A arte de ajudar – 24.12.2022

Lindas bonecas da caridade!

Raimundo Marinho
jornalista

Os desafios da vida, sejam quais forem, podem ser simplificados e vencidos, a depender do ângulo pelo qual olhamos para eles, do quanto os temos como experiências materiais e espirituais, nunca somente vendo-os como dores e tragédias! Principalmente quando, entre nós e os semelhantes, enxergamos espaço para aquilo que, de fato, engrandecem nossa vida, nosso espírito, que é a prática da generosidade e da solidariedade!

É a conclusão a que chego, notadamente neste Natal, com a entrevista feita pela nossa seguidora Cleide Mesquita, no papel de repórter, com Marlane Almeida Leal, 54 anos, formada na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Cleide começa perguntando: Quem é você? De onde surgiu a vontade de fazer chá beneficente? Quais suas fontes de inspiração para criar as bonecas?

D. Marlane é considerada pessoa muito discreta, mas foi generosa na resposta, da qual apresentamos trechos, a seguir. “Me Chamo Marlane Almeida, casada com Nelson Souza Leal, sou de Wagner-BA, mas vivi uma infância raiz, em Livramento-BA, onde cresci feliz, brincando na rua, andando de bicicleta, tomando banho no rio, pulando na pinguela” (passarela sobre Rio Brumado), disse.

“Desde os sete anos, aflorou em mim a habilidade para a arte de bordar e pintar. Não ficar parada é um traço de minha personalidade, o que me faz criar e lidar com a arte. Tudo que via na rua, em minha percepção visual, era um objeto de arte. Na Universidade, me interagi e aprendi muito com artistas renomados, entre eles Juarez Paraíso, Luiz Mário e Virgilia Godilho”.

Marlane disse que, na juventude, em Salvador, viveu da mesada do pai, e precisava fazer algo para complementar. Conseguiu através de boas amizades com donas de ateliês, que a acolheram, ao perceberem sua habilidade artística. Começou, então, a montar oficinas de arte volante pelo interior da Bahia. Com elas, foi adquirindo experiência no manuseio artístico das tintas. No início, trabalhava com barro! Depois, passou a confeccionar bonecas de pano. (para continuar lendo, clique no link logo após as fotos)

Clique aqui para continuar lendo e ver mais fotos >>

 

Patrimônio cultural – 13.12.2022

Casa da Lagoa, uma relíquia
preservada pelos herdeiros!

Raimundo Marinho
jornalista

O patrimônio cultural de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, representado pela arquitetura colonial, foi ignorado pelos gestores públicos, levando relíquias históricas à degradação e ao desmoronamento, como Casa dos Alcântara, na sede, Casa do Barão e Casa de Antônio Gomes, no Distrito de São Timóteo. As residências de luxo da época ficavam na zona rural, onde se concentravam a atividade econômica e a vida social.

Um dos muitos exemplos é a Casa da Lagoa, na então Fazenda Bom Jardim de São José, que fica a leste da cidade, tema desta matéria. Foi construída pelo senador e médico José de Aquino Tanajura, no século XIX. Houve altos e baixos em sua conservação, ao longo dos anos, estando inventariada pela Secretaria Estadual da Indústria e Comércio. Perdeu detalhes importantes da estrutura original, devido à deterioração e abandono, principalmente com a desapropriação da fazenda, para o projeto de irrigação do DNOCS.

Mas acaba de ser salva, no que foi possível restaurar e conservar, pelos atuais proprietários (José Leônidas Guimarães Gomes e seu irmão Valeriano Durval Gomes), descendentes, em terceira geração, do Dr. José de Aquino Tanajura. A obra foi orientada pelo tetraneto do Dr. Tanajura, o engenheiro eletricista Marcelo Fábio Silva Gomes. Ele é filho de José Leônidas Guimarães Gomes e Maria Lúcia Machado da Silva Gomes, e irmão do Dr. Antônio Tanajura Gomes Neto e Leonardo Silva Gomes, também apoiadores da restauração.

Clique aqui para ver mais fotos>>

 

Centenário – 03.11.2022

Eles fariam 100 anos, agora!

Seu Humberto . .. . . Zé Maria Tanajura. . ''''. . Seu Antônio . . . . . . . . Padre Sinval

Raimundo Marinho
jornalista

O meu pai, Seu Humberto, faria 100 anos de idade, ontem (Dia de Finados). Nasceu, aqui em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, justo no Dia dos Mortos, em 1922, o que levou muitas pessoas da época a dizerem que isso era um mau agouro. Temeram até que ele não sobrevivesse ou durasse pouco tempo. Mas ele viveu, de forma muito intensa, por 97 anos, até 2019, vencendo os difíceis desafios da vida terrena! Sempre trabalhou duro, como lavrador, criando seus 10 filhos, na roça, aos quais garantiu base familiar digna e segura.

Era analfabeto, mas de muita sabedoria, e lutou para manter os filhos na escola e ao menos aprender a ler, e Deus o abençoou com a alegria de ver oito deles formados em Universidade. No seu 97º aniversário, uma neta brincou com ele, dizendo: Aguenta firme vô, pra gente fazer a festa dos seus 100 anos! Ele também brincou: Eu não, quem quiser festejar 100 anos que venha viver 100 anos! No seu vasto legado, em especial para mim, está o viver com determinação, trabalho duro, honestidade, franqueza, sem abaixar a cabeça para nada!

Junto com Seu Humberto, outras pessoas marcantes de Livramento também fariam 100 anos, em 2022, como o ex-prefeito José Maria Tanajura (1922-1979), homenageado recentemente por ex-professores e ex-alunos da Escola Polivalente local, da qual ele foi benfeitor; Antônio Alves Meira (1922-1914), que aliviou a dor de muita gente, em sua farmácia; e padre Sinval Laurentino (1922-2000), natural de Florânia (RN), articulador da criação de nossa Diocese, promovendo Livramento para além do Brasil. Nossa homenagem a esses belos exemplos de vida, espíritos iluminados por Deus, que engrandecem nossa terra natal.

 

Bom inverno – 03.11.2022

Chove há 2 dias em Livramento

(Matéria atualizada, em 04.11.2022, para acolher
discordância da diretora da escola do Distrito de Itanajé)

Fotos enviadas, via Zap, pela professora Eurides Silva 

Raimundo Marinho
jornalista

Muita chuva, nas últimas horas, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, trazendo alegria e confirmando as esperanças, principalmente entre os produtores rurais, após longo período de estiagem. Mas as águas trazem os costumeiros transtornos dos alagamentos, não por culpa da natureza, mas pela negligência humana, que nunca se prepara para isso, mesmo sabendo que a chuva costuma tardar, mas um dia vem.

Sobre a citada escola do Distrito de Itanajé, a diretora Eurides Silva enviou-nos a mensagem: “Vi uma reportagem onde a foto não condiz com a realidade hoje” e “dentro da escola nunca teve situação de acúmulo de água”. E anexou as fotos ora publicadas, tiradas hoje. Segundo ela, as fotos anteriores seriam de uma enchente no ano passado (nos foram enviadas por duas fontes, via Zap). Sobre obra para evitar os alagamentos, a professora disse que foi feito aterro e uma parede entre o campo de futebol e o rio.

O prédio escolar foi construído em área sabidamente alagadiça, na baixada formada pelo rio, perto da igreja, em frente à qual surgiu o povoado, hoje sede do distrito. Com os riscos das inundações, ao longo do tempo, os moradores foram migrando para a parte alta, deixando a igreja solitária. Mesmo sabendo disso, a atual administração municipal construiu a escola e a praça esportiva na baixada alagadiça.

 

Livramento – 07.10.2022

Desfile marca 101 anos
de emancipação política

Raimundo Marinho
jornalista

O município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, completou, ontem, 101 anos de emancipação política. E a data foi marcada com missa em ação de graças, pela manhã, na catedral de Nossa Senhora do Livramento, seguida de ato solene de hasteamento de bandeiras, no Paço Municipal, dirigido pelo prefeito Ricardo Ribeiro.

À tarde, houve desfile cívico-alegórico, com a participação de alunos das escolas locais, entidades da sociedade civil, como Maçonaria e igrejas de vários credos, tendo à frente pelotões da Polícia Militar, animados por um emocionante show de fanfarras, locais e de municípios vizinhos.

Houve homenagem a todos que foram prefeitos do município, mostrando a foto de cada um deles, no desfile. Mas foi ignorado um fato muito importante, o centenário de nascimento do saudoso ex-prefeito José Maria Tanajura, que completaria 100 anos de vida, este ano. Foi um dos mais dignos e competentes prefeitos que Livramento já teve.

Centenas de pessoas postaram-se ao longo da avenida para ver o desfile, até a Praça Zezinho Tanajura, onde os participantes foram recepcionados pelas autoridades. A programação do dia foi encerrada com show musical, iniciado após as 21h, animado por um trio elétrico, evento que se repetirá neste dia 7, à noite, com trio elétrico pela Presidente Vargas.

Veja mais fotos>>

 

Eleições 2022 – 04.10.2022

Segundo turno, volta do zero!

Raimundo Marinho
jornalista

O 1º turno das eleições, dia 2, de forma geral e aparentemente, foi tranquilo! Está definida a composição do Legislativo, estadual e nacional. Resta a definição, em 2º turno, próximo dia 30, para governador, nalguns estados, como a Bahia, e para presidente da República. Tudo zerado, portanto! É como se fosse outra eleição!

Na Bahia, após o filtro do 1º turno, para governador, os baianos agora vão escolher entre o ex-secretário estadual da Educação Jerônimo Rodrigues, que ficou em 1º lugar, e o ex-prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, mais conhecido como ACM Neto, que era tido como favorito.

O pós-primeiro turno está sendo marcado por muitos palpites e, principalmente, críticas à segurança das urnas e às pesquisas eleitorais. No tocante às urnas, sempre houve a desconfiança de serem manipuladas. Mas, até que haja um fato concreto, devidamente apurado, nada se pode afirmar.

Sobre as pesquisas, as circunstâncias mostram ter havido uso do resultado delas para induzir eleitores. Entre as circunstâncias, estão a quase unanimidade das empresas de pesquisas mostrando dados favoráveis para o lado do ex-presidente Luís Inácio, e a contradição mostrada nas urnas.

Estão dizendo que as empresas de pesquisas erraram feio. Não erraram, fizeram tudo premeditadamente, para induzir eleitores, fazendo até acreditar na possibilidade de derrota do presidente Jair Bolsonaro, no 1º turno. Mostraram diferença entre 10% e mais de 20% contra ele, mas ficou em torno de 5%.

Assim, sem esquecer que há, sim, o risco de fraude, não se deixem contaminar por nada! Tudo foi zerado, agora é hora de vibrar, de continuar pensando em Deus, erguer a bandeira nacional e encher o coração, as ruas e as urnas com as cores da nossa Pátria: verde, amarelo, azul e o branco da paz!

 

50 anos do Poli – 24.09.2022

Emoção em poema de cordel

Raimundo Marinho
jornalista

Segue repercutindo muito positivamente, inclusive fora da cidade, o reencontro de professores e alunos fundadores da Escola Polivalente de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, que faria 50 anos, este mês, se não tivesse sido extinta, por ato do prefeito Ricardo Ribeiro, depois de ser municipalizada.

Foram três dias (8, 9 e 10) de muita emoção, marcados por diversos eventos (café da manhã, almoço, missa na catedral e seresta no espaço social do Hotel Vista da Chapada). Em sua maioria, são setentões e setentonas conscientes da importância que tiveram nesse projeto educacional de 1º mundo.

Infelizmente, os governantes deixaram degradar e ser extinto, justo quando completaria 50 anos. A data inaugural foi 8 de setembro de 1972 e, no encontro de lembranças, o professor Sebastião Alves Brito, em um poema na linguagem de cordel, homenageou a data e a amizade construída há meio século.

Estrofes do cordel do professor Tião: Nós e o Polivalente:

Livramento nos acolhia/Semestre, o primeiro dia/Meses, anos, bem depois/São 50 anos, pois/Guardados em nossa mente/Revivemos de repente/Uma história construída/Que orgulha nossa gente/Nós e o Polivalente. Uma história bonita/O tempo não apagará/Para sempre durará/Verdade tem que ser dita/Só quem viveu acredita/Não podia ser diferente/O amor que une a gente/Nasceu, foi fortalecido/Da forma em que foi surgido/Nós e o Polivalente./Cinquenta anos passados/50 mil emoções/Guardadas nos corações/Hoje, aqui relembrados/Todos nós presenteados/Com uma sensação diferente/Recebemos este presente/O reviver da amizade/50 tons de verdade/Nós e o Polivalente!/Não podíamos imaginar/Como um crime, acontecer/Fazendo a gente sofrer/A nossa Escola acabar/O Polivalente fechar.../Mas, que ideia, minha gente!/Como ficar indiferente?/é mesmo de lamentar/Porém, no peito guardar/Nós e o Polivalente! Agora, não tem mais jeito/Reverter, não dá mais, não/Só mesmo lamentação/Já que houve o desrespeito/Destruindo o que foi feito/Mas no coração da gente/Brotou daquele semente/Dessas décadas passadas/Só coisas boas guardadas/Nós e o Polivalente!

