Petistas e funcionários do DNOCS recepcionaram o novo coordenador
JÚNIOR NO DNOCS
O diretório municipal do PT de Livramento de Nossa Senhora, presidido pelo vereador Ricardo Matias, mobilizou a bancada baiana do partido e venceu a queda-de-braço contra o deputado federal Gedel Vieira Lima (PMDB), mantendo a indicação do ex-secretário do município, Gerardo Azevedo Júnior, para chefiar a coordenação estadual do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca – DNOCS, em substituição a Maria de Fátima Gomes do Carmo, que deixou o cargo para se candidatar a deputada estadual.
O nome de Júnior foi apresentado pelo deputado federal petista Guilherme Menezes. A portaria de nomeação já estava pronta e havia sido suspensa, a pedido do prefeito Carlos Roberto Souto Batista, em nome dos barões da manga, que temem pela descoberta das irregularidades que os beneficiavam, praticadas pelo gerente local do órgão, Marcelo Moreira Rocha, acobertado pela então coordenadora estadual, que o indicara como sucessor.
O pedido de Carlão foi levado por Gedel Vieira Lima ao ex-ministro Jaques Wagner, candidato do PT ao governo da Bahia, que deseja se coligar com o PMDB nas eleições deste ano. Somente Wagner tinha força e prestígio suficientes junto à Casa Civil da Presidência da República para sustar a portaria, o que de fato aconteceu, em desrespeito à bancada e em especial às lideranças da região de Vitória da Conquista e de Livramento, que reagiram com a firmeza exigida, fazendo prevalecer a lógica e o bom senso.
Ávido pelo cargo, onde pretendia se proteger das suspeitas de irregularidades, o engenheiro Marcelo convenceu Fátima Gomes a referendar seu nome, segundo uma fonte petista, com a promessa de dois mil votos mais ajuda financeira para a campanha, a ser arrecadada entre fruticultores que ele beneficiava, através da liberação de água do açude Luiz Vieira fora dos critérios técnicos. É acusado, também, de autorizar uma ligação clandestina da água do canal oficial do DNOCS para propriedade particular.
O efeito da reação oportuna e fulminante do PT local, tendo à frente o presidente do diretório municipal, Ricardo Matias, sepultou os planos do engenheiro, que precisa ser investigado, para responder pelos desmandos e improbidade administrativa, dos quais é acusado. Frustrou-se, também, a investida ousada de Gedel Vieira Lima, cujo talento e reconhecida experiência política não estão impedindo seu isolamento nessas eleições.
Os embates foram duros e muito contribuiu o empenho, além de Guilherme Menezes, dos deputados estaduais do PT Zilton Rocha, Valdenor Pereira e do presidente estadual do partido, Marcelino Gallo. Não podia ser diferente, sob pena de triunfar a razão dos inescrupulosos e dos currículos sujos, contra a idoneidade moral de militantes que ainda possuem reservas éticas, a despeito dos escândalos que envolvem o partido.
Ao visitar a sede local do DNOCS, em Livramento, Gerardo Júnior disse que vai concentrar esforços na continuidade dos projetos do órgão no estado, corrigindo rumos de alguns deles, para adequá-los aos reais propósitos do governo federal e aos interesses das comunidades beneficiadas, tendo destacado o “Vale do Brumado”, que caminhava para o colapso, apesar de se despontar pelas facilidades operacionais que desfruta e do impacto positivo que exerce sobre a região, mesmo ainda não integralmente implantado. Esse desfecho dará muito mais votos a Wagner.
O logradouro em questão denomina-se "Rua Ladeira do Bonfim"
DITO PELO DITO O vereador Ilídio Castro disse, dia 5 de junho na Câmara, que não mentiu, que nunca mente e garantiu que o calçamento da Rua Ladeira do Bonfim, que ele incluiu na lista de realizações da Prefeitura de 2005, não era obra fantasma, foi de fato realizada naquela época, solicitando do jornalista Raimundo Marinho, presente à sessão, que retificasse a informação divulgada pelo “O Mandacaru”. Ao ler as matérias publicadas sobre o assunto, tropeçou várias vezes e, em uma delas, que dizia não ter ele retificado a afirmação, preferindo o silêncio, omitiu a palavra “não” e acabou confirmando o texto, pensando que o estava negando, dizendo que não retificou nada.
