transfiguração de Jesus, o momento em que Ele, à vista de amados discípulos – Pedro, Tiago e João , no topo da montanha, como lembra a homilia de Dom Armando, “manifesta a sua glória e faz resplandecer seu corpo igual ao nosso, para que os apóstolos não se escandalizassem da cruz”.

Ali mesmo, sob o testemunho dos espíritos de Elias e Moisés, os apóstolos puderam ouvir uma voz, afirmando: “Este é o meu Filho muito amado, no qual pus todo o meu agrado. Escutai-o”. Na verdade, Ele abrira o Céu aos discípulos escolhidos, dando-lhes a prova de Deus. É assim que o Bom Jesus faz com os que buscam sua intimidade e praticam suas lições de amor!

A BONDADE DO BOM JESUS

“Seu Pereira”, pioneiro dos festejos do Taquari, perguntado pelo O Mandacaru, por que o Bom Jesus era tão importante em sua vida, ele simplesmente respondeu: “Porque Ele é Bom, uai!”. E foi sobre a bondade do Bom Jesus que o bispo diocesano norteou sua homilia, lembrando que “Chamar Jesus de bom significa muita coisa. Todo ano, nesta bonita celebração, estamos procurando descobrir um traço deste rosto visível do Deus invisível, que se tornou humano e veio morar entre nós”.

Na reflexão proposta por Sua Eminência, “Jesus tinha um projeto de bondade diferente dos filósofos antigos ou do jeito tradicional; uma proposta de vida bem diferente do tipo ‘todos gostam de mim’. De fato, nem todos gostaram dEle, a ponto de, unânimes, o condenarem ou abandonarem-no. E Ele enfrentou torturas, escárnios, abandono, dor e desprezo, de maneira corajosa, firme, confiante, sabendo que este era o estilo de Deus. Se Ele se comportava assim, era pelo fato desse ser o modo de Deus amar e querer”.

Nas palavras do bispo, citando o Evangelho, vê-se que Jesus era tão diferente que, sendo Deus, escolheu nascer pobre e viver na periferia do império, humilde, sem chamar a atenção. Entrou em choque com o poder constituído (religioso e civil), acusado de não levar ao pé da letra as prescrições legais de então, consideradas o caminho de salvação. Partilhava sua vida com pessoas julgadas ‘impuras’ e desprezíveis , que deveriam ser evitadas.

Acolheu prostitutas, cobradores de impostos, leprosos e outros doentes, enfim, todos que eram tidos como indignos de Deus. Lembra, ainda, Dom Armando, que “esse Jesus não suportava mentira e hipocrisia, exploração e discriminações”, que “ficou bravo vendo que o culto era usado com finalidades ambíguas, de lucro e de poder”. Não tinha medo “e falava na cara, em nome de um Deus diferente, a quem chamava de Pai”, do qual era muito íntimo.

APELO À CONSCIÊNCIA CRISTÃ

Assim, os festejos do Bom Jesus do Taquari, que atraíram milhares de pessoas, foram um chamado à consciência cristã, para as obrigações materiais e espirituais exigidas dos que desejam trilhar os caminhos traçados e recomendados por Jesus Cristo. O foco na eucaristia, tanto significou o reforço da aliança estabelecida por Jesus, entre os homens, como chamou a atenção para a necessidade urgente de alimentação, física e espiritual, para as pessoas: “Dá-lhes voz mesmos de comer”. Ficou claro que o conforto físico, inclusive sem doenças, e a paz espiritual plena só estão acessíveis aos que buscam a justiça divina e seguem o plano de Deus.

Os festejos contaram com a colaboração da comunidade, com doações e a presença maciça, e foram coordenados e animados pelos padres da paróquia local, Aparecido (pároco) e Elísio e o diácono José Roberto. Todas as novenas e a missa solene foram integralmente transmitidas pela rádio 96FM, que, ainda este ano, passará a ser a 88FM, com o mesmo slogan “Aqui eu tô legal”, tendo à frente os profissionais Marcos Cesar, Patrick e Gicelmo.

Agora, todos à Catedral, para o novenário, iniciado ontem, dia 6, em preparativo à festa da Padroeira Nossa Senhora do Livramento, a ser celebrada no próximo dia 15 deste mês de agosto.

veja mais fotos>>

“Seu Pereira” – 07.08.2011

Padre não levava fé, mas vira ídolo

“O primeiro pároco foi Padre Bené. A igrejinha ficou lotada para recebê-lo, mas, quando chegou, para falar a verdade, todo mundo ficou surpreso. Era um padre, assim, sem jeito, sabe, eu falei ‘meu Deus do céu’. Era aquele padre quieto” (Francisco Pereira de Souza, pioneiro da Festa do Bom Jesus do Taquari, em Livramento).