Clique aqui e leia a íntegra>>

 

Nada muda a História – 22.09.2022

50 anos de Poli coincidem
com 100 anos de Zé Maria

Raimundo Marinho
jornalista

A lembrança da data, 8 de setembro, em que a Escola Polivalente de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, faria 50 anos, inclui o transcurso do centenário de seu principal benfeitor, o saudoso José Maria Tanajura (1922-2022), homenageado no reencontro de professores e alunos fundadores do estabelecimento.

O conhecido Poli, que não existe mais, foi instalado em 1972. Com o lema Nada Muda a História, um grupo formado pelos primeiros professores e primeiros alunos reuniu-se em Livramento, últimos dias 8, 9 e 10, para lembrar a data, mesmo sabendo da extinção da escola, pela administração municipal.

Muitos vieram de vários lugares do Estado, com a alegria de terem sido parte ativa desse avançado projeto, mas também experimentaram a tristeza dele ter sido destruído, ao longo do tempo! O emocionante reencontro foi um resgate histórico e um alerta para o descaso sofrido por nossa educação.

Clique aqui para ler e ver mais>>

 

Pátria Amada – 08.09.2022

Brasil independente, 200 anos!

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Bandeiras hasteadas, diante do Paço Municipal,
em Livramento

Os brasileiros foram às ruas, ontem, festejar o Bicentenário da Independência do Brasil. Fizeram no melhor estilo patriótico e de educação moral e cívica, exibindo as vibrantes cores nacionais, o verde-amarelo-azul-branco. São impressionantes as fotos e os vídeos mostrando multidões desfilando, por exemplo, em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e no exterior.

O momento eleitoral fez parte das manifestações, em claro apoio, historicamente inédito, a um presidente da República, no caso Jair Bolsonaro, que participou de eventos em Brasília e Rio de Janeiro! Em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, realizou-se o hasteamento de bandeiras, pela manhã, em frente ao Paço Municipal, com a participação de estudantes, em ato solene comandado pelo prefeito Ricardo Ribeiro. No inicio da noite, houve uma carreata feita por apoiadores do presidente da República.

Alarmistas criaram a falsa expectativa para com o Dia da Pátria, com muitas especulações políticas, como a de que o momento seria aproveitado para atos fora dos objetivos da união dos brasileiros para comemorar o transcurso dos 200 anos da Independência do Brasil! No entanto, os patriotas mostraram que o que moveram a todos foram o nacionalismo sadio e o amor à Pátria.

Viva o Brasil, viva os brasileiros! Parabéns Brasil!

Alunos da Escola Municipal Fernando Ledo de Livramento, no hasteamento de bandeiras

 

Polivalente – 08.09.2022

50 anos! Nada muda a História!

Raimundo Marinho
jornalista

A Escola Polivalente de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, faria 50 anos, hoje. Porém, infelizmente, ela não existe mais, pelo descaso para com a Educação, na Bahia e em nosso município. Independente disso, com o lema Nada Muda a História, um grupo de ex-professores e ex-alunos se reencontra e lembra a data, com a alegria de ter sido parte ativa desse avançado projeto educacional.

Claro que não escondem a tristeza do projeto ter sido destruído, ao longo do tempo! Ainda na gestão do Estado, o Polivalente foi degradado e desfigurado! Com a municipalização do ensino fundamental, foi transferido para o município, que acabou de vez com o estabelecimento. Coube ao atual prefeito Ricardo Ribeiro o papel de carrasco final, apagando, definitivamente, o nome da escola.

Professores e alunos fundadores, conscientes de que Nada Muda a História, vão ainda, homenagear o saudoso ex-prefeito José Maria Tanajura, doador do espaçoso terreno, sem o qual a escola não teria vindo para Livramento. Os mestres e alunos fundadores da escola convidam a população para a Missa do Cinquentenário, às 19h30 de hoje, na Catedral de Nossa Senhora do Livramento.

 

A esperança – 20.08.2022

APAE vindo para Livramento!

A comissão pela APAE teve apoio unânime, na Câmra Municipal

Raimundo Marinho
jornalista

Um grupo de voluntários, coordenado pela professora Marilena Marques, está se mobilizando para criar uma unidade da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Trata-se de uma entidade que atua em mais de 2.000 municípios do Brasil, tendo surgido no Rio de Janeiro, em 1954, por inspiração da diplomata norteamericana Beatrice Bemis, que tinha uma filha com a sindrome de dow, ou seja, uma criança excepcional.

O objetivo da APAE é complementar, de certa maneira, ações do poder público, no atendimento às pessoas que nascem que com essa e outras deficiências. Tem, portanto, como missão ajudar, principalmente crianças, com vários tipos de deficiência, não só a sindrome de dow, a ter uma vida digna, dentro da comunidade, através da educação, do atendimento na área de saúde e defendendo seus direitos, para que vivam como os demais cidadãos, na plena cidadania.

Para funcionar, a entidade precisa do apoio, incluindo ajuda financeira, tanto do poder público quanto da comunidade, pelo que é necessária ampla adesão ao movimento. Segundo Marilena Marques, não existe, ainda, um levantamento exato, mas é grande a quantidade de pessoas com deficiências múltiplas, no município, necessitadas do apoio e atenção proporcionados pela APAE.

O grupo de voluntários estiveram na Câmara Municipal, dia 12 deste mês, onde obtiveram apoio unânime dos vereadores. Ainda não soubemos de manifestação do Poder Executivo, mas há sinalizações de que também pretende contribuir, como, por exemplo, disponibilizando uma área ou até mesmo um prédio, para instalação da APAE, no município de Livramento.

Para mais informações, clique aqui e leia entrevista com a professora Marilena Marques.

 

Dia da Padroeira – 15.08.2022

Viemos escutar Maria!

Fotos extraídas de vídeo da Rádio 88 FM, acessado via internet

Raimundo Marinho
jornalista

 

Nessa frase, o bispo Dom Armando sintetizou o sentido da celebração de ontem (15), em frente à Catedral, pelo Dia da Assunção de Maria, mãe de Jesus e padroeira de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Falou para uma praça lotada de devotos da Santa, numa manhã ensolarada, apesar do frio que vem sendo registrado na cidade, nos últimos dias.

A celebração se repete há mais de 300 anos, cujo sentido, segundo Dom Armando, em sua homilia, está em seguir o exemplo de Maria, de sua simplicidade e fidelidade, dedicando-se integralmente à missão, na sua condição humana, de ser mãe do Filho de Deus. Devemos seguí-la, destacou o bispo, na generosidade de coração e partilhamento das coisas do espírito.

Foi comentada, ainda, o significado das leituras do dia, notadamente do Apocalipse, sobre o sinal de uma mulher no céu, simbolizando a perseguição do Império Romano aos cristãos, vencida, claro, pela proteção e o ânimo dados por Deus. O bispo pede para ninguém esmorecer na determinação de seguir Jesus, buscando força no exemplo dado por Maria.

Os relatos bíblicos confirmam que Maria viveu a plenitude da fidelidade e  confiança em Deus. Assim, recbeu a bênção de subir ao Céu no mesmo corpo que teve na Terra, o que é chamado de Assunção de Maria, celebrada hoje, pelos cristãos. Os louvores, em Livramento, foram encerrados à tarde, na procissão com a imagem da Santa, pelas ruas da cidade.

 

Provas de fé - 08.08.2022

No Bom Jesus e na Padroeira!

Raimundo Marinho

jornalista

A comunidade católica de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, festeja este mês seus dois santos mais populares, o Senhor Bom Jesus, no bairro Taquari, cuja missa solene foi no último dia 6, e a padroeira Nossa Senhora do Livramento, cujo novenário já começou, na Catedral da cidade, e a data magna será próximo dia 15, na maior festa religiosa da cidade!

O dízimo foi o tema das homilias, nos festejos do Bom Jesus! Foi lembrado, pelos celebrantes, que seu significado vai além do engajamento e da contribuição, em dinheiro, para manutenção da Igreja! Significa, também, comunhão com Deus e com a comunidade. Foi entronizada no santuário nova imagem do Bom Jesus, doada pelo Dr. Halley Spínola.

Ao presidir a celebração, nominada de Festa da Transfiguração do Bom Jesus, no Taquari, o bispo diocesano Dom Armando Bucciol transmitiu vários ensinamentos aos fiéis, conclamando todos, mais uma vez, a voltarem para casa revigorados na fé, após relembrar a experiência da transfiguração, na qual Jesus abre a verdade luminosa de Deus para os discípulos.

Disse ser necessário que todos vivam como Jesus ensinou, sob a luz da transfiguração, com menos dedos apontados e mais braços abertos, sempre buscando mudar para uma vida melhor, como o fruto que o próprio Jesus espera do encontro festivo, em seu louvor, naquela praça. Que fossem mais humanos, mais fiéis a Deus e à família.

Na primeira novena de Nossa Senhora, o padre Marcelo chamou a atenção para a mesma necessidade de viver conforme o exemplo de Jesus, como verdadeiros cristãos, não apenas dentro da igreja, que seria muito fácil, mas também, nos desafios do dia-a-dia da vida. Não como uma tenda calma, na montanha, como desejou Pedro, na transfiguração!

 

Água em rio morto – 26.06.2022

Uma liberação inapropriada!

Cachoeira de Livramento, totalmente vazia, antes da liberação da água

Raimundo Marinho
jornalista

A Agência Nacional de Água (ANA), com sede em Brasília (DF), autorizou a liberação de água da barragem Luís Vieira, em Rio de Contas (BA), a pedido da Secretaria da Agricultura de Dom Basílio (BA), para atender comunidades ribeirinhas, no trecho do Rio Brumado que corta aquele município. Aparentemente, o açude comporta a descarga excepcional (2.073.000 m3), pois, este ano, chegou a recuperar sua capacidade total (105 milhões de m3).

Mas a ANA fez a liberação, justo no Dia de São João e pelo período dos festejos juninos, considerado inapropriado, pois é quando cresce o fluxo turístico nas tradicionais áreas de lazer banhadas e alagadas pelo rio Brumado, havendo alto risco de afogamento, para nativos e visitantes. Há pouco tempo, uma criança morreu afogada, em dia de liberação de agua, num desses espaços, o tradicional Poço Preto, em Livramento de Nossa Senhora.

Alertada da imprudência, a ANA mudou a data de 24 para 26 de junho, ou seja, ainda no período dos festejos. E deixou que as autoridades locais e a própria população corressem, de última hora, para agilizar as medidas de segurança exigidas. De forma inusitada e sem qualquer explicação, a Associação também alterou a quantidade de dias e o volume da descarga.

Dia 24, seria por três dias e 1,728 milhão de m3. Dia 26, que é hoje, passou para quatro dias e 2,073 milhões de m3. Em suas autorizações, a ANA sempre ignora circunstâncias essenciais do Açude Luís Vieira, construído pelo governo federal, na década de 1980, para suprir o Perímetro Irrigado do DNOCS, em Livramento, limitado a 5 mil hectares, devido à baixa oferta hídrica da região, além de igualmente atender ao abastecimento humano e dos animais.

Os colonos originais foram expulsos do perímetro e a água passou a ser desviada para mais de 20 mil hectares, resultando em constante e aflitiva escassez de água, tanto em Livramento quanto nos municípios vizinhos. Quem mais se beneficia do desperdício não são os ribeirinhos citados pela ANA. São os ribeirões de Livramento, grandes produtores, com megas reservatórios privados, ao longo do Rio Brumado, entre Livramento e Dom Basílio. 

Também não foi explicado porque a comporta da Barragem do Paulo, que só atende Dom Basílio, emperrada há mais de ano, ainda não foi consertada. Teria sido travada de propósito, portanto de forma criminosa, segundo o prefeito de Dom Basílio, Roberval Meira. A suspeita de crime igualmente não foi apurada! E o desperdício de água segue, pelo Rio Brumado, hoje morto e entupido!

 

Boas notícias – 26.06.2022

Pavimentação em dois bairros

Foto da Lagoa da Estocada, extraída de vídeo distribuído pela prefeitura

Raimundo Marinho
jornalista

A prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, informa que concluiu processo licitatório, para pavimentar, com paralelepípedos, umas 20 ruas, nos bairros Caiçara e Estocada, totalizando investimento de R$ 2.743.116,22. São recursos do governo estadual, através de convênio entre prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

Acrescenta que vai pavimentar também os núcleos urbanos de Lagoa Comprida, Lagoinha, Itapicuru dos Batistas, Amoreira, Arrecife e Lourenço, com recursos do governo federal, de R$1.988.850,00. E o prefeito assinou a ordem de serviço das obras na Lagoa da Estocada, inusitadamente rebatizada de Lagoa do Pau de Colher, valor de R$3,372 milhões, também em convênio com a Conder.

 

Promoção política – 26.06.2022

Com uso da atividade funcional

Raimundo Marinho
jornalista

Tornou-se acintosa e abusiva, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, a aparição de pretensos candidatos, nas próximas eleições, em obras e eventos da administração pública, com a clara intenção de parecerem bonzinhos e eficientes perante os eleitores. E, claro, angariarem votos! Tudo de forma orquestrada, até nas sessões da Câmara de Vereadores!