Citou que a “Ladeira do Bonfim” começa na praça da Matriz, referindo-se à Rua Ladeira do Bonfim, onde a obra teria sido realizada em 2005, mas não foi e ela, ao contrário do que disse, começa no final da Praça Senador Tanajura, errando mais uma vez o vereador. Há uma segunda ladeira, sem placa de identificação, que forma uma confluência, com a primeira, em um pequeno largo, denominado “Baixa do Bonfim”, antiga “Baixa da Égua”, onde no passado eqüinos eram colocados para pastar. Após apresentar os dois logradouros, o zeloso parlamentar ensinou aos seus nobres colegas e demais presentes o que é uma ladeira.
Em tom de mestre, disse que toda “ladeira começa na parte mais alta e termina na parte baixa”, ressaltando, assim, a ignorância dos atentos ouvintes quanto ao tema. Ele ensina dessa forma porque mora na cidade e achamos que faltou ressalvar que essa ótica pode mudar, por exemplo, para os moradores do Recreio, Amola Faca, Barrinha etc, ao contrário, uma ladeira pode muito bem “começar na parte mais baixa e terminar na parte mais alta”. Fazemos aqui um apelo público ao vereador para que nos ensine, na próxima sessão, o que são aclive, declive e, se possível, ondulações da crosta terrestre.
De qualquer modo, analisando o mundo por essa dualidade de visões, torna-se perfeitamente possível compreender que uma obra pode, ao mesmo tempo, ter e não ter sido realizada. E quem desejar aprofundar ainda mais as elucubrações vai facilmente entender, ainda, que a obra pode ser feita em uma época e desfeita em outra, para ser novamente realizada. Mas o bom mesmo era se pudéssemos eleger vereadores e prefeitos que respeitassem mais os eleitores e defendessem melhor o interesse público. Fica, então, o dito pelo dito e o feito pelo não feito. Observem as fotos!
Antiga "Baixa da Égua", hoje "Baixa do Bonfim", enfim calçada
Mas o novo calçamento, muito mal feito, já está afundando
A outra ladeira, citada pelo vereador, não possui identificação
Camarada Cambuí admite deixar PC do B
Militantes do PC do B escolhem delegados para conferência estadual
O Partido Comunista do Brasil – PC do B define dia 11 de junho com quem vai se coligar para as eleições deste ano, na Bahia. A possibilidade é que se junte ao PT e PSB, conforme tendência nacional. Sonha em ter o vice na chapa de Jaques Wagner, além da ex-secretária da Educação de Salvador, Olívia Santana, como candidata ao Senado. Quer reeleger a deputada federal Alice Portugal e os estaduais, Javier Alfaia, Álvaro Gomes, Edson Pimenta, mais o novato Paulo Costa. O quadro foi traçado pela jornalista Inamara Melo, assessora de Alice Portugal, durante a conferência do diretório do partido em Livramento, dia 4 de junho, que elegeu delegados para a convenção estadual, dia 11.
Descontente com a legenda, pela qual luta desde que ingressou na política e responsável pela sua expansão e consolidação no sertão de Livramento, onde inclusive se elegeu vice-prefeito, o presidente do diretório local João Cambuí não se candidata a deputado estadual, como na eleição passada. E até ameaça deixar a legenda, caso sua ruptura com a administração municipal, depois que foi expulso da coligação “União, Trabalho e Participação”, não seja assumida pela executiva estadual. Não se conforma com a atitude de Alice Portugal, que insiste em acreditar na possibilidade de apoio de Carlos Roberto Souto Batista. Na verdade, Alice mantém uma vela acesa para João e outra para Carlão.