Clique aqui para ler texto completo>>



 

Assistência social – 03.08.2011

Conferência faz propostas
que ampliam atendimento

Conferência Social reuniu entidades e beneficiários da assistência, em Livramento de Nossa Senhora

Obedecendo a orientação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), o Município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou ontem (2 de agosto) a IV Conferência Municipal de Assistência Social, reunindo entidades e pessoas ligadas ao setor, incluindo usuários. O objetivo foi “avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, destinadas à “valorização dos trabalhadores e qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios” voltados, especialmente, para segmentos carentes da população.

A secretária Silvana Spínola abriu o encontro

O encontro, presidido pela secretária de Governo, Suzete Spínola, foi instalado pela secretária municipal de Assistência Social, Silvana Cristiane Spínola, e contou com a presença do prefeito municipal, Carlos Roberto Souto Batista. Constou de palestras sobre: “Fortalecimento da participação e do controle social”, por Romualdo Anselmo dos Santos, da Corregedoria Geral da União; “Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS”, por Janiquece Aguiar Silva, consultora em Serviço Social; “A centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil. Foco do Programa Bolsa Família em Livramento”, por Marilúcio Santos Marques, gestor do programa no município.

Na sequência, houve trabalhos de grupos, em que foram elaboradas propostas de ações práticas voltadas para melhoria e ampliação da assistência social, no âmbito dos governos municipal, estadual e nacional, o que poderá significar liberação de mais recursos e aumento do número de pessoas atendidas. O principal problema, atualmente, para os municípios, no que se refere à assistência social é a baixa renda, que acaba gerando impedimento ao acesso à boa educação, à assistência médica e até mesmo a uma alimentação adequada.

DESAGREGAÇÃO FAMILIAR

No entanto, para uma das coordenadoras do evento, o problema maior seria a fragilidade dos laços familiares, caracterizada por pais despreparados, filhos abandonados dentro da própria família, idosos maltratados, enfim, uma família sem controle, o que, nem sempre, segundo ela, tem ligação com a renda do grupo, havendo exemplos nos dois extremos: famílias carentes organizadas e famílias de renda média e alta, mas desajustadas. O certo, porém, é que as principais vítimas da desagregação e da pobreza são crianças, adolescentes e idosos.

Na abertura do evento, o prefeito Carlos Batista lembrou alguns dados da execução dessas políticas, no município, destacando que foi pioneiro da adesão ao SUAS. Registrou a existência de 53 profissionais atuando na área e dos conselhos municipais do Idoso, Tutelar e da Criança e do Adolescente. Lembrou que o carro-chefe dos programas é o Bolsa Família, cujo número de beneficiários foi elevado de 1.200, em 2005, para 5.000, atualmente, envolvendo recursos de R$5,9 milhões, conforme registrado em 2010.

As conferências de assistência social são oportunidades criadas pelo governo federal para debater, avaliar e deliberar sobre as políticas públicas para o setor, com propostas de novas diretrizes para consolidar e ampliar os direitos sócio-assistenciais da população. A assistência social não é mais uma esmola dos governos, pois se tornou direito e garantia constitucionais. Para tanto, as ações governamentais e a aplicação de recursos financeiras em programas sociais nos municípios devem ser rigorosamente fiscalizadas pelos cidadãos, individualmente ou através de entidades representativas.

Nesse sentido, foi o alerta feito pelo representante da CGU, Romualdo Anselmo dos Santos, em sua palestra, que recomendou o acompanhamento constante das ações municipais, através dos sites www.portaldatransparencia.gov.br e www.cgu.gov.br/olhovivo. Na verdade, os municípios, incluindo Livramento, praticamente não possuem políticas nem programas sociais próprios, apenas operacionalizam os da União, como o “bolsa família” e os centros de referência de assistência social (CRAS/CREAS), dentro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), congregando os três níveis de governo (municipal, estadual e nacional).

Clique aqui e veja as propostas e deliberações da Conferência de Livramento>>


Política – 03.08.2011

Novo partido em Livramento

O PSB (Partido Socialista Brasileiro), presidido na Bahia pela senadora Lídice da Mata, poderá ser a nova agremiação partidária a ter atuação efetiva em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Quem informa é o advogado Guto Rodrigues Tanajura, que disse já ter mantido contato, nesse sentido, com a direção estadual do órgão.