Até o controlador geral da prefeitura, Jânio Lima, tem sido visto frequentemente nessa situação, como se estivesse sendo preparado para ser candidato a prefeito, na sucessão de Ricardo Ribeiro, em 2024. Sem se afastar da função de controlador, Jânio transformou-se em subprefeito, na prática, em escancarado desvio de função. Vai de ouvidor a mestre de obras.

Tudo que é feito ou prometido, pela administração, passou a ser de sua autoria. É sistematicamente citado nos comunicados oficiais! Onde deveria aparecer o nome do prefeito ou de algum secretário, aparece o de Jânio Lima. Como controlador, ele deveria proteger o patrimônio público e fiscalizar o uso dos recursos municipais! Mas ele parece usar isso para sua promoção política.

 

Precatórios Fundef – 26.06.2022

Não podem servir de penhor!

Raimundo Marinho
jornalista

Espalharam uma nova mentira sobre os precatórios do Fundef. Foi inventado até que o Estado havia enviado projeto de lei para a Assembleia Legislativa regulamentando o pagamento, na forma de bônus, direto na conta dos profissionais do magistério. Políticos e sindicalistas insistem em renovar essa falsa expectativa de grana extra e fácil, por conta desses precatórios, mas que nunca chega à conta dos servidores. E dificilmente chegará!

Em 2021, a Assembleia Legislativa da Bahia aprovou lei, de iniciativa do Poder Executivo, que autoriza o Estado, em situações específicas, a tomar empréstimos, em instituições financeiras públicas e dar precatórios em garantia. Como sabemos, precatórios são recursos de processos que o Estado ganha na Justiça! O governador Rui Costa, indiferente ao anseio do magistério, incluiu o Fundef nos precatórios a serem dados em garantia aos bancos.

Não poderia ter feito isso, é ilegal, pois precatórios do Fundef têm destinação específica, prevista na Constituição Federal. Seria grave desvio desses recursos. Certamente alertado, o governador foi obrigado a alterar a lei, para não incorrer em crime de improbidade. Os enganadores de plantão, nessa seara, estão mentindo, dizendo que isso é a garantia final do bônus. E Rui ainda teve a coragem de dizer que era compromisso seu com o magistério!

 

Medo de demissão – 26.06.2022

Dos indicados por políticos

Raimundo Marinho
jornalista

Servidores temporários do Colégio Estadual João Vilas Boas, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, cerca de 30 pessoas, estão com medo de perder o emprego! Alegam ter ouvido dizer que haverá novas nomeações e temem que sejam para o lugar deles, uma vez que foram nomeados por indicação de políticos que deixaram, recentemente, o grupo de apoio ao atual governo.

São trabalhadores administrativos, da merenda e da limpeza, sem estabilidade! Organizaram suas vidas com o ganho desse emprego, geralmente de um salário mínimo por mês. Mas, não sendo concursados, a manutenção no emprego sempre dependeu do padrinho político, em quem se obriga a votar em todas as eleições. Os governantes evitam realizar concurso público justamente para isso.

As vagas de emprego nos órgãos estatais são loteadas para deputados e outros políticos, que apoiam o governador.  Consta que, em Livramento, elas pertenciam ao deputado Nelson Leal e estariam sendo tomadas dele, por ter saído da base de apoio a Rui Costa, para seguir o vice-governador João Leão, que foi apoiar ACM Neto, contra o candidato governista Jerônimo Rodrigues!

 

Lugar errado – 26.06.2022

Estádio em área inadequada!

Imagem do estado deplorável a que chegou o atual Estádio Dr. Edilson Pontes

Raimundo Marinho
jornalista

O prefeito Ricardo Ribeiro, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, conseguiu viabilizar recursos junto ao governo federal, para construir um novo Estádio de Futebol, na cidade, para substituir o atual Estádio Dr. Edilson Pontes, que está desmoronando, por falta de zelo da administração municipal. É também uma estrutura antiga e totalmente ultrapassada.

Os recursos, R$3 milhões, parecem poucos, mas o prefeito anunciou, inicialmente, que construiria uma praça de esportes nova em outro local. Agora, ele acaba de dizer que será no mesmo lugar do atual. Terá infraestrutura completa, até praça de alimentação! Mas, a nosso ver, a área do antigo estádio é totalmente incompatível com o projeto anunciado.

O espaço é apertado, cercado de ruas estreitas, de residências, com casas coladas no próprio muro do campo, grandes escolas próximas, além do cemitério. Não caberá o fluxo de pessoas e carros, em dias de jogo. Seria insensatez e até burrice construir esse novo estádio no local! Ou então não será um novo estádio, como o prefeito anunciou, e sim uma simples reforma do atual!

 

Poda de árvore – 26.06.2022

Em Livramento, é mutilação!

Raimundo Marinho
jornalista

Imagens de como árvores são podadas na cidade de Livramento de Nossa Senhora

 

No meio da rua - 26.06.2022

Luz chega por linhas tortas!

Raimundo Marinho
jornalista

Postes de luz da Coelba ficam no meio da rua, em Livramento de Nossas Senhora

 

Farra junina – 18.06.2022

Tribunais de olho nas contas!

Raimundo Marinho
jornalista

Os tribunais de contas do estado (TCE) e municípios (TCM) da Bahia estão alertando os gestores públicos sobre gastos com festas juninas, principalmente quanto aos princípios legais da moralidade, publicidade, economicidade e razoabilidade, que regem a administração pública.

Tudo terá de ser divulgado, sem desvios nem excessos, sob rigoroso planejamento e lisura nas contratações, fiscalização e prestação de contas. Destacam a necessidade de zelo para com o dinheiro púbico. Haverá ações conjuntas de orientação aos gestores e fiscalização! Sem falar que as contas serão examinadas por essas mesmas cortes, no ano que vem!

O alerta devia incluir a inconveniência de incentivo oficial aos festejos, por ser contraditório com as medidas sanitárias, diante do atual crescimento da covid-19, em toda a Bahia. A Bahiatursa liberou R$17,850 milhões para 171 prefeituras, cada uma recebendo entre R$50 mil e R$140 mil. Livramento de Nossa Senhora figura entre as 61 que receberam a maior cota.

Que se liberem as festas, mas sem incentivo e muito menos patrocínio do poder público! Em Livramento, por exemplo, em poucos dias, saímos de zero contaminação para mais de 50 casos ativos de covid, e a tendência é piorar, com as aglomerações juninas e a próxima campanha eleitoral!

 

Falha da Embasa - 18.06.2022

Furo em canos mostra descuido!

Raimundo Marinho

jornalista

Acompanhei, recentemente, a equipe de reportagem da Rádio 88 FM, até a barragem de derivação do DNOCS, conhecida como barraginha, perto da cachoeira, onde uma gambiarra da Embasa ponga no sistema para captar a água que abastece a cidade de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia.

Havia vários furos, esguichando água, na tubulação ligada ao sistema da Embasa, indicando o mau estado dos canos e que, há muito tempo, o local não é inspecionado pela concessionária. E esse sinal de grave desgaste, ou de depredação, recomenda uma vistoria em toda a rede adutora.

 

Sessão da Câmara – 18.06.2022

Substituto não soube presidir!

Raimundo Marinho
jornalista

O presidente da Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora, Ronilton Carneiro Alves, e o vice, Joaquim da Silva, sem qualquer aviso prévio, faltaram à sessão do último dia 10 de junho. Segundo o regimento interno, a sessão seria presidida pelo 1º secretário da Mesa Diretora, Vitalmir Moura.

Mas este teria dito que não saberia presidir e nem ler o roteiro do expediente e a reunião, que é sempre semanal, foi cancelada.  Fica a pergunta, se Vitalmir não sabe ler nem o expediente da sessão, por que cargas d’água aceitou esse cargo, na Mesa Diretora da Câmara?

Imagine, então, como ele age diante de coisas mais complexas como os textos das leis orçamentárias! Simplesmente lamentável que o eleitor não pense nisso na hora de votar! Triste, também, constatar como é omissa a maioria dos vereadores da Câmara de Livramento!

Dos 13 vereadores só Josemar Miranda compareceu e encontrou, na Casa, apenas dois funcionários. Livramento tem graves problemas que precisam ser debatidos e resolvidos! Mas, na pauta da dita sessão cancelada só havia a ata da sessão anterior, e feita por uma funcionária!

 

Sem planejamento – 18.06.2022

Ajustes de R$8,387 milhões

Raimundo Marinho
jornalista

O prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, Ricardo Ribeiro, deu a maior canetada orçamentária, deste ano, agora em junho, com a abertura de crédito suplementar no valor R$ 8.387.000,00, conforme decreto publicado no Diário Oficial. Desse valor, quase R$ 5 milhões são para “obras e instalações”.

Muito vago, sem nenhum plano ou projeto com detalhamento dos gastos. Cerca de R$2,6 milhões são para a Educação, e o resto para coisas miúdas! A abertura de crédito suplementar é permitida em lei, para ajustes orçamentários excepcionais, remanejando recursos de onde sobrar para onde faltar.

Porém, em Livramento e maioria dos municípios, a faculdade legal é usada para driblar a falta do planejamento que deveria acompanhar o orçamento anual! E R$ 8 milhões mostram o quanto é grave essa falta de planejamento! Ou seja, descaso para com os cuidados que devem existir na gestão pública!

 

Dívida ativa – 18.06.2022

Vantagens para quitar débitos

(O projeto de lei foi aprovado na sessão da Câmara desta sexta-feira, dia 17. Clique aqui para ler o texto)

Raimundo Marinho
jornalista

O prefeito de Livramento de Nossa Senhora Bahia, Ricardo Ribeiro enviou projeto de lei (PL) à Câmara Municipal, que autoriza a concessão de vantagens a devedores da prefeitura que quitarem suas dividas, tributárias ou não, em discussão na Justiça ou não! Menos débitos oriundos de atos fraudulentos.

O PL prevê parcelamento, redução e até dispensa de multas e juros! Segundo a mensagem do prefeito ao Legislativo, o objetivo é recuperar perdas de receitas, durante a pandemia da covid-19. Os débitos somam mais de R$14 milhões, inscritos na dívida ativa do município.

 

Clube Caiçara – 18.06.2022

Sócios elegem nova diretoria

Raimundo Marinho
jornalista

Os sócios do Clube de Campo Caiçara, em Livramento e Nossa Senhora, Bahia, deram importante passo para recuperar a entidade, cuja sede encontra-se totalmente degradada. Em assembleia geral, no último dia 12, foi eleita a nova diretoria da entidade, presidida pelo empresário Neydson Trindade Silva.  

Os demais diretores são: Elias Meira Martins (social), Edmundo Souza Lima (esporte), João Batista Rocha da Silva (tesoureiro), Jenilson Tadeu Rêgo de Souza (secretário), Silvana Cristiane Spínola (sindicância), Elizete Souza Rego (sindicância) e Vilemânio Silva Mendes (sindicância).

O Caiçara foi praticamente abandonado pela última gestão, cujo mandato venceu há mais de dois anos, sem qualquer providência para regularizar a administração, que tinha como presidente o atual controlador da prefeitura, Jânio Soares Lima.

 

Nós e as eleições – 26.05.2022

Chance democrática de mudar!

Raimundo Marinho

Foto: Agência O Globo (acessada na Internet, via Google)

jornalista

Estamos em ano de eleição, oportunidade de se rever escolhas eleitorais! Quem acha que escolheu errado, em 2018, pode mudar, este ano! A atual pré-campanha já nos permite ter ideia do que teremos para escolher, em outubro próximo! Há dois cenários, o estadual, de governador, e o federal, de presidente da República! Vamos eleger, ainda, senadores, deputados estaduais e federais.

A discussão da eleição presidencial mostra-se polarizada entre Jair Bolsonaro e Luís Inácio da Silva, cujos currículos são bem conhecidos, facilitando a escolha. E há mais dois balizadores, as pesquisas eleitorais, favoráveis a Luís Inácio, e as manifestações de rua, com inéditas multidões de apoio a Bolsonaro!

Porém, é percebível o extremo esforço da oposição para evitar que o atual presidente seja reeleito. E as motivações para isso, incluem a disputa pelo poder e os interesses políticos e financeiros contrariados, envolvendo o dinheiro público. É sabido que o atual presidente extinguiu facilidades nesse sentido!

Quem usufruía delas quer voltar! Entre eles, organizações não-governamentais, artistas, empresários e políticos. Fala-se, também, em uma terceira via. No entanto, acho que não há espaço para isso, nas eleições deste ano, pois o governo atual já é o resultado de uma terceira opção viável, em 2018.

O outro cenário de análise e até de especulações é a eleição estadual. Na Bahia, o governador Rui Costa parece ter abdicado de eleger sucessor, facilitando a vida de ACM Neto, considerado favorito, apesar da pedra surgida em seu  caminho, João Roma, seu ex-pupilo, apoiado pelo presidente  Jair Bolsonaro!

 

Lei do Orçamento - 26.05.2022

PL é aprovado sem discussão!

Raimundo Marinho
jornalista

A Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, aprovou, dia 20, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para elaboração do orçamento do município para 2023. Entre outras coisas, estabelece uma estimativa de receita e correspondente despesa de R$151.533.511, indicando como serão gastos.

O PL aprovado tem um programa de gastos que inclui o socorro à pobreza, incentivo à produção, apoio e proteção a criança e adolescente, idoso, mulher, desenvolvimento urbano, assistência social, saúde, educação básica, esporte, lazer, serviços de água e de esgoto e planejamento da gestão municipal.