Cambuí denunciou que o prefeito não honrou o acordo que viabilizou a coligação que o elegeu, criticou a ausência na conferência e repudiou a atitude de velhos camaradas, hoje obedientes ao chefe do Executivo, citando nominalmente Lourival Trindade, Jorge Lessa e Elvio Nunes Dourado. Constava do acordo a ocupação pelo PT e PC do B das pastas da Saúde, Educação, Esporte e Agricultura; e criação de um conselho para orientar o governo, formado por dois membros de cada partido coligado.
Delegados eleitos na conferência municipal: João Batista Miranda Cambuí, Gervásio Trindade Ribeiro, Cleide Santos Virginia e Maria Silva Souza. Suplentes: Cleusa Evangelina Moreira, Arminda Araújo Meira e Eliton Ribeiro Silva
___________________________________________________
“Sanguessugas”.....................................................................
Na última sessão da Câmara, o vereador Paulo Lessa disse que a Prefeitura de Livramento adquiriu uma ambulância da empresa Planam-Indústria, Comércio e Representação Ltda., e um gabinete odontológico da empresa Frontal, ambas de Cuiabá, em Mato Grosso, e envolvidas no chamado “escândalo dos sanguessugas”, recentemente desbaratado pela Polícia Federal. A prática delituosa consistia em desviar dinheiro público para particulares, através da aquisição fraudulenta de equipamentos da área médica. Segundo o vereador, o gabinete odontológico, adquirido por R$ 31 mil, foi pago pela prefeitura e ninguém sabe onde se encontra.
Bem vindo ao PT....................................................................
Alguns petistas torcem pela saída do vice-prefeito João Cambuí do PC do B e esperam que ele procure abrigo no Partido dos Trabalhadores, entendendo que isso será bom para os dois lados. Pelo lado de João, o pensamento é de que irá para uma legenda onde poderá muito mais facilmente concretizar seus projetos políticos e não apenas ficar fazendo exercícios ideológicos. Para o PT, que ficou mais fortalecido ao vencer o queda-de-braço com o PMDB de Carlão, garantindo Gerardo Júnior no DNOCS, será mais um reforço, e muito importante, na oposição ao prefeito.
Usurpando função................................................................
O vereador Paulo Lessa denunciou, da tribuna da Câmara, dia 5 de junho, que o cidadão conhecido como “Cidão de Aracatu”, casado com a diretora do Centro Educacional David Mendes Pereira, da Vila de Iguatemi, vem usurpando a função de servidor público municipal, ao emitir autorizações escritas a professores para ensinar no programa municipal de alfabetização de jovens e adultos. Como o denunciado não tem qualquer vínculo funcional com a prefeitura municipal, o vereador alertou que essas autorizações são criminosas e, portanto, destituídas de qualquer valor legal.
O “carimbaço”..........................................................................
A forma como a diretora do Centro Educacional David Mendes Pereira, da Vila de Iguatemi, vinha controlando a distribuição da merenda escolar, através de senhas ou carimbando o braço das crianças, outro tema da fala de Paulo Lessa, foi considerada por ele como absurda, discriminatória e constrangedora. O procedimento irregular, apelidado de “carimbaço”, fere as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente e foi denunciado pelo Sindicato dos Professores de Livramento, que está visitando as escolas do sertão e constatando inúmeras irregularidades, das quais pretende dar conhecimento à administração municipal.
NOTÍCIAS ANTERIORES:
06 de setembro 2006
24 de agosto 2006
12 de agosto 2006
27 de julho 2006
12 de julho 2006
25 de junho 2006
10 de junho 2006
31 de maio 2006
16 de maio 2006
08 de maio 2006
01 de maio 2006
24 de abril 2006
14 de abril 2006
05 de abril 2006
28 de março 2006
21 de março 2006 08 de março 2006
22 de fevereiro 2006
18 de fevereiro 2006
13 de fevereiro 2006
01 de fevereiro 2006
26 de janeiro 2006
17 de janeiro 2006
10 de janeiro 2006
02 de janeiro 2006
27 de dezembro 2005
13 de dezembro 2005
06 de dezembro 2005 |