Segundo ele, “em conversa com meu tio João Hipólito Rodrigues Filho, prefeito de Abaíra, Viviane Hipólito, sua esposa, Rodrigo Hita, assessor parlamentar da senadora Lídice da Mata e secretário estadual do PSB na Bahia, resolvemos regularizar, com apoio da senadora, a Comissão Provisória do PSB, em Livramento de Nossa Senhora”.

Disse, também, que “estarei à frente, como presidente da unidade municipal, em busca de novos quadros para filiação, já com vistas às próximas eleições municipais, em 2012”. Na foto, em Salvador, aparecem, da esquerda para a direita: Rodrigo Hita, Guto Tanajura, Lídice da Mata, João Hipólito e Viviane Hipólito.

Homenagem – 03.08.2011

Seu Antônio” deixa bom exemplo

Antonio Olímpio dos Santos, 65 anos, homem simples, mas de cativante viver, faleceu, dia 26 de julho, vitimado por insidioso câncer. Porém, deixou sua marca, nos espaços que lhe foram dados ocupar na sociedade. Tanto que foi alvo de homenagens póstumas, pelo Colégio Estadual Edivaldo Machado Boaventura, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, onde trabalhou, por 16 anos, como auxiliar de ensino. Foi lembrado e homenageado em uma das novenas do Bom Jesus do Taquari, nas intenções da missa e em mensagem lida pelo professor Rafael Messias Tanajura.

Sobre ele, o professor Antônio Carlos, nos enviou o seguinte texto: “Gostaria, nestas breves linhas, de prestar uma homenagem, em nome de todos os colegas e ex-colegas, a "Seu Antonio", como era conhecido esse homem que, como poucos, soube educar cada filho, transformando-os em homens de bem. Além disso, todas as noites, durante mais ou menos 16 anos, dedicou parte do seu tempo a servir, com paciência e humildade, a todos aqueles que o procuravam. Muito querido por alunos, ex-alunos, professores, ex-professores, funcionários de um modo geral. Todos sentiremos sua falta. A sua missão foi cumprida, pois, quem tanto serviu ao próximo, também serviu a Deus. O senhor já se tornou eterno em nossos corações, pois jamais o esqueceremos. Saudades eternas de todos do Colégio Estadual "Edivaldo Machado Boaventura".

 

Artigo – 01.08.2011

Amy Winehouse ou Luan Santana “A nossa dor nunca fica muito tempo no porão, ela precisa, mais cedo ou mais tarde, vim para cima e a alma sempre encontra uma maneira de comunicar ao mundo seu sofrimento. Amy nunca quis que seu público virasse uma alcoólica como ela (...)”. Leia mais, em interessante artigo de Zeferino de Paula Lima Neto.



Esportes – 01.08.2011

Seleção de Livramento estréia
com vitória no Intermunicipal

Com a vitória na estréia, ontem, a seleção de Livramento confirma favoritismo no Intermunicipal

A seleção de futebol de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, aplicou 3 x 1 na de Riacho de Santana, ontem, estreando com vitória no Campeonato Intermunicipal de Futebol, que reúne seleções de 64 municípios. As equipes pareciam tensas e o jogo, que teve

Cláudio abriu placar contra Riacho de Santana

poucos torcedores, não chegou a ser um grande espetáculo, mas mostrou que, em campo, a moçada livramentense está bastante motivada. O jogo foi no Estádio Edilson Pontes, em Livramento.

O garoto Cláudio abriu o placar, logo na primeira fase, em favor de Livramento. Buiú alargou a vantagem, encerrando o primeiro tempo com 2 x 0 para a equipe local. No segundo tempo, Tinha desconta, de pênalti, para Riacho de Santana. A reação, entretanto, ficou por aí e, logo em seguida, Giovane define a partida, colocando 3 x 1, para a seleção livramentense.

Livramento jogou com Candinho (goleiro), Gil, Luciano, Buiú (Lucas), Diego, Bruno (Elton), Zé Augusto, Luiz, Giovane, Alex (Valdeir) e Cláudio. A equipe de Riacho de Santana foi formada por Canecão (goleiro), Elson, Ia (Juliano), Vandilson, Kuita, Maike, Careca, Eujácio (Peroba), Noi, Tinha e Leo Piaba. Os próximos jogos de Livramento serão dias 14, com Irecê, e 28 de agosto, com Macaúbas, também no Estádio Edilson Pontes.

Lances de um dos gols da seleção livramentense contra Riacho de Santana, no Estádio Edilson