Nota-se que o modelo foi copiado de outro lugar, apenas para cumprir a lei. Tanto que não houve discussão entre os próprios vereadores, nem participação da comunidade, na audiência pública determinada pela legislação. A proposta do prefeito foi aprovada sem mudança de uma vírgula, sequer.

A ausência do público demonstrou o desinteresse da população! Prefeito e vereadores contribuíram para isso, pois não se empenharam em mobilizar as pessoas. A divulgação limitou-se ao edital obrigatório, no Diário Oficial. Em novembro ou dezembro, será discutido o orçamento definitivo.

Enquanto isso, a prestação de contas de 2021 do prefeito Ricardo Ribeiro ficará à disposição de qualquer pessoa, para consulta e questionamentos, na Câmara Municipal, até 10 de junho. Basta se apresentar com título de eleitor e identidade. Após o prazo, a consulta será pelo site do TCM-BA.

 

Enfim, a adutora – 26.05.2022

Água potável para o sertão!

Raimundo Marinho
jornalista

Está em contagem regressiva o sonho da população do Distrito de Iguatemi, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, de ter água potável, cuja inauguração foi anunciada para próximo mês de junho. Ideia cogitada há mais de 40 anos, está prestes de se realizar. Em 1988, publiquei matéria em A Tarde, sobre a possibilidade de Iguatemi virar cidade, e defendi a viabilidade da adutora.

De lá para cá, só promessas de políticos mentirosos, engabelando eleitores de boa fé, o que chamei de cabelo encravado, que não era curado, de propósito! Agora, parece perto de ser arrancado e curado! O mérito,  mesmo sendo obrigação, é do governador Ruy Costa, que assumiu a obra. Não é obra do governo do centenário, de Livramento, como vem sendo mentirosamente alardeado! É do governo estadual!

Mas permanece nosso alerta de que a população atendida será acrescida de mais 14 mil usuários, sem a necessária ampliação da atual estrutura de captação e tratamento da água. A captação, hoje, é uma gambiarra na barraginha do DNOCS. Isso significa alto risco de faltar água ou não haver o devido tratamento.

 

Publicações – 14.05.2022

Os livros da nossa História!

Lançamento do livro de D. Maria Madalena e Silva, dia 30 de abril (Foto: Márcia Soares Oliveira)

Raimundo Marinho
jornalista

Livramento de Nossa Senhora, Bahia, é destaque no sertão em produção bibliográfica, com a edição de livros, principalmente os voltados para o resgate de dados da sua história. Tudo começou em 1995, com a obra pioneira Livramento é de Nossa Senhora (Raimundo Marinho/Eduardo Lessa), que se tornou clássica e fonte absoluta de consultas. A caçula, lançada recentemente, é Livramento, História e Cidadania - Cores e Contrastes (Maria Madalena e Silva, 2021).

Entre os demais, estão História de Livramento, a terra e o homem (Mozart Tanajura, 2003),  Trajetória, Reportagens sobre Livramento de Nossa Senhora (Raimundo Marinho dos Santos, 2009), Minhas Andanças (Francisco Tanajura Machado, 2011) e Livramento, Origem e Família (Rodrigo Alves Meira, 2015). Quase todas tem como embrião pequena monografia que Rodrigo Alves Meira (Seu Tatinha) produziu, quando era chefe da Agência de Estatística de Livramento (1949-1983), atual IBGE.

Ele teve esse cuidado para atender a estudantes que o procuravam para saber informações de Livramento. Na época, a Estatística era o único local onde se conseguia dados organizados sobre o município. Cada um com suas peculiaridades, os livros atuais agora são fontes ricas de informações históricas e sociais sobre este município do Sertão Produtivo da Bahia.

Clique aqui, para ver mais fotos da noite de autógrafo de D. Maria Madalena>> 

 

Lançamento – 08.05.2022

Mais um livro sobre Livramento!

Raimundo Marinho

jornalista

Mais uma obra foi acrescentada à bibliografia sobre a História de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, sob o título Livramento, História e Cidadania – Cores e Contrastes, de autoria da professora Maria Madalena e Silva, 83 anos, lançado último dia 30 de abril, em concorrida noite de autógrafo, no Espaço Monumental Festas e Eventos, em Livramento.

Na apresentação do livro, D. Madalena fala da dificuldade para reunir informações sobre a história do município, como “a falta de documentos escritos da nossa história”, desde o desbravamento, naturalmente se referindo a registros oficiais. Citou que monumentos antigos, que também contam nossa história, “foram depredados, por falta de conservação ou por mãos humanas inconscientes”.

Ela tem razão nas ressalvas sobre as informações históricas, mas ressalta que o livro “é como o embrião de uma águia, que cresce e alça voo, no sentido de incentivar nos mais jovens o desejo de buscar, de pesquisar, de conhecer, de questionar”. A obra tem prefácio do professor Eduardo Lessa Guimarães.

Nas referências consultadas, a autora incluiu obras pioneiras sobre a História do município, às quais a sua         veio se somar, como os livros Livramento é de Nossa Senhora (Raimundo Marinho/Eduardo Lessa, 1995), História de Livramento, a terra e o homem (Mozart Tanajura, 2003) e Trajetória, Reportagens sobre Livramento de Nossa Senhora (Raimundo Marinho dos Santos, 2009).

Clique aqui para ler a biografia de D. Maria Madalena e Silva>>

 

Artigo – 27.04.2022

Quero me dizer dombasiliano!

Antônio Carlos Caires Araújo

Médico e escritor (*)

O termo dombasiliano é indicador da minha origem geográfica! Eu, enquanto sujeito falante, dotado de saber, reconhecido por meu lugar de origem, que é Dom Basílio, uma das cidades caçulas da Bahia, vizinha a Brumado, Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora, antigo Livramento do Brumado.

Foi parte do território de Livramento, como Distrito de Curralinho, pelo que minha naturalidade original era curralinhense. Curralinho deriva do nome de uma construção rural primitiva, o curral, de grande nobreza da época, que indicava a força econômica da região, baseada na criação e comércio de gado.

Sobre o gentílico dombasiliano, que reafirma nossa identificação pessoal, lembramos que Dom Basílio é o epíteto do Padre Manoel Olímpio Pereira, filho do lugar, portanto, curralinhense, que se ordenou padre e mudou-se para o Vaticano, na Itália, onde foi sagrado bispo e voltou para missão em Manaus (AM).

Fazemos uma analogia com o convertido São Paulo, o Paulo de Tarso, que dá nome à capital de nosso Estado de São Paulo, cujo gentílico é paulistano, conforme regra  para os derivados do Latim. Assim, para Dom Basílio, o correto seria, dentro das mesmas regras, o gentílico dombasiliano.

A meu ver, isso se impõe porque Dom Basílio recebeu igual epíteto latino, no Vaticano, dentro do mesmo etnônimo do latim, a despeito da resistência que sabemos existir em relação ao termo dombasiliano. É uma palavra que os psicanalistas, entre os quais me incluo, evocam por ser um significante.

Palavra plena, que engendra uma afirmação categorial de firme identificação do homem com seu lugar, que dá ao ser falante toda sua representação, ao afirmar-se, dizendo: “Eu sou dombasiliano!”. Uma identificação orgulhosa, que nos resgata  do recalque original, quando se recusava a ser de Curralinho.

Pois bem! Quem não quer esse autêntico traço de união do correto e legítimo vernáculo dombasiliano com a nossa identificação? Palavra que, em minha opinião, soando na voz sertaneja, transcende o sentido do que significa.

Impulsiona o cidadão em se situar em bom lugar, a dizer-se “este é o meu Lugar, nem melhor e nem pior que nenhum outro, mas que me permito distinguí-lo, por seu o meu lugar (Ethos), de onde respondo quem sou!”.

(*) Dr. Antônio Carlos Caires Araújo (foto) é médico psicanalista e escritor, já tendo escrito Homem Significante (2019), Lugar do Dito, inaudito (2019) e O ser e a letra (2021).

 

Passos da Paixão – 23.04.2022

Dolorido calvário de Jesus!

Fotos: Márcia de Lourdes Olilveira

Raimundo Marinho
jornalista

O drama das torturas e morte de Jesus Cristo foi mostrado, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, na última Sexta-Feira Santa, na praça da Catedral, pela Trupe Teatral, no espetáculo, de emocionante realismo, intitulado Passos da Paixão, sob a direção geral de Tonny Aquino (Antônio de Aquino Azevedo).

Segundo o diretor, a peça fala de uma forma profunda de amor, com lições de esperança, fé e perdão, lembrando que Cristo “morreu por toda a humanidade, sofreu por todos nós” e que “é hora de retorno a essa mensagem básica, pois o mundo parece perdido e sem direção”.

A grande movimentação na praça, naquele dia, demonstrou o interesse das pessoas em ver, na interpretação artística, uma amostra do que foi o calvário de Jesus Cristo, tudo para resgatar o ser humano para o caminho de volta a Deus! Em seguida, houve os atos religiosos, na igreja.

A Trupe Teatral foi criado em Livramento, por Tonny Aquino, estreando com a  peça Os Três Proquinhos, em outubro de 2021. Em dezembro, apresentou Natal Um Canto de Luz e Esperança, na gruta do Bom Jesus e na Catedral!

O lema do grupo, segundo Tonny, é “evangelizar através da arte e da cultura, ainda que em pequenos, mas determinantes passos”. Para tanto, vem contando com uma platéia assídua e o apoio, dentre outros, da Igreja, do Poder Público, do comércio e dos veículos de comunicação.

Clique aqui, para ver ficha técnica e ler mais sobre o grupo>>

Clique aqui e veja mais fotos do espetáculo>>

 

Dom Basílio – 23.04.2022

Aniversário, memorial e Dito!

Fotos: Márcia de Lourdes Olilveira

Raimundo Marinho

D. Julinda Caires (1917-2012)

jonalista

O município de Dom Basílio, na Bahia, vizinho a Livramento de Nosssa Senhora, completou 59 anos de emancipação política, dia 7. A data foi celebrada com dois eventos marcantes, a inauguração do Arquivo Público Municipal & Memorial Julinda Caires; e o lançamento do livro Lugar do Dito, Inaudito, pelo médico psicanalista Antônio Carlos Caires Araújo. A solenidade, claro, teve a presença do prefeito Roberval de Cássia Meira.

O memorial ocupa o antigo prédio da prefeitura e reúne documentos, artefatos e fotos históricas raras, sobre a história local, da qual a família de D. Julinda faz parte. Ela foi a primeira mulher eleita vereadora, na Bahia, em 1955, no então município de Livramento do Brumado, hoje Livramento de Nossa Senhora, a que pertencia o Distrito de Curralinho, hoje D. Basílio.

D. Julinda (1917-2012) foi casada com Banedito Auto Araújo, com quem teve seis filhos, entre eles o Dr.  Antônio Carlos Caires Araújo, cujo livro, então lançado, rememora muito o pai e faz descrições impecáveis sobre o viver no sertão e a história de Dom Basílio, que interpretamos, a partir do livro, ser o lugar do Dito, inaudito, em memória a Benedito Araújo.

Foi uma noite de autógrafos e reminiscências, em três celebrações  importantes: ao aniversário da cidade, à homenagem a D. Julinda e à cultura, tendo à frente o laborioso prefeito Roberval Meira e o refinado escritor A. C. Caires Araújo.

 

Eleições – 09.04.2022

Mais interesse da população

Raimundo Marinho
jornalista

Pandemia caindo e eleição subindo, com mais interesse da população pelo assunto. Isso é bom, pois cresce a atenção para com os candidatos e suas propostas. O que os eleitos fazem afeta profundamente nossas vidas, sejam presidente da República, governadores, deputados ou senadores!

Um país é como um condomínio, administrado por quem nós elegemos, uma vez que não se pode reunir, nesse trabalho, todos os 216 milhões de brasileiros. Nosso voto é uma procuração para eles agirem em nosso nome. Portanto, é bom escolher bem aquele no qual se vai votar.

Dissemos, na 88 FM, dia 6, que prefeito e vereadores fingem não se conhecerem, nessas eleições, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Enquanto o alcaide  apoiava o petista Jerônimo Rodrigues, na capital, Aparecido Lima, do seu grupo, divulgava cestas básicas do bolsonarista João Roma.

Coincidência ou não, dia 8, o prefeito reuniu (foto) seus 10 edis e a vice-pefeita Joanina Sampaio, supostamente para ajustar os apoios de todos aos candidatos às eleições deste ano. Seria também para acalmar ciuminho da vice em relação à projeção do controlador Jânio Lima, dentro do governo.

 

Precisa de revisão – 09.04.2022

Tantos contratos milionários!

Raimundo Marinho
jornalista

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, continua mantendo  contratos milionários com prestadores de serviços, como se fosse um município rico. No seu orçamento anual, este  ano, de R$130.900.000,00, mais de 95% são repasses da União, ou seja, quase nada de recursos próprios.

Portanto, é um município pobre e precisa fazer uma revisão de seus contratos! São gastos milhões de reais, cuja necessidade não é demonstrada, nem os resultados divulgados. Um desses contratos é para compra de combustíveis, exclusivamente no posto Irmãos Ribeiro, de parentes do prefeito.

Em 2021, foram pagos ao posto R$5.081.660,81, o que denota gastos irrazoáveis com gasolina e óleo diesel. E mais R$5.128.279,29 à empresa Araújo Alves Empreendimentos, por aluguel de máquinas pesadas, equipamentos e transporte escolar. É uma empresa de endereço singelo, em Jussipe-BA.

Os contratos são prorrogados, acima do limite legal, por meros aditivos, sem licitação. Houve denúncia de interesses pessoais do prefeito junto às empresas, mas nada foi investigado. Pagou ainda R$3.473.282,21 a FL Américo Transportes e Locações, também de fora, que aluga carros ao município.

 

Saneamento – 09.04.2022

Reuniões com a comunidade

Raimundo Marinho
jornalista

A prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, divulgou o roteiro da 2ª Rodada de Oficinas para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, nos dias 7 e 8 deste, nos distritos de Iguatemi, Itanagé, São Timóteo e Sede.

Na pauta, o abastecimento de água, coleta e tratamento do esgoto, limpeza pública, manejo do lixo e da água da chuva. Quem está elaborando o Plano é a empresa Saneando Engenharia, contratada pelo Estado, através da Secretaria Estadual do Saneamento e Recursos Hídricos.

Mas não se vislumbra a plena prestações desses serviços, no curto prazo, pois o objetivo imediato seria adequar os contratos da Embasa ao novo marco regulatório. Em Livramento, por exemplo, o contrato está fora da Lei. Desconfio que são ações  preparatórias  para privatização da  Embasa.

Chama a atenção, nas discussões anunciadas, a separação dos temas em PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico) e PMGIRS (Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos). Na verdade, “resíduos sólidos” é o lixo e, pela lei, integram o PMSB, como a água, esgoto e águas pluviais.

 

Lugar e seca - 06.04.2022

O mundo do Dito, inaudito!

Raimundo Marinho

jornalista

Lugar do Dito, idaudito é o título do livro que o médico psicanalista e escritor Antônio Carlos Caires Araújo lançará, nesta quinta-feira, dia 7, às 18h, em D. Basílio-BA, durante a inauguração do memorial, feito pela prefeitura local, em homenagem à sua mãe, D. Julinda Caires.

Foi editado em 2019, pela Assembléia Legislativa da Bahia, e o lançamento chegou a ser marcado para março de 2020, quando seria inaugurado o memorial, mas a solenidade foi adiada, em razão da pandemia. O livro é uma espécie de retrato do sertão, a partir de Dom Basílio.

O destaque é o pai do autor, Seu Benedito, o Dito do lugar da trama tecida pelo Dr. Caires Araújo. Na orelha, Sarah Sodré escreve: Ler o Lugar do Dito, inaudito remete o leitor a essência da constituição da existência e promove reflexões acerca do lugar que cada sujeito se inscreve no mundo (...).

Sarah foi corroborada por João Batista de Souza, no prefácio, dizendo que Carlos Araújo (...) alerta-nos para a importância do Lugar na construção de identidade e do sentimento de pertencimento do sujeito em sua singularidde, representação psíquica e sociocultural (...).

 

Pré-campanha – 04.04.2022

A caravana livramentense

Raimundo Marinho

jornalista

O prefeito Ricardo Ribeiro, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, comandou uma alegre caravana que foi a Salvador aplaudir a pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues ao governo do Estado, pelo Partido dos Trabahadores. Fizeram parte  vereadores, secretários e outros servidores! Todos aproveitaram para dar uma espiada no mar da Capital! E rolou a pergunta: Quem pagou a conta? 

Deve ter sido cada um que foi, ou todos nós, com nossos impostos! O ônibus foi do vereador José Roberto Caires, o mesmo que foi ameaçado de apreensão, pelo prefeito, por fazer transporte cladestino, em 2020, no auge da pandemia, quando o transporte intermunicipal estava proibido.

O evento reuniu a cúpula do governo estadual e do PT, com a presença do ex-presidente Luís Inácio da Silva. O ato foi em espaço fechado (Wet'n Wild) e recebeu, ainda, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, que aderiu ao PT, em troca dos cargos deixados pelo grupo do dissidente João Leão. Em liberdade condicional, Geddel evitou ser fotografado.

 

Inquérito civil – 04.04.2022

Para investigar o controlador

Raimundo Marinho
jornalista

O Ministério Público Estadual prepara inquérito civil para apurar denúncia de acumulação indevida de cargos públicos, pelo controlador da prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, Jânio Soares Lima. O comunicado, feito pela promotora Nívea Andrade, está no Diário da Justiça de 21 de março.

Contra a lei, Jânio teria assumido o cargo de controlador sem se licenciar da função de professor do Estado. Foi denunciado ao MP-Ba por Roberto Lucas Spínola, filho do ex-prefeito Carlos Batista. Ele já teria corrigido a situação, mas, se provado o fato, responderá pelo tempo em que durou a irregularidade.

 

De cara limpa – 04.04.2022

Governador tira a máscara!

Raimundo Marinho
jornalista

Devido à queda dos números da covid-19, o governador da Bahia, Rui Costa, publicou decreto, dia 2, liberando o uso de máscara ao ar livre, em toda Bahia, mantendo os demais protocolos sanitários, inclusive o distanciamento pessoal. Ao dar a notícia, ele tirou literalmente a máscara, imitando o gesto teatral do governador de São Paulo, João Dória Jr. 

Mas a decisão do governador chega atrasada em Livramento de Nossa Senhora, onde o decreto já vinha sendo cumprido, há muito tempo  antes de existir. Bastava ir à Praça Zezinho Tanajura, para confirmar. Os números da pandemia caíram bastante e fala-se até em reclassificá-la para endemia! Livramento está há 14 dias sem casos novos da doença!

 

Transporte escolar – 04.04.2022

Custa R$4,3 milhões por ano

Raimundo Marinho
jornalista

Subiram para R$4.328.986,00 os gastos da Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, com transporte escolar, conforme publicado no DO. São sete contratos, mas só um deles custa R$ 4.124.372,00, com uma empresa de Jussiape, a Araújo Alves Empreendimentos. Os demais, juntos, somam R$204.614,00.

Quando assumiu, em 2017, o prefeito Ricardo Ribeiro achou um absurdo o valor desses contratos, na ordem de R$2,5 milhões, e disse que havia uma farra de apadrinhados. Prometeu “fazer e acontecer”, mas o valor só fez aumentar, praticamente dobrou. Falta dizer como ficaram os contratos, na pandemia.

 

Eleições – 31.03.2022

Hora de checar as promessas!

Raimundo Marinho
jornalista

A adução de água potável para o distrito de Iguatemi, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, a cerca de 50 km da sede, está se tornando o símbolo de promessas não cumpridas, feitas em campanhas eleitorais. Orçada em R$8 milhões, foi dada como certa em 2018, mas não foi feita.

Foi colocada, à época, na cota do candidato Marquinho Viana, que acabou sendo o mais votado, no município, com quase cinco mil votos. O dinheiro não veio, pois a obra, na verdade, é do governo estadual, que licitou o projeto por R$4 milhões. Muito mais foi prometido, naquele ano, para Livramento, como:

Pavimentação dos bairros Benito Gama, Estocada e Passa-Quatro, usina de asfalto, 3 ambulâncias, reforma do hospital, escola modelo no Taquari, 3 tratatores agrícolas, 2 caçambas, 2 escavadeiras, 2 consultórios odontológicos, 3 quadras poliesportivas, carro-pipa e até plano de saneamento.

O total prometido soma R$26 milhões, mas o prefeito Ricardo Ribeiro nunca informou sobre o que foi ou não cumprido. A adutora, sabemos, não foi, o hospital tem menos leitos hoje do que há 40 anos, a usina de asfalto não chegou, e várias ruas do bairro Estocada continuam esburacadas.

As promessas foram dos então candidatos a deputado estadual Marquinho Viana, Luciano Ribeiro, Vitor Bonfim e Zé Raimundo; e federal Nelson Pelegrino, Benito Gama, Waldenor Pereira, João Bacelar, Jorge Solla, Valmir Assunção, José Rocha, João Roma, Alice Portugal, Arthur Maia, Lúcio V. Lima, Daniel Almeida.

 

Fundef - 31.03.2022

Jogo de leis e muito dinheiro!

Raimundo Marinho
jornalista

O Senado Federal aprovou o Projeto de Lei nº 556/2022, que permite estados, Distrito Federal e municípios a usarem precatórios de fundos educacionais, nas mesmas finalidades originais. É o caso do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério).

Os precatórios, que envolvem muito dinheiro público, são diferenças de repasses devidos pela União. O PL, que ainda depende de sansão, muda decisão do TCU (Tribunal de Contas da União), que diz tratar-se de recursos extraordinários, pelo que os mesmos não podem ser usados para pagar salários.

Contra esse entendimento do TCU havia uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal), movida pelo PSC (Partido Social Cristão), que foi julgada improcedente, na semana passada. Mas o TCU terá de se manifestar sobre o PL-556/2022.

O objetivo do fundo, agora denominado Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica pública) é garantir o custeio de ações para desenvolver o ensino e, principalmente, o pagamento dos profissionais do magistério.

Sindicatos e políticos criaram a expectativa, no setor da Educação, de que 60% dos precatórios serão pagos direto aos servidores. Mas isso é considerado inconstitucional, por não atender à finalidade dos fundos!

 

Obra de arte – 31.03.2022

Rodoviária tem mural artístico!

Raimundo Marinho
jornalista

A fachada o Terminal Rodoviário de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, ganhou um mural, em azulejos aplicados com a técnica de mosaico, de autoria do artista plástico da terra, Fabrício Dias.

Simboliza o casarão onde funciona a sede municipal, além de agregar outros símbolos consagrados, como a torre do Bom Jesus do Taquari, a cachoeira Véu de Noiva e as fruntas representativas da agricultura do município.

Segundo o artista, trata-se do resultado do projeto “Mural em homenagem a Livramento”, que teve apoio da população, em sorteio para reunir os fundos necessários, da loja Ismatec, que doou o material e dos pedreiros.

 

Cheia de buracos – 14.03.2022

Ligação Polivalente-Estocada!

Raimundo Marinho

 

jornalista

Em 08.06.2013, este site divulgou:

O prefeito Paulo Cesar Azevedo, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, surpreendeu moradores, ontem, com a abertura oficial de nova ligação viária entre os bairros Polivalente e Estocada, considerada a mais importante intervenção urbana da cidade, nos últimos 10 anos.
O ato foi marcado pela demolição de antigo muro, liberando o acesso de automóveis e pedestres ao local. Simbolizou, também, a inauguração da agenda de obras importantes que o prefeito projetou para a cidade, cumprindo promessas de campanha.
O passo seguinte será pavimentar com asfalto o novo logradouro, que mede 362,75m por 12m de largura e prolonga a Rua José Maria Tanajura, no bairro Polivalente, até o lado leste da Estocada, onde nova via foi aberta, levando à Rua Josias Lessa, que conduz ao centro deste último bairro.

Atualmente, nove anos depois, parte da via avançada está assim, esburacada e passou muito tempo sem iluminação (veja fotos, abaixo):

Acesse Mandacaru da serra - Livramento de Nossa Senhora, para ler nossa matéria postada em 08.06.2013

 

Justiça Eleitoral - 14.03.2022

Prefeito e a vice voltam a ser
investigados, em Livramento

Raimundo Marinho

Ricardo Ribeiro e Joanina Sampaio

jornalista

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) anulou sentença do juiz da 101ª Zona Eleitoral e determinou, hoje à tarde, a reinclusão do prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, e da vice-prefeita Joanina Batista Silva Morais Sampaio na AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral), que apura acusação contra os dois da prática de abuso do poder econômico e compra de votos, ocorrido na eleição de 2020.

O processo foi movido pelo PSD (Partido Social Democrático) contra o prefeito, a vice e mais nove acusados, pessoas físicas e jurídicas. Ao excluir Ricardo Ribeiro e Joanina Sampaio, o juiz da 101ª Zona havia alegado que os dois eram partes ilegítimas, por já terem sido liberados, antes, em processo idêntico. Ouvido na ação recursal, junto ao TRE, o procurador eleitoral Fernando Túlio da Silva discordou do magistrado e opinou pela anulação da sentença.

E foi anulada, por unanimidade, pelos juizes do TRE-BA. Segundo os advogados do PSD, Mário Spínola Souto, Ícaro Rocha e Alexandre Abreu, a Corte Eleitoral “entendeu de forma acertada que a ação deveria continuar em face do prefeito e da vice, tendo determinado que fosse reaberta a instrução dos autos para produção de provas e prolação de nova sentença”.

O objetivo da ação movida pelo PSD é o cancelamento do rigistro da candidatura de Ricardo Ribeiro e Joanina Sampaio, caso sejam confirmados os crimes eleitorais que lhes são atribuidos. E a consequência do cancelamento, caso venha a ocorrer, é a anulação da posse e cassação dos mandatos.

Clique aqui para ler voto do relator, seguido pelo colegiado, por unanimidade>>

Clique aqui para ler o acórdão com a decisão dos desembargadores do TRE-BA>>

 

Inauguração – 07.03.2022

Escola tem seis novas salas

Raimundo Marinho
jornalista

O município reformou as antigas instalações onde funcionou, por mais de 70 anos, o tradicional Colégio Estadual João Vilas Boas, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. A obra incluiu a construção de seis novas salas de aula e foi inaugurada pelo prefeito Ricardo Ribeiro, dia 4. Para a ampliação, foi removida a quadra de esportes e educação física que havia no pátio do colégio.

Só que o local não é mais ocupado pelo Colégio João Vilas Boas e sim pela Escola Municipal Fernando Ledo Santos Pereira, que é a antiga Escola Polivalente, que também era estadual e passou para o município, em 2016. Houve troca de endereço entre as duas escolas.  Os imóveis são do Estado, que exigiu a permuta, para implantar uma escola modelo e o novo ensino médio.

 

Quaresma - 02.03.2022

Dias de conversão e penitência

Raimundo Marinho
jornalista

Começou a Quaresma, período de 40 dias, em que a Igreja se prepara, liturgicamente, para a Páscoa Cristã. A preparação consiste em orações e penitência, e culmina com a Semana Santa, em que é rememorada a Paixão e Morte de Jesus Cristo. Como diz a Igreja, é tempo para conversão!

Dizemos ser ainda tempo para reflexão sobre como estamos vivendo espiritualmente! Se temos ou não um plano para nosso futuro espiritual! Tempo de avaliar nosso modo de viver. Se estamos vivendo pelas leis divinas! Tempo de verificarmos como está a saúde do nosso corpo e nossa alma!

Nesta Quarta-feira de Cinzas, foi iniciada também a Campanha da Fraternidade, promovida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O tema é Fraternidade e Educação, sob o lema Fala com sabedoria, ensina com amor. Está em Provérbios 31, 26, que é um dos livros da Bíblia.

Pelos títulos do tema e do lema, a CNBB abre uma oportuna discussão sobre a educação, no Brasil. Poderá ser um espaço para análise mais aprofundada, principalmente na educação escolar, diante das irreparáveis consequências de dois anos letivos perdidos, com a desculpa da pandemia.

Em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, o início da Quaresma, nesta quarta-feira, teve a celebração da Missa de Imposição das Cinzas, na Catedral, pelo bispo Dom Armando (foto), que foi transmitida, on line, pela Rádio 88 FM. (Para assistir ao vídeo da missa, acesse o link:  https://fb.watch/bvMWu4eo2B/).

 

Em Paramirim – 02.03.2022

Militância aberta em plena aula

(Matéria reescrita e ampliada em 07.03.2022, 18h)

Raimundo Marinho

jornalista

O grupo @bolsonaroparamirim, da cidade de Paramirim, na Bahia, reagiu contra a militância política, em sala de aula, de uma professora daquele município, identificada como Zuleide Abreu (foto). Segundo o grupo, a professora ofende alunos de uma escola pública do ensino médio, na comunidade de Caraíbas.

“Nós, do Grupo Bolsonaro Paramirim, repudiamos esta situação e, ao mesmo tempo, nos honramos em defender democrática e decentemente um presidente que não tem qualquer ato de corrupção conhecida, denunciada ou julgada em seu governo, e que, apesar dos ataques sofridos, zela por toda a nação”.

Em vídeo da aula, que circula nas redes sociais, a professora acusa o presidente Jair Bolsonaro e os chamados bolsonaristas de nazistas, que matam gays e negros. “Todos os bolsonarista apaixonado, que matam negros, que matam gays, eles usam símbolos do nazismo” (sic), diz a fala, no vídeo.

A transcrição do áudio, no vídeo: “Bolsonaro chama a Venezuela de comunista, mas a China ele não chama de comunista. Porque a China o país é milionário. Ele tava lá essa semana babando ovo.  (...). Então, meu filho, você não fala que Lula é nazista. Nazista é Bolsonaro! (...) e apoia o nazismo. Você pode ver, todos os bolsonarista eles trazem o símbolo do nazismo, muitos tatuado no braço. Todos os bolsonarista apaixonado, que matam negros, que matam gays, eles usam símbolos do nazismo. Você está confundido nazismo com comunismo. Não confunda,  porque o comunismo vem do regime socialista, porque nós temos dois regime político, o republicano e o socialista. O Brasil, o regime do Brasil é o regime republicano, que é o democrático. Lula, assim como Bolsonaro, assim como todos os últimos que passaram, eles foram eleito pelo voto direto. O que é o voto direto? O voto direto é quando você tem o poder de escolher seu representante...” (sic).

O Grupo Bolsonaro Paramirim, em suas página nas redes sociais, publicou:

“Incentivamos os alunos a sempre filmarem as aulas quando se sentirem prejudicados ou ofendidos pelos professores, que deveriam fomentar a pluralidade de ideias e o debate saudável, e não causar constrangimento em função de suas preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias, sabendo que não tem nenhum adulto para coibi-los no ambiente cativo da sala de aula”.

“Chamar, de modo irrefletido e leviano, alguém de assassino racista, homofóbico, fascista ou nazista não é opinião, é crime contra a honra (artigos 139 e 140 do Código Penal). O debate democrático não comporta este tipo de ofensa, principalmente proferida por professor ou professora em sala de aula”.

“Professor não pode usar um ambiente educativo para impor sua militância política e ofender a liberdade de consciência dos alunos, que não têm como se defendr. Professor ou professora pode ensinar sobre as diferenes correnes políticas e econômicas, promovendo o debate, sem tomar partido ou ofender quem pensas diferente de ou dela”.

Acesse o vídeo em https://youtu.be/2ArVwakJewM

 

Dedicada a Jesus – 01.03.2022

As lições serenas de Joca!

Ainda bem jovem (4ª da esq. para dir., com a mão na massa), em aula de culinária

Raimundo Marinho

jornalista

Foi celebrada, dia 20 de feveeiro, na catedral de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, a missa do 7º dia de D. Joaquina Guimarães Tanajura, falecida em 14.02.2022, que faria 96 anos, em junho. Filha de Ana Constânça Guimarães Tanajura e Rodrigo Meira Tanajura, o Dr. Queno, 3º prefeito do município (1924-1925).

Joaquina, solteira, formação escolar primária, era mais conhecida por Joca. Em família, era Mada. Simples, apesar de família tradicional, com grande influência na vida social, política e econômica de Livramento. Lembro-me dela como uma pessoa bonita, calma, educada, discreta e muito religiosa.

Segundo a sobrinha Kleyse Tanajura, Joca ajudou o padre Silval a viabilizar a construção da torre do Bom Jesus (Taquari), a criar a Legião de Maria, a instalar a Diocese e coordenou as Obras das Vocações e Ministérios. “Dedicou a vida a Jesus, a igreja era o seu lugar preferido no mundo”, disse Kleyse.

Em família, destacava-se como confeiteira. Fazia a alegria dos sobrinhos! Também pintava as bandeiras e círios pascais, feitos por ela com cera de velas derretidas. Fazia vários outros trabalhos artesanais, como caleidoscópios, rosários, terços de continhas, panos de prato.

Sobre Joca, disse o pároco Jandir: “Uma pessoa que, de maneira concreta, expressou essa dedicação a Cristo por meio da Igreja”. Padre Gilvânio, da paróquia de Livramento, também deu seu estemunho: “Uma pessoa que admiro e tenho a certeza que está contemplando a face de Deus”.

Joca com parentes, pelo lado materno, ela é a 2ª da dir. para a esq., ao lado do pai, Dr. Queno (Bagé-RS, 1946)

Clique aqui para ler íntegra das mensgens e ver mais fotos>>

 

Perdemos D. Zulmira – 01.03.2022

101 anos e duas pandemias

Raimundo Marinho
jornalista

Outra perda irreparável para nós, neste início de ano, foi D. Zulmira Pereira de Miranda, do bairro Estocada, em Livramento de Nossa senhora, Bahia, falecida aos 101 anos, em 22 de janeiro. Ela foi nossa entrevistada, dia 20.05.2020,  quando completou 100 anos de idade.

Estava lúcida e consciente da vida dada por Deus, inclusive testemunhando duas pandemias, a do coronavírus, que já teria infectado 425 milhões de pessoas (5,890 milhões de mortos) e a gripe espanhola (1918-1920), que infectou cerca de 500 milhões de pessoas (100 milhões de mortos).

>D. Zulmira, apegada a Deus, não pegou nenhuma delas! Na entrevista, disse: “Deus sabe tudo que faz, se a gente tá merecendo, né?!”. “Tenho só que agradecer a Deus”, “viver é maravilhoso, e a gente tem que viver até o dia que Deus quiser”. Ao  comunicar o falecimento, sua neta Cleide Mesquita escreveu:

“Perdemos nossa Matriarca... Minha vovó AMADA... Perdi parte de mim e como dói... Dói muitooo...O consolo que temos é que ela foi muito amada.. Tão bem zelada! Recebeu todas as homenagens de amor em vida… No auge de seus 101 anos, nos deixa um legado de fé em Deus e amor à vida”.

Clique aqui para reler nossa entrevista com D. Zulmira>>

 

Saneamento – 22.02.2022

Projeto de esgoto sanitário

Raimundo Marinho
jornalista

A Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A.) está elaborando um projeto para implantar o sistema de esgotamento sanitário de Livramento de Nossa Senhora, que será apresentado à população, em “consulta pública”, no próximo dia 24, a partir das  9h30, no Centro Diocesano!

O objetivo é informar e ouvir os moradores da cidade a respeito, como manda a legislação que regula o assunto. Portanto, quanto mais gente comparecer, melhor! Como sabemos, Livramento não tem mais sistema de tratamento de esgoto! O que havia, com mais de 50 anos, não funciona mais.

A maioria dos dejetos vai para os rios ou terrenos baldios! A culpa é da própria Embasa! Ela teve a concessão, por 20 anos, de 1998 a 2018, em contrato que a obrigava, além do abstecimento de água, a também operar, manter e conservar o sistema de esgotamento sanitário.

Mas ela não cumpriu essa cláusula do contrato e nunca foi cobrada pelos prefeitos. E continua por caminhos tortos, com a prefeitura, pois o projeto anunciado está fora do PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico). Esse plano é que define como será o sistema de esgoto.

O projeto ora anunciado baseia-se no chamado contrato de programa, assinado em 2019, sem atender a uma condição da lei para ter validade, que é justamente o PMSB. Se este não existia em 2019, nem agora, o tal  contrato de programa tem vício legal e pode até mesmo ser anulado.

 

Alunos frustrados – 22.02.2022

Aulas adiadas duas vezes

Raimundo Marinho
jornalista


Escola David Mendes Pereira (Iguatemi)

A Secretaria da Educação de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, divulgou o calendário escolar de 2022,  com aulas presenciais, a partir de 09.02.2022, adiado sem explicação para o dia 14. E, de última hora, para 7 ser março, causando frustração e indignação na comunidade, principalmente pais e alunos.

A desculpa foi a desistência do fornecedor dos  gêneros da alimentação escolar. Mas não informou quem era o fornecedor e nem o processo licitatório para contratá-lo. A suspeita, portanto, é que foi divulgada uma mentira! Descaso e desrespeito para com alunos, famílias e a comunidade.

Mesmo se fosse verdade, não precisava adiar as aulas! Afinal, onde os alunos se alimentaram em dois anos sem aulas? Houve reuniões nas escolas, dia 10, sobre os cuidados sanitários e não falaram do adiamento. Há pelo menos seis avisos de licitação (2021-2022) para compra de gêneros para alimentação nas escolas.

Mas não vi contrato divulgado! O aviso mais recente é de  10 deste mês, um dia antes de adiar as aulas! Confirma que a volta às aulas não foi planejada, mesmo após dois anos letivos perdidos, afetando os alunos para o resto da vida! Sem falar nas péssimas condições físicas das escolas públicas municipais.

 

 

Obra da União – 22.02.2022

Esperança de emprego na Fiol

RaimundoMarinho

jornalista

O prefeito Ricardo Ribeiro, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, postou em seu Facebook, foto sua diante de um notebook, sorridente, parecendo  uma criança com um presente de Natal. Na legenda, explica ser uma reunião remota com prepostos da empresa Bahia Mineração (Bamin), encarregada do trecho Ilhéus-Caetité, da FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste).

Pequeno trecho da via passa por território livramentense, perto dos municípios de Caetité e Lagoa Nova. O prefeito acha que isso vai gerar emprego, por aqui, mas não deu maiores detalhes. Por exemplo, que tipo de trabalhador seria aproveitado. Além disso, Ricardo Ribeiro omitiu que a obra é da União! Bamin é só a empreiteira contratada, não a dona da obra.

 

Combustíveis – 22.02.2022

Gastos são de R$7,4 milhões

Raimundo Marinho
jornalista

Ao iniciar o 1º mandato (2017), o prefeito Ricardo Ribeiro, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, disse haver um esquema que sangrava os cofres municipais, com gastos excessivos no transporte escolar. Chegavam a R$ 5 milhões por ano, segundo ele com mais de 40 carros particulares, cujos donos influenciavam até nas matrículas e roteiros do transporte.

E prometeu cortar os gastos ao meio! Mas o prefeito nunca explicou os contratos mililionários de sua gestão. O maior deles, hoje de R$ 7.419.400,00, é com o Auto Posto Irmãos Ribeiro. Em maio de 2020, o valor era R$3.510.821,88. Cresceu  111%, bem acima do aumento médio dos combustíveis, em torno de 70%. E o sobrenome Ribeiro no posto não é por acaso!

Os donos são do círculo familiar de José Ricardo Assunção Ribeiro, que assina o contrato! Outros gastos milionários são limpeza urbana, perto dos R$ 4 milhões,  máquinas pesadas, cerca de R$ 3 milhões e transporte escolar, mais de R$3 milhões. A fala do prefeito pareceu bravata de novato, pois ele faz gastos milionários bem acima dos encontrados por ele.

 

Investigação eleitoral – 22.02.2022

Reinclusão de prefeito e vice

Raimundo Marinho
jornalista

Recente parecer do procurador Fernando Túlio da Silva (TRE) mexeu com o meio político de Livramento de Nossa Senhora, Bahia! Ouvido num recurso em AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral), ele opinou pela reinclusão no processo do prefeito Ricardo Ribeiro e da vice Joanina Sampaio.

Os dois foram excluídos, pelo juiz da 101ª Zona Eleitoral, do processo movido pelo PSD (Partido Social Democrático), onde são acusados de abuso do poder econômico e compra de votos, na eleição de 2020. O partido recorreu para o TRE, que mandou ouvir o procurador.

Os crimes apontados incluem entrega de vantagens financeiras, bens de consumo, combustíveis, materiais de construção, serviços de perfuração de poços artesianos e uso de máquinas, tudo pago com dinheiro público. Foi pedida a cassação das candidaturas, mas o juiz entendeu que não era o caso.

O magistrado fundamentou que os acusados haviam sido liberados, antes, em processo idêntico, movido pelo Ministério Público Eleitoral. O procurador eleitoral discordou do juiz e opina pela anulação da sentença e pede a retomada da investigação. A decisão, agora, está com os juízes do TRE!

Clique aqui para ler parecer do procurador eleitoral>>

 

Sem aulas - 11.02.2022

Incompetência, desrespeito!

Raimundo Marinho
jornalista

O que seria alegre volta às aulas virou surpresa, frustração e indignação. A Secretaria da Educação de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, comunicou hoje (11), de última hora, que o início das aulas na rede pública foi adiado para 7 de março. E já havia sido mudado de 9 para 14 de fevereiro, sem explicações.

Agora, o motivo seria a desistência da empresa licitada para fornecer alimentação escolar. Como assim? Essa providência básica não foi monitorada, pelos gestores da Educação? Souberam de última hora? Eis a demonstração de incompetência, descaso e desrespeito, para com estudantes, suas famílias e a comunidade.

E não precisava adiar as aulas, para se resolver isso. Afinal, os alunos se alimentaram como, nos dois anos sem aulas? Famílias dizem que houve reuniões nas escolas, dia 10, sobre os cuidados sanitários e não se falou em adiar aulas.

 

Volta triste – 11.02.2022

Total descaso em Iguatemi!

Raimundo Marinho
jornalista

Além da indignação pelo adiamento do início do ano letivo, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, para alunos, pais, professores e outros funcionários, a volta às aulas será ainda mais triste, na Escola Municipal David Mendes Pereira, no Distrito de Iguatemi, que foi parcialmente demolida.

Circula nas redes sociais vídeo mostrando que parte da escola foi destelhada, em  outubro do ano passado! Seria uma reforma, que não andou, apesar dos dois anos sem aulas. Os alunos vão ter de conviver com a sujeira e entulho, junto com móveis, armários e até livros abandonados.

 

Piso salarial – 11.02.2022

Todo mundo quer o mérito!

Raimundo Marinho
jornalista

Após ter sido oficializado pelo governo federal, a prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, anunciou que vai pagar a diferença de janeiro, relativa aos 33% de reajuste do piso nacional do magistério. Mas nada disse sobre a adequação dos vencimentos, nos termos do Plano de Carreira.

O sindicato da categoria divulgou que a decisão de pagar ocorreu em reunião da entidade com o controlador geral e o secretário da Fazenda. Ou seja, a prefeitura vai pagar com base na portaria federal, mas foi preciso uma reunião do sindicato com o segundo escalão do governo municipal.

Se foi assim, o prefeito sobrou nessa! Fiquem alertas, professores! O direito está na lei, não depende de presidente, governador, prefeito e nem de sindicato! Mas pensem em como minimizar o prejuízo dos alunos, com dois anos perdidos! Lutem por eles, tal como lutam pelas vantagens financeiras!

 

Postal apagado – 06.02.2022

Fim do Casarão consagra
descaso da gestão pública

Raimundo Marinho
jornalista

Acabou! O Casarão dos Alcântara não existe mais! Sem mais o que dizer! Mas reafirmando que a culpa não foi só dos proprietários, mas da comunidade em geral e, principalmente, dos gestores públicos. Para fins de memória, registro a sequência de fotos, mostrando a lenta agônia da agora extinta relíquia histórica. No link, coloco prints de matérias deste site alertando para o descaso e um texto publicado em 2008.

Clique aqui para ler e ver mais>>

 

Educação – 06.02.2022

Educadores de Caetité reagem!

Raimundo Marinho
jornalista

Os educadores da cidade de Caetité, na Bahia, estão reagindo contra o desmonte da tradicional estrutura de ensino, naquele município, representada pelo Instituto de Educação Anísio Teixeira (IEAT) e o Centro Técnico de Ensino Profissional (CETEP).

As duas instituições educacionais devem desaparecer, ainda este ano, por decisão do governo estadual, para dar lugar ao Campus Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Bahia. Os educadores criticam a falta de discussão pública do projeto.

Em “carta aberta”, denunciam que toda experiência de ensino dos dois centros educacionais está sendo ignorada pelo projeto estadual. A educação, em Caetité, tem a inspiração de Anísio Teixiera, um dos maiores educadores do Brasil, nascido naquela cidade.

Alegam haver desrespeito à história e aos princípios integrativos e objetivos da própria Educação e querem saber por que não aproveitar a experiência já existente, dos profissionais e das escolas atuais. O IEAT, por exemplo, veio da famosa Escola Normal de Caetité.

Pioneira e famosa na região, no século 19, formou e qualificou professores de várias gerações, no sertão da Bahia. O objetivo do governo estadual é implantar a “escola modelo”, juntamente com o novo ensino médio. É praticamente uma imposição!

Estende-se a outros municípios, incluindo Livramento de Nossa Senhora, onde já foi extinto o Colégio Boaventura, que era uma escola normal, passou a Escola Polivalente para o município, e está prestes a acabar com o tradicional Colégio João vilas Boas.

Clique aqui para ler o texto das “cartas-abertas”
- Carta aberta IEAT
- Carta aberta CETEP

 

Vacinação – 20.01.2022

Para crianças de 5 a 11 anos

 

Raimundo Marinho
jornalista

Praticamente toda a população vacinável de Livramento de Nossa Senhora, Bahia,  já recebeu o imunizante, segundo a coordenação da campanha. São mais de 38 mil pessoas (1ª dose), a partir de 12 anos de idade (97% do público alvo).

Semana que vem, serão as crianças de 5 a 11 anos (3.680), em ordem decrescente, primeiro as com comorbidade. Os pais devem aguardar aviso do agente de saúde! O imunizante será da Pfizer, distribuído pelo Ministério da Saúde.

Os pais ou responsáveis devem levar autorização escrita, cartões de vacina e do SUS (original e cópia), RG, CPF, e relatório médico da comorbidade. Após vacinada, a criança tem de ficar em observação por 20 minutos.

Existe muita controvérsia sobre a vacinação de crianças, em razão de eventuais  efeitos colaterais. Mas, no caso, a vacina não é obrigatória, como já garantiram o Ministério da Saúde e o próprio Supremo Tribunal Federal.

 

Pandemia – 20.01.2022

Casos de covid voltam a subir

Raimundo Marinho
jornalista

Como em várias outras regiões da Bahia, Livramento de Nossa Senhora viveu momentos de preoupação neste início de ano devido às inundações causadas pelas chuvas, que coincidiu com um surto de gripe, incluindo a H1N1 e H3N2, e  o aumento do contágio pela covid, após as festas de fim de ano.

Com as chuvas, o maior temor foi com a elevação do nível da barragem Luís Vieira, em Rio de Contas, com algum risco de rompimento, pelo tempo que o reservatório ficou praticamente seco. Mas o medo das água passou, ficando o receio do surto de gripe, que lotou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

A covid-19 saiu de zero para mais de 60 casos, em poucos dias, no município, mas sem necessitar de internação, como no resto da Bahia. Uns acham ser devido à vacinação, que evita formas graves da doença, para outros seria o abrandamento do próprio vírus, prenunciando o fim da pandemia.

 

Educação – 20.01.2022

Reajuste de 33,23% para o piso

Raimundo Marinho
jornalista

Os trabalhadores da Educação estão diante de nova  discussão, o reajuste de 33,23% do Piso Salarial (Lei 11.738/2008). Nenhuma outra categoria de trabalhadores teve aumento tão alto. O cálculo teria sido pela lei do antigo Fundeb, criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006.

O Fundeb era provisório e terminou em 31.12.2020, sendo criado um novo, com a mesma finalidade, por outra Emenda Constitucional, de nº 108/2020, regulamentada na Lei 14.113/2020, que revogou a lei  do antigo Fundo.

Em razão disso, o MEC (Ministério da Educação) entende que o reajuste não deve ser calculado mais pela lei anterior. Em nota de esclarecimento, informou que está levantando dados para definir a situação.

Mas a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação), também em nota, discordou e quer os 33,23%. Alega que a nova lei não pode mudar a antiga, pelo art. 2º da Lei de Introdução ao Código Civil.

Mas faltou dizer que essa regra não vale para leis provisórias, como a que criou o  antigo Fundeb, que foi provisório. Assim, o processo legislativo se impõe, para nova regualmentação, à luz da lei que criou o novo Fundo.

Na verdade, professores querem ganhar mais e governo quer pagar menos. E o percentual de 33,23%, convenhamos, é muito elevado. Principalmente em tempos de pandemia, com dois anos letivos perdidos!

 

Dinheiro nosso – 20.01.2022

Ânsia por sobras do Fundeb

Raimundo Marinho
jornalista

Profissionais da Educação mostram-se ansiosos por supostas sobras do Fundeb, insulados pelas lideranças da classe. É dinheiro dos impostos que pagamos e temos de participar dessa discussão. Estão tentando obter dinheiro fácil, sem se preocupar com a qualidade da Educação.

Seria dinheiro entregue, sem causa, por interpretação coveniente da lei. O Fundo, para o qual a sociedade paga, através dos impostos, foi criado para garantir a qualidade do ensino público, tendo como base remuneração digna para quem ensina e para quem dá suporte ao ensino.

O Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), foi criado em 1996, sendo substituído, em 2006, pelo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Surgiu quando muitos docentes chegavam a receber vencimentos abaixo de um salário mínimo. A meta era aproximar a remuneração à de outros profissionais de mesmo nível de formação. Muito dinheiro repassado para isso e muito desse dinheiro tem sido desviado de sua finalidade!

O foco da lei sempre foi a boa qualidade do ensino e sua abrangência foi ampliada do fundamental (antigo 1º grau) para toda a educação básica (antigos 1º e 2º graus), agora com o mínimo de 70% dos recursos para remunerar trabalhadores da Educação, não só do magistério (professores).

Não há amparo legal para entregar dinheiro, sem causa, fora da remuneração, como querem os que sonham com supostas sobras. Podem ser reajustes salariais, estipulações em planos de carreira e de metas, mediante projetos educacionais  espécificos, como previsto na Constituição Federal.

Mas ninguém se empenha para isso! A exigência constitucional é para efetivar a qualificação do ensino. Fazer diferente pode ensejar improbidade administrativa.  O município de Vitória da Conquista, por exemplo, fez correto, pagando abono por ter alcançado suas metas para a Educação, em 2021.

 

Lagoa da Estocada – 20.01.2022

Novo projeto de urbanização

Foto: Maquete do Projeto

Raimundo Marinho
jornalista

A prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, anunciou, dia 13 deste mês, projeto de urbanização da Lagoa Pau de Colher, no bairro Estocada, em convênio com a Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia), que já estaria fazendo a licitação.

Está prevista a revitalização da área, incluindo pavimentação, pistas de ciclismo e de caminhada, arborização, espaços útlitários e de conveniência, como quiosques,  academia de saúde, banheiros e estacionamentos.

Promete ser uma ampla e agradável área de lazer e prática de exercícios físicos, com acesso para toda a comunidade. É a terceira vez que essa revitalização da lagoa é apregoada. A primeira foi na campanha eleitoral de 2012, pelo então vereador e pré-candidato a prefeito Paulo Lessa.

A segunda foi em junho de 2019, pelo próprio prefeito Ricardo Ribeiro, que posou para fotos iniciando os serviços de terraplenagem. “Estamos devolvendo a dignidade dessas pessoas, isso aqui não é favor, mas minha obrigação como gestor público”, disse o prefeito na ocasião.

Foto: Maquete do Projeto

Prefeito Ricardo Ribeiro, iniciando as obras de urbanização da lagoa da Estocada, em 2019

 

Centro infantil – 20.01.2022

Várias creches num só lugar

Fotos: Maquete projeto do Centro de Educação Infantil, a ser construído no Bairro Santa Cruz

Raimundo Marinho
jornalista

Outra obra anunciada pela prefeitura, este mês (17), foi o Centro de Educação Infantil, no bairro Santa Cruz, já tendo sido publicado edital de liciação. Pelo projeto, a nova creche atenderá a alunos do centro da cidade e dos bairros Barriguda, Estocada, Primeiro Gole, Passa Quatro e São José.

Reunirá num só lugar todas as creches da cidade. A assessoria da prefeitura ressalta que a obra “será realizada com recursos próprios”, ou seja, com dinheiro da arrecadação do muncípio. Como sabemos, mais de 90% dos recursos orçamentários muncipais são de repasses da União.

 

Dinheiro do Fundeb – 12.01.2022

Sindicatos pedem informações

Raimundo Marinho
jornalista

Os sindicatos de trabalhadores da educação que atuam em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, pediram ao prefeito Ricardo Ribeiro informações sobre a aplicação, no município, do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica). SPEL e APLB querem saber se há sobras de recursos.

Mas nenhuma resposta veio a público, até o momento. Pelo menos 11 municípios baianos teriam rateado sobras, criando grande expectativa nos demais municípios. Pela Lei 14.113/2020, alterada pela Lei 14.276/2021, 70% dos recursos, no mínimo, são para pagamento de remuneração.

Não fala em sobras nem rateio e, no art. 26, § 2º, elimina a possibilidade de sobras, ao estabelecer claramente que, para atingir os 70%, pode ser feito reajuste salarial,  na forma de bonificação, abono, aumento de salário, atualização ou correção salarial. Portanto, é um comando obrigatório!

Lei nº 14.113/2020 (alterada pela Lei nº 14.276/2021):

(...)
Art. 26. Excluídos os recursos de que trata o inciso III do caput  do art. 5º desta Lei, proporção não inferior a 70% (setenta por cento) dos recursos anuais totais dos Fundos referidos no art. 1º desta Lei será destinada ao pagamento, em cada rede de ensino, da remuneração dos profissionais da educação básica em efetivo exercício.
(...)
§ 2º Os recursos oriundos do Fundeb, para atingir o mínimo de 70% (setenta por cento) dos recursos anuais totais dos Fundos destinados ao pagamento, em cada rede de ensino, da remuneração dos profissionais da educação básica em efetivo exercício, poderão ser aplicados para reajuste salarial sob a forma de bonificação, abono, aumento de salário, atualização ou correção salarial.
(...)

O legislador quis foi justamente evitar sobras. Caso contrário, teria dito expressamente que, em havendo sobras, elas seriam rateadas. Mas não disse assim! A lei é óbvia ao dizer “para atingir o mínimo de 70%”. Se admitisse sobra, teria dito “se não atingir” e não “para atingir”.

Isso significa que, se o gestor deixar sobrar, não aplicando o comando da lei de “reajustar o salário”, para atingir os 70%, ele terá sido omisso e negligente, o que pode caracterizar improbidade administrativa, o que será agravado com eventual rateio, já que este não está previsto na lei.

Diferente desse tal rateio, o reajuste salarial se incorpora ao salário, ampliando a  base remuneratória, beneficiando ainda mais o trabalhador, com a repercussão em todas as suas vantagens, incluindo a aposentadoria. Falta, também, os educadores  lutarem pelo uso do Fundeb para atualizar os planos de carreira.

Clique aqui para ler o requerimento do SPEL

 

Clube Caiçara – 12.01.2022

Edital não diz o que convoca!

Raimundo Marinho
jornalista

O Clube de Campo Caiçara, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, publicou edital convocando, sem especificar o que, “com a presença de sócios patrimoniais para apreciação das contas do perído de 2018/2021 e eleição da nova diretoria para o biênio 2022/2024”. Diz que a diretoria convoca, mas quem assina  é o presidente do Conselho de Sindicância, Carlos Aguiar.   

Além disso, nem a diretoria e nem o conselho, eleitos em 04.03.2018, existem mais, pois os mandatos, de dois anos, venceram desde 04.03.2020. E o estatuto da entidade não prevê prorrogação automática dos mandatos, sendo nulos atos posteriores de ex-diretores e ex-conselheiros.

Segundo o art. 29 do estatuto, havendo motivo grave e urgente, como parece ser a situação atual, um terço dos sócios patrimoniais podem convocar Assembléia Geral do Clube, que poderia eleger a nova diretoria e tomar outras providências, inclusive em relação aos membros da gestão anterior.

Pelo art. 34, “o Conselho de Administração será eleito e empossado bienalmente, no segundo domingo de janeiro juntamente com o Conselho de Sindicância, podendo ser reeleitos”. Não houve eleição para o biênio 2020-2021.

 

Vila do Recreio - 12.01.022

Curtindo saudade, no casarão!

 

Raimundo Marinho
jornalista

A Vila do Recreio, sítio histórico de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, teve um sobrado de meados do século XIX reformado por iniciativa pessoal do Dr. Halley Spínola, neto do seu primeiro dono Antônio Joaquim de Oliveira Guimarães, que ficou conhecido como Totonho do Recreio.

No final do ano passado, o casarão foi decorado com motivos natalinos e, dia 1º de janeiro, toda a família Guimarães & Spínola reuniu-se no local e homenageou o Dr. Halley, o bemfeitor, com uma placa de agradecimento. Várias gerações do numeroso grupo se fizeram presentes.

Clique aqui para assistir ao vídeo: https://youtu.be/JfDNNVSi-d0

 

Cem anos – 12.01.2022

De Edival Borges, Seu Didi!

Raimundo Marinho
jornalista

Completaria 100 anos, em 2021, nosso saudoso amigo Edival Borges da Silva, livramentense por adoção, falecido em 2014. Nasceu no ano da emancipação política de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Devido à pandemia, a família só pôde fazer o registro em dezembro passado.

Reuniu a maioria dos filhos e netos, com transmissão on line pelo Youtube, em live beneficente em favor da Casa do Idoso, com animação musical de Silvério e Amigos. Coube à professora Márcia Oliveira fazer a apresentação, tendo lido o resumo da biografia de Didi Borges, que é natural de Mucugê-BA.

Destacou-se pela integridade moral, inteligência, espírito amigo, pai de família e servidor público, como coletor estadual, hoje auditor fiscal. Casado com D. Gertrudes , também falecida, tiveram vários filhos e muitos netos.

Clique aqui, para ler mais sobre “Seu Didi”

 

Muita chuva – 10.01.2022

Esperança e apreensão juntas

Águas enfrentam o matagal que cresceu no leito do Rio Brumado, em Livramento

Raimundo Marinho
jornalista

No final de semana, as chuvas intensificaram-se em várias regiões da Bahia, incluindo Livramento de Nossa Senhora, trazendo esperanças, mas também apreensão. Ruas foram transformadas em rios, riachos e rios transbordaram-se. O nível da água da Barragem Luís Vieira, em Rio de Contas, chegou ao topo.

Comporta aberta, na Barragem Luís Vieira

Há mais de 10 anos anos isso não acontecia! O açude alimenta o Rio Brumado e faz parte do projeto de irrigação do DNOCS, em Livramento. O rio atravessa as cidades de Rio de Contas, Livramento e Dom Basílio, onde a população ribeirinha teme um rompimento, como já ocorreu em outras regiões do Brasil.

Com razão, pois a barragem passou anos sem atingir o volume máximo e sem manutenção adequada, surgindo rachaduras e infiltrações. A parede foi recuperada, recentemente, e passa por grande teste, agora. Parece não haver motivo para pânico, mas as autoridades precisam tranquilizar a população.

Ontem, o DNOCS iniciou liberação gradual de água, com abertura incial de 30% das comportas, o que já seria suficiente para inundar as margem do rio. Por isso, o órgão fez um  alerta aos moradores, em comunicado oficial. Se o sangradouro não deu conta de extravazar, é porque alguma preocupação existe.

O rio está entupido pelo mato, por longos anos de água desviada para a irrigação e suas  margens serão inundadas, com risco para moradias e outros bens dos ribeirinhos. O vereador Josemar Miranda, que mora no bairro Rua do Areião, área de risco, pede que  a Câmara e o Executivo monitorem a situação.

Antiga Lagoa Grande, às margens do Rio Taquari (Livramento), volta a ser alagada

 

Taquari – 10.01.2022

Obra inacabada bloqueia rio

Raimundo Marinho
jornalista

 

O ex-prefeito Paulo Azevedo, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia (2013-2016), realizou duas arrojadas intervenções urbanas, interligando os bairros Polivalente-Estocada e prolongando a avenida  Dr. Nelson Leal até a Estação Rodoviária, abrindo um novo e importante acesso de entrada e saída da cidade.

Mas deixou as obras inacabadas! O sucessor, Ricardo Ribeiro, não teve a sensibilidade de dar continuidade, em incompreensível descaso para com a população da nossa cidade. E não é obra sequer de médio porte, falta fazer muito pouco. E cabe, tranquilamente, no orçamento municipal.

O mais vergonho é o novo acesso, passando ao lado da Rodoviária. Falta pavimentar menos de 500m, e fazer uma ponte de curta extenção sobre o Rio Taquari. Os improvisos, no local, estão ajudando a obstruir o rio, agravando os alagamentos, que estão chegando às casas e pontos comerciais da área.

 

Aglomerações – 10.01.2022

Surto de gripe! Covid avança!

Raimundo Marinho
jornalista

Além do volume de chuva, considerado inédito, que vem atingindo Livramento de Nossa Senhora e outras regiões da Bahia, o municipio também enfrenta um surto de gripe, incluindo a H1N1 e a H3N2, e o recrudescimento da covid-19. O secretário da Saúde, Gerardo Azevedo Jr, disse que a UPA está lotada de doentes de gripe.

A Vigilância Sanitária registrou 24 casos de covid em tratamento, hoje, sem  mencionar
internação. O alastramento dessas doenças é atribuído às aglomerações de final de ano. Na Bahia, a média de casos novos por dia subiu de 339 (dezembro) para 750 (janeiro),  os ativos sairam de 1.830 (1º de janeiro) para 4.466 (dia 9).

 

Vem de Roma – 10.01.2022

Repasses de  R$4,777 milhões

Raimundo Marinho
jornalista

Livramento de Nossa Senhora, Bahia, vai receber repasses do Governo Federal, de R$1,912 milhão, para obras de pavimentação, e R$2,865 milhões, para construir um campo de Futebol, conforme contrato firmado, dia 5, com a Caixa Econômica Federal.

Tanto dinheiro (R$2,865 milhões), imagino que não seja um simples “campo”, como está no contrato, mas um estádio, para substituir o atual Estádio Dr. Edilson Pontes, que foi abandonado pela Administração e está desmoronando.

Os repasses envolvem os ministérios do Desenvolvimento Regional e da Cidadania. Segundo a assessoria da prefeitura, os recursos foram conseguidos com o empenho do ministro da Cidadania, João Roma. Ele é tido como provável candidato a governador da Bahia, pelo grupo do presidente Jair Bolsonaro.

 

Clube Caiçara  – 07.01.2022

Esquecido e desfigurado!

(Texto corrigido e alterado, nesta data)

Raimundo Marinho
jornalista

Outrora elegante clube de pessoas respeitáveis de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, o Clube de Campo Caiçara foi esquecido pelos sócios, permitindo diretorias que o relegaram ao abandono. A última gestão, eleita e empossada em 04.03.2018, com a promessa de salvá-lo, parece tê-lo inumado de vez. Tinha como presidente Jânio Soares Lima e diretora social Joanina Sampaio.

Jânio é controlador geral da prefeitura e Joanina vice-prefeita do município. Eles comandaram a retomada do Clube, então sob gestão de Claudeci Meira Gomes, cujo mandato tinha vencido em 2011. A eleição ganhou conotação política, atraindo a atenção até do prefeito Ricardo Ribeiro, que foi a favor de Jânio, e dos ex-prefeitos Emerson Leal e Carlos Batista, que apoiaram a chapa contrária, encabeçada por Claudeci Meira (Cici). Jânio teve 49 votos, contra 33 de Cici Meira.

Lima agradeceu “a todos que me deram esse voto de confiança, para buscar resgatar a credibilidade do Clube Caiçara”. Seu mandato acabou em 2020, sem comprir a promessa e deixa o Clube muito pior. Nada fez, por exemplo, para evitar a cobrança judicial do IPTU. Não tiveram nenhuma vergonha diante da situação, mesmo sendo ele controlador geral da prefeitura e Joanina a vice-prefeita.

Agora, só falta encontrar um lugar para colocar o caixão. Na verdade, hoje o Clube está acéfalo, pois não houve novas eleições  para o Conselho de Administração, cujo último mandato terminou em 2020. Pressionado por sócios remanescentes, foi marcada uma reunião, dia 9, no antigo Colégio João Vilas Boas. Não pôde ser realizada na sede do Clube devido ao estado lastimável em que se encontra.

Como o mandato da diretoria expirou, a saída legal é a convocação de  assembléia geral extraordinária, pelos sócios proprietários, para eleger nova direção, seguindo o estatuto. Funcionários da Lig Lixo, concessionária da limpeza urbana da cidade, foram vistos, esta semana, capinando o matagal que cresceu na sede social. E surgiu a pergunta: para quem irá a conta?

Clique aqui para ver mais fotos